« Jogada genial de Veiga/Vieira, ou Como transformar um Ponta de Lança em... Simão Sabrosa! | Entrada | O mês de todos os 'records' »

quinta-feira, 1 setembro 2005

A defesa que não atacou o mercado

Categoria: Col: André Viana

visao-de-jogo.jpg

- Leandro foi pretendido por alguns clubes brasileiros desde o final da época passada. Ficou no Dragão...

- Nuno Valente foi encostado pela direcção porque quer jogar o Mundial da Alemanha. Podia ser a melhor opção de que o plantel dispunha para a lateral-esquerda, mas saiu para o Everton...

- César Peixoto será o dono do posto durante mais algumas semanas. Quando deixar de marcar golos e tiver adversários de topo pela frente, será seguramente assobiado e vai voltar ao banco e, quem sabe?, incluído na lista de jogadores a despachar em Janeiro...

- Perante este cenário, havia que investir no mercado. Contrate-se o incógnito Marek Cech e veja-se no que dá...

- A gestão do sector recuado do plantel é o grande tiro no pé do novo FC Porto. A solução encontrada para a esquerda é, até ver, ridícula. Por muito que Peixoto tenha entrado em novo estado de graça, não é justo que se queira fazer dele o lateral que nunca foi. E duvido muito que o venha a ser... Até porque, golos à parte, a sua exibição na Figueira da Foz foi, do ponto de vista defensivo, muito fraca.

- Se na esquerda o cenário está longe de ser idílico, a verdade é que o flanco oposto também surge fragilizado. Trocar Seitaridis por Sonkaya só pode ser bom para o cofre azul, porque não o é, seguramente, para a equipa. Parece-me o turco capaz de manter um nível médio estável durante a época, aparentando ser também uma aposta certa no plano físico. Não é, todavia, um jogador ao nível dos titulares das restantes posições, sendo que não tem uma alternativa credível.

- No centro da defesa também nada se mexeu. É certo que lá estão cinco opções (Jorge Costa conta?), mas nem me peçam para me alongar na avaliação aos disponíveis...

Publicado por andré viana às 12:35

Comentários

No sector defensivo o unico que para mim tem valor para lá estar é o Pedro Emanuel.
Os que ainda me podem convencer são o Bruno Alves e o Sonkaya. O resto está a mais, ficando o Jorge Costa como uma mais valia para o balneario.
E como já comentei no teu outro artigo, o problema não é o sistema tactico ser fraco defensivamente, são os interpretes serem fracos.

#1 | Comentado por: Filipe Sá | 24 de outubro de 2005 às 21:10

- é certo que César Peixoto não é lateral esquerdo, provavelmente nunca o será. Contudo, parece-me excessivo considerar essa opção de Adriaanse como ridícula. Digo mais, prefiro ver lá o César Peixoto que o Ricardo Costa.

- esperava uma solução para o flanco contrário, que acabou por não surgir. Apesar de tudo, não é grave. Há Sonkaya, que não sendo um Paulo Ferreira a atacar também não parece ser um Secretário a defender, e haverá Bosingwa.

- em relação aos centrais, acho que apesar de faltar um jogador de classe mundial para actuar ao lado de Ricardo Costa, já era previsível que não vinha mais ninguém.

#2 | Comentado por: Nuno Almeida | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Opçoes de recurso a falta de dinheiro ,camuflada pela politica do Sr,Pinto Da Costa.....continuo a dizer eles la sabem..

#3 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 24 de outubro de 2005 às 21:10

A defesa do Porto é a pior dos 1ºs 6 classificados da ano passado.

Os laterais são indignos de jogar no FC Porto e os centrais são muito maus. Espero que isso se venha a comprovar na Liga.

#4 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Concordo, André Viana. Não percebo como pudemos investir tanto e tão bem no meio-campo e ataque, e não fomos capazes, ou não quisemos fazer o mesmo na defesa.

#5 | Comentado por: guardabel | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Realmente a defesa está miserável.
Mas o ataque está mortífero.
Claro que gostava de ter uma equipe “equilibrada”, mas ainda assim estou certo que faremos que no ano passado.
Mas para ganhar a SL dá...Já para a Champions......Olha o FCP apanhar o Real!!!!! Robinhos, Ronaldos, Rauis, etc....Meu Deus...nem quero pensar.
Mas estou em crer que ainda poderemos ter uma defesa à altura.
Lembrem-se que a maioria dos jogadores que entram no nosso clube, entram (relativamente) anônimos, saem por milhões.

#6 | Comentado por: Leandro | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Muito grave :
01-09-2005
(De)formação à moda do FC Porto
O nome de Valter Fernandes, internacional sub-17 que representa o Sporting há sete temporadas, desde o escalão de escolas, surgiu inesperadamente no lote de juniores do FC Porto para a próxima temporada, sem qualquer conhecimento do sector de formação sportinguista. Trata-se de uma grave violação das princípios éticos que vigoravam nas relações entre os escalões jovens dos dois clubes.

O Sporting Clube de Portugal foi surpreendido pela informação inserida no site oficial do FC Porto segundo a qual o jovem internacional sub-17 Valter Fernandes integra o plantel de juniores deste clube para a temporada 2005-2006.

A inscrição de Valter Fernandes pelo FC Porto viola todas as normas de funcionamento e de bom relacionamento existentes entre os sectores de formação portista e sportinguista, reflectindo uma inquietante quebra de princípios que vigoravam, até agora, sem atropelos.

Entre o Sporting e o FC Porto tem funcionado um código de relações segundo o qual a transição de jogadores entre os respectivos sectores de formação apenas aconteceria com conhecimento e acordo prévio dos clubes, e nunca à sua revelia, como agora aconteceu.

Além de uma grave violação do habitualmente designado “acordo de cavalheiros”, este caso é um mau exemplo de conduta de uma instituição em idades onde a formação de atletas é indissociável do desenvolvimento como homens e cidadãos. Essa é, pelo menos no caso do Sporting, uma preocupação prioritária do Clube tanto na Academia como no Pólo Pina Manique. Ficou agora claro que nem todos têm o mesmo entendimento deste princípio básico das relações em sociedade.

Apesar de ser ainda muito jovem, Walter Fernandes, um médio internacional sub-17, representou o Sporting durante sete temporadas, desde 1998-99: duas em escolas, duas em infantis, duas em iniciados (onde foi campeão nacional) e uma em juvenis. Valter esteve ainda muito recentemente entre os convocados da Selecção Nacional de sub-17 que disputou o torneio da CPLP.

O Sporting ficou surpreendido com o procedimento do sector de formação do FC Porto. A opinião pública, por seu lado, ficou ciente, através deste caso, que também no futebol coexistem a formação e a deformação.

vem no site do Sporting Clube Portugal

#7 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 24 de outubro de 2005 às 21:10

ja agora deixo outra:

Pinto da Costa esperava que a Relação anulasse tais escutas, já que a juíza de instrução criminal, Ana Cláudia Nogueira, assumiu, num despacho, não ter ouvido as gravações transcritas pela Polícia Judiciária do Porto, por excesso de trabalho, porque acumulava a comarca de Gondomar com as de Valongo e da Maia.

Mas a Relação do Porto não vê qualquer ilegalidade e por unanimidade considerou que as escutas telefónicas são válidas, pelo que continuarão no processo e servirão para fundamentar a acusação, a cargo do Ministério Público de Gondomar.

A decisão resulta de um dos recursos, do empresário António Araújo, envolvido no processo do ‘Apito Dourado’, por suspeita de ter proporcionado uma festa com prostitutas, no Porto, à equipa de arbitragem de Jacinto Paixão, na noite do jogo FC Porto-Estrela da Amadora, no dia 20 de Janeiro de 2004.

A única vantagem de Pinto da Costa é que as escutas telefónicas, no seu caso particular, resultam de conhecimento fortuitos, isto é, não eram objecto da investigação criminal, sendo que parte da sua suspeição só é penalizada até três anos de prisão, pelo que não pode ser susceptível sequer de motivar escutas telefónicas.

Pinto da Costa, não podendo ser acusado de crime de tráfico de influência, cuja moldura é de três anos, pode vir a responder por corrupção desportiva activa e falsificação de documentos.

#8 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 24 de outubro de 2005 às 21:10

e tambem para nao esquecermos:

Desporto

2005-02-25 - 00:00:00

Apito Dourado: ouvidos doze na Judiciária de Braga

Observadores apanhados nas escutas telefónicas

Sérgio Freitas

Doze observadores de árbitros foram ontem ouvidos na PJ de Braga
Os inspectores da Polícia Judiciária do Porto que estão a investigar o processo de corrupção no futebol português denominado ‘Apito Dourado’, deslocaram-se ontem a Braga para ouvir, na qualidade de testemunhas, doze observadores de árbitros.






Entre eles, encontram-se Manuel Ribeiro, Joaquim Ferreira, Valdemar Lopes e Teresa Faria, assim como o antigo árbitro da Associação de Futebol de Braga, Cunha Antunes.

Ao que o Correio da Manhã conseguiu apurar, os nomes dos observadores constam dos relatos das escutas telefónicas feitas aos mais importantes arguidos deste processo.

Segundo esses relatos, quem ligava aos árbitros para os induzir a apitar a favor de um ou outro clube ouvia, com frequência, um não da parte do árbitro, já que o homem do apito alegava que, depois, o observador o prejudicaria em termos de progressão na carreira.

Nessa altura, o aliciador dizia ao árbitro para não se preocupar porque “o observador está(va) perfeitamente controlado”.

Só que, garantiram ontem todos os depoentes aos inspectores da PJ, eles (os observadores) não tinham sido contactados por ninguém e, como tal, não sabiam de nada.

Assim, terão sido inúmeras as vezes em que os observadores procederam à análise do trabalho do árbitro de forma isenta, quando este estaria a dirigir o jogo de forma tendenciosa, acabando por ser, sem saber, penalizado pelos seus erros.

Acontece que os observadores ontem ouvidos na PJ não gostaram nada de saber da existência de tais procedimentos, que consideram “duplamente maus e duplamente chocantes”, e admitem apresentar queixa-crime contra quem os usou, enganando os árbitros.

“Isto é mau demais, já que, para além da fraude, estavam a dar cabo da carreira e da vida de pessoas, mentindo-lhes sobre o que estava realmente a acontecer”, disse ao CM fonte ligada ao processo.

A mesma fonte assegurou que, no âmbito do ‘Apito Dourado’, ainda vão ser ouvidas “várias dezenas de pessoas”, podendo estar entre elas observadores de árbitros de outras associações do País.

CASOS DO CASO

BRAGA OUTRA VEZ

Braga tem estado constantemente ligada a este processo do ‘Apito Dourado’. Logo no início, foram chamados a depor ao Tribunal de Gondomar um árbitro bracarense, Augusto Duarte, e o seu pai, Azevedo Duarte, ex-árbitro e actual membro (suspenso) do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Inicialmente ficou como testemunha, mas há uns dias foi constituído arguido.

MAIS DE 30 ARGUIDOS

No âmbito do processo ‘Apito Dourado’, desencadeado em Abril de 2004, já foram constituídos mais de 30 arguidos, destacando-se o presidente da Liga, Valentim Loureiro, e os presidentes de FC Porto, Pinto da Costa, da U. Leiria, João Bartolomeu, do Nacional, Rui Alves, e do Gondomar, José Luís Oliveira, que chegou a estar em prisão preventiva.

#9 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Isto é que é o sistema para quem nao sabe..... e parece que por vezes se esquece disto..acho que é importante nao esquecermos ,pois so criticamos e nao arranjamos soluçoes e nao é so bater no Dias Cunha,pois o homem fala para noa se esquecerem,mas fala é muitas vezes seguidas...

#10 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Ó PEDRO SOUSA, por que não fazes um blogue e colocas lá estes textos todos? Assim, matavas dois coelhos: continuavas a ter o protagonismo que procuras e deixavas de desrespeitar a regra básica de que os comentários devem servir para comentar o conteúdo do post.

#11 | Comentado por: guardabel | 24 de outubro de 2005 às 21:10

E aki nota-se kem é portista ó guardabel...

Tu k te julgas superior em todos os comentários k elaboras, ou para dixer mal do benfica, ou para tentar passar essa tua mania de superioridade, fikou revelada em 3 linhas num só comentário... FANTÁSTICO

Longe de mim defender o Pedro Sousa k ele é homem pa isso, e alem disso é dum clube rival ao meu e muitas vexes discurdo dos seus comentários, mas ñ pude passar ao lado desse pobre comentário dum pseudo-analista de futebol...

E ñ é ponto assente k os comentários sejam exclusivamente pós posts, mas sim pode-se kriar off-topics, para debater outros assuntos e dar conhecimento ou pessoal...

Enfim informações, para esclarecer pessoas iludidas...

Em relação ao post, o porto possui uma defesa pior k a do sporting, o k é muito grave...

Reforçam u atak e o meio campo, e garantem o bom espectaculo, a sad do porto teve isso em conta e ñ reforçou a defesa, para proporcionar um maior espectaculo de golos....

Vamos ver...

#12 | Comentado por: Rionx | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Permitam-me que discorde da maioria dos anti-portistas perdão, digo comentadores.

No que à defesa diz respeito, e comparadno os 3 grandes, poderemos concluir que em dadas posições um clube estará melhor servido do que os outros 2.

No entanto, julgo que no compto gerla as defesas se equivalem.

Se não vejamos...

Quanto a guarda-redes (GR), o FCP tem os dois melhores GR da última Super Liga. Mas considerando que o titular do SLB não é convocado para a equipa do Scolari e o seu suplente é por vezes titular nessa mesma equipa... O SCP tem o titular dos tugas quando o seu suplente de valor é relegado para o esquecimento...

Laterais direitos:
FCP: Sonkaya e Bosingwa;
SLB: Nelson e João Pereira (um extremo adaptado a defesa como o agora criticado César Peixoto);
SCP: Rogério (um defesa que não defende e que sonha ser extremo) e Miguel Garcia:
Nestas contas, quem leva vantagem?!?!?

Centrais:
FCP: Ricardo Costa e Bruno Alves, ambos jovens com valor e com margem de progressão. Este podem ser sempre apoiados pelos ainda campeões do mundo, Jorge Costa e Pedro Emanuel. E o Pepe...
SLB: Luizão, o único valor certo. Quanto a Ricardo Rocha e Cª, não vejo em que é que sejam superiores aos colegas de posição do Porto e Sporting;
SCP: Beto, Polga, Tonel... A escolha é difícil...


Desefas esquerdos:
FCP: Leandro (um dia vai saber defender) e Marek, uma incógnita que não pode ser levado ao altar ou ao inferno sem antes prestar provas.
SLB: Dos Santos, Leo e Tiago Gomes. Venha o diabo e escolha...
SCP: Paito e Edson.
Em boa verdade, Edson deverá ser o único valor certo como defesa esquerdo a nível dos 3 grandes.

Conclusão, se uma equipa de pode superiozar às outras numa psoição, não encontro nestas três defesas uma que seja assim tão melhor do que as outras duas.

Mas os resultados o dirão. E se a nível interno o SCP e FCP vão indo, já o SLB tem sofrido uns "galitos". Para UEFA, o SLB não me parece próprio para exportação e deverá lutar pelo penúltimo lugar do grupo. Podendo assim fazer companhia ao SCP que tem equipa para poder fazer uma campanha ao (bom) nível da anterior.

PS: A criticada indisciplina do FCP na época anterior imigrou para sul...

#13 | Comentado por: Marçal Gacho | 24 de outubro de 2005 às 21:10

A tua análise é simplesmente cómica

E a parte em k deste a perceber k ñ percebes foi kuando karacterizaste u joão pereira, ele é sim DD, desde os putos vem jogando nessa posição, ele sim já foi adaptado a extremo...

Alem disso axo o Rogério um grande jogador, mas isso...

O porto ñ é campeão do mundo... é sim vencedor da taça intercontinental, para ser campeão do mundo terá de vencer a liga de clubes k a fifa organizou em detrimento dessa taça...

Kuanto aos centrais do benfica, são de indescutivel valor, e elevar o ricardo costa a esse jugador é de louvar os céus... e enkuanto aos centrais do sporting são superirores ao do fcp, por isso, axo k disse tudo...

Dos santos, é um bom jugador, sempre o axei, tem um drible curto mt bom, peca ás vexes mas isso... kuanto ao léo teve na selecção brasileira k participou na alemanha, apesar de só ter feito um jogo, fiko a pensar a esse comentário fabuloso, é certo k axo o dédé melhor jogador mas enfim...

O k ñ te permite ver k as outras defesas são superiores ao do fcp, xamasse fanatismo...

Eu sei recunhecer k outros sectores do fcp são superiores aos do benfica e do scp, mas agora axar k a defesa tá ao nivel dos outros...

POR AMOR DE DEUS! curate

#14 | Comentado por: Rionx | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Ó PEDRO SOUSA, por que não fazes um blogue e colocas lá estes textos todos? Assim, matavas dois coelhos: continuavas a ter o protagonismo que procuras e deixavas de desrespeitar a regra básica de que os comentários devem servir para comentar o conteúdo do post.

Guardabel:

Não quero entrar em dialogo barato e desconexo de quem não conheço e muito menos quando não me merece credibilidade,e como não procuro protagonismo ou como nao pretendo criar um Blog,pois protagonismo vou tendo junto a minha familia e aos meus e isso basta e se pretende-se criar um blog eras meu convidado de honra ,pois ao contrario do Sr. tento respeitar o seu raciocinio,por vezes discordando mas para isso é que estamos aqui a comentar as livres opinioes, ao contrario de si que parece que nao tem respeito por ninguem devido ao seu QI que por vezes nao dá para chegar a todos .

Se o BLOg entender que o que por vezes trago para os post nao é bem vindo Agradeço que digam e apaguem se for caso disso,pois so pretendo trazer por vezes situaçoes que complementem o BLog e dar exemplos de situaçoes que se falam sem saber,nunca em desrespeito ao editores deste blog e se assim pensam tenho um mail e gostaria que digam se for caso disso.Rionx obrigada na mesma,mas o que devemos fazer é dar ao desprezo que é a melhor maneira de responder,como dizem deixar a falar sozinho .

bem hajam a todos

#15 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Já agora tenho 22 de futebol, um curso de treinador 2 nivel,treino um clube que não interessa,estou por dentro deste maravilhoso desporto e você Guardabel o que É????

bem haja

#16 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Ò Pedro Sousa, mas então pelo nome não se vê logo, canudo????? Agora até penso se ele terá a mesma cramalheira do verdadeiro, ou se, por mão divina, até será o verdadeiro CROMO do Guarda Abel, aquela linda força da natureza, com aqueles dentinhos...ui ui...mas não pode ser, porque o verdadeiro Guarda Abel tem um nível de instrução igual a 85% dos andrades, ou seja, sabe dizer carago, canudo, essas asneiradas todas, mas provavelmente não sabe escrever!!
Este Guarda Abel para saber escrever deve pertencer aos 5% dentro daqueles 15% que sobram, ou seja, sabe escrever mas não pensa!!! ;)
Na boa, hein????
Abraços!!!!

#17 | Comentado por: SEMPRE PRESENTES | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Sendo assim, como fazendo parte dos 10% de portistas que sabem pensar e escrever, é fácil para mim concluir que:

O Pedro Sousa pertence aos cerca do 0.1% de benfiquistas que pensa e escreve decentemente

O sempre presentes faz parte dos 0.1% dos que escreve, sim senhor, mas pensar não é o seu forte.

Finalmente o Rionx, é notório, inclui-se nos 99.8% de benfiquistas que não possui aptência para nenhuma das duas coisas.

PS: Caso estas contas vos pareçam complicadas recorram a uma máquina de calcular. Mas façam melhor, confiem em mim, 99.8 + 0.1 + 0.1 é mesmo 100.

#18 | Comentado por: No Surrender | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Rionx:

Estou a ver se me decido entre rir-me às gargalhadas ou lamentar o conteúdo da tua resposta. É que é a primeira vez que alguém me responde chamando-me "pseudo-analista" de futebol. Eu não me julgo superior a ninguém, nem tento passar qualquer mania de superioridade. Gostava de saber como chegaste a essa conclusão brilhante, baseado em que factos ou afirmações. Não sei onde foste buscar esse "argumento", mas ele revela que tens um problema a resolver contigo mesmo.

#19 | Comentado por: guardabel | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Pedro Sousa disse:

"Já agora tenho 22 de futebol, um curso de treinador 2 nivel,treino um clube que não interessa,estou por dentro deste maravilhoso desporto e você Guardabel o que É????"

Eu sou apenas um simples adepto de futebol há mais de 20 anos, que não precisa de nenhum curso de treinador para saber que os comentários não devem ser inundados de textos que nada têm a ver com o post em questão.

#20 | Comentado por: guardabel | 24 de outubro de 2005 às 21:10

É um simples adepto a mais de 20 anos ,mas pelos comentarios facciosos e vendo só um clube, e por vezes com comentarios em todos contraditorios ao que se propoe e mudando sempre a agulha para o lado que esta o vento ,eu aconselho o Sr. a ler mais de futebol e de bom senso,apesar deste não ser facil de encontrar a quem não tem,assim sabia respeitar os outros atraves dos seus post,e se não gosta, não lê ou não comenta,pois até agora ainda não recebi por parte dos responsaveis do 3º anel nada em contrario para o fazer e portanto nao sera o Sr. que o fará.
Se não precisa de cursos para saber certas coisas ,digo-lhe que no seu caso fazia muito jeito e ajudava-o a analisar o que escreve de futebol por vezes sem saber o que diz ou ter noção do que é.

Sem mais ,um abraço desportivo

Pedro Sousa

#21 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 24 de outubro de 2005 às 21:10

O pedro Sousa é sportinguista "No surrender"...

Depois diz kem é k pensa e kem é k escreve...

Analise-se a si primeiro k ganhava mais...

E sim a defesa do porto é má só ñ vê kem ñ ker...
Keru k digas k está ao nivel dos outros 2 clubes? isso era dexer ou ridiculo e armar-se em parvo, e parece k há muitos parvos neste país...

#22 | Comentado por: Rionx | 24 de outubro de 2005 às 21:10

Comente

Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)

(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)


Recordar-me?


Trackback Pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/102311