« SuperLiga: 8ª Jornada | Entrada | Hugo Viana envolvido em aparatoso acidente »

terça-feira, 2 novembro 2004

Indignação azul

Categoria: Col: Nuno Almeida

Por duas vezes pensei em debater-me sobre o assunto, mas é sabido que no calor das derrotas muito pouca coisa sai bem. Talvez, continue a não sair, mas agora sim, seja uma boa altura para olhar o que é e tem sido o FC Porto versão 2004/05. Vou tentar ser sucinto na análise. Antes de mais é preciso dizer e sem grandes alaridos que as transferências foram um desastre e se responsável existe certamente não terá sido Del Neri. Acima de todas as outras, não compreensíveis, em minha opinião, estão as de Ricardo Carvalho e Pedro Mendes. Estas, mais que as outras, porque desmembraram o campeão europeu. A nível de contratações o fiasco é ainda maior com a contratação de Areias, a chegada e partida de Rossato, a incógnita sobre Paulo Assunção, entre outras. Depois, o próprio treinador italiano é um erro do tamanho do Dragão, rectificado à última da hora com outro erro quase primário como foi a contratação de Victor Fernández. Depois de ter falhado um treinador estrangeiro que não conhecia a realidade do clube, porque carga de água, pergunto-me eu, se terá pensado que a solução teria de passar forçosamente por outro treinador estrangeiro, que da realidade portuguesa também parece nada conhecer?! Um treinador com cartel em Espanha é certo, mas que revela uma total falta de entendimento do que é o futebol português e uma previsibilidade gritante, na elaboração do esquema de jogo e substituições. Acresce a isto a total apatia em ler o jogo e na reacção às incidências do mesmo. E não é só isso. Internamente, as coisas estão péssimas, a equipa teima em não jogar o que pode e pessoalmente, há mais de dez anos que não via um FC Porto tão mau. Falando objectivamente, desde que Tomislav Ivic retornou às Antas. Nem com Octávio Machado ou Fernando Santos a situação chegou a este ponto. Hoje em dia o que se vê é uma total desconexão entre os vários sectores, uma defesa permeável como há décadas não se tinha, não existe um fio de jogo sustentável durante um período razoável de tempo, jogadores, uns em claro sub-rendimento e outros, sem a cultura táctica adequada à escola azul e branca e depois claro, começa a ganhar ênfase a expressão, “um é bom, dois é demais, três é uma escola de samba”, numa clara alusão ao contingente brasileiro. A nível psicológico a coisa também não anda nada famosa, a descrença dos jogadores recém chegados é quase total e alastra a toda formação. Veja-se o exemplo de Diego, um jogador que não raras vezes se vira para trás e recua, quando recebe o esférico. Alguém duvida que Diego é bom? Creio que não. Terá é que haver alguém a incutir confiança ao jogador, ainda em fase de ambientação, e incentivo para enfrentar o adversário directo, algo que deveria de ser obrigatoriamente trabalhado pelo técnico e que não me parece acontecer. Reportando-me a outros elementos, é tão má a situação quanto maior é a utilidade de Jorge Costa na equipa. Em clara curva descendente na carreira, e numa época que deveria ser de transição, o capitão continua mesmo assim a ser o elemento mais preponderante da defesa. De Seitaridis creio, pela falta de comunicação natural e pela ambientação a outra escola de jogo, não se poderia exigir mais do que tem oferecido. Sem estar a ser brilhante, até tem sido dos mais constantes atrás. Pepe actualmente é não mais que razoável. O que ganha em capacidade de choque, perde em sentido posicional e está tudo dito. É pois, dos que necessitam ser e em muito trabalhados. Assim como Quaresma. Um jogador que tem tanto de talentoso e genial, como de inconsequente. Que me interessa a mim ver fintas e dribles se não acabam em assistências para golo? A Quaresma pede-se se não um pouco mais de entrega a tarefas defensivas, pelo menos outra capacidade de jogo colectivo e mesmo objectividade. Maniche é um jogador à parte na equipa. Sem o fulgor de outras épocas, parece jogar contrariado, quiçá por não ter tido o destino de outros campeões europeus. E Carlos Alberto? Por onde anda o menino da baixada fluminense, que encantou os adeptos no ano passado? Luís Fabiano, esse, apesar dos contratempos é sem dúvida uma das melhores contratações. Nota-se em tudo o que faz. Tem toque de bola, remate, capacidade física, sentido posicional, enfim, será necessário algum tempo para triunfar. Finalmente uma pergunta urge colocar. Onde anda Hugo Almeida? Um jogador, que seria titular em quase todas as equipas da SuperLiga, não merecerá uma oportunidade para se mostrar? Sinceramente não me parece que isso possa acontecer durante o reinado Fernández. Assim e se tudo o que se mostrou até agora é para continuar e se repetir, obrigado, mas não quero assistir. Mais, suponhamos que Fernández continua até final, é eliminado na primeira fase da Champions League, mas consegue vencer a Taça Intercontinental e mesmo ser campeão português. Para mim, nunca deixaria de ser uma época falhada e assumo-o aqui e hoje. A Fernández há muito que a minha mente lhe traçou o destino: guia de marcha! Ainda há tempo de recuperar alguma coisa.

Publicado por nuno almeida às 02:32

Comentários

Concordo q P Mendes foi o erro da época..ainda por cima para trazer o Postiga..qt ao R Carvalho acho natural a venda...Qt ao resto acho q tás a exagerar em relação ao despedir o treinador..e ias buscar quem??
Qt ao resto se no fim o Porto ganahr o campeonato e a Intercontinental não será uma má epoca..embora considera q a 2ª fase na LC é o minimo exígivel..( não se vai quere repetir o titulo !!)

#1 | Comentado por: Renato Miguel | 24 de maio de 2009 às 20:13

concordo com kuase tudo! principalmente o guia de marcha q se devia dar a este treinador.. e s calhar tb ja tava na altura do PC se reformar..não?

não concordo é com a previsivilidade das substituiçoes do fernandez.. axo q são poucos os q acertam no jogador q vai sair.. nos que entram é facil.. é sempre o cepo do Postiga, um trinco pa defender, e ou o kuaresma ou o carlos alberto.. mas os que saiem é quase impossibel! lembro-me duam vez tar no dragao e eu e amigos emus tentarmos advinhar kem ia sair..o mais giro é q ng acertou num unico nome! foi num jogo em q saiu o diego e o benni.. jogadores q ate tavam a jogar bem.. mas o cabrao la decidiu segurar o resultado e estragar o jogo do porto tirando os q davam vida ao mesmo! onde ja se viu o Porto defender um resultado no dragao contra ekipas fracas!? ou memso fortes?! axo q nem com o fernando santos nem com o octabio o adorador d trincos :|

bendito o dia em q vir nas capas dos jornais que hoube a 3ª xicotada do PC no Porto..

#2 | Comentado por: Fredy | 24 de maio de 2009 às 20:13

o negocio do pedro mendes foi pessimo, agora o do ricardo carvalho.. 30 milhoes, foi um excelente negocio! agora se nao arranjam defesas a altura..

#3 | Comentado por: Luis Lourenço | 24 de maio de 2009 às 20:13

Engraçado como as coisas mudam em questão de semanas ... !!!

Não falando do FCP pois não é o meu clube, mas sim do SCP, ainda a uns tempos atrás todos queriam a cabeça do Peseiro ... e agora !?!?!?!?

As equipas controem-se acima de tudo com a confiança que as vitórias trazem.

O Campeonato ainda está no inicio ... o Fernandez ainda está em fase de adaptação ... acima de tudo os Portistas têm de ter um pouco mais de paciencia e serem realistas ... o FCP sem o Mourinho não é o mesmo.

Saudações Leoninas !!!


#4 | Comentado por: Palhas | 24 de maio de 2009 às 20:13

Que exagero!!!!
Fernadez tem um excelente discurso e todo o meu apoio. Vai ser nosso treinador por muitos e bons anos.
Os grandes problemas da equipa são: excesso de juventude (deve ser uma das médias de idade mais baixas da superliga), falta de segundas opções em duas posições - lateral direito e esquerdo. E falta de primeiras opções nos centrais (Pepe muito novo, JCosta muito velho, Pedro Emanuel muito banal, Ricardo Costa medonho).

#5 | Comentado por: Gabriel | 24 de maio de 2009 às 20:13

Não me parece que a solução seja o despedimento do Fernandez, é um disparate entrarmos em histeria colectiva porque vamos a 1 ponto do Setúbal (o 1º classificado).

Há falhas graves na constituição do plantel concordo que o Pepe não está à altura do Ricardo Carvalho (não conheço nenhum central que esteja) mas o Pepe tem 19 anos e o Ricardo quando assumiu a titulariedade no Porto era já um jogador feito.

A questão do Rossato e do Areias só existe a partir da lesão do Nuno Valente, ou seja é circunstancial pelo que não me parece que tenha sido um erro mas uma normal medida de gestão.

Já o Pedro Mendes esse sim foi um erro (um duplo erro) uma vez que o nosso Meio-Campo está "coxo" com a baixa de forma do Costinha e do Maniche e o Postiga (enorme jogador) é neste momento excedentário (L. Fabiano e B. Macarty dixit).

Sobre o Hugo Almeida apesar de pensar que será um ponta de lança ao nível dos melhores da Europa, penso que seria conveniente empresta-lo mais uma vez (a última) a uma equipa da SuperLiga, pois para a sua posição há o Fabiano, o Maccarty, o Postiga e em última análise o Derlei.

Nas contratações de Inverno penso que teremos que fazer alguma coisa para o lado esquerdo (o Robinho era excelente) penso que o Alex do Corithians era uma boa escolha, uma vez que a nossa única solução é o Derlei e adaptações como o Carlos Alberto.

A nível de centrais basta o Pedro Emanuel entrar para se conseguir alguma coisa. No meio campo quando o Costinha e o Maniche entrarem no ritmo e o Diego recuperar alguma confiança penso que não teremos problemas.

Em relação ao Quaresma falta-lhe o que o C. Ronaldo já apreendeu uma finta, duas fintas, passar/rematar e não uma finta, duas dintas, três fintas : Ai jesus que lá se vai a bola.

Em resumo vamos dar tempo ao tempo, parece-me com o Mourinho que a nível interno não teremos muitas dificuldades (com ou sem Robinho).

#6 | Comentado por: Nuno Mendes | 24 de maio de 2009 às 20:13

A mim também me parece que há coisas que estão mal. Mas se calhar isso era inevitável.

Lembram-se do início da temporada passada, em que o Mourinho se queixou da falta de ambição de alguns jogadores?

Isso a mim parece-me cada vez mais actual, porque não há qualquer motivo para a baixa de forma de jogadores como Maniche e Costinha, que conseguem por si só dar uma dinâmica impressionante ao meio campo portista. Isto, quando estão motivados e moralizados.

Depois, há uma série de adaptações que estão a ser feitas "em andamento", sem que o Fernandez tivesse tido tempo para parar e assentar ideias. Basta lembrar a fase em que ele entrou, e as constantes faltas de jogadores que tem tido, devidas às selecções e às lesões...


De qualquer forma, parece-me que faltam qualidades de liderança ao Fernandez. O Mourinho (e insisto em falar dele, porque a comparação é inevitável) dizia que de vez em quando é preciso criar um clima de ruptura emocional, para que os jogadores respondam em campo. O que a gente vê é o Fernandez sozinho, impávido e sereno, mesmo quando parece que o céu lhe está a cair em cima... E, apesar de eu gostar do discurso dele em termos de conteúdo, não me transmite garra nem determinação. E já se sabe que o estado emocional do líder se transmite para os liderados...

De qualquer forma, parece-me que temos que lhe dar mais algum tempo. É um bom treinador e irá ter bons resultados. Gostava é que não se perdesse demasiadas coisas enquanto esses resultados não chegam...

#7 | Comentado por: jcoelho | 24 de maio de 2009 às 20:13

se calhar há jogadores acomodados. jogadores que acham que já ganharam tudo o que existe para ganhar no F.C.Porto.
os novos parecem-me pouco experientes & com pouca cabeça. o quaresma continua a achar que está sózinho em campo. o césar peixoto é candidato a ir para o guimarães ou algo do género. o areias é um jogador bom para a equipa B. o pepe ainda não é um central para ser titular. o derlei está fora de forma. o postiga foi um erro, principalmente pq implicou a saída do pedro mendes. & não nos podemos esquecer que a pré-época foi para o lixo.

#8 | Comentado por: NiHiL | 24 de maio de 2009 às 20:13

Caro Renato, lembra-se certamente das palavras do presidente no início de época a dizer que o Porto lutava com Man Utd, Barcelona, Real, etc... Qto ao treinador, será necessário alguém que, pelo menos, se esforce por falar português, ou também isso será pedir muito?
Caro Luís, a questão não é o valor da transacção, até porque não me parece que o Porto estivesse a precisar de vender mais alguém, é, e mais uma vez recordando as palavras do presidente, que não se ia desmembrar a equipa campeã europeia. Ora se já tinha saído Deco, Paulo Ferreira, Pedro Mendes e Alenitchev parece-lhe sensata a venda do Ricardo? Ainda para mais sem ninguém à altura de o substituir, coisa que tb não será possível pelo menos a breve prazo.
Caro Gabriel, excesso de juventude? Lamento mas não concordo. A título de exemplo basta relembrar a equipa do Sporting no tempo de Mirko Jozic...era igualmente jovem mas jogava um futebol vistoso, do melhor que o Sporting teve nos últimos anos. Mas será que alguém me diz um jogo desta época em que o Porto tenha jogado bem a tempo inteiro ou até só numa parte completa, exceptuando, por razões óbvias o confronto com o Belenenses e ok, a vitória em Guimarães para o campeonato?
Finalmente ao caro Palhas, uma leve alfinetada... não se deixe enganar com as vitórias face ao estoril e penafiel. O Fernando Santos o ano passado também ganhou uma boa série de jogos e o resultado final foi o que se viu.

#9 | Comentado por: Nuno Almeida | 24 de maio de 2009 às 20:13

Em parte, o que está dito, foi bem fundamentado. Para mim, o treinador é fraco, sendo claramente responsavel pela degradação do lado esquerdo da equipa portista. Quem era o treinador português que mandava embora o rossato??Nenhum!Começa por esse lado a desagregação do campeão europeu, bem secundada por uma pré epoca em competição. Juntando a isto, a existência de 5 pontas de lança de categoria firmada, em que só 1 ou 2 jogam,longe de criar um plantel rico, cria-se a montante n problemas motivacionais.. Enfim, um mar de equivocos,a que a SAD não fica isenta de culpas.
Seria óbvio, criar no inicio da época, uma envolvente de reconstrução, enão numa aposta continuada na europa, pois o ciclo de vida das vitórias acaba qd começa o das derrotas. É natural, ou há alguma equipa que depois de duas conquistas internacionais,continue a ganhar??NÃO!

#10 | Comentado por: Luigi Ribeiro | 24 de maio de 2009 às 20:13

concordo em quase tudo do post, é uma boa análise, tal como a do bruno prata hj no público. Realmente (e falo como portista), o porto está a deixar-me preocupado. Com o afastamento do delneri, sp pensei q até meados de outubro o porto nao ia fazer nada, pq ia estar a fazer a pré-época em plena... época, com jogos a doer. o certo é q agora que tenho visto os jogos c mais calma, (o de guimaraes e os das champions), parece-me q o porto está boa parte do tempo à deriva... e tudo começa na defesa... realmente - e nc pensei dizer isto - o j. costa faz falta ao porto, ele q sp achei 1 defesa ento e duro de rins, um jogador à altura de um slb ou scp... o pepe tb nao me convence e com a falta de n. valente... é o deserto. o meio campo ainda vai indo - temos de dar tempo ao diego, ele parece-me mto, mto bom. no ataque... p quê h. postiga? preferia o p. mendes... o postiga ainda nao justificou o investimento, tal como o r. quaresma... alguém (treinador) tem de o convencer q em campo, etão + 10 jogadores da equipa dele.

tb concordo q provavelmente haja algum acomodar... mas creio q essa fase ja devia ter passado... eles sao pros e sabem q o passado nao ganha nada, sabem q se querem ganhar o triplo do que ganham no porto, têm de esforçar.

uma palavra p o treinador: gosto do discurso, mas ele tb precisa de se adaptar ao futebol tuga.

BTW.. mesmo a jogar mal, o porto pode perfeitamente ganhar o campeonato.

#11 | Comentado por: paulo oliveira | 24 de maio de 2009 às 20:13

Se o fcp estiver à espera de encontrar um novo Mourinho então ainda vai ter que despedir e contratar muitos treinadores. De notar que há 3 anos a direcção do fcp contratava fiascos como Pizzi, Esnaider, Kaviedes, Ibarra entretanto o Mourinho entrou e acabaram as asneiras. Agora que o Mourinho saiu, a direcção do fcp volta às asneiras, contratações sem critério e desbaratar de recursos. Até aqui se vê o quanto Pinto da Costa deve a Mourinho, provavelmente até lhe deve a sua própria presidência.

#12 | Comentado por: N | 24 de maio de 2009 às 20:13

o fernandez no discurso é bom.. ou seja..na teoria é bom.. na practica é q é uma merda! por alguma coisa ele nunca singrou a serio em espanha! numa ekipa com denilson.alfonso,joaquin,juanito e etc nunca conseguir ir além do 7º lugar ker dizer muito dum treinador.. q é mais q banal!

#13 | Comentado por: Fredy | 24 de maio de 2009 às 20:13