« Portugal 6-0 Luxemburgo | Entrada | Pedro Mendes desiludido »

domingo, 4 setembro 2005

Nova época

Categoria: Col: João Nuno Coelho , FC Porto

Porto Sentido: João Nuno Coelho

Longe da vista, perto do coração

Para mim, a grande novidade desta época é não ir ao estádio do Dragão com a regularidade dos últimos anos.
Foi uma decisão muito sofrida deixar o meu bilhete de época. Ainda me custa assumir, principalmente nos dias dos jogos em "casa", que "estou de fora". Mas infelizmente é a única forma de marcar uma posição clara de protesto pela forma como o meu clube tem sido gerido nos últimos tempos - e este desgoverno não é de agora, sendo que apenas Mourinho conseguiu inverter um rumo que não leva o FCP a lado nenhum, embora deva ser muito proveitoso para alguns directores, empresários e jogadores.
A minha decisão não teve nada a ver com os maus resultados desportivos da época passada: estou mais do que preparado para as derrotas, para o insucesso - fazem parte do futebol. O que não aceito é que se invertam os valores mais importantes, que se desrespeite o que mais importa -o nosso clube - por questões de ambição e interesse pessoal.
Continuo a sofrer pelo FCP, tanto ou mais do que antes: isso eu não posso mudar, faz parte de mim. Mas tenho obrigação de ser coerente com as minhas opiniões e com a minha forma de ver o mundo e o futebol em particular.
Voltarei a este assunto nesta página, muito em breve.

Publicado por João Nuno Coelho às 15:16

Comentários

Bem vindo á luta inglória. É com grande felicidade que li este começo de artigo teu. Estou completamente de acordo com o que escreves e sei perfeitamente o que se vai seguir.
Quero desde já preparar-te para esta "luta inglória" que referi. Cada vez mais me dou conta que 90% dos sócios e adeptos dos clubes estão completamente cegos. Seja por uma falta de inteligencia ou cultura, seja pelo amor ao clube que os deixa cegos de ver o que seja. Seja pelo que for. Só te escrevo isto porque a partir do momento em que digas algo vais ser apelidado de ingrato, de anti-pinto da costa, etc.

Suponho que vais mencionar algumas destas coisas:
- Contratações que ninguém percebe.
- A quase nula exploração de mercados com bons jogadores (mas que não dão espaço a ganhar comissões duvidosas).
- Falta de dialogo total com os sócios/adeptos para explicar e clarificar alguns negócios e atitudes.

Entre outras bastantes coisas.
Fico á espera!

#1 | Comentado por: Filipe Sa | 11 de junho de 2006 às 00:05

Bom texto João Nuno.

É de homem, e principalmente, de quem gosta, vive e viveu muito o seu clube.

Como não é o meu clube, sinto que não tenho "razão" para ajuizar ou comentar as situações que referes, mas fico satisfeito por haver pessoas que têm uma ideia tão edificante do futebol, e do que é um clube. Talvez o que te chateie mais é o rumo que o clube leva agora, que parece bastante distante daquele que o levou a tantos títulos, e dos atletas que lealmente o serviram.

Daqui, um grande abraço de um benfiquista e desportista.

#2 | Comentado por: Jose Leal | 11 de junho de 2006 às 00:05

Até que enfim vejo um portista com dois dedos de inteligência que não se revê na arruaça e no contante "Lisboa a arder!!".

Parabéns João Nuno Coelho.

#3 | Comentado por: Pedro Neto | 11 de junho de 2006 às 00:05

Como portista, só tenho a dizer que concordo em pleno com as palavras do João Nuno Coelho. Felizmente que este clube é muito maior que a SAD e o sr. Pinto da Costa!

#4 | Comentado por: grim | 11 de junho de 2006 às 00:05

João Nuno, compreendo o que dizes. Também eu pensei em adoptar uma medida de protesto face à deteriorização de uma gestão que já foi exemplar, mas que nos últimos anos acumulou demasiados erros. Deixar de ir ao Dragão, não consigo. Simplesmente não me vejo noutro lugar que não no estádio, quando o FC Porto joga em casa. Pensei adquirir o lugar anual sem Liga dos Campeões, mas quando chegasse a altura dos jogos, provavelmente não iria conseguir resistir a ver o meu clube de coração ao vivo. Como também acho que vai acontecer contigo mais vezes do que julgas, porque apesar de dizeres que não compraste cartão anual, não disseste que não irás ao estádio uma vez ou outra...

O Filipe Sá adianta alguns tópicos que tu poderás explorar. Eu acrescento a promiscuidade intolerável a que chegaram o clube (SAD/Presidente) e a claque Superdragões. Mais do que as contratações absurdas, foram um conjunto de acções levadas a cabo pela claque, apoiada pela SAD e pelo nosso Presidente, que me preocuparam e deixaram a pensar qual o rumo que os nossos dirigentes querem que o clube tome.

Por outro lado, quero lembrar que os vários erros de gestão por parte da SAD e de Pinto da Costa não podem apagar o maior mérito desta mesma direcção dos últimos anos: ter ido buscar Mourinho e proporcionar-lhe todas ass condições de trabalho que ele quis, com os bons resultados que se conhecem.

#5 | Comentado por: guardabel | 11 de junho de 2006 às 00:05

Mas que maneira de protestar mais estúpida. É o mesmo que eu ficar em casa a coçar os tomates em protesto com a guerra no Iraque.

#6 | Comentado por: TheCryptKeeper | 11 de junho de 2006 às 00:05

Ninguém pode esquecer o que foi atingido por Jorge Nuno Pinto da Costa. Tornou o FCP num clube respeitado e RECONHECIDO na Europa. Houve erros? Claro que sim! Houve vitórias? Muitas mais do que os erros! Contratações? Faça-se o saldo entre as vendas e compras nos últimos anos...Este ano, apesar de reconhecer a falta de um bom médio centro defensivo, acredito que se podem fazer coisas bonitas!Para quem está revoltado com a Direcção do FCP, vai uma pergunta: se o clube está tão mal, como se explicam os mais de 30000 lugares anuais vendidos, as assistências (na 1ª jornada 48000 vs 25000 na Luz)? De referir, que acredito que dp de Pinto da Costa julgo ser necessário uma nova direcção de ruptura, mas até lá é dever dos portistas apoiar o o clube e o melhor dirigente desportivo de todos os tempos!

#7 | Comentado por: miguel019 | 11 de junho de 2006 às 00:05

Desculpa João, mas não concordo em pleno com o que escreves.
Tb acho que deveria haver mais dialogo com os adeptos, mas não penso que, deixar de ir ao estádio resoverá alguma coisa.
Há muita coisa errada?!?! Claro que há! Mas onde não há?!?!
Estamos acostumados a vencer, vencer e vencer.....
Escreves que não é devido aos maus resultados desportivos da época passada, mas eu pergunto-te, e se tivessemos ganho o campeonato?!?! E se a equipe tivesse feito sucesso, com os Fabianos, Bonfinn etc???? Se tivessemos um Super team?!?
Já disse que concordo com algumas coisas (que penso saber quais são, pois apenas deixas algo no ar), mas para concordar em pleno não, espero a tua volta a este assunto, para que te dê razão por completo, ok?
Mas no geral um bom pots, já que o discurso é coerente.
Mas uma coisa é certa, os benfiquistas TODOS concordam contigo, ainda que nem tenhas dito nada em concreto..Impressionante, basta dizer que estés descontente, para que eles concordem...E até aplaudam.....
P.Neto, ele tem 2 dedos de inteligencia porquê? O que escreveu ele, que te leva a comentar dessa forma?!?! (não estou a dizer que não tenha 2 dedos de inteligencia, mas porque é que ele tem e eu não, por exemplo? Só porque escreveu algo que te agradou?lol:)ou porque ele fala “mal” da direcção do FCP?)))

#8 | Comentado por: Leandro | 11 de junho de 2006 às 00:05

Em nome dos 90% de cegos que sabiam o que era o FCP antes de Pinto da Costa e sabem o que é o FCP após Pinto da Costa, venho perguntar aos críticos o que é que não lhes satisfaz nesta SAD? Serão títulos a mais??? Serão milhões a mais em vendas de jogadores?? É o facto de não termos como outras SADS "exemplares" contas bancárias penhoradas?? Será termos o facto de termos um Estádio que nos enche de orgulho? Ou o facto de para além do futebol termos modalidades em que somos cronicamente campeões???( Andebol, Hóquei, Basquetebol, Natação)??

Claro que não, o que incomoda estes adeptos do clube Veiga-Octávio Machado-Fernando Gomes é que estão há muito tempo à espera. Aliás, antes da era Mourinho julgavam que era a vez deles, mas depois, azar, o velho senil apostou naquele que é o maior treinador do mundo, foi buscar o melhor 10 do mundo (ou terá sido um clone de PC?) e soube segurar o melhor central do mundo (Ricardo Carvalho). Mas´, como é óbvio, tudo isto é mérito de Mourinho, até a própria escolha de Mourinho não tem nada a ver com PC, foi... simples acaso.

Pois bem, meus caros, fiquem lá em casa à espera que deixem de ser uma minoria que eu continuo a apoiar o meu FCP e sempre confiante que não foram ALIENS que tornaram um pequeno clube de cidade num grande clube mundial!!! às vezes lendo estes choramingões de barriga cheia parece que sim, foram uns aliens que aterraram nas Antas!!!

Curem-se e apoiem mas é a equipa!!!

#9 | Comentado por: cafi | 11 de junho de 2006 às 00:05

Leandrinho, as relações entre S.D/Pinto da Costa/Reinaldo Teles vão acabar convosco!!!! Essa certamente será uma das razões dele! E eu, estando cá em baixo e não sendo do teu clube, percebo isso à distância!
Mas não te preocupes que em Outubro nós vamos aí!! ;)
Na boa, certamente que o homem vê que relações que conseguem arruar com o treinador que vos deu a Uefa, Champion´s, Campeonatos, que fazem o que fazem no dia-a-dia, entram em estádios, balneários, fazem esperas em aeroportos, à porta da casa dos jogadores, que fazem perseguições nas estradas aos jogadores (se quiseres digo-te mais umas quantas!!), sem ninguém da SAD intervir nisso (aliás, sei de fonte segura que algumas dessas situações foram encomendadas pelo Reinaldo Teles, que nem é preciso tar-te a dizer quem é e o que ele controla!), obviamente que não vai nem nunca pode dar certo!!!
Se fosse um determinado grupo dum determinado clube a fazer nem que fosse 1/3 disso, MEU DEUS, eram marginais, pretos, drogados, ladrões, toxicodependentes, bem, e tou-me a esqueçer de muitas, mas seguindo...
Isso conjugado com a guerra surda Norte-Sul, mais o sentimento de corrupção generalizado, bom, mete tudo num caldeirão e tens aí um belo dum caixão, feito mesmo à vossa medida, aliás, à medida do teu Papa, ups, Presidente e seus acessores, ou seja, sem honra nem glória! Glória mas glória em todos os sentidos, não é a glória à moda de Pinto da Costa e sua seita!
Aliás, se bem te recordas de como o Pinto da Costa subiu ao poder no Porto, nem era preciso adivinhar!
Os meus pêsames!
Abraço!!

P.S - não vale e pena falares do Vale e Azevedo, porque como já alguém aqui disse e muitissimo bem, esse tá dentro porque ROUBOU O BENFICA e não os outros clubes, por isso grita, esperneia, faz o que quiseres como o Vale, tá bem?

#10 | Comentado por: SEMPRE PRESENTES | 11 de junho de 2006 às 00:05

Em França aquando da descida do Marselha foram-lhe retirados os títulos que tinha ganho às custas da corrupção.

Será que em Portugal e após o término do Apito Dourado acontecerá o mesmo?

#11 | Comentado por: Pedro Neto | 11 de junho de 2006 às 00:05

A grande maioria veio então falar do passado e do grande trabalho que o Pinto da Costa fez pelo clube.

Nem sei se rir ou chorar. É obvio que o Pinto da Costa fez um trabalho supremo e duvido que algum dia o mundo venha a conhecer um presidente tão competente como este. Acho que foi um homem extremamente importante para o clube, para a cidade e também para o Norte do país. Lutou bastante contra a centralização que ainda se vive em Portugal - em menor tom - e foi capaz de colocar o Futebol Clube do Porto no sitio que merece se bem que no passado mesmo com calabotes e chineses conseguimos lá chegar algumas vezes, o que é saboroso.
Agora expliquem se por culpa destes méritos todos eu tenho que tolerar o que se vem passando no clube nestas ultimas épocas? Tenho? Não, não tenho.
Errar é humano, como diz a máxima. Mas o que eu critico e que me enoja é constar que a maior parte dos erros partem de interesses pessoais e lamento muito, mas ninguém por muito importante que tenha sido se pode por á FRENTE do clube que eu amo e admiro.
Se vocês não conseguem perceber do que falo, eu explico:
- A aproximação vergonhosa para com os super dragões. Ninguém me pode dizer que o PdC não teve nada a ver com a maneira triste e vergonha com que o Mourinho saiu do clube. (continuo a achar que o Mourinho agiu mal em não festejar o titulo, porque quem o emprega é FCP e quem fez possível que ele conquistasse essse titulo foram os proprios jogadores que interpretaram sempre as suas ideias)
Depois de tantos exemplos... jantares promiscuous, abraços, declarações, ausencia de declarações é quanto a mim bastante obvio e claro que algumas acções dos super dragões estão directamente ligadas á mafia que se vê na direcção e talvez por isso a aproximação é cada vez maior, visto que o rabo já está trilhado.
- Os vários desamores do presidente que provocam o afastamento activo de personagens ligadas ao clube. O próprio José Mourinho como já referi, Fernando Gomes, Domingos Gomes, Poncio Monteiro, Belmiro Azevedo, entre outros. Tudo gente que poderia ter feito alguma frente ao Pinto da Costa (no caso de alguns o próprio nome que saía nos canticos e amores dos socios já não era PdC mas sim A ou B).
- Os negócios bastantes estranhos onde se contratam gente que ninguém conhece a preços exorbitantes com contractos enormes. É obvio saber quem ganha dinheiro com isso.

Podia falar de mais coisas mas acho que vai ser outra vez chover no molhado. Há gente que não quer ver e nunca vai querer ver.
Volto a referir que o meu problema tem a ver com os erros terem a ver com questões pessoais e não falhas de lucidez ou humanas e tudo o que o PdC fez pelo clube não invalida que eu aponte o dedo em relação a estas coisas e que me sinta lesado quando vejo que estas atitudes prejudicam o clube - ano passado podiamos ter acabado o campeonato com uns 30 pontos de avanço sobre o segundo, só para dar um exemplo.

#12 | Comentado por: Filipe Sa | 11 de junho de 2006 às 00:05

Ó Sempre Presentes, pisei-te algum calo?!?!?
Tás ressabiado, com alguma coisa?
A minha opinião é minha, a tua é tua...
Para mim tu és benfiquista, ou seja, as tuas opiniões em relação ao meu clube, meu presidente, ou a política que rege o meu clube, será naturalmente diferente da tua.
O FCP ganhou o que ganhou, graças ao investimento do PC...
Deco, Maniche, Mourinho, não vieram sozinhos....
Quanto ao Vale Azevedo, hoje reconheces o erro...Mas quanto estava na activa, ele era o maior...Como foi preso......Roubou-vos.
O homem que levaria o SLB á velhas glórias, o homem, que todos os benfiquistas apoiavam, o homem que ia fazer frente ao PC.
O meu tio, benfiquista fanático das antigas, já dizia: " Este gajo, vai mostrar o que é o SLB com uma gestão de PC..." Enganou-se e até hoje paga com as piadinhas que lhe fazemos...
Enfim, só posso concluir que, estás a sonhar comigo....
Sempre nos teus comentários, tens de colocar o meu nome....vamos nos conhecer, pode ser que te engraces comigo,lol:)
Neste caso nem entendi a tua argumentação.
Já escreves imaginando as minhas argumentações.

#13 | Comentado por: Leandro | 11 de junho de 2006 às 00:05

ó Leandro, falei em ti porque tú na balança só pões o que de bom acontece!!!
Então, já que falas no Vale diz-me alguma coisa que ele tenha feito para prejudicar outros??
Toda a porcaria que ele fazia e toda a porcaria que ele assinava era em prejuízo o Benfica, canudo!!!
As vossas televisões e os vossos jornais devem dar programas e noticias diferentes!!
Abraço!

#14 | Comentado por: SEMPRE PRESENTES | 11 de junho de 2006 às 00:05

Mitos, mitos e mais mitos.

Saída do Mourinho, quem sabe toda a verdade?? Este está isento de responsabilidades na forma como saiu? Todos sabemos que não, aliás ele não saiu a bem de nenhum clube e veremos como sairá do Chelsea. Mas não ouvi de PC nenhuma palavra de desvalor para com esse grande treinador, mas só quem não quer ver é que não vê a diferença como saíram Artur Jorge, Ivic, Fernando Santos, entre outros.

Superdragões?? É óbvio que PC deixou que estes fizessem o "trabalho" que devia ser do treinador, ou seja, disciplinar quem andava a minar todo o balneário. Ou é mentira que Carlos Alberto, Derlei, Costinha e Maniche andavam na noite? Isto é razão para tanto ódio??

Outros desamores, alguns são perfeitas invenções ( Belmiro de Azevedo, nunca, mas nunca se quis meter no futebol, tem relações cordiais com PC como se viu na inauguração do estádio, Pôncio Monteiro?? esta é para rir), outras duas Fernando Gomes e Domingos Gomes são conhecidas, o primeiro amava tanto o clube que não se importou de vestir a camisola de um rival ( veja-se a diferença com Domingos)e tem um desejo conhecido de ser Presidente do clube, levando para lá o seu amigo Veiga. Pois bem, no dia em que isso alguma vez viesse a acontecer, deixava de ser sócio do FCP! Basta ver o que o Veiga faz no SLB e a figurinha que fez após o SLB-FCP da época passada. Talvez alguns prefiram este estilo.

Mas será que PC está assim tão mal rodeado? Nomes como Lobo Xavier, Paiva Brandão, Fernando Gomes, Antero Henriques e Angelino Ferreira não dão credibilidade à SAD? Claro que não, eles andam todos à caça das comissões dos jogadores em negócios estranhos.

Enfim, quem quer à viva força ver fantasmas em todo o lado e alimentar mitos, pode-o fazer, agora não venha é justificar a sua oposição a PC porque este põe interesses pessoais à frente do clube, porque se todas as críticas lhe podem ser feitas, nomeadamente alguns erros de gestão no passado recente, a única que é injusta é precisamente essa. Não conheço ninguém que defenda mais e melhor o clube que ele, por causa disso arranjou muitos e bons inimigos.

A questão que se põe é avaliar se na globalidade esta Direcção faz ou não ainda um bom trabalho, independentemente de saber se erra mais que no passado. Eu estou convicto que sim, faz um trabalho muito, muito superior ao dos outros clubes portugueses. Isso é reconhecido tanto pelos nossos adversários como sobretudo lá fora. A nossa SAD está cotada em bolsa e é a única que apresenta alguma viabilidade, desportivamente tem somado prestígio em cima de prestígio, títulos em cima de títulos, é hoje um clube mais eclético que outros, ou seja, hoje é claramente o maior clube português. Isto para mim é o fundamental, o nosso clube continuar no topo europeu, para outros o fundamental é o acessório e continuar a alimentar os mitos de bancada.

nota: tomara que o futuro Presidente do FCP valesse metade do que este vale. Já me dava por satisfeito. Como disse Oliveira há pouco tempo quando instado a dizer se era candidato á sucessão, "enquanto lá estiver o Guru dos Presidentes não faz sentido falar-se em sucessão" .

#15 | Comentado por: cafi | 11 de junho de 2006 às 00:05

Um dos motivos que levou os superdragões a perseguir o Mourinho e a tratá-lo mal foi ele querer supostamente treinar um dia o Benfica.

Não sei se essa é uma possibilidade meramente ilusória, mas desejo sinceramente que se venha a concretizar uma nova passagem pela Luz.

Se o porto, reconhecido até pelos próprios, adeptos como um clube regional, tormou-se num grande europeu depois da passagem de Mourinho, então, se treinasse o Benfica, grande europeu :),torna-lo-ia um autentico colosso. :)


http://www.record.pt/noticia.asp?id=592457&idCanal=17

http://www.record.pt/noticia.asp?id=583006&idCanal=17

#16 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 11 de junho de 2006 às 00:05

Ó Benfiquista do Norte agora é que meteste o dedo na ferida.

Prepara-te para levares um enxovalho.
Já nem me lembrava das noticias dos links que indicaste. Muito bem.

#17 | Comentado por: Pedro Neto | 11 de junho de 2006 às 00:05

Comente

Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)

(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)


Recordar-me?


Trackback Pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/102622

Lista dos links para blogues que mencionam Nova época:

» Eu n de
[Ler...]

Recenseado em setembro 27, 2005 01:31 PM