« Voz do Adepto # 1 | Entrada | Reticências »
segunda-feira, 5 setembro 2005
4º grande ?
Categoria: 05/06 SuperLiga , Col: Pedro Nery

Depois de Belenenses e Boavista no passado, o estatuto de 4º grande só pode agora ser reivindicado pelo Sp. Braga. Só falta mesmo conseguir ter base popular de apoio. É que as gentes de Braga preferem outro tipo de vermelho. Quem paga é o Sporting de Braga que não consegue crescer mais.
Dizer que o Braga é o 4º melhor clube português em 2005 é a mais pura verdade. Também já falei sobre esse tema aqui
Dizer que sucede ao Boavista é que um bocadinho mais espinhoso - com todo o respeito que tenho pelo Belenenses acho que a equipa do Restelo já deixou de contar para este questão (pelo menos na actualidade) há muito tempo. Pode ser que esta época os relance na discussão, parece-me que há boas possibilidades disso acontecer.
Como dizia, o Braga foi o 4º melhor nos últimos 2 anos, mas o Boavista conseguiu sê-lo quase sempre nos últimos 20/25 anos, uma predominância que atingiu o seu pico no título conquistado em 2001 e nas boas prestações nas competições europeias em 2002 e 2003. Será que 2 anos anulam 2 décadas ? Será que o Braga vai ser mesmo o sucessor do Boavista ou estamos apenas perante um tempo de crise dos axadrezados ?
A última parte da citação remete-nos para a velha questão da “sociedade futebolística tripartida”. A verdade é que esta é uma das razões pelas quais o campeonato português nunca estará ao nivel dos grandes campeonatos europeus. Haverá outras razões mas esta não deixa de ser das mais importantes. Há clubes grandes e pequenos em todo o lado, obviamente, a diferença é o fosso que existe entre estas duas categorias. Em Portugal 3 clubes absorvem 90-95% dos adeptos de futebol. Isto é algo que pura e simplesmente não acontece nos grandes campeonatos e que não vai mudar tão cedo por cá. Porque se os miudos começarem a gostar de um clube por influência familiar é mais que obvio que serão dos 3 grandes. Se estas gerações são, as próximas também serão. Se lhes for dado a escolher serão sempre dos 3 grandes porque são estes que ganham e as pessoas na sua maioria querem é estar do lado dos vencedores. Não sei qual a solução para isto, ou se alguma vez haverá uma. Até porque a maior parte das pessoas não vê nisto um problema. Os adeptos dos 3 grandes dizem e com razão que não se pode obrigar as pessoas a serem dos clubes da sua terra. É verdade. Mas também não se pode atirar poeira para os olhos das pessoas e dizer que está tudo bem como está e que o futebol português não se ressente deste desequilíbrio. Isso é que já é mentira.
Publicado por pedro nery às 03:04
Comentários
Concordo plenamente com a sua opinião e fico contente por ver que algumas pessoas se lembram do bom futebol que o Boavista praticou anos a fio!Como adepto dessa instituição que tem enaltecido o nome de uma cidade onde a cor é maioritariamente zul, só espero que esses tempos de alegria e orgulho boaisteiro voltem depressa. Como nota adicional devo também dizer ue considero o Braga, neste momento, melhor equipa do que o meu Boavista.
#1 | Comentado por: Gonçalo Moreira | 15 de junho de 2006 às 15:26
"algumas pessoas se lembram do bom futebol que o Boavista praticou anos a fio!"
Das 2 uma, ou voçê, está a falar de bom futebol em termos desportivos, ou não vê o mesmo futebol que e de muitos outros adeptos do futebol!
Se nós considerarmos KUNG FU (arte marcial que os jogadores do boavista, teem seguidonos ultimos anos...) bom futebol então o Boavista está em primeiro lugar!
Quanto ao post, concordo plenamente, pois o belenenses já deixou de ser o 4º melhor á muito!
Nestes anos para cá quem se tem vindo a destacar nessa condição de 4º melhor é o braga sem duvida!
E quanto aos gostos clubisticos, é natural que seja assim, e não se esqueça que Portugal só tem cerca de 10 M de habitantes, enquanto os outros paises do topo de futebol mundial teem mesmo muito mais!
#2 | Comentado por: Rionx | 15 de junho de 2006 às 15:26
Meus amigos quem está melhor momentaneamente,passa a ser o 4º melhor de Portugal,ja que os 3 grandes pelo seu historial e nº de adeptos serão sempre os primeiros,o resto...é mesmo o complemento e o apimentar do nosso campeonato..infelizmente..
Bem hajam
#3 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 15 de junho de 2006 às 15:26
Meus amigos quem está melhor momentaneamente,passa a ser o 4º melhor de Portugal,ja que os 3 grandes pelo seu historial e nº de adeptos serão sempre os primeiros,o resto...é mesmo o complemento e o apimentar do nosso campeonato..infelizmente..
Bem hajam
#4 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 15 de junho de 2006 às 15:26
E digo isto Porquê?porque cada vez que uma equipa das denominadas 4º grande começa a aproximar-se dos da frente,ao fim de 2 epocas ,pela vontade de fazer mais e melhor,começam a gastar mais do que podem e depois se os resultados não são os esperados,é o desastre,pois têm que vender os melhores,para conseguirem receitas extraordinarias,para salvaguardar os excessos cometidos nos anos anteriores ,em que os olhos eram maiores que a barriga.Pois o nº de adeptos desses clubes não permite ter receitas de publicidade tão grandes como os 3 grandes e ai torna-se dificil aguentarmuito tempo no topo,só com uma boa gestão e mesmo assim é dificil manter por muito tempo...vejam-se casos como Belenenses,Guimaraes,Boavista,Setubal em tempos e o Braga(pelo menos encaixaram uma boa receita ultimamente,o que é um bom balao de oxigenio para continuar a assustar os grandes e ter estatuto de 4 grande) por quanto Tempo???veremos o que nos tras os proximos ventos...
bem hajam
#5 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 15 de junho de 2006 às 15:26
Só por pura BRINCADEIRA, é que se pode dizer que o Braga é o 4º grande!
A história não conta? Que classificações importantes tem o Braga? E desde quando? Qual é o poder de mobilização do Braga?
#6 | Comentado por: whitevsc | 15 de junho de 2006 às 15:26
Caro white*** , não fiques invejoso , qualquer dia voces descem de divisão e passam a ser grandes, perguntas tu : a história não conta? conta , mas só para quem tem taças de portugal.
Qual o poder de mobilização do Braga ?, pá , já sabemos que o v****** tem melhor assistencia que o Braga, voces são os 4º com maior e nós somos o 5ª , ui, que vergonha, apenas 10 mil pessoas de media na epoca passada , realmente é pessimo no nosso campeonato com os estadios cheios , mas comparado com os anteriores 4ºgrande , Boavista e Belenenses , estamos e sempre estivemos à frente.
O vosso unico argumento é sempre o mesmo : a assistencia média , nós temos mais publico , logo somos maiores,não é?
Sabes qual é o clube com maior média de assistencia do Mundo(que pela vossa logica deve ser o maior clube do Mundo) ?? deves tar a pensar no Real Madrid, Barcelona , Milan ou Man.United., não enganas-te , é o Schalke 04, que como toda gente sabe é o maior clube da Alemanha e principalmente do Mundo , lol.
A INVEJA MATA , abram alas ao GRANDE BRAGA.
P.S:A uma grande diferença entre o Braga e o Boavista e o Belenenses , é que estes tão encurralados pelo Porto( Boavista) , e pelo Sporting, Benfica(Belem) , o Braga tem um potencial de 180 mil pessoas no concelho de Braga e outro "pormenor" , Braga é das cidades mais jovens da Europa e se os velhos não mudam de clube os jovens ja não é bem assim,tirando os grandes , o BRAGA é de longe o clube com maior potencial.
#7 | Comentado por: Swabian Wolf | 15 de junho de 2006 às 15:26
4º grande é o boavista e mais nada!
Porque:
já foi campeão,
tem 3 taças,
2 supertaças;
meias finais da uefa;
16 melhores da liga dos campeões.
etc.
Os outros como braga, guimarães ainda têm que comer muita broa para chegar ao nível do boavista.
#8 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 15 de junho de 2006 às 15:26
Meu amigo Swabian Wolf, vejo que por esse colonado Portugês não lhe ensinaram a escrecer Vitória. Ou terá medo só da palavra?
Avançando, caro bracarense, quando falo de historial no futebol Português falo concretamente disto.
Liga/I Divisão: 61 presenças - Melhor: 3ºlugar (68-69,86-87 e 97-98)
II Liga/II Divisão: 4 presenças - 37/38 (2º), 55/56 (2º), 56/57 (3º) e 57/58 (2º)
II Divisão B: 6 presenças - Melhor: 2ºlugar (55-56 e 57-58)
III Divisão: nunca esteve presente
Campeonato Distrital: 17 presenças - Campeão em 33/34, 36/37, 37/38, 38/39, 39/40, 40/41, 41/42, 42/43, 43/44, 44/45, 45/46 e 46/47. 2º Classificado em 25/26, 26/27, 32/33, 34/35 e 35/36.
Campeonato do Minho: 3 presenças e 3 vezes Campeão, épocas de 38/39, 39/40, 40/41.
Taça de Portugal: 60 presenças - Finalista: 4 (41-42,62-63,75-76 e 87-88)
Supertaça: Vencedor em 88/89 diante do Campeoão Nacional F.C. Porto.
Taça/Liga dos Campeões: Nunca esteve Presente
Taça das Taças: 1 presença - Melhor: 1º eliminatória (88-89)
Taça das Feiras/UEFA: 10 presenças - Melhor: Quartos-Final (86-87)
Agora pergunto-lhe. Quantos 3ºs lugares tem o seu "grande" clube? Quantads presenças na 1 Liga? Na taça UEFA?
Continue a enganar-se a si próprio...
Já agora Guimarães, também é um dos concelhos mais jovens da Europa..
#9 | Comentado por: whitevsc | 15 de junho de 2006 às 15:26
É impressão minha ou não leram o post?
Que eu saiba o Pedro Nery está a dizer que o 4 melhor clube actual é o braga, e isso é verdade!
Se for pelo historial obviamente que é o Boavista!
Problemas de interpretacão ou mesmo a falta de leitura é o que está a causar esta tempestado num copo de água...
Enquanto uns matam-se para ser os melhores outros matam-se para serem o 4º melhor...
Não critico isso, mas o problema que foi levantado é passivel de resolução com respeito e argumentos...
#10 | Comentado por: Rionx | 15 de junho de 2006 às 15:26
O título de campeão leva automáticamente o Boavista a deter o título de 4º grande.
Contando ainda uns quantos 2ºs lugares o lugar de 4º clube é indiscutível e só não vê quem não quer.
Duas épocas boas não fazem do Braga a 4ª equipa do país até porque há 3 anos não desceram de divisão por milagre. O mesmo se passa com o Vitória.
#11 | Comentado por: Pedro Neto | 15 de junho de 2006 às 15:26
Bom, sinceramente não pretendi levantar uma discussão sobre o 4º grande, até porque não é um tema que me interesse muito por aí além. Era mais deixar uma pergunta sobre até que ponto conseguirá o Braga manter esta pedalada. Espero que por muito tempo. Quantos mais "4os grandes" houver no futebol português, melhor, e quanto mais se aproximarem dos crónicos 3, ainda melhor...
#12 | Comentado por: Pedro Nery | 15 de junho de 2006 às 15:26
Os titulos são sem duvida bons e temos falta deles, mas enquanto que o sucesso vai e vem a presença e raça das massas associativas preduram.
Neste aspecto o Vit.Guimarães é indiscutivelmente o quarto grande clube Portugues, bragas, boavistas, belenenses, estão a anos luz do Vitoria.
#13 | Comentado por: Joao Samuel | 15 de junho de 2006 às 15:26
4º Grande, porque?
Por ganhar uns joguitos neste ultimos 2 anos?
Por ter um treinador do Benfica?
Por ter 6 jogadores emprestados?
Por ter vendido 2500 cadeiras?
Por terem uma média de assistencias no estádio de 5.000 pessoas? (até a Academica tem mais)
Pela força de mobilização a outros estádios?
Pelas infrastruturas? (Só têm um estadio dado e mais nada!!!)
Dá-me a impressão que é por serem Benfiquistas!
Vitória SC, 4º grande de longe.
Já agora, vem ai o VSC-benfiquistas na sexta feira, quem ganhar é o 4º grande?
Tenham vergonha, para escrever é preciso saber o que se diz, antes colocares esta noticia, devias ter perguntado ao Pedro varela e mais recente ao Sr. que esteve em Guimarães em Agosto e publicou aqui um posta interessante.
Isto não é fanatismo, é realismo.
Vitória até morrer
#14 | Comentado por: albertoleite | 15 de junho de 2006 às 15:26
albertoLEITINHO, deixa os GRANDES fora da tua conversa de xaxa, ok??? Há muito que os bracarenses são bracarenses, benfiquistas são benfiquistas, seu atrasado, ou vais dizer que Leiria e Viseu são sportinguistas só pelo facto de a maioria dos habitantes serem sportinguistas???
Olha, por falar nisso, gostava de debater esse extraordinário facto que é a União de Leiria!!!
700 pessoas por jogo, maioria dos habitantes do Sporting, gostava que me explicassem o porquê da embirração do "Braga = Benfica" e não muito mais e4scandaloso o facto de "Leiria = Sporting"!!!!
Fico à espera das respostas!
E albertoLEITINHO, vais comer cerelac antes de falares do GRANDE!!!
Abraços!!
#15 | Comentado por: SEMPRE PRESENTES | 15 de junho de 2006 às 15:26
É normal que os adeptos do vitória queiram para si o estatuto de adeptos do 4º grande mas tem de ser coerentes.
Os adeptos de um clube sem títulos interessam para quê? Sendo assim o Porto seria o 3º grande e não o 2º.
O Vitória nunca venceu um campeonato nem sequer tem uma Taça de Portugal, por isso há mais clubes acima de si. Boavista e Braga tem, concerteza, estatutos superiores advindos dos títulos que possuem. Até o Vitória de Setúbal tem mais palmarés que o de Guimarães.
A massa asscoiativa do Guimarães é boa e numerosa mas sem títulos o clube não pode esperar muito estatuto.
Inclusivamente o Vitória esteve para descer 2 anos consecutivos há 2, 3 anos atrás e isso não é normal num grande clube como querem fazer parecer.
#16 | Comentado por: Pedro Neto | 15 de junho de 2006 às 15:26
O sempre presentes, antes de mais respeitinho, que eu podia ser teu pai, quanto ao Braga=Benfica, não sou eu que digo, é toda a gente, e se te serviu a carapuça não tenho culpa, como do Vitoria dizem arruaceiros, e não me vez a defender, e não faço parte deles.
Eu até concordo com alguns comentários, o Vitória não tem titulos.
Então o clube "x" que está na terceira divisão ganhou uma taça de portugal, é o 4 grande, não esquecer que o Belenenses em 19__ carqueija, ganhou um campeonato, não esquecer tambem que nos roubaram escandalosamente duas finais um contra o Porto outra com o Boavista.
#17 | Comentado por: albertoleite | 15 de junho de 2006 às 15:26
O Belenenses foi 4 vezes campeão nacional. Sim 4. 1 Campeonato da 1ª Divisão e 3 de Portugal que não são contados por uma razão ridícula: eram campeonatos em formato de Taça. E daí? Não apuravam o melhor de Portugal? Infelizmente, tudo fazem para esconder a nossa grandeza, e não tenho dúvida nenhuma que não os contem para mais uma vez nos prejudicarem. Desde a nossa fundação, têm feito tudo para espezinhar o Belenenses....
Mas voltando aos título: o Belenenses venceu ainda 3 taças de Portugal, 6 campeonatos de Lisboa (nessa altura, uma grande competição pois estava em disputa com clubes como o Benfica, Sporting Belenenses e V. Setúbal).
O Belenenses tem adeptos em todo o lado - em todos os distritos, nas ilhas e noutros países... basta ver as nossas filiais: mais de 70 por todo o mundo. Durante décadas (não 2 anos, como o Boavista) fomos considerados um dos Grandes... Não acreditam? Perguntem aos vossos avós. Chegámos mesmo a estar à frente do Porto até 1953 - http://desportoluso.no.sapo.pt/Camphist1952-53.html . O Belenenses ficou 3 vezes em 2º Lugar e 14 vezes em 3º! O Boavista ficou 3 vezes em 2º e 2 vezes em 3º.
O Belenenses teve glórias do Futebol português: Pepe (o 1º ídolo do futebol português que morreu envenenado aos 23 anos); Artur José Pereira, fundador do Belenenses (considerado como o melhor jogador de sempre durante mais de 25 anos); Matateu (2 vezes o melhor marcador, considerado como o melhor ponta-de-lança de sempre no conceito restrito da função (o próprio Eusébio o admitiu); Vicente que foi o jogador que melhor marcava o Rei Pelé (o próprio o admitiu); as famosas Torres de Belém e os seus confrontos com os 5 violinos; Feliciano, considerado o melhor defesa da Europa pela imprensa francesa; e tantos outros... Fomos o 4º clube que mais jogadores forneceu à selecção; fomos o 4º clube com mais participações na 1ª Divisão; nunca estivemos na 3ª Divisão...
Não temos ajudas da câmara e do estado como outros clubes têm... Antes pelo contrário! Tínhamos o melhor estádio do pais (as Salésias, 1º estádio relvado, 1º estádio coberto, etc.) e foi nos retirado, porque queriam fazer uma urbanização, que mais de meio século depois ainda não foi construída... deram nos uma pedreira abandonada em Belém, e tivemos que fazer um estádio com o nosso próprio esforço... Ficámos cheios de dívidas, e ficamos sem a propriedade do estádio... tivemos que pagar à câmara para o usar e só passado anos é que nos foi devolvido o que era nosso, que foi pago com o nosso dinheiro... Apesar dessa crise resistimos, porque somos enormes! Por isso a historia de nos terem dado um estádio é pura mentira, é mais uma para esconder a grandeza do Belenenses...
Obtivemos as 2 maiores goleadas de sempre (15-2 à Académica e 14-1 ao Salgueiros); goleámos o Sporting por 9-0 em nossa casa e 6-0 na deles para o Campeonato de Portugal; goleamos o Benfica por 4-0, 5-2, etc.. Demos 7-3 ao Porto, obtivemos a maior goleada de sempre nas Antas (6-2 ao Porto)...
Maior goleada ao Porto: 7-3 / Maior goleada sofrida: 9-1
Maior goleada ao Benfica: 4-0 / Maior goleada sofrida: 8-0
Maior goleada ao Sporting: 5-0 / Maior goleada sofrida: 6-1
Maior goleada à Académica: 15-2 / Maior goleada sofrida: 6-0
Maior goleada ao Boavista: 10-0 / Maior goleada sofrida: 3-0
Maior goleada ao V. Setúbal: 9-1 / Maior goleada sofrida: 4-0
Maior goleada ao V. Guimarães: 12-0 / Maior goleada sofrida: 4-0
Maior goleada ao Braga: 9-3 / Maior goleada sofrida: 7-0
Fomos o Clube que mais vitórias obteve contra o Porto, o Benfica e o Sporting.
Fomos o clube escolhido para inaugurar o estádio do Real Madrid; demos 4-1 ao Deportivo da Corunha, 3-0 ao Real Madrid, ganhamos ao Celta de Vigo, Monaco, Sevilha, Newcastle, Dortmund; Lyon; demos 5-0 ao Panatinaikos; ganhamos ao Vasco da Gama... Podem dizer: mas isso eram jogos amigáveis! Pois eram, mas numa época em que não havia competições europeias os clubes davam o melhor de si. Podem nos perguntar porque não fomos nunca à Liga dos Campeões... Entre 1919 (ano da fundação) e mais ou menos até a metade do século (precisamente nos anos de maior grandeza do Belenenses), não havia competições europeias ... quem sabe o que faríamos por esse mundo fora se as houvesse? Mesmo assim na Taça UEFA ganhámos ao Barcelona, eliminámos o Bayer Leverkusen (detentor do troféu)... Nos 4 Campeonatos que ganhámos, e em 2 das 3 taças que conquistamos, não havia Supertaças... Também aí se explica não termos nenhuma...
O nosso estádio está às moscas, sim. Mas não é por não termos adeptos... É por o Belenenses estar como está... Dantes o Belenenses ficar abaixo do 4/5º Lugar era decepcionante... Hoje lutamos para não descer... Como querem que a nossa massa associativa (envelhecida) que viu o Belenenses como um dos Grandes lutar pelo titulo venha ver esta vergonha em que está o Belenenses? Pensam que sempre foi assim? O Belenenses durante décadas enchia o seu e outros estádios... o Restelo chegou a ter 60.000 pessoas num jogo...
Até nas modalidades somos Grandes: fomos campeões em futebol, futebol júnior, andebol, triatlo, atletismo, basket, rugby, ténis, boxe, xadrez... Levamos atletas aos jogos olímpicos...
Por favor não comparem a nossa grandeza com a do Boavista, ou com outro qualquer... O Belenenses é Enorme! Não há discussão!
#18 | Comentado por: CFB | 15 de junho de 2006 às 15:26
O Belenenses foi 4 vezes campeão nacional. Sim 4. 1 Campeonato da 1ª Divisão e 3 de Portugal que não são contados por uma razão ridícula: eram campeonatos em formato de Taça. E daí? Não apuravam o melhor de Portugal? Infelizmente, tudo fazem para esconder a nossa grandeza, e não tenho dúvida nenhuma que não os contem para mais uma vez nos prejudicarem. Desde a nossa fundação, têm feito tudo para espezinhar o Belenenses....
Mas voltando aos título: o Belenenses venceu ainda 3 taças de Portugal, 6 campeonatos de Lisboa (nessa altura, uma grande competição pois estava em disputa com clubes como o Benfica, Sporting Belenenses e V. Setúbal).
O Belenenses tem adeptos em todo o lado - em todos os distritos, nas ilhas e noutros países... basta ver as nossas filiais: mais de 70 por todo o mundo. Durante décadas (não 2 anos, como o Boavista) fomos considerados um dos Grandes... Não acreditam? Perguntem aos vossos avós. Chegámos mesmo a estar à frente do Porto até 1953 - http://desportoluso.no.sapo.pt/Camphist1952-53.html . O Belenenses ficou 3 vezes em 2º Lugar e 14 vezes em 3º! O Boavista ficou 3 vezes em 2º e 2 vezes em 3º.
O Belenenses teve glórias do Futebol português: Pepe (o 1º ídolo do futebol português que morreu envenenado aos 23 anos); Artur José Pereira, fundador do Belenenses (considerado como o melhor jogador de sempre durante mais de 25 anos); Matateu (2 vezes o melhor marcador, considerado como o melhor ponta-de-lança de sempre no conceito restrito da função (o próprio Eusébio o admitiu); Vicente que foi o jogador que melhor marcava o Rei Pelé (o próprio o admitiu); as famosas Torres de Belém e os seus confrontos com os 5 violinos; Feliciano, considerado o melhor defesa da Europa pela imprensa francesa; e tantos outros... Fomos o 4º clube que mais jogadores forneceu à selecção; fomos o 4º clube com mais participações na 1ª Divisão; nunca estivemos na 3ª Divisão...
Não temos ajudas da câmara e do estado como outros clubes têm... Antes pelo contrário! Tínhamos o melhor estádio do pais (as Salésias, 1º estádio relvado, 1º estádio coberto, etc.) e foi nos retirado, porque queriam fazer uma urbanização, que mais de meio século depois ainda não foi construída... deram nos uma pedreira abandonada em Belém, e tivemos que fazer um estádio com o nosso próprio esforço... Ficámos cheios de dívidas, e ficamos sem a propriedade do estádio... tivemos que pagar à câmara para o usar e só passado anos é que nos foi devolvido o que era nosso, que foi pago com o nosso dinheiro... Apesar dessa crise resistimos, porque somos enormes! Por isso a historia de nos terem dado um estádio é pura mentira, é mais uma para esconder a grandeza do Belenenses...
Obtivemos as 2 maiores goleadas de sempre (15-2 à Académica e 14-1 ao Salgueiros); goleámos o Sporting por 9-0 em nossa casa e 6-0 na deles para o Campeonato de Portugal; goleamos o Benfica por 4-0, 5-2, etc.. Demos 7-3 ao Porto, obtivemos a maior goleada de sempre nas Antas (6-2 ao Porto)...
Maior goleada ao Porto: 7-3 / Maior goleada sofrida: 9-1
Maior goleada ao Benfica: 4-0 / Maior goleada sofrida: 8-0
Maior goleada ao Sporting: 5-0 / Maior goleada sofrida: 6-1
Maior goleada à Académica: 15-2 / Maior goleada sofrida: 6-0
Maior goleada ao Boavista: 10-0 / Maior goleada sofrida: 3-0
Maior goleada ao V. Setúbal: 9-1 / Maior goleada sofrida: 4-0
Maior goleada ao V. Guimarães: 12-0 / Maior goleada sofrida: 4-0
Maior goleada ao Braga: 9-3 / Maior goleada sofrida: 7-0
Fomos o Clube que mais vitórias obteve contra o Porto, o Benfica e o Sporting.
Fomos o clube escolhido para inaugurar o estádio do Real Madrid; demos 4-1 ao Deportivo da Corunha, 3-0 ao Real Madrid, ganhamos ao Celta de Vigo, Monaco, Sevilha, Newcastle, Dortmund; Lyon; demos 5-0 ao Panatinaikos; ganhamos ao Vasco da Gama... Podem dizer: mas isso eram jogos amigáveis! Pois eram, mas numa época em que não havia competições europeias os clubes davam o melhor de si. Podem nos perguntar porque não fomos nunca à Liga dos Campeões... Entre 1919 (ano da fundação) e mais ou menos até a metade do século (precisamente nos anos de maior grandeza do Belenenses), não havia competições europeias ... quem sabe o que faríamos por esse mundo fora se as houvesse? Mesmo assim na Taça UEFA ganhámos ao Barcelona, eliminámos o Bayer Leverkusen (detentor do troféu)... Nos 4 Campeonatos que ganhámos, e em 2 das 3 taças que conquistamos, não havia Supertaças... Também aí se explica não termos nenhuma...
O nosso estádio está às moscas, sim. Mas não é por não termos adeptos... É por o Belenenses estar como está... Dantes o Belenenses ficar abaixo do 4/5º Lugar era decepcionante... Hoje lutamos para não descer... Como querem que a nossa massa associativa (envelhecida) que viu o Belenenses como um dos Grandes lutar pelo titulo venha ver esta vergonha em que está o Belenenses? Pensam que sempre foi assim? O Belenenses durante décadas enchia o seu e outros estádios... o Restelo chegou a ter 60.000 pessoas num jogo...
Até nas modalidades somos Grandes: fomos campeões em futebol, futebol júnior, andebol, triatlo, atletismo, basket, rugby, ténis, boxe, xadrez... Levamos atletas aos jogos olímpicos...
Por favor não comparem a nossa grandeza com a do Boavista, ou com outro qualquer... O Belenenses é Enorme! Não há discussão!
#19 | Comentado por: CFB | 15 de junho de 2006 às 15:26
O Belenenses foi 4 vezes campeão nacional. Sim 4. 1 Campeonato da 1ª Divisão e 3 de Portugal que não são contados por uma razão ridícula: eram campeonatos em formato de Taça. E daí? Não apuravam o melhor de Portugal? Infelizmente, tudo fazem para esconder a nossa grandeza, e não tenho dúvida nenhuma que não os contem para mais uma vez nos prejudicarem. Desde a nossa fundação, têm feito tudo para espezinhar o Belenenses....
Mas voltando aos título: o Belenenses venceu ainda 3 taças de Portugal, 6 campeonatos de Lisboa (nessa altura, uma grande competição pois estava em disputa com clubes como o Benfica, Sporting Belenenses e V. Setúbal).
O Belenenses tem adeptos em todo o lado - em todos os distritos, nas ilhas e noutros países... basta ver as nossas filiais: mais de 70 por todo o mundo. Durante décadas (não 2 anos, como o Boavista) fomos considerados um dos Grandes... Não acreditam? Perguntem aos vossos avós. Chegámos mesmo a estar à frente do Porto até 1953 - http://desportoluso.no.sapo.pt/Camphist1952-53.html . O Belenenses ficou 3 vezes em 2º Lugar e 14 vezes em 3º! O Boavista ficou 3 vezes em 2º e 2 vezes em 3º.
O Belenenses teve glórias do Futebol português: Pepe (o 1º ídolo do futebol português que morreu envenenado aos 23 anos); Artur José Pereira, fundador do Belenenses (considerado como o melhor jogador de sempre durante mais de 25 anos); Matateu (2 vezes o melhor marcador, considerado como o melhor ponta-de-lança de sempre no conceito restrito da função (o próprio Eusébio o admitiu); Vicente que foi o jogador que melhor marcava o Rei Pelé (o próprio o admitiu); as famosas Torres de Belém e os seus confrontos com os 5 violinos; Feliciano, considerado o melhor defesa da Europa pela imprensa francesa; e tantos outros... Fomos o 4º clube que mais jogadores forneceu à selecção; fomos o 4º clube com mais participações na 1ª Divisão; nunca estivemos na 3ª Divisão...
Não temos ajudas da câmara e do estado como outros clubes têm... Antes pelo contrário! Tínhamos o melhor estádio do pais (as Salésias, 1º estádio relvado, 1º estádio coberto, etc.) e foi nos retirado, porque queriam fazer uma urbanização, que mais de meio século depois ainda não foi construída... deram nos uma pedreira abandonada em Belém, e tivemos que fazer um estádio com o nosso próprio esforço... Ficámos cheios de dívidas, e ficamos sem a propriedade do estádio... tivemos que pagar à câmara para o usar e só passado anos é que nos foi devolvido o que era nosso, que foi pago com o nosso dinheiro... Apesar dessa crise resistimos, porque somos enormes! Por isso a historia de nos terem dado um estádio é pura mentira, é mais uma para esconder a grandeza do Belenenses...
Obtivemos as 2 maiores goleadas de sempre (15-2 à Académica e 14-1 ao Salgueiros); goleámos o Sporting por 9-0 em nossa casa e 6-0 na deles para o Campeonato de Portugal; goleamos o Benfica por 4-0, 5-2, etc.. Demos 7-3 ao Porto, obtivemos a maior goleada de sempre nas Antas (6-2 ao Porto)...
Maior goleada ao Porto: 7-3 / Maior goleada sofrida: 9-1
Maior goleada ao Benfica: 4-0 / Maior goleada sofrida: 8-0
Maior goleada ao Sporting: 5-0 / Maior goleada sofrida: 6-1
Maior goleada à Académica: 15-2 / Maior goleada sofrida: 6-0
Maior goleada ao Boavista: 10-0 / Maior goleada sofrida: 3-0
Maior goleada ao V. Setúbal: 9-1 / Maior goleada sofrida: 4-0
Maior goleada ao V. Guimarães: 12-0 / Maior goleada sofrida: 4-0
Maior goleada ao Braga: 9-3 / Maior goleada sofrida: 7-0
Fomos o Clube que mais vitórias obteve contra o Porto, o Benfica e o Sporting.
Fomos o clube escolhido para inaugurar o estádio do Real Madrid; demos 4-1 ao Deportivo da Corunha, 3-0 ao Real Madrid, ganhamos ao Celta de Vigo, Monaco, Sevilha, Newcastle, Dortmund; Lyon; demos 5-0 ao Panatinaikos; ganhamos ao Vasco da Gama... Podem dizer: mas isso eram jogos amigáveis! Pois eram, mas numa época em que não havia competições europeias os clubes davam o melhor de si. Podem nos perguntar porque não fomos nunca à Liga dos Campeões... Entre 1919 (ano da fundação) e mais ou menos até a metade do século (precisamente nos anos de maior grandeza do Belenenses), não havia competições europeias ... quem sabe o que faríamos por esse mundo fora se as houvesse? Mesmo assim na Taça UEFA ganhámos ao Barcelona, eliminámos o Bayer Leverkusen (detentor do troféu)... Nos 4 Campeonatos que ganhámos, e em 2 das 3 taças que conquistamos, não havia Supertaças... Também aí se explica não termos nenhuma...
O nosso estádio está às moscas, sim. Mas não é por não termos adeptos... É por o Belenenses estar como está... Dantes o Belenenses ficar abaixo do 4/5º Lugar era decepcionante... Hoje lutamos para não descer... Como querem que a nossa massa associativa (envelhecida) que viu o Belenenses como um dos Grandes lutar pelo titulo venha ver esta vergonha em que está o Belenenses? Pensam que sempre foi assim? O Belenenses durante décadas enchia o seu e outros estádios... o Restelo chegou a ter 60.000 pessoas num jogo...
Até nas modalidades somos Grandes: fomos campeões em futebol, futebol júnior, andebol, triatlo, atletismo, basket, rugby, ténis, boxe, xadrez... Levamos atletas aos jogos olímpicos...
Por favor não comparem a nossa grandeza com a do Boavista, ou com outro qualquer... O Belenenses é Enorme! Não há discussão!
#20 | Comentado por: CFB | 15 de junho de 2006 às 15:26
Comente
Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)
(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)Trackback Pings
TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/102684