« Scolari convoca Ricardo Costa | Entrada | Insólito »

segunda-feira, 7 fevereiro 2005

McCarthy e Diego

Categoria: Col: João Nuno Coelho , FC Porto

McCarthyDiego

Não vale a pena fazer muitos comentarios ou tirar grandes ilações da estreia de Couceiro no jogo do Estoril. Claro que muito se vai dizer mas é demasiado cedo.

Para mim, pessoalmente, passei uma parte do jogo a pensar na atitude e acção de dois jogadores: Diego e McCarthy.

O primeiro é um jogador que há já bastante tempo muito admiro por o ver jogar no Santos, com uma alegria e um talento raros no futebol de hoje. O segundo, representava até há pouco tempo o tipo de jogador que não me entusiasma, embora admitindo o seu valor.

Diego é hoje um claro exemplo de desadaptação: triste em campo, ontem como noutros jogos, após duas ou três entradas assassinas (de que quase sempre é vítima no início dos jogos - já se tornou um sistema para o anularem) deixa de jogar e torna-se uma figura de corpo presente. Não sei o que vai ser deste miúdo de 19 anos perdido no futebol português. Tivesse ele um José Mourinho como treinador e veriam o que poderia fazer Diego...

McCarthy tem sido nos jogos mais recentes (com destaque para o encontro com o Estoril) a mais agradável e inesperada das surpresas. Deixou de se limitar ao papel de avançado-centro egoísta (ainda que um dos melhores rematadores do futebol actual), preso de movimentos, muitas vezes alheado do próprio jogo, quantas vezes irritantemente "autista" dentro da equipa e do campo, para se tornar num verdadeiro "guerreiro" ao serviço da equipa, lutando até à exaustão, defendendo quando necessário, actuando longe do seu lugar de eleição, quase como médio ala direito em alguns casos, mostrando que está ali para ser mais um a ajudar a equipa. Nunca pensei ver isto acontecer, e a minha admiração por McCarthy multiplicou-se por mil.

Finalmente, em relação ao encontro do Estoril, apenas mais uma ideia: por favor, não deixem a TVI transmitir jogos do Porto porque senão tenho que passar a acompanhar as partidas sem o som da transmissão. Não é possível tanto facciosismo indisfarçado, ódio anti-portista e ainda incompetência para compor o triste ramalhete final. O senhor João Querido Manha levou a coisa a pontos inaceitáveis neste jogo, como noutros, fazendo afirmações quase inacreditáveis: "golos fortuitos do Porto", "falta de atitude dos jogadores", "sacríficio de McCarthy prejudica a equipa", etc e tal. São senhores destes que também contribuem para tanto radicalismo do outro lado, porque não é possível ficar indiferente ao destilar de ódio assim. O Senhor João Querido Manha, pode ser muito querido (para os anti-portistas) mas da manha dele já estamos nós fartos.

João Nuno Coelho, sociólogo, é o novo reforço do Terceiro Anel. Comentador residente do programa 'A Liga dos Últimos', da RTP N/RTP 2, tem vindo a estudar o futebol enquanto fenómeno social e já publicou três livros: 'Portugal, A equipa de todos nós - nacionalismo, futebol e media' ; 'A paixão do povo - História do futebol em Portugal' e 'A Nossa Selecção em 50 jogos'. É também treinador das camadas jovens do Aver-o-Mar FC.

Publicado por João Nuno Coelho às 15:54

Comentários

Onde está o ódio em declarações como: "golos fortuitos do Porto", "falta de atitude dos jogadores", "sacríficio de McCarthy prejudica a equipa"? Isto é que é um destilar de ódio? Não é o próprio autor do artigo que reconhece que, por exemplo, o Diego tem falta de atitude? Ou "deixar de jogar e tornar-se uma figura de corpo presente" é atitude que se recomende? Porque é que dizer "falta de atitude" é destilar ódio e dizer "deixa de jogar e torna-se figura de corpo presente", não? Gostava imenso de saber.

#1 | Comentado por: Silvério | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Concordo com a tua apreciação ao McCarthy e pelos vistos o slb (via Cunha Leal & Comissão Disciplinar da Liga) também... Mas será que esses tipos não compreendem que este tipo de situações dão sempre bons resultados pros lados do Dragão. São como que um tónico para superar as nossas forças. O que custa mais são os primeiros 11 anos, depois não custa nada...

#2 | Comentado por: Deko | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Concordo a 100%, Diego raramente espalha a magia que deveria espalhar. É um atleta em claro sub-rendimento....

#3 | Comentado por: Da Rocha | 24 de outubro de 2005 às 21:14

uma dúvida: por acaso é o mesmo senhor que deixa cá alguns comentários assinados jcoelho?

Gosto muito do programa, liga dos últimos, é excelente, e os comentários deste senhor normalmente são bastante oportunos, coerentes e fundamentados.

#4 | Comentado por: cordeirinho | 24 de outubro de 2005 às 21:14

sem duvida.
concordo com todas as afirmações deste post.espero que o couceiro possa devolver ao diego essa alegria de jogar que o torna imparável quando a põe em campo.

e quanto aos comentários da TVI...patéticos.alface TV no seu melhor.

#5 | Comentado por: verdadeiro | 24 de outubro de 2005 às 21:14

sem duvida.
concordo com todas as afirmações deste post.espero que o couceiro possa devolver ao diego essa alegria de jogar que o torna imparável quando a põe em campo.

e quanto aos comentários da TVI...patéticos.alface TV no seu melhor.

#6 | Comentado por: verdadeiro | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Seja bem-vindo.
A tvi gravar imagens do balneário também é uma vergonha.

#7 | Comentado por: Rui Alexandre | 24 de outubro de 2005 às 21:14

"O que custa mais são os primeiros 11 anos, depois não custa nada..."
Que idade tens?

#8 | Comentado por: Rui Alexandre | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Os gajos da tvi são tristes já kom o slb é a mm koisa eles komo profissionais limitavam-se a avaliar o jogo sem esse tipos de comentário mas uma coisa é certa, se fosse o sporting dixiam k tava a jogar muito bem, e k iam ser kampeões assim.... OMFG

#9 | Comentado por: Rionx | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Esse João Querido Manha, no Leiria vs Benfica, também repetia de 5 em 5 minutos, que o Benfica não estava a jogar nada e não tinha balneário.
Mas literalmente repetia isto de 5 em 5 minutos.
O meu Benfica já estava a perder, e ainda a ouvir o gajo, foi exaperante.

As transmissões da TVI por si só não tem muito nínel, então quando se transforma na Alface Tv, pior ainda.

O golo do Quaresma pode ser fortuito, mas o de Bosingwa nunca. É do estilo do golo de Paulinho Santos por Portugal frente à Austria no Prater.

#10 | Comentado por: José Leal | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Agora que ficámos todos a saber quem é o Sr João Nuno Coelho (confesso que pelo nome apenas, não ía lá), tenho a dizer-lhe que vi apenas 1 vez esse programa 'A Liga dos Últimos'. 1 vez e chegou-me (brrrr!!). O princípio do programa até que é interessante: a divulgação dos clubes distritais que de outra forma nunca seriam falados e muito menos conhecidos fora das suas terras, mas olhando e ouvindo o painel de comentadores desse programa, todos portistas, por sinal (curioso??, ou talvez não dado que a RTP N era nem mais nem menos que a extinta NTV) e respectivas loas constantes ao FCP, diga-me sr João Nuno Coelho, com que moral vem o Sr pedir a outros comentadores qualquer tipo de imparcialidade - se é que, como diz o Silvério, esses comentários poderão ser chamados de anti-portistas-. Não há aí demasiada mania da perseguição?

PS - ainda que digam por aí as más línguas que o JQManha é benfiquista tenho a dizer que leio todos os seus (dele) comentários e crónicas sempre que possível e olhe que se torna confuso a certa altura saber onde acaba o seu (dele) benfiquismo e começa o seu (dele) sportinguismo, e onde acaba o seu (dele) sportinguismo e começa o seu (dele) portismo. É que como comentador imparcial, repito IMPARCIAL é figura que secasca em quem tem que descascar e nunca é meigo para nenhum!!

#11 | Comentado por: SLB SEMPRE | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Agora que ficámos todos a saber quem é o Sr João Nuno Coelho (confesso que pelo nome apenas, não ía lá), tenho a dizer-lhe que vi apenas 1 vez esse programa 'A Liga dos Últimos'. 1 vez e chegou-me (brrrr!!). O princípio do programa até que é interessante: a divulgação dos clubes distritais que de outra forma nunca seriam falados e muito menos conhecidos fora das suas terras, mas olhando e ouvindo o painel de comentadores desse programa, todos portistas, por sinal (curioso??, ou talvez não dado que a RTP N era nem mais nem menos que a extinta NTV) e respectivas loas constantes ao FCP, diga-me sr João Nuno Coelho, com que moral vem o Sr pedir a outros comentadores qualquer tipo de imparcialidade - se é que, como diz o Silvério, esses comentários poderão ser chamados de anti-portistas-. Não há aí demasiada mania da perseguição?

PS - ainda que digam por aí as más línguas que o JQManha é benfiquista tenho a dizer que leio todos os seus (dele) comentários e crónicas sempre que possível e olhe que se torna confuso a certa altura saber onde acaba o seu (dele) benfiquismo e começa o seu (dele) sportinguismo, e onde acaba o seu (dele) sportinguismo e começa o seu (dele) portismo. É que como comentador imparcial, repito IMPARCIAL é figura que descasca em quem tem que descascar e nunca é meigo para nenhum!!

#12 | Comentado por: SLB SEMPRE | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Agora que ficámos todos a saber quem é o Sr João Nuno Coelho (confesso que pelo nome apenas, não ía lá), tenho a dizer-lhe que vi apenas 1 vez esse programa 'A Liga dos Últimos'. 1 vez e chegou-me (brrrr!!). O princípio do programa até que é interessante: a divulgação dos clubes distritais que de outra forma nunca seriam falados e muito menos conhecidos fora das suas terras, mas olhando e ouvindo o painel de comentadores desse programa, todos portistas, por sinal (curioso??, ou talvez não dado que a RTP N era nem mais nem menos que a extinta NTV) e respectivas loas constantes ao FCP, diga-me sr João Nuno Coelho, com que moral vem o Sr pedir a outros comentadores qualquer tipo de imparcialidade - se é que, como diz o Silvério, esses comentários poderão ser chamados de anti-portistas-. Não há aí demasiada mania da perseguição?

PS - ainda que digam por aí as más línguas que o JQManha é benfiquista tenho a dizer que leio todos os seus (dele) comentários e crónicas sempre que possível e olhe que se torna confuso a certa altura saber onde acaba o seu (dele) benfiquismo e começa o seu (dele) sportinguismo, e onde acaba o seu (dele) sportinguismo e começa o seu (dele) portismo. É que como comentador imparcial, repito IMPARCIAL é figura que descasca em quem tem que descascar e nunca é meigo para nenhum!!

#13 | Comentado por: SLB SEMPRE | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Agora que ficámos todos a saber quem é o Sr João Nuno Coelho (confesso que pelo nome apenas, não ía lá), tenho a dizer-lhe que vi apenas 1 vez esse programa «A Liga dos Últimos». 1 vez e chegou-me. O princípio do programa até que é interessante: a divulgação dos clubes distritais que de outra forma nunca seriam falados e muito menos conhecidos fora das suas terras, mas olhando e ouvindo o painel de comentadores desse programa, todos portistas, por sinal (curioso??, ou talvez não dado que a RTP N era nem mais nem menos que a extinta NTV) e respectivas loas constantes ao FCP, diga-me sr João Nuno Coelho, com que moral vem o Sr pedir a outros comentadores qualquer tipo de imparcialidade - se é que, como diz o Silvério, esses comentários poderão ser chamados de anti-portistas-. Não há aí demasiada mania da perseguição?

PS - ainda que digam por aí as más línguas que o JQManha é benfiquista tenho a dizer que leio todos os seus (dele) comentários e crónicas sempre que possível e olhe que se torna confuso a certa altura saber onde acaba o seu (dele) benfiquismo e começa o seu (dele) sportinguismo, e onde acaba o seu (dele) sportinguismo e começa o seu (dele) portismo. É que como comentador imparcial, repito IMPARCIAL é figura que secasca em quem tem que descascar e nunca é meigo para nenhum!!

#14 | Comentado por: SLB SEMPRE | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Desculpem a insistência, mas estava a dar erro :S

#15 | Comentado por: SLB SEMPRE | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Ao SLB:
Já estamos habituados às insistências do SLB. Há dez anos que dão erro.

#16 | Comentado por: Xerxes | 24 de outubro de 2005 às 21:14

a liga dos ultimos e' um excelente programa. e uma prova de como o nosso pais só tem a ganhar qd se afasta da sua capital provinciana e se afasta dos temas repetidos até à exaustao

quanto ao Diego, eu ainda nao vi nada
mas espero que se ele de facto for tão bom, que o deixem fazer o seu caminho - ele tem 19 anos! e apesar desta voracidade de blots e canais de cabo e reportagens diarias dos treinos dos clubes a adaptacao dos jogadores nao se faz mais depressa...

#17 | Comentado por: tiago | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Os comentadores da TVI são execráveis, eu desligo sempre o som, não dizem nada de jeito, vá lá que não é uma TV pública, apesar de receberem do estado por serviço publico.
Boa análise, benvindo a este blog que é o melhor em termos de desporto, em que apesar de a equipe ter assumidamente comentadores de vários tendencias clubisticas, fazem análises objectivas e com aceitável correção.
Não como esses profissionais das TV´s que deveriam ser isentos e são uma verdadeira nulidade como jornalistas e maus profissionais por estarem ao serviço do clube.
Parabens ao TERCEIRO ANEL por mais um bom elemento na equipe. Força que nós agradecemos.

#18 | Comentado por: Manuel Santos | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Obviamente, todos temos direito às nossas opiniões, e é para as expressarmos que existem, por exemplo. os blogues.
Só há uma coisa que gostaria de deixar bem claro: eu não sou jornalista desportivo. Portanto, não tenho qualquer obrigação de manter imparcialidade clubística nas minhas análises. Aqui, noutros locais, e ainda mais num programa sobre os últimos das Ligas.
Apesar disso, procuro ser o mais clarividente possível nessas análises. Posso consegui-lo umas vezes mais do que outras, mas esse é o preço de gostar de comunicar e de expor as minhas opiniões, aceitando as dos outros.
Quanto à diferença entre falta de atitude competititiva de um jogador (Diego, que até saiu aos 60 minutos) e de toda uma equipa, acho que a está bem à vista. Nomeadamente para quem viu o jogo...
Obrigado pelos comentários.

#19 | Comentado por: João Nuno Coelho | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Bem-vindo, João Nuno Coelho.

#20 | Comentado por: André Freitas | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Bem vindo, João Nuno Coelho.

#21 | Comentado por: JB | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Gostaria de ressaltar, quanto ao jogador Diego que se estiver se sentindo bem e a vontade dentro de campo, eu tenho certeza que que se transformara em uma grande figura dentro da equipa, pois acompanhei sua carreira no Santos F.C e sei do que estou falando.

#22 | Comentado por: Juares Simiano de Anhaia | 24 de outubro de 2005 às 21:14

>>Diego é hoje um claro exemplo de desadaptação: triste em campo, ontem como noutros jogos, após duas ou três entradas assassinas (de que quase sempre é vítima no início dos jogos - já se tornou um sistema para o anularem) deixa de jogar e torna-se uma figura de corpo presente. Não sei o que vai ser deste miúdo de 19 anos perdido no futebol português. Tivesse ele um José Mourinho como treinador e veriam o que poderia fazer Diego...

ACHO PIADA A ESTES "FILOSOFOS" DO FUTEBOL QUE SEMPRE QUE UMA COISA CORRE MENOS BEM, VÊM LOGO COM CONVERSAS DE DESASTRES NATURAIS E EXAGEROS POLITICOS!

MEUS AMIGOS, CALMAAAAAA!!! LA POR 1 JOGO TER CORRIDO PIOR AO DIEGO NAO SE VAI FALAR JA!!! DE INADAPTAÇAO!!!

SE ESSE SENHOR VIU JOGOS DO SANTOS, VIU CONCERTEZA TAMBEM JOGOS ONDE DIEGO N ESTAVA AO SEU MELHOR NIVEL, ASSIM COMO ROBINHO, RICARDINHO, ELANO E DEIVID!!!

MAS A VIDA É ASSIM, NEM TODOS OS DIAS SAO BONS NEM TODOS OS JOGOS CORREM BEM, MAS NAO É POR ISSO Q SE VAI FALAR DE INADAPTAÇAO E "Não sei o que vai ser deste miúdo de 19 anos perdido no futebol português"!!! RIDICULO!

SE FORMOS A VER, HA BEM MAIS BRAZILEIROS EM "DESADAPTAÇAO" NAS OUTRAS EQUIPAS DO QUE NO FC PORTO OU DO QUE O DIEGO!

BOM SENSO MEUS AMIGOS, BOMMMM SENSSOOOOOO!!!

#23 | Comentado por: MORALES | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Tens direito à tua opinião, Morales, eu tenho direito à minha.Agradecia é que não viesses chamar ridiculas às minhas, até porque eu não chamo às tuas. Obviamente, têm o mesmo valor relativo, mas convém que haja respeito mútuo para podermos dialogar.
Em termos do que estamos a debater, e isso é o que interessa mais aqui, não tenho dúvidas de que o Diego é um grande jogador, com direito aos seus maus dias - não é isso que questiono. O que me custa é ver que ele é hoje em dia um jogador habitualmente triste e sem chama dentro de campo, quando uma das coisas que mais aprecio nele é a alegria, energia, a fantasia com que joga. Por ter perdido isso nos encontros mais recentes, eu digo que me parece desadaptado, escondendo-se muitas vezes do jogo. Gostava de saber porquê, mas não é o caso - agora não esqueço que ele tem apenas 19 anos, é a primeira vez que joga fora do Brasil e sabemos que são muitos os factores de...distracção.
Claro que não ajuda a pressão a que é sujeito designadamente nos jogos no Dragão, onde a paciência é pouca, como deves saber se costumas ir lá, como eu, todos os jogos.
Obrigado pelo comentário.

#24 | Comentado por: João Nuno Coelho | 24 de outubro de 2005 às 21:14

Bem-vindo, João Nuno Coelho.

#25 | Comentado por: CM | 24 de outubro de 2005 às 21:14