« Liga de Honra: 33ª Jornada | Entrada | La Liga - Com a festa em pano de fundo »

domingo, 15 maio 2005

Benfica 1 - 0 Sporting

Categoria: 04/05 SuperLiga Categoria: Benfica Categoria: Sporting

A um simples passo do título

Minuto 83. Petit converte um livre em direcção à area. A bola parte da meia direita ainda a meio do meio campo defensivo do Sporting. Parecia mais um livre "à Patit" - um cruzamento inconsequente para as mãos de Ricardo - e, de facto, poderia ter sido. Ricardo salta à bola cheio de confiança, a bola parecia completamente sua. Ninguém avcreditava que aquela lhe escapasse, até porque ele tinha feito um belíssimo jogo, surpreendo pela facilidade com que saia dos postes. Talvez esse tenha sido o seu erro. Enquanto se agigantava perante uma bola fácil, Luisão, mais que todos os outros, acredita no lance e salta sobre a bola. Era claramente um salto desesperado, ou melhor, um salto de esforço e de coração, de alguém que tem de acreditar para continuar a jogar. Na verdade, Luisão salta de costase qualquer desvio seria milagroso. Contudo, esse salto pareceu assustar Ricardo, que preparado para agarrar a bola, muda de ideias, e fica sem saber o que fazer. Já não havia tempo para esmurrar a bola, segurar poderia ser perigoso, o que faz? Bem, como de costume, nada. Dá uma sapatada patética na bola, fazendo-a bater ligeiramente na cabeça de Luisão, que por sua vez, direcciona-a para o interior das redes sem ter noção disso mesmo. Quando cai no interior da baliza Luisão vê a bola ao seu lado, explode de alegria e corre efusivamente para a linha lateral. Os restantes jogadores do Benfica correm e festejam com Luisão. O estádio vai abaixo. O golo afinal tinha aparecido. Os jogadores do Sporting dividem-se. Uns protestam desesperadamente uma falta de Luisão, outros caiam cabisbaixos de olhar perdido parao fim de um sonho. Uns viviam o sonho, outros o pesadelo. A seguir ainda existiram 13 minutos de jogo, com algumas paragens, mas o jogo tinha terminado ali, nada mais haveria de acontecer. O que se passou a seguir foi apenas uma longa valsa de tristeza para os adeptos do Sporting e uma cruel sessão de sofrimento para os adeptos benfiquistas, uma suspensão da sua ansia de festejar. Ah, apesar dos festejos, não houve qualquer falta. Vão ser envocadas regras, vão ser recuperadas imagens, vão ser sobreanalisadas intenções, mas isso será apenas distracção.

Ok, o jogo "terminou" nesse lance, assentem os leitores, mas o que se passou nos restantes 83 minutos? Bem, não sei se isso terá grande importância, penso que a memória colectiva irá lembrar este maravilhoso jogo por este momento e por mais nada, tudo o resto foi preparação, tal como num filme de Hitchcock. Luisão incorpora a revelação do argumento, que apesar de duvidoso, de inesperado, de surpreendente, e até de improvável, sempre teve que ser aquele.

Ok, para os mais chatos, o Benfica surgiu na Luz com vontade de ganhar, mostrando uma enorme solidariedade entre os jogadores, mas com algum nervosismo. O Sporting, pelo contrário, entrou na expectativa, a ver o que o jogo iria dar, gerindo dessa forma o resultado mínimo que lhe interessava, o empate. A primeira parte teve poucas oportunidades de golo, duas para o Sporting e uma para o Benfica, com o Benfica a assumir o jogo em mais profundidade e com maior velocidade, e o Sportinga claramenteem gestão, procurando circular a bola com certeza, sem grande vontade de arriscar. Na segunda parte, o Benfica aparece mais decidido e mais incisivo, e logo cria um grande lance de entendimento entre Manuel Fernandes e Simão. Geovanni entusiasma-se e a equipa cresce. Esse crescendo leva a equipa, uns minutos mais tarde, a um lance de golo feito, o mais belo da partida, em que Simão falha sem perdão. Peseiro refresca a equipa, e renova em todos os sectores, procurando ganhar a posse de bola e explorar o desespero encarnado. Essa intenção vai resultando, até porque os jogadores do Benfica pareciam esgotados, atingindo o seu pico com Hugo Viana em campo. 10 minutos depois chegariamos aos 83 minutos, o resto já sabem.



Os destaques do Terceiro Anel.



Miguel Garcia. Fez uma marcação impiedosa sobre Simão Sabrosa. Anulou em grande medida o seu espaço de preponderância na equipa. Contudo, fê-lo à custa de pancada. Foi faltoso na primeira e na segunda parte. Incrivelemente não leva qualquer amarelo. Outro destaque deve ir para Beto, que tem o seu momento "heróico" quando pontapeia de forma violenta Nuno Assis.


Ricardo. Até estava a fazer um bom jogo. Fez uma defesa espantosa a remate de Simão, fez bem a mancha noutro remate, mostrava-se confiante, mas chega ao momento decisivo e vai abaixo. Mais uma vez protagonista principal da derrota. Até quando vamos ter de aguentar vê-loi falhar nos momentos decisivos.


Manuel Fernandes. Um belo jogo em que assumiu o comando da equipa. Fabuloso no desarme e na ocupação de espaços, e dos mais clarividentes na criação/concretização de oportunidades de golo. Não sentiu qualquer tipo de pressão e marcou a exibição por 3 momentos maravilhosos. Um primeiro em que remate forte para perto do poste direito. Um segundo em que isola Simão com um passe que passa por cima de toda a defesa do Sporting. E um terceiro em que persegue Moutinho e desarma-o em carrinho, para sair logo a jogar em velocidade.


Luisão. Fez uma exibição segura e cheia de autoridade. Douala e Sá Pinto não existiram. O resto deve-se a tudo o que se escreveu nesta crónica.


Ficha do Jogo:


Estádio: Luz, Lisboa
Árbitro: Paulo Paraty (Porto)


Benfica: Quim, Miguel (Mantorras, 78), Luisão, Ricardo Rocha, Dos Santos, Manuel Fernandes, Petit, Geovanni, Nuno Assis (João Pereira, 85), Simão, Nuno Gomes (Alcides, 86).


Sporting: Ricardo, Miguel Garcia, Beto, Polga, Rui Jorge (Tello, 66), Custódio, Pedro Barbosa, Rochemback (Hugo Viana, 73), João Moutinho, Douala (Pinilla, 70), Sá Pinto.


Disciplina:

Cartões amarelos: Rui Jorge (53), Ricardo Rocha (65), Rochemback (69), Beto (81) e Polga (90).
Cartão vermelho: Beto (86).

Publicado por alexandre calado às 21:56

Comentários

Parabéns, pá! Nem 'O Benfica' conseguia uma análise tão coerente, objectiva e isenta.

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 15, 2005 10:34 PM

Para que é que alguém vai ler o orgão oficial de um clube para procurar isenção acerca de um jogo de futebol?
erm...

Parabéns Benfica... falta-nos um bocadinho assim :)

Publicado por: Rui Alexandre [TypeKey Profile Page] em maio 15, 2005 11:24 PM

Alguém sabe como é que o Guimarães, depois de uma primeira volta para esquecer, conseguiu chegar ao quinto lugar? Há prémios para quem acertar...

Publicado por: Vandelart [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 09:35 AM

Vandelart,

eu sei explicar isso. Jogou bom futebol, sem nunca deslumnbrar, e tinha um defesa sólida. O resto são conversas!

Saudações desportivas,
Pedro Varela

Publicado por: Pedro Varela [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 11:41 AM

Pedro:

Sim, isso também é verdade.

Mas não deixa de ser engraçado que, vá lá, das últimas 10, 11 jornadas, a equipa adversária do Guimarães tenha tido quase sempre um, dois e até três jogadores expulsos.

Por coincidencia, o Benfica joga sempre com a equipa que, na jornada anterior, jogou com o Guimaraes...

Publicado por: Vandelart [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 12:26 PM

Pela 2.ª vez na minha vida não acompanhei um jogo importante por esta fora de Portugal e me ser completamente impossível acompanhã-lo. O primeiro, tinha sido um dos piores dias da minha vida, 4 de Julho de 2004! Sábado foi diferente, sofrido é certo, de telemóvel na mão a ouvir o relato de uma amiga dos últimos 6 minutos do jogo! Só hoje de madrugada, dei uma olhadela aos jornais, vi os lances, as opiniões, e o normal num jogo em Portugal, a exibição do senhor Paraty.
Nem sei se é discutível, sei somente, que em duas ocasiões muito importantes, o Ricardo, quer no dia 4 de Julho de 2004, quer no Sábado, compromete. Claro está, que também fez muito, quer por Portugal, quer pelo Sporting...mas os campeões (quase) nunca falham. Vamos vêr na 4.ª feira contra a equipa russa.
Agora, para os benfiquistas, vem aí mais uma final, contra uma equipa que irá fazer muito para vencer os encarnados. Não é proibido, nem ilegal, por isso acredito que o Porto irá pagar e muito bem, tal como o Barcelona o fez dois anos consecutivos ao Tenerife para vencer na última jornada o Real Madrid. Como benfiquista, reata-me esperar e pensar como irei festejar ou chorar no próximo sábado!

Publicado por: Rui [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 12:36 PM

pessoalmente acho mais estranho chegarmos ao fim e o fcp ter hipóteses de ser campeão e o scp não.

e acho estranho principalmente o fcp ter sido beneficiado semana após semana, em lances que influenciam directamente o resultado, e absolutamente ninguém se preocupar com isso.

e o pc e o treinador ainda virem pressionar a arbitragem frequentemente e tb ninguem diz nada.

isso está tudo muito bem, deus nos livre é do benfica ser campeão!

Publicado por: ana oliveira [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 12:52 PM

É tudo claro como a água...

O Ricardo, desde que está no Sporting, passou a ser o pior do mundo... por exemplo, na final do Euro, o Charisteas salta sozinho, mas a culpa é só do Ricardo, porque, somo bem se sabe, as marcações aos avançados adversários são de sua inteira responsabilidade...

O que eu acho mais fantástico relativamente ao jogo de sábado:

- A SportTv e as suas repetições selectivas. Pura e simplesmente não existem repetições dos lances em que o SCP se queixa. Fossem entradas a varrer a que o Paraty deu lei da vantagem, fosse aquele lance do Sá Pinto à entrada da área, fosse aquela falta do N. Gomes sobre o Beto que colocou 3 jogadores do Benfica isolados para um defesa do Sporting. Repetições? Nem vê-las. E, como seria de esperar, o lance do golo só é brindado com duas repetições. Incrível, como em 35 câmaras, nenhuma apanhou o lance lateralmente. Para quem diz que nem há toque, há fotografias que o comprovam, e há entre os sportinguistas a certeza que aquele lance era prontamente anulado na outra área (como foi um com o Sá Pinto em que o Petit é que atrapalha o Quim).

- O Beto é expulso por palavras proferidas a quase 50 metros do fiscal de linha. Não sei o que ele disse (porque está de costas), mas duvido que tenha sido muito diferente do que disse o Simão ao Paraty, à meia hora de jogo, na única vez em que caiu e não foi assinalada falta. Tudo isto, claro, antes de se divertir a mandar o banco do Sporting para outros sítios. Genial é que nos últimos sete derbies, o SCP tenha acabado com 11 em dois. Quem simula tudo e mais alguma coisa é o Liedson, mas quem eu vi a voar com o vento foi o Geovanni (e não é de agora, falta ser perseguido pelos jornalistas).

- O Benfica mereceu ganhar porque, vá-se lá saber onde, jogou melhor. O Sporting teve medo de ganhar, mas rematou mais e teve mais cantos. O Benfica teve uma grande oportunidade do Simão (a outra é depois de uma falta sobre o Beto que a SportTv decide abafar), mas mereceu ganhar. Faz sentido.

Quando vi o Guimarães x Boavista, fiquei com a certeza que muito dificilmente o SCP não perderia na Luz. E concordo com o Vanderlat: o Benfica tem que defrontar sempre equipas quem têm jogadores castigados, e quase sempre depois de expulsões ridículas? O Boavista deixou, no sábado, de ter algo para jogar no jogo com o Benfica, e deixou de ter dois jogadores (expulsos de forma ridícula).

Um abraço a todos

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 01:26 PM

o Ricardo voltou a falhar quando não podia. mas continuará a ter a confiança do nosso seleccionador.

Publicado por: PoL [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 01:40 PM

Relativamente ao adeptos do Porto que aqui comentam nem vou responder pois é evidente o que se passa desde à 23 anos. A justiça dos tribunais dar-lhes-á a resposta se existir justiça em Portugal.

No entanto, aos sportinguistas tenho de lhes reavivar a memória dos 22 penaltys do Jardel, da expulsão do Alcides na primeira volta do campeonato, do penalty do Silva na época passada, ou ainda da entrada assassina do Beto sobre o Nuno Assis. Só para falar de jogos em confronto directo.

Destaco ainda que só quem age de má fé verifica que existe falta no golo de Luisão. Obviamente que se eu fosse do Sporting ficaria danado de o meu clube perder o campeonato (já deviam estar habituados a perder na Luz, mas pronto).Aliás acho estranho dizerem que o golo é do Luisão pois parece-me em todas as repetições que vi que é, de facto, o Ricardo a fazer o golo.

Ainda não vi nenhum comentador, árbitro, jornalista dizer que existe falta nesse lance (excepto o sr. Rui Santos sócio com lugar cativo em Alvalade).

Enquanto o Ricardo estiver no Sporting muito dificilmente ganharão títulos.

Força SLB rumo ao título contra a inveja e ódio de todos.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 02:35 PM

Ter 22 penalties (o número aumenta de cada vez que se exorciza) é automaticamente sinónimo de más arbitragens? Então e ter três num mesmo jogo? Então vocês ainda na semana passada reclamaram 4 ou 5...

A expulsão do Alcides? Pá, parece-me pior jogar meia hora com um a menos... foi exactamente isso que calhou ao SCP quando o Rui Jorge respirou perto do Geovanni... a diferença é que um lance foi com o Liedson (esse mau profissional que faz das simulações o seu modo de vida) e outro foi com o Mr. Fair Play himself, Geovanni.

A entrada assassina do Beto foi devidamente compensada com uma entrada abençoada do Ricardo Rocha a pés juntos (mais uma!)...

E, mais uma vez, na época passada na Luz tivemos um jogador expulso à meia hora de jogo... se bem se lembra o Rochemback vê dois amarelos ridículos... mas é melhor invocar só o penalty do Silva. Ainda estou para ouvir falarem num jogo em que os erros do árbitro tenham todos penalizado a mesma equipa. E que essa equipa tenha sido o adversário do SCP.

O Rui Santos sócio com lugar cativo em Alvalade? Presumo que nunca tenhas ouvido falar o senhor e tenhas percebido que ele é tudo menos sportinguista.

Além disso, tudo o que ele disse foi que lhe parecia óbvio que houve contacto... e estavam lá fotos para comprovar. Devias-te questionar é porque é que a SportTv não tem uma única repetição lateral (a única que dá para perceber se houve ou não contacto)... eu vi a foto que mostraram ontem na Sic Notícias e houve contacto. Aliás, o lance é tão óbvio e tão nítido que os responsáveis do Benfica falaram logo nisso sem ninguém lhes perguntar nada... se fosse assim tão óbvio, não sentiriam essa necessidade.

Mas já percebi que o painel de jornalistas em que te baseias é a mesa redonda da TVI (esse poço de isenção) ou o pessoal d'O Jogo, que, além de estarem traumatizados com as escolhas do Scolari, torciam arduamente por uma vitória do Benfica para poderem ganhar ainda o título... é que o SCP perder com o Nacional é menos provável que o Benfica perder no Bessa.

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 03:05 PM

De facto, é muito interessante que, de cada vez que se fala de arbitragem, voltem os penalties do jardel, e por aqui se vê o tão isentas e informadas que são as pessoas que o comentam.

não tarda nada alguém irá concerteza também trazer à baila os abraços aos árbitros.

Também acho interessante falarem nas ajudas ao porto, pois de facto o benfica não foi beneficiado. É interessante ver o quão depressa se esqueçem do Estoril, do Belenenses e até da Oliveirense.

No entanto, por muito que me chateie, o golo pareçe-me perfeitamente legal e, pelo que me chegou aos ouvidos, preparem-se que para o ano vai ser bem pior.

De resto, quanto ao jogo, continuo a pensar que o benfica fez tanto para merecer a vitória quanto o sporting, e que o empate era o resultado mais justo, mas nós os sportinguistas já há muito que sabemos que o fubebol é muitas coisas, mas nem sempre é justo.

Publicado por: Alf [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 04:19 PM

Vandelart,

Ainda não percebi se te referes ao Clayton, ou ao Hélton, ou ao Luciano, ou ao Manoel do Moreirense, ou ao sumaríssimo do Silva, à lesão de sexta-feira à noite do César Peixoto.

Ou então, ao facto de se calhar o Hugo Leal ter uma lesão semelhante à do César peixoto na sexta-feira, ou ao facto de na última jornada o Nacional já não contar com Adriano e Wendell.

Essa conversa é mesmo da treta, é tudo coisas que acontecem. É puro e duro mau perder.
O Rio ave pró jogo contra o Benfica perdeu Franco para a Coreia do Sul, e Danielson por suspensão, e jogou muito bem e até venceu!
Contra o Porto já não jogou tão bem. Qual a conclusão? O Rio Ave nesta faze final já está a acusar cansaço, pois até ja tinha perdido com o Gil Vicente em casa. Não é nenhuma cabala contra o benfica.

O mesmo se passou com o Penafiel. No jogo anterior ao do benfica, contra o VSC já tinha dado muito boas indicações.

Só falta dizer, que o amarelo que o Liedson levou, é um complôt entre Benfica Liedson Liga e a Fábrica dos Dr. Bayard!

Fogo, tu não tens o Quaresma na equipa? O que queres mais para entretenimento? Tens de vir chatear os outros?

Publicado por: Jose Leal [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 05:37 PM

Carissimos comentadores sportinguintas,

Realmente é verdade que o SCP merecia ganhar o jogo (com os dois ponta de lança no banco), mas não ganhou. É verdade que esteve o jogo todo a pressionar o SLB. É verdade que não lateralizaram o jogo durante 70 minutos.

Não acredito que vocês achem que o arbitro foi tendencioso. Afinal de contas, depois de se encontrarem na novamente na frente do campeonato, todas as teorias do "benfica ao colo" desapareceram (infelizmente para voltarem uma semana depois). Acredito sim que vocês depois de eliminarem o AZ Alkmar e vencer ao Vitória, já estavam convencidissimos que isto seria "caracol e couve" mas não foi, porque jogar no ninho da àguia é infernal!

Se fosse realmente falta, o Ricardo reclamaria falta e não que o Luisão jogou a bola com a mão! Estranho não?

Paciência para o ano há mais.

Saudações Benfiquistas.

Publicado por: joão felix [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 05:55 PM

O Benfica ainda não ganhou nada, é preciso ter consciência disso. Poderá ganhar e tem mais hipóteses do que o FCP, mas somente depois do Bessa se deve festejar! Alguns comentários, quer por parte dos dois clubes, SLB e SCP, vem demonstrar que na 4.ª feira nem todos torcerão pelo Sporting, e que caso este ganhe, vão dominar as suas comemorações a dizer mal do SLB do que propriamente a festejar a Taça. Uma nota para o comentário do Rui Santos ontem na SIC Notícias: deplorável. Quando confrontado como justificava a sua posição (até à data, única), engasgou-se, mau muito mau. Demite-se ou demitam-no. Fez política, ali! Misturou a gravata com o clubismo...não fosse o seu lugar cativo, as pessoas ainda teriam dúvidas...

Publicado por: Rui [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 06:15 PM

Caro Pedro Santo:

Primeiro que tudo volto a frizar que o Sporting não é nem beneficiado nem prejudicado, tem as duas vertentes tal como todos os clubes menos obviamente o FCP (como se pretende provar na justiça dos tribunais)

Dos 22 penaltys do Jardel (já ouvi falar em mais) lembro-lhe apenas o do jogo da Luz que levou o SCP a empatar o jogo 2-2 e quase que garantir o título. Parecia uma bailarina!

Esse tal lance do Alcides vem no seguimento o 2-1 do Sporting enquanto o SLB jogava com 10 jogadores e ainda não tinha tido tempo pra meter outro central. Porque razão o Alcides foi expulso quando ainda estava o Ricardo Rocha próximo do Liedson e o Polga não foi expulso quando cortou a bola com a mão contra a Académica (penso que foi nesse jogo)!!
Relativamente à expulsão do Rui Jorge não me lembro mas lembro-me de uma agressão a cotovelo do M.Garcia que lesionou o Geovanni que até teve de ser substituido.

Relativamente ao Rui Santos digo-te que costumava ouvir os comentários dele na Sic Noticias no entanto, este ano o homem está desesperado, não diz coisa com coisa.Vê lá até criticou os dirigentes do SCP por terem dito que o golo era limpo e que estavam de conluio com os benfiquistas. Confirmo-te o que disse relativamente ao lugar cativo porque tenho um familiar que o viu em Alvalade contra o Manchester na inauguração.

Então a Sportv é do Oliveira e achas que ele troce pelo Benfica pá? Queres dizer que há uma cabala contra o Sporting a favor do Benfica. Se é verdade porquê os 11 anos sem ganhar? O SCP já foi campeão nos últimos anos não foi?

Não sejas assim pá, admite a derrota e culpa o teu treinador que se fosse mais ambicioso ganhava o jogo. Acho que o escândalo é o Liedson ter visto dois amarelos quase a pedido antes de dois jogos com o SLB. Será ele um benfiquista ou quer sair do SCP o mais cedo possível? No outro havia o Pampilhosa (não achas isso imoral?) agora não houve.

Destaco uma nota pra quem não saiba. Incentivos para perder ou para ganhar tem a mesma moldura penal e são CRIMES semelhantes na LEI portuguesa.
Fica este reparo pois já ouvi pessoal com as ideias retorcidas.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 06:30 PM

Pedro Neto,

Primeiro, recuso-me a comentar um jogo em que o único lance que benficiou o SCP continua a ser o único que se refere incessantemente. Esse SLB x SCP começa com um penalty ridículo assinalado a favor do Benfica. Se, na mente brilhante dos benfiquistas, ter um penalty inventado a favor aos 10 minutos de jogo e com o resultado em 0-0 é muito pior que ter um penalty inventado assinalado contra a cinco minutos do fim e com o resultado em 2-0, problema deles.

O Alcides foi expulso aos 60 minutos. O Rui Jorge foi expulso de forma rigorosa (tal como o craque emprestado pelo Chelsea) aos 30 minutos de jogo. Mais uma vez, um benefício claro ao Sporting.

O Polga não foi expulso porque cortou com a mão um lance (muito perigoso, sem dúvida) ainda no meio campo da Académica. O Tello também estava por perto. Liedson isolado à entrada da área é menos perigoso que o Marcel (rapidíssimo) isolado à entrada do meio campo?

Já agora, o Miguel Garcia nem jogou contra o Benfica em Alvalade. E, que eu saiba, nunca agrediu ninguém à cotovelada. Também posso inventar acontecimentos?

O Rui Santos agora é sportinguista. Tudo bem. Há sempre alguém que vê e não sei quê. Eu já o ouvi falar e pareceu-me tudo menos sportinguista. A opinião dele foi a de que houve contacto e mostraram fotos que comprovaram isso mesmo. Mas, partindo desse pressuposto, eu também posso dizer que os comentadores da TVI são todos benfiquistas e, por isso, tudo o que dizem é a favor do Benfica (e olha que não estou assim tão longe da verdade).

Não sei por quem é que torce a SportTv! Sei é que, pelo menos nos jogos fora (porque aqueles em casa vejo no estádio) do Sporting, são constantemente sonegadas repetições que esclareceriam muitos lances. E o jogo da Luz não foi excepção.

Um Benfiquista vir falar em imoralidade porque se antecipou um jogo da Taça, parece-me ridículo... sinceramente.

Estava mais que visto que o Liedson ia ver amarelo. Eu vi o amigo Benquerença a marcar pontapé de baliza, mas depois, caiu em si, espreitou por cima do ombro do Cléber, viu que, de facto, era o Liedson e lá foi ele dar amarelo... aquilo não foi imediato e foi muito, mas mesmo muito, rigoroso. Isto eu vi. Ninguém me contou. Foi mesmo à minha frente. O Liedson viu amarelo, assim como o Hélton foi expulso, o Carlos foi expulso, o João Pinto foi expulso, o Jorge Luiz foi expulso, o Danielson foi expulso... isto só para citar os mais recentes e nem falar nas várias vezes em que o Benfica jogou em superioridade numérica.

Pá, calhou acontecer tudo assim... porque, de facto, o Benfica joga muito à bola e isto são tudo desculpas de mau perdedor.

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 07:23 PM

Bom, quanto aos penalties do jardel, foram 17, e posso dizer com total certeza (pois vi todos os jogos dessa época) que ficaram mais por marcar do que os que foram mal marcados.

se querem falar do da luz, que de facto foi muito concentido, também convém lembrar que o 1º do benfica foi de penalti, numa mão do beto em que a bola nunca chegava à baliza (é tão interessante como os benfiquistas se esquecem desse).

O alcides é expulso pk o ricardo rocha nunca apanhava o liedson, nem que fosse de mota.

Publicado por: Alf [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 07:45 PM

Boas:

Tanta azia junta meus amigos....mentalizem-se que não foi falta,que a única falta que houve ali foi a de jeito do Ricardo pa estas situações...a até concordo quando dizem que o resultado mais justo serio o empate,visto que se o sporting não mostrou ambiçao,o Benfica não mostrou "cabeça"...mas dérbi é derbi e já se sabe que num dérbi a pior equipa ganha sempre....:)

De realçar ainda (e falo com conhecimento porque lá estive), o ambiente daquele estádio....no sábado viu-se verdadeiramente o 12º jogador...posso ir ver muitos espectaculos no mundo mas nada se vai comparar ao que se passou no dia 14 de maio de 2005,pelas 19.45 no estádio do Sport Lisboa & Benfica!!E com este elogio incluo a falange de apoio do Sporting e a sua tarja "Paraty Resolve"... :)

Parabéns a todos os intervenientes por fazerem daquele jogo o mais espectacular de muitas gerações...parabéns Benfica e parabéns Sporting!!

Ah,e convido TODOS a virem festejar connosco para o marquês no proximo domingo,assim como eu irei na 4ª festejar a vitoria do Sporting....BOA SORTE SPORTING!!

Saudações Benfiqustas

E NINGUÉM PÁRA O BENFICA ALLEZZZ OUUU!!!

Publicado por: joao_correia [TypeKey Profile Page] em maio 16, 2005 09:45 PM

Pedro Santo:


"Primeiro, recuso-me a comentar um jogo em que o único lance que benficiou o SCP continua a ser o único que se refere incessantemente."

-> Mas beneficiou, não foi (não sabia que já se fazia escolhas entre os benefícios conforme desse mais jeito a argumentação, lembro-te em Braga o penalty sobre o Wender quando estava 0-0)!

"O Alcides foi expulso aos 60 minutos. O Rui Jorge foi expulso de forma rigorosa (tal como o craque emprestado pelo Chelsea) aos 30 minutos de jogo. Mais uma vez, um benefício claro ao Sporting."

-> O benefício tratou-se de um golo do SCP no minuto imediatamente posterior à expulsão como referi anteriormente.

"O Polga não foi expulso porque cortou com a mão um lance (muito perigoso, sem dúvida) ainda no meio campo da Académica. O Tello também estava por perto. Liedson isolado à entrada da área é menos perigoso que o Marcel (rapidíssimo) isolado à entrada do meio campo?"

-> A lei de jogo não refere a velocidade dos jogadores, obviamente que o Liedson é mais rápido mas a lei é o que está no papel.

"Já agora, o Miguel Garcia nem jogou contra o Benfica em Alvalade. E, que eu saiba, nunca agrediu ninguém à cotovelada. Também posso inventar acontecimentos?"

-> Refiro-me ao jogo da época passada, o do 3-1 do Silva. O Miguel Garcia agride um jogador em quase todos os jogos.

"O Rui Santos agora é sportinguista"

->O Rui Santos tem um lugar cativo no estádio, penso que para isso é preciso ser sócio, não?

"Não sei por quem é que torce a SportTv! Sei é que, pelo menos nos jogos fora (porque aqueles em casa vejo no estádio) do Sporting, são constantemente sonegadas repetições que esclareceriam muitos lances. E o jogo da Luz não foi excepção. "

-> Cabala contra o SCP.

"Um Benfiquista vir falar em imoralidade porque se antecipou um jogo da Taça, parece-me ridículo... sinceramente. "

-> Isso não desculpa o acontecimento e muito menos o justifica.

"Estava mais que visto que o Liedson ia ver amarelo..."

-> O que diz a lei do anti-jogo?

"...isto só para citar os mais recentes e nem falar nas várias vezes em que o Benfica jogou em superioridade numérica. "

-> Ainda te faltam referir os 2 jogadores do Estoril que deviam ter sido expulsos (só pra te dar um exemplo) e não foram, é normal os jogadores serem expulsos devido à tentativa de agredir e lesionar os jogadores do Benfica

"Pá, calhou acontecer tudo assim... porque, de facto, o Benfica joga muito à bola e isto são tudo desculpas de mau perdedor."

-> Joga pouco mas chegou para ganhar à "equipa do pseudo-melhor futebol".

Cumprimentos

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 17, 2005 01:12 AM

"Primeiro, recuso-me a comentar um jogo em que o único lance que benficiou o SCP continua a ser o único que se refere incessantemente."

Eu não queria entrar nesta discussão sem sentido mas senti necessidade de esclarecer o nosso amigo Pedro Santo. Se bem se recorda, esse jogo foi também marcado pela expulsão do Andrade. Aconteceu apenas que o primeiro amarelo ao Andrade é mostrado por volta dos 40 minutos, após ter sido violentamente pontapeado pelo Hugo Viana!!!! Acontece que o Hugo Viana nem um amarelo viu...

Publicado por: Quetzal Guzman [TypeKey Profile Page] em maio 17, 2005 09:41 AM

Pedro Neto,

- Se o penalty sobre o Wender (mais um lance fantástico em que o puxam levemente para um lado e cai para o lado oposto - e se fosse o Liedson?) é chamado para a análise dos Benfica x Sporting, eu consigo encher o blog com análises de outros jogos do Benfica...

- O Alcides é expulso é o Sporting é beneficiado porque o Sporting marcou no minuto seguinte. Que lógica! Então e os 30 minutos em que o Benfica podia ter marcado golo porque tinha um jogador a mais???? Que eu saiba, o Petit recuou para central , tal como o Viana, no SCP, tinha recuado para defesa esquerdo!

- A lei de jogo refere jogada de golo iminente. É assim tão descabido que o árbitro tenha interpretado um lance a 45 metros da baliza como não iminente?

- Nunca vi o Miguel Garcia agredir um jogador à cotovelada. Tu já viste.

- Na inauguração do estágio, estavam lá 52 mil pessoas. No entanto, o Sporting não tem 52 mil lugares cativos. E nem todos os 52 mil eram sportinguistas. Mas o Rui Santos é de certeza.

- Não sei se é cabala ou não! Sei é que é constante. Não existem repetições. Ponto final.

- Antecipar um jogo da taça (que se jogou no mesmo sítio para onde estava marcado antecipadamente) para limpar castigos é tão imoral como provocar um cartão amarelo para perder um jogo menor e estar disponível para um jogo grande.

- A lei do anti-jogo não diz "um jogador que, por frustração própria ou relativamente à jogada, pontapeie uma bola fora do campo, mesmo quando já está outra disponível, deve ver amarelo". E também não diz que o árbitro deve mostrar amarelo depois de se certificar que o jogador em causa não pode ver amarelo.

- O jogo do Estoril devia ter mais dois expulsos? Devia ter um (o Cissé) que pontapeou o Mantorras depois de este ter andado a gozar com os jogadores do Estoril que já estavam de rastos... olha, mais uma vez, nesse jogo, lá foi mais um por palavras... há filhos e enteados... e o Simão está-se a tornar no próximo Jorge Costa.

- Pois, joga pouco mas lá vai chegando para ganhar ao Sporting... tal como na Taça...

Quetzal Guzman,

Lembro-me bem desse lance. Por obra divina, o Hugo viana ficou com a perna presa entre as pernas do Andrade (depois de uma bela tesoura)... não sei como é que, com a perna presa, se consegue pontapear violentamente um adversário... se foi com a perna livre, o Viana caia... seja como for, ficou por mostrar um amarelo ao Viana. Já agora, e se se lembra tão bem desse jogo, comente as pisadelas do Argel ao João Pinto.

E se a discussão é sem sentido, culpe os seus amigos do Benfica que não têm argumentos que não versem sobre o "penalty do Jardel, o penalty do Jardel".

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 17, 2005 01:38 PM

Este Pedro Santos é tão ressabiado que dá-se ao trabalho de responder a tudo e arranjar toda a desculpa esfarrapada para cada lance. Acerca do tal roubo do último jogo (com o velhinho estádio da Luz ainda completo) na antiga Luz, só por alto lembro-me de 4 lagartos que deviam ter ido para a rua. Beto penalty LIMPINHO!! Mas o vermelho ficou no bolso... agressão do Viana...simulação do Jardel era o segundo amarelo...João Pinto também faz falta por trás sobre o Argel (segundo).

Publicado por: João Pedro [TypeKey Profile Page] em maio 17, 2005 11:16 PM

Porra! Não é Pedro Santos, abre os olhos!

Publicado por: Pedro Santos [TypeKey Profile Page] em maio 17, 2005 11:56 PM

Nem ler sabem, caro quase homónimo... bem, mas fiquei a saber que o Sporting devia ter tido quatro expulsos. Discutir com benfiquistas é mesmo uma causa perdida. O penalty do Beto ainda é mais rebuscado que o do Amaral este ano... mas para este pessoal é limpinho. Aposto que, se fosse a favor do Benfica, até o do Jardel era limpinho... enfim... são fenómenos.

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 18, 2005 12:30 AM