« Guerra de Palavras em 6 Actos | Entrada | Começa a Semana Europeia »
terça-feira, 28 setembro 2004
ATENÇÃO - AVISO AOS LEITORES
Categoria: Col: Tiago d'Alte , Terceiro Anel
Estive ausente uns tempos. Voltei ao blogue e o que vi não é bom. Nota-se que foi afastada toda uma série de comentadores que cá estavam -- e que eram comentadores na verdadeira acepção da palavra.
Reparo com desagrado que surgiu uma nova vaga de comentadores que abusam do espaço que lhe dão. Que privilegiam a discussão trolha, a zombaria, o insulto e outras idênticas formas de trocar impressões.
Vi, pelo meio, o seguinte comentário do Cachucho:
"Eu só não percebo é o critério que se usa para apagar comentários neste blog. dizer que um tipo é anti-benfiquista primário dá direito a apagar o comentário mesmo que seja um comentário longo e a explicar o porquê.
Mas vir para aqui escrever comentários onde a palavra filho da puta é a mais bonita, não merece ser apagado?"
Tem razão. Tendo em conta o que agora corre por aqui, ter apagado o comentário do Cachucho foi um verdadeiro despropósito. E é um despropósito o que nisto se está a tornar.
Meus amigos, o Terceiro Anel nunca teve nem tem a preocupação de ser um blogue popular, muito visto e muito comentado. Simplesmente aconteceu que assim seja. A única preocupação do Terceiro Anel sempre residiu em ser um local alternativo de discussão futebolística. Que não se confundisse com o medíocre ramerame dos meios de comunicação social. Onde se pudesse verdadeiramente discutir e falar de futebol.
Se isso é feito só para um leitor ou para muitos leitores é uma variável que não entra na nossa equação. Não arredamos pé dos nossos princípios. Talvez esteja nesse facto o nosso capital de interesse.
Posto isto, quem quiser comentar no Terceiro Anel, é bom que esteja preparado para fazê-lo com civismo, com racionalidade e com urbanidade. Assim sendo, todos são bem vindos. Quem assim não entender, e na parte que me toca, pode fazer as malas e clicar noutros locais que são a arena ideal para tais efeitos. Os meus colegas terão a sua opinião.
Obrigado.
Publicado por Tiago d'Alte às 12:09
Comentários
Atitude de aplaudir.
vamos afastar de vez quem vem aqui apenas com o intuito de se vingar das suas frustrações pessoais e nada mais.
#1 | Comentado por: joao | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Obrigado TIAGO pelo chamamento à razão.
#2 | Comentado por: Nuno Mendes | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Esperemos que seja possível. Não me parece, já que eles não estão cá pelos posts, mas para discutirem entre eles.
Por isso é que ignorar não funciona, aparece logo um da equipa adversária a atirar mais lenha para a fogueira.
#3 | Comentado por: Nuno | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Muito bem. Pode ser que tenha respeito.
#4 | Comentado por: CM | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Sim realmente esta situação é uma beka poh lamentável.
E que tal chamares mais a atenção a pessoas tipo o Silvério. Se fores ver os comentários do jogo académica - Benfica vais ver que ele é um dos mais mal-educados comentadores do terceiro anel.
E depois vai para os post de outros clubes dizer mal do clube que as p+essoas estão a comentar!
#5 | Comentado por: Marco | 24 de outubro de 2005 às 21:18
concordo plenamente tiago. aliás, acho que já o venho expressando, ainda que não goste muito de responder a certo tipo de pessoas. os habituais frequentadores do terceiro anel devem ter ficado desiludidos ao ver o espaço que lhes é dedicado ser monopolizado por meia-dúzia de imbecis. para nós, que aqui escrevemos, é impossível filtrar o acesso aos conteúdos que elaboramos e que partilhamos com um público cada vez maior. dispensamos, isso é óbvio, pessoas como aquelas que recentemente aterraram aqui de pára-quedas e que mais não sabem fazer do que lançar discussões parvas e que contradizem tudo aquilo que queremos ver nas caixas de comentários: discussões sobre futebol. apenas podemos pedir que os nossos bons e habituais leitores recuperem o que é seu e que ignorem os idiotas que por aqui andam. vão ver que eles perdem o pio!
#6 | Comentado por: andre viana | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Alguns pontos:
1. Apoio totalmente a postura defendida pelo Tiago D'Alte.
2. A falta de educação e o baixo nível de determinados participantes é, por si só, capaz de destruir e descredibilizar um espaço como o Terceiro Anel.
3. Os gestores/moderadores deste projecto têm de ser (muito) mais activos neste particular do que têm sido até aqui e também aqui terão de demonstrar a sua qualidade e experiência (não é fácil, é ingrato mas absolutamente necessário).
4. Por último, uma observação que é também uma sugestão: nunca comento ou respondo a posts sem nível e sugiro aos restantes que entendem que os posts não têm nível (ou são mal educados) que não respondam.
Este espaço, suponho, propõe-se a ser um espaço onde se discute futebol civilizadamente. Para a agressão, o insulto gratuito, a peixeirada, o fanatismo desmedido e a clubite aguda que não respeita o outro julgo que haverá lugares mais apropriados...
#7 | Comentado por: Marco Antonio | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Isto é uma calúnia infame. Desafio o Marco a ir buscar um só post meu do jogo Académica-Benfica que seja mal educado! Por cada um que conseguires eu apresento dois anteriores ao meu e com insultos dirigidos a mim. Aqui no terceiro anel, falar do Benfica é má educação...
#8 | Comentado por: Silvério | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Senhor Silvério,
Se acha que o Terceiro Anel tem um conteúdo enviesado, tem bom remédio. Não apareça.
Se acha que é objecto de insultos, proteste ou peça para serem removidos. Os supostos insultos dos outros não são uma razão, são desculpa.
#9 | Comentado por: Tiago d'Alte | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Atitude a aplaudir por parte do Tiago.
Mas já agora gostaria de dizer, que o futebol também vive das piadas entre adeptos de clubes diferentes.
E para ser sincero , não sei se é regra geral, mas sempre que se diz alguma piada ao Porto, fica tudo em alvoroço, mas quando é para o benfica, está tudo bem.
Se é para manter o nível acho muito bem, mas que seja de uma forma imparcial!
#10 | Comentado por: cachucho | 24 de outubro de 2005 às 21:18
As piadas de quem também faz posts sérios são bem-vindas(na minha opinião). A ironia barata e fácil com o intuito de insultar é bem diferente...
#11 | Comentado por: Nuno | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Cachucho, sem querer gerar uma polémica e sem querer atacar ninguém (em particular os adeptos de determinados clubes já que o comportamento de alguns não determina o todo):
1. Sinceramente não creio que haja aqui algum enviezamento no Terceiro Anel a favor do Porto. Se tal existe até será ao contrário. Por um lado a maior parte dos comentadores oficiais não são Portistas mas afectos a outros clubes (pelo menos os mais participantes) sendo notório o domínimo Benfiquista e Sportinguista (não que isto represente algum mal, penso que é perfeitamente natural até porque essa é a realidade do país, os Portistas estão de facto em minoria). Outro exemplo, recordo-me de uma notícia que considero extremamente relevante (refiro-me ao assunto Estoril/Veiga e aos 80% que este detém do clube, valor "alcançado" recentemente e que foi notícia em toda a comunicação social e que nenhum comentador oficial, que me recorde, falou sobre o assunto). Tenho sérias dúvidas que se o Veiga fosse um dirigente do F.C.Porto, um assunto tão sério e relevante não tivesse tido a devida atenção do Terceiro Anel.
Mas volto a dizer, até aqui tudo bem, são coisas que considero até, de alguma forma, naturais.
2. Embora, repito, não pretenda atacar os adeptos benfiquistas e sportinguistas (até porque má educação e falta de nível há em toda a parte), a verdade é que se formos contabilizar os posts mal educados e sem nível não tenho qualquer dúvida que os provindos de adeptos portistas estão em clara minoria.
De resto, Cachucho, penso que a paixão clubística é absolutamente indispensável no fenomeno futebolístico e que até umas piadas e alguma ironia (desde que dentro dos limites do bom gosto e do razoavel) são saudáveis. E que também devem ser bem aceites...
O problema é quando isso é ultrapassado (o que é quase sempre, pelo menos ultimamente).
#12 | Comentado por: Marco Antonio | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Senhor d'Alte,
Acho que o terceiro anel tem um conteúdo enviesado e o meu remédio é criticar. Não sou o único: o Cachucho, pelos vistos, também acha que só se toleram piadas sobre o Benfica.
Sou objecto de insultos e protestei. É esse o espírito das frases "Isto é uma calúnia infame. Desafio o Marco a ir buscar um só post meu do jogo Académica-Benfica que seja mal educado!"
E os insultos dos outros não são "supostos". São reais. Posso dar exemplos. É só pedir. O mesmo não poderá dizer o Tiago da minha - essa sim, suposta - má educação.
#13 | Comentado por: Silvério | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Finalmente ordem na casa...bem haja!
Saudações Gloriosas
#14 | Comentado por: Double | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Silvério,
Se achas que estás a ser injustiçado, só tens um remédio: Prova-o durante os próximos dias.
Nada mais fácil, para quem não tem nada a temer.
#15 | Comentado por: Nuno | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Resposta ao Silverio:
Diz q so responde a comentarios q fazem:
1º post da noticia SUPERLIGA 4a jornada
"O quê?! A Académica levou na tromba e está isolada no último lugar?! Que surpresa... Boa viagem para a segunda divisão! Ah, ah, ah, ah, ah!"
Nesse mesmo post ha mais pérolas:
"Ah, ah, ah! Como se Pedro Santos fosse o teu nome verdadeiro. Por amor de Deus, quem é que punha um nome tão estúpido a um filho?"
Depois em outros artigos ha comentarios do mesmo nivel
Depois os constantes comentarios contra a academica, os constantes insultos nas noticas da academica. O estranho é que como benfiquista apenas vai comentar qdo se trata de academica, porto ou sporting. Estranho nao é?
Tudo isso prova que apenas vem aqui para provocar polémica e desrespeitar todos os outros.
E não é o unico.
para quem dirige este site a solução é simples, fica muito facil descobrir o endereço ip de onde escreve e bloquea-lo> Acredito que teriamos surpresa por ver duas personagens com nomes diferentes serem bloqueados pelo mesmo ip
#16 | Comentado por: joao | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Quem quer estar com seriedade neste Blog, só deve aplaudir esta chamada de atenção.
Gostava de continuar a poder tê-lo como referência. Há dias disse num comentário do Blog "Bola no ar" que era uma pena ter degenerado, porque inicialmente também era um bom Blog com boas participações, que penso hoje já não o são e isto um pouco pelos comentários, que são numerosos e já muito pouco os lêem, tratar-se de insultos uns aos outros.
Portanto, deixo aqui um desafio aos comentadores,
não respondam aos insultos, deixem-nos a falar sózinhos, pois se não tiverem resposta, verão que deixarão de os fazer, e assim contribuem para que não fique entupido com comentários que ninguém lê só quando tem de passar por eles inevitalvelmente.
Todos nós ficaremos a ganhar e por isso agradecemos, pois gostamos de lêr coisas uteis e váliidas.
Desde já agradeço a todos os que vão seguir esta regra, Obrigado!
#17 | Comentado por: Custódio Morais | 24 de outubro de 2005 às 21:18
João, esse senhor não faz comentários inqualificáveis só contra a Académica e contra as pessoas que se indignam com esses mesmos comunicados. Vejam esta pérola de comentário a um post sobre a possível renovação de contrato de Niculae: "O azar do Sporting é que o Jardel andava sempre agarrado às brasileiras e este anda sempre agarrado às canadianas." Revelador...
#18 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:18
João, eu também estive nessa polémica com os adeptos da Académica (e ainda estou) e posso dizer que esses comentários do Silvério são posteriores a autênticas provocações, principalmente do Pedro Santos (que nunca foram apagadas), nomeadamente que os benfiquistas eram burros. Esse foi o início da polémica. E quando os benfiquistas respondem à letra - mas nunca descendo ao seu nível - são acusados de tudo e mais alguma coisa.
#19 | Comentado por: António Martins | 24 de outubro de 2005 às 21:18
O problema é que quem gosta de fazer o tipo de comentários de que se vem falando quer palco.
Logo, quando qualquer espaço (blog, programa de rádio, de televisão, etc...) começa a ter muita audiência eles aparecem logo para dar um ar da sua graça. É um dos problemas inerentes ao sucesso.
Parece-me que a única forma de controlar isso é através da fiscalização constante por parte dos responsáveis pelo blog - se eles estiverem na disposição e tiverem disponibilidade para isso.
Quanto ao que diz o Cachucho, que só as piadas sobre o Benfica é que são toleradas... Eu acho que o problema é que só as piadas sobre o Benfica é que te incomodam.
Vai dizer isso ao um Sportinguista, a ver se ele concorda. Ou a um portista.
Por isso é que às vezes vemos jogadores/dirigentes/adeptos de qualquer dos três grandes a dizer coisas do género: se fosse com um dos outros dois, ninguém falava nisto. Mas como somos nós, já parece o fim do mundo.
O giro é quando aparecem pessoas de clubes diferentes a dizer a mesma coisa na mesma altura...
Resumindo, o problema está na percepção que cada um tem daquilo que é aceitável. E, sinceramente, não me parece que tenhas razão quanto a essa queixa.
De qualquer forma, a mim nem me incomodam muito esses comentários. Tento passar por cima. Às vezes confesso que até me divirto, mas procuro não alimentar a fogueira.
#20 | Comentado por: jcoelho | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Meus amigos, estão a tratar o Silvério como se ele fosse o problema. Não é, o problema não é uma só pessoa. É o comportamento generalizado que se instalou.
#21 | Comentado por: Tiago d'Alte | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Ó Pedro Santos, é revelador de quê? De que o Silvério tem sentido de humor (conceito que compreendo que não dominas)? Ai agora fazer piadas bem-dispostas (duvido que algum sportinguista se ofenda com aquela piada) é falta de educação? Isto está a atingir um limite de censura que eu achava não ser possível em Portugal.
#22 | Comentado por: António Martins | 24 de outubro de 2005 às 21:18
E continuam...
#23 | Comentado por: Nuno | 24 de outubro de 2005 às 21:18
"Mas já agora gostaria de dizer, que o futebol também vive das piadas entre adeptos de clubes diferentes" diz o Cachucho.
Caro Cachucho, o futebol não vive das piadas, antes padece das piadas, perdendo objectividade e interesse...
#24 | Comentado por: Kaiser | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Acho que ja tardava uma chamada de atencao para o nivel que os comentarios aos posts atingiram.
Nao so tem havido falta de correccao por parte de alguns comentadores como o numero de comentarios que contribuem de uma forma construtiva para a discussao gerada pelo post diminuiu de uma forma abismal.
Quando eu descobri este blog na net ha meio ano reparei que os posts eram escritos por pessoas com conhecimentos futebolisticos acima da media. As pessoas que entao comentavam os posts faziam-lo sempre de uma forma correcta com o cuidado de adicionar qualquer coisa mais ha discussao em curso, respeitando opinioes diferentes mas tentando defender as suas posicoes com argumentos inteligentes e inteligiveis.
Infelizmente, parece que houve uma invasao de comentadores de outros blogs ("bola na area" ou megafone) que baixaram o nivel qualitativo dos comentarios e por arrasto a qualidade deste blog.
Esta nova geracao de comentadores nao respeita a opiniao das outras pessoas, muitas vezes e obvio que nem leem os posts ou comentarios a que se referem, e nao procuram prolongar uma discussao inteligente mas antes por fim a discussoes que nao sao do seu agrado e transforma-las numa troca de "bocas".
E um problema dificil de resolver sem eliminar certos comentarios (o que requere uma disponibilidade que os gestores do blog nao devem ter) ou excluir pessoas deste grupo (atraves do endereco IP ou exigindo a inscricao com um e-mail valido).
Como era de esperar ja ha quem fale em censura com se se tratasse de um crime. Mas ha falta de auto censura ou de qualquer tipo de deontologia por parte de um numero crescente de comentadores talvez censurar os comentarios seja a unica maneira de restituir a este blog o nivel atingido antes do Europeu.
#25 | Comentado por: Jorge | 24 de outubro de 2005 às 21:18
"Quanto ao que diz o Cachucho, que só as piadas sobre o Benfica é que são toleradas... Eu acho que o problema é que só as piadas sobre o Benfica é que te incomodam."
A mim não me incomodam piadas sobre o benfica. Incomoda-me é dualidade de critérios só isso.
Amigo Kaiser, o futebol não vive das piadas entre adeptos? Eu acho que vive. Aliás o futebol é o que é graças aos adeptos, à sua paixão pelo jogo, às suas picardias, sem tudo isso, perdia o interesse.
Não quero com isto dizer que defendo comentários de mau gosto. Coisa que aliás nunca fiz e, se têm seguido os meus comentários, sabem bem a minha maneira de comentar.
Como disse anteriormente, o que me chateia é certa dualidade de critérios só isso.
E já agora, certos posts também podem ser considerados ofensivos para os clubes em causa.
Depende de quem os lê.
#26 | Comentado por: cachucho | 24 de outubro de 2005 às 21:18
so quero dizer que o tíago dálte se percipitou um bocado uns posts atrás quando por causa de um comentário perfeitamente normal começou por atacar o silvério....
é verdade que tem descido o nivel dos comentários deste blog, mas tambem é verdade que n foi por comentários como aquele.
saudações
#27 | Comentado por: spencer | 24 de outubro de 2005 às 21:18
No tal comentário eu não «ataquei» ninguém. Disse que já tinha reparado que aquele comentador se estava a destacar por colocar comentários desagradáveis. E pedi moderação. Literalmente.
Depois fui ver o resto do blogue e constatei o mal generalizado. Decidi então postar isto.
#28 | Comentado por: Tiago d'Alte | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Nos post da académica comenta-se civilizadamente sobre o clube mas a paz acaba logo porque começam a comentra pessoas que só comentam para dar estilo. Um desses exemplos é o Silvério chamar "piolhosa" á Briosa. Tenho a certeza que se ele disse-se isso a outros clubes os adeptos desses clubes também não gostavam da atitude dele... porque se é benfiquista não esteja sempre a atacar a académica, ja enerva.
#29 | Comentado por: Mariana | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Estou chocado. "Já há quem fale em censura como se se tratasse de um crime". Nem pensar nisso! A censura é uma das belas artes.
Já agora queria confrontar o Tiago D'Alte com o seguinte: há mais provocação e falta de fair-play no seu post em que diz que a Académica fez muito bem em não adiar o jogo com o Benfica do que em todos os comentários do Silvério juntos. Pelo menos, o Silvério é assumidamente provocador e engraçado. Aquele post, onde inclusivamente o Tiago diz que só um imbecil é que aceitaria adiar um jogo porque convém ao adversário, é muito mais perverso. Porque, se levarmos esse raciocínio até ao fim, acaba-se com todo e qualquer sinal de fair-play. Afinal de contas, o que é o fair-play se não o benefício do adversário. Já agora, quando um jogador adversário se lesiona, por que não continuar a jogada? Só um imbecil é que atiraria a bola para fora, prejudicando a sua equipa - é isto que pensas Tiago?
Portanto, é hipocrisia criticar os comentários jocosos em vez das declarações que os provocam.
#30 | Comentado por: António Martins | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Caro António Martins,
Só um reparo, todos os comentários (incluindo os seus) levados às últimas consequências são ofensivos, por tal temos é que ter cuidado com as interpretações que fazemos e permitir nos nossos comentários uma certa dose de espaço para que ninguém fique ofendido, coisa que -de facto- ultimamente não temos feito.
#31 | Comentado por: Nuno Mendes | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Da minha parte vou tomar uma atitude em relação a essas pessoas que sob o anonimato descarregam aqui seus problemas, simplesmente vou deixar de comentar as idiotices. Acho que assim se resolve o problema.
Conheci o 3º anel há poucos meses mas rapidamente se tornou meu amigo diário, meu companheiro futebolístico. Estou fora do país, em São paulo mas atraves daqui sei tudo que se passa em portugal em termos futebolisticos.
Ja tinha deixado de ler alguns jornais pk nos comentarios abertos ao publico as idiotices q se liam eram muitas.
Meu modo de estar no desporto n é esse e por isso gostei desde logo deste blog.
Estando longe do país vivem-se as coisas de uma forma mais intensa, sofre-se mais, sente-se saudade a mais.
Terminando viva a minha BRIOSA, que é meu clube do coração, não sou adepto camaleão.
Continuem com o vosso excelente trabalho.
#32 | Comentado por: joao | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Antonio Martins:
Sera que a censura tera que ser um crime ou uma das belas artes?
A sua capacidade de analise e assim tao limitada que nao consegue ver nenhuma utilidade a qualquer forma de censura?
Abra um diccionario para saber o significado da palavra "censura" e pense em situacoes em que se possa censurar de uma forma nao criminosa.
#33 | Comentado por: Jorge | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Da minha parte vou tomar uma atitude em relação a essas pessoas que sob o anonimato descarregam aqui seus problemas, simplesmente vou deixar de comentar as idiotices. Acho que assim se resolve o problema.
Conheci o 3º anel há poucos meses mas rapidamente se tornou meu amigo diário, meu companheiro futebolístico. Estou fora do país, em São paulo mas atraves daqui sei tudo que se passa em portugal em termos futebolisticos.
Ja tinha deixado de ler alguns jornais pk nos comentarios abertos ao publico as idiotices q se liam eram muitas.
Meu modo de estar no desporto n é esse e por isso gostei desde logo deste blog.
Estando longe do país vivem-se as coisas de uma forma mais intensa, sofre-se mais, sente-se saudade a mais.
Terminando viva a minha BRIOSA, que é meu clube do coração, não sou adepto camaleão.
Continuem com o vosso excelente trabalho.
#34 | Comentado por: joao | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Caro Jorge,
Este país passou 50 anos com censura. E durante esses 50 anos, nada de bom aconteceu ao nosso país. Nestes últimos 30 anos, não tem havido censura e não nos temos dado mal com isso. Só concebo a censura em casos excepcionais de apelos à violação dos direitos mais fundamentais do Homem. Ora, aqui fala-se de futebol. Não faz sentido censurar ninguém.
#35 | Comentado por: António Martins | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Meus amigos se existe "coisa" neste mundo que não pode ser discutida, essa "coisa" chama-se futebol. Infelizmente e aqui faço mea culpa, já fui obrigado por vezes a responder á letra porque Deus quando fez o mundo, esqueceu-se de pequenos bugs humanos, com os quais temos de conviver! São pessoas com alguma frustração na vida que só sabem criticar e ofender os outros! Acreditem que esta tentativa vai falhar, poderemos assistir nos próximos tempos a uma paz podre, que virá ao cimo quando houver os Próximos casos polémicos. Académico de Viseu - Sempre!!!
#36 | Comentado por: JoaoN | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Caro António Martins, a censura parece ter para si uma conotação extremamente negativa.
Não contesto que a censura da Pide feita durante o tempo do Salazar, sobre tudo o que era comunicação social (o famoso lápis azul), não trouxe nada de bom.
No entanto, a censura é uma consequência da existência de regras, e da existência de quem queira quebrar as regras. Nestes casos existem duas alternativas: deixar andar; ou censurar quem quebra as regras.
Ora, deixar andar deu no que deu. Correu tudo tão bem, de forma tão bela e harmoniosa que o Tiago D'Alte se viu na obrigação de vir fazer este aviso à navegação.
Acho, portanto, muito bem que se avance para a alternativa.
Quem não gostar, tem o privilégio de poder optar por não voltar cá. É o que eu farei no caso de sentir que as coisas ficam ainda piores. É o que o António poderá e deverá fazer se sentir que não vale a pena continuar.
#37 | Comentado por: jcoelho | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Sr Tiago D'Alte, muito oportuno e de enaltecer este seu post mas não diga que [sic]Terceiro Anel nunca teve nem tem a preocupação de ser um blogue popular, muito visto e muito comentado [sic] porque não só soa a falso, como é desfasado da realidade.
Este blog deve ser o mais popular de todos no seu género e até ultrapassa os jornais desportivos (apesar de muitas notícias serem 'copiadas' dos mesmos) na coerência, e isso também se deve a quem o lê e a quem o comenta aqui todos os dias.
Faça o favor de banir todos aqueles a quem apenas o conflito e a ofensa reles interessa, imponha regras, está no seu direito mas faça-o uniformemente e não escolhendo quem tem ideias diferentes das suas. O Sr Tiago D'Alte é uma das (poucas) pessoas que escreve neste blog que perde mais as estribeiras com quem faz certos comentários desagradáveis (para si) quando é contra o seu clube.
Não se esqueça também que sendo afinal este um espaço público e de livre acesso (não é necessário registo) está sujeito à invasão de ervas daninhas, mas esses mais tarde ou mais cedo desaparecem, basta ignorá-los.
Convém, e isso é o mais importante, é não confundir imposição de regras básicas de comportamento com censura pura e simples!
Cumprimentos
#38 | Comentado por: Urra...apre | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Meus amigos, como sempre confunde-se MODERAÇÃO com CENSURA.
Os gestores de espaços como o Terceiro Anel podem e devem MODERAR (pelo menos se quiserem manter a qualidade em índices elevados).
Quando se fala neste tipo de actuação há sempre quem fique muito preocupado confundindo tal actuação com CENSURA e confundindo ainda Liberdade de Expressão com poder dizer-se o que se quer, quando se quer e onde se quer.
Os gestores de espaços como o Terceiro Anel têm todo o direito de MODERAR...
E quem não estiver satisfeito com os índices de qualidade e respeito que eventualmente os gestores deste espaço decidam impor pode sempre criar o seu Quarto ou Quinto Anel e lá, expressar-se como bem entender, se quiser até insultar tudo e todos.
CENSURA é proibir que A diga que é Benfiquista, que B diga que o Sporting é roubado ou que C diga que gosta do Porto.
MODERAR é exigir que haja respeito para com os restantes presentes num espaço que não é seu. E quem MODERA tem inclusivamente o direito de impedir o acesso daqueles que insistirem em violar as regras impostas!
Bem, e mais havía para dizer: na realidade os gestores de um espaço como o Terceiro Anel até podíam decidir só permitir o acesso a Benfiquistas - por exemplo - dado que o direito de associação está consagrado na constituição; mais ainda, um site mesmo que queira não pode CENSURAR, o máximo que pode fazer é impedir que determinadas opiniões sejam veículadas NESSE site... mas quem quiser pode sempre criar o seu próprio site, com as suas regras.
Mas fiquemos pelo essencial: não confundamos MODERAÇÃO (algo absolutamente essencial em espaços na internet e que queiram manter índices de qualidade e respeito) com CENSURA (algo muito mais grave).
#39 | Comentado por: Marco Antonio | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Eu nao tenho um diccionario de portugues a mao ou ao pe mas se bem me lembro um dos varios significados de censurar e o de examinar e controlar o conteudo de um texto ou discurso o que seria aquilo que o moderador faria.
Mesmo sem a intervencao do moderador pode considerar-se que simples apelos ao comportamento civico dos comentadores sejam uma tentativa de censurar as discussoes no blog. Uma regra que nao permita insultos tambem e uma forma de censura.
Se estou enganado corrijam-me mas se nao estou e nao gostam da palavra censura porque a associam com a PIDE, a Gestapo e a KGB entao talvez seja tempo de nao se auto-censurarem e permitirem-se a utilizacao desta palavra de uma forma livre de preconceitos.
De qualquer forma a censura limita sempre a liberdade de expressao assim como qualquer intervencao de um "moderador", se assim nao fosse nao seria necessaria.
Talvez achem que um moderador que va longe de mais e limite a vossa liberdade de expressao e nao somente a dos outros deva ser considerado um censor. ;)
De qualquer modo, o blog e deles estam num pais livre e podem fazer o que quiserem. Nao me acabem e com o blog que e uma das minhas leituras bi-diarias, ou mais, obrigatorias.
Boa Sorte
#40 | Comentado por: Jorge | 24 de outubro de 2005 às 21:18
É verdade que a popularidade nunca foi grande preocupação. Este blogue existe há quase três anos, mas só desde o Euro é que teve um boom de acolhimento.
Quanto a perder as estribeiras, é verdade que posso perdê-las. Mas se reparar, nunca as perdi em discussões envolvendo o Sporting. Aliás, pode-se dizer que sou bastante crítico em relação ao meu clube.
#41 | Comentado por: Tiago d'Alte | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Caro Jorge, eu digo-lhe que até fico preocupado quando as pessoas confundem algo tão simples (e, devemos dizer, vital para um site que se expõe publicamente) como a MODERAÇÃO (aquilo que todos têm o direito de fazer num espaço que é seu) com CENSURA (algo que na realidade só pode ser levado à práctica por uma entidade como o Estado).
Meus amigos, vivemos numa época de liberdade mas não confundamos alhos com bugalhos.
A CENSURA é algo de muito mais grave, levado a cabo por poderes repressivos e que nos impedem de dizer o que entendem ATÉ NA NOSSA PRÓPRIA CASA!
A CENSURA entra em tudo o que é lugar (jornal, casa, associação, tudo).
A MODERAÇÃO é aquilo a que todos temos o direito, na nossa casa. Não somos obrigados a permitir todo e qualquer comentário num site e temos todo o direito de impor as regras que bem entendermos.
Quem não estiver satisfeito com as regras pode sempre criar, do seu bolso e com o seu suor, o Quarto ou o Quinto Anel e lá dizer o que bem entender. E se não quiser ter esse trabalho ou esse gasto, pode muito bem ir para a rua e dizer de viva voz ou distribuindo prospectos. E nesses prospectos até pode dizer que não gosta do Terceiro Anel ou de qualquer outro site pelas regras que impõe. Não há Censura em Portugal e ninguém o vai impedir disso...
Não falem com leviandade de algo tão grave como a CENSURA, algo que felizmente não existe em Portugal, e não confundam liberdade de expressão com poder vir dizer o que quiserem e da forma que quiserem para o Terceiro Anel como se estes estivessem obrigados a deixar!
CENSURA não é um tipo por fora do seu Café (por exemplo) um fulano que só lá vai insultar os outros. O dono do Café tem TODO O DIREITO de expulsar quem bem entender do seu espaço se entender que aquele está lá a denegrir o mesmo e a incomodar os outros!
E quem diz um Café diz qualquer outro espaço físico ou virtual que tenha dono...
#42 | Comentado por: Marco Antonio | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Obrigado pelo post e por me darem animo a voltar a abria a janela de comentários. Tenho continuado a vir ler as noticias mas nunca mais entrei na janela acima referida por achar que destoa do resto do blog. Este problema na blogosfera de comentários impróprios ao estilo de um chat bem mediocre irrita qq um. No meu blog tb nos debatemos com esse problema de crises de identidade, as aulas que não começam e que por sua vez faz com que as crianças tenham todo o tempo do mundo para vir "brincar" ao "sou mais esperto e sei mais asneiras que tu. Além disso o meu Pokemon é mais poderoso que o teu.". ACABOU-SE AS FERIAS. A EDUCAÇÃO AINDA É À BORLA E NÂO TENHAM MEDO DE SER FELIZ.
Nova vaga de verborreias para o natal.....Pascoa....e na proxima época balnear. Ciclico?? Espero que não.
Mais uma vez, parabéns pelo blog de referencia.
#43 | Comentado por: RedCell | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Ora então vamos lá a isto. Parece que sou culpado de ter feito um comentário inqualificável, que é este:
"O azar do Sporting é que o Jardel andava sempre agarrado às brasileiras e este [o Niculae] anda sempre agarrado às canadianas." Revelador, diz o Pedro Santos.
O mesmo Pedro Santos escreve coisas como "Temos o destino traçado pelos mafiosos da Liga", "O Campos Coroa (...) é médico, coisa que tu só poderás ser em sonhos, tal é a tua estupidez. Tens a inteligência de uma galinha e deves viver numa cidade de merda (...) faz-nos um favor a todos e atira-te para baixo do comboio (...) ATRASADO MENTAL".
Podia continuar, porque há muito por onde escolher, não só no que diz respeito a este mas a muitos outros comentadores. Posto isto, vamos a ver se percebi: o meu comentário sobre o Jardel andar agarrado a brasileiras (posso prová-lo, ainda há pouco saiu uma reportagem n' A Bola sobre isso) e o Niculae andar agarrado a canadianas (acaba de ser operado outra vez) é inqualificável. Pensei que fosse uma piada inocente. Os comentários do Santos, a chamar mafiosos a uns, atrasados mentais a outros, enumerando "cidades de merda" e até - pasme-se - apelando à morte de outro comentador, nunca mereceram repreensão de qualquer dos autores do terceiro anel. O meu único crime: defender o Benfica. Parabéns pela isenção, terceiro anel.
#44 | Comentado por: Silvério | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Acrescento, a título de curiosidade, o seguinte. Depois de um comentário meu absolutamente inofensivo, uns posts abaixo, o sr. Tiago d'Alte escreveu o seguinte:
"Senhor Silvério,
Observei a sua chegada ao Terceiro Anel. E tenho observado a sua postura conflituosa. Não gosto.
O Bola na Área e o Record proporcionam-lhe espaço para esse tipo de discussão. Se quiser andar por aqui, recomendo-lhe moderação.
Tiago Souza d'Alte"
Como é evidente, sobre os comentários do comentador que apela à morte de outros, o sr. Tiago d'Alte não disse rigorosamente nada.
#45 | Comentado por: Silvério | 24 de outubro de 2005 às 21:18
PARA NINGUÉM ESQUECER
(INCLUINDO O PRÓPRIO)
Com este empate, o Hélder Mota dos Superdragões é que foi para casa com uns grandes cornos. Bom, também já os tinha, não é? Muuuuuuuuu!
adeptos tripeiros que querem o Camacho vão ficar com uns cornos maiores que os do Hélder Mota dos Superdragões.
Sim senhora, ricas tetas!
Já o Mourinho, fez ao PSG o mesmo que tinha feito à mulher do Hélder Mota dos Superdragões: comeu-os.
Até o Hélder Mota dos Superdragões preferia ter ficado em casa, só que os cornos não cabem.
Estes adeptos da Académica são os Dias da Cunha do terceiro anel. "Ai, que prejudicadinha que a Académica tem sido! Se não fossem os árbitros éramos campeões!" Por amor de Deus. A Académica só consegue ser campeã na segunda divisão. E, mesmo assim, nem sempre.
voçês"? Cá está o problema da Académica. Aquilo de académico já tem muito pouco. É só analfabetos como o finíssimo Campos Coroa. Que lindas que eram aquelas camisas pretas com gravata branca. Parecia a nova mascote, o "Fintas" (que, a propósito, vai mudar de nome para "Fífias") mas em atrasado mental.
Benfica em primeiro e Académica em último. É um sonho de campeonato.
O Fintas gosta de papar uma bola de Berlim na pastelaria mais próxima da sua casa." Ah, ah, ah! Parece um escaravelho da batata com tuberculose
É que a Académica é muito gira, mas não chega a ser um clube, pá.
Ninja, ao fim de três empates já estás nervosinha? Ah, ah, ah, ah, ah!
O QUE FAZER???
#46 | Comentado por: CÁ ESTÁ UM VERDADEIRO COMENTADOR | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Já há muito que não vinha ao Bloog.
Para mim torna-se cansativo, ter que administar 3 foruns ligados ao Glorioso Benfica e ter que levar com mais 2 ligados ao Azevedo. Agora surgiu mais um. Para alem disso, ha igualmente Bloogs ligado a benfiquistas, no qual tambem me tenho debruçado.
Confesso, que este Bloog é (era) muito interessante, ate ao momento que "NINJA" me chamou FILHO DA PUTA e outras ameças colaterais.
Não é que me tenha encolhido, mal de mim, mas entrar por essa via, teria que abrir o livro da ordinarice, prefiro entrar pela via da denuncia em que esta "encalhado" o futebol portugues e ao mais alto nivel..limitava-se ao ROLEX, aos quinhentinhos, Caso Guimaro, Viagens ao Brasil..etç...
Mas era estar a perder tempo, assim preferi oxigenar por outros ares e quando o assunto me interessar e saiba o que estou a dizer, coloco (?) a minha mensagem, ate lá, passo ao lado.
Problemas de gestão de foruns, todos os tem, por vezes bem me apetece fechar a "torneira" a alguns deles, mas enfim.
Ate lá VIVA OVAR E VIVA O GLORIOSO BENFICA
La vai Rolex.
#47 | Comentado por: Saridon | 24 de outubro de 2005 às 21:18
Olha, ó ca está um verdadeira comentador, porque é que só falas mal da académica? Porquê? A académica fêz-te algum mal? Nunca niguém disse que se não fossemos prejudicados pelo árbitro que eramos campeões, mas sim que estávamos num lugar melhorzinho na tabela classificativa.
Tu não vês os jogos da académica e depois vens para aqui comentar coisas que nem sequer sabes se é verdade, ou então estás a imitar outros, olha que de bom comentador não tens nada!
#48 | Comentado por: Mariana | 24 de outubro de 2005 às 21:18