« SuperLiga: 7ª Jornada | Entrada | Brasileirão: Tricolor volta à luta »
segunda-feira, 25 outubro 2004
Domingo Subjectivo - A Imensa Minoria
Categoria: Col>> João Gonçalves
Uso um dos slogans mais famosos da nossa rádio para ilustrar esta prosa que, confesso, já estava em pensamento há uns tempos. Aproveitando a meia dúzia de reacções que provocou o meu comentário à exibição do jogador Paulo Almeida contra o Nacional venho falar dos defensores dos "mal amados".
A minha avaliação sobre o Paulo Almeida está feita. É um jogador lento, pesado, com quem não se pode contar para ganhar bolas na zona dele nem de cabeça nem em corrida, tem como particularidade o facto de nunca ter marcado um golo como sénior e a favor só conta com a experiência acumulada que lhe permite recuperar algumas bolas. Isso e o rigor táctico que também é fácil de cumprir já que ele não sai da sua posição nem para celebrar os golos. Esta minha opinião corre o (pequeno) risco de ser utilizada contra mim daqui a uns tempos se o brasileiro se revelar de uma importância enorme na equipa. É um risco que assumo e aí venho dizer que estava errado e peço desculpa. Mas se isso não acontecer limito-me a ler com atenção as prosas daqueles que pensam exactamente o contrário do que aqui exprimi. Com respeito vejo os argumentos daqueles que conseguem ver no Paulo Almeida uma peça acima da média do comum mortal que gosta e sabe dar uns pontapés na bola.
Este conjunto de defensores de um jogador mal amado existe sempre em todo o lado. E nem estou a falar das normais divisões de adeptos entre amor e ódio a jogadores como Pedro Barbosa ou Zahovic. Porque esses dão argumentos às duas facções.
Estamos a falar de jogadores cuja nulidade é tão evidente que leva um determinado número de adeptos/comentadores/jornalistas a verem ali qualidade invisíveis a olho nu. É a esse conjunto de pessoas que podemos chamar a imensa minoria.
Houve um leitor que me pediu para não me deixar influenciar pelos meus companheiros de bancada que resolveram implicar com a qualidade do Paulo Almeida. Nada de mais errado! O que não falta nas bancadas da Luz é membros dessa imensa minoria que defende jogadores daqueles. Quando o homem em 90' consegue fazer um corte normalíssimo lá aparecem os comentários elogiosos.
Mas não pensem que isto é caso isolado fruto de uma embirração pessoal. Não! Este cenário já vem de longe.
Que me lembre nos anos 80 veio para o Benfica um craque que brilhou no Guimarães, um "10" que o Benfica disputou com o Porto e que até originou uma tremenda guerra entre os dois clubes. Ademir Alcântara veio para o Benfica. Ao fim de uns meses começou-se a perceber nas bancadas da Luz que homem jogava muito pouco e muito parado. Era um "falso lento" defendia a imensa minoria. Era um grande barrete defendiam os sempre insensíveis e inflexíveis como eu. Infelizmente para mim, Ademir foi só primeiro de uma longa lista de "craques" que passaram pelo Benfica e que por muito pouco que mostrassem tinham sempre a imensa minoria a defendê-los. Quem não se lembra de nomes míticos como Michael Thomas, Jamir, Leónidas, King, Pringle, Luiz Gustavo, Clóvis, Fonseca, Luís Carlos, Okunowo, e etc... A Lista é enorme. Todos eles tiveram (e se calhar ainda têm) defensores. Ou era a utilidade, ou o físico, ou a velocidade, ou a inteligência... Havia sempre qualquer coisa que os protegia. Aos meus olhos mal habituados, admito, por ter tido a sorte de ver fabulosos jogadores vestir a camisola encarnada, esta lista é apenas digna de sorrisos de quem vê ali erros de casting constantes.
Digam o que disserem, para mim, este Paulo Almeida é mais um. Mas não há que ter pena do homem já que a imensa minoria jamais o deixará sem defesa.
Agora é esperar que o Benfica ganhe o campeonato na última jornada com um golo no último minuto do Paulo Almeida para eu engolir estas palavras.
P.S.: Não tenho por hábito falar de arbitragens mas se depois de toda a polémica do clássico nomeiam um árbitro para vir validar um golo na Luz resultante de um livre directo que o árbitro assinalou como indirecto com o respectivo braço bem levantado começo a achar que andam a gozar comigo. Assim como o fora de jogo assinalado a um jogador do Nacional no meio do campo isolado após um atraso do Luisão. Ou sabem menos das regras do que eu ou são todos muito fraquinhos. E desta vez nem é preciso fazer contas de matemática e geometria para se perceber que erraram.
Publicado por João Gonçalves às 16:53
Comentários
Concordo inteiramente com análise feita.
Aliás, ontem o Paulo Alemida relembrou-nos os tempos do Michael "Big Balls" Thomas: aqueles estonteantes passes do meio campo para a defesa, sempre de costas para o ataque-. Ai as saudades...
Publicado por: Kaiser em outubro 25, 2004 05:52 PM
Começo por dizer que o futebol está cheio de exemplos de jogadores que no principio das suas experiências em novos campeonatos/futebóis demoraram a demonstrar o porquê da sua contratação e a mais valia que eventualmente pudessem emprestar ao clube contratante.
Obviamente tambem há inumeros casos de jogadores que se demonstraram autênticos flops por não conseguirem demonstrar em campo as qualidades com que vinham rotulados do clube (e campeonato) precedente.
Nesta altura nada nem ninguem pode afirmar com clareza em que alínea, das supracitadas, o Paulo Almeida se irá incluir.
O que é certo é que Camacho, que tem fama de perceber um pouco da coisa, fez finca-pé na vinda o trinco brasileiro ex-Santos, e que lá por terras brasileiras este jogador até foi o capitão, logo lider espiritual, do Santos campeão, proeza conseguida com a singela idade de 21 anos.
Não será de excluir a hipótese do jogador não se conseguir à tremenda diferença de velocidade, e basicamente de estilo de jogo, entre o 'futebol GNT' e aquele que se pratica nos estádios europeus, no entanto não me parece que 3/4 meses sejam suficientes para opiniões definitivas sobre o seu valor.
Lembram-se do Luisão?
Confesso que, observando os primeiros jogos do P.Almeida, augurava-lhe um inicio mais promissor do que a constante ida para o banco deixa indiciar, e quando tem sido chamado a lentidão de processos + o curto raio de acção não me têm agradado sobremaneira, no entanto confio na inteligência competitiva do 'menino' que terá que assimilar com alguma urgência a diferença de estilos de jogo bem como a muito peculiar forma de encarar os seus futebolistas que os adeptos do Benfica têm.
É que não basta cumprir, há igualmente que fazer numeros para a assistência.
Há um que se encontra a encantar lá por terras de Vera Cruz que é um exemplo paradigmático disso mesmo: fez 1 jogo bom com a camisola do Benfica, marcou um ou outro golo bonito sem no entanto ser decisivo para os objectivos do clube, e no entanto continua a ter uma falange de apoio que mais parece estarmos em presença de um jogador que se revelou transcendental e de importância vital para o Benfica nos anos que passou de águia ao peito.
Chama-se Roger, como já devem ter percebido.
Publicado por: Superman Torras em outubro 25, 2004 05:58 PM
Não é bom jogador, ponto (.)
Publicado por: zedacruz em outubro 25, 2004 06:05 PM
Que eu saiba também nunca ninguém veio dizer que o Paulo Almeida é um fora de série... É um jogador útil, como o foi no ano passado Fernando Aguiar. Nao podem jogar 11 violinos...
Publicado por: Xupa Misto em outubro 25, 2004 06:22 PM
Para mim, a grande virtude do Paulo Almeida é que não falha. Não lhe peçam para fazer floreados, mas também não contem com falhanços por parte dele.
Há aliás mais jogadores assim, por exemplo o Fernando Meira de quem diziam que viria a ser um grande craque e em quem eu não vejo mais que um jogador certinho...
Se esta qualidade é suficiente para vingar num clube como o Benfica, eu acho que não. E estranharia muito que o Paulo Almeida alguma vez tirasse o lugar ao Petit ou ao Manuel Fernandes (entrará uma vez ou outra para que um deles possa descansar, imagino eu).
Publicado por: jcoelho em outubro 25, 2004 06:35 PM
"Para mim, a grande virtude do Paulo Almeida é que não falha. Não lhe peçam para fazer floreados, mas também não contem com falhanços por parte dele."
Contra o Heerenveen falhou e não foi pouco.
Publicado por: João Gonçalves em outubro 25, 2004 06:40 PM
:)
Eu desse jogo só vi o resumo. Pronto, parecia-me que ele tinha essa virtude, daquilo que vi...
Publicado por: jcoelho em outubro 25, 2004 06:56 PM
Comentário Terceiro Anel sobre o jogadore nesse jogo:
"Paulo Almeida - Na primeira parte ainda mostrou alguma utilidade nos desarmes. Na segunda parte foi o caos. Perdeu a bola que dá o empate aos holandeses e não mais consegui fazer algo de positivo. Uma nulidade."
Publicado por: João Gonçalves em outubro 25, 2004 07:00 PM
Análise mais que bem feita ao Paulo Almeida. E a verdade é que cada vez se engorda a lista de jogadores que vêm para Portugal, sobretudo estrangeiros, que ganham uma "pipa" de massa, e não parecem ter uma qualidade contrastada...e depois não querem jogadores portugueses que são revelacões, porque a equipa a que pertencem pede meia dúzia de tostões... e no Benfica, tal como em todas as outras equipas, tem sido larga a lista de barretes... apesar de que nalguns casos eu também fui um pouco " defensor" de alguns jogadores, assumo... umas vezes com razão, outras sem ela... lembro-me de quando o Jimmy foi para o Boavista, e eu era socio do Campomaiorense, a opinião geral das pessoas em Campo Maior era: " este vai para limpar as botas ao Nuno Gomes,etc,etc...", ao qual sempre respondia que me parecia um belissimo jogador...e afinal revelou-se naquilo que é hoje...pelo contrário, o Taument sempre me encantou na Holanda...e depois veio para o Benfica, dei-lhe o beneficio da duvida quando jogou mal...mas tive de admitir que era um desastre...esse é o erro...defender por defender...todos os dias, na época passada, ouvia companheiros meus espanhois dizer que o Raul era o melhor do mundo, e tinha de ser titular do Real...e mantinham sempre essa atitude...isso é o mau...não conseguir avaliar os jogadores pelo que fazem, mas sim pelo nome...mas isso sempre vai acontecer...
Publicado por: Luis Goncalves em outubro 25, 2004 07:02 PM
E quantos jogos tinha ele feito antes do jogo com os holandeses?
É impossível, ou pelo menos muito difícil, um jogador mostrar as suas qualidades estando tanto tempo à sombra, sobretudo quando se trata dum tipo de jogador mais lento e pesado.
Tendo a consciência que, depois de ler este texto, é impossível defender o benefício da dúvida ao Paulo Almeida sem ser encaixado no grupo dos cegos que defendiam os Pringles deste mundo, gostava apenas de mostrar a minha confiança neste atleta, por tudo aquilo que fez no Brasil, mas também pelo pouco de bom que já o vi fazer no Benfica. Com tempo, acredito que terá um lugar no onze.
Posto isto, só nos resta mesmo esperar, embora compreenda o papel daqueles que têm que opinar regularmente. Nesse constante tiro ao alvo é normal acertar nuns e falhar outros.
Gein
P.S.: Mais uma achega sobre o Paulo Almeida. Já o vi ser considerado o melhor em campo e o pior da equipa em diferentes jornais e blogs... na mesma jornada!
P.S.S.: O vosso preview não funciona. :P
Publicado por: Gein em outubro 25, 2004 07:09 PM
Eu já sabia que agora essa jogada ia ser usada por meio mundo cada vez que se falasse no Paulo Almeida, afinal de contas é óbvia. Olha, o Manuel Fernandes (a quem reconheço muito talento e qualidade) tem-se fartado de errar passes e perder bolas. O Miguel, tanto faz uma arrancada fabulosa pelo flanco direito, como se deixa ficar lá à frente parado ou a passo, deixando o lado direito da defesa totalmente desprotegido (valha-nos o João Pereira quando está em campo). O Fyssas fez a assistência para o golo do MacCarthy. Mas ninguém os critica ou apupa. Devem estar distraídos a apontar defeitos ao Paulo Almeida, ou melhor ainda, a culpa é dele, que até tem por hábito compensar os outros. Não vou criticar ostensivamente um jogador brasileiro de vinte e poucos anos que chegou ao nosso país há uns meses depois de outros tantos meses de inactividade. Principalmente por saber que foi indicado pelo Camacho e que foi uma das pedras fundamentais de uma equipa campeã como a que o Santos tinha, com jogadores como ele, o Renato, o Diego e o Robinho. Prefiro esperar. Se daqui a uns meses ele não mostrar nenhuma evolução, muito bem, talvez comece a concordar que não é jogador para o Benfica. Mas acho que ainda é cedo para isso.
E já que enfias toda a gente no mesmo saco dessa imensa minoria (na qual não me revejo, apenas tenho a minha opinião acerca de cada jogador que observo, e até posso vir a mudá-la caso ache que aquilo que observo o justifique), enfio também todos os que o criticam e apupam noutro gigantesco saco. O dos irredutíveis críticos da Luz. Esta espécie encontra-se maioritariamente no terceiro anel (ou piso 3 do novo estádio), tem o hábito de passar os jogos a dizer mal de tudo e todos, desde adversários, árbitros e jogadores do Benfica. Fartam-se de engolir sapos e têm sempre um ódio de estimação na equipa do Benfica. Esta época é o Paulo Almeida.
Publicado por: ps em outubro 25, 2004 07:28 PM
Meus Amigos, quanto a paulo almeida tem muito, muito que trabalhar para provar que é jogador para o benfica porque até ao momento este jogador não é jogador para o 11 do benfica !
Podem dizer que ja estou farto de bater nesta tecla, mas porque raio não metem o Bruno Aguiar naquela equipa ??? Gostava de ouvir falar sobre isso neste blog ! Em vez do triângulo Paulo Almeida, Petit e Manuel fernandes, porque nao inverter o triangulo para o ofensivo com petit, manuel fernandes e bruno aguiar ?
Tenho ainda que concordar que quando fui à luz na passada quinta-feira o paulo almeida me fez lembrar o Michael Thomas !
abraços
Publicado por: Nuno Gonçalves em outubro 25, 2004 09:55 PM
Quem foi o responsável pela contratação desta estrela?
Publicado por: Leão de Torres em outubro 25, 2004 10:26 PM
Mas porque é que o Bruno Aguiar é tão bom jogador como vocês dizem? O Bruno Aguiar fez uns jogos aceitáveis na pré-época e então!? O Zahovic não foi o melhor marcador na pré-época? E agora? É imprescindivel? Não, senão tinhamos marcado com ele em campo no ultimo Domingo! Se devia-se dar oportunidades ao Aguiar (eu concordo que se devia) então porque não se dar oportunidades ao P. Almeida? Acham que ele já teve tempo para se afirmar? Eu acho que não. Se tem de melhorar, eu acho que sim. Para ele melhorar não tem de jogar, claro que sim. Deviamos era estar a falar do que pode vir a ser o ponta de lança que há muito não se via no Benfica que é o Karadas, esse sim devia-se falar.
Publicado por: wiggy em outubro 25, 2004 10:51 PM
É natural que o Paulo Almeida não esteja a jogar o seu melhor porque além da adaptação a um futebol bastante diferente, também é um jogador assobiado logo a pressão é muito maior. No entanto acho que dá para ver que nunca será um jogador com capacidade para ser titular no Benfica. É muito lento, tem pouca dinâmica e tem dificuldade com a bola nos pés, tanto no passe como a manter a bola. Se pode melhorar a capacidade técnica acho que muito dificilmente irá ser um jogador mais dinâmico e rápido. Comparando o seu desempenho com o do Petit ou do Manuel Fernandes é notório que ele fica a perder. Parece-me um jogador do tipo do Jamir, Vampeta e outros que apesar de terem algum sucesso no Brasil não se conseguem impor no futebol europeu.
Publicado por: Nuno Oliveira em outubro 25, 2004 10:51 PM
O que eu vejo são comentários ridículos e de pessoas que não devem ver os mesmos jogos que eu. Relativamente ao Paulo Almeida é obvio que ainda não está no seu estado normal de adaptação ao nosso futebol, mas se forem ver é o jogador (a seguir ao petit) que mais bolas recupera, é o jogador que menos passes falha (mesmo os passes longo, que também os faz), é o jogador que mais compensações faz. Não é um jogador brilhante e é um jogador que não gosta de ter a bola nos pés, é um jogador lento, mas espero ver muita gente engolir estes comentários da mesma forma que engolem os do Luisão.
Relativamente ao Karadas, acho que é um jogador muito interessante e que também necessita de se ambientar ao nosso futebol mas não deixa de ser um coxo por ter marcado 2 bons golos, é muito util e que gosto de ver na equipa mas não me venham com histórias de que é o ponta de lança que o benfica precisa... o ponta de lança que o benfica precisa é um de dois tipos: um Sokota que marque golos, ou seja, forte e lutador e com uma capacidade de passe acima da média; ou então um robinho que é veloz, forte e joga de frente para a baliza com uma progressão fora do comum (tipo ronaldo do Real Madrid) e com uma capacidade de desmarcação impressionante. Eu prefiro o ultimo estilo embora seja menos eficiente sem um médio ofensivo para lhe lançar as bolas.
Publicado por: Ricardo Ramos em outubro 26, 2004 12:45 AM
Totalmente de acordo..e veja-se q M Fernandes não esteve ao seu nivel ontem..e o facto de ter P Almeida ao lado ajuda..
Publicado por: Renato Miguel em outubro 26, 2004 02:02 AM
gostava de ver trapatoni experimentar jogar com paulo almeida no lugar do manel fernandes; petit no lugar de petit; e manel fernandes no lugar de zahovic.
bruno aguiar jogou muito na pré-época mas raramente no meio campo.. bem sei que o lugar dele é no meio campo, mas por enquanto não me parece ter estofo para disputar o lugar. senão vejemos as alternativas para centrocampista: petit, manel fernandes, paulo almeida, everson. Enquanto que nas alas estamos bem mais pobres.. e continuamos sem canhotos para a ala esquerda!
Publicado por: xico em outubro 26, 2004 02:23 AM
e concordo a 100% com o ricardo ramos
Publicado por: xico em outubro 26, 2004 02:28 AM
Ainda noutro dia estava a comentar que o Benfica tem tendência a utilizar pontas de lança que não jogam de frente para a baliza (ver comentário de Ricardo Ramos).
Num campeonato em que a maioria das equipas são ultra-defensivas contra os grandes compreende-se que seja difícil partir para um golo em progressão quando não há espaço. De admirar é a capacidade do Liedson para marcar regularmente num campeonato como o nosso...
Publicado por: Nuno em outubro 26, 2004 07:43 AM
Quanto ao Paulo Almeida também não lhe vejo grandes qualidades. Demasiado estático e não contribui para o jogo ofensivo.
Jogar no meio-campo com dois jogadores muito pouco ofensivos parece-me demasiado defensivo para uma equipa com a ambição do Benfica. A dupla Costinha-Maniche está a anos-luz, combinando ofensividade com consistência defensiva.
(não são uns quantos remates que tornam um jogador ofensivo, se bem que é um ponto bastante positivo)
Publicado por: Nuno em outubro 26, 2004 07:52 AM
Caro João Gonçalves,
Realmente enunciaste uma série de jogadores que chegaram ao SLB e que nunca vingaram. Realmente de todos os que enunciaste só o Jamir teve algum apoio da minha parte, mas eu lembro-te outros que na primeira época estava a aprender a jogar futebola (e não digo adapter-se) e que depois saíram rotulados de vedetas do futebol. Entre eles estão Thern, Swartz, Magnunson, Maniche, etc... O próprio Miguel era dos mais vaiados antes do nosso chalana o ter sacado da cartola! Em relação ao facto de ser estático, a minha opinião é que ele tem uma excelente visão do jogo e quando a bola lá chega ele já lá está! Estarei errado ou está mesmo? O tempo dirá qual de nós tem razão e espero bem que seja eu, caso contrário serie o primeiro a admitir que errei. Já agora, ainda não conheci nenhum joagdor que tenha vestido a camisola do penta campeão mundial que fosse mau! Este seria o primeiro...
Saudações BENFIQUISTAS
Publicado por: João Félix em outubro 26, 2004 09:42 AM
O João Félix lembrou-me de um caso ainda mais paradigmático do que o do Luisão, relativamente a jogadores que demoraram 'uma eternidade' a demonstrar o seu real valor e sobre os quais pendia o parecer negativo do 3º anel: Miguel!!
Hoje em dia é consensual, 'É o maior!', dizem muitos, 'É um dos melhores laterais da Europa!', dizem outros, no entanto nas primeiras 2 épocas se havia jogador que eu achava que não tinha qualidade para integrar o plantel do Benfica, esse alguem era o Miguel.
E a partir daí, aprendi, criticar sim, mas dar tempo ao tempo, conhecer as condicionantes que podem levar um jogador a não demonstrar logo após a sua vinda para o clube, os motivos que terão levado à sua contratação. Os balanços fazem-se o fim, e não é agora que se consegue dizer com propriedade que o P.Almeida se tratou de um flop!
Publicado por: Superman Torras em outubro 26, 2004 09:56 AM
Só para desmistificar uma coisa. Parem de dizer que o livre do Goulart teve origem numa falta de P. Almeida e devia ser directo. Isso não é verdade, essa falta foi posterior já na altura do sufoco das bolas para a àrea do Benfica.
O que originou a falta foi o jogo perigoso por parte de M. Fernandes ao levantar muito o pé. E por isso o árbitro mal apitou a falta levantou logo o braço. O que o árbitro disse foi que a bola tocou em Moreira.
É incrivel como tentam, de qualquer maneira, encobrir os erros de arbitragem, nomeadamente os últimos dos jogos do Benfica.
Mais, o Luisão não atrasou a bola, foi o jogador do Nacional que chutou a bola contra Luisão, ressaltanto para Miguel Fidalgo. Como nestes casos os ressaltos não se consideram passes "activos", então conta o último toque "activo", que foi do jogador do Nacional, e nessa altura, Miguel Fidalgo estava em posição irregular, e vendo que posteriormente aproveitou essa posição irregular, foi marcado o Fora de Jogo.
Simples, basta atentar nas imagens, ver a acção dos intervinientes e tirar as conclusões.
Quanto ao Paulo Almeida, não posso dizer que goste da maneira de ele jogar. Realmente tem muito a melhorar, nomeadamente na rapidez de execução. Agora não sei se isso acontece devido à incapacidade dele, ou se ainda não se adaptou e está aprender.
Não esquecer que cada vez que joga é assobiado; treina todos os dias com Petit e Manuel Fernandes e sente-se a milhas de distância do futebol destes, logo perspectivas de titularidade zero. E ainda tem um treinador como Trappatoni que não deve ser brincadeira nenhuma quanto toca a criticar. Mais, aproxima-se a recuperação do Everson, logo mais um concorrente.
O que eu acho, é que devemos dar tempo, até Dezembro/Janeiro, para podermos aferir mesmo das suas possibilidade de ser uma real mais valia para o Benfica.
De resto, está tudo nas mãos de Trapp e parece-me que ele sabe o que faz.
E também já que cá está, não ganhamos nada em po-lo na prateleira não é?
Quanto ao Bruno Aguiar, o Trappatoni está a guardá-lo para a altura correcta.
E ainda falta o Alcides, e posteriormente o Carlitos.
Publicado por: José Leal em outubro 26, 2004 10:04 AM
como se o petit no ano passado fosse muito ofensivo. coitadinho dele.. só fazia passes para o lado e para trás e sempre curtos. ah pois é, de vez em quando convencia-se que tinha bom remate e mandava charuto na bola.
este ano petit está increvelmente melhor, não por ter aprendido a jogar à bola nas férias, mas devido à posiçao que agora ocupa no campo.
m.fernandes, quando surgiu no ano passado como camacho rodava em quase todas as posições do meio campo, desde trinco e nº10, mas via-se que, com ele, quanto mais à frente melhor. pena que trapy ainda nao tenha percebido isso
se quando paulo almeida joga é na posição e trinco mais recuado, se é lá que o treinador o pôe, se ele cumpre as funções defensivas com sucesso e se se(pelo menos eu vejo) vêm melhorias e progressos no em atacar de jogo para jogo, se ainda só estamos na 8ª jornada, PORQUÊ QUE ALGUÉM HÁ-DE ESTAR A PERDER O SEU TEMPO A ROTULAR DESDE JÁ O GAJO COMO 'FLOP'?
Publicado por: xico em outubro 26, 2004 10:37 AM
E DE REPENTE RECORDO-ME DUM ARTIGO INCENDIÁRIO CONTRA O TRAPATONI DESSE MESMO JOAO GONÇALVEZ AINDA NA PRÉ-ÉPOCA.
SE NÃO ME ENGANO DIZIA QUE O GAJO NAO SERVE PARA TREINAR O BENFICA.
DESDE QUE ESTAMOS EM PRIMEIRO LUGAR NÃO ME LEMBRO DE VER MAIS CRÍTICAS AO TRAP
COMO É? AGORA JÁ SERVE? DECIDE-TE PÁ!
Publicado por: xico em outubro 26, 2004 10:41 AM
A análise efectuada pelo João Leal não pode ser mais acertada ! Acho que se deve dar tempo ao homem (Paulo Almeida) entretanto acho que se janeiro o tipo não vingar...Entretanto espero que o bruno aguiar e outros estejam no banco para rodar e nao no banco para serem corridos e depois epocas mais tarde aparecerem no FCP a fazerem grandes jogos estilo maniche e deco...
Quanto a trap. Tenho que dizer que no inicio o tipo de futebol não me agradava muito, muito à italiana, mas o que é facto é que o SLB ta em primeiro apesar de erros e mais erros fim de semana apos fim de semana por parte da arbitragem!
O Benfica quando entra em campo tem que marcar sempre mais um golo para compensar um eventual erro :)
Vamos ver como vai ser ! O Alcides tb ja esta ai a treinar em grande, isto está a compor-se ;)
Publicado por: Nuno Gonçalves em outubro 26, 2004 11:40 AM
espero que o luisão na saia em janeiro : O
Publicado por: xico em outubro 26, 2004 11:48 AM
A meu ver, esta não foi uma má compra do Benfica. Segundo sei, este jogador veio a custo zero para o Benfica, e não aufere um grande ordenado. O Paulo Almeida fez 2 boas épocas (2002 e 2003). Em 2002 foi titular do meio-campo do Santos, que se sagrou campeão brasileiro, onde era o capitão de equipa. Em 2003 chegou à selecção brasileira, onde realizou 5 jogos, todos na Taça de Ouro. Portanto, não é nada de especial, porque para o seu lugar existem 14 ou 15 jogadores à sua frente, mas não é nenhum coxo.
O problema reside, quanto a mim, nas expectativas que se criam. E é assim que eu vejo o Almeida: é um jogador que, como parece estar na moda, está num período de adaptação. É um jogador que será, nesta época, o primeiro substituto do Petit, e terá a missão de ser o primeiro a sair do banco quando for necessário segurar um resultado. É um jogador para as próximas épocas (tem 23 anos e contrato até 2008). E aqui está o problema maior: muitos adeptos esperavam que o Almeida viesse para ser titular de caras. Eu conheço o jogador e penso o contrário. Não sei o que esperavam os organizadores do futebol benfiquista. Agora comparem este modo de gerir um plantel com o do Porto. Então o Bosingwa e o Meireles não valem nada? Claro que valem. E terão o seu momento, porque provavelmente o Maniche será vendido e daqui a 2/3 anos o Costinha fará menos jogos. E eles terão as suas oportunidades. E eles sabem disso. O Benfica e o Sporting deixam queimar os Almeidas muito depressa, e depois vão buscar outros Almeidas (às vezes por mais dinheiro) e repetem a história. Veja-se o Sporting: tem o Castro e o Martins: têm 21 e 22 anos. Não é necessário que sejam já titulares. O seu tempo chegará. Têm que ir aprendendo, jogando quando devem jogar. Isto para no futuro serem melhores jogadores e ajudarem os seus clubes. Não é para serem dispensados, o Porto ir buscá-los, fazerem grandes jogos e serem vendidos por um pipa de massa.
Para finalizar quanto ao Almeida: pelo que ele custou e custa ao Benfica, pelo seu valor, pelo plantel e poder de compra do Benfica, foi uma boa aquisição. Más compras foram o Quim, o Yannick, o dos Santos, o Alcides, o Everson e o Karadas. Má política foi renovar com o Argel e deixar ir o Tiago. Má política é gastarem (o pouco) dinheiro em alguns desses jogadores, quando com esse mesmo dinheiro poderíam ter comprado melhores que eles.
Publicado por: EU em outubro 26, 2004 11:56 AM
Karadas má compra!? Não acho! Coxo!? Também eram Magunsson, Maniche, Van Hoidjoink (nao sei se é assim que se escreve) e outros. Se coxo é um jogador que em quase todos os jogos que fez marca sempre um golinho então que joguem os coxos. Karadas é novo e mais. Não é o tipico jogador que está cá dois anos e vai logo embora para um outro clube com mais poder de compra. É um jogador que dentro de campo impõe respeito não só pela sua estatura mas também pelo o seu caracter. Este consegue segurar dois defesas e se lhe passarem a bola ainda tem fortes possibilidades de conseguir ganhar o lance. Ele é tudo aquilo que o Sokota e o Nuno Gomes ainda não conseguiram ser, fortes dentro da área. Se continuar a marcar e for importante para a equipa não vão ser os Jorges Costas que com cotoveladas e empurrões que o vão vergar.
Publicado por: wiggy em outubro 26, 2004 01:08 PM
Para gastarem dinheiro no Karadas, tinham feito muito melhor ao ficarem com o Vasco Firmino na 1ª equipa. É da casa, cobra muito menos ordenado, tem 20 anos e características semelhantes ao Karadas. Por outro lado, concordo com a utilidade actual do Karadas, porque o Mantorras está lesionado, e o Sokota e o Gomes também estão lesionados em muitas alturas da época. Mas se me dessem a escolher entre o Karadas e o Firmino, escolhia o Firmino. Os jogadores da formação do Benfica têm que começar a sentir o que é o Benfica. O Benfica tem de entrar em jogos como o que fez contra ao Porto de peito feito e para ganhar. E tem que fazê-lo (também) com jogadores "à Benfica" e não estar à espera de Karadas para se imporem em campo contra Jorge Costas, independentemente do seu valor futebolístico. Tem de ser Firminos da "rua do Benfica" contra os Jorge Costas da "rua do Porto". Porquê? Porque eu nunca vi o Carlos Manuel, o Diamantino, o Chalana, o Veloso e tantos outros a encolherem-se ou sequer a darem parte de fraco contra ao André, Quim, Eduardo Luís e companhia. Enchiam o peito e ganhavam. Já fugi um pouco da questão, mas pronto..
Publicado por: EU em outubro 26, 2004 01:34 PM
"todos os dias, na época passada, ouvia companheiros meus espanhois dizer que o Raul era o melhor do mundo, e tinha de ser titular do Real...e mantinham sempre essa atitude...isso é o mau...não conseguir avaliar os jogadores pelo que fazem, mas sim pelo nome...mas isso sempre vai acontecer... "
Sim, Luís, é verdade que o Raul é um pouco "intocável" mas é ainda um dos 10/15 melhores jogadores do mundo, está apenas a atravessar um mau momento. Não se pode comparar com o P.Almeida - que também não é tão mau como o João diz (aliás, não percebo porque é que ninguém fala do Carlitos ou do B.Aguiar, e isto só para não nos cingirmos ao Benfica, que também ainda não mostraram nada de especial. Como são portugueses, ninguém lhes cobra tanto, quer-me parecer).
Publicado por: P.Nery em outubro 26, 2004 02:18 PM
er...queria dizer "só para nos cingirmos ao Benfica", claro. Está li um "não" a mais...
Publicado por: P.Nery em outubro 26, 2004 02:20 PM
mas porque é que os benfiquistas não se limitam a querer ser campeões? Têm que ser campeões com jogadores portugueses, jovens, de preferencia formados na casa e já agora elegantes e vistosos! Os erros do passado não justificam que se erre no presente! Não é por o Deco e o Maniche terem, infelizmente para o Benfica, ido brilhar para o Porto, que o Benfica vai desatar a por jogadores sem experiencia e com qualidade duvidosa a jogar! O problema é que jogam meia duzia de vezes, fazem um bom jogo, ou até nem isso, e já estão a pedir um ordenado chorudo! O benfica há poucos anos com um plantel mediocre apostou em três jovens de qualidade no mínimo duvidosa na altura, Pepa, Jorge Ribeiro e Rui Baião, e viu-se no que deu, instabilidade, guerras com empresário, ameaças que já iam para o Porto etc.. Não me venham com a história que os jogadores que transitam das camadas jovens têm mais amor à camisola, porque antes de assinarem o 1º contrato profissional com o clube muitas vezes já assinaram com empresários! Deve-se apostar neles quando necessário e se tiverem qualidade, se não nem se deve arriscar a assinar um contrato por 4 ou 5 anos para depois andar por aí sem clube a ganhar sem jogar! temos neste momento na equipa titular 3 jogadores formados no benfica, e alguns contratados ainda muito jovens, se os outros tiverem qualidade, mais tarde ou mais cedo conseguem impor-se!
Publicado por: MAC em outubro 26, 2004 02:53 PM
Mac, ora nem mais nem ontem!
E que eu saiba o Vasco Firmino continua no processo de maturação futebolistica, no Benfica B.
Ou não é para isso mesmo que serve a equipa secundária do SLB?
Publicado por: Superman Torras em outubro 26, 2004 03:02 PM
Mac, ora nem mais nem ontem!
E que eu saiba o Vasco Firmino continua no processo de maturação futebolistica, no Benfica B.
Ou não é para isso mesmo que serve a equipa secundária do SLB?
Publicado por: Superman Torras em outubro 26, 2004 03:09 PM
Senhor Mac:
É por haver muitos erros na gestão do futebol do Benfica que o Benfica tem 1 jogador na selecção principal (Maniche), tantos quanto o Montijo (Ricardo), o Salgueiros (Moreira), o Estoril (Ferreira), o Amadora (Andrade) ou o Oriental (Costinha) e menos que o Braga, o Guimarães e o Boavista. Eu não defendo que se ponham a jogar júniores "à paposeco", mas o trabalho que se faz nas camadas jovens tem que ser aproveitado. E caso por caso, como neste do Karadas vs. Firmino, eu apostaria no Firmino. Porque já o vi jogar e acho que, examinada a questão, é melhor opção para o Benfica que o Karadas. Agora se me for dizer que o Dias, Simões ou Runa (defesas-centrais formados no Benfica) são melhores opções que o Amoreirinha para central, aí eu discordo. E se me disser que mais valia ter ficado com o Roque ou o Vilela em vez de ir buscar o Carlitos, também acho que foi melhor ter ido buscar o Carlitos. Tem de se ver a situação caso a caso. Agora é provável que os empresários que trazem os Karadas para o Benfica não iriam gostar muito. Vá ver os plantéis do Manchester United, do Werder Bremen, do Leverkusen ou do Monaco das últimas épocas e analise o critério de compras e vendas. Observe como a gestão para aqueles lados, uns com mais "papel" que outros, é feita. Ou se quiser vá ver o plantel do Porto, que é a mesma coisa. Não são gestões perfeitas, porque não as há, mas são gestões em que o plantel é sempre beneficiado e sempre equilibrado. E digo-lhe mais: com o dinheiro que o Benfica gastou, o Benfica poderia ter feito um plantel bem melhor.
Publicado por: EU em outubro 26, 2004 03:39 PM
Pedro Nery,o Raul foi um dos melhores jogadores do mundo, para mim até devia ter ganho alguma bola de ouro, mas no ano passado estava uma autêntica làstima, como se viu no Europeu...e continuaram a apostar nele...e ele n respondeu minimamente...eu acho-o bom jogador, é lógico, não se deixa de jogar à bola de repente...mas daí a mantê-lo na equipa todo o ano sem fazer nada...há um limite... e tudo bem que se apoie...mas não assim...é a minha opinião...
Publicado por: Luis Goncalves em outubro 26, 2004 05:47 PM
Ao Xico:
Vai lá consultar os artigos nos arquivos e lê bem todas as vezes que falei do Trapattoni. Tens aí a resposta à tua pergunta.
Publicado por: João Gonçalves em outubro 26, 2004 06:51 PM
porquê que não me respondes por aqui?
Publicado por: xico em outubro 26, 2004 08:37 PM
Concordo com os comentadores que acham que Paulo almeida ainda não mostrou o seu real valor. vindo de um futebol preguiçoso como o do Brasil, aos 23 anos e jogando intermitentemente, não se podia esperar que o ex-capitão santista fizesse logo maravilhas. há que dar tempo ao tempo, porque parece-me que ainda vai ser muito útil à Luz.
discordo igualmente do Eu quando diz que a compra de Karadas foi um erro. Além de ser um jogador possante e jovem, tem muita margem de progressão e pode melhorar muito tecnicamente. Firmino é um jovem valor, mas acho que devia rodar num clube de 1ª para mostrar o que realmente vale. E depois parece-me que o SLB já está a apostar na formação: Moreira (sim, veio do Salgueiros ainda com 15 anos), J. Pereira,B. Aguiar e Manuel Fernandes já no plantel, para além dos pré-lançados Roque, Vilela, e Curto. Só que também aqui as coisas terão de ser geridas com calma,sem precipitações desnecessárias, nem endeusamentos de ocasião.
Publicado por: João Pedro em outubro 27, 2004 01:28 AM
EU, agora não entendi uma coisa: então não estão jogadores do benfica na selecção nacional por o benfica não apostar neles na equipa principal? Até são bons mas depois não vão à selecção? Se forem bons, como o caso do Maniche, não vingando no Benfica, com ou sem oportunidades, acabam por convencer! A prova que ultimamente as escolas não têm rendido o que se esperava é essa, e que não têm opurtinidades no Benfica, mas quando elas aparecem noutros locais também não convencem. Porque os que são bons têm essas opurtonidades, como teve o maniche, depois se são aproveitados ou não já é outra questão, que claro na maior parte das vezes está relacionada com empresários, com culpas para ambas as partes, clubes e jogadores!
Não me venham convencer que a saída do Maniche foi só por culpa do benfica!
quanto ao resto eu não discordei de si em tudo, aliás concordei no geral, o meu comentário não foi dirigido a si, mas a um grupo de benfiquistas, que não designaria por "imensa minoria" mas anda lá perto! Concordo com a sua opinião sobre o Paulo Almeida, concordo sobre os guarda-redes, um era suficiente, de preferencia o mais barato e com contrato mais curto, sobre o Argel e mesmo o Dos Santos seria evitável. Quando ao Karadas já não digo o mesmo, pois os "goleadores" portugueses prometem sempre muito nas camadas jovens e depois não cumprem, espero que o Firmino seja uma excepção! O Alcides e o Everson, pago pra "ir a jogo" e depois falarei!
Cumprimentos
PS: Por falar em jovens craques, alguém sabe o que aconteceu ao Edgar Caseiro?
Publicado por: MAC em outubro 27, 2004 03:10 AM
Eu concerteza não descreveria tão bem aquilo que eu próprio sinto em relação ao Paulo Almeida. É de facto um jogador lento e sem qualidade para jogar numa boa equipa europeia, quanto mais num dos maiores clubes do mundo. Já imaginaram um Paulo Almeida no Barça ou no Arsenal? Meu Deus...
Mais, Se é verdade que o apanascado jogador era capitão do Santos campeão com Robinho e Diego, também não é menos verdade que meses antes de chegar ao Benfica já não tinha lugar no onze.
Para terminar, uma mensagem para os que dizem que ele não inventa e é certinho: além de isso estar longe de corresponder à descrição ideal do jogador, pede-se a um jogador do Benfica muito mais do que uns simples passe para o lado e para trás. Saudações Benfiquistas
Publicado por: Pedro Silva em outubro 27, 2004 04:35 PM
Eu concerteza não descreveria tão bem aquilo que eu próprio sinto em relação ao Paulo Almeida. É de facto um jogador lento e sem qualidade para jogar numa boa equipa europeia, quanto mais num dos maiores clubes do mundo. Já imaginaram um Paulo Almeida no Barça ou no Arsenal? Meu Deus...
Mais, Se é verdade que o apanascado jogador era capitão do Santos campeão com Robinho e Diego, também não é menos verdade que meses antes de chegar ao Benfica já não tinha lugar no onze.
Para terminar, uma mensagem para os que dizem que ele não inventa e é certinho: além de isso estar longe de corresponder à descrição ideal do jogador, pede-se a um jogador do Benfica muito mais do que uns simples passe para o lado e para trás. Saudações Benfiquistas
Publicado por: Pedro Silva em outubro 27, 2004 04:37 PM
Lembrei-me de outra coisa... alguém me sabe dizer a razão do costinha ser indiscutível na selecção? A mim parece-me, sempre me pareceu e vai continuar a parecer que ele é outro dos tais em que a "imensa minoria" (que neste caso até existe em número apreciável) vê excepcionais capacidade de estabilizar estruturalmente o meio campo (lol). Vão enfiar essa a outro! A mim não me enganam os Gabriel Alves. Costinha é fraco, tal e qual Pauleta. O problema é que o seleccionador não passa de um teimoso enquanto sujeitos como Gabriel Alves estavam melhores em programas de comédia do que a irritar quem percebe minimamente alguma coisa de futebol.
Publicado por: Pedro Silva em outubro 27, 2004 04:47 PM
antes de tudo tenho de confessar que já perdi demasiado tempo a tentar defender um jogador que não me merece mais que o benefício da dúvida.
ao joão gonçalves: pois, bem me parecia.
ao pedro silva e quem partilha da opinião dele: sim, paulo almeida é lento, ninguém duvida. mas o que eu gostaria que visses era a velocidade que ele dá ao jogo! a bola nunca pára muito tempo nos pés dele e é frequente vê-lo a fazer passes de primeira. pode ser lento (pode? é!!) a correr com a bola em drible - claro, não se chama propriamente robinho - mas olhem que não é ele quem deve correr, mas sim a bola.
para já vou tirar um intervalo desta discussão, mas daqui a um mês voltarei. Provavelmente na secção de comentários de um novo artigo do joao gonçalves de nome "everson, larga os hamburgers" ou "zahovic, volta para a tua terra".
ps: everson já treina praí há 2 ou 3 meses conosco e ainda não está na 'melhor forma física'? talvez em maio esteja em forma...
Publicado por: xico em outubro 28, 2004 02:58 AM
Xico, volta sempre.
Mas vê se lês o que vou escrevendo para não ser obrigado a fazer resumos pessoais só para ti sobre as minhas opiniões.
Publicado por: João Gonçalves em outubro 28, 2004 03:46 AM