« Futebol por Dentro #1 | Entrada | Ryan Giggs: o 'Onze' de sempre »
sexta-feira, 2 setembro 2005
O jogo do século
Categoria: Col: Luis Gonçalves

Há uns dias encontrei dois DVDs, produzidos pelo Canal+ espanhol, que têm como título “O jogo do século”. Existe o DVD que fala sobre os melhores jogadores europeus, e o outro relacionado com os principais jogadores sul-americanos.
No que se refere à Europa, ali temos Eusébio... magníficas imagens, muitas delas inéditas (pelo menos nunca vi em Portugal), com uma qualidade excepcional, intercaladas por uma entrevista. E mais uma vez, estando a viver fora de Portugal (as saudades sempre ajudam a “exaltar” o orgulho no nosso país, pelo menos no meu caso!), ficou-me a ideia de que Eusébio da Silva Ferreira é (e foi nos tempos de jogador) um autêntico Senhor.
Além das belas imagens sobre a carreira de Eusébio, a forma como ele fala dos tempos de jogador faz-nos regressar a uma outra realidade, diferente do futebol de hoje.
Como exemplo, Eusébio refere-se à final da Taça dos Campeões Europeus contra o Real Madrid, o 5-3. E conta-nos que no final do jogo, a alegria era imensa, mas que apenas uma coisa lhe passava pela cabeça: não deixar que lhe tirassem a camisola de Di Stefano, com quem tinha trocado a própria camisola com que tinha vencido esse jogo histórico. Guardou a camisola dentro dos calções, e nas imagens que vemos no Documental, podemos ver Eusebio com a mão sempre agarrada à camisola meio-escondida, como se estivesse a proteger o bem mais precioso... que para ele era mesmo aquele.
Também fantástica é a forma como se refere aos adversários. O “orgulho” em ter defrontado os melhores, mesmo saindo a perder. Aí entra Vitor Damas na história. Eusébio fala dele como um Deus das balizas, com quem se bateu em duelos lendários. E a nostalgia surge-lhe nos olhos.
E estes são apenas alguns exemplos...
E depois penso na imagem que Eusébio trasmite, sobretudo em relação aos olhos de muitos estrangeiros. É um símbolo de Portugal, e sobretudo do Futebol Português, uma das poucas figuras reconhecidas internacionalmente, e que nos pode encher de orgulho, sobretudo numa época em que em Portugal as coisas não estão a correr bem, de uma forma geral.
No entanto, para muitos portugueses não deixa de ser um ex-jogador de futebol, simpático, mas pouco mais que isso. Alguns até gozam por andar por aí a “passear” pelos estádios sem fazer mais nada.
É isso que não entendo, tal como não entendi o esquecimento geral em relação a Amália Rodrigues. Sem gostar de fado, sinto-me orgulhoso quando muitíssimos espanhóis conhecem Amália. E depois vou a Portugal, e Amália está esquecida, como se não fosse uma das figuras portuguesas mais conhecidas internacionalmente.
E é isso que sinto quando penso em Eusébio, e vendo imagens dele, ouvindo-o contar as suas histórias, só espero que os portugueses nunca o esqueçam, como têm feito com muitos símbolos do nosso país.
Publicado por luis gonçalves às 09:53
Comentários
Infelizmente os portugueses só dão valor ao que vem do estrangeiro, a nossa mentalidade é sempre que a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha...fosse Eusébio brasileiro, inglês, espanhol ou italiano e seria um ídolo para todos os portugueses, e não só para alguns..
#1 | Comentado por: Telmo | 24 de maio de 2009 às 20:10
Infelizmente os portugueses só dão valor ao que vem do estrangeiro, a nossa mentalidade é sempre que a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha...fosse Eusébio brasileiro, inglês, espanhol ou italiano e seria um ídolo para todos os portugueses, e não só para alguns..
#2 | Comentado por: Telmo | 24 de maio de 2009 às 20:10
Lembro-me, devia ter eu uns 13 ou 14 anos, de ter ouvido o Eusébio, num programa qualquer do Herman José, dizer que não gostava do Sporting. Assim, sem nada que suportasse a tirada e esquecendo o politicamente correcto que costuma moldar os discursos. Eu, como sportinguista e sabendo que o meu clube nunca fez mal ao senhor, devolvo-lhe o elogio e digo que não gosto do Eusébio.
#3 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:10
Quem leu o livro do Eusébio sabe perfeitamente das mentiras e calúnias que os dirigentes do sporting da altura levantaram para justificar o fracasso da sua contratação.
Enfim, o Eusébio deu ao Benfica aquilo que deu( títulos e prestígio internacional) e isso é capaz de provocar dores de barriga a muita gente...
#4 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de maio de 2009 às 20:10
Qual livro do Eusébio? Aquela banda desenhada? Não me lembro de ler nada disso por lá... mas é óbvio que a razão para o majestoso pantera negra odiar o Sporting só podia ser um reflexo natural a todo o mal que as gentes desse clube verde lhe fizeram. Nem eu esperava outro género de justificação... devem-lhe ter feito mesmo muito mal, para, 30 anos depois, o senhor Eusébio ainda fazer questão de mostrar o ódio que sente ao Sporting.
Títulos e prestígio internacional também o Coluna, o José Augusto, o Simões, o Torres, o José Águas ou o Germano deram... falar em 'dores de barriga', 'azia' e 'dor de cotovelo', é retórica de quem não tem nada para dizer.
#5 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:10
Em janeiro de 2003, na sede da unesco, foi atribuído ao eusébio, pelo comité internacional de fair-play, o prémio jean borota pela sua exmplar conduta desportiva. Isto servia para te calar, mas ainda assim não preciso de qualquer prova para ter o eusébio como pessoa ímpar, honesta, amiga e com fair-play.
"Qual livro do Eusébio? Aquela banda desenhada? Não me lembro de ler nada disso por lá... "
Não percebi. Isso é alguma infatilidade tua, ironia ou que? Como assim "por lá"?
Não me parece minimamente que o Eusébio seja pessoa para "odiar" alguém, muito menos o sporting. Quanto muito, pode não simpatizar, o que é perfeitamente normal.
Se não gosta do sporting e o assumiu publicamente é porque foi sincero.
#6 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de maio de 2009 às 20:10
Nunca vi o Eusébio nesses tons que falas Pedro Santo. Aliás até fala muito bem de várias figuras que passaram pelo teu clube.
Do Eusébio sempre vi respeito e humildade. Sendo dificil não viver no céu com os contantes elogios que lhe fazem a toda a hora - eu não sei se o conseguiria ser - ele consegue ter sempre uma palavra para todos.
É, normal que não diga que é um adepto do Sporting até porque no seu tempo as lutas pelos títulos eram sempre contra o teu clube.
Acho que o Eusébio deveria ultrapassar a clubite - tal como eu admiro muito o Figo - mas mais uma vez o Benfica como clube amado e odiado em Portugal e talvez pela sua grandeza invejada não permite às pessoas de outros clubes serem tolerantes.
#7 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:10
*** Quando digo que o Eusébio deveria ultrapassar a clubite não é ele próprio maz sim a figura Eusébio deve ultrapassar a clubite do país.
Espero que me tenha feito entender.
#8 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:10
Eu falei na conduta desportiva do Eusébio? Referi-me a alguma coisa negativa que ele tenha feito em campo?
Quando eu era pequeno, existia um livro de BD que contava a história do Eusébio (o título era 'O Pantera Negra', acho eu) e não me lembro de ver nenhuma referência negativa ao Sporting ou aos seus dirigentes 'por lá'... onde é que isto é complicado de perceber?
Eu ouvi-o dizer que não gostava do Sporting. Problema dele e calculo que sim, que tenha sido sincero. Exactamente por isso é que eu também sou sincero e digo que também não gosto dele. E se a clubite fosse a questão aqui, eu também não gostava de muitos outros jogadores. A diferença é que só o 'senhor' Eusébio fez questão de, sem nada que o suportasse, afirmar que não gostava do Sporting. Eu ao menos apresento uma razão: não gosto do Eusébio porque ele não gosta do Sporting.
#9 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:10
Mas isso é perfeitamente normal, eu também não gosto nada do Sporting e já agora nem do FC Porto.
Não vejo isso como uma falta de respeito. Talvez por ser o Eusébio é que as pessoas ficam mais incomodadas mas não vejo qual a novidade.
#10 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:10
Eu também não falei em faltas de respeito. Pura e simplesmente, não gosto do Eusébio e apresentei uma razão.
#11 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:10
Então pronto o Eusébio não gosta do sporting porque os sportinguistas não gostam dele.
saudações encarnadas
#12 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de maio de 2009 às 20:10
Perfeito, Benfiquista do Norte, arrumaste bem com a questão!
Abraços!!
P.S - Eu adoro o Jardel porque ele adora o Benfica!
Agora vem o Pedro Santo: "mas onde é que leste que o Jardel adora o Benfica??"
e eu respondo: lé uma entrevista dele em que ele diz simplesmente isto: "sempre que vinha dos treinos e passava pelo magnifico Estádio da Luz, imaginava-me a jogar lá, a marcar golos, e a ouvir aquela torcida a gritar por mim! O que eu gostava de jogar no Benfica!" lol...
#13 | Comentado por: SEMPRE PRESENTES | 24 de maio de 2009 às 20:10
Aliás, se fossem minimamente informados, saberiam tão bem como eu que, mesmo entre os benfiquistas, a reputação do Eusébio já conheceu melhores dias… e falo, claro, da sua reputação como ex-jogador de futebol e não como melhor jogador português de todos os tempos.
Não sei se o Eusébio detesta o Sporting porque os sportinguistas não gostam dele. Sei é que eu não tinha nada contra o homem até ele fazer questão de reafirmar que, de facto, não gostava do Sporting. Razões? Nenhuma, até porque falar e justificar alguma coisa já é demasiado areia para a sua camioneta.
SEMPRE PRESENTES, as conversas em que imaginas as minhas perguntas são perturbadoras, mas se gostas tanto do Jardel, fossem buscá-lo.
#14 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:10
Pedro Santo:
"Aliás, se fossem minimamente informados, saberiam tão bem como eu que, mesmo entre os benfiquistas, a reputação do Eusébio já conheceu melhores dias… e falo, claro, da sua reputação como ex-jogador de futebol e não como melhor jogador português de todos os tempos. "
Esta é uma pérola!! Não sei de onde é que tiras-te este comentário mas é a coisa mais ridícula que já alguma vez vi escrita por ti.
A reputação do Eusébio nunca mudará porque ele no coração dos benfiquisas não precisa de reputação, está acima disso. É o Eusébio e isso basta.
#15 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:10
Eu disse 'se fossem minimamente informados'... como claramente não o és, sugiro que te informes antes de apelidares o que os outros escrevem do que quer que seja.
#16 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:10
ò Pedro Santo, não me digas que lá por o teu vizinho do 1º esqº dizer que já não gosta do Eusébio tú vens para aqui com essas bacuras de "mesmo entre os benfiquistas, a reputação do Eusébio já conheceu melhores dias…"...AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH...isto de facto, ir buscar jogadores dos outros é demais...é tipo o teu ex-guardião Carlos Gomes, cada vez gosta mais do Sporting, EH EH EH EH EH EH...
#17 | Comentado por: SEMPRE PRESENTES | 24 de maio de 2009 às 20:10
O que é que entendes por minimamente informado, Pedro Santo? Algum benfiquista ressabiado que amuou com a falta de um autogrado?
O Eusébio é um senhor, será sempre adorado pelos benfiquistas enquanto tiver a postura que teve ao longo dos anos.
Será adorado por todos até ao dia da sua morte, que espero que seja num tempo muito longínquo.
Foi o melhor jogador portguês de todos os tempos e está incluido nos 10 melhores do mundo de todos os tempos. Infelizmente nunca tive a possibilidade de o ver jogar ao vivo - já não é do meu tempo - mas pelo que vi em resumos e jogos antigos é inigualável.
#18 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:10
Por muito que vos custe, e por muito grande que tenha sido dentro do campo, o Eusébio está longe de ser um senhor fora dele...
E, por muito que vos custe, os benfiquistas não são vocês os dois.
#19 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:10
Pedro Santo, tenho de admitir que vi poucas entrevistas com o Eusébio, e esta é feita por uma televisão estrangeira, sobre futebol em geral, esquecendo as "brigas" do futebol português. Se vires este Dvd, vais ver que pelo menos nesta entrevista ele demonstra tudo aquilo que eu disse no artigo. E fala de Vitor Damas, por exemplo, como um Deus, ele que era do Sporting.
De qualquer forma, claro que podemos não gostar dele, mas como eu disse, também não gosto de Fado, mas admito que a Amália é um símbolo do país, tal como Eusébio. E se formos ao estrangeiro notamos isso, eu noto. E para o bem do país, penso que há que preservar esses símbolos. É a minha opinião. Uma abraço
#20 | Comentado por: Luis Filipe Goncalves | 24 de maio de 2009 às 20:10
Pedro Santo, tenho de admitir que vi poucas entrevistas com o Eusébio, e esta é feita por uma televisão estrangeira, sobre futebol em geral, esquecendo as "brigas" do futebol português. Se vires este Dvd, vais ver que pelo menos nesta entrevista ele demonstra tudo aquilo que eu disse no artigo. E fala de Vitor Damas, por exemplo, como um Deus, ele que era do Sporting.
De qualquer forma, claro que podemos não gostar dele, mas como eu disse, também não gosto de Fado, mas admito que a Amália é um símbolo do país, tal como Eusébio. E se formos ao estrangeiro notamos isso, eu noto. E para o bem do país, penso que há que preservar esses símbolos. É a minha opinião. Um abraço
#21 | Comentado por: Luis Filipe Goncalves | 24 de maio de 2009 às 20:10
LF Gonçalves, óbvio que o Eusébio é um símbolo do país e óbvio que merece reconhecimento por tudo o que deu e fez por Portugal. Já ouvi o Eusébio a falar do Damas e realmente nota-se que há ali um enorme respeito pelo antigo guarda-redes do Sporting. Não duvido que existas, mas estavas à espera que ele dissesse mal do Damas?
Eu já vi várias notícias que demonstravam o descontentamento de benfiquistas devido ao comportamento do Eusébio em casas do Benfica um pouco por todo o lado. Claro que as pessoas que se sentem ofendidas quando constatam que o Deus que foi Eusébio dentro do campo não tem correspondência fora dele, são logo metralhadas com insultos pelos restantes benfiquistas.
Eu pouco posso fazer para preservar os símbolos portugueses. A não ser reconhecê-los como tal. E isso faço-o em relação ao Eusébio-jogador.
Cumprimentos
#22 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:10
Pois, acredito nas tuas palavras... a verdade é que nunca tinha ouvido nada sobre ele "comportar-se mal" nas Casas do Benfica, sinceramente. E claro que entendo a posição que defende, Pedro.De qualquer forma, se tiverem oportunidade vejam o DVD " O jogo do Século", imagino chegará a Portugal, se não existe já. As imagens que mostram são fantásticas, sobretudo em relação a Eusébio como jogador, aí sim acho que estamos todos de acordo que foi um dos grandes:)E o mesmo em relação aos maiores jogadores de sempre, que são entrevistados e aparecem as melhores imagens...Um abraço, Pedro, e a todos os outros.
#23 | Comentado por: Luis Filipe Goncalves | 24 de maio de 2009 às 20:10
""Eu já vi várias notícias que demonstravam o descontentamento de benfiquistas devido ao comportamento do Eusébio em casas do Benfica um pouco por todo o lado. Claro que as pessoas que se sentem ofendidas quando constatam que o Deus que foi Eusébio dentro do campo não tem correspondência fora dele, são logo metralhadas com insultos pelos restantes benfiquistas. ""
Não concordo contigo Pedro Santo, esse tipo de situações por vezes são geradas por um longo almoço ou jantar... percebes o que digo?
#24 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:10
Tá tudo bêbado e com a barriga cheia, por isso é que há mal entendidos? Lamento, Pedro Neto, mas até no sorteio da Liga dos Campeões o Eusébio estava mal disposto. Está sempre. Parece que é sempre um frete e que o mundo lhe deve tudo.
Rejeitar autógrafos a deficientes e a crianças só porque jantou e bebeu bem, não me parece justificação... Foi um Deus no campo, mas é bem terreno fora dele.
#25 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:10
Acho que desta vez excedeste-te, não me parece nem correcto nem verdadeiro o que dizes.
Nunca presenciei nem nunca ouvi falar do que dizes, discordo completamente mas pronto... é a tua opinião e apesar de não compreender porque dizes este tipo de coisas respeito.
No entanto digo que estás completamente enganado em relação à personalidade do Eusébio e que em todas as situações existem as duas partes da história, não te esqueças disso.
#26 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:10
Os exemplos que dei foram noticiados há relativamente pouco tempo, não são opiniões minhas.
#27 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:10
Comente
Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)
(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)