« Benfica frente ao Sp. Braga | Entrada | Sporting frente ao Rio Ave »

domingo, 26 setembro 2004

Benfica 0 - 0 Sp. Braga

Categoria: 04/05 SuperLiga Categoria: Benfica Categoria: Sp. Braga


Ao empatar com o Sp. Braga, o Benfica termina, à quarta jornada, a sua série de vitórias consecutivas. Nesta noite, no estádio da Luz, o Benfica desceu à terra da pior maneira possível, não só pelo resultado, mas também, e principalmente, pela fraca exibição de toda a equipa encarnada.


Nos primeiros 45 minutos, o Benfica dominou o jogo totalmente, controlando as operações a meio campo, com Petit e Manuel Fernandes em destaque. O Sporting de Braga limitou-se a defender, sem nunca incomodar Moreira com perigo. Mas, se o Braga defendia, o Benfica não conseguia encontrar forma de furar a defesa bracarense, e apesar de ter criado alguns lances de perigo, os atacantes encarnados estiveram em noite não, mostrando pouca inspiração e falta de velocidade para ultrapassar os jogadores do Braga. O exemplo claro é a forma como Sokota falhou o golo mesmo a acabar a primeira parte, comprovando que o Benfica necessita muito mais que um jogador que só sabe segurar a bola.

Se a primeira parte foi pobre.. o que dizer da segunda. Não houve um remate perigoso durante toda a segunda parte, com as defesas a superiorizarem-se aos atacantes, apesar dos dois treinadores terem tentado mudar o rumo dos acontecimentos, ao fazer entrar jogadores com caracteristicas atacantes: Trapattoni colocou em campo Karadas e Geovanni, enquanto que Jesualdo Ferreira lançou Wender e Paulo Sérgio. Mas a desinspiração era tanta que podiamos estar a ver este jogo a noite inteira que, de certeza, não viamos um golo.

Assim com este empate Jesualdo Ferreira sai contente da Luz, e Trapattoni perde os seus primeiros pontos na SuperLiga, não por culpa sua, mas por culpa dos seus jogadores, que mostram falta de ambição, carácter e, principalmente, mostram que não são dignos de vestir aquela camisola. Exemplo claro disto é Geovanni, que jogou vinte minutos - desculpem, mas será melhor dizer que esteve em campo vinte minutos, pois entrou na partida sem convicção, sem espirito ganhador e, principalmente, sem atitude. Jogadores deste tipo não fazem falta a nenhum clube.



FICHA DO JOGO:

Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
Árbitros Assistentes: Pais António e Nuno Roque (Setúbal).

BENFICA

Moreira - Miguel, Luisão, Ricardo Rocha, Fyssas - Petit, Manuel Fernandes - João Pereira (73', Geovanni), Nuno Gomes (55', Karadas), Simão - Sokota.

SP. BRAGA

Paulo Santos - Abel, Nunes, Nem, Jorge Luiz - Luís Loureiro (int', Kenedy), Vandinho - Cândido Costa (61', Paulo Sérgio), Jaime Júnior, Cesinha (75', Wender) - João Tomás.

Cartões Amarelos:

Ricardo Rocha / Vandinho, Abel

Publicado por josé delfim às 23:49

Comentários

agr ja nao anda aqui todos aos saltos a dizer que o benfica isto e aquilo e o que interessa eh o resultado? isso eh que me vou rir qd o benfica começar a empatar com tudo qt eh equipa mais fortezita como acontece no campeonato italiano! siga pa bingo.

Publicado por: orei em setembro 27, 2004 05:10 AM

o remate do Simão na 2~parte não é perigoso? é que na cronica diz que não houve remates perigosos...

Publicado por: CLÁUDIO em setembro 27, 2004 05:26 AM

mas eu continuo a dizer - como ja' disse com o Porto - que os outros nao são coxos. O Braga é uma boa equipa - é assim tão anormal e tão escandaloso que empate com o Benfica?

Esta ideia que o Benfica, Porto, Sporting têm automaticamente que ganhar a todas as outras equipas e que qd não o fazem é uma desgraça é a negação da essência do futebol como desporto

Publicado por: tiago em setembro 27, 2004 07:29 AM

Ó Orei, então e quando o Porto e o Sporting empatam com tudo o que é equipa mais fraquita, como aconteceu com o Estoril e o Rio Ave?

Publicado por: Silvério em setembro 27, 2004 08:52 AM

Aos benfiquistas e portistas:

Vamos fazer um acordo de "cavalheiros"?

Prpnha, agora que as nossas equipas já jogaram, deixemos de comentar as noticias do adversario, e nos dedicassemos só às noticias do clube de cada um. Isto até ao Benfica-Porto. Imaginemos que é o nosso estagio de adeptos, antes do grande jogo. Poruqe se discutirmos entre benfiquistas os assuntos do benfica, e portistas os assuntos do Porto, vai permitir uma melhor percepção da qualidade das equipas, uma melhor união de adeptos, e um melhor apoio à nossa equipa, que é para isso que cá estamos!

Que dizem? Foi um mês cansativo em termos de comentarios, vamos dar um tempo!?

Pensem no assunto, vai permitir-nos disfrutar melhor do jogo belo.

Saudações benfiquistas e desportivas.

Publicado por: José Leal em setembro 27, 2004 09:45 AM

O Benfica empatou pela primeira vez e já chamam de tudo aos jogadores. Relembro ao sr. Delfim, que o Geovanni é internacional brasileiro, veio do Barcelona, e já deu mostras do seu valor, apesar de atormentado por lesões. Gostei especialmente daquele golo no WC 21 que tão boas recordações me traz...
E que tal falar um pouco do Braga? Quantas defesas fez o Moreira?? Claro... Não interessa...
o triplo das faltas cometidas, metade dos remates e cantos, menos posse de bola.... mas o SLB é que joga mal!!

Publicado por: Xupa Misto em setembro 27, 2004 10:36 AM

O Benfica não esteve bem, mas realmente acho que há mérito do Braga. Se é verdade que parecia a selecção grega na primeira parte, a verdade é que na segunda criou espaços e também tentou sair da Luz com 3 pontos. Parece-me uma boa equipa em que um 4/5 lugar no final do campeonato não surpreenderia.

O Benfica esteve bem defensivamente, mas no ataque falta poder de fogo. Talvez falte o Sokota do fim de época passado, um Zahovic renascido ou um Nuno Gomes mais perigoso. Aqui pareceu-me o ponto fraco do Benfica.

Muito bem Miguel, Luisão e Manuel Fernandes. João Pereira péssimo (o Miguel faz tudo melhor que ele) e Petit muito quezilento.

Gostei bastante da segunda parte do jogo. Bastante rápida e com espaço para se jogar. Parabéns ao Braga por não repetir a dose da primeira parte e a Jesualdo que durante o intervalo deve ter dado a indicação para a mudança de estilo.

Em resumo: É pena que o Sporting não dê sinal de melhoras. A continuar assim, temos campeonato a dois.

Força Porto!

Publicado por: Nuno em setembro 27, 2004 11:15 AM

Caro José Leal,

Não posso concordar que todos nós que aqui comentamos estejamos restringidos ao nosso clube. Primeiro porque tal era uma espécie de auto-censura depois porque o anonimato iria permitir que todos, a dado momento, quebrassem a regra.

O que posso desde já acordar é, seguindo o douto conselho do amigo e sportinguista Palhas, começar a ignorar os post de pessoas como o Silvério o António Martins o Saridon, etc, que fazem deste blog um sem fim de declarações provocatórias e sem sentido.

Aliás cumprido o que os "treinadores de bancada" pretendem:

- discutir futebol com um espírito elevado.

Ai tens todo o meu apoio. ;)

Publicado por: Nuno Mendes em setembro 27, 2004 12:33 PM

Nuno Mendes,

Esqueceste-te do comentário ao jogo! :)

Publicado por: Nuno em setembro 27, 2004 12:48 PM

Caro Nuno

Não esqueci é que não o vi, como tal comentar por comentar não vale a pena.

Só vi o resumo e um golo mal anulado ao Braga, mas isso são outras "estórias".

;)

Publicado por: Nuno Mendes em setembro 27, 2004 12:51 PM

Não foi anulado, porque o Moreira desistiu da saída a meio aquando do fora-de-jogo do João Tomás, mas nunca se sabe...

Publicado por: Nuno em setembro 27, 2004 12:59 PM

Pensei que se percebesse mais de futebol por aqui.

"que mostram falta de ambição, carácter e, principalmente, mostram que não são dignos de vestir aquela camisola. Exemplo claro disto é Geovanni, que jogou vinte minutos - desculpem, mas será melhor dizer que esteve em campo vinte minutos, pois entrou na partida sem convicção, sem espirito ganhador e, principalmente, sem atitude. Jogadores deste tipo não fazem falta a nenhum clube.
"

Dizer que os jogadores não são dignos da camisola, quando estão em primeiro lugar no campeonato, a 4 pontos do porto e a 6 do sporting só pode ser uma piada de mau gosto.
Jogar contra uma equipa que se apresentou com 11 jogadores detras da bola, não é fácil, e se existe alguém que devia ser criticado é o braga, mas não vejo isso, só vejo falar que jogaram bem tácticamente.
Tácticamente? 11 gajos à defesa é jogar bem tácticamente?

Em relação ao geovanni só pode ser outra piada, um tipo que está lesionado à 1 mês, e que joga os primeiros 20 minutos na superliga, querias o quê? que fosse o melhor da equipa?

Este geovanni é o mesmo que marcou aquele golo ao sporting que podia ter permitido ao benfica 1.2 milhões de contos, lembraste?

Publicado por: cachucho em setembro 27, 2004 01:03 PM

Concordo com o cachucho que o post demasiado...superlativo.

De qualquer forma o Geovanni, se não estava pronto para jogar, não devia ter sido opção.

O Braga esteve bem tacticamente, só não marcaram porque João Tomás foi um zero absoluto no ataque...

Publicado por: Nuno em setembro 27, 2004 01:09 PM

eu não concordo que se diga que o braga fez anti-jogo. é certo que teve 20/25 minutos complicados, em que se limitou muito no ataque e fez inúmeras faltas. mas até começou melhor o jogo e foi muito atrevido na segunda parte. por outro lado, não podemos censurar quem joga com os grandes à defesa. cada um ataca, ou defende, com as armas que tem e acho inaceitável que os grandes se desculpem com a postura do adversário. cada vez mais é preciso estar-se preparado para todas as posturas. isso treina-se...

Publicado por: andre viana em setembro 27, 2004 01:46 PM

Concordo com o Andre Viana. Cada equipa joga com os argumentos que tem, e ontem o Sp.Braga não fez anti-jogo por aí além (apenas a demora na reposição da bola em jogo por parte do GR, mas nada de muito escandaloso).

Nestes jogos, e os exemplos são muitos e variados por toda a Europa, o que interessa mesmo é a eficácia na concretização. Se ontem, por exemplo, o Sokota tem concretizado uma das 3 chances que teve para colocar a cabeça à bola de forma a impeli-la (à bola) para dentro da baliza bracarense, já não se estaria a falar em 2 pontos perdidos mas sim em mais 3 ganhos.

Eficácia, meus amigos, é essa a chave do futebol moderno.

p.s e quem fala nas cabeçadas falhadas do Sokota, poderia falar nos inumeros cantos e/ou livres à entrada da área, que escasso ou nulo perigo representaram...

Publicado por: Superman Torras em setembro 27, 2004 02:20 PM

Concordo com o Andre Viana. Cada equipa joga com os argumentos que tem, e ontem o Sp.Braga não fez anti-jogo por aí além (apenas a demora na reposição da bola em jogo por parte do GR, mas nada de muito escandaloso).

Nestes jogos, e os exemplos são muitos e variados por toda a Europa, o que interessa mesmo é a eficácia na concretização. Se ontem, por exemplo, o Sokota tem concretizado uma das 3 chances que teve para colocar a cabeça à bola de forma a impeli-la (à bola) para dentro da baliza bracarense, já não se estaria a falar em 2 pontos perdidos mas sim em mais 3 ganhos.

Eficácia, meus amigos, é essa a chave do futebol moderno.

p.s e quem fala nas cabeçadas falhadas do Sokota, poderia falar nos inumeros cantos e/ou livres à entrada da área, que escasso ou nulo perigo representaram...

Publicado por: Superman Torras em setembro 27, 2004 02:25 PM

Pensei que defendessem o espectáculo.
Pelos vistos acham normal, uma equipa jogar à defesa 45 minutos sem passar o meio campo, e fazer mais de 20 faltas seguidas, onde só leva amarelo à 11º.
Tudo isto é muito bonito e poético de se dizer, que se treina a ganhar a equipas destas. Gostava de saber como?
Se os jogadores estão sempre no chão com faltas duras, e a lutar contra 11 defesas, gostava de saber como se treina isso.
É encher um campo com barris?

Publicado por: cachucho em setembro 27, 2004 02:51 PM

Não vejo mal nenhum em jogar à defesa se não for com recurso a faltas e anti-jogo.

Quanto a mim o Braga não fez nada disso...

Publicado por: Nuno em setembro 27, 2004 02:56 PM

Só queria dizer que estive no estádio da Luz a assistir ao jogo e aquilo que vi foi um jogador (Geovanni) que não fez um passe , um sprint e que estava sempre parado. Gostaria de relembrar que o Nuno Gomes esteve parado mais tempo mas corre embora não esteja a jogar bem. Outro factor que me levou a criticar a atitude de Geovanni foi a sua desobidência para com os seus treinadores que lhe diziam para encostar na lateral direita e ele permanecia do meio completamente parado e fazendo ouvidos de mercador.
Será que é destes jogadores que o Benfica precisa?

Publicado por: José Delfim em setembro 27, 2004 03:03 PM

Cachucho:

Há várias formas de vencer a oposição que o Sp.Braga ontem fez ao Benfica.

Já referi duas:

1) Aproveitamento dos lances de bola parada, só nos primeiros 30 minutos houve 2 ou 3 livres à entrada da àrea bracarense, e quanto aos cantos perdi-lhes a conta;
2) Não-desperdicio das chances de golo, nomeadamente naquelas em que o avançado está só perante o GR contrário, e em que apenas é necessário encostar a testa à bola, e dizer que sim;

Se uma destas premissas anteriores tivesse sido cumprida, o Braga teria que jogar de outra forma...

Publicado por: Superman Torras em setembro 27, 2004 03:05 PM

Em relação aos remates perigosos, na minha opinião e é a minha opinião, entendo que remates perigosos são aqueles que vão á baliza ou que os guarda redes defendem. Penso que nenhuma destas situações aconteceu na segunda parte.

Publicado por: José Delfim em setembro 27, 2004 03:11 PM

Portanto o remate do Simão em que a bola passa a 'rasar' a barra da baliza não é perigoso ?

Essa definição tem muito que se lhe diga...

Publicado por: Superman Torras em setembro 27, 2004 03:21 PM

Gostaria de novamente relembrar que um dos factores que levou o Benfica no ano passado a perder o campeonato foram os resultados em casa

Benfica - Belenenses
Benfica- Moreirense

e podiamos dizer mais alguns. Se não é importante a uma equipa que quer ser campeã ganhar em casa, então não sei o que é. Atenção estou á espera deste momento á já algum tempo (tempo demais)

Publicado por: José Delfim em setembro 27, 2004 03:22 PM

Não é com bolas a rasar a barra que se marcam golos, pois não? Mas sim em direcção da baliza ou não é?

Publicado por: José Delfim em setembro 27, 2004 03:26 PM

É como te digo: é uma definição muito sui-generis.

Poderia, por exemplo, levantar a questão se o remate do Miguel à figura do GR foi mais perigoso do que o tal remate do Simão...

Para ti, está visto que sim, para mim nem por isso.

Publicado por: Superman Torras em setembro 27, 2004 03:30 PM

Delfim, essa foi boa!

Também não é com remates que o GR defende que se marcam golos!

Concordo em absoluto com o Super-Homem Torras.

Publicado por: Nuno em setembro 27, 2004 03:37 PM

Acima de tudo o que foi estranho foi ver uma equipa que a partir dos 60 minutos abdicou de fazer algo que resolveu os jogos anteriores, ou seja, continuar a tentar levar o jogo para o meio campo do adversário com trocas de bola e tentativas de jogada de entendimento. Ao que me parece os jogos anteriores quando o benfica estava à procura do golo não fazia a transição defesa / ataque com bolas bombeadas. O benfica não fez nesse período (após os 60 min.) uma jogada com princípio, meio e fim.
O que aconteceu foi que a defesa braga jogou muito organizada e sem falhas de maior.
Vi o jogo no estádio e as dois guarda-redes não tiveram qualquer defesa de grande dificuldade o que demonstra que não houve oportunidades eminentes de golo.
Após o jogo é fácil dizer isto ou aquilo sobre as opções de Trapattoni mas também foi claro que o Braga não dispôs de qualquer oportunidade nos minutos finais... o que se olharmos a experiências recentes vividas na bancada da Luz sabemos perfeitamente que eram normalmente bastante comuns... Na minha perspectiva o benfica tem uma defesa mais regular e ontem o ataque não correspondeu às expectativas.

Publicado por: João Amorim em setembro 27, 2004 03:39 PM

Este último comentário do Nuno diz tudo, concordo com tudo a 100%!

Publicado por: AsMoDeO em setembro 27, 2004 05:35 PM

Enfim uma discussão com nível e interesse sobre o jogo jogado.
Fui ontem pela 1ª vez à nova Luz. Valeu só por isso, porque o jogo foi fraco, mal jogado e não teve golos nem ocasiões flagrantes para tal.
Se na 1ª parte o SLB ainda dominou, na 2ª não só se mostrou apático como ainda permitiu ataques com algum perigo do Braga (uma equipa bem montada, sem dúvida).Mais do que o 0-0, não gostei da falta de garra e da apatia de alguns jogadores do Benfica, sobretudo à frente; diga-se em abono da verdade que só a defesa esteve em bom plano.Espero que tenha sido um mau dia, porque exige-se muito mais do que aquilo para se ganhar campeonatos.O empate ajusta-se perfeitamente ao jogo.

Publicado por: João Pedro em setembro 27, 2004 08:16 PM

O pior é k esse mau dia (exceptuando a defesa),ja vem desde o jogo ko anderlecht...pk ko beira mar,todos os golos foram oferecidos...ko moreirense so d livre...e c a aac tb n jogaram nada!!!O k sobra d bom é a defesa e o facto d nem beira mar nem moreirense nem aac terem tentado ganhar!!!kt ao braga,els na 2a part bem tentaram,m com akela nodoa do joao tomas a frente era dificil!!!(s bem k pos comentadores a tvi,el fez 1 grande jogo!!!)!

Publicado por: Guedes em setembro 28, 2004 03:05 PM