« Boavista 2-0 Belenenses | Entrada | Ligações a San Siro »

terça-feira, 15 março 2005

Domingo Subjectivo - Do Que é Que Estão à Espera?!

Categoria: Col: João Gonçalves

Falo aos benfiquistas, caros:

Acabámos de viver um fim de semana de contornos históricos! Não estou a falar só de futebol, já lá vamos. Olhemos para os resultados desportivos do clube da águia no último fim de semana, e aqui permitam-me que recorra ao site oficial para analisarmos ao detalhe:

Começando pelo Basquetebol, a equipa orientada por Norberto Alves regressou no domingo as vitórias no campeonato ao derrotar, na Madeira, a forte formação do CAB (detentora da Taça da Liga), por 86-85, num jogo altamente emotivo e bem disputado até ao último segundo. Com a qualificação para os play-off já garantida, o Benfica encontra-se actualmente na quinta posição (14 vitórias e 10 derrotas) com o mesmo registo do quarto classificado, a Oliveirense Caçarola.

No sábado, a nossa equipa de Voleibol deu um importante passo rumo à qualificação para a final do Campeonato Nacional Carglass ao levar de vencida o V. Guimarães, por 3-0, no primeiro jogo das meias-finais do Play-Off da Série dos Primeiros. Com o pavilhão nº2 do Sport Lisboa e Benfica quase cheio, a formação comandada por José Jardim rubricou uma exibição de grande categoria, demonstrando que está determinada a fazer este ano a dobradinha (o Benfica é o actual detentor da Taça de Portugal). Caso vença o conjunto vimaranense, no próximo sábado, o Benfica garantirá presença na final, defrontando o vencedor do jogo Sp. Espinho-Esmoriz.

O Futsal do Benfica também continua a brilhar, tendo qualificado-se no sábado para os quartos-de-final da Taça de Portugal após ter ganho, por 5-1, o Alpendorada no Pavilhão Açoreana Seguros. Líder isolado do campeonato, a equipa de Adil Amarante não perde desde 22 de Setembro de 2004 e esta época é o principal candidato a conquistar o Campeonato e a Taça.

No mesmo dia, a equipa de hóquei em patins alcançou, também no Pavilhão Açoreana Seguros, a sua quinta vitória consecutiva no Campeonato Nacional ao derrotar o Hockey de Sintra, por 4-2. O Benfica tem uma desvantagem de 11 pontos em relação ao primeiro classificado (FC Porto), mas a diferença pontual passaria para cinco caso a 2ª Fase começasse agora, uma vez que as equipas partem para essa fase da prova com metade dos pontos conquistados na 1ª Fase.

A outra modalidade vencedora no último fim-de-semana foi o andebol. Em plena fase de recuperação, o Benfica goleou, na Quinta de Marrocos, o FC Gaia, por 33-18, alcançando a sua quarta vitória consecutiva. Com uma 2ª Volta muito positiva, a nossa equipa mantém intactas as hipóteses de apurar-se para os play-off.

Juntemos a estes excelentes resultados o mais medático de todos, 2-0 contra o Gil Vicente.
Perante um quadro destes era de esperar que a nação benfiquista rejubilasse, e que tivesse aparecido no estádio da Luz em grande número no sábado à noite. Sei que estiveram à volta de trinta mil pessoas, mas onde anda o resto?!
O que precisam mais?
Do que é que estão à espera?!

Meus amigos, se este panorama não é suficientemente animador, então o que dizem à possibilidade da equipa de futebol liderar a Superliga isolada a pouco menos de uma dezena de jogos do fim?
Ainda não chega? Ok, então e que tal as dádivas dos dois grandes rivais, que parecem decididos a disputarem o maior número de pontos... perdidos!

Caramba, não é pedir nada de mais aos benfiquistas, só peço que percebam o momento importante que o clube vive. Até parece que as vozes benfiquistas se habituaram de tal maneira a dizer mal, a criticar, a assobiar, e a lamentar, que já nem sabem apoiar, gritar pelo clube, incentivar ou unirem-se à volta de um objectivo que se persegue há mais de dez anos.

Meus amigos benfiquistas, esta já não é altura para se criticar treinadores, jogadores, substituições ou exibições. Nesta altura do campeonato ninguém vai despedir um treinador, que já sobreviveu a momentos terríveis. Agora, a nove jogos do fim, há que olhar para a frente e começar a acreditar. Nunca se esteve tão perto do sonho.
Quem me lê neste espaço, há mais de ano e meio, sabe que sou o primeiro a apontar erros e a criticar o meu clube, mas neste momento só um cego é que não vê que o Benfica tem muitas hipóteses de renascer para as grandes vitórias.
É certo que o mérito não vem de dentro, ou seja, não podemos falar de uma grande temporada do Benfica, não se pode afirmar que esteja a ser só o clube a criar esta onda de esperança. Os principais culpados da liderança do Benfica são o Sporting e, principalmente, o FC Porto, que estão a realizar um campeonato incrivelmente irregular.
Mas, desta vez, o clube encarnado parece estar disposto a agarrar a oportunidade. Isto depois de muita hesitação na Luz, até agora a equipa parecia que não queria aproveitar deslizes alheios. Só que neste fim de semana os rivais exageraram, desta vez abusaram mesmo, parece que andam a espicaçar a águia, como quem diz, a uma só voz: "Nós até nos damos ao luxo de perder à grande, que a águia não descola.".
Só que desta vez parece que a águia se fartou da brincadeira e respondeu: "Chega de brincadeiras, vou-me chegar à frente!".
E pronto, a partir daqui é com a nação benfiquista. Os jogadores deram o exemplo ao matarem três "borregos", pontuar no Porto, vencer o Beira Mar na nova Luz, vencer na Choupana e ganhar, finalmente, vantagem na liderança do campeonato. É mais do que suficiente para os milhões de adeptos encarnados acordarem, unirem-se e empurrarem a equipa de encontro ao sonho.
Se não for agora, quando é?!

Publicado por João Gonçalves às 00:07

Comentários

excelente artigo, parabéns ao seu autor.Benfiquistas,está mesmo na hora de nos levantarmos das cinzas,qual fénix renascida,e enchermos já este fim-de-semana o Bonfim.Como pergunta o autor do texto, " Se não for agora, quando é?"Chegou o momento de lançarmos os medos para trás das costas,esquecermos as desilusões que a equipa nos deu nos últimos anos e apoiar a equipa,lutarmos com ela.Quantas vezes nos últimos anos tivemos tantas oportunidade de ganharmos aquilo que é nosso por natureza?Todos ao Bonfim.Os bilhetes já estão á venda na Luz.

#1 | Comentado por: ze | 24 de outubro de 2005 às 21:13

"É certo que o mérito não vem de dentro, ou seja, não podemos falar de uma grande temporada do Benfica,"

Esta frase resume tudo: o mérito realmente não vem de dentro, vem da Liga e do amigo Cunha Leal.

#2 | Comentado por: Miguel Castro | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Como adepto do Benfica, posso dizer que concordo com quase tudo o que escreveste. Só quero deixar uma nota no ar para todos nós (benfiquistas) reflectirmos. É certo que estamos em primeiro isolados, algo que já não se via há muitos anos. É certo que estamos nas meias finais da taça com a possibilidade de chegar à final. Tudo isto é bastante importante para nós e é algo que já perseguimos há bastantes anos. Estamos com a possibilidade de alcançar o tão desejado campeonato nacional. Agora, o que pergunto é: será que estamos a fazer uma boa época ou são os outros que estão mesmo muito mal? será que se tivessemos o Porto de Mourinho que o Benfica estava em primeiro? será que a bitola exibicional que temos realizado é a mais desejada? será que se ganmhármos o campeonato e a taça sempre com os mesmos 13/14 jogadores utilizados está tudo bem e não devemos alterar nada para a próxima época? pois é, aconteça o que acontecer, temos de mudar muita coisa para o ano já que por exemplo, a taça uefa mostrou toda a nossa fragilidade. Quando uma equipa está em primeiro lugar isolada faltando pouco para o fim e quando está a dois jogos de ganhar a taça e fazer a dobradinha, acho que é natural que o treinador seja amado e respeitado por todos os adeptos. Isso não se vê no nosso clube e portanto, quer dizer algo...

#3 | Comentado por: Bruno Rocha | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Apoio inteiramente o que disse o bruno rocha...

Mas no entanto há que manter a cabeça fria e não entrar em euforia(eles jogadores).

Esta liga não está para brincadeiras e este titulo(dois?) podem ser catapultadores para um voltar de outros voos...é importante segurar mesmo estando consciente que esta epoca não está a ser assim tão fulgurante...

#4 | Comentado por: Argeade Vermelha | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Temos de começar por algum lado.
Ganhando um campeonato fraco se ganha outro forte. Senão, que pensarão os jogadores? "Não ganhámos aquele, ganhamos qual?"

#5 | Comentado por: Rui Alexandre | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Perfeitamente de acordo, João.
À Luz, então, ao bonfim, a Vila do conde, ao Bessa, à Reboleira, onde fôr preciso para apoiar o SLB.

#6 | Comentado por: João Pedro | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Para os benfiquistas é de facto um belo texto. Para os outros talvez nem tanto.
Sublinho sobretudo a parte das modalidades amadoras que estão de facto no caminho certo com várias delas a poderem-se tornar campeãs nacionais.
Quanto ao futebol acho que a razão principal para o descrédito benfiquista tem fundamentalmente a ver com a maneira como o português encara a vida: com um pé atrás. E para os benfiquistas que já não estão (estamos) habituados a ganhar o ceptro ano sim ano não toda esta fartura assemelha-se à bonança prometida mas no fundo ainda não é certo que a tempestade tenha passado.
Quanto a mim já estabeleci o meu ponto de ordem: se vencermos em Setubal e independentemente do resultado do SCP vs FCP (se bem que a vitória dos primeiros seria preferivel) passo a acreditar na conquista.

Até lá calemo-nos e finjamos que não é nada connosco.


#7 | Comentado por: Superman Torras | 24 de outubro de 2005 às 21:13

É óbvio que nem tudo está bem... mas, neste momento, a atitude só pode ser apoiar incondicionalmente a equipa!

#8 | Comentado por: jag | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Concordo, em parte, com o que o João escreve. Mas percebo também algumas razões para a apatia dos adeptos encarnados. Ainda não ganhámos nada (faltam 9 e 2 jogos para ganhar o campeonato e a taça, respectivamente), as exibições da equipa não dão muitas garantias (apesar de nos últimos encontros se notar o surgimento da tal "mentalitá" de que fala Trapp), e a história desta época tem demasiados altos e baixos para que os adeptos de lancem em grandes euforias. A desilusão pode ser muito grande porque a ansiedade é altíssima. Dez anos sem ganhar um campeonato, num clube com a história do Benfica, não é uma situação fácil de gerir em termos emocionais.
No entanto, como disse no princípio, o João tem razão. Neste momento, com o comando isolado da Super Liga, não há alternativa possível. Os jogadores, o próprio treinador, têm que sentir que os adeptos estão com eles. Joguem bem ou mal, têm que sentir o apoio, e a pressão, dos milhões de benfiquistas. Este é momento de esquecer todas as divergências, todas as mágoas passadas, e olharmos apenas em frente. Depois, quando a época acabar, temos tempo para um deve/haver feito com ponderação. Agora só podemos pensar numa coisa: como ajudar a equipa a ganhar cada um dos jogos que ainda faltam disputar. Sendo assim, o Benfica tem que jogar em casa essas partidas. Em cada estádio os benfiquistas têm que ser a maioria. Sem assobios, com aplausos, com incentivo permanente. Estamos a um passo de conseguir o que ambicionamos há demasiado tempo. Quem se colocar, por perguiça ou por medo da desilusão, fora desta "onda vermelha" deve repensar muito seriamente o seu benfiquismo.

#9 | Comentado por: Paulinho | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Eu por alturas da derrota com "Os Belenenses", afirmei que finalmente tinha percebido qual era o trabalho de Trapattoni cá. Ao ver a equipa a levar 3-0 ao fim da 1ªparte, e ver depois que na 2ªparte os jogadores nunca perderam a cabeça, continuaram a jogar, altamente desmotivados pelo resultado é claro, como que sabendo que mais importante não era aquele jogo mas o caminho até Maio. Depois da derrota em Alvalade vi o mesmo. E depois de perder com o Beira-Mar na Luz, aquelas palavras do Luisão fizeram-me perceber ainda mais o trabalho de Trap.
Desde esse jogo, o Benfica não perde à 7 jogos, e teve só dois empates: em Braga e no Dragão.

A missão de Trapattoni, é ensinar os nossos "míudos" a serem campeões. Não é para jogar futebol bonito nada disso. É para eles serem campeões!

Algo que um treinador jovem como Couceiro ou Peseiro não saberia fazer (aliás como se prova). Algo que que Camacho não soube transmitir (porque nunca o foi).

Trapattoni não muda uma vírgula ao seu discuro a época toda, não se preocupa a mandar bocas aos outros, e isso vai-se refelectindo na equipa.

É o que o Trap diz todas as conferências de imprensa: Atitude mentalidade e concentração no jogo durante 95 minutos. Simples? Antiquado? Sim, mas para um clube que não ganha o título à 10 anos, temos de começar pela base.

O Trap vai fazer esta época, possivelmente, a dobradinha, e depois ele que decida a sua vida. Nós só teremos de agradecer, o facto de ele ter ensinado a nossa equipa não a ganhar jogos, mas sim campeonatos.

Depois, que venha alguém que ensine a ganhar as duas coisas.

#10 | Comentado por: José Leal | 24 de outubro de 2005 às 21:13

mas como é que se ensina alguem a ganhar campeonatos , quando o benfica está igualzinho ao ano passado?

ou melhor, será que se o porto estivesse hoje igual ao ano passado ou até o sporting igual o benfica estaria na mesma em primeiro?

este pessoal ai ai.

Continuo a dizer, vamos dar o apoio a equipa e ao treinador que temos até ao fim para fazermos a dobradinha, mas não tapemos os olhos porque nem tudo está bem.

#11 | Comentado por: Argeade Vermelha | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Epá, eu sinceramente faço uma pergunta aqui ao mister de cima: vocês deve ter gostado muito foi do trabalho, por exemplo, do Gaspar Ramos, não??? Ou mesmo do Damásio??? Ouça, se fosse o Camacho (e espero que para o ano cá esteja novamente!!) já estava tudo bem???? A equipa, como você diz e bem, só tem menos 3 pontos do que em igual período da época passada...e isso é mau??? Só prova que o planeamento da época, ao contrário dos outros, não foi tão mau quanto isso, ou foi????
Tudo bem que temos lá grandes artistas que nunca deveriam ter cá poisado para envergar aquela camisola, mas por favor...no final da época, e só no final da época, e aí concordo consigo, é que podemos exigir ao presidente mais atenção nas escolhas que faz, mas por agora vamos lá deixar-nos de frases do tipo "ou melhor, será que se o porto estivesse hoje igual ao ano passado ou até o sporting igual o benfica estaria na mesma em primeiro?

este pessoal ai ai."...isto agora já é desnecessário, meu amigo benfiquista!!!!
Todos ao Bonfim, e depois é todos a ir por esses estádios que ainda faltam!!!!
Saudações!

P.S - mister João Gonçalves, já leste o último post da crónica sobre o Benfica - Gil vicente? Depois diz-me qualquer coisa!!!
Abraço!

#12 | Comentado por: DANNYBOY | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Parece-me - já o disse - que o Benfica tem tudo para ser campeão. Não obstante, penso que por demérito próprio, demérito dos adversários, falta de comparência do Porto e com alguns santinhos de comissões a ajudarem.

No enatnto, acho que a análise do post peca, excessivamente, por defeito. É que apneas se está a nalisar um fim de semana, algo que, no próximo fim de semana pode estar compeltamente virado ao contrário. Porém, há coisas que já não vão mudar. A saber:

- Benfica foi cupiosamente afastado, nas pré-eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões, por uma equipa que não fez um único ponto na fase de grupos;

- Benfica perdeu a Supertaça de Portugal;

- Benfica foi eliminado da Taça UEFA, por uma equipa ainda em pré-temporada;

Estes são, para já, os resultados definitivos do trabalho da equipa de futebol. E são precoupantes. Por isso, ainda que ache que o Benfica está numa excelente posição para vencer o campeonato, certo é que, efectivamente, jogam muito pouco à bola, e, caso o Porto vença em Alvalade e o Benfica perca em Setúbal... lá se vai a "tesão do mijo"...

#13 | Comentado por: Vandelart | 24 de outubro de 2005 às 21:13

No inicio da época iam mais longe.....
Achei graça à entevista do LFV...
O gajo já é campeão,rs,rs,rs....
Sei que quem está em 1º isolado, tem legitimidade para confiar na equipe. Mas nada está ganho....
Aliás até pode haver empate em Alvalade (SCP x FCP), que o campeonato ainda não estaria definido.
Aliás para a proxima semana falamos.....
Até lá...Aproveitem a semana na dianteira,rs,rs,rs....

#14 | Comentado por: Leandro | 24 de outubro de 2005 às 21:13

BRUNO ROCHA. Falaste no Porto de Mourinho. Exactamente, mas o Porto de Mourinho já não existe. Foram 2 épocas atípicas para o futebol dos últimos anos. O que se vê hoje é um Porto normal, tão vulgar como o SLB. A única doferença é qie o SLB mantém a mesma regularidade do ano passado ao contrário do FCP que desceu a pique.

Mas diz-me uma coisa: um campeão faz-se sózinho?, não se aproveitará também dos deslizes, inconstâncias e fraquezas dos adversários mais directos?

#15 | Comentado por: urra...apre | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Leandro e Vandelart:
Quando os vossos clubes estão na frente, é comentários que o Benfica não conta, que o Benfica está na miséria, que o seu treinador é mau... agora que estão na decadência vêm dar lições de moral??? Olhem para as vossas casas!
FCP: destruiu uma equipa campeã europeia para que? Leiam os comentários de Miguel Sousa Tavares na Bola de Hoje!!!!
SCP: 50 Milhões de Contos de passivo???? Leiam o Record de Ontem!!!
E alguém se lembra de uns senhores que diziam que o Benfica era um concorrente desleal porque não pagava ao Fisco... será que eles já pagaram as dividas que têm ao Fisco????

#16 | Comentado por: Vitor Nunes | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Muito bom comentário... Agrada-me na verdade verificar que o nosso Glorioso após algum tempo "adormecido" parece agora querer rejuvenescer em toda a sua glória, prova disso são os resultados positivos que têm atingido esta época em quase todas as modalides, até mesmo na equipa B !!!
Desde o ínicio da temporada que apoio esta equipa, respondendo também sempre com um parabéns à equipa adversária quando o Benfica perde pontos... sou também o primeiro a reconhecer que provavelmente gostaria que o Benfica neste momento (e vou falar só da equipa principal) jogasse um melhor futebol, mas não sou hipócrita e desde o início digo que prefiro ver o Benfica jogar menos bem e somar 3 pontos do que jogar muito bem e não arrecadar nenhum ponto.
Chega de viver velhas glórias, elas têm de servir para manter a identidade do clube mas nunca para pressionar a actual geração que lá anda, e que bem ou mal nos leva no 1º lugar da classificação e na meia-final da Taça de Portugal... e à qto tempo não podiam os benfiquistas sequer sonhar com 1 dobradinha !?
É altura de parar de criticar e assobiar gratuitamente, até em jogos que a equipa está a vencer, vamos unir esforços para as 10 finais que faltam e apoiar o nosso Glorioso, e se Deus quiser quando eu estiver a festejar um título do meu clube, espero que muitos abutres que aí andam tenham vergonha e nem saiam à rua ... porque os verdadeiros Benfiquistas vêm-se nas alturas que a equipa precisa, e não naquelas em que está por alto e por isso depende apenas de si.
VIVA O BENFICA

#17 | Comentado por: Rui Pereira | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Oh Argeade Vermelha, e quem diz que tudo está bem, ou quer tapar os olhos?

Temos é de ser humildes o suficiente, e compreender que nós não somos campeões à 10 anos! E deixar que quem sabe o que é ser campeão trabalhe, e nos permita redescobrir isso também.
Isto é um processo. A ideia, é para o ano sermos melhores, e ver aquilo que correu mal este ano e ver onde podemos melhorar.

O que eu te garanto, é que a aprendizagem deste campeonato com Trapattoni, vai perdurar com esta equipa e plantel durante muitos anos, e poderá ser util um dia, quando à rasca e sobre pressão, os jogadores se lembrarem como fizeram no passado.

Claro que quero um futebol mais forte, e sem derrotas com Beira-Mar, e empates com o Rio Ave a 3, etc. E espero que para a próxima época as coisas sejam melhores.

Camacho emprestou à equipa orgulho e auto-estima. Trapattoni empresta espírito de sacrifício e perseverança.
Pode ser que pro ano venha alguém que empreste um espírito ofensivo e aventureiro.

É que a equipa vai ficando com esta experiência acumulada.

Ou preferes ser campeão à pala de um Jardel qualquer?

E quanto ao demérito. O que me leva à conclusão: ´perante um campeonato tão mau, como dizem os nosso amigos leandro e vandelart, o único que pode sair de cara lavada é o campeão. o resto será então um bando de incompetentes?

#18 | Comentado por: José Leal | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Paulinho,
Dás-me autorização para citar a última frase do teu comentário?
Acho que diz tudo!

#19 | Comentado por: jag | 24 de outubro de 2005 às 21:13

vou gostar de comparar os pontos do campeão deste ano (BENFICA!) com os pontos feitos pelos campeões desde que se joga a 3pontos. e sim, a contar também com os pontos do mourinho - afinal no ano passado não ficámos "apenas" a meia dúzia de pontos do porto? e depois sim vou-me rir de todos os que falam em vitória por demérito.

tivéssemos um plantel com mais de 13 jogadores e seríamos líderes desde novembro...

#20 | Comentado por: xico | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Ui ui, essa é que é essa...

#21 | Comentado por: DANNYBOY | 24 de outubro de 2005 às 21:13

JAG

Toda a autorização.

#22 | Comentado por: Paulinho | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Não percebo que persistam nessa do demérito benfiquista. Se o campeonato é assim tão mau, e que o SLB joga tão mal assim, e o SLB está á frente, o que serão os outros ?
Vocês acham que o FCP jogou futebol bonito nos dois últimos anos ? ERRO ! Jogou futebol prático e extremamente eficaz, o que, quando bem praticado, traz competitividade e espectacularidade ao jogo, mas não beleza de um ponto de vista artístico... O primeiro a dizer-vos isso seria o próprio J.Mourinho, adepto confesso do "P'ra ganhar vale tudo". Lembram-se do estilo de jogo do Sporting dos dois últimos títulos ? Lembram-se do estilo de jogo do Boavista no seu único título ? Parem lá com essa parvoíce do bem jogar, mal jogar. Quando o SLB está atrás é por mérito dos que lhe passaram á frente, quando passa á frente é sempre por demérito dos que ficaram para trás, ou então é por que é levado ao colo ! Será que nunca é por mérito próprio ? Invejas...

#23 | Comentado por: apinho | 24 de outubro de 2005 às 21:13

O Benfica joga mal e tudo do pior como apregoam muitos benfiquistas descrentes, mas a verdade é que se o golo do Petit na Luz contra o FCPorto tivesse sido validado como devia, nesta altura a equipa do Sr. Trapattoni teria mais 7 pontos que o FCPorto (+2 pontos o Benfica teria ganho e -2 pontos o FCporto teria ganho), portanto nem tudo é razões pra descrença, e mesmo que estejam descrentes façam um esforço de apoiar a equipa durante os mesinhos que faltam pra acabar o campeonato, talvez depois nem seja preciso esse esforço ;)

#24 | Comentado por: Telmo | 24 de outubro de 2005 às 21:13

sr. josé leal, agora entendo um pouco melhor o que quer dizer...

mas no primeiro post, vêm me dizer que é após as derrotas em belem, beira-mar e alvalade foi como que apenas obstaculos de um todo campeonato e que trappatoni sabia o que fazia...

ok, sinceramente eu compreendo o seu ponto de vista, acredite. Mas têm que concordar que podia ter dado para o torto e se não fosse os pontos perdidos pelos outros concorrentes estariamos agora a discutir outro assunto neste mesmo blog...

e digo-lhe mais, já esta epoca com um treinador adepto do futebol atacante( como camacho sim ele mesmo) , com as contratações que deveriam ter sido feitas este campeonato já estava resolvido...
é pah, desculpem lá mas não aceito que este ano tenhamos os mesmo pontos que o ano passado, tendo em conta que o ano passado a equipa estava em clara formação...

serei sempre coerente, não sou daqueles que quando se está bem, e tudo um mar de rosas, quando se está mal critico tudo e todos.

mas já agora deixe-me fazer uma pergunta: porque é que acha que pró ano teremos um novo treinador?

Mas o que conta é que estamos em 1ºlugar e com hipotesses de renovar a taça, e eu apoiarei sempre o benfica e desejo tal como todos os Benfiquistas que em Maio se faça a tão esperada festa nacional( que lindo que será na invicta).

Ao sr.dannyboy, não é por fazer uma critica que deixo de apoiar o meu clube. Desde de pequeno que vibro com as nossas vitorias e choro com as nossas derrotas. acha que não quero ser campeão?
é obvio que temos que estar todos unidos pra apoiar o Glorioso neste regresso aos titulos, mas é tambem consertando o que está mal que se fica mais forte.

Saudações Benfiquistas

#25 | Comentado por: Argeade Vermelha | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Vitor Nunes:

Sim, tenho consciência que o meu clube - FCPorto - está numa verdadeira miséria. Pior era impossível. Não obstante, não percebo como é que, fazendo-se tudo para destruir uma equipa e sendo o pior Porto dos últimos anos, ganharam uma supertaça, uma taça intercontinental, chegaram aos oitavos de final da liga dos campeões e estão em segubdo lugar do campeonato, a 3 pontos do primeiro.

Repito: este é o pior Porto de que ten ho memória. Pessima gestão do plantel, péssimas escolhas, péssimas prestações, enfim, uma nódoa.

Agora, apesar de já estar habituado a este país, nomeadamente à emprensa lisboeta, ainda me surpreendo com a forma como o mundo da bola e afins se vai desenrolando.

E foi isso que eu quis dizer. Na verdade, também eu acho que o Benfica tem via aberta para ganhar o campeonato. Agora, isso não quer forçosamente que seja por mérito próprio, porque não é. Também o benfica trata muito mal a bola e, até hoje, tem feito uma temporada para esquecer. Não gtanhou nada e já perdeu muita coisa, nomeada e escandalosamente, o acesso à liga dos campeões, pelo segundo ano consecutivo e, desta vez, por uma superpotêncvia do futebol mundial, que nem um ponto fez na fase de grupos.

O que acho verdadeiramente anedótico é que os jornais de Lisboa pintem o actual momento da superliga de vermelho - vivo! - e multipliquem-se elogios e euforia em torno do Benfica, quando a situação actual pode mudar já para a semana e, sobretudo, quando o próprio Benbfica não corresponde à imagem que uqerem fazer dele.

Nesta perspectiva é que considero este post ridículo, bem como, a paranóia que de repente se levantou em redor do Benfica.

Aliás, por esta altura, na época passada, o clube lisboeta estava mais ou menos com os mesmos pontos. Ou seja, está a fazer um campeonato em tudo idêntico. A diferença é que este ano, os mais directos concorrentes tudo têm feito para perderem o campeonato. Não obstante... o Benfica só tem 3 pontos de avanço!!!!

As análises que têm sido feitas esta semana em torno da equipa do benfica, só se compreende por ser o benfica, e não outra equipa qualquer.

E foi isto que quis sublinhar. É que a análise e mensagem que se quer fazer passar no post é perfeitamente rídicula, atenta a caminhada até à presente data do clube lisboeta.

E apesar de esatrem nas meias finais, todos vimos como o caminho - e a jogar em casa - foi dificil.

O estado de euforia de lisboa é qualquer coisa de extraordinário!

#26 | Comentado por: Vandelart | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Perdoem-me os erros de escrita.

Relativamente às meias finais a que fiz referência no comentário anterior, obviamente, estava a falar da taça de portugal.

#27 | Comentado por: Vandelart | 24 de outubro de 2005 às 21:13

vandelart, com todo o respeito: vá tomar no cú!

dizes que este é o pior porto de que tens memória, mas não dizes que o porto dos duas ultimas epocas é o melhor de que tens memória!

pq é que não dizes que o campeonato que ganhaste com Pena a ser o melhor marcador foi por demérito da concorrência? ou o campeonato que o boavista ganhou? ou os que o sporting ganhou?

ganha juízo pá, não fosse um cometa chamado Mourinho e em maio estaríamos a celebrar o tricampeonato.


PS: e prepara-te para a loooooooooooonga travessia do deserto.

#28 | Comentado por: xico | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Caro Xico:

Perante tamanha verborreia, já não está cá quem falou!

Não obstante, devo dizer que a expressão "tomar" soa assim um bocado para o carioca... mas confere-lhe, não sei, talvez qualquer coisa de intelectual. Sim, deve ser isso.

Obrigado Xico. Perdão, Sr. Xico.

#29 | Comentado por: Vandelart | 24 de outubro de 2005 às 21:13

estou tremendamente desiludido por não teres apanhado a ligação futebolística da expressão. não obstante, devo acrescentar que julgo que o "tomar no" pode vir a ser o "vai levar no" de amanhã.

verborreia? quantos parágrafos tinha o teu post anteior? se calhar no teu caso deveria-se falar em diarreia...

e deixa-me reciclar que dizes que este é o pior porto de que tens memória, mas não dizes que o porto dos duas ultimas epocas é o melhor de que tens memória!

pq é que não dizes que o campeonato que ganhaste com Pena a ser o melhor marcador foi por demérito da concorrência? ou o campeonato que o boavista ganhou? ou os que o sporting ganhou?

ganha juízo pá, não fosse um cometa chamado Mourinho e em maio estaríamos a celebrar o tricampeonato.


PS: e prepara-te para a loooooooooooonga travessia do deserto.


tenho dito.

#30 | Comentado por: xico | 24 de outubro de 2005 às 21:13

só para dizer que a tese central do meu comentário anterior é "ganha juízo, pá"

#31 | Comentado por: xico | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Estou feliz com esses resultados do nosso SLB, mas contudo acho que ha coisas no futebol que precisam mudar...Mas mesmo assim espero ser campeão, mas não devemos deitar foguetes sem isso estar garantido...

#32 | Comentado por: Cosmic Men | 24 de outubro de 2005 às 21:13

Alguns considerandos em relação ao comentário do Sr. Xico, nomeadamente, quanto ao tri-campeonato:

- Se não fosse o Mourinho, o Pena, o Jardel, o Inácio, O Jaime Pacheco, os árbitros, o calor, a chuva, o vento, os campos de futebol relvados ou as bolas redondas... ui!! o clube do Sr. Xico era sempre campeão nacional!! Agora, imagine-se que só jogava o clube do Sr. Xico! Era uma alegria!

- Aliás, se não fosse a Lázio na época passada - aqueles malvados! - seguramente, o Benfica era campeão europeu!!

- Mais: se não fosse o Anderlecth - perdão, o Adamastor belga - MEU DEUS!!! Os Xicos eram bi-campeões europeus!!! BI-CAMPEÕES EUROPEUS!!!

- Para além disso: se as condicionantes das alíneas anteriores não se têm verificado..eu nem quero pensar... tu queres ver que o Sr. Xico tinha celebrado 2 supertaças europeias e 2 intercontinentais?!!

- Enfim, se não fosse um tal de Vitor Fernandez, pelo menos uma super taça portuguesa já lá cantava esta temporada, mas isto de se jogarem finais contra outras equipas, é uma chatice...

Resumindo a ideia: se cá nevasse...

P.S.: Disseram-me agora que, pelos vistos, o cometa Mourinho também passou pelo clube do Sr. Xico. Não pode!! Não pode ser!! É mentira, respondi eu; de outra forma não podia ser, senão, o clube do Sr. Xico era... não sei, talvez tratara-campeão? Brincalhões...

#33 | Comentado por: Vandelart | 24 de outubro de 2005 às 21:13

João, lê a coluna de opinião do Domingos Amaral que saiu hoje no Intependente - secção Independências - em que ele se confessa adepto de Trapa.

#34 | Comentado por: yggdrasil | 24 de outubro de 2005 às 21:13

bocas de burro não chegam ao.. Sr.Xico

#35 | Comentado por: xico | 24 de outubro de 2005 às 21:13