« Top 3: treinadores mundiais | Entrada | Tão modesto! »
segunda-feira, 14 março 2005
Tempo de pensar
Categoria: Col: João Nuno Coelho , FC Porto

Após enxugar as "lágrimas" provocadas por um resultado caseiro de que já não havia memória - desde que sigo a vida do FCP (1975, 1976) nunca assisti a uma goleada sofrida em casa -, será tempo para pensar profundamente o futuro imediato e a médio prazo do clube.
Até porque claramente a generalidade dos portistas têm tentado enganar-se a si próprios durante toda esta época com o mal dos outros. Talvez tivesse sido melhor que um dos oponentes do costume realizasse um campeonato normal e nos colocasse a preparar a próxima época e a pensar no que correra mal nesta.
Não é isso que vou fazer aqui e agora: faltam-me mais elementos e até paciência para isso. Apenas vou voltar a insistir que é tempo de pensar na forma como as coisas estão a ser feitas no Porto, a forma como está a ser gerido o clube: nitidamente servindo apenas o interesse de meia dúzia de pessoas, quando a instituição representa milhões de pessoas que nela se revêm.
É tempo de pensar para poder mudar: uma mudança levada a cabo por quem de direito ou então que esses dêem o direito a que outros promovam a mudança.
Isto não quer dizer que não considere perfeitamente aceitável o facto da equipa perder: isso seria a maior das arrogâncias e da falta de cultura desportiva (embora veja muitos adeptos do Porto assim, copiando aquilo que sempre detestaram noutros clubes: o "direito e a obrigação de ganhar sempre"). Mas há diferentes maneiras de perder, há derrotas e derrotas - e algumas delas obrigam-nos a rever muita coisa. Sem querer estar desde já a procurar encontrar "coisas boas" nesta derrota, parece-me que às vezes è necessário um qualquer tipo de "choque" para abanar as estruturas e provocar a discussão e a procura de soluções. Nessa ordem de ideias, pode até ser positiva uma época a seco em termos de títulos: quantos casos destes já não vimos no futebol mundial?
Além disso, a verdade é que não se pode ganhar sempre. Nem teria qualquer interesse o futebol (e a vida) se assim fosse. No entanto, parece-me que, muito mais do que nas vitórias, é nas derrotas que se vê quem é capaz de se superar, de ultrapassar as dificuldades, de ser "campeão".
Publicado por João Nuno Coelho às 13:02
Comentários
"Talvez tivesse sido melhor que um dos oponentes do costume realizasse um campeonato normal e nos colocasse a preparar a próxima época e a pensar no que correra mal nesta."
Também concordo. Por um lado, teriam sido evitados alguns disparates cometidos na reabertura do mercado e por outro, haveria certamente condições para lançar alguns valores da equipa B.
#1 | Comentado por: Nuno Almeida | 24 de maio de 2009 às 20:12
Não sou adepto do Porto, mas acho que está aqui feita uma análise perfeita da vida daquele clube.
Esta gestão não é de agora, já assim está a ser conduzida há mais tempo, só que antes as vitórias foram tapando os buracos que se iam realizando, agora é bem diferente.
#2 | Comentado por: Filipe | 24 de maio de 2009 às 20:12
Pensem pelo lado bom, perderam de 4X0 em casa, mas ainda continuam com chances de ser campeão e não com chances de ser rebaixado.
#3 | Comentado por: Av | 24 de maio de 2009 às 20:12
Excelente texto, João Nuno.
Agora, um comentário aqui feito:
"só que antes as vitórias foram tapando os buracos que se iam realizando, agora é bem diferente."
As vitórias taparam buracos? Que buracos? As vitórias não são a evidência de que não há "buracos" e que a gestão foi bem feita? O Deco, o Ricardo Carvalho, o Paulo Ferreira, o Maniche, o Costinha, o Derlei, o McCarthy, o Pedro Mendes, o Nuno Valente, todos estes foram o quê? Buracos?
Este tipo de gestão a que se refere o João Nuno foi feito antes de Mourinho, com os resultados que se conhecem (2 taças de Portugal em 3 anos).
#4 | Comentado por: guardabel | 24 de maio de 2009 às 20:12
extraordinário que se possa por em causa uma gestão que deu 1 taça UEFA e 1 taça dos campeoes e dois campeonatos nos dois anos anteriores...
tirando dois erros gravissimos:
- a vinda do Postiga e a ida do Fernando Mendes;
- a venda do Carlos Alberto (embora aqui ele quisesse ir embora...)
a gestão do Porto em termos de jogadores foi bastante boa. a equipa campeã europeia foi vendida a um bom preço (caro) e comprada outra equipa jovem e com muito potencial a um bom preço (barato)
uma equipa não se faz num ano. esta equipa tem potencial para ser tão boa como as grandes equipas do Porto na ultima época, mas esperar que isso acontecesse num ano é irrealista. o Porto ganhou duas taça dos campeoes em 17 anos. tantas como o celebrado futebol ingles. agora é tempo para recomeçar tudo de novo. e isso leva tempo.
eu acho que há um raciocinio meio estranho que diz: é irrealista pensar que o Porto este ano podia vencer tudo e SIMULTANEAMENTE considerar que o Porto este ano está a ser vítima de tremendos erros de gestão.
se o Porto este ano não poderia ganhar tudo, então o Porto este ano efectivamente está a cumprir o que é possivel e expectavel.
eu espero que a sabedoria dos dirigentes do Porto se mantenha e saibam verificar que estes jogadores tem que amadurecer. e que isso leva tempo. se para o ano sairem Quaresma, Ibson, Bomfim, Diego, Postiga, etc, etc então sim, parece-me que a gestão será má - em vez de analisar as coisas com calma, cedeu a este ritmo de comentários diários e não é assim que se fazem equipas de futebol
(infelizmente tenho algum receio que possa haver alguma tentação em ceder ao facilitismo e a dispensa do Fernandez foi um mau sinal do que possa vir por ai...)
#5 | Comentado por: tiago | 24 de maio de 2009 às 20:12
Pedro Mendes em lugar de Fernando! (desculpem a gralha)
#6 | Comentado por: tiago | 24 de maio de 2009 às 20:12
Concordo com o Tiago..
"Talvez tivesse sido melhor que um dos oponentes do costume realizasse um campeonato normal e nos colocasse a preparar a próxima época e a pensar no que correra mal nesta" MAs eles tão a fazer o campeonato habitual, especialmente o Benfica esta ao nivel dos ultimos anos, o FCP é que está muito pior..
Acho q esta equipa tem jogadores de futuro ams precisa de algumas mexidas..urgente..extremo esquerdo, central jovem (pepe não)e alguem q marque golos sem sem Mccarthy!!
#7 | Comentado por: Renato Miguel | 24 de maio de 2009 às 20:12
Pois, a exigência das vitórias faz com que se perca a nocão da realidade. Concordo com quem afirma que não é humanamente possível exigir o céu e a terra a esta gente, no entanto exige-se que facam muito mais (nem que se seja a nível individual).
Sabe-se que quem ganha é a equipa, mas os "trunfos", os "ases" não tem aparecido.
Onde param as jogadas de génio? Parece que até o risco de errar é imenso (excepcão feita a Quaresma e Leo Lima - que asneirada este último).
Entre os 18 e os 23 anos existe muita gente no FêCêPê. Prá aí uma dezena deles!
Se ficarem todos na próxima época - talvez justificando-se a "rodagem" de um ou outro - pode ser que a qualidade suba um pouco. O mal (???) foi terem ganho muita, muita coisa em dois anos seguidos...
#8 | Comentado por: beef | 24 de maio de 2009 às 20:12
a gestao foi mais do q desastrosa,ela é caotica senao vejam jogadores como o areias,leo lima,pepe,pitbull,e outros seriam contratados com o mourinho como treinador?claro q nao pq ele nunca os aceitaria e nao estou a questionar o profissionalismo ou o seu talento apenas digo q nao sao jogadores com dimensao para jogar no fcp.a direcçao do fcp esta minada e dominada por empresarios q apenas querem fazer dinheiro com os jogadores q representam.concordo com a necessidade de reconstruir uma equipa jovem e talentosa para futuros triunfos mas com valores seguros e de preferencia das escolas do fcp pois so assim o fcp terá uma identidade propria e vincada.o fcp com o estatuto q conquistou nao pode fazer uma epoca como a q esta a fazer nao querendo dizer q é obrigado a ganhar tudo,pq isso é anti-desportivo mas há um nivel q se deve manter tanto a nivel nacional como internacional.se os jogadores,treinadores e directores nao entendem isso será melhor seguirem outro caminho...
#9 | Comentado por: pedro | 24 de maio de 2009 às 20:12