« Benfica frente à Académica | Entrada | A arbitragem de Paulo Paraty »
segunda-feira, 20 setembro 2004
Académica - 0 Benfica - 1
Categoria: 04/05 SuperLiga Categoria: Académica Categoria: Benfica

O Benfica cumpriu a tradição de vencer em Coimbra. A Académica conseguiu na primeira parte anular as tentativas dos encarnados em dominar o jogo e chegar rápido ao golo. Os estudantes pressionaram muito e ocuparam bem os espaços no terreno e isso originou que a Académica acabou mesmo por controlar em algumas alturas embora sem criar lances de perigo.
A aposta de Trapattoni num esquema com apenas um ponta de lança e com Zahovic atrás voltou a não dar grandes frutos atacantes. O Benfica só por uma vez criou oportunidade de golo, remate de Simão defendido por Dani. Valeu a consistência defensiva encarnada que garantiu sempre tranquilidade a Moreira.
Foi com alguma surpresa que se viu a equipa do Benfica sem alterações para o segundo tempo. Mas a verdade é que se percebeu que com o passar do tempo a Académica agarrava-se mais ao empate do que tentava arriscar a vitória.
Aos 56' aconteceu o grande abanão no desafio. Penalti de Danilo sobre Simão. Impressionante a decisão de Paulo Paraty em não expulsar o jogador da Académica!! Simão acertou no poste e, coisa rara, falhou a oportunidade. Só que a briosa em vez de aproveitar este falhanço e o desgaste da viagem europeia encarnada, foi empurrada para a sua área e com a entrada de Nuno Gomes para o lugar de Zahovic, que pecou por tardia, adivinhava-se o golo lisboeta.
E aos 73' Simão Sabrosa redimiu-se do penalti falhado e fez o golo que valeu a liderança isolada da sua equipa na Superliga.
Até ao final a Académica não conseguiu acercar-se da área benfiquista como pretendia o seu treinador e até foi o Benfica que podia ter aumentado a vantagem.
Uma vitória arrancada a ferros mas justa do Benfica que vai ganhando confiança à conta das vitórias. Esta foi a quarta seguida em jogos oficiais.
Estádio Cidade de Coimbra
Árbitro: Paulo Paraty (Porto)
ACADÉMICA – Dani; Nuno Luís, José António, Vasco Faísca e Pedro Henriques (Rafael Gaúcho, 83 m); Dionattan, Danilo (Cooper, 87 m), Ricardo Fernandes (Paulo Adriano, 66 m) e Fredy; Joeano e Luciano.
BENFICA – Moreira; Miguel, Luisão, Ricardo Rocha e Fyssas; João Pereira (Amoreirinha, 90 m), Petit, Manuel Fernandes e Simão; Zahovic (Nuno Gomes, 59 m) e Sokota (Karadas, 68 m).
Ao intervalo: 0-0
Golo: Simão (73 m)
Resultado final: 0-1
Cartão amarelo a Joeano, Ricardo Rocha, Ricardo Fernandes, Danilo, Fyssas, Dionattan e Petit.
Melhor em campo: Manuel Fernandes (Benfica)
Publicado por João Gonçalves às 02:38
Comentários
Como é que uma equipa como a académica que é a minha segunda equipa preferida a seguir ao benfica pretende manter-se na primeira divisão se joga para empatar? incrivel como em 90 minutos não conseguiu fazer um remate à baliza! Nem um!
Publicado por: cachucho em setembro 20, 2004 02:42 AM
e será q hj falam no sistema?? e no fora d jogo no golo do simao.. passo amanha por aki pa ver..
Publicado por: Fredy em setembro 20, 2004 03:36 AM
O Simão não está fora de jogo.
Fredy, e o penalti sobre o Sokota?
Publicado por: João Gonçalves em setembro 20, 2004 04:15 AM
e a expulsao perdoada ao Danilo? e o fora de jogo mal assinalado ao Simao quando ele ia isolado para a baliza?
Publicado por: Nuno em setembro 20, 2004 04:51 AM
Porque raio se continua a falar de arbitragem???? O benfica mereceu ganhar e ganhou ponto final. Para aqueles que fazem este tipo de contabilidade esqueçam, os campeões são-no sempre com pontos ganhos e perdidos por culpa dos arbitros.
Deixem essas coisas estou farto de saridons e pseudo-saridons.
Só se comenta a arbitragem quando esta tem influência do vencedor, na Académica-Benfica por muito que digam não teve.
Teve-o no Braga-Porto mas nenhum portista (como eu) pode dizer que merecíamos ganhar.
Publicado por: Nuno Mendes em setembro 20, 2004 05:26 AM
1-0, vitoria indiscutivel, atitude excelente e bela 2ª parte:
Arbitragem:
1.penalty por assinalar sobre sokota.
2.expulsão evidente perdoada ao jogador da academica no lançe do penalty
3.Fora de jogo em lance que simao ficava cara a cara com o GR.
4.Nuno gomes em fora de jogo POSICIONAL no lance do golo, sem ter participação no lance. POr isso, bem o árbitro.
De facto, é preciso correr muito mais queos outros para ganharmos jogos em portugal...
Publicado por: JJ em setembro 20, 2004 09:53 AM
É incrível como os benfiquistas se vêm sempre queixar da arbitragem. Nem precisam de vêr o jogo. Queixam-se e pronto, já é um hábito. Académica não merecia ganhar (se calhar nem empatar) é um facto. Agora dizer que foi ajudada pelo Paraty que por acaso até odeia a Briosa e a própria cidade de Coimbra, é para rir. Penalty sobre o sokota????? Vocês devem vêr futebol de costas, pelo outro olho.... Dualidade de critérios incrível a nível disciplinar. O cartão a Joeano só podia ser mostrado pelo Paraty, realmente; e o que foi mostrado ao Ricardo Fernandes nem merece comentários nomeadamente quando jogadores do benfica se atiravam várias vezes para o chão, especialmente aquela maria amélia do João Pereira que depois, quando foi substituído, já no período de descontos, só faltou deitar-se um bocadinho e dormir uma sesta. Quanto ao Petit, ao seu bom estilo, andou a dar porrada o jogo todo mas só viu o amarelo!!!! já perto de fim numa agressão inqualificável ao Joeano (aquela entrada é vergonhosa). Já agora o árbitro deu 5 minutos de desconto, sabem quantos é que se jogaram????? E aquele último livre contra o benfica? O Miguel faz falta a 2 metros da linha da grande área e o nosso grande amigo paraty marca a falta 7 ou 8 metros atrás!!!!! Realmente o benfica foi muito prejudicado COITADINHOS!!!!
Publicado por: Pedro Santos em setembro 20, 2004 10:15 AM
mto bem Fredy. para que falar dos arbitros qd em campo as coisas nao o justificam. e' uma pena que nao haja capacidade e honestidade para aceitar os resultados tal como eles sao
Publicado por: tiago em setembro 20, 2004 10:25 AM
Não venham com as desculpas das arbitragens. O Benfica ganhou e ganhou bem, porque em campo fez mais por o merecer, e ponto final...
A reacção do Álvaro, quase a chorar nos festejos do golo, é que é digna de um óscar...
Saudações Desportivas Livre Indirecto®
Publicado por: da Rocha em setembro 20, 2004 10:47 AM
As reacções do Álvaro são um espectáculo.
O homem não se contém. São no mínimo ridículas.
Publicado por: C. Lopes em setembro 20, 2004 11:25 AM
Espero ver o Álvaro a reagir assim muitas vezes, é bom sinal para o Benfica!
Publicado por: Rui em setembro 20, 2004 11:35 AM
Eh pedro santos, isso tudo só por dor de cotovelo?
o fyssas tambem levou um amarelo na linha do Joeano. O rocha levou um por protestar. O petit por entrar duro. O dionatthan deu e fez tantas faltas como o Petit, e tambem levou amarelo.
De resto, cabe na cabeça de alguem que o Paraty va ali prejudicar a academica? Acho que os interesses dele sao outros, e coisas mais importantes.
Publicado por: José Leal em setembro 20, 2004 11:36 AM
Escândalo! O Record diz que o Benfica ganhou à Académica!
Publicado por: Silvério em setembro 20, 2004 11:44 AM
Pois José Leal, estás te a esquecer que quando o pai dele era árbitro envolveu-se com adeptos e até a policia de choque entrou! Por isso é que ele tem aquele ódio todo pela a académica!
A académica pode não ter jogado como todos esperávamos mas o Benfica também não jogou NADA!! Que vergonha!
Briosa!!
Publicado por: Maria joao em setembro 20, 2004 12:13 PM
Parabéns pelo blog. Gostei. É bastante informativo. Quanto à Briosa, pois irá recuperar. Por aqui, bem longe, eu torço por isso.
Publicado por: Seven em setembro 20, 2004 12:20 PM
Escândalo! O Record diz que o Benfica vai à frente do campeonato isolado!
Publicado por: Silvério em setembro 20, 2004 12:23 PM
Pois é, Maria João. O Benfica a não jogar nada chega e sobra para ganhar à Académica e falhar penaltys. VERGONHA!
Deve ser por isso que a Académica veste de preto. Estão de luto por serem uma equipa tão má.
Publicado por: Silvério em setembro 20, 2004 12:28 PM
José Leal:
Cabe na cabeça de muita gente que o Paraty faz tudo para prejudicar a Académica quando a arbitra, especialmente às pessoas que o nomeiam. Qunado não se sabe do que se fala, mais vale estar calado. No entanto, nunca disse que a Briosa perdeu por causa do Paraty. Só comentei o árbitro porque os benfiquistas, como habitualmente, já tinham vários comentários a dizer que tinham sido prejudicados. Já parecem o Senil da Cunha!
Publicado por: Pedro Santos em setembro 20, 2004 12:43 PM
O simao n ta d facto em fora d jogo...m s repararmos o danilo tenta afastar a bola pk tem 1 jogador atras (nuno gomes) em fora d jogo,logo é obvio kele interfere na jogada!!!
S m disserem ko danilo devia ter sido expulso no lance do penalti,sim senhora,concordo...m o golo é claramente irregular!Kt aos fora d jogo a segir,so akontecem pk a aac ja tava a perder...pk s tivesse empatada els n existiam e ja n havia duvidas!!!
E inda n vi nenhuma lampaio a falar das "poucas" faltas ko petit fez durante o jogo...aos 15 minutos ja ia em 4!E so levou amarelo ks no fim!!!nimgem fala disso!?E dakele rapazito "ké mt bom :)",o joao pereira,k ao minino assopro cai!!!é mm 1 puto estupido!!!M pronto,cm as escolas do slb ja n fazem 1 jogador bom ha colhoes,kerem fzr do puto jogador...lOlolo!!!
M é verdade...la k mereceram ganhar mereceram!N sou cego a esse ponto...m k ganhem bem!!!
ó silverio...tu tens 1a piada do caralho...essa da aac vestir d preto pk ta d luto é genial...nc ningem s deve ter lembrado disso!so faltava dizeres ko slb veste d vermelho pk ta ko periodo,sei la...ele ha cada 1!!!CROMO!!!!
Publicado por: Guedes em setembro 20, 2004 12:49 PM
E mais...nos podemos ter joagado mal,m vçs tb n jogam 1a merda...alias,na sekuencia d jogos cm o d aveiro,supertaça,moreirense,pa ja n flr do anderlecht (m pronto,esses sao 1a potencia da europa)!!!So espero k n seja outro campeonato cm o k o boavista ganhou ou k n s repita o k s passou neste europeu kos gregos!!!
Publicado por: Guedes em setembro 20, 2004 01:26 PM
Amigo Guedes. Respeito a sua opinião, até porque está fundamentada, mas não concordo que se possa discutir a (i)legalidade de um lance através da acção do defesa. Então se o dito defesa optasse por não cortar a bola e esta passasse junto a Nuno Gomes, sem que este esboçasse qualquer reacção, Simão poderia recolher a bola sem que qualquer irregularidade existisse no lance, certo?
Publicado por: quetzal guzman em setembro 20, 2004 01:44 PM
Curiosa a crónica do João Gonçalves ao falar da " impressionante " decisão do árbitro ao não expulsar o jogador da Académica. Curioso tb o João Gonçalves não ter achado " impressionante " o árbitro não invalidar o golo irregular do benfica.
Publicado por: João Lisboa em setembro 20, 2004 02:18 PM
Mas que golo irregular?
Publicado por: Rui em setembro 20, 2004 02:23 PM
Para o cromo silvério! Antes de falar da BRIOSA, lava a boca! Se tivesses um bocado mais de humildade, ganhavas mais, mas tb deves ter tempo para isso, porque da forma como falas, não te dou mais de 15 anos!
Publicado por: Sys7eM em setembro 20, 2004 02:38 PM
João Lisboa, tenho dúvidas sobre o golo do Benfica, mas não tenho dúvida nenhuma que no penalti o jogador devia ter sido expulso. É mesmo impressionante, para não dizer inacreditavel que o árbitro marque penalti e não expulse o defesa!!
Publicado por: João Gonçalves em setembro 20, 2004 07:58 PM
Pois meu caro Silvériio, pode ser cor de luto, mas a vossa cor também se adapta muito bem! Vermelhor é cor do sangue, como vocÊs taão sempre a dar porrada!
Publicado por: Mariana em setembro 20, 2004 10:29 PM
Sim, mas o que é certo é que a Académica levou na peida!
Publicado por: Silvério em setembro 22, 2004 06:21 PM
Parabens entao...ja devem ser campeoes!!!
Publicado por: Guedes em setembro 23, 2004 03:05 AM