« FIFA anula jogo de qualificação | Entrada | Rússia, 0 - Portugal, 1 (sub-21) »

terça-feira, 6 setembro 2005

De volta ao assunto

Categoria: Col: João Nuno Coelho , FC Porto

Graças à parceria com o blog "Terceiro Anel" (que aproveito para agradecer) recebi muitas reacções ao primeiro post da época, sobre a gestão do FC Porto nos tempos mais recentes..

Porque não quero deixar ideias a pairar, de forma que pode ser considerada inconsequente ou gratuita, volto a este assunto mais depressa do que pensava - isto porque existem imensas questões que gostaria da abordar aqui antes: como é o caso de um dos momentos mais belos que tive oportunidade de assistir até hoje num estádio de futebol não envolvendo o FC Porto: o primeiro jogo em casa do FC United of Manchester a que assisti no dia 20 de Agosto; a(nova e fascinante) equipa do Porto sob a direcção de Co Adrianse; o incrível caso Nuno Valente, os novos disparates do Maniche, etc, etc.

Mas haverá tempo para tudo. Agora o melhor é voltar a esta questão, especialmente difícil porque como muitas vezes acontece no futebol põe a razão em conflito aberto com a emoção, pelo menos no meu caso..

Já sabia que não sou só eu que, apesar de ter muita admiração pelo que Pinto da Costa fez pelo FC Porto ao longo de décadas influencinado a própria história social deste país, estou extremamente desiludido pelo que tem sido a administração do clube, através da sua SAD.

Por motivos diferentes, mas que passam quase todos por uma alteração do que eram os habituais procedimentos das direcções de Pinto da Costa no FC Porto. Mas passemos a casos concretos.



Recordo-me que 2001 a quase totalidade dos portistas não acreditou no que Octávio Machado disse acerca dos "vendilhões do templo", do facto do clube estar a ser controlado pelos empresários dos jogadores e por directores que serviam os interesses dos mesmos em proveito próprio, prejudicando gravemente os interesses desportivos (e não só) do clube.

Eu incluo-me nesse grupo que achou que Octávio estava apenas a desculpar-se dos péssimos resultados obtidos, até porque me parece que por muito bom adjunto que seja (ou tenha sido) nunca foi um bom treinador principal. Nem chegará a ser...

No entanto, hoje não tenho dúvidas de que Octávio tinha razão naquele assunto em particular e de que se não fosse o golpe de inteligência (e sorte...) de contratar um Mourinho que o Benfica rejeitou, o FC Porto estaria hé seis anos sem ganhar um campeonato.

Com Mourinho acabaram-se as contratações para servir interesses de empresários, administradores e respectivos amigos. Tentaram impor-lhe Serginho Baiano e Mourinho transformou o brasileiro num exemplo...porque estava gordo!

Quando Mourinho saiu (de uma forma triste que diz muito sobre a sua personalidade...), parece que houve muita gente que esfregou as mãos de satisfação: o caminho estava de novo livre para o negócio, para a rotação de jogadores, comisões, enfim dinheiro. E foi o que se viu: em dois anos foi uma roda viva de entradas e saídas - tudo somado devem ter entrado mais de 30 jogadores. Consta que alguém terá dito que após a vitória na Liga dos Campeões estava chegada a hora de ganhar dinheiro a sério. Pena que não seja para o clube, por exemplo para fazer um centro de treino para as camadas jovens (que continuam no pelado da Constituição...desde 1912). Ou para criar um complexo desportivo para as modalidades amadoras que jogam por todo o lado, em casas emprestadas. Desenvolvendo ainda a relação com a comunidade, com os mais necessitados, etc.

A instabilidade resultante deste tipo de gestão desportiva tem dado os resultados que conhecemos - a época passada não foi mais do que uma anedota: os jogadores nem sabiam o nome uns dos outros, ou então só se serviam dos mesmos para se insultarem; os treinadores chegavam e partiam; ninguém se entendia e no fim perdemos o campeonato mais fácil da história do futebol português.

Chegamos ao cúmulo de nos reforçarmos em Dezembro para acabarmos mais fracos - ficamos sem extremos (Peixoto e Ferreira para o Guimarães, emprestados)e compramos médios ofensivos sem provas dadas (Lima e Bomfim)ou avançados duvidosos em todos os aspectos (Pitbull). Não me interessa tanto se eram bons jogadores ou não, até porque uma contratação nunca é garantida, mas sim o facto de terem sido contratados jogadores para posições sobrelotadas, sem critério. Será que ninguém achou isto estranho?!

Entretanto, vendem-se jogadores sem chegarem a jogar (Rossato, Sandro), compram-se jogadores a empresários e não a clubes (Ibson), parecendo que o mais importante é comprar e vender, e não o que se compra e vende. E mesmo assim continuamos com uma legião de jogadores emprestados, pagando-lhes ordenados milionários. Apostar na formação, para quê?, não dá dinheiro imediato...

Este ano as coisas estão a ser diferentes, podem-me dizer. Espero que seja verdade. Mas vou ver para crer. E de qualquer maneira, há muitas outras coisas que me entristecem: a falta de respeito por muitos sócios - como aconteceu na venda de bilhetes para Sevilha e Gelsenkirchen, com os vips a substituirem os adeptos de verdade nas bancadas, sem terem que mexer uma palha. Eu estive nas duas finais, "lutei" pelos bilhetes mas sei muito bem que muitos que dariam tudo na vida para estar lá não foram quando houve muitos milhares de bilhetes para "amigos". Ou como acontece com a questão dos bilhetes de época: se a lotação do estádio esgotar com os bilhetes de época os restantes sócios deixam de poder ir ao futebol.

Aliás, cada vez menos os sócios são ouvidos nas decisões da direcção: bem sei que as pessoas também não tiram partido das possibilidades de participação que têm à sua disposição, mas com a SAD essas possibilidades diminuiram muito.

Também não gosto da excessiva cumplicidade da Direcção com os Super Dragões, que tendo um papel importante de apoio à equipa, não deixam de ser sócios e adeptos como todos nós, com direitos mas também deveres. Também isso contribui para a sensação de que os restantes sócios estão "de fora", são simples pagantes, consumidores.

Pode ser que aqueles que dizem que a minha decisão de deixar o bilhete de época não adianta nada tenham razão. Na realidade, que impacto pode isso ter? Nenhum. Se calhar, é mesmo apenas uma questão pessoal, de princípio. Mas enquanto tinha a noção de que estava a contribuir para os elevados ordenados dos jogadores (afinal de contas os verdadeiros protagonistas do futebol) mas ao mesmo tempo contribuía para uma importante função social do clube, com as escolas, as modalidades amadoras, a formação desportiva que o Estado nunca soube desenvolver, ainda me sentia bem comigo mesmo. Agora que sinto que estou a contribuir para um conjunto de pessoas que exploram o futebol apenas em proveito próprio (sabendo que isto está a acontecer em todo o lado, em quase todos os clubes, em quase todos os países), decidi que é altura de parar para pensar,até porque julguei durante muito tempo que no meu clube fosse um pouco diferente...

Muito me custa estar tão "de fora" - logo agora que até vivo perto do estádio: que tortura!

Claro que não deixarei de ser sócio. E tenho a certeza de não resistirei a ir ao Dragão esporadicamente, para matar saudades de ver jogar o FCP ao vivo (não há comparação com ver na TV...) e rever aquele estádio que adoro.

Publicado por João Nuno Coelho às 15:00

Comentários

excelente artigo concordo contigo a 99%, apenas não concordo, apesar de entender, que não compres o lugar anual

#1 | Comentado por: brokas | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Apesar de não ser adepto do FC Porto concordo na totalidade com o que escreves.

No entanto, aviso-te já que terás legiões de adeptos do teu clube a criticarem-te desmesuradamente.

E a forma como cada um protesta é pessoal e desde que não entre em conflito com outros é perfeitamente legítima.

#2 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Mais uma vez, concordo com o que o João Nuno Coelho escreve, e digo mesmo: espero que venha a ser um contributo para a formação de uma alternativa à actual SAD do Porto.

Ainda sobre os juvenis: custa a crer que a única obra que entretanto fizeram na Constituição foi a pintura da fachada (que estava bem a precisar, diga-se).

#3 | Comentado por: grim | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Nada de novo, já ouvi isto vezes sem conta na boca dos mesmos, aquele triangulozinho de ressabiados : Fernando Gomes- Octávio Machado - José Veiga.

Isto implica que não concorde com muitas coisas que dizes? Não, claro que não, a gestão do pós Gelsenkirchen foi péssima, a precipitação Del Neri saiu-nos cara, a não venda de Costinha e Maniche idem, algumas contratações de jogadores foram do tempo Mourinho ainda (aqui não falas, porque não te interessa, sobre o paradoxo de Pepe e Areias serem contratações da responsabilidade de Mourinho, assim como o facto de termos muitos jogadores emprestados/flops cujas contratações foram impostas por este: Maciel,Marco Ferreira, Ricardo Fernandes, Jankauskas, Tiago, etc. ).

Mas falar agora, É MUITO , MUITO FÁCIL!!!

Depois de Gelsenkirchen e das consumadas vendas astronómicas de Paulo Ferreira, Deco e Ricardo Carvalho, quantos admitiriam que ainda se vendesse Costinha e Maniche??? Se tal acontecesse, lá estaria a velha acusação de que eles estão as encher os bolsos com comissões, a desfazer a equipa, etc, etc.

Os exemplos que dás a mim dizem-me tanto como a maioria da boataria que anda sempre á volta das grandes personalidades deste País. Algumas coias até corresponderão à verdade, outras ( se clahar a maioria) fazem parte do catálogo de insultos dos invejosos que sempre existirão. Dentro e fora do clube. Inveja porque gostariam de ser eles a colher os louros, ressabiamento porque querem ocultar os seus falhanços com questões externas.

Todos os portistas sabem que Octávio saiu do Porto jurando vingança a PC e à SAD, ele nunca conseguiu assumir que falhou no FCP, ele não conseguiu nunca disfarçar os enormes complexos que tem. Nessa altura, alguém lhe respondeu se o fiasco Quintana, um médio que veio para o FCP por sua exclusiva vontade, em vez de um defesa esquerdo, também era culpa da SAD. Obviamente que teve que ficar calado. Ele fez várias previsões, não só essa meu caro João Nuno, de que Jorge Costa nunca mais ia ser nada no futebol depois do episódio da braçadeira, e depois teve que engolir um enorme elefante ao vê-lo levantar a Taça uefa e a Taça dos Campeões Europeus. Ele previu que Mourinho ia ser um fiasco, e depois teve que engolir!! Ele tem um ódio de morte a PC porque de facto encarou os recentes sucessos do FCP como se fosse uma derrota pessoal!!!

Infelizmente há portistas que seguem no discurso dos anti-portistas que acham que Mourinho foi um Deus que se fez no Porto por acaso, que noutro clube em portugal teria o mesmo sucesso. Decerto terá sido por causa disso que ele se deu ao trabalho de esperar até às 03.00h da manhã à porta da casa de PC suplicando que este lhe desse uma oportunidade de treinar o FCP!! Decerto que foi por isso que ele disse duas vezes não ao SLB!!!

Enfim, tenho pena pela postura destes adeptos que estarão sempre resignados a ter o mesmo discurso caso PC volte a conquistar o que quer que seja.

Teve sorte(!!!!!) na escolha do treinador. Só que a sorte custa muito a ganhar, como é costume dizer, a sorte não acontece a todos.

Co Adriaanse terá sido(será?) também um gesto de sorte?? Ir buscar Deco ao Salgueiros e torná-lo um dos melhores 10 do mundo foi sorte?? Ir buscar Maniche a custo zero e vendê-lo por 3,6 milhões de contos foi sorte?? Descobrir Madjer foi sorte?? Apostar em Artur Jorge sem currículo nenhum e torná-lo campeão europeu e um treinador de prestígio mundial foi sorte??

Dito de outra forma, os falhanços nas contratações quer de treinadores quer de jogadores pela mesma lógica de raciocínio já não estão sujeitos ao jogo da sorte e do azar, mas sim ao crivo da incompetência???

Cá estarei para ver se este meu optimismo e se esta confiança em quem dirige os destinos do meu clube sai reforçada ou não, sendo certo que as avaliações se fazem no termo dos mandatos e que todos os sócios têm e tiveram a oportunidade de aprovar ou chumbar os relatórios e contas do clube, bem como de reeleger ou não estes dirigentes.

#4 | Comentado por: cafi | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Sorte? Algumas coisas sim... muitas outras, não... mas não se pode falar sobre elas pois estão sob investigação!!!

#5 | Comentado por: vsnunes | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Percebo a opção que o levou a abdicar do lugar de época, embora ache que vem um bocadinho na linha do que alguns benfiquistas diziam no tempo de Artur Jorge (qualquer coisa como 'até quero que o Benfica perca para ver se finalmente o põem a andar')...

No meu caso, não me vejo, a não ser por razões de dificuldade financeiraa, a abdicar do lugar de época no Alvalade XXI... pura e simplesmente, já não consigo deixar de ir.

#6 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:09

A resposta do cafi expressa bem o tipo de respostas que vais ter em relação a teu excelente artigo.

O problema não são os erros humanos, o problema são erros que se tomam conscientemente para encher os bolsos da mafia que circula á volta do PdC.

A escolha do Del Neri foi de menino embirrado para ir contra o que se dizia tinha sido a sugestão do Mourinho para o seu cargo.
Os problemas são sempre iguais. Ou é gente a comer dinheiro há custa do clube ou são birras pessoais por invejas ou ciumes e isso eu nao admito para o meu clube.
Mas ninguém percebe isto porque o Pinto da Costa foi buscar o Madjer ao Matra! hehehehe.

#7 | Comentado por: Filipe Sa | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Embora concordando com muito do que escreve, não posso deixar de discordar por completo com a seguinte frase:
"Ou como acontece com a questão dos bilhetes de época: se a lotação do estádio esgotar com os bilhetes de época os restantes sócios deixam de poder ir ao futebol."

Não concordo por ser falsa. A SAD do FC Porto impôs a si mesma um limite de 35.000 lugares anuais a vender por época, exactamente para evitar o cenário descrito.

No resto, Mourinho foi tudo menos um golpe de sorte. Foi o reajustar de um erro.

Concordo claramente com as críticas à postura mercantilista da época passada, que não pode ser comparada à da presente temporada. Ano passado comprou-se por comprar, mais para evitar que os jogadores reforçam-se os adversários do que para reforçar o plantel.

#8 | Comentado por: Bruno Ribeiro | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Embora concordando com muito do que escreve, não posso deixar de discordar por completo com a seguinte frase:
"Ou como acontece com a questão dos bilhetes de época: se a lotação do estádio esgotar com os bilhetes de época os restantes sócios deixam de poder ir ao futebol."

Não concordo por ser falsa. A SAD do FC Porto impôs a si mesma um limite de 35.000 lugares anuais a vender por época, exactamente para evitar o cenário descrito.

No resto, Mourinho foi tudo menos um golpe de sorte. Foi o reajustar de um erro.

Concordo claramente com as críticas à postura mercantilista da época passada, que não pode ser comparada à da presente temporada. Ano passado comprou-se por comprar, mais para evitar que os jogadores reforçam-se os adversários do que para reforçar o plantel.

#9 | Comentado por: Bruno Ribeiro | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Sim, cuidado com a mafia João Nuno, eles andem aí!!

É tudo uma cambada de ladrões que enchem os bolsos e de putos que fazem birras!!!

Shhiu João Nuno, está tudo enganado, só nós é que sabemos!! Continua João, acompanha-me nesta luta inglória, Fernando Gomes ao poder já!! Octávio a treinador já. Veiga em vez de Jorge Mendes, já!!!! eheheheheheheh

#10 | Comentado por: cafi | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Eu nem sabia que o Porto não tinha um centro de treinos para as camadas jovens nem um pavilhão para as modalidades.

E ainda têm um centro de estágio que não é deles, pago pelo dinheiro da camara.

De facto, com tantos milhões da liga dos campeões e das vendas já era tempo para começarem a construir o seu próprio património.

Não me querendo meter muito nos assuntos do FCP, penso, repito, penso que o vosso clube tem lá um administrador que só tem olhos para a massa. Acho que se chama Adelino Caldeira(irmão do reinaldo teles?) e já me contaram histórias bem interessantes desses dois.

#11 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de outubro de 2005 às 21:09

É uma autêntica ditadura, a oposição a PC é logo considerada Benfiquista e não lhe dão direito a ter opinião.

O mais grave é haver adeptos cegos que só vem o passado e não se apercebem do caminho actual.

Quando PC sair do Porto - o que deve estar para breve - vai acontecer um cataclismo. Se ninguém segurar as rédeas o clube auto-destruir-se-á.

#12 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09

"O Benfica é o nosso maior inimigo e tem de ser sempre maltratado." por Fernando Madureira, lider dos Super-Dragões.

Mete nojo esta gente.

#13 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Leio aqui tanto disparates, que nem me vou dar ao trabalho de responder a todos.
Os benfiquistas deliciam-se contio J.Nuno.
Ainda que concorde com algumas das coisas que escreves, tenho de salientar alguns pontos, que na minha opinião são falhos....
Hoje é facil criticar quem tudo ganhou?!?!?
Criticar Mourinho, só os loucos!...Mas chamar-lhe de um "golpe de sorte", acho que é exagero, não achas?
Vires com a conversa do "Octávio"...Para quê?!? Conheces pessoa que odie mais o PC que ele?!?!
O maior erro dos ultimos 50 anos foi esse gajo, pior mesmo que Del Neri, pois esse nem tempo teve de mostrar nada.(qui çá outro erro, sei lá?!?!)
Concordo que o ano passado aconteceram muitas coisas...estranhas.....
Em qualquer clube há interesses finaceiros (infelizmnete), mas será que não estás a exagerar?! Não vou comparar o nosso clube com outros, pois eles não são para aqui chamados, mas não estariamos pior com Veigas e companhias?!?!
Falaste pouco dos Super Dragões e os seus Super Poderes dentro do clube (isso sim lastimavel), e deste demais importancia ás "previsões astrais" do génio Octávio.
Nem me vou alongar, pois tenho que sair.....Mas em relação aos bilhetes e á tua posição em relação a assistires os jogos....No coments!

#14 | Comentado por: Leandro | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Caro portista descontente: aproveitamentos há em todos os sectores da nossa sociedade, infelizmente!!! Em relação ao FCP e a PC tudo se resume à relação deve e haver, e acredita que o FCP deve muito a PC!!!
A tua observação em relação aos lugares anuais é patética: um sócio investe num bilhete de época, sem saber de resultados, do estado do tempo, de nada investe porque acredita, ama o seu clube e tu vens dizer que isso está mal! Que se deve privilegiar o sócio que vai qd lhe apetece...sem comentários! Desculpa dizer-te mas esta ideia não é de quem vá ao futebol assíduamente. Este ano anda muita gente preocupada com o Porto e com

#15 | Comentado por: miguel019 | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Caro portista descontente: aproveitamentos há em todos os sectores da nossa sociedade, infelizmente!!! Em relação ao FCP e a PC tudo se resume à relação deve e haver, e acredita que o FCP deve muito a PC!!!
A tua observação em relação aos lugares anuais é patética: um sócio investe num bilhete de época, sem saber de resultados, do estado do tempo, de nada investe porque acredita, ama o seu clube e tu vens dizer que isso está mal! Que se deve privilegiar o sócio que vai qd lhe apetece...sem comentários! Desculpa dizer-te mas esta ideia não é de quem vá ao futebol assíduamente. Este ano anda muita gente preocupada com o Porto e com

#16 | Comentado por: miguel019 | 24 de outubro de 2005 às 21:09

PC. Será que dois jogos já deram para demonstrar que o Porto não vai perder 22 pontos em casa...

Gostava de ver se no dia a seguir à vitória em Gelsenkirchen ou em Sevilha escreves-te algúm post a críticar a gestão do FCP.

#17 | Comentado por: miguel019 | 24 de outubro de 2005 às 21:09

É claro que não caro Miguel, eles não são( não foram) homenzinhos para isso, e por isso as críticas deles perdem toda a credibilidade.

Eles pensavam que iam apear PC e esta SAD na era pós- Octávio Machado, depois saiu-lhes o tiro pela culatra em toda a linha com Mourinho, tratando agora de, a todo o transe, imputar todo o sucesso dos feitos memoráveis alcançados ao treinador. Coisa que me irrita solenemente porque papagueiam o discurso dos nossos adversários.

Portanto agora há que dar bordoada em força e rezar para que os enganos continuem no que se refere a treinadores e jogadores, sendo que este ano eles já vêm o caso mal parado outra vez pois o FCP foi mais criterioso quer com o treinador quer com os jogadores contratados.

Claro que já sabemos que eles têm preparado o discurso da "sorte" e do "foi mais mérito do treinador" por forma a poderem continuar a alimentar os fantasmas de que aquilo é tudo uma grande mafia. Não apresentam, no entanto, um facto, um testemunho de alguém que prove aquilo que acusam a Direcção- com excepção desse impoluto e ultra sério Octávio Machado - os únicos factos que apresentam é o corropio dos jogadores no ano passado, logo há comissões a rodos para os directores. Este ano houve à mesma corropio, mas se ganharmos eles calam-se bem caladinhos à espera que venha outra fase negra.

Tocaste o dedo na ferida Miguel, no ano em que Mourinho fez o plantel à sua imagem, contrataram-se tantos jogadores como no ano passado, e nessa altura não ouvimos estes críticos falar em mafia, comissões e interesses pessoais.

Mas já sabemos que nós não queremos ver aquilo que eles querem que 90% dos portistas vejam.

#18 | Comentado por: cafi | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Antes de mais, obrigado a todos pelos comentários ao meu post. De uma forma geral, todos contribuiram para um debate que acho importante sobre estas questões. Não vale a pena é fingir que tudo está bem no nosso futebol (tudo isto que temos abordado não se pasaa apenas no FCP, sendo que obviamente me preocupa mais o que se passa no meu clube).
Só me parece que será importante que toda a gente perceba uma ou duas coisas, para que não haja mal entendidos:
- procurar confundir-me e comparar-me com grupos de oposição a Pinto da Costa, sejam eles Octávios, Gomes ou Veigas é obviamente para mim um insulto que só não tomo a sério por ser ridículo.
- quero que o FCP ganhe todos os jogos, mesmo que não concordasse radicalmente com todas as decisões da gestão do clube, o que não é o caso. Antes de tudo o mais sou portista.
- Agora, isso não me pode impedir de ter as minhas opiniões, convicções e de agir de acordo com elas, mesmo que isso muito me custe em termos emocionais.
- Peço desculpa por não saber que existe um máximo de 35000 bilhetes de época vendáveis.
- Acerca de Mourinho: sou um admirador do homem como treinador de futebol; cada vez gosto menos da personalidade prepotente dele; não acho que ele tivesse tido o sucesso que teve no Porto noutro clube em Portugal; e nunca lhe perdoarei a forma como se comportou desde a final de Gelsenkirchen.
- Para aqueles que pensam que estou numa de crítica destrutiva ou oportunista (por a última época ter corrido mal) e para que nos possamos entender melhor e saber o que pensamos, talvez não fosse má ideia se dessem uma vista de olhos no meu blog http://paixaofc.tripod.com/blog/

Mais uma vez obrigado e viva o FCP!

#19 | Comentado por: João Coelho | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Caro P.Neto,
"O mais grave é haver adeptos cegos que só vem o passado e não se apercebem do caminho actual."
Não entendi?!?! Que passado?!
Passado são as glórias do SLB. O Porto é campeão Intercontinental,e nos ultimos 3 anos ganhou, 2 campeonatos, 1 taça Uefa, 1 CL, 2 Supertaças, 1 Taça, 1 Intrercontinental...
O passado é o quê? o ano passado, o século passado, a hora passada?!
Ainda em resposta a outro seu comentário, "O Benfica é o nosso maior inimigo e tem de ser sempre maltratado." por Fernando Madureira, lider dos Super-Dragões.
Vc sabe o que cantavam os NN no jogo em que mataram um adepto Sportinguista?!?!
"Lá,lá,lá,lá Lagarto no Churrasco..."
E se não esteveste no estádio, pergunta quem esteve...Isso sim mete nojo.
Claques são assim....Um extremo que não deveria existir...Mas, não se convença que são só os Super..Pois os anjos do coro do seu clube, são iguais ou piores.
Penso que se deveria lembrar, que na suas torcidas, há até quem faça alusão à imortalidade dos Neonazis, e nem por isso eu digo que os benfiquistas o são...
Enfim, P.Neto, penso que deste um exemplo não muito feliz...Para falares dos Super, pensa antes nos NN...Pois nenhum deles presta. O que difere, é que o vosso "líder" não tem um Porsh, lol:)

#20 | Comentado por: Leandro | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Caro Leandro:

Como é óbvio para quem tem dois dedos de testa eu falei da politica de contratações e opções da SAD e não de titulos. Aliás, é disto que todo este post trata.

E já agora pra juntar ao rol de alarvidades que disse também não quer juntar o "Só queremos é Lisboa a arder" e "Em cada lampião há um c*brão"?

E mais uma vez: Porque é que os portistas justificam sempre as bestialidades dos seus jogadores/dirigentes/claques com o que se passa no Benfica?

Já agora também foi o Benfica que obrigou o PC a pagar às prostitutas?

#21 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Para que não hajam dúvidas:

1. Não fui eu que citei Octávio Machado pela 1ª vez, dando-lhe razão nas críticas que fez à SAD do FCP;Fiquemo-nos pois por aqui nos considerandos sobre o que é ridículo ou não;

2. Antes de tudo o mais somos todos portistas e o facto de não sermos todos críticos acérrimos das coisas menos boas que faz uma Direcção não siginfica que sejamos seguidistas e cegos;

3. Concordo 100% sobre o que disse de Mourinho;

4. Peço desculpa de não me ter apercebido das críticas à SAD do FCP durante a era Mourinho. Pura e simplesmente não me apercebi.

5. Discordo em absoluto, mas respeito em absoluto, da opção tomada como forma de protesto face às recentes opções de gestão da SAD, até porque reconhece no contrabalanço com outras SADS que é um mal geral (presumo que se refere às contratações e vendas de jogadores). Bem estaria se nos apresentasse antes soluções alternativas, credíveis, à actual gestão e a sua forma de ver o clube e em quem personifica. É assim que se passa em todo o lado, quer nas empresas quer na política e a demissão é sempre a pior forma de democracia.

Saudações portistas

#22 | Comentado por: cafi | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Oh Leandro deixa-te de ser absurdo!

Neonazis são os da tua claque que por sua vez idolotram uma outra claramente xenófoba, fascista, nazi, etc, etc como a Lazio. Ainda me lembro do lider desses delinquentes a dizer que o seu sonho era ter uma claque como a da Lazio.

Nos no name há gente de todas as raças, negros, brancos e amarelos,etc,etc, que é o que definitivamente não se passa noutros clubes. Se isto é neonazismo...

Nos jogos do Benfica nunca se ouviram canticos racistas nem do género. Nos do porto, ouço-os em praticamente todos os jogos fora de casa


Pá bons e maus adeptos há em todo o lado, mas os argumentos que usaste para atacar as claques do Benfica são inválidos e absurdos.


Há quem confunda o símbolo dos No Name(dois enes invertidos) com o simbolo nazi, e tu claro com o teu desleixo e fanatismo associas logo os no name a neonazismo e coisas do género.


Assumo que não gosto dos no name. Lançam demasiados petardos e arranjam confiltos. Mas mesmo assim nada que se compare actualmente aos arruaças da tua claque

#23 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de outubro de 2005 às 21:09

P.Neto, estavas a falar de gestão?!
Se assim é, não o entendi como tal....
Quanto ás claques, tanto para ti, como para o B.do Norte, explico que apenas exemplifiquei...Sendo que para o B.Norte ainda o esclareço, que não se trata apenas dos "ns" invertidos, mas sim de bandeiras que há meia dúzia de anos exibiam no estádio, ou não está recordado?!
Já agora qual é o cantigo racista que ouves?!?!
Mas não comentaram a morte do sportinguista e o consequente cantico....
Não vou entrar em polémicas por coisas (claques) que não concordo...Não é a minha intensão, vir aqui proteger, desculpar ou justificar NADA do que fazem os super...Mas em TODOS os clubes grandes, esse mal acontece...
Não julguem os vossos melhores que os nossos, só porque uns torcem a favor outros contras o SLB.
Asneiredo, todos nós dizemos durante um jogo...
Já chamei muitos nomes feios aos benfiquistas, sportinguistas, bracarenses, enfim, acho que já xinguei de tudo um pouco...Mas a isso se chama paixão pelo futebol. Até a portistas já xinguei, em pleno estádio...
Não consigo ficar quieto, lol:)E isso é normal, ou não é?
Agora vcs, vêm com falsos moralismos!!!???
Ide à vossa vida, não se pode responder a nada, pois já não temos inteligencia, ou coisa do gênero...
As "Amélias" é que são assim...pelo amor de Deus, para tudo há paciencia, agora estar sempre a ler ,que quando dicordo da vossa opnião é ser menos inteligente, é que não.
Tenham juizo...Saibam responder com categoria.

#24 | Comentado por: Leandro | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Já pertenci aos SD na juventude, agora sou advogado e pelos vistos ganhei juízo. Dizer que uns são melhores que outros é completamente imbecil e sinónimo de clubíte aguda. Há muitas atitudes que reprovo na claque do meu clube, mas por experiência própria ninguém tem moral para atirar pedras. Quanto aos No Name vou só dar um exemplo: final da Taça de Portugal - enquanto as claques do FCP não chegaram eram os maiores, empurravam insultavam, afinal estavam em casa!
Depois,...Nas claques não há inocentes!

#25 | Comentado por: miguel019 | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Comente

Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)

(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)


Recordar-me?


Trackback Pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/102844

Lista dos links para blogues que mencionam De volta ao assunto:

» Eu n de
[Ler...]

Recenseado em setembro 27, 2005 01:30 PM

» Eu n de
[Ler...]

Recenseado em setembro 27, 2005 01:31 PM