quarta-feira, 30 junho 2004
Domingo Subjectivo - Importa-se De Repetir?
Miguel Sousa Tavares escreveu sobre a vitória de Portugal, e dedicou um parágrafo inteiro ao guarda redes Ricardo que eu passo a citar:
"E, como as últimas impressões é que ficam, tudo o resto ficou apagado. O quê, ao certo? De positivo, duas boas defesas, uma saindo a pontapé fora da área, outra mergulhando em voo para um remate frontal. De negativo, a falta de reflexos para conseguir emendar a fífia do Costinha aos três minutos de jogo (o remate de Owen é espontâneo e bem executado mas saiu fraco e à figura) e duas bolas cabeceadas livremente na sua zona de interdição aérea, uma das quais esbarrou na trave e viu a recarga vitoriosa felizmente anulada pelo árbitro.
Até que se chegou aos penalties e, depois de Beckham ter escorregado no primeiro, os três seguintes entraram pelo meio da baliza, enquanto Ricardo se atirava sistematicamente para a sua esquerda. E estávamos nisto quando Eusébio, desesperado, correu ao longo da lateral para, como ele contaria depois, ir suplicar a Ricardo que não se mexesse antes de ver para onde ia a bola — pois que, como lhe ensinara Lev Yashine há muitos anos, essa é a única hipótese que um guarda-redes tem de defender um penalty sem ser por sorte.
Mas a verdade é que, felizmente para Portugal, Ricardo não escutou o conselho de Eusébio nem quis saber da lição de Yashine. E, pela quarta vez consecutiva, atirou-se para o mesmo lado e teve a sorte de ver o seu adversário inglês fazer-lhe finalmente a vontade e atirar para lá a bola. Depois, veio aquele gesto iluminado de mandar afastar o Nuno Valente e encarregar-se ele próprio de cobrar o nosso penalty.
Ora a sua cobrança (tirando a do Rui Costa, que saiu por alto) foi a pior entre as seis cobranças de Portugal. Porque há quatro regras, por ordem de importância decrescente, para cobrar bem um penalty: 1.ª, enganar o guarda-redes; 2.ª, rematar rasteiro e nunca por alto; 3.ª, colocar a bola o mais desviada possível do centro; 4.ª, rematar com força. Rarissimamente se conseguem reunir as quatro no mesmo remate mas isso não é importante desde que a primeira delas seja assegurada: um guarda-redes desequilibrado para o lado contrário àquele em que se envia a bola jamais conseguirá ir buscá-la.
O Ricardo conseguiu as últimas três condições de êxito mas não a primeira, o que, com um guarda-redes tão comprido como o James, seria normalmente fatal, se a bola não tem saído, de facto, tão colocada. Um palmo mais para dentro e a esta hora já não haveria herói Ricardo e, se porventura a Inglaterra tem ganho a seguir o desempate, toda a gente estaria agora a condenar a sobranceria do Ricardo, que nos teria custado a eliminação. Eis quão frágil é a fronteira entre os heróis e os vilões. "
Ora, não sendo eu um fã do Ricardo, acho que ele fez uma época desastrosa, custa-me ler estas palavras. E custa-me porque sei que se o nome do homem da baliza começasse por um "V" e o apelido por um "B", que o Miguel Sousa Tavares não escreveria estas injustas palavras.
E antes que apareçam as "recargas" a perguntarem o que o texto tem de injusto, eu destaco este naco de prosa: "o remate de Owen é espontâneo e bem executado mas saiu fraco e à figura", isto sobre o 1-0.
Por favor!! Só quem nunca jogou futebol, e mais especificamente à baliza é que pode escrever um disparate destes!
E que tal o Miguel trocar o seu teclado por umas luvas e ir logo ensinar o pessoal a defender a nossa baliza?
Publicado por João Gonçalves em 30 de junho de 2004 às 04:19
TrackBack
Esse senhor fica cego quando é para falar de futebol.. tudo o que seja azul e branco é maravilhoso, tudo o resto é paisagem.
O Ricardo faz parte de tudo o resto. Não me espanta essa crónica.
:: uma recarga de cachucho em junho 30, 2004 04:46 AMTrata-se de um comentador sem credibilidade, cujas palavras devem ser lidas com boa disposição. É assim como o "Zé Manel Taxista", mas com a agravante de não ter piada nenhuma.
Trata-se de uma pessoa que, com o passar do tempo, dá sinais de perda de faculdades. E o pior é que esta pessoa é paga para opinar, em tudo o que é lugar...
Se calhar, está na altura de "A Bola" renovar o seu quadro de comentadores, pois o actual (a começar por MST) só retira prestigio aquele que é, mesmo com muitos problemas e deficiências, o melhor diário desportivo nacional.
:: uma recarga de Rui Vasco em junho 30, 2004 09:34 AMRealmente... este homem não presta!!
A frase tipica: "o meu coração só tem uma cor... azul e branco". Tudo o resto não interessa, não presta, não serve...
Como é que ele viu o remate fraco e á figura do Owen, quando este estava a 1,5m do Ricardo??
Só tu Miguel, só tu...
:: uma recarga de João Gouveia em junho 30, 2004 10:28 AMÉ alguma mentira que o Ricardo podia ter feito muito melhor no golo do Owen, se fosse mais rápido a reagir, conseguisse compreender o desenvolvimento da jogada, como os grandes guarda redes fazem, coisa que ele não é e que agora a imprensa quer fazer parecer? Não quero desculpar o Costinha, pelo contrário, mas o espaço de tempo entre o erro dele e a movimentação do owen para rematar é um período bastante grande, perfeitamente suficiente para, pelo menos, fazer a "mancha", coisa que o Ricardo não fez. Por favor, lá por ele ter defendido um penalty passa-se uma esponja por tudo de mal que ele fez e que tem feito neste campeonato, a insegurança que ele demonstra nas bolas por alto. É claro que o Sousa Tavares tem razão.
:: uma recarga de mário em junho 30, 2004 10:45 AMCaro Mário, não se trata de passar uma esponja... mas a generalidade das pessoas que realmente percebem de futebol (e em particular aquelas que mais entendem do ofício do Guarda-Redes) foram unânimes em considerar que o Ricardo não teve responsabilidades no golo.
Mas relativamente ao artigo de MST, o fanatismo, as vistas-curtas e o descrédito relacionam-se com todo o artigo (melhor dito, todo um conjunto de artigos). Não vamos isolar a questão Ricardo, pois há MUITAS outras.
Um exemplo? Porque é que MST encheu o peito pelo ingresso de Maniche, Deco e Nuno Valente no 11 inicial, mas não referiu absolutamente NADA relativamente à substituição do P.Ferreira pelo Miguel?
Atenção, não à clubismo nas minhas palavras. Sou Belenenses, e por isso sinto-me particularmente à vontade para falar do triste espectáculo a que se assiste na C.Social portuguesa.
"Tá na hora, tá na hora, do Miguel se ir embora"...
:: uma recarga de Rui Vasco em junho 30, 2004 11:02 AMTem calma miguel. Nós sabemos que não te consegues sentar depois dos golos do Rui Costa... E que o Sapo Baia ainda tá entalado...
Tem calma Miguel... E tira uns 50 anos de férias no Equador com o Serrão e o Julio Magalhães...
:: uma recarga de Ricardo em junho 30, 2004 11:48 AMVocês acusam-no de apenas ver o Porto, mas depois vêm com essas críticas. E o Ricardo, claro, não podia defender porque é um guarda-redes banal e não nenhum herói como a imprensa insiste em tratá-lo.
:: uma recarga de mário em junho 30, 2004 12:08 PMEngraçado foi nunca nenhum dos srs k escrevem neste blog terem falado nos comentários k a leonor pinhão escreve à 5a feira na bola...
:: uma recarga de akas em junho 30, 2004 12:46 PMA Leonor Pinhão é como o MST. Ninguém percebe os artigos que ela escreve, e desde que se chateou com o Luís Filipe Vieira, nem a favor do Benfica escreve.
:: uma recarga de Francisco Pereira em junho 30, 2004 12:56 PMO meu coracao tambem e azul e branco e como ja disse aqui nao acho que o Ricardo tenha sido um heroi ou mesmo o melhor em campo mas acho os comentarios do MST ridiculos e e' bastante claro neste texto que ele e um muito mau teorico da bola.
O golo do Owen nao e indefensavel pois com sorte o Ricardo podia te-la defendido. A mancha e dificil pois nao so a bola esta a saltar mas o Owen esconde-a do Ricardo. Finalmente o remate do Owen nao e forte mas e inesperado pela maneira como e feito e bem colocado, por cima do ombro do Ricardo.
Ele realmente nao e grande espingarda a sair as bolas altas mas nao o vi dar barraca em nenhuma no Europeu.
Quanto aos penaltis, as teorias de ha 20 ou mais anos nao se aplicam aqui. Um penalty bem marcado e aquele que entra. Quando eu era miudo os penalties deviam ser fortes, rasteiros e a meio metro do poste, como o do Ricardo. Mas agora os guarda-redes conseguem ir la busca-los portanto muitos marcadores tentam coloca-los proximos dos cantos superiores das balizas. No entanto isso aumenta o risco de falhar a baliza como se viu.
Quanto a defende-los... Qualquer penalty defendido e bem defendido ;). Se se espera que o jogador atire quando os pes estao a sair do chao ja a bola esta nas redes... a nao ser que o remate va pelo meio.
A unica coisa que me supreende e que o Ricardo nao tenha estudado a forma de marcar penalties dos adversarios, pelo menos nao fez referencia nenhuma a isso. Ha quem varie mas muitos jogadores nestas ocasioes marcam da forma preferida que e normalmente a mais frequente.
:: uma recarga de Jorge em junho 30, 2004 12:59 PMAkas,
Nenhum dos autores do blogue alguma vez escreveu o que quer que fosse sobre os textos da Leonor Pinhão porque, muito sinceramente, temos todos mais que fazer.
Repare: o dia é curto. Estamos limitados às 24 horas. Acha que podemos e devemos perder tempo e espaço para comentar delírios paranóicos?
A Leonor Pinhão está abaixo dos mínimos. Representa, singelamente, muito daquilo que os autores deste bolgue não gostam. E de que, por isso, não falam.
:: uma recarga de Tiago d'Alte em junho 30, 2004 01:10 PMDe facto não há ninguém em Portugal, que diga tão bem as verdades como MST. Seja em que âmbito for. De facto Ricardo teve culpa no primeiro golo mas não só pelo que referiu MST. Também, porque não sabe jogar fora da baliza, nem nunca soube. Quem tem o mínimo de conhecimentos tácticos e já jogou futebol deveria saber que no lance do primeiro golo, porque se vê claramente na imagem que a intenção de Costinha é atrasar a bola ao gr (é um lance estudado), Ricardo deveria estar lá para a segurar. Mas a culpa é de todo o sector defensivo não só de Ricardo, de Jorge Andrade e do próprio Costinha que se deixaram antecipar por Owen. Já para os que dizem mal de Baía compare-se esse lance por exemplo com aquele que houve na final da liga dos campeões em que ele faz um corte fenomenal a Giuly. É por lances assim que Ricardo nunca passará de um gr mediano e Baía será recordado como o melhor de sempre em Portugal. Saudações! PS--estou à espera que o Talte venha outra vez dizer que são todos parvos e eu é que sei tudo.
:: uma recarga de Nuno em junho 30, 2004 01:18 PMNuno, tu consegues ser "pior" que o MST!!
:: uma recarga de João Gonçalves em junho 30, 2004 01:21 PMTiago:
eu só fiz aquele comentário como uma constatação de um facto,não foi critica nenhuma.é que,se bem me lembro,esta é a 2a vez que falam do MST e sempre acusando-o de faccioso(atenção não estou a ser advogado de defesa,porque muitas vezes não concordo com as opiniões dele)
cumprimentos
:: uma recarga de akas em junho 30, 2004 01:39 PMakas, fui eu que escrevi duas vezes sobre os textos de MST. Se ele escreve todas as semanas sobre futebol, e aqui ainda só levantou polémica para dois posts até nem é muito.
E se resolvo comentar os textos do MST, é porque os leio todas as semanas. Com já disse da outra vez gosto de ler, ele escreve no limite.
Mas depois da derrota do FCP na Taça veio desvalorizar a vitória do Benfica com argumentos falsos, e aí achei que devi reagir.
Desta vez acho que ele não tem razão nenhuma na maneira como fala do Ricardo.
Mas vou continuar a lê-lo, porque gosto.
:: uma recarga de João Gonçalves em junho 30, 2004 01:48 PMCaro Nuno,
Em primeiro lugar, já aqui pedi para que me tratassem pelo nome. No fundo, para que faça me aquilo que eu tenho a decência de fazer consigo. Como não deve ter então reparado, daqui reitero o pedido.
Quanto ao facto de que, na minha opinião, V. e o MST seriam os únicos a agarrar a evidência das coisas ("to grasp the reality", dizem os ingleses): não me vou lançar em considerações acerca do Ricardo e do V.Baía; nem repetir o que disse acerca do passado jogo; nem sequer acerca da confusão que existe ao avaliar a situação A com recurso a elementos da situação B.
Quero apenas dizer-lhe isto: o MST aparenta ser uma pessoa sem capacidade de formular um juízo objectivo. "Non-biased", dizem também os ingleses. Em vez de formar opinião a partir dos factos, é uma daquelas pessoas que martela os factos para suportar as suas opiniões previamente concebidas. Um terrível e deplorável vício mental e moral.
Por isso, caro Nuno, cuidado com as companhias. A sua opinião valerá mais se não vier pela sombra da do MST.
Um abraço.
:: uma recarga de Tiago d'Alte em junho 30, 2004 01:48 PMJoão,concordo consigo em relação ao que diz de MST.Quanto ao outro comentário que ele fez sobre a final da taça não posso falar pois não me recordo do que ele escreveu,mas admito que muitas vezes ele arranja argumentos sem nexo pra algumas das suas opiniões.No comentário dele acerca do 1º golo em que ele afirma que o Ricardo tem responsabilidades eu até concordo,pois acho que o Ricardo poderia ter feito 1 pouco mais,e digo isto porque tenho alguma experiência como gr,e em competição não em brincadeira.
cumprimentos,e continue o bom trabalho
:: uma recarga de akas em junho 30, 2004 02:07 PMPessoalmente não gosto da forma nem do conteúdo da generalidade das intervenções públicas do MST. Creio que neste momento o jornal "A Bola" só perde com o modelo de comentários que adoptou.
Porquê esta necessidade de ter um benfiquista, um sportinguista e um portista, com página inteira (e muitas vezes sem o mínimo de qualificação para escrever sobre desporto), a desbobinarem a cassete de sempre?
Deixem esse formato para "Os donos da Bola" das TV's...Leio a imprensa desportiva, mas começo a passar por cima de tudo o que nela são artigos que não falam do desporto, mas antes de tudo o que nele é secundário.
Por exemplo, em vez de dar 1 página ao MST, preferia dar esse espaço ao Vasconcelos Raposo, que todas as semanas escreve uma mini-coluna na bola acerca do Desporto com D grande.
Chega de comentários que padecem de clubite aguda. Chega de gajos convencidos, que acham que têm mais a ensinar do que a aprender...
:: uma recarga de Rui Vasco em junho 30, 2004 02:11 PMPelo sim pelo não espero que não deixem os holandeses rematar muito á baliza senão, estamos feitos!
:: uma recarga de António em junho 30, 2004 02:16 PMBem um merito ja tem o MST, deve ser um dos post com mais comentários dos ultimos tempos!!
:: uma recarga de Renato Miguel em junho 30, 2004 02:34 PMse o MST defendesse os clubes de lisboa, não criava qualquer polémica.
:: uma recarga de NiHiL em junho 30, 2004 02:44 PMMas uma coisa no meio disto tudo fiquei a saber, é que o Miguel Sousa Tavares tem uns palmos gigantes. Ele diz que "Um palmo mais para dentro e a esta hora já não haveria herói Ricardo "
Mas que grande palmo. ora vejam
http://abolaremoto.abola.pt/img/euro/euro2004/img/
:: uma recarga de cachucho em junho 30, 2004 03:42 PMFazer do Ricardo um heroi, é de facto uma menoridade das pessoas, pois Ricardo nada fez de mais, limitou-se a defender um penaltie que calhou de ser mal marcado e para o lado que tinha escolhido, ainda bem que isso sucedeu pois valeu-nos a eliminatória.
Mas nada disto teria acontecido se todos os outros valiosos jogadores, Figo incluido, não tivessem feito durante 120 minutos grandes exibições e golos fabulosos.
Principalmente se não tivesse á sua frente Ricardo Carvalho e Jorge Andrade as dificuldades deste guarda redes teriam vindo ao de cima, aliás em algumas jogadas nota-se a aflição que teve.
Vitor Baía tem a vantagem de conhecer muito bem os defesas e as suas reações, por isso a sua colocação fora da baliza faz as defesas com tanta facilidade que até parecem mesmo fácil e natural.
Mas agora quem lá está é o Ricardo e temos de lhe dar todo o apoio, embora esta onda de entrevistas e fazer dele o heroi do jogo, acho uma afronta a todos os outros que estiveram em campo e fizeram muito mais do que ele, Ricardo ficou na fotografia final, e isso não pode fazer dele o único heroi.
:: uma recarga de João Correia em junho 30, 2004 05:06 PMJoão Correia, isso não invalida a injustiça do texto do MST quando diz que o Ricardo teve culpa no 1º golo inglês.
:: uma recarga de João Gonçalves em junho 30, 2004 05:13 PMTão injusto,faccioso,"mentiroso",falacioso, de mau gosto , etc ..etc... como a não convocação do Baía. No mesmíssimo plano! Em,"ambos os dois" casos , como diria o LFV, o Ricardo é mero "bode respiratório" , como diria um antigo jogador do V.Setubal. Não engulo a teoria de que na Coreia devia ter sido o oposto , pois na Coreia "ambos os dois" foram convocados. E mais , sempre me ensinaram que não se corrige um erro com outro erro. Reparem bem que o Baía nunca criticou a opção Ricardo, simplesmente a única dúvida que subsiste e que nunca será dissipada é o porquê de NESTA ÉPOCA , o Baía nao estar nos 3 melhores guarda redes portugueses. Ou ao Europeu não vão os melhores ? Só se fôr por aí... e assim ... é um ovo de Colombo !
:: uma recarga de LF em junho 30, 2004 05:17 PMAcho que é revelante que só com um grande défice intelectual se continur a falar do Baía.O Ricardo é o nº 1, o Baía nem sequer foi convocado. Há dois anos esteve no mundial e provou o que valia, jogou no Barcelona e foi o êxito que se viu. Apoiem a nossa selecção e deixem-se tretas.Viva o Ricardo!!!Viva Portugal!!
:: uma recarga de João Lisboa em junho 30, 2004 06:14 PMjoão lisboa,se me conseguir dizer onde o Baía errou no mundial agradecia....s calhar foi no jogo contra a coreia em que fez 1grande exibição que evitou um resultado ainda pior...
:: uma recarga de akas em junho 30, 2004 06:39 PMParabens para o melhor guarda redes português......RICARDO claro. O resto é inveja, o pato baia está bem onde está....Na TVI
:: uma recarga de rato do trancão em julho 1, 2004 11:42 AMTa tudo a falar do guarda-redes, mas o que e certo e que neste EURO 2004 o nosso quase que nao tocou na bola! A defesa da Seleccao numero 2 (a Seleccao do Scolari perdeu com a Grecia e nunca mais jogou) tem estado impecavel. O Ricardo tem tido muito pouco trabalho. Senao, as pessoas tinham visto realmente, porque e que o Vitor Baia merecia estar no EURO 2004. Prova que Portugal tem uma equipa fenomenal. De quem e a culpa? Do Pinto da Costa...
:: uma recarga de Tiago Vasquez em julho 1, 2004 07:27 PME enquanto se discute se o Ricardo teve ou não culpa no golo, se é ele o melhor ou o Baía, passa-se ao lado do essencial. Era precisamente isso que o MST queria... e consegui-o: passar uma esponja sobre a responsabilidade do Costinha (a tal jogada estudada segundo alguns iluminados) no golo. Sobre comparações entre a sra. Pinhão e o sr. MST julgo só poder ser feita por quem não os lê semanalmente. O papel que lhes foi confiado foi o de representar a massa adepta. Mas enquanto uma o faz, adoptando uma escrita livre, muitas vezes ficional, e assumidamente parcial, o outro finge renegá-lo, considerando-se um opinion maker factual e isento em matéria futebolistica. O que não o impede de incorrer em imprecisões com a simples intenção de menorizar os adversários. Foi o episódio da Taça, onde considerou que um percurso contra equipas da Superliga é mais fácil que que envolva Maia e Vilafranquense, e é agora o de Nuno Gomes, neste mesmo artigo, menorizando a sua prestação no euro2000. MST cai no ridículo e nem se apercebe. Desde que chegou ao jornal A Bola já tentou criar polémica com pelo menos 4 cronistas. Olimpo Bento (curiosamente, portista), Daniel Reis e Santana Lopes caíram na armadilha. Leonor Pinhão nem lhe deu troco. Ela é o que é, mostra-o, assume a sua parcialidade e não é hipócrita ao ponto de tentar camuflar uma atitude propagandista com uma falsamente apregoada isenção.
:: uma recarga de quetzal guzman em julho 3, 2004 06:12 AM
