quinta-feira, 22 julho 2004




Já chateia!

Este tipo de discurso, que o Sr. Reinaldo Teles utilizou ontem aquando da convocatória dos olímpicos, chamando a atenção para alguém que anda a querer destabilizar o FC Porto, já chateia e faz lembrar um pouco as velhas desculpas do Sporting que quando perde a culpa é do sistema.
Pecebe-se que a intenção do Sr. Reinaldo Teles não é mais que a tentativa de colocar tudo contra o Porto, e de unir não só as jogadores, porque isso é já metódico no Porto, mas também para reunir as "gentes do norte" em torno do clube, agora que algo mudou na estrutura, como é o caso do treinador.

Mas como se não bastasse vir com este tipo de discurso de certa forma bacoco, ele continua e interroga-se sobre o facto de o Porto não ter tido um tratamento idêntico ao que teve a Selecção Nacional por parte do Presidente da República, após o Euro 2004. Ora, sem tirar algum mérito e crédito ao Porto, a conquista da Liga dos Campeões, já é a terceira vez que acontece no futebol nacional, não neste molde, mas é um facto que é a quarta conquista, não é um feito único, o Benfica já conquistou 2 Taças de Campeões Europeus, e se a história não me atroiçoa a memória, o clube da Luz dominou o futebol internacional durante quase uma década. Quanto à Selecção Nacional estamos perante a melhor classificação de sempre, houve uma união em torno dela nunca vista em Portugal, o feito é único, não vejo o drama de o Porto não ter sido condecorado, mas se calhar isso para o Sr. Reinaldo Teles também não era o mais importante, porque o que interessa a mensagem que já transmitiu!



Publicado por Pedro Varela em 22 de julho de 2004 às 22:14
TrackBack






Comentários:




Claro que ganhar a Liga dos Campeões não é nada de mais. As equipas portuguesas em cada 5 ganham 6... ou até mesmo 7!

E fazer isso depois de ganhar a Taça Uefa no ano anterior não é nada de mais... afinal o Liverpool já fez isso!


:: uma recarga de Bruno Ribeiro em julho 22, 2004 10:34 PM


Tem toda a razão. No início da época transacta todos nós estávamos convencidos que a CL iria vir para portugal, e que seria dificílimo chegar à final de um campeonato europeu organizado em casa depois de termos sido semi-finalistas no anterior.


:: uma recarga de Faisca em julho 22, 2004 10:44 PM


Enganas-te, a conquista da Liga dos Campeões até aconteceu pela QUARTA vez no futebol nacional, ou não teria já o FCP ganho uma, bem mais recentemente até dos que as duas conquistadas pelo SLB? humm.. Memória selectiva?

No entanto, o facto de não ser um feito único não inviabiliza que seja um feito histórico, ou será que as condecorações agora só se atribuem aos primeiros a atingir determinado feito?
Seguindo o teu raciocínio, o próximo herói de guerra que existir, por exemplo, vai ter que se contentar com uma palmadinha nas costas, pois ter salvo 10 companheiros da morte certa não é nada que não tenha sido feito antes..

Heróis há muitos e as medalhas estão caras.. Se o presidente da República se mete a distribuir condecorações a todas as equipas portuguesas que conquistam a Liga dos Campeões, corremos o risco de criar desiquilíbrios irreversíveis nas finanças, como um buraco orçamental mais ou menos do tamanho de Júpiter, já para não falar do preciosíssimo tempo perdido pelo senhor presidente a distribuir vinte e tal medalhas, uma por uma, pessoalmente. Haja canseira!

Ah! E já agora, quando essa dita conquista acontecer, seja já para o ano ou daqui a duas décadas, eu penso que nem deveria ser manchete dos jornais sequer.
Com os litros de tinta despendida na ridícula homenagem a um acontecimento tão banal, podia-se escrever tanta coisa sobre.. sobre os treinos do Glorioso, por exemplo... ou sobre o novo penteado do Simão, sei lá, qualquer coisa que realmente interesse à maioria dos portugueses.

Cumprimentos


:: uma recarga de Capuxo em julho 22, 2004 11:18 PM


Enganas-te, a conquista da Liga dos Campeões até aconteceu pela QUARTA vez no futebol nacional, ou não teria já o FCP ganho uma, bem mais recentemente até dos que as duas conquistadas pelo SLB? humm.. Memória selectiva?

No entanto, o facto de não ser um feito único não inviabiliza que seja um feito histórico, ou será que as condecorações agora só se atribuem aos primeiros a atingir determinado feito?
Seguindo o teu raciocínio, o próximo herói de guerra que existir, por exemplo, vai ter que se contentar com uma palmadinha nas costas, pois ter salvo 10 companheiros da morte certa não é nada que não tenha sido feito antes..

Heróis há muitos e as medalhas estão caras.. Se o presidente da República se mete a distribuir condecorações a todas as equipas portuguesas que conquistam a Liga dos Campeões, corremos o risco de criar desiquilíbrios irreversíveis nas finanças, como um buraco orçamental mais ou menos do tamanho de Júpiter, já para não falar do preciosíssimo tempo perdido pelo senhor presidente a distribuir vinte e tal medalhas, uma por uma, pessoalmente. Haja canseira!

Ah! E já agora, quando essa dita conquista acontecer, seja já para o ano ou daqui a duas décadas, eu penso que nem deveria ser manchete dos jornais sequer.
Com os litros de tinta despendida na ridícula homenagem a um acontecimento tão banal, podia-se escrever tanta coisa sobre.. sobre os treinos do Glorioso, por exemplo... ou sobre o novo penteado do Simão, sei lá, qualquer coisa que realmente interesse à maioria dos portugueses.

Cumprimentos


:: uma recarga de Capuxo em julho 22, 2004 11:19 PM


Enganas-te, a conquista da Liga dos Campeões até aconteceu pela QUARTA vez no futebol nacional, ou não teria já o FCP ganho uma, bem mais recentemente até dos que as duas conquistadas pelo SLB? humm.. Memória selectiva?

No entanto, o facto de não ser um feito único não inviabiliza que seja um feito histórico, ou será que as condecorações agora só se atribuem aos primeiros a atingir determinado feito?
Seguindo o teu raciocínio, o próximo herói de guerra que existir, por exemplo, vai ter que se contentar com uma palmadinha nas costas, pois ter salvo 10 companheiros da morte certa não é nada que não tenha sido feito antes..

Heróis há muitos e as medalhas estão caras.. Se o presidente da República se mete a distribuir condecorações a todas as equipas portuguesas que conquistam a Liga dos Campeões, corremos o risco de criar desiquilíbrios irreversíveis nas finanças, como um buraco orçamental mais ou menos do tamanho de Júpiter, já para não falar do preciosíssimo tempo perdido pelo senhor presidente a distribuir vinte e tal medalhas, uma por uma, pessoalmente. Haja canseira!

Ah! E já agora, quando essa dita conquista acontecer, seja já para o ano ou daqui a duas décadas, eu penso que nem deveria ser manchete dos jornais sequer.
Com os litros de tinta despendida na ridícula homenagem a um acontecimento tão banal, podia-se escrever tanta coisa sobre.. sobre os treinos do Glorioso, por exemplo... ou sobre o novo penteado do Simão, sei lá, qualquer coisa que realmente interesse à maioria dos portugueses.

Cumprimentos


:: uma recarga de Capuxo 21 em julho 22, 2004 11:19 PM


De facto o FCP granhar a Champion League depois de ter ganho a Taça UEFA, não é um feito de grande importância, pois toda a Europa contava que isso iria acontecer dado a superioridade demonstrada pela equipa. Importante sim é a selecção Nacional depois dos jogos de preparação que fez,ninguem diria que passaria aos oitavos de final, até que um génio "Brasileiro" descobriu uma equipa capaz de maravilhar a Europa.
Esse é que é um feito digno das melhores menções honrosas.


:: uma recarga de Manuel José em julho 22, 2004 11:21 PM


De facto o FCP granhar a Champion League depois de ter ganho a Taça UEFA, não é um feito de grande importância, pois toda a Europa contava que isso iria acontecer dado a superioridade demonstrada pela equipa. Importante sim é a selecção Nacional depois dos jogos de preparação que fez,ninguem diria que passaria aos oitavos de final, até que um génio "Brasileiro" descobriu uma equipa capaz de maravilhar a Europa.
Esse é que é um feito digno das melhores menções honrosas.


:: uma recarga de Manuel José em julho 22, 2004 11:24 PM


De facto o FCP granhar a Champion League depois de ter ganho a Taça UEFA, não é um feito de grande importância, pois toda a Europa contava que isso iria acontecer dado a superioridade demonstrada pela equipa. Importante sim é a selecção Nacional depois dos jogos de preparação que fez,ninguem diria que passaria aos oitavos de final, até que um génio "Brasileiro" descobriu uma equipa capaz de maravilhar a Europa.
Esse é que é um feito digno das melhores menções honrosas.


:: uma recarga de Manuel José em julho 22, 2004 11:25 PM


Caro Sr. Pedro Varela,

Para que não fiquem dúvidas sobre o que me motiva a escrever este comentário, começo por dizer que sou simpatizante do Benfica e não gosto (nem um pouco) do Reinaldo Teles, que é uma criatura que só diz aquilo que o "dono" manda, quando este está "impedido".
Mas tenho que reconhecer que no caso das condecorações está cheio de razão. Sejam quais forem os critérios de análise a conquista do título de campeão europeu é um feito incomparávelmente maior que ser 2º (com 2 derrotas e 3 vitórias) no campeonato da Europa. A projecção internacional do título da Champioms League é também superior e mesmo o eventual prestígio para o país.
O Presidente da República com o acto de condecoração dos jogadores e treinadores acaba por vulgarizar coisas que são supostas terem relevância e tirar mérito aqueles que de facto as justificavam. As condecorações devem ser para aqueles que foram para além do que deles se pode exigir, ora a selecção cumpriu o seu trabalho com valor, mas não mais do que isso. O FCP ao conquistar o título europeu superou em muito aquilo a que estava obrigado.


:: uma recarga de JTM em julho 22, 2004 11:25 PM


Caro Sr. Pedro Varela,

Para que não fiquem dúvidas sobre o que me motiva a escrever este comentário, começo por dizer que sou simpatizante do Benfica e não gosto (nem um pouco) do Reinaldo Teles, que é uma criatura que só diz aquilo que o "dono" manda, quando este está "impedido".
Mas tenho que reconhecer que no caso das condecorações está cheio de razão. Sejam quais forem os critérios de análise a conquista do título de campeão europeu é um feito incomparávelmente maior que ser 2º (com 2 derrotas e 3 vitórias) no campeonato da Europa. A projecção internacional do título da Champioms League é também superior e mesmo o eventual prestígio para o país.
O Presidente da República com o acto de condecoração dos jogadores e treinadores acaba por vulgarizar coisas que são supostas terem relevância e tirar mérito aqueles que de facto as justificavam. As condecorações devem ser para aqueles que foram para além do que deles se pode exigir, ora a selecção cumpriu o seu trabalho com valor, mas não mais do que isso. O FCP ao conquistar o título europeu superou em muito aquilo a que estava obrigado.


:: uma recarga de JTM em julho 22, 2004 11:30 PM


Caro Sr. Pedro Varela,

Para que não fiquem dúvidas sobre o que me motiva a escrever este comentário, começo por dizer que sou simpatizante do Benfica e não gosto (nem um pouco) do Reinaldo Teles, que é uma criatura que só diz aquilo que o "dono" manda, quando este está "impedido".
Mas tenho que reconhecer que no caso das condecorações está cheio de razão. Sejam quais forem os critérios de análise a conquista do título de campeão europeu é um feito incomparávelmente maior que ser 2º (com 2 derrotas e 3 vitórias) no campeonato da Europa. A projecção internacional do título da Champioms League é também superior e mesmo o eventual prestígio para o país.
O Presidente da República com o acto de condecoração dos jogadores e treinadores acaba por vulgarizar coisas que são supostas terem relevância e tirar mérito aqueles que de facto as justificavam. As condecorações devem ser para aqueles que foram para além do que deles se pode exigir, ora a selecção cumpriu o seu trabalho com valor, mas não mais do que isso. O FCP ao conquistar o título europeu superou em muito aquilo a que estava obrigado.


:: uma recarga de JTM em julho 22, 2004 11:30 PM


De facto ganhar a Champions League depois de no ano anterior ter ganho a Taça UEFA, não é nada que toda a Europa já não estivesse á espera, dado a evidência demonstrada pelo FCP e categoria dos seus jogadores.
Grandioso foi uma seleção que passou os jogos todos de preparação a fazer maus jogos e que ninguém na Europa dava algo por ela, um selecionador "Campeão" teve a visão (com a ajuda de Nossa Senhora do Caravagio) para descobrir uma equipa capaz de competir até á final com um futebol que impressionou toda a Europa.
Isto é que é digno das menções mais honrosas.


:: uma recarga de Manuel José em julho 22, 2004 11:37 PM


Caro JTM,

o mérito da vitória ao Porto ninguém tira, mas no meu entender o Sr. Reinaldo Teles não veio para a praça pública com o propósito de defender a menção honrosa, e que se tivesse acontecido, eu até era capaz de aceitar sem problemas nenhuns. O que se coloca aqui em causa, é que há um tendência de tentar partido desta situação para criar a tal união, se é que podemos chamar-lhe assim, que só o Porto consegue. E isso já me chateia.

Cumps,
Pedro Varela


:: uma recarga de Pedro Varela em julho 22, 2004 11:39 PM


Tudo o que o FCP faça/ganhe vale menos 90% do que qualquer outro (Benfica, Sporting, Selecção, etc.). Isto é um facto. Gostava que fizessem o seguinte exercicio de imaginação, imaginem que os feitos recentes do FCP fossem atingidos por exemplo pelo Benfica. Sera que o tratamento da imprensa seria o mesmo ? ...


:: uma recarga de rlx em julho 23, 2004 12:30 AM


Porque é q toda a gente deixa três comentarios iguais?!


:: uma recarga de Travassos em julho 23, 2004 12:47 AM


Porque é q toda a gente deixa três comentarios iguais?!


:: uma recarga de Travassos em julho 23, 2004 12:49 AM


Bem, eu separo aqui duas questões:

> O discurso do Reinaldo Teles: confesso que o estilo não me agrada e comparo-o ao discurso «do sistema». São estilos e abordagens que não trazem elegância e elevação ao futebol.

> A questão das condecorações e dos feitos históricos: bem, na realidade não é a terceira mas a quarta vez que uma equipa nacional é campeão europeia de clubes. Passe a correcção, subdivido a questão em dois pontos:

1. O facto de ser a quarta vez é irrelevante. A anterior deu-se há 17 anos e a anterior à anterior tinha-se dado então há cerca de 20 anos. E deixo uma questão, os próximos jogadores portugueses a chegar a uma meia-final do campeonato da europa (de selecções) vão ter direito a medalhas ou não?... Os primeiros tiveram, os segundos (mesmo que daqui a 16 ou 20 anos) já não terão?

2. O Porto não só chegou à final como FOI campeão. Na minha opinião (e como até a grande maioría - praticamente todos os titulares - eram realmente portugueses) considero que o feito foi superior ao da Selecção e que mereciam ser tão condecorados por esse feito quanto os finalistas do Europeu. Considero a questão das condecorações pertinente. Se condecorar uns porque não condecorar os outros?

Já agora, os finalistas das diversas provas olímpicas, que se avizinham. também serão condecorados independentemente de vencerem as provas ou não?

Realmente esta segunda questão levantada pelo Reinaldo Teles é bastante pertinente. Quanto à primeira não só não concordo muito com os argumentos (não me parece que seja dramática para o Porto a falta daqueles jogadores e que até poderá extrair daí dividendos) como não subscrevo o estilo. Mas também em termos de discurso de dirigentes desportivos, cada um à sua maneira, «enchem-me todos os medidas»...

:)


:: uma recarga de Marco Antonio em julho 23, 2004 12:49 AM


Porque é q toda a gente deixa três comentarios iguais?!


:: uma recarga de Travassos em julho 23, 2004 12:50 AM


Emendei o texto onde coloquei 3 conquistas, como é óbvio tinha-me enganado e já modifiquei para 4.


:: uma recarga de Pedro Varela em julho 23, 2004 12:53 AM


Pois e n é a terceira mas sim a quarta pois o F.C.Porto tb já tem duas (e eu presenciei as 2 ao contrario dos benfiquistas da minha idade q as do Benfica para eles é só historia) e para q n se enganem ou a memória vos falte tb temos 1 Super taça Europeia e uma Taça intercontinental...por isso só ides à frente nos campeonatos e nas taças de Portugal, mas tb está-mos a tratar disso!!!


:: uma recarga de Telmo Ferreira em julho 23, 2004 01:04 AM


Queria acrescentar 1 Taça UEFA, devo de dizer q era para ser meiguinho para n estar a massacrar o maior clube portugues (Benfica) pois realmente a luta e desigual tentar equipara-lo ao maior clube da Europa em 2003 e 2004 (F.C.Porto)...temos uma prova evidente disso pois o nosso 1º ("O Cherne") trocou-nos para ir liderar a Europa. No entanto queria tb dizer q mesmo assim nos "Distritais Europeus" (como é o campeonato de Portugal)o F.C.Porto é o actual bi-campeão (Sim prque alguem disse n há muito tempo q o F.C.Porto era um clube regional - Vale Azevedo, pelo q ate mesmo nos regionais so-mos bons)


:: uma recarga de Telmo Ferreira em julho 23, 2004 01:14 AM


Bem, quería só acrescentar que perguntei pelos finalistas das diversas provas olímpicas pois nem quero acreditar que os medalhados (nem que seja só os da medalha de ouro) não serão condecorados...

Por isso pergunto já só pergunto pelos outros.

:)

Isto das condecorações tem que se lhe diga realmente, principalmente quando se medalha os que não ganharam a prova em que estavam inseridos.

Espero que não seja para promover o futebol pois em boa verdade este não precisa de promoção neste roseiral à beira mar plantado. Mais falta faría a outras modalidades...


:: uma recarga de Marco Antonio em julho 23, 2004 01:17 AM


Temos um presidente da república tão merdoso, que a única discussão em que se mete o nome dele é a de condecorações. É triste, muito triste.


:: uma recarga de cachucho em julho 23, 2004 02:10 AM


Temos um presidente da república eleito democraticamente pelos portugueses, podíamos falar de outros assuntos, mas este blog é de futebol!

Cumps,
Pedro Varela


:: uma recarga de Pedro Varela em julho 23, 2004 08:15 AM


Porque é que ninguém diz que o ridículo aqui não é os jogadores do Porto não terem sido condecorados, mas sim os da selecção terem sido?

Condecorar porquê? Mais valia ter condecorado todos os voluntários do Euro, esses sim, verdadeiros patriotas que elevaram o nome de Portugal. Mais do que a selecção...


:: uma recarga de Nuno em julho 23, 2004 08:28 AM


1º Acho incompreensivel perder tanto tempo a discutir se o PR deve ou não entregar as medalhas a ekipa campea Europeia ... Julgo k o Varela foi explicito ao dizer k a Classificação da Selecção foi a melhor de sempre ... embora tambem perceba k esta vitória do FCP não se compare as anteriores visto k os moldes das novas competições europeias tenham tornado os eventuais campeões europeus num Grupo de Ekipas Ricas de Elite ( julgo eu k todos nós por mais optimismo nunca imaginamos k uma ekipa portuguesa pude-se ganhar a CL ).

2º O K está aki em causa e isso sim é motivo de discussão as declarações do Reinaldo, k voces Portistas não kerem comentar preferindo esconder-se em argumentos mais k rebatidos.

3º E para finalizar não estou a ver a importancia da entrega de uma medalhinha ... a não ser a k foi entregue aos jogadores do FCP na Alemanha ... ai sim ... dessas medalhas é k todos nós precisamos :) ... principalmente o meu clube k nunca ganhou nenhuma, até hoje !!!


:: uma recarga de Sérgio Palhas em julho 23, 2004 09:21 AM


barela a presidente!!!

Sr. Palhas quer ir para chefe de campanha?


:: uma recarga de Lullas em julho 23, 2004 10:56 AM


Sr. Lullas,

Os seus argumentos como de custome são bastante relevantes das suas capacidades ... como tal se calhar poderiamos nomeá-lo como o "Bocas" da campanha !!!


:: uma recarga de Sérgio Palhas em julho 23, 2004 01:52 PM


obrigado pelo voto de confiança presidente
VAMOS E ELES!


:: uma recarga de Lullas em julho 23, 2004 07:48 PM


Há muita gente que segue o discurso do Reinaldo e do dono.O Telmo Ferreira é uma dessas pessoas. Ninguém falou nos campeonatos entre Benfica e Porto, e ele já se põe a comparar os orgãos genitais. Haja pachorra para esta gente.


:: uma recarga de JC em julho 23, 2004 08:29 PM



Comenta:









Lembrar-me da sua informação pessoal?