« Académica 3 - 3 Vitória Setúbal | Entrada | Domingo Subjectivo - 101º Aniversário do Benfica a Norte »

domingo, 27 fevereiro 2005

Ninguém os Cala?!

Categoria: Vermelho Directo

Comentários Azuis na RTPJosé Mourinho afirmou antes de ir jogar a final da taça da liga inglesa que era um jogo especial, porque se habituou a vibrar com as várias finais que acompanhou via tv na sua juventude.

Assim como Mourinho, também eu acompanho há muitos anos as finais inglesas, e tal como muitos leitores, também eu acabei por adoptar uma equipa para torcer ao longo dos anos.
No meu caso, a equipa escolhida foi o Liverpool. Os anos 80 foram fundamentais para passar a admirar o emblema dos vermelhos da cidade dos Beatles, que por acaso até torciam pelo Everton. Nomes como Rush, Dalglish, Grobbelar, Souness, mais as histórias sobre Anfield Road, o cântico You'll Never Walk Alone, os confrontos com o Benfica, tudo isto misturado fez com que o Liverpool entrasse no restrito lote de clubes preferidos.
É indiferente que tenha um treinador português, ou que acolha jogadores lusos no plantel, não é só isso que faz com se passe a torcer por um clube. E é aqui que entram os comentadores da RTP. A qualidade dos comentários da lendária dupla Cerqueira-Fidalgo é de um oportunismo provinciano, consegue irritar qualquer um que não torça para o mesmo lado que eles, que até nem deviam torcer para lado nenhum!

Se nos jogos do FC Porto o descontentamento dos adeptos dos outros clubes é geral, quando a dupla infernal está em serviço, nestes jogos internacionais podiam dar descanso à malta. Mas não. Os azuis são treinados pelo Mourinho, então Cerqueira vai aos pícaros da emoção quando o Chelsea faz golo ou está perto disso. Ele grita, ele ri, ele empolga-se, e no entanto não lhe passa pela cabeça que haja alguém a ver este serviço público no primeiro canal da RTP e que até esteja a torcer pelo Liverpool... Eu estava, e acredito que havia mais espectadores na minha situação, que não acharam grande piada aos comentários da dupla.

Publicado por João Gonçalves às 23:48

Comentários

CaRO João

Aconselho-te seriamente a aproveitares a frescura do Post para alterares um pormenor injuriante para qualquer pessoa, em especialmente quem puxa lá pelo Dragão.

Essa de achares que o Cerqueira e o Fidalgo (juntos ou em separado)irritam todos os adeptos de todos os clubes excepto os do FCP é insultares gratuitamente um bom par de gente.
Eles enojam todos aqueles que quando os ouvem, acto contínuo, não primem o "mute" e o on da estereofonia.

E foi tão bom ouvir o Rui Tovar a pôr educamente os pontos nos í`s na passada quinta-feira.

#1 | Comentado por: Daniel Marques Pinto | 24 de outubro de 2005 às 21:13

aposto que nunca reparaste nesse facciosismo provinciano da TVI em relação ao slb

#2 | Comentado por: verdadeiro | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Também concordo, acho que esse dois senhores juntos irritam é qualquer um. Óptimo que Mourinho esteja a vingar, que P.Ferreira, Tiago e R.Carvalho, portugueses estejam a fazer boa figura, contudo acho que estes senhores se excedem e por vezes são incrivelmente facciosos em relação aos portugueses que jogam no estrangeiro principalmente no Chelsea.

Concordo também com o Sr. Daniel Marques, Rui Tovar é outra coisa, já há dias tinha mandado um mail para a RTP a dizer o porquê de não colocarem Rui Tovar como comentador nos jogos transmitidos pela RTP. O homem é um enciclopédia e dá gosto de ouvir.

#3 | Comentado por: João Brites | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Estou contigo! Qd vejo jogos do chelsea , apetece desligar o som da tv. Lembras-te do livre estudado pelo liverpool no prolongamento em q o luis garcia sai de tras da barreira para ir à esquerda cruzar para a cabeça do biscan? Se fosse o chelsea.. livre mt bem estudado por mourinho , só demonstra trabalho nos treinos e mt boa interpretação por parte dos jogadores por parte do seu fantástico treinador. Como foi o liverpool , limitaram-se a dizer q foi bem jogado e que só demonstra a boa forma física dos jogadores que no prolongamento ainda conseguem arquitectar uma jogada destas.

Já quase não consigo ouvir falar no chelsea com estes comentadores.

#4 | Comentado por: Joao | 24 de outubro de 2005 às 21:13

100% de acordo contigo, é realmente desgostoso ouvir aquilo, eu também apoio o liverpool, simplesmente o serviço público é mau demais e os comentadorees devem lembrar-se que os jogos não são do fcp!!! Quanto à TVI é anti-glorioso, no jogo com o braga dissipei as dúvidas, vamos vê-los (os comentadores) a delirar no jogo do sporting com o estoril vocês vão ver

#5 | Comentado por: Bruno Alexandre | 24 de outubro de 2005 às 21:13

João, excelente post! Nada mais a acrescentar a não ser que, se se fossem descrever os comentários na RTP, como realmente são (sem ter que se moderar a linguagem para não ferir "susceptibilidades") os adjectivos seriam concerteza muito mais fortes.
"Comentários obscena e vergonhosamente parciais em relação a tudo que tem que ver com o FCP", era uma expressão mais do que adequada.

#6 | Comentado por: Luis | 24 de outubro de 2005 às 21:13

A discussão em torno do 2º golo do Liverpool foi hilariante! O Cerqueira a tentar descortinar uma eventual falta sobre o Cech, o Fidalgo a afirmar que o "red" tinha a posição ganha. Lá conseguiram descobrir um braço em cima do checo sem nunca terem mencionado que o próprio jogador do Liverpool sofrera falta de um defesa londrino.

#7 | Comentado por: quetzal guzman | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Realmente, como adepto do Arsenal percebo perfeitamente o teu comentário.
E por cima disso tudo os "marretas" percebem mt pouco de futebol...
No livre que fala o João o chelsea foi penalizado por protestos e o arbitro coloca a bola uns metros mais á frente e eles a dizeram que já era outra falta...

#8 | Comentado por: john cleese | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Se torces pelo Liverpool e não gostaste , imagina o que é ser adepto de um clube que é "pequeno" a jogar contra um grande e depois diz qualquer coisa...Entre clubes portugueses é mais grave , mas isso não preocupa ninguém.

P.S. o Rui Tovar mesmo estando na prateleira prai há dez anos, ou mais , é a anos-luz o melhor comentador de futebol da televisão.

#9 | Comentado por: Ulrich | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Volta Mário Zambujal...heh

De facto começa a ser irritante tanta "graxa", porque é um exagero a forma como enaltecem o trabalho dos portugueses.
Também já não é a primeira vez que o Figo não faz nada (mas mesmo nada) e quando vejo os jornais é sempre: boa exibição, foi o melhor do Real Medrid, blá blá blá...!

#10 | Comentado por: ricardo cunha | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Só fiquei satisfeito com os comentários do Mourinho, após o jogo. Demonstrou coragem e personalidade. E mais importante que tudo: teve razão. E a atitude dele a mandar calar os adeptos (ou imprensa como afirmou) é mesmo um "must".

#11 | Comentado por: ricardo cunha | 24 de outubro de 2005 às 21:13

ahahahahah

Olha "eles" muito irritados, porque são do Porto...

O jornalismo que eles apreciam, deve ser do Alfredo Farinha...do João Manhoso...ou dos ORGASMOS MULTIPLOS dos Cartaxanas...

O que eu me rio...basta haver algum jornalista menos anti-regime que fazem logo posts como estes...

Como diz Mourinho: VOCES, AVANTES LAMPIÕES E LAGARTOS PRECISAM DE OUVIR ALGUMAS VERDADES!!!

#12 | Comentado por: josedasilvapereira | 24 de outubro de 2005 às 21:13

No que respeita aos comentadores da televisão, tenham dó...
No jogo do benfica com o cska, na TVI, os comentadores que estavam desanimados com a pobre exibição do benfica (que deveria estar a perder por 3-0, não fora um fiscal de linha zarolho), mal o benfica empatou, "pegaram em armas" e desataram a dizer disparates, tais como "era impensável o cska ganhar fora de portas". Realmente... o cska só tinha ganho ao psg em paris...

#13 | Comentado por: HGW | 24 de outubro de 2005 às 21:13

No que respeita aos comentadores da televisão, tenham dó...
No jogo do benfica com o cska, na TVI, os comentadores que estavam desanimados com a pobre exibição do benfica (que deveria estar a perder por 3-0, não fora um fiscal de linha zarolho), mal o benfica empatou, "pegaram em armas" e desataram a dizer disparates, tais como "era impensável o cska ganhar fora de portas". Realmente... o cska só tinha ganho ao psg em paris...
A Televisão Oficial do Benfica, vulgo TVI é realmente a voz do dono.

#14 | Comentado por: HGW | 24 de outubro de 2005 às 21:13

joao gonçalves , estarias a torcer pelo liverpool ou contra o Mourinho?
nao sei pk aposto mais na 2a hipotese, por isso assume e n arranjes desculpas

#15 | Comentado por: paulo | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Em Portugal quando jogam equipas portuguesas, ou com jogadores portugueses, os jornalistas tem o péssimo hábito de serem parciais e assumem isso com naturalidade. Acho que a função deles é retratarem o jogo e não as suas vontades ou gostos.

#16 | Comentado por: N | 24 de outubro de 2005 às 21:13


completamente de acordo.

este ano, o pior a que assisti, foi no sporting-rio ave. a famosa dupla conseguiu transformar a segunda parte num funeral. atribuíndo, pois claro, culpas a quem vencia e geria os 5-0.
enfim!

o ideal, era termos a possibilidade de escolha. comentários on/off. que bom que seria ouvir apenas o som ambiente! isso é que era! (quer dizer, descontando os jogos na choupana e nos barreiros eheh)

#17 | Comentado por: vincent | 24 de outubro de 2005 às 21:13

O João Gonçalves está (mal) habituado à reverência comentarística ao Benfica. Muito piores que o Fidalgo e o Cerqueira (cujo estilo também não aprecio) são as locuções de jogos na TVI. Só um fanático doente do Benfica é que não fica mal disposto com o pró-benfiquismo patológico de todos as narrações de jogos na TVI, mesmo dos jogos em que o glorioso SLB não está em campo.

#18 | Comentado por: miguelc | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Eu também queria que o Liverpool vencesse, e achei os comentários bastante despropositados, já tinha feito referência disso aqui no blog, noutros jogos do Chelsea. Mas o que mais me preocupa, é que na SIC, TVI ou SportTv eles podem até torcer pelo clube que quiserem, são estações privadas de televisão, agora na Televisão Pública, paga por todos nós, há que ter mais respeito.

Saudações desportivas,
Pedro Varela

#19 | Comentado por: Pedro Varela | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Não querendo falar na parcialidade do nosso jornalismo desportivo porque teria muito que falar, deixem-me apenas deixar uma perguntinha... Enquanto guarda-rdes, que camisolas envergou o Fidalgo?
Em Espinho ele não é propriamente conhecido pelas suas posturas pro-FCP mas antes, anti-FCP! Era a última coisa que eu esperava ouvir, o Fidalgo defender o Porto!?!?! eheheheh
Mas para constatar isso bastava apenas estar atento às suas opiniões durante os jogos. "Pior surdo é aquele que não quer ouvir", não é verdade?
Sim, sou portista.

#20 | Comentado por: José | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Ricardo Cunha: Essa do Figo está bem apanhada. Realmente já mete nojo a obsessão dos comentadores da SportTV para com esse senhor. Faça o que ele fizer "Foi dos melhores em campo do Real Madrid". É que é sempre! Incrivel.

#21 | Comentado por: madne0 | 24 de outubro de 2005 às 21:13

para mim que sou adepto do manchester united, a seguir ao porto, irrita-me o facciosismo barato para com o chelsea( equipa pela qual torci frente ao liverpool), no jogo da 1 mao das meias finais da taça da liga, no jogo com o man utd em stamford bridge, quando foi o penalty indiscutivel sobre o saha, os comentadores do serviço publico de televisao dizem isto: "existe apenas o toque sobre louis saha mas nada de mais, o arbitro fez bem em nao marcar penalty", mas na segunda parte, ha um toque para livre e eles: " e penalty"

como disseram aqui: e serviço publico, nos pagamos para este facciosismo???

#22 | Comentado por: Fernandez_em_Espanha_é_EXCELENTE | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Entao e ninguem se irrita pelo incrivel sportinguismo dos comentarios da TVI??entao qd joga o FCp é lindo ver o veneno a sair..

ps-eu sou do FCP e tb nao posso c esta dupla de comentadores
ps2-a taça ficou mt bem entregue!!(e eu ate n desgosto do Liverpool)

#23 | Comentado por: Renato Miguel | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Esaa da suposta falta sobre Cech é ouro sobre azul. Também reparei no disparate e achei-o francamente ridículo. Ainda por cima compararam com aquele lance do Euro-2004 (onde Ricardo é abalroado pela defesa inglesa), sendo que aqui o contaco físico é inevitável.Um a pena o mítico clube de Liverpool não ter ganho. Ó Zé da Silva Pereira, onde é que o Mourinho andou para aí a falar de Avantes & Cia? E que história é essa de "jornalistas anti-regime"? Bebeu alguma coisa?

#24 | Comentado por: João Pedro | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Quando Deco ainda jogava no FCP, um dos constituintes (não sabia o nome dele, mas pelo que li no post será Cerqueira) dessa maravilhosa dupla bojardeira desfrutava de orgasmos múltiplos de cada vez que o luso-brasileiro tocava na bola - comprovado pela entoação do nome "Deco", num registo abeirado da histeria...

#25 | Comentado por: Carlos | 24 de outubro de 2005 às 21:13

E com a selecção nacional é a mesma coisa. Um facciosismo histérico que realça tudo o que os nossos fazem de bom e desvaloriza tudo o que o adversário faz. Ou é sorte ou acaso ou erro do árbitro ou atitude cinica.

Mas ... espera lá ... como é com a selecção já tudo (parcialidade, favoritismo, entoação à beira do delirio, comportamente histéricos, enfim, tudo o que o jornalismo não pode ser) é perdoado.

#26 | Comentado por: Frangote | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Por mim não é perdodado, de certeza.

#27 | Comentado por: Carlos | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Por mim não é perdoado, de certeza.

#28 | Comentado por: Carlos | 24 de outubro de 2005 às 21:13