« Taça UEFA: CSKA Moscovo ergue troféu | Entrada | N#049 »

quarta-feira, 18 maio 2005

Sporting 1 - 3 CSKA Moscovo

Categoria: 04/05 Competições Europeias Categoria: Sporting

Foi um sonho lindo que acabou. Houve aqui alguém que se enganou.

Sporting - CSKA

As palavras do título pertencem a José Mário Branco e são o retrato fiel da final de Alvalade. O sonho lindo do terceiro título em três anos de uma equipa portuguesa chegou a parecer real durante a primeira parte, marcada por uma superioridade clara do Sporting, ainda que não materializada em oportunidades de golo, perante um CSKA temerário e algo assustado com o ambiente fantástico criado por um público que merecia outro desfecho. Um golo de Rogério parecia abrir o caminho para uma noite de glória do Sporting, e o início de segunda parte parecia não alterar os condimentos da etapa inicial. Só que foi puro engano. Um golo através de um lance de bola parada, bastante parecido com o que o Benfica sofrera na Rússia, mudou o rumo ao encontro, transfigurando-o por completo. Perante um Sporting nervoso e cada vez mais partido, com as soluções lançadas por Peseiro a não ajudarem, o CSKA usou a sua grande arma: o contra-ataque, beneficiando ainda das liberdades dadas a Daniel Carvalho. Houve, defacto, alguém que se enganou, e não foi Gazzaev, que com inteligência e a matreirice da escola soviética, conduziu o CSKA ao primeiro triunfo de uma equipa russa numa competição europeia. O Sporting, em quatro dias, viu dois sonhos desfazerem-se em nada, sobrando a terceira época consecutiva de jejum de títulos.

Impulsionado pelo forte apoio do seu público, o Sporting entrou por cima na partida, evidenciando boa circulação de bola, para além de conseguir explorar o espaço entre os centrais e os volantes laterais adversários. Mesmo que sem conseguir criar perigo para Akinfeev, os leões, sem surpresa, conquistaram três pontapés de canto nos primeiros seis minutos, perante um adversário apático e temerário. Gazzaev atento, acertou o recuo dos volantes, que em situação defensiva passaram a defender mais próximo dos centrais, praticamente formando uma linha de cinco defensiva, o que permitiu ao conjunto russo equilibrar a partida por volta do fim do primeiro quarto de hora. Foi por essa altura que começou a surgir o talento de Daniel Carvalho, que se conseguia libertar sem grande dificuldade do seu 'marcador' Fábio Rochemback, seu antigo colega no Internacional de Porto Alegre, mas faltava ao CSKA maior acutilância no último terço de terreno, onde as desmarcações do duo de avançados, formado por Olic e Love, eram anuladas pelo bom poder de antecipação da defesa sportinguista, onde pontificava Enakarhire.

O jogo conheceu um período mais vivo, mas o Sporting não tardou em recuperar o comando das operações e, aos 28 minutos, Rogério com um potente remate de fora da área levou Alvalade ao rubro, abrindo o marcador, perante a passividade dos russos, que, mesmo com seis jogadores na zona central do terreno, deram espaço ao polivalente brasileiro que não se fez de rogado. Esperava-se uma reacção do CSKA, mas a formação moscovita acusou muito o golo e a fluidez de jogo era quase nula, acumulando passes errados. Só a um minuto do intervalo é que num rápido contra ataque chegaram com perigo à baliza de Ricardo, com Wagner Love, em excelente posição, a não aproveitar um centro de Olic, após uma grande abertura do inevitável Daniel Carvalho.

A segunda parte não trouxe alterações nas equipas, e o Sporting, tal como acontecera na etapa inicial, entrou com grande fulgor, perante um adversário novamente nervoso e amorfo. O segundo golo adivinhava-se, só que o CSKA, depois de Vágner Love ter dado um primeiro sinal de perigo, de forma cínica, aproveitou da melhor forma um livre lateral, com Daniel Carvalho a assistir Aleksei Berezoutski, que, aos 56 minutos, de cabeça, aproveitando um erro de marcação do Sporting, restabeleceu o empate, num lance semelhante ao primeiro golo sofrido pelo Benfica na deslocação à Rússia.

Este golo acabou por ser o momento decisivo do jogo. O Sporting acusou-o de sobremaneira, e o nervosismo e o desacerto, que se esperavam pontuais, acabaram por se arrastar até ao final da partida. A circulação da bola deixou de acontecer de forma fluida, as alas deixaram de ser exploradas, e os erros acumulavam-se. Frios e motivados pelo golo, o CSKA conseguia explorar a sua principal arma: o contra-ataque, aproveitando os cada vez maiores espaços no meio campo adversário e a velocidade dos desdobramentos ofensivos, perante um Sporting partido, onde um Fábio Rochemback a passo e já sem capacidade de recuperação, assistia a um festival Daniel Carvalho. Seria dos pés do brasileiro que voltaria a sair a assistência para o 1-2, com Zhirkov, numa rápida desmarcação, a corresponder da melhor maneira à solicitação do criativo gaúcho.

Com o Sporting no tapete, Gazzaev abdicava de Olic e lançou em jogo Miloš Krasic, reforçando o meio-campo, passando a jogar num 3x5x1x1, com Daniel Carvalho, totalmente liberto de acções defensivas, a surgir solto no apoio a Vágner Love. Peseiro procurou aumentar a presença na área adversária, lançando Niculae, só que abdicou de Sá Pinto, quando se esperava maior risco. Krasic esteve muito perto do 1-3, em mais um rápido contra-ataque, mas seria Rogério, à boca da baliza, a falhar de forma escandalosa o empate, atirando ao poste após centro de Tello já com Akinfeev batido. Esse lance acabou por originar o 1-3: lançamento longo de Akinfeev para Daniel Carvalho, que fugiu pela esquerda, batendo Enakarhire no um para um, assistindo Vágner Love, que só teve que empurrar para a baliza deserta.

Faltava um quarto de hora para o final da partida, e o CSKA resolvia o jogo. Até ao fim da partida o desânimo apoderou-se das bancadas e as substituições de José Peseiro não trouxeram nada de novo à equipa, antes pelo contrário. Gazzaev, um legítimo representante da escola soviética, ao invés, foi gerindo com astúcia a vantagem, refrescando o sector intermediário. Com o final da partida, chegou a festa russa e o desportivismo dos adeptos leoninos, que souberam tributar aplausos ao vencedores.



Enquadramento. Grande ambiente em Alvalade para a tão ansiada final da Taça UEFA, que poderia permitir que um clube português, pelo terceiro ano consecutivo, conseguisse conquistar uma prova europeia. Um Sporting histórico cumpria o último jogo de uma epopeia que podia conduzir ao regresso aos títulos europeus, 41 anos depois da vitória na Taça das Taças, depois de ter conseguido passar a ser a equipa portuguesa com mais vitórias numa campanha europeia (9), superando os números do FC Porto de José Mourinho e do Benfica de Bella Guttman. Pela frente o CSKA Moscovo, no seu 5º jogo da época frente a uma equipa portuguesa, depois de ter defrontado FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões e o Benfica já na fase a eliminar da Taça UEFA. Curioso o percurso na UEFA da formação moscovita: três empates e uma derrota extramuros, a provarem que a força da formação moscovita tem estado nos resultados conseguidos no seu terreno. Do lado da formação portuguesa, a principal baixa era Pinilla, lesionado com alguma gravidade no último treino antes da partida, que se juntou ao 4º central Hugo. Quanto ao CSKA, que perdeu no 'Mercado de Inverno' os criativos Jarosik e Semak, reforçando-se apenas com jovens valores russos que ainda não apareceram nas opções de Gazzaev, tinha na utilização de Olic a única dúvida para a grande final. No entanto, o possante avançado croata, a contas com uma fractura no nariz, resolveu o seu problema com a utilização de uma protecção nasal, surgindo no 'onze' dos russos, que procuravam entrar na história do futebol do seu país, que nunca teve um clube a vencer uma
prova europeia.


As tácticas. José Peseiro promoveu diversas mudanças na equipa em relação à deslocação à Luz, abdicando de Anderson Polga, Rui Jorge, Custódio e Douala. Mantendo-se fiel ao 4x4x2 desdobrável em 4x1x3x2, a defesa de 4 foi formada por Enakarhire e Beto no centro, com Miguel Garcia e Rodrigo Tello - a maior surpresa no 'onze', dada a sua utilização à esquerda da defesa, tal como acontecera, sem grande sucesso, nos últimos 25 minutos na Luz - nas laterais. Fábio Rochemback era o médio mais recuado, seguindo com bastante atenção Daniel Carvalho, surgindo Rogério - outra surpresa não pela titularidade, mas pelo posicionamento em campo -, João Moutinho e Pedro Barbosa como o tridente de médios ofensivos. Sá Pinto, mais solto, e Liedson, mais fixo, formavam a dupla de avançados.

O CSKA Moscovo apresentou-se no seu tradicional 3x5x2, desdobrável ofensivamente em 3x4x1x2. O tridente defensivo tinha nos gémeos Berezoutski os defesas marcadores, sobrando Ignashevich, que funcionava como central solto. O sector intermediário, de 5 unidades, contava com Odiah e Zhirkov como volantes laterais, que, em situação defensiva, acabavam por transformar o esquema num 5x3x2, fruto do fluxo ofensivo dos leões. No centro, Aldonin e Rahimic eram os médios mais recuados, com Daniel Carvalho, a unidade mais ofensiva da intermediária, a ser o responsável pela condução do jogo, permitindo o desdobramento em 4x1 do miolo do CSKA. Olic, de trás para a frente ou das alas para o meio, era o avançado mais solto, sendo que Vágner Love actuava mais próximo do duo de centrais do Sporting.



Reviravolta russa. Tudo começou com o 1-1, a partir de um livre lateral. O CSKA até aí muito tímido e nervoso, soltou-se, e explorou a sua principal arma: o contra-ataque. Foi assim que consumou a reviravolta, com a magia de Daniel Carvalho a vir ao de cima. O terceiro golo, iniciado em Akinfeev, a três toques, figurará em lugar de relevo num compêndio dedicado à arte de bem contra-atacar.


Primeira parte do Sporting. É certo que para além do golo, poucas oportunidades de real perigo o Sporting conseguiu criar. No entanto, a superioridade dos leões foi clara, destacando-se a excelente circulação de bola, a boa exploração das alas, com boa incorporação ofensiva dos laterais, e uma entrada leonina, com 3 cantos conquistados em 6 minutos.


Desnorte. Seria normal o Sporting acusar o golo da igualdade, mas da forma como aconteceu, estendendo-se por 35 minutos, é inexplicável. As substituições de Peseiro, qual delas a mais infeliz, também ajudaram ao desfecho da final.


Desgaste. Sobretudo a partir do 1-1, com o CSKA a ter mais espaços para contra-atacar, foi bem vísivel as debilidades físicas de alguns jogadores do Sporting. Pedro Barbosa, que já começara a desaparecer, durante a primeira parte, eclipsou-se ; Fábio Rochemback que encheu o campo na etapa inicial, já sentira dificuldades a defender perante Daniel Carvalho e não mais o conseguiu acompanhar, não se compreendendo porque não recuou Rogério ou não foi lançado Custódio ; Enakarhire, com utilização irregular, devido a lesões, desde final de Fevereiro, acusou alguma falta de velocidade, como foi vísivel no lance que origina o terceiro golo.


Tremideira. A primeira parte do CSKA foi francamente má e o início de segunda parte dava ideia que nem a terapia de Gazzaev, ao intervalo, teria resultado. Puro engano. À imagem do FC Porto em 1987, um treinador de bigode, com formação Leste-europeia, fez a sua equipa levantar-se do chão. Fica a incógnita se o método terá sido o mesmo. Uma coisa é certa: resultou. E a vitória, em ambas as ocasiões, saiu de lances mágicos da estrela do jogo à esquerda, e de desvios fatais de jogadores brasileiros - com bigode - ao segundo poste, depois dos guarda-redes não conseguirem desfazer o cruzamento.



Os destaques do Terceiro Anel.



Pedro Barbosa. Depois de 90 minutos sofríveis na Luz, o início do jogo parecia trazer de volta o 'grande' Pedro Barbosa. Puro engano: a sua produção foi caindo ao longo da primeira parte e desapareceu de jogo, após o 1-1, quando a equipa mais precisiva dele. Não se compreende como não foi substituido.


Vágner Love. Falhou, de forma escandalosa, o 1-1, a um minuto do intervalo. No início da segunda parte, voltou a estar perto de marcar, mas à terceira não perdoou: com sentido de oportunidade, acompanhou a cavalgada de Daniel Carvalho e desviou para a baliza o cruzamento do seu compatriota, resolvendo a partida.


Daniel Carvalho. Esteve nos quatros golos da final europeia: e se num ressalto infeliz ofereceu o golo a Rogério, foram dos seus pés que sairam os três tentos do CSKA, revelando-se decisivo para o desfecho final. Talento, muito talento, que o ultra-pesado Fábio Rochemback não conseguiu anular. Curioso que em Agosto de 2003 esteve muito perto de rumar a Alvalade, e quase dois anos depois acabou por ser a estrela maior no palco que só hoje conheceu.



Remate. O CSKA venceu pela primeira vez fora de casa nesta edição da Taça UEFA e conseguiu o primeiro título da história de uma equipa russa numa competição europeia. O Sporting, depois de ter perdido na Luz as hipóteses de ser campeão português, falhou o outro grande objectivo da temporada, ainda por cima jogando em casa. Resta agora 'sonhar' com a hipótese de chegar ao 2ºlugar da SuperLiga, só possível com uma derrota do Benfica ou uma escorregadela do FC Porto, evitando o antecipar da preparação da nova época, tendo em conta o 3º posto 'só' dar acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões.



Ficha do Jogo:


Estádio: Alvalade
Árbitro: Graham Poll (Inglaterra)


Sporting: Ricardo - Miguel Garcia, Joseph Enakarhire, Beto, Rodrigo Tello - Fábio Rochemback - Rogério (79' Douala), João Moutinho (87' Hugo Viana), Pedro Barbosa - Sá Pinto (71' Marius Niculae) e Liedson.



Suplentes: Nelson, Anderson Polga, Rui Jorge, Custódio, Hugo Viana, Douala, Marius Niculae.



CSKA Moscovo: Igor Akinfeev - Vassili Berezoutski, Sergei Ignashevich, Aleksei Berezoutski - Chidi Odiah, Evgeni Aldonin (85' Rolan Gusev), Elvir Rahimic, Yuri Zhirkov - Daniel Carvalho (81' Deividas Semberas) - Wagner Love e Ivica Olic (67' Miloš Krasic).



Suplentes: Veniamin Mandrikin, Deividas Semberas, Jurijs Laizans, Rolan Gusev, Osmar Ferreyra, Miloš Krasic e Aleksandr Salougin.



Golos:

28' Rogério (1-0)
57' Aleksei Berezoutski (1-1), assistência: Daniel Carvalho
65' Zhirkov (1-2), assistência: Daniel Carvalho
75' Vágner Love (1-3), assistência: Daniel Carvalho



Cartões Amarelos:

SPOR: 14' Pedro Barbosa
CSKA: ---

Publicado por rui malheiro às 23:45

Comentários

Impressionante a maneira dos Russos jogarem, quer a perder, quer a empatar, quer a vencer, sempre o mesmo estilo de jogo, pausado e pautado com contra ataques rapidos, nada de bolas bombeadas para a area bem ao estilo portugues. Foi uma lição, pq as nossas equipas normalmente so correm quando quando estao a perder. Se estiverem a vencer tiram o pé do acelerador e dão o comando do jogo ao adversário, mais uma vez esse "sistema" não deu resultado.

Fico triste pelo Sporting e por Peseiro que sofreu criticas injustas, mas fico um pouco "feliz" pelos sportinguistas que festejaram a eliminação do Benfica pelo CSKA, insinuando ser uma equipa fraca, bem ao alcance de qq dos três grandes portugueses... Estão vistos os resultados, 5 jogos contra eles, uma unica vitoria!

Saudações

Publicado por: Esmifradito [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 12:57 AM

É a desilusão (desportiva) de uma vida, mas valeu a pena, sem dúvida... sobretudo para perceber do que são feitos a grande maioria dos adeptos do Sporting: de uma paixão inabalável pelo seu clube!

Foi uma pena! Essencialmente porque, como quase sempre acontece, faltou sorte ao Sporting... aquele lance do possível 2-2 que se transforma em 1-3 arrasaria qualquer equipa... Bem, estou arrasado, mas no Domingo lá estarei para apoiar e torcer para que alcancemos ainda o 2º lugar (à falta de melhor).

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 01:30 AM

Antes que me caiam já todos em cima quero dizer que esta é a minha opinião e as opiniões são pra quem as têm.

Para a largartagem que disse (e foram muitos)que o CSKA era uma equipa medíocre e bastante acessível ao SLB aquando da sua eliminação nos 8º Final da Taça UEFA fica agora um grande barrete, uma das maiores desilusões de sempre a nível desportivo.

Infelizmente a arrogância dos seus adeptos, jogadores e treinador levaram a um novo (cada vez mais comum) jejum de títulos.

Analisando bem as coisas verifica-se que esta foi, porventura, a Taça UEFA mais acessível de sempre intrometendo-se no caminho do SCP o Midlesborough (7º classificado de Inglaterra), o AZ Alkmaar (4º classificado da Holanda), o Nescastle (14º classificado de Inglaterra!!!!) e para finalizar esta equipa Russa. Destaco ainda que as equipas da fase de grupos foram, verdadeiramente, uma anedota para a capacidade de qualquer equipa Portuguesa acima do 6º lugar.

Sendo assim, o que falhou, a uma equipa que jogava em casa com 10 vezes mais adeptos no estádio que a equipa adversária? Faltou estofo, classe e experiência. Efectivamente o SCP não ia a uma final europeira à 40 anos e à quase 15 anos que não passava de uma semi-final.

O treinador José Peseiro e o guarda-redes Ricardo (ainda bem que não veio para o Benfica) mais uma vez falharam nos momentos cruciais o que deve ser frustante para os seus adeptos.

Confesso que rejubilei pelos golos do CSKA pois caso o SCP tivesse ganho a Taça UEFA sofreria na pele o ódio e inveja que os sportinguistas têm ao meu clube SLB. A primeira coisa que diriam seria a célebre canção SLB...Filhos da p...SLB que me causa muita indignação.

Para o ano há mais... ou não.

Para aqueles que criticam o facto de eu como português não torcer por uma equipa portuguesa fica aqui a minha explicação: o meu clube é o Benfica e não sou hipócrita de trocer por um clube em que os seus adeptos me maltratam.Torço e sofro muito pela selecção nacional pois essa é, verdadeiramente, a equipa de todos nós.

Força SLB, força Portugal.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 03:37 AM

Bem, o Sr. Neto expressa aqui o que a maior parte dos benfiquistas pensa mas que não tem a coragem de dizer em público...

Quanto ao jogo foi demasiado fácil para os russos. Bastou-lhes atacar com dois!!! homens para desbaratar por completo a defesa do Sporting. É claro que tiveram a ajuda imprescindível e sempre presente do Ricardo...
Muita gente fala do falhanço incrível do Rogério que daria o 2-2 e do azar que foi o CSKA ter marcado logo a seguir. É verdade, foi azar. Mas e se o Love tem marcado aquele lance que falhou de forma incrível ainda na 1ª parte? Pois é...

Publicado por: Pedro Santos [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 10:59 AM

Esperava, sinceramente, que o Sporting vencesse ontem. Motivação, jogando em casa, adversário bastante acessível na 1.ª parte...mas deram para a entropia. Ricardo, opções de Peseiro, má condição física do Enak na 2.ª parte e de Barbosa em todo o jogo, etc. Bom, bom, só os comentários do Rui Tovar na RTP, é sempre bom tê-lo de volta!
Costumo ir ao estádio do Sporting, e ontem fiquei surpreendido pela falta de apoio após o 1-1, o público, simplesmente, calou-se. Também é de destacar, para quem ouviu, o que estavam a cantar, alguns dos adeptos do Sporting, no livre que deu o 1-1..."Em cada lampião há...".

Publicado por: Rui [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 11:24 AM

- Para esses senhores que querem justificar o ódio que sentem pelo Sporting com cânticos ofensivos para o SLB que se terão ouvido no estádio, só tenho a dizer que inventem outra. Nem por um segundo se ouviu um cântico contra qualquer equipa. Ouviram-se, sim, palmas para os vencedores e muito apoio para os vencidos (a nossa equipa). Quando isto acontecer em todos os outros estádio, muito bem anda o futebol. Se querem torcer pelos outros, associem-no à vossa pequenez ou gosto pessoal e não a 'factos' que só existem na vossa cabeça.

Outros 'Factos' que se constataram no final do jogo:

- Agora todos os sportinguistas são arrogantes porque queriam ganhar a UEFA... enfim... estar numa final e querer ganhar é o maior sinal de arrogância de que há memória. Sem dúvida.

- A Taça UEFA deste ano era a competição mais fácil de sempre. Especialmente para quem não lá esteve... e quem compara uma equipa em pré-época (um certo CSKA) com uma que já leva três meses ou quatro meses de competição (este CSKA). Era tudo fácil: o Feyenoord, o Newcastle (ganhou ao mega Chelsea umas semanas antes), o AZ (3º classificado holandês e 2º durante muito tempo até se poupar para a UEFA), o Middlesbrough (é tão mau que para o ano vai estar na UEFA outra vez). Estavam grandes equipas na UEFA! Se foram eliminadas, alguém o fez. Não sairam por decreto, nem para ir à praia.

- Já agora, essa cançoneta alternativa do 'SLB, SLB, SLB' não se ouve em Alvalade... quando meia dúzia de pandecos tenta cantar isso, o resto do estádio assobia. Vocês é que gostam de achar que sim, que se canta em todo o lado. Gostam tanto dela, cantem-na vocês.
O que é mais grave: o que meia dúzia de adeptos cantam ou uma direcção que tenta promover os seus produtos denegrindo os do Sporting?

Pedro Neto,

- O Benfica foi eliminado pelo CSKA nos 16 avos de final (e não 8 avos).
- O CSKA era a equipa mais fácil do mundo quando defrontou o Porto, depois ficou a mais dificil e tornou-se, ontem, na mais fácil do mundo outra vez.
- Os adeptos do Sporting maltratam-te? Com cânticos (muito esporádicos)? Olha, eu vou Domingo a Alvalade ver o Sporting e o meu maior medo é regressar... o Benfica é à mesma hora e, logo, vai acabar à mesma hora. Cânticos que oiço pela TV não me atingem muito, mas murros, pontapés e cuspidelas sim.

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 12:36 PM

Pedro Santo:


- A arrogância que falo tem a ver com o facto de dizerem que iriam ganhar tudo e mais uma vez ficam de mãos vazias. Quem tudo quer...

- O facto de tu não quereres ouvir a canção "SLB..SLB" ou "em cada lampião..." não quer dizer dizer que não seja cantada veêmente pelos adeptos do SCP, principalmente a claque, do teu clube. No estádio do SLB não há nenhuma canção de cariz ofensivo, apenas de apoio ao Benfica. Pode haver efectivamente cartazes e coisas do género mas isso é normal em todos os estádios.

- Obviamente que esta competição teve equipas muito fracas mas claro que o Sporting tem mérito em ter chegado à final.

- Ok, 16 avos de final, confundi, obrigado por me corrigires.

- Em relação ao CSKA sempre disse que era uma equipa díficil, o que deram a entender foi que quando defrontrou o Porto era fácil, quando defrontou o SLB era muito muito fácil e agora era quase um colosso europeu. Este tipo de comentários foram ditos pela imprensa e pela maioria de adeptos do Sporting.

- Eu não gosto de me sentir insultado e humilhado, tu gostas?

- Tal como o senhor Rui disse e que confirma o que eu tenho vindo a dizer no livre do 1-1 os cÂnticos dos adeptos do Sporting não eram de incitamento à sua equipa mas insultos ao Benfica. É a coisa mais ridícula que se pode fazer num campo de futebol e uma das coisas que torna o Sporting um clube de menor dimensão.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 01:38 PM

Pedro Neto,

- Pá, eu não percebo porque é que dizer que se é candidato a ganhar tudo (e perdemos duas competições na recta final e da outra fomos empurrados) é sinal de arrogância... é suposto os responsáveis do Sporting dizerem que não são candidatos a nada? Tanto éramos candidatos a tudo que chegámos bem perto. Só que o futebol não é nenhuma ciência e do outro lado também estão equipas que querem ganhar...

- Há coisas que ferem muito mais que cânticos entoadas por 0,5% da lotação do estádio (nem na claque isso é consensual). Por exemplo, já vi a claque do Benfica, numa visita a Alvalade, ter uma enorme tarja (maior que as de apoio ao próprio clube) que dizia "Hugo Inácio - Eterno Guerreiro". Já para não falar na publicidade INSTITUCIONAL E PROMOVIDA PELA DIRECÇÃO do "Há estádios que foram feitos para estarem vazios"...

- A UEFA deste ano teve equipas mais fracas comparativamente a que ano? Sinceramente não percebo... Estavam lá alemães, italianos, espanhóis, ingleses, franceses, turcos, escoceses... como sempre.

- Quem é que deu a entender que o CSKA era fácil quando defrontou o Benfica ou o Porto? Se calhar, as pessoas limitaram-se a constatar que o CSKA estava em pré-época e jogou fora do seu estádio quando defrontou o Benfica... o resto são conclusões tuas.

- Pá, eu JURO que não ouvi cântico nenhum sobre o Benfica. Não sei como é que não ouvi porque deve ter sido o estádio todo em peso. Pá, dizer que o SCP é um clube menor porque meia dúzia de pessoas canta, muito raramente, o "SLB, SLB, SLB" é ridículo. Menor é um clube que promove os seus produtos com referência desprestigiantes (e mentirosas) aos dos outros. Menor é um clube que tem adeptos que se congratulam por terem morto adeptos de outro clube. Menor é um clube que tem adeptos que vão para o Alvaláxia festejar os golos do Alkmaar. Menor é um clube que tem adeptos que agridem o treinador do clube rival (Inácio) quando este vai observar um jogo na Luz.

Mas claro... o que interessa são os cânticos...

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 02:00 PM

Não sendo eu apoiante do Sporting, ontem passei uma das noites mais loucas da minha vida... vivendo em Espanha, consegui levar 7 espanhóis e 1 peruano a ver o jogo, porque queria apoio...passei a primeira parte a dizer coisas tipo " liedson é o melhor avançado do mundo", e coisas assim... todos olhavam para mim e n entendiam o porquê de eu apoiar uma equipa que não era a minha... e não sei bem, normalmente faço isso, mas ontem estava ainda mais animado... acho que viver fora do país faz-te ser mais "nacionalista", ou lá o que quiserem chamar... lol. De qualquer forma, o CSKA formulou o jogo de uma maneira quanto a mim estupenda...quando tiveram que fazer a diferença fizeram... o Sporting gostei da primeira parte, pena a infelicidade na bola ao poste, e o Ricardo poderia ter feito algo mais...de qualquer forma chegaram à final, e se bem que possa ter sido pior esta Uefa, foi porque essas equipas conseguiram nos respectivos campeonatos ser melhores que " grandes equipas"... e se ficaram à frente... por algo será...

Publicado por: Luis Filipe Goncalves [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 02:07 PM

Sr. Pedro Neto,
Falar em arrogância dos sportinguistas e depois vir para aqui dizer que rejubilou com a vitória do CSKA, é de uma coerência enorme.
Tristes como você não fazem falta nenhuma ao nosso País. Fique você contente por o Sporting ter perdido a final, que eu fico contente porque o MEU Sporting chegou a um final Europeia.
É triste quando apenas podemos ficar contentes com a desgraça dos outros, mas se isso o faz feliz, parabéns para si, é de facto um grande homem.
Quanto ao que importa:
As fracas equipas que o Sporting eliminou, uma delas (Middlesborogh) esteve a época toda a frente do Liverpool (Finalista da Champions League) na Liga Inglesa e no final fez apenas 3 pontos menos que o Liverpool, quanto ao Newcastle, de facto fez um campeonato muito fraco mas nas provas a eliminar conseguiu eliminar apenas o Chelsea na Taça de Inglaterra e na UEFA apenas perdeu um jogo, que foi em Alvalade.
Quanto as equipas Holandesas, não têm o valor do PSV, mas são boas equipas, sendo que o AZ foi a única equipa que deu luta no campeonato Holandês a um dos semifinalistas da Liga dos Campeões.
Quanto ao jogo de ontem, o Sporting voltou a não ser feliz e o CSKA demonstrou que é uma equipa que defende muito bem e com contra-ataque muito eficiente, apenas falhou um lance na 1ª parte do Wagner Love.
Coincidência ou não, segundo 6 ou 4 milhões de adeptos, consoante as sondagens, quando o Sporting e Porto chegam a finais Europeias essas provas são sempre as mais fracas de sempre…É engraçado, não é? Ou será uma grande tristeza porque outros não chegam lá?

Publicado por: paulo [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 02:18 PM

Bom, depois da parvoíce sobre cânticos e arrogância, e voltando ao futebol... não sei se notaram, mas o Sporting cometeu erros de palmatória durante todo o jogo. Exemplo 1: na primeira parte o Sporting teve, a seu favor, talvez seis, sete cantos, mais ou menos. Pois, invariavelmente, os cantos foram todos - todos - marcados ao primeiro poste e, em consequência, aliviados pela defesa russa para a meia lua da grande área! No entanto, nem por uma única vez alguém se lembrou de se colocar nessa zona da entrada da área, para tentar o ressalto!!!

Segundo exemplo: é de mim, ou o Rogério jogou a primeira parte toda completamente sozinho e livre de marcação!?!?!?! Marcou um golo, é certo, mas poderiam ter sido muitos mais!! É que o CSKA não acertou nas marcações e teve de ir resolvendo os seus problemas defensivos de forma casual e há medida que eles se iam sucedendo. Ora, parece-me que, se em vez do Rogério, o Peseiro tem colocado naquela posição alguém que pudesse controlar melhor a bola, desmarcando os avançados ou rematando mais vezes, o Sporting tinha feito mais golos na 1ª parte.

P.S.: Também escusamos de estar sempre a bater no ceguinho! Desta vez, o Ricardo não teve culpa. Já das outras...

Publicado por: Vandelart [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 02:40 PM

Por muito que não queiramos, existirão sempre pessoas a viver com as tristezas dos outros, dê por onde der! Não percebo é o discurso que se está a fazer da falta de sorte, coitadinhos, mas fomos à final! Voltámos a ser os coitadinhos das vitórias morais? Quase estivemos a fazer história com 3 vitórias consecutivas em provas europeias e vimos desculpar a derrota com azar? O Sporting teve em todo o jogo (quer na 1.ª parte, quer na 2.ª parte) menos oportunidades do que os russos. Peseiro esteve muito mal nas subtituições e na forma como leu o jogo. Jogadores que deviam ter saído, exibições menos conseguidas de Barbosa e Ricardo, pelo menos. É certo que ali chegaram também devido às boas exibições deles dois, é verdade. No meu trabalho, se não atingir os objectivos, a consequência é ...cruel, mas é! E o exige o mesmo aos outros. Quer o Benfica, quer o Porto não estão contentes com os seus treinadores, mesmo sendo as duas equipas com hipóteses de vencer o título. E os adeptos expressam que querem outro! Mas o discurso do azar é que não! Ter muitos desastres de carro e a culpa ser sempre do outro é que não. O chegar à final foi um direito adquirido, não foi um favor! Mas isso não desculpa a derrota, porque foi perdida por incompetência e alguma falta de entrega de alguns, e não pelo adversário ser claramente superior. Acho que dá que pensar...

Publicado por: Rui [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 04:16 PM

Quando falei em sorte, refiri-me apenas ao lance do possível 2-2 que dá em 1-3... porque foi, de facto, falta de sorte e não de concentração (como o lance que o Vágner Love falha pouco antes do intervalo). E também pelo facto de o primeiro golo dos russos ter caido do céu... falta ridícula do lado esquerdo, cruzamento, central que nem sabe como acerta na bola que acaba por entrar... e pronto, aí os russos puderam voltar a jogar o seu jogo.

O Rogério de início no meio campo foi bem pensado, essencialmente porque, assim, que jogasse a trinco seria sempre um jogador muito mais móve (daí, penso eu, as dificuldades dos russos na primeira parte). Ainda assim, devia ter sido rectificado na 2ª parte porque já estávamos em vantagem e fisicamente os russos ganhavam-nos sempre...

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 04:56 PM

"central que nem sabe como acerta na bola que acaba por entrar"
tipo Miguel Garcia?

Quanto a quem disse que o SCP não passava dumas meias finais europeias há não sei quantos anos; se não me engano, o Sporting NÃO CHEGAVA a umas meias há uns anos.

Quanto ao resto... quem não ouviu 'Em cada lampião..."... é surdo.

Mas, domingo, ajudar-nos-ão:

EM CADA LAMPIÃO
HÁ UM CAMPEÃO!
MWAHAHAHAHA

:)

É só um jogo...

Publicado por: Rui Alexandre [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 08:14 PM

Pedro Santo:

- Há formas correctas e outras menos correctas de dizer as coisas, efectivamente os sportinguistas regozijavam que ganhariam todos os títulos (não é ter esperança, é desprezo pelos outros principalmente aquando do jogo com o SLB) e afinal saiu-lhes o melão na rifa.

- Em relação às faixas que te referes acho de muito mau gosto e de certeza que foram proibidas, não foram?

- A opinião da Taça UEFA ser muito fraca não é só minha como, de ceteza, já pudeste ouvir. Por exemplo, no ano que o Porto ganhou estava lá a Lázio e o Barcelona. Diz-me o nome de alguma equipa que tenha sido campeã de algum país de topo que estivesse nesta Taça UEFA? A equipa mais forte seria provavelmente o Villarel que foi eliminado injustamente pelo AZ Alkmaar nos 4ºs de final.


- Vá lá pá. Então toda a gente disse que o CSKA era fraquíssimo que nenhuma equipa Russa tinha chegado sequer a uma final europeia e que o Benfica tinha perdido porque não tinha estatuto europeu e falhava em momentos cruciais. Se não ouviste/leste isto ou não estavas no país nessa altura ou não quiseste ouvir.

- Eu vi o jogo em casa e ouvi o SLB SLB...SLB. Se calhar a televisão meteu um microfone ao pé dos adeptos e por estar muito barulho tu não ouviste.

- O meu conceito de menoridade reside no facto de aquando de uma vitória do Sporting ou mesmo do Porto a primeira coisa que os adeptos desses clubes fazem é confrontar os benfiquistas com essas vitórias do estilo "olha mãe vê o que eu fiz, não é fixe?" Nunca viste um adepto do Benfica fazer isto. Vencemos para nós, não para os outros.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 10:11 PM

SE HÁ UMA COISA QUE ME ORGULHO É DE IR UMA EPOCA INTEIRA AO ESTADIO DA LUZ E NUNCA OUVIR UM CANTICO QUE NAO FOSSE NOSSO OU CONTRA A EQUIPA QUE JOGAMOS, NAO PODENDO DIZER O MESMO DE OUTROS CLUBES, POIS EM QUALQUER JOGO LÁ SE HOUVE "SLB, SLB ...".
AINDA ONTEM QUANDO ACABOU O JOGO, MUDEI DE CANAL PARA A SIC NOTICIAS QUE ESTA A SAIDA A FAZER INTREVISTAS E A 1º REAÇÃO DE UNS ADEPTOS FOI "BENFICA É MERDA" MAIS A FRENTE OUTROS DIZIAM "O SPORTING PERDEU DEVIDO OS ACONTECIMENTOS DO JOGO DA LUZ, E O RICARDO ESTAVA AFECTADO PSICOLOGICAMENTE" VOCES VÃO TODOS SUBIR DE NIVEL QUANDO DEIXAREM DE DIZER ESTAS PARVOICES E APOIAREM A VOSSA EQUIPA.

FORÇA BENFICA, VAMOS GANHAR!

Publicado por: C. FREIXO [TypeKey Profile Page] em maio 19, 2005 11:06 PM

ò Rui Alexandre,

- o golo do Miguel Garcia em Alkmaar (suponho que seja desse que estás a falar) pareceu-te um golo fortuito de cabeça? O do CSKA (e isso pouco importa, mas serve para ilustrar o facto de eu achar que caiu do céu) foi bem mais atabalhoado... não tem mal nenhum em reconhecer isso.

Pedro Neto,

- Continua a fazer essas extrapolações de dois ou três sportinguistas que conhecem para todo o universo. Vocês dão a entender que os adeptos do Sporting pagam cotas, compram lugares, viajam, gritam, cantam, choram e sofrem só para gozar com o Benfica... isso é ridículo! Eu não ouvi nada no estádio (e não estou a mentir). Sinceramente, não sei como é que isso se ouviu na televisão. Se é que se ouviu... é bem possível que vocês já andem obcecados com isso ou precisem de uma desculpa para o vosso ódio.

- Não sei se as faxas foram proibidas ou não! Sei que as vi. Sei que o Benfica faz publicidade ao seu estádio através de referências enganosas ao do Sporting. Sei que um treinador do Sporting já foi agredido na Luz. Não percebo esses paninhos quentes quando os adeptos do Benfica (e a direcção do Benfica!) fazem este tipo de coisas...

- No ano em que o Porto ganhou, não estava lá Barcelona nenhum! Pela tua lógica, a competição do Porto também foi fraca! Além disso, qualificam-se os clubes consoante as suas posições, e não consoante o currículo. Seja como for, o Rangers já foi várias vezes campeão escocês, o Estugarda já foi campeão alemão (acho que o Schalke também), o Newcastle já foi campeão inglês, o Athletic Bilbao já foi campeão Espanhol, a Lazio (sim, também estava nesta UEFA!) já foi campeã italiana, o Feyenoord já foi campeão holandês, e, como deves saber, o Benfica já foi campeão português... não percebo onde é que isto é fraco. No mínimo, se o é, também foi a do Porto.

- Lembro-me de falarem em fraquezas do CSKA porque estavam em pré-época. É ridículo dizer que eram fraquíssimos, até porque já tinhan defrontado o Porto e tinha mostrado que não eram toscos nenhuns. Não sei que 'toda a gente disse' é essa... devem ser os mesmos 'todos os sportinguistas arrogantes que iam ganhar tudo'...

- O teu conceito de menoridade está todo trocado. Já te garanti que esse cançoneta do 'SLB, SLB, SLB' não se ouve em Alvalade... e, se se ouve, é promovida por meia dúzia de pessoas e o resto do estádio começa logo a assobiar. Garanto-te que isto é verdade. Agora, se as pessoas filmadas têm necesside de cantar isso (mesmo que sejam uma minoria), que raio de culpa tem os outros milhões de sportinguistas? Já disse o que tinha a dizer: se querem pegar na acção de meia dúzia e associá-la a milhões, comecem pelas bonitas figuras que os vossos adeptos já fizeram por aí (e acho que não preciso de dizer que chamar nomes foi o mais leve que fizeram).

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 20, 2005 01:01 AM

Pedro Santo:

Acho que fui suficientemente claro na minha abordagem mas continuas a não querer ver as coisas.

- A(s) canção(s), obviamente que se ouvem em Alvalade, nas ruas ou quando há um qualquer aglomerado de sportinguistas menos correctos e principalmente quando há imprensa perto. Isto é óbvio,não sou só eu a ver (como podes comprovar até neste blog) e se não queres admitir o problema não é meu mas que é verdade é inegável. Não me digas que não é verdade pois só é necessário abrir os olhos (neste caso ouvidos). Mas descança que não são só os sportinguistas, os portistas também tem esse "mérito".

- Não podes obviamente comparar uma situação isolada como essa agressão de um parvalhão (não sei ao que te referes) com o constante ataque das claques e afins aos adeptos do SLB. Conheço inclusivé uma pessoa que estuda na mesma escola que eu que já foi espancada por vestir uma camisola do SLB em Alvalade.

- No ano em que o Porto ganhou a UEFA a competição era mais forte.Acho que fui bastante claro neste ponto. Pedi que me referires equipas poderosas nos seus países. O Rangers é de uma Liga bastante fraca (aliás, não foi eliminada pelo Marítimo por milagre e nem será campeão este ano), o Estugarda foi campeão em que ano? Nos últimos 10 anos não o foi de certeza. O Newcastle ficou em 14º lugar do campeonato em que o 16º desce de dívisão (portanto os 4-1 não foi aquela proeja heroíca que todos falam), o Middlesbrough é uma boa equipa (contra o Sporting não jogaram muitos dos seus melhores jogadores Jimmy incluído), a Lázio e o Parma quase que descem de divisão em Itália este ano, e o Feyenoord não é, claramente, de um campeonato muito forte. O Bilbao é, de facto, forte mas não é campeão há quase 40 anos (em que lugar ficou este ano: 9º penso eu).
Claramente a Taça UEFA cada vez mais perde o seu valor desde que se adoptou este formato da Liga dos Campeões.

- Toda a gente disse que o CSKA era fraquíssimo, e que o Benfica não tinha estofo internacional por ter perdido com uma equipa russa que tinha apenas dois jogadores razoáveis (Vágner Love e Daniel Carvalho - se calhar agora são um bocadinho mais que razoáveis). Repito: toda a gente disse.

- Ainda no sábado passado aquando do jogo com o SLB vi uma reportagem sobre a segurança antes do jogo em que a claque Juve Leo ou outra qualquer era escortada à Luz (eram mais de meia dúzia certamente) e que, claro cantavam essa música linda e outras e que alguns deles tentaram agredir algumas pessoas que por lá passavam (teve bastonetadas da polícia e tudo que eu bem vi).

- Por teres ido ver o jogo no estádio provavelmente não viste a triste figura que quase todos os adeptos do SCP faziam para as câmaras da tv no final dos jogos com o SLB e com o CSKA. Mais uma vez o meu clube e eu como benfiquista foram insultados. Isto é inegável, pergunta a quem quiseres.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 20, 2005 02:14 AM

"No ano em que o Porto ganhou a UEFA a competição era mais forte.Acho que fui bastante claro neste ponto"

Claro que foste. A inventar clubes que nem lá estiveram e a deturpar factos. Primeiro, em inglaterra, o primeiro clube que desce é o 18º lugar, e não o 16º. E, se a Lazio e o Parma quase que descem de divisão, a Udinese já quase se qualificou para a Liga dos Campeões. O Rangers é de uma liga fraca, mas, que eu saiba, ainda é a mesma liga do Celtic.

Eu não estou a desprestigiar o feito do Porto (que foi fantástico e não tenho esse hábito), mas tenho uma certa dificuldade em perceber como é que se qualifica a competição deste ano de 'mais fácil'. E porquê? Porque não estavam lá clubes que dominam as respectivas ligas domésticas. Por exemplo, o Porto apanhou a Lazio (que também estava na competição deste ano) que, salvo erro, acabou em 4º ou 5º lugar em itália nesse ano. Vamos só esperar para ver em que lugar fica a Udinese, que também esteve na UEFA deste ano... outra coisa, se o Panathinaikos é uma boa equipa (ano do Porto), que dizer do Olympiakos (tradicional campeão grego)?

Sinceramente, não sei onde é que estão essas diferenças tão evidentes...

(P.S: O Bilbao ainda foi campeão nos anos 80)

"Toda a gente disse que o CSKA era fraquíssimo, e que o Benfica não tinha estofo internacional por ter perdido com uma equipa russa que tinha apenas dois jogadores razoáveis (Vágner Love e Daniel Carvalho - se calhar agora são um bocadinho mais que razoáveis). Repito: toda a gente disse."

Toda a gente disse? Mas como foi? O presidente da república dirigiu-se à nação e tudo? Os russos estavam em pré-época! E não jogaram no seu estádio o primeiro jogo! E essa do estofo internacional, também eu ouvi relativamente ao Sporting... não sei bem que entidade é essa, mas enfim...

"Ainda no sábado passado aquando do jogo com o SLB vi uma reportagem sobre a segurança antes do jogo em que a claque Juve Leo ou outra qualquer era escortada à Luz (eram mais de meia dúzia certamente) e que, claro cantavam essa música linda e outras e que alguns deles tentaram agredir algumas pessoas que por lá passavam (teve bastonetadas da polícia e tudo que eu bem vi)."~

Eu já te disse o que tinha a dizer sobre as cançonetas. Mas vou repetir. Para quem tem adeptos que já fizeram tudo aquilo que te disse, vocês ofendem-se com muito pouco. E até posso dizer mais algumas, e só relativas a este ano. No jogo de alvalade, o Rochemback foi marcar um canto junto à claque do Benfica e levou com um corta unhas na cara. Na Luz, jogo da Taça, o Hugo Viana levou com telemóveis em cima. No jogo em Penafiel, o Odaír é agredido com um isqueiro ou com uma harmónica (seja lá o que foi).

Podes ir buscar a invasão de campo de 3 adeptos do Sporting no jogo com o Benfica do ano passado. Mas quem tem jogadores como o Zahovic, o Argel e o João Pereira (que, quando aquecem, exercitam mais os dedos e as bocas que os restantes músculos), sujeita-se a que, a qualquer momento, algum se descontrole e tente agredi-los.

Pá, por amor de Deus! Têm adeptos que matam, congratulam-se por isso, agridem os nossos treinadores, jogadores (com objectos), fazem promoção ao vosso estádio com referências injuriosas ao nosso, e depois têm a lata de se mostrar ofendidos com cânticos????

E se não é a maioria dos benfiquistas que faz isto (e é óbvio que não), também não é a maioria dos sportinguistas que canta isso. Se calhar, o que falta aos adeptos do Benfica, é mesmo a música... porque ódio, já deu para ver que têm em doses gigantescas.

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 20, 2005 01:50 PM

- De facto, penitencio-me que o Barça nao estava nessa Taça UEFA (foi no ano enterior a esse), e que é, de facto a partir do 18º que se desce de divisão em Inglaterra. Mas o que é certo é que não retorquiste o que disse em relação aos clubes que o SCP defrontou. Se o Newcastle acabou em 14º em que o 18º ... não é certamente muito forte. O Rangers quase foi eliminado pelo Maritimo (bem, o SCP apanhou 3-0 na Madeira e 1-0 em casa este ano por isso se calhar tens razão e o Rangers é forte...)
Bilbao campeão há quase 30 anos!! Pedi-te equipas campeãs nos últimos 5-7 anos de países fortes no contexto futebolistico (Até o SLB ganhou ao Panathinaikos na pré-época deste ano 1-0).

- OK, não queres ouvir em relação ao que se disse da eliminatória com o SLB. Mas pensa um bocado, se o SCP perdeu 3-1 em casa (SLB 1-1) o que seria na Rússia.

P.S.O CSKA não tem estádio
próprio joga sempre no campo emprestado pelo Dynamo Moskovo há já bastante tempo.

- Não quero saber com o que os outros se ofendem, estou a dar apenas a minha opinião. A canção ou outro tipo de ofensas constantes ofendem todos ou achas que é bem feito? Ainda não te vi a criticar!! A invasão de campo no ano passado é bem justificada (not)!!
Em relação ao João Pereira, de facto foi bem merecido o murro do Viana pra ver se ele cresce um bocado. Mas esse comentário referente a esses 3 jogadores do SLB equivale-se quando se fala em Beto, Miguel Garcia ou Rochemback.

- Os adeptos do SLB são de facto diferentes, como já tinha dito, pois não necessitam de insultar os outros para mostrar que são grandes. O Benfica não é um grande é só o Benfica e tudo o que isto significa. Ser o Benfica é muito díficil pois é uma constante exigência. Nunca verás (penso e espero eu) uma canção desse tipo nas bandas da Luz.

PS: não fales constantemente do que foi um acontecimento isolado (até penso que não foi de propósito o que se passou no Jamor em 1996) de um criminoso e compares ao que estamos a falar. Já agora também foi o SLB que matou aqueles adeptos que caíram quando a pala do antigo Alvalade caiu (penso que foi uma pala).

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 20, 2005 03:43 PM

Continuo sem perceber, então, onde é que raio a UEFA deste ano era nitidamente mais fácil que a do Porto... onde é que estavam os grandes campeões (nas respectivas ligas) quando o Porto ganhou a UEFA?

E o que raio me interessa que o Benfica tenha ganho ao Panathinaikos na pré-época (já agora, se a pré-época é exemplo para alguém, lembro-me do Corunha ganhar 7-0 ao Bayern Munique)? O Panathinaikos nem estava nesta UEFA. Jogou foi contra o Porto. Seja como for, são fáceis porque o Benfica lhes ganhou na pré-época? Sinceramente, nem me vou dignar a responder a este argumento (?).

Se bem me lembro, o SLB empatou em casa com o CSKA porque o árbitro anulou dois golos limpos aos russos... já agora, não sabia que não tinham estádio. Mas sei que jogaram sempre no mesmo, exceptuando contra o Benfica.

É preciso eu criticar as canções ofensivas ao SLB? Eu nunca as cantei e condeno quem o faz. Até acho que é dar demasiada importância ao Benfica. O meu ponto é que não percebo os paninhos quentes dos adeptos do Benfica, especialmente porque fazem coisas bem piores.

Murro bem merecido foi o do Rafael. O Viana não deu murro a ninguém. Já agora, quando vires o Beto, o Rochemback ou o Miguel Garcia a chamarem nomes e a fazerem gestos obscenos para as bancadas adversárias, avisa-me que eu serei o primeiro a criticar. Ah, e não me venhas com ‘o gesto de mandar calar’ porque isso todos fazem e poucos se ofendem ao ponto de quererem entrar em campo. Eu não falo de cor, eu vi os jogadores do Benfica que estavam a aquecer a ofenderem constantemente os adeptos do SCP. E vi o João Pereira fazer aquela triste figura no último derby.

O acontecimento da Taça de Portugal não foi tão isolado como isso. Depois do 1-3 da Luz da época passada, na estação de Santa Apolónia, três adeptos do Sporting foram esfaqueados e um acabou mesmo por falecer. Aqui há uns anos, no Algarve, um adepto do Sporting também foi esfaqueado depois de escaramuças por causa do Sporting e do Benfica. Exaltar o nome do assassino é uma constante quando o Benfica joga em Alvalade. Se existe um ódio ao ponto de matar pessoas, imagino eu que só não cantam nada de ofensivo contra o Sporting porque, pura e simplesmente, ainda não inventaram nada.

E já te disse mais que uma vez: a própria direcção, o Benfica enquanto instituição, promove-se (a si e aos seus produtos) com referências mentirosas ao Sporting. Enquanto uns matam e agridem, os do Sporting cantam. Enquanto de um lado, os exemplos vêm de cima (com anúncios institucionais e provocações habituais por parte dos seus jogadores), do outro vêm cantigas de adeptos.

Mas só cantar é que mau e ofende…

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 20, 2005 04:18 PM

Desculpem a minha ignorância ou se calhar a vossa.

O campeão de Espanha (Valência) não participou este ano na Taça UEFA?

Já agora o Liverpool é uma equipa muito forte? É que apenas fez mais 3 pontos que o Middlesborogh. Que tal darem mérito a quem o teve, em vez de criticar o Sporting? Se fosse outro clube a chegar a final se calhar a prova este ano tinha sido muito forte.

Publicado por: paulo [TypeKey Profile Page] em maio 20, 2005 04:56 PM

Podiam trocar de moradas e enviar os e-mails um para o outro.

Publicado por: Rui [TypeKey Profile Page] em maio 20, 2005 05:32 PM

O que eu acho que importa mais dizer é que de facto muitos comportamentos e atitudes das claques são deploráveis, sejam eles canticos ofensivos ou xenofobos, ou violência gratuita para com os restantes intervenientes.

No entanto acho que isso é uma desculpa esfarrapada para se "meter todos no mesmo saco".
Muito bem, não gostam de ouvir cânticos insultuosos para com o vosso clube. Eu não gosto que a sede duma claque seja atacada e os seus membros apedrejados em vésperas de jogos com outros clubes!!

É muito bonito ouvir (ler) aqui que houve adeptos de outros clubes (benfica inclusivé) a dizer que estavam a torçer pelo sporting, mas quantos é que não estavam a fazer figas que cá os "lagartos" se lixassem à grande, e não se divertem agora a gozar???

Tenham um pouco mais de atenção à realidade, em vez de só estarem a tentar ter a moralidade do vosso lado.

Outra coisa, eu fui um dos que achou que o benfica foi mal eliminado. Não por uma questão de serem mais fracos ou prefeitamente acessiveis.
A verdade é que eles estavam em prícipio de época na altura, a criar rotinas e a começar a conhecer-se e a definir estilo de jogo, como todas as equipas fazem no principio de uma época. Eles próprios adimitiram que ainda estavam cansados naquela altura. A somar a isso, o benfica estava num bom momento de forma naquela altura, e bem motivados, pois não se esqueçam que perto de duas semanas antes foi aquele memorável jogo da taça com o sporting.
Para além disso, eu acho que o benfica desistiu pura e simplesmente da eliminatória depois do jogo de moscovo, pois na luz o benfica não pareçeu querer ganhar o jogo.

Portanto desculpem-me lá se eu acho que o benfica foi mal eliminado, mas é o que eu de facto acho.

A final, para mim, foi completamente diferente. Eu honestamente não percebo alguns comentários em que dissem que o sporting levou um banho de futebol. devo ter visto outro jogo, concerteza.

Achei que o sporting dominou os primeiros 45 minutos, em que só pecou por não criar mais oportunidades e concretizá-las.
A segunda parte começou igual, com o cska a arriscar mais, mas não acho que tivessem justificado o golo quando o marcaram. Depois surgem os erros. O erro do Peseiro em não refrescar o meio-campo mais cedo, e o do ricardo na reposição de bola (para quê aquele chuto para onde não havia ninguém????), com a defesa ainda a reposicionar-se, e totalmente descompensada.

Mesmo assim, as coisas poderiam ter sido outras, se não tivessemos usado a sorte toda em alkmar...

Como diriam os outros, "é a viding, fonseca..."

Publicado por: Alf [TypeKey Profile Page] em maio 20, 2005 09:17 PM

Apesar de achar que se perde tempo demais em comentários inuteis, acho que irei fazer um.
Fiquei triste quando o jogo acabou. Fiquei triste, porque sei que alguns amigos meus estão tristes. Fiquei triste porque o nome de Portugal vai ficar associado a uma derrota. Fiquei triste porque não haveria muitos países a poderem orgulhar-se de 3 taças europeias seguidas. Por outro lado depois do que tenho lido......se são assim quando perdem....se ganhassem ninguem os aturava.
Só 2 notas......do mais reles que eu já vi num campo de futebol foi de facto, um homem a ser atingido com um verylight....eu sei porque estava a 20 metros e foi das coisas mais horriveis que presenciei. Parecido...apenas, depois de terem caido varias pessoas que se empoleiravam numa varanda dum estádio, estar um médico a prestar os primeiros socorros e continuarem a cair todo o tipo de garrafas perto dele.........apesar de estar a tentar salvar vidas....

Publicado por: Paul Atreides [TypeKey Profile Page] em maio 20, 2005 10:08 PM

Acho que mesmo assim ainda tiveram um bocadinho de sorte de não ter apanhado mais 3 porque houve 3 lances de jogadores isolados que não deram golo: Vágner Love ao lado na primeira parte e por cima na segunda e outro lance de um russo ao lado dentro da pequena área. Somando isso à bola ao poste de Rogério ficava 6-2. Conjecturas, claro.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 20, 2005 10:22 PM

de facto, conjecturas.

muito semelhante, na minha opinião, às discussões acerca da arbitragem, em que se diz que aquele penalty tem sido marcado, tem-se ganho o jogo. tendo em conta que o jogo seria completamente diferente, também é mais que possivel que em vez do empate se tivesse perdido.

obviamente que situações de golo são muitas, na maioria dos jogos, mas apesar disso resultados ditos goleadas são raros, porque as coisas nem sempre correm bem.

no entanto, acho que se está a esqueçer de alguns lances com algum perigo criados pelo sporting, como por exemplo aquela embrulhada entre o liedson e o rogério ainda na 1ª parte e o choque de cabeças entre liedson e sá pinto, entre outras, como alguns remates de fora da área.

conjecturas todos temos...

Publicado por: Alf [TypeKey Profile Page] em maio 20, 2005 10:32 PM

Pedro Santo:

- Relativamente ao facto de achar que a UEFA era mis fraca este ano tem a ver com as equipas que o SCP defrontrou. Eram todas acessíveis, a mais difícil foi talvez o CSKA.

- Claro, foi o árbitro que facilitou a vida ao SLB, na UEFA, no campeonato, na Taça sempre em toda a história do clube. O Benfica quando ganha é porque o árbitro ajudou, quando perde é porque é fraco. Rídiculo.
Vê as arbitragens do teu clube e vê quem é, de facto, beneficiado.

- O Beto constantemente insulta os fiscais de linha como se viu no último jogo.Já não é a primeira vez nem será a última. Devia de apanhar 5 jogos pela reacção que teve e pelo que deve ter chamado ao árbitro aquando da expulsão. Tiveram que o agarrar e é um dos capitães do SCP.
Se não viste o murro do Viana ao J.Pereira é porque és cego. Os murros não são só na cara, nas pernas e nos joelhos também contam. Vê de novo as imagens, até dobrou a lingua quando cometia a agressão. Claro que o J.Pereira exagerou mas agressões não tem intensidade, murros são murros.

- Em relação ao comentário ao que se passou na Taça acho vergonhoso e inapropriado o que estás a dizer. Não se comparam acontecimentos isolados de criminosos com o que se passa constantemente em todo o lado com os normais adeptos. Até em Leiria que é de onde eu sou.

- Vens-me agora falar em direcções. A dinástica direcção do Sporting constantemente diz que o SLB tem a arbitragem controlada mas apenas quando não é beneficiado pela arbitragem. Vê lá se com o Beira-Mar e com o Braga vieram falar à imprensa. Se isso não é sujar a imagem da direcção do SLB?

Não é o cantar que ofende são as injúrias que ofendem e foi essa a justificação que dei por não trocer nem pelo SLB nem pelo Porto nas competições europeias. Quando uma injúria se diz constantemente e para todos os benfiquistas acho vergonhoso. Por exemplo um pai leva uma criança pequena ao futebol e constantemente no estádio se ouve SLB..Filhos da..SLB e Em cada lampião há um cabrã... achas que isso é digno? O que dirá o pai ao seu filho? Só pra refletir?
Não estou a fazer demagogia, claro que existem outros problemas mas já que estamos a falar sobre este!

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 20, 2005 10:38 PM

Já te disse o que tinha a dizer...

Mas ainda queria refutar alguns pontos:

- É claro que os adversários que o Sporting defrontou eram acessíveis! Os do Porto eram inacessíveis? Se passaram as eliminatórias, é porque eram acessíveis, olha que raio...

- Só disse que o árbitro anulou dois golos limpos ao CSKA... começaste logo a espumar e a dizer que é assim no campeonato, na taça e em todo o lado... as palavras são tuas e as opiniões também.

- Não percebo a relação entre o Beto, um fiscal de linha e o facto de os jogadores do Benfica provocarem com alguma frequência os adeptos e jogadores do Sporting. O que o Beto chamou ao fiscal de linha ninguém sabe. Por outro lado, toda a gente sabe o que o Simão chamou ao árbitro quando caiu naquele lance com o Polga. Quando eu vir jogadores do Benfica expulsos por palavras com a frequência que vejo os do Sporting...

- Eu não vi o murro do Viana. Mas o António Costa (de costas) viu. É o que interessa. Sei é que se fosse do Benfica, até tinha vergonha de trazer o jogo da taça para qualquer discussão.

- É óbvio que aquilo que os adeptos do Benfica já fizeram aos do Sporting foram actos mais isolados que os cânticos ofensivos... também era só o que faltava, não?

- O Benfica procurou aumentar o seu peso na Liga. Raios, na altura, até era mais importante que contratar jogadores. Referências a esse facto são trocas de galhardetes entre direcções. As referências ao estádio do Sporting são muito mais do que isso. São de um profundo mau gosto, ultrapassam qualquer divergência que possa existir entre as direcções e ultrapassam as habituais acusações de benefícios/prejuízos em termos de arbitragem. Se não consegues ver isso, também não te consigo explicar melhor.

- Pá, e pela última vez, não se julgem moralmente superiores, porque a única razão para não haver canções contra o Porto e o Sporting é o facto de ainda não a terem inventado... se têm adeptos que batem em treinadores adversários (escusado será dizer que o Inácio não estava na bancada das claques), o que raio lhes custava cantar um rol de asneiras associado ao nome dos rivais?

Explica lá é ao teu quadro do filho e do pai porque é que o jogador do Penafiel ficou a sangrar depois de ter atingido pelas prima donas que se ofendem com cânticos...

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 20, 2005 11:11 PM

Boas...

O Beto e o Rochemback são dois santinhos....

Ah,e o anuncio dos "alguns estadios foram feitos para tar vazios" não é o estádio do Sporting Clube de Portugal mas sim o do Beira Mar...Espero que estejamos esclarecidos..

Agora acho é mal esta conversa já se ter desviado tanto...epá,Benfica e Sporting hão-de ter sempre motivos e opiniões diferentes...

E só para "rematar",tenhu um amigo meu que tem cativo em Alvalade e vai a todos os jogos(campeonatos e taças) e ele confirma os cânticos no estádio...agora o que pode acontecer é o sr Pedro Santo estar loge da claque e eu sei o que digo que na Luz os canticos pro vezes não se ouvem de um lado para o outro...

sem mais nada a acrescentar de momento

Paz

Saudações Benfiquistas

E NINGUEM PARA O BENFICA ALLEZZZZZZZZ OUUUUUUU

Publicado por: joao_correia [TypeKey Profile Page] em maio 21, 2005 11:41 AM

Subscrevo o que disse o João Correia. é pena algumas pessoas não admitirem a verdade mas pronto.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 21, 2005 12:14 PM

Só gostava de saber onde é que o facto de:

- Eu dizer que em Alvalade os cânticos são muito esporádicos, cantados por uma minoria e condenados pelo resto do estádio é não admitir uma qualquer verdade (tenho lugar na superior sul, já agora);

- Eu dizer que o Beto e o Rochemback nunca provocaram os adeptos adversários da mesma forma que eu já os do Benfica fazerem é não admitir outra qualquer verdade;

O Estádio do anúncio é do Beira Mar. Ok. Isso é um argumento tão forte como eu dizer que a 'SLB' que os adeptos adversários cantam não quer dizer 'Sport Lisboa e Benfica', mas sim "Sindicato de Lenhadores de Braga'... o estádio até pode ser o do Beira-Mar, mas é suposto ser o do Beira-Mar? E depois eu que não admito certas verdades...

Verdade, verdadinha, é que se o único problema que os adeptos do futebol tivessem que enfrentar fossem cânticos ofensivos, estávamos todos muito bem... dei vários exemplos de como alguns adeptos do Benfica se comportam. Vocês insistem em exacerbar os cânticos que alguns adeptos do Sporting cantam contra o Benfica. Cada um vê o problema como quer... é pena certas pessoas condenarem as cantigas dos outros como se tivessem comparação com os actos bárbaros dos seus próprios adeptos.

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 21, 2005 01:57 PM

As verdades custam a ouvir.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 21, 2005 06:00 PM

Tu custas mais...

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 21, 2005 07:13 PM

Oh meu Deus!...

Publicado por: Vandelart [TypeKey Profile Page] em maio 21, 2005 07:21 PM

Ok, eu calo-me se estiver a incomodar. Pensei que se poderia ter um diálogo escrito saudável mas revelaste fanático pelo Sporting.

Tomas a atitude de coitadinho e mártir em relação ao teu clube e isso não é bom.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 21, 2005 11:42 PM

Pá, ò Pedro Neto, tu é que pegas nas cançonetas alternativas do SLB para justificar o ódio que destilas pelo Sporting... pegas e não largas!

Dei-te vários exemplos (bem mais graves) de coisas que os adeptos, dirigentes e jogadores do teu majestoso clube fizeram ao Sporting, mas tu continuas a querer condenar as cantigas ofensivas com a pena capital e a querer usar isso como bastião da idoneidade e saber estar.

Alguns adeptos do Sporting cantam a canção alternativa do SLB. Não me está a custar ouvir verdade nenhuma. A diferença é que eu não faço extrapolações das acções de meia dúzia para um universo. E tu fazes. Enquanto eu não culpo o todo pela parte (se não o que dizer de um todo que tem partes que fazem as belas figuras que já te mencionei e que decidiste quase ignorar), tu fazes exactamente isso.

Que não queiras torcer pelo Sporting seja em que circunstância for, é perfeitamente compreensível. Agora que o faças com a desculpa que os adeptos do Sporting aproveitam qualquer oportunidade para cantar ofensas ao seu maior rival é outra coisa. A canção é relativamente recente. Julgo que terá meia dúzia de anos. Antes disso, torcias pelo Sporting e pelo Porto? Santa coerência, pá. Assume as tuas acções e não procures nas acções dos outros justificações para o ódio que lhes sentes logo à partida. Mas tudo bem. Grandes são vocês.

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 22, 2005 03:25 AM

Sinceramente só comecei a não torcer pelos outros grandes portugueses desde a final da Taça UEFA que o Porto venceu. Antes disso torcia e vibrava sempre com essas equipas. Após o que se disse depois dessa final será muito difícil voltar a ter a mesma atitude.

Apenas falei de uma coisa que me incomoda como cidadão e como benfiquista.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 22, 2005 03:59 AM

Ah, Ok... tudo faz sentido agora! Todos os clubes e respectivos adeptos se apoiavam mutuamente, até que um dia, alguém decide criar uma música alternativa de apoio ao SLB e ficou tudo ao contrário.

Eram todos amigos, mas a maldita canção lá estragou o paraíso e agora cada um torce pela sua própria equipa...

Estou esclarecido!

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 22, 2005 03:44 PM

O que eu tenho dito provou-se hoje na Avenida dos Aliados. Adeptos do Porto provaram ser gente reles, mesquinha e ordinária. Com agressões bárbaras e prova de baixeza humana. Nunca vi tal coisa, está o país escandalizado pois nunca tinha visto nada asssim nos últimos tempos.

Cachecóis queimados, cânticos nazis, incitação à violência. Enfim, a escória humana.

Vi uma criança com um pai a serem agredidos brutalmente por 3 encapuçados da claque dos super dragões. Foram presos e espero que sejam condenados por tentativa de homícidio.
Gente a fugir para não ser espancada, tudo nas barbas da polícia.

Somos muito grandes, enormes. Aí estão os 6 milhões de quem toda a gente fala. Suiça, Alemanha, França, PALOPS, Portugal inteiro. É TUDO NOSSO.

Grande dia. Força SLB, o 31º título é nosso.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 22, 2005 11:19 PM

'Comer lagartos, fod** dragões, eis o lema dos campeões' cantava ontem Nuno Gomes...

Que elevação moral, sem dúvida...

Já agora, é com estes actos dos Super Dragões que juntas os ocasionais cânticos dos adeptos do Sporting?

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 23, 2005 01:20 PM

Claro que os cânticos dos adeptos do Sporting não se comparam à falta de civismo dessa gente reles e ordinária que esteve ontem na Avenida dos Aliados.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 23, 2005 01:48 PM

Epá, admitam duma vez por todas que energumenos, brutos e xenófebos há em todo o lado. É triste, mas é verdade, e seja com cânticos insultuosos e/ou agressões bárbaras, isto acontece em todo o lado e entre todos os clubes onde existem rivalidades, porque há sempre (infelizmente) pessoas (se é que se podem chamar isso) que levam tudo ao extremo.

Publicado por: Alf [TypeKey Profile Page] em maio 23, 2005 10:25 PM

Pedro Santo:

O que disse foi relativamente ao que sinto e ao que faço. Tou-me a marimbar para o que os outros fazem desde que não me incomodem.

PS: O teu sarcasmo não te faz ter razão.

Publicado por: Pedro Neto [TypeKey Profile Page] em maio 24, 2005 01:18 AM

E isso vem no seguimento de quê, Pedro Neto?

Pá, seja como for, não me vou estender mais... daqui a pouco chegam os teus consócios a espumar raiva por eu poder estar a pôr em causa o título do Benfica ou a demonstrar a minha azia...

Publicado por: Pedro Santo [TypeKey Profile Page] em maio 24, 2005 01:33 PM