« Bundesliga - Portugueses goleadores | Entrada | Procura(m)-se »
terça-feira, 13 setembro 2005
Domingo Subjectivo - Socorro, Temos Um Inventor!
Categoria: Col: João Gonçalves

Com que então um ponto em 3 jogos? Já passou o derby, que poderia ter disfarçado este falso arranque, e a nação benfiquista começa a inquietar-se a sério.
Há razões para alarme?
Há!
Chegámos à fase em que se começa a jogar a um ritmo alucinante, dois ou três jogos num espaço de uma semana, e nem há tempo para olhar para trás. É sempre a andar, sempre a pensar no próximo. Isto pedia que uma equipa de futebol já estivesse mecanizada para enfrentar a todo o gás os jogos a doer que aí vêm.
No caso do Benfica o panorama é assustador. Um treinador novo que desde Julho até agora ainda não conseguiu fazer entender o que pretende da sua equipa, não conseguiu fazer um único jogo convincente, que desperdiçou os jogos amigáveis para começar a inventar durante a competição, e que vai a caminho de estragar um balneário de campeões.
A história do 3-4-3 não tem defesa possível, é pura brincadeira de quem não faz a mais pequena ideia da realiade do clube para onde veio. Este primeiro mês de competição está a fazer-me lembrar as minhas longas noites a jogar Football Manager 2005 na fase em que ando a experimentar tácticas e novas posições. Mas, caramba, por muito bom que seja não passa de um jogo e na reladidade as coisas não podem ser feitas assim.
O Benfica tem um modelo de jogo, ganhou as 3 provas nacionais com esse modelo, não acho normal, nem justificavel, que chegue aqui um holandês a destruir tudo o que foi feito em anos de trabalho e rotinas para aplicar um 3-4-3 , que poucos utilizam sem ser nas selecções nacionais.
Vamos voltar atrás. Terminada a época passada todos fomos unanimes em opinar que o Benfica precisava de se reforçar. Mas, ninguém disse que era preciso mudar o sistema de jogo! A equipa precisava de alternativas de qualiadade aos 11 que costumavam ser titulares, era isso que se pedia. Como é possível deixar Koeman fazer o que lhe apetece, mesmo que todos vejamos que o homem está completamente perdido.
O jogo com o Vitória para a Supertaça foi fraco, a estreia da Liga em Coimbra não foi melhor, o encontro da Luz com o Gil Vicente foi para esquecer, e no entanto chegamos a Alvalade com o mesmo sistema táctico e com invenções ainda maiores!!
O que dizer da armação do ataque com Miccoli no meio dos centrais adversários, com Carlitos na direita , Karagounis acabado de chegar de viagem no meio campo, e a insistência nos 3 centrais, sendo que Nélson andou pela esquerda, ficando Léo, Dos Santos e até o jovem Tiago Gomes de fora?
Isto é muita invenção para ser encarado de ânimo leve. O Benfica tem uma base forte, não está como estava na altura em que Poborsky, Luís Carlos e Kandaurov entraram de caras na equipa numa deslocação ao Porto. Desta vez temos uma base de campeões, não se pode chegar à Luz e encostar Dos Santos, Nuno Assis, Mantorras, Nuno Gomes, e Geovanni (este é um escândalo ficar de fora), para se apostar em soluções como Beto na direita, Carlitos (já disse há um ano e volto a repetir, é uma nulidade total!) e dar titularidade a jogadores com um treino no clube.
Acho piada ao ambiente que a imprensa criou à volta de Koeman. Está tudo na retranca, a lição de Trapattoni foi aprendida. Está tudo com medo de desatar a dizer mal do homem e depois terem que engolir tudo caso as vitórias comecem a aparecer.
Eu sou da opinião que devemos ir comentando o que vemos, mesmo para sermos sinceros e justos com as nossas convicções, os jornalistas não estão a cumprir o seu trabalho.
Para ser honesto, o trabalho de Koeman até agora é um total fracasso, são equívocos e invenções a mais para um ambiente tão lógico quanto é um clube campeão.
Se ele não queria seguir o mesmo modelo de jogo, então tinha que ensaiar bem a mudança, e até agora o seu trabalho tem sido irresponsável e irritante.
Que balneário tem o Benfica neste momento? Jogadores, que deram tanto na época passada, encostados, rapazes acabados de chegar à capital que são logo titulares, trocas de posições naturais… Chega!!! Basta de inventar, por favor!
O Benfica não é nenhum laboratória de experiências maradas.
Vamos lá a ter juízo e analisar bem o Lille, que tem uma equipa muito arrumadinha e não vai ser nada fácil, lançar o nosso 4-3-3 , chamar os nossos campeões e começar a jogar como deve ser. Uma vitória amanhã pode ser o lançamento para uma boa época.
Ao pessoal que vai à Luz, antes de mostrarem a porcaria do lenço branco, e começarem a sinfonia do assobio ao primeiro passe falhado, pensei que podem ajudar incentivando e mostrando que acreditam na equipa, desde que esta seja a tal que nos habituámos a ver, sem invenções.
Vamos a isto que já se faz tarde!
Força Benfica
Publicado por João Gonçalves às 14:07
Comentários
«podem ajudar incentivando e mostrando que acreditam na equipa, desde que esta seja a tal que nos habituámos a ver»
desculpa, mas nao concordo. o ano passado, logo à 3ª jornada, jogo com o moreirense em casa, o sr trapattoni levou com uma monumental assobiadela por ter feito entrar em campo o paulo almeida. o homem foi criticado ao longo de toda a época, mesmo quando ganhávamos e continuávamos em 1º. este sábado que passou, em alvalade, lá ouvi um saudosista «meu querido trapattoni!».
estamos ainda no princípio, e se é verdade que o lugar para invenções é na pré-época, não é menos verdade que o koeman na altura não tinha os jogadores para inventar.
há que dar tempo ao koeman e apoiar a equipa incondicionalmente. não digo que não se comentem opções e não se critique o treinador. mas em sede própria. na catedral, esta 4ª, no domingo, nas quartas e domingos que se seguem, todos à luz para apoiar a equipa! quem quer assobiar é dirigir-se ali para os lados de alvalade... :)
#1 | Comentado por: ana oliveira | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Não resisto a comentar os assobios que a Ana Oliveira falou para os lados de Alvalade. Até parece que na Luz isso naõ existe.
Eu compreendo, que como agora o Ricardo está no banco, o público leonino esteja mais caladinho. Mas deixem-nos estar sossegadinhos.
Quanto ao Koeman, defendo-o da mesma forma que defendi, em post que ainda ontem coloquei, o Jaime Pacheco no Vitória de Guimarães.
Saudações desportivas,
Pedro Varela
#2 | Comentado por: Pedro Varela | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Existe uma facção de sócios do Benfica para quem assobiar a própria equipa é prática comum. Não compreendo qual é a motivação dessas pessoas para saírem de casa, irem até ao estádio, e depois passarem o tempo a falar mal da equipa e a assobiarem. Depois se as coisas começam a correr bem dizem que nunca fizeram nada disso. Duvido que neste momento seja possível encontrar um único sócio que admita ter andado a assobiar e a acenar lenços brancos ao Trapattoni. Toda gente vai dizer que sempre o quis lá.
João: O sistema de três centrais foi apenas utilizado em um jogo e meio: com o Gil vicente em casa, e durante a primeira parte em Alvalade. Em relação ao primeiro jogo, não o ganhámos por uma infelicidade extrema. Acho que em 100 jogos iguais só perderíamos um, que por acaso foi aquele. Creio que o Koeman recorreu a este sistema por ver uma total inoperância ofensiva da equipa nos jogos em que continuou a jogar em 4-3-3 (ou 4-2-3-1). Na minha opinião, contra o Setúbal e a Académica a equipa revelou-se quase inofensiva: é que praticamente nem sequer eram criadas oportunidades de golo. Enquanto que a primeira parte contra o Gil Vicente foi, para mim, o melhor futebol que o Benfica apresentou esta época. De facto, não é aconselhável andar a fazer experiências com o campeonato em andamento, mas mais responsáveis do que o Koeman são aqueles que não lhe dão um plantel completo antes da época começar.
#3 | Comentado por: Gonçalo Andrade | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Quanto ao Trapattoni, li algueres que este Benfica do koeman é o que merecem todos os benfiquistas que disseram mal do italiano mesmo quando ele ganhava. Está certo.
#4 | Comentado por: João Gonçalves | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Para juntar à minha grande desilusão pelo começo da época que nem o título na SuperTaça apaga fica nova desilusão. Como é possivel só se terem vendido 65 mil kits de novo sócio?
O vulgo adepto do Benfica não serve para o clube. Não investe no clube, só serve para dizer mal de tudo e de todos e quando alguém lhe pede uma contribuição - que até pode fazê-lo feliz no futuro e neste caso dá retorno - rejeita de imediato.
Mas que adepto é este que ao sinal de maus resultados não mais põe os pés no estádio e exige logo a demissão do treinador? Não passa pela cabeça de ninguém demitir um treinador à 3ª jornada. Deve haver sim, uma melhor coordenação entre Koeman e outros elementos directivos/técnicos como Chalana por exemplo.
A equipa do Benfica deve jogar com dois avançados na frente de ataque - táctica usada em quase toda a história do clube - tal como na era Camacho com Sokota e Nuno Gomes.
O 4-3-3 a meu ver não resulta para a equipa pois marca poucos golos, leva o adepto a um sofrimento atróz e dá origem à entrada de um PDL nos últimos minutos para tentar resolver o jogo. Aliás, foi o que aconteceu na maioria dos jogos da última época ou com Mantorras, ou com Karadas ou mesmo com o Luisão na frente.
Sendo assim, deve entar Miccoli e Geovanni na equipa na sequência da saida de um trinco.
Fazendo uma linha da frente com Miccoli e Nuno Gomes, apoiados no meio campo por Simão e Geovanni (tem de ser titular!!) nas alas e Petit e Karagounis/Manuel Fernandes (quando em forma) no meio. A defesa será de 4 com Léo, Anderson (R.R.), Luisão e Nélson.
Será assim tão dificil de implementar?
Destaco ainda as más exibições de Manuel Fernandes como uma das razões para os maus resultados pois ocupa uma posição vital na equipa. Sem querendo queimar o jogador pois sei que é um grande talento numa má fase, penso que deve sair da equipa dando a entrada a outro.
E já agora assobios aos jogadores NUNCA!!
#5 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09
pedro varela: fui mal entendida ou expressei-me mal. eu não quis dizer que os adeptos leoninos é que têm por hábito assobiar a respectiva equipa. a minha intenção foi: se os adeptos do benfica estão com vontade de ir para o estádio assobiar - não párem na catedral! sigam e párem mais à frente, vão ver um jogo do scp.:)
em relação ao geovanni aquilo foi falha da equipa técnica. alguém devia ter mostrado ao koeman os vídeos dos jogos do dia 2 maio de 2004 e o de janeiro último para a taça.
em relação ao manuel fernandes, é verdade que ele não está na sua melhor forma. mas tb já vimos como joga o benfica sem ele e não sei se é melhor. em relação a sábado julgo existir uma atenuante - a falta de petit. é completamente diferente jogar ao lado de alguém com 3 pulmões, que cobre o meio-campo todo, ou jogar com aquele karagounis de sábado.
#6 | Comentado por: ana oliveira | 24 de outubro de 2005 às 21:09
E começa-se a ver que o trabalho de Trapattoni foi muito além do simples ganhar jogos. Foi sim de fazer o grupo crescer, e ter confiança.
Para mim, acho que o Benfica vai ser campeão devido ao grupo de jogadores que tem principalmente.
O Koeman, é um treinador com valor. Só que ainda não o mostrou até agora. Também ele precisa de estabilizar-se, ganhar tranquilidade, pois ninguém o vai despedir. Com este plantel ele tem de ter consciência que tem condições para vencer. Só tem é definir bem as suas ideias e tranquilizar-se a ele e à equipa.
E acho que é isto que vai acontecer já amanhã.
Não pude comprar o pack da liga dos campeões, mas já tenho o meu cativo, e prometo dar o apoio tanto a Koeman como à equipa.
Os adeptos têm de perceber, que sem aquele nosso apoio à equipa nas últimas jornada, o título não teria sido possível. A equipa por si só já é boa, mas com o nosso apoio no estádio fica ainda mais forte.
O que eu vejo é um Koeman nervoso, pensando que a sua próxima escolha poderá ser uma das últimas. Vamos dar ao homem tranquilidade para ele perceber os seus erros e trabalhar mais concentrado.
Mas também, depois de ter um dos melhores do mundo, é natural que nos queixemos.
#7 | Comentado por: Jose Leal | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Pedro Neto: há muita verdade naquilo que dizes sobre os adeptos benfiquistas. Somos de facto muitos, mas há muitos benfiquistas que só se sentem benfiquistas e resolvem demonstrá-lo quando o clube ganha. Esses não se fazem sócios. Preferem aquela atitude tipicamente portuguesa de desresponsabilização, que leva as pessoas a ficarem em casa em dias de eleições, de forma a que depois possam sempre dizer sobre o governo 'Não fui eu quem os pôs lá!'. Mas para fazer exigências, estão sempre presentes. O jogo de quarta-feira é uma prova deste tipo de 'benfiquismo': estão previstas cerca de 35.000 pessoas para assistir a um jogo que marca o regresso do Benfica à Liga dos Campeões após sete anos, e que é um jogo fundamental para o Benfica se queremos ter aspirações em seguir em frente nas provas europeias (nem que seja para nos apurarmos para a UEFA).
O fracasso dos kits é relativo. De facto, à luz das declarações desbocadas do LFV, é um fracasso. Mas analisando os números friamente, a verdade é que em pouco mais de três meses o Benfica quase duplicou o número de sócios, e angariou um número de novos sócios próximo do total de sócios pagantes de cada um dos nossos rivais. Claro que eu duvido seriamente que, se os maus resultados continuarem, muitos destes novos sócios continuem a pagar quotas.
#8 | Comentado por: Gonçalo Andrade | 24 de outubro de 2005 às 21:09
"uma melhor coordenação entre Koeman e outros elementos directivos/técnicos como Chalana por exemplo". Ora, aqui está uma grande verdade que o Pedro Neto referiu... e acho que isso está a escapar a muito boa gente.
Quanto a mim falta-nos a energia a garra do Álvaro Magalhães, que passava muito para os agora Campeões Nacionais...
É evidente que o Koeman anda um pouco desorientado, quase me parece o Artur Jorge que também destuiu uma equipa que poderia ter dado mais alegrias aos benfiquistas.
Mas, também não se esqueçam, independentemente de o treinador andar a inventar, há outra pessoa que anda a bloquear o futebol do Benfica e, se fosse eu que mandasse, esse sim é que devia despedido, que é o Sr. José Veiga.
Quero acreditar que esta seja apenas uma má fase do Benfica, parecida com esta época foi a de 76/77 e depois acabámos com 9 pontos de avanço sobre os restantes. É certo que hoje em dia os campeonatos são mais equilibrados mas, por enquanto, é melhor dar-se o voto de confiança a treinador e jogadores.
Amanhã, amanhã poderá ser um dia decisivo!
Viva o Benfica!
#9 | Comentado por: Claudia | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Se os socios do benfica devem ou não assobiar, eu sou da opinião que se deve sempre puxar pela equipa. Agora, também compreendo quem assobie neste momento. Eu tenho visto os jogos do Benfica pela TV e o que vejo são 10 jogadores sem saberem o que fazer no campo, completamente à 'nora'. Ora se eu vejo isto da TV entao as pessoas que la estão ainda se devem aperceber mais disso.
Quanto à conversa da tactica dos 3 centrais, a mim só me parece plausivel que o Koemen a adopte mas num estilo mais parecido com o modelo do Ajax. Ora como isso não acontece porque nem os jogadores estão familiarizados com a tactica nem o treinador tem estado a implementá-la (neste momento parece mais um 3-4-3 -> 5-2-2-1) então não acho que faça sentido jogar nesse sistema.
Na minha opinião ele poderia começar pelo o modelo do ano passado, 4-2-3-1 e devagar (com substituições a meio do jogo) mudar para o 4-3-3. Quando os jogadores se sentissem bem no 4-3-3 então podia jogar alguns jogos com esse sistema. Depois disso, já poderia migrar para o 3-4-3 tambem devagarinho, muito devagarinho.
O Benfica tem quase (falta os jogadores apreenderem o que é o sistema) tudo para jogar num 4-3-3. Tem laterais ofensivos, centrais sóbrios, meio campo lutador com alguma criatividade, extremos muito rapidos e só falta um ponta de lança forte.
#10 | Comentado por: Ricardo Wiggy Gomes | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Lembro que no ano passado com o Trapatonni ouve criticas que era muito defensivo e estava velho,que devis ir embora,alias no fim de época uns defendiam que ele devia ir embora ,outros que devia ficar e o homem foi campeão,agora estas criticas ao Koeman que quando o contrataram todos eram unanimes a dizer que era uma excelente aposta da direcção e todos estavam satisfeitos com o treinador,agora o homem só inventa,não percebe nada,anda nervoso,etc,etc,etc..A minha opinião é quem anda mais nervosos são os adeptos que não estão a dar tempo ao treinador para conhecer melhor um pouco o futebol portugues,não se lembram do vem não vem os reforços, a indefinição da equipa,dos grandes jogadores que eram para vir,etc.Lembram-se do desastrado inicio do campeonato que o Sporting fez,todos pediam a cabeça do treinador(alias,ainda alguns hoje pedem e ele esta a ganhar)devido as constantes trocas de jogadores ,substituiçoes contestadas,sistema de jogo,etc, e depois quase foi campeão depois de estar a 8 pontos do Benfica,foi a final da EUFA,esteve nos 4 final da taça de portugal,onde depois de uma excelente exibição,acabou por perder para o benfica e nesta fase do campeonato leva 3 jogos 9 pontos.É preciso dar um tempo e manter a calma,pois só se for mesmo insustentavel o que neste momento não me parece,percebo a frustação e tristeza,pois depois de serem campeoes não é facil,pois esperamos sempre mais e melhor,mas guardem as criticas para mais alguns dias .....tambem podem ver assim ,uns dos culpados tambem é a sad pois prometeu grandes reforços e só no ultimo dia consegui uma parte e tudo jogadores de recurso,embora nao esteja em causa a qualidade dos mesmos,mas essas responsabilidades ninguem as saca,nem a Jose Veiga que dispara para dentro dos seus dirigentes e fala como se esses fossem"papagaios" e não seus superiores.Isto tem que ser dito e não pode ser esquecido pelo campeonato passado...Não é só fazer criticas a um treinador que não teve se calhar os reforços que queria ,mas sim os que lhes deram e apanhou um grupo do ano passado que nada teve haver.Bem já me alonguei um pouco ,mas custa ouvir sempre falar mal do treinador,quando por vezes não é o unico culpado,digo unico pois ele tambem tem uma cota de responsabilidade no que faz e penso mesmo que dificilmente existem treinadores perfeitos(nem Mourinho,se bem que este erra menos,mas tambem erra),pois em cada pessoa esta um terinador e dos adeptos se todos pudessem escolher uma equipa para jogar ao domingo,de certeza que todos tinham uma constituição diferente de cada um..Por isso imagine o treinador,a dificuldade que tem para satisfazer uma grande parte.... e de uma maneira ou de outra esta sempre mal....
Bem hajam
#11 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Na minha opinião o 4-3-3 não resulta de maneira nenhuma.
Não temos um jogador alto e forte que fique em cunha com os centrais adversários e o que acontecerá com esta táctica é que o Nuno Gomes ficará perdido e sem eficácia.
Na minha opinião 2 avançados móveis - Nuno Gomes e Miccoli - é o ideal.
Outras equipas jogam em 4-3-3 mas tem grandes avançados goleadores como Drogba, Eto´o ou mesmo McCarthy e esse não é o nosso caso.
#12 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Está é a verdadeira Psicose Nacional...
O que quer que aconteça ao Benfica é logo o mais importante acontecimento nacional?
1 Ponto em 3 jogos? Pois... Vamos dissecar:
Em Coimbra foi um jogo morno (tal qual Porto e Sporting) em que faltou um golo à única equipa que atacou.
Contra o Gil foi um ROUBO de Igreija. Uma primeira parte de luxo, com um arbitro que tudo permitiu ao Gil Vicente e seus jogadores. Se fosse ao contrário, era o "Benfica levado ao colo". Mas como o Benfica é prejudicado tá a assobiar para o ar.
Contra o Sporting: perder por 2-1 em Alvalade é um resultado normal... num derby não se pode ganhar sempre. Mas uma pergunta fica no ar... se Ricardo Rocha foi expulso, porque é que Carlitos (Gil Vicente) não o foi num lance semelhante no jogo anterior? E Luís Loureiro no mesmo jogo?
Trappas e Camacho foram em épocas anteriores "chacinados" pelos senhores da SIC, Record, Correio da Manhã, TSF, etc... claro que agora dizem que a história é diferente... que é começo de época, que é porque não marca golos, que não temos tática, etc...
O Porto e o Sporting é que jogam... mas eu vejo bem os jogos deles e vejo bem o que eles fazem (e não fazem) e o que os jornais escondem!
Falamos no final meus caros... falamos no final!
#13 | Comentado por: vsnunes | 24 de outubro de 2005 às 21:09
E pronto... a noção da realidade assume contornos estranhos e o que parece que vai ficar para a história é um roubo de igreja no jogo com o Gil (sendo que, suponho eu, esta descrição inclua o penalty ridículo que beneficiou o Benfica) e que o Luis Loureiro fez uma entrada igual à do Ricardo Rocha e só viu amarelo...
#14 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Subscrevo totalmente Vsnunes, roubo do igreja se calhar até é pouco para classificar tendo em conta o que se passou na Luz.
Pobre do Co que à conta de tanto carregamento em ombros pela CS "apadrinhada" cá do burgo, já fala em ganhar a Liga dos Campeões. Haja noção do ridículo e de um mínimo de realidade.
Mas calma que ainda agora começou...
Os jogos de hoje com o Glasgow e o de amanhã com o Lille com árbitros internacionais e equipas que vão jogar sem fazer favores a ninguém (Rio Ave :tosse:) vão servir para tirar todas as dúvidas que ainda possam existir.
#15 | Comentado por: Escamillo | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Pedro Neto. O Porto foi campeão com o Postiga a ponta de lança. O Postiga apesar de bom jogador não era nem é um jogador forte. Eu continuo a dizer que o 4-3-3 é capaz de dar resultado, muito bom resultado mesmo. Assim que Simão, Geovanni se apercebam que não estão a jogar no sistema antigo onde tinham que defender bem mais do que é suposto neste sistema. Claro que isso é o treinador que o tem de dizer! Ora vejamos o plantel para o 4-3-3:
GR - Moreira/Quim
DR - Nelson/J.Pereira
DL - Leo/Dos Santos
DC's - Luisão /Anderson/R.Rocha/Alcides
M C - Petit/Beto
M RC / M LC - M. Fernandes/Karagounis/Kariaka/Bruno Aguiar
F RC / F LC - Simão/Geovanni/Micoli/Carlitos
PL C - Mantorras/Nuno Gomes
Ja existem os jogadores para as posições, é so implementar!!!
#16 | Comentado por: Ricardo Wiggy Gomes | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Estou escandalizado. Dizer que o Benfica foi "roubado" contra o Gil Vicente é hilariante. E já nem falo do que li sobre o vermelho que seria de mostrar ao Luís Loureiro!!!
#17 | Comentado por: Pedro Varela | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Pedros Santo e Varela: estão a confirmar aquilo que eu disse ontem sobre os sportinguistas. Para eles, se um árbitro errar uma vez a favor do Benfica nm jogo, mesmo que depois erre dez vezes contra nós, nunca podemos considerar-nos prejudicados.
No referido jogo, o árbitro compactuou desde o início do jogo com o descarado antijogo dos gilistas, permitindo queima de tempo em todas as reposições de bola, e chamando a maca de cada vez que um jogador do Gil entrava em coma. Se me recordo bem, houve um único amarelo mostrado ao Gil Vicente por perda de tempo, já perto do final do jogo. Para além disso não expulsou o Carlitos no lance em que ele lesiona o Ricardo Rocha, quando estava mesmo em cima da jogada (se consideram a expulsão do Ricardo Rocha no derby justa, decerto não me vão dizer que a entrada do Carlitos nesse jogo não é para vermelho, pois não?). Deixou pelo menos dois penalties por marcar (Simão e Geovanni), e não falo do lance do Luisão porque não vi qualquer repetição. Errou a favor do Benfica, é verdade, porque o penalty sobre o Nuno Gomes não me pareceu ter existido. Posto isto, achas que não há motivos para nos sentirmos altamente prejudicados? Conseguem prever o que o vosso presidente diria se uma situação destas vos ocorresse?
#18 | Comentado por: Gonçalo Andrade | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Gonçalo, mas tu começaste a ver futebol este ano em Portugal? Alguma vez um árbitro corta o anti jogo logo no início? Quantas vezes é que já vi os guarda-redes demorarem séculos a marcarem os pontapés de baliza em Alvalade e a comerem com um cartão amarelo nos descontos? Houve um Sporting x Beira-mar aqui há uns anos que foi fantástico. O célebre jogo do Lobão e as suas 50 faltas. O árbitro terminou o encontro quando o Sporting ia marcar um canto e tudo.
Se formos a ver o Benfica x Gil Vicente pela óptica do jornalista d’A Bola que escreveu a crónica de análise ao jogo, bem, aí sim, estivemos perante o maior roubo de todos os tempos. Lembro, para quem não leu, que o senhor falou em 3 penalties por assinalar a favor do Benfica e louvou o acerto do árbitro no lance com o Nuno Gomes. Nem alguns comentadores daqui fariam melhor. A minha opinião em relação ao lance do Carlitos ficou dada na altura, mas digo-te já que tenho dificuldade em me explicar perante pessoas que comparam a entrada do Ricardo Rocha com a do Luís Loureiro. No jogo com o Gil Vicente ficou UM penalty por marcar (sobre o Simão aos 6 minutos). Ou agora, sempre que um jogador é tocado, não sofre desequilíbrios de qualquer espécie, mas, como adiantou a bola em demasia, se deixa cair 2 ou 3 metros depois do ‘choque’, é para marcar penalty? Duvido que a queda à Iaquinta vá pegar. No jogo com o Gil Vicente, os jogadores do Benfica reclamaram uma meia dúzia de penalties. É pena que nenhum simule nem se aproveite, como faz o Liedson…
Mas isso pouco importa. Daqui a uns tempos, o que fica para a história é o ‘roubo de igreja contra o Gil’ e ‘vermelho perdoado ao Luis Loureiro com o Sporting’… é como a história do penalty do Jardel na Luz.
#19 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Caro Gonçalo Andrade, podem ter sido prejudicados pelo tempo que o Gil Vicente andou a perder durante o jogo, mas daí a considerarem que foram roubados, considero que há um exagero. Alias, tenho muitas dúvidas da grande penalidade marcada a vosso favor.
O que me importa referir, é que até ao momento não houve grandes problemas nas arbitragens dos grandes, e no derby de sábado tudo correu dentro da normalidade.
E se por acaso, tens acompnhado algumas das coisas que eu por aqui tenho escrito no blog, nunca me viste referir que o Benfica foi levado ao colo no ano passado, quando conquistaram o título. Eu gosto sempre mais de me preocupar sobre a forma como joga o meu clube.
Saudações desportivas,
Pedro Varela
#20 | Comentado por: Pedro Varela | 24 de outubro de 2005 às 21:09
o vulgo adepto não serve para o clube?... quer isso dizer que há no benfica adeptos de 1ª e de 2ª?...
vou passar a usar de mais reverência, não sabia que havia aristocracia e plebe entre as falanges benfiquistas, pensava que até era (dizem) o clube do povo.
se eu, ao longo dos anos, tivesse sido chulado com as operações ao coração e afins, não estaria disposto a deixar-me chular outra vez. para mais, os tempos não são de abundância.
de qualquer modo, ainda foram 65.000... mais uma iniciativa do benfica coroada de exito!
#21 | Comentado por: paulomarques | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Tinha que ser, para os sportinguistas basta haver um erro que favoreca o Benfica para ser logo considerado beneficiado, mesmo que tenha ficado por marcar dois nitidos penaltys e uma expulsão a uma entrado do jogador carlitos que mandou o RR 1 semana para o estaleiro.
Oh Pedro varela tu é que estás a ser hilarante, para voces uma arbitragem ideal era como a do Gil Vicente e a expulsão anedótica do João Pereira em coimbra, isso é que na vossa optica são arbitragens credíveis.
Depois claro, basta o Benfica ser benefiado umas 3 ou 4 vezes num ano, mesmo que tenha sido prejudicado outras tantas é logo motivo para falar em colinhos, et,etc.
Até agora está tudo a correr bem aos choradinhos, aos eternos perseguidos, mas da próxima vez que perderem não se esqueçam de culpar o Benfica, o fisco, a chuva, o tratador da relva, o Ricardo,o sistema, etc, etc.
#22 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Pedros (peço desculpa pela 'generalização', mas assim é mais fácil ;)): Eu partilho da opinião que o penalty sobre o Nuno Gomes não existiu. Sobre o Simão não tenho dúvidas que foi penalty, e sobre o Geovanni, a minha opinião é que na verdade ele é mesmo tocado, logo há motivo para penalty (é verdade que não é daqueles mais evidentes, mas a tão famosa 'intensidade' do lance não aparece nas leis do jogo). E a expulsão do Carlitos parece-me evidente. São para mim quatro erros graves, um a beneficiar o Benfica, e três a prejudicá-lo. Menciono o antijogo porque, conforme diz o Pedro Santo, isto é uma prática comum que raramente é sancionada desde o início. Mas a verdade é que vejo futebol há muito tempo, e garanto sinceramente que nunca vi algo tão descarado como naquele jogo. É que já nem digo que o árbitro desatasse a amarelar os adversários, mas no mínimo que os fosse avisando para se despacharem. Acho que é legítimo os benfiquistas sentirem-se prejudicados pela arbitragem nesse jogo, e utilizar o termo 'roubados' é apenas uma expressão mais comum. Caramba, admitir que o Benfica possa ter razões de queixa de uma arbitragem não vos faz menos sportinguistas, ou mais benfiquistas ;)
Note-se que apesar de ter esta opinião sobre a arbitragem, nunca associei ou 'desculpei' a derrota do Benfica nesse jogo à arbitragem. Não considero o árbitro um ladrão, considero-o sim um mau árbitro, ou incompetente. E aliás foi isso que escrevi na apreciação ao jogo que fiz no meu blog.
Eu vejo a questão da entrada do Luís Loureiro de forma um pouco diferente. Eu não acho que a entrada dele seja para vermelho, acho que é para amarelo. O que eu acho é que segundo o critério seguido nesse lance (que é o correcto), a do Ricardo Rocha também não é para vermelho. Mas o lance do Ricardo Rocha é muito mais espectacular, o Rogério aproveitou bem a situação, e sendo um derby em casa do adversário acho natural que o árbitro tenha sido influenciado a puxar do vermelho. Conforme já disse, não concordo com a decisão do árbitro, mas de modo algum quero com isto retirar mérito à vitória dos nossos adversários, ou considerá-la menos justa.
Saudações desportivas
#23 | Comentado por: Gonçalo Andrade | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Gonçalo, achando eu que o lance do Geovanni não é para penalty (olha, se calhar ainda estou lixado por causa do Iaquinta), achando eu que o lance do Carlitos podia ter sido para vermelho mas que o amarelo não escandaliza (não vejo maldade assumida, embora seja uma entrada muito dura), achando eu que o Benfica pode-se queixar de um penalty por assinalar aos 6 minutos e o Gil Vicente se pode queixar de um penalty mal assinalado aos 50 e tal, pergunto-te: como é que posso achar que foi um roubo de igreja? Prejudicado? Foi, ficou por marcar um penalty aos 6 minutos.
Continuo a achar que o lance do Ricardo Rocha é para vermelho. Já agora, o Rogério 'rebolou' tanto como o Karagounis. O público, por muito barulho e pressão que tenha feito, não foi, nem sequer de longe, tão decisivo na expulsão como noutros lances que todos vimos.
#24 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Gonçalo Andrade:
""O fracasso dos kits é relativo. De facto, à luz das declarações desbocadas do LFV, é um fracasso""
Eu acho que é um desastre total, com a meta inicial de 300 mil kits o número alcançado fica muito aquém. E se te disser que esta campanha deu prejuízo - 4,5 milhões de euros de despesa contra 3,5 milhões de euros de lucro - é inacreditável.
O vulgo adepto do Benfica só serve para dizer mal e assobiar e quando se precisa da sua ajuda diz que é muito caro ou que não quer dar dinheiro a chulos. Não há paciência para isto.Um clube com 6 milhões de adeptos em Portugal (dizem!!) só tem 150 mil sócios?
Eu acho vergonhoso, ainda por cima quando o retorno do dinheiro gasto é garantido. Não percebo.
Pedro Santo:
""E pronto... a noção da realidade assume contornos estranhos e o que parece que vai ficar para a história é um roubo de igreja no jogo com o Gil (sendo que, suponho eu, esta descrição inclua o penalty ridículo que beneficiou o Benfica) e que o Luis Loureiro fez uma entrada igual à do Ricardo Rocha e só viu amarelo...""
Isto vindo de um sportinguista que se queixa da expulsão de um jogador (que até não estava a fazer um grande jogo) no derby da Taça do ano passado acho engraçado achares que uma expulsão perdoada e dois penaltys não assinalados não influenciariam o resultado do jogo.
O jogo do Gil Vicente foi um roubo escândaloso, mas pelo que se vê só é um escândalo quando o Benfica é beneficiado.
Quanto ao Loureiro acho que a expulsão não se justificava.
Ricardo Wiggy Gomes:
""O Porto foi campeão com o Postiga a ponta de lança. O Postiga apesar de bom jogador não era nem é um jogador forte. Eu continuo a dizer que o 4-3-3 é capaz de dar resultado, muito bom resultado mesmo.""
E quantos golos marcou o Deco e o Derlei nesse ano? Nós - Benfica - não temos médios goleadores. O único que marca golos é o Simão por isso este esquema não dá resultado. Só resulta com equipas que tenham médios concretizadores o que não é o caso. O 4-4-2 permite uma dupla de ataque móvel que poderá criar espaços aos alas para entrarem na área.
É a minha opinião, mas se reparares todas as equipas que jogam em 4-3-3 tem jogadores de meio campo goleadores.
Pedro Varela:
""O que me importa referir, é que até ao momento não houve grandes problemas nas arbitragens dos grandes, e no derby de sábado tudo correu dentro da normalidade""
Isto é que é hilariante. Então os roubos só aontecem quando são a favor do Benfica? Se analisares bem o Benfica foi prejudicado em todos os jogos da Liga deste ano e isso é inequívoco. Só um sportinguista ou portista não o consegue admitir. Claro que não foi por isso que o Benfica não ganhou, mas daí se calhar não tinha perdido os dois jogos.
#25 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Mau, eu queixo-me da expulsão do Viana e, sobretudo, do modo como foi operada. Mas, nesse jogo em particular, não me queixo só disso. Quanto ao jogo com o Gil, já respondi ao Gonçalo.
#26 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Desculpa Pedro, mas há uma coisa que não compreendo: consideras que o amarelo no lance do Carlitos não escandalizaria, mas que o lance do Ricardo Rocha no derby já é para vermelho? Não me parece um critério muito coerente. Até porque se reparares, se o Ricardo rocha quisesse mesmo atingir o Rogério, entraria com os pés levantados, e ele vai com os pés ao nível do relvado. Já o Carlitos vai nitidamente de pé levantado e ao homem.
Pedro Neto: o Benfica faz 3,5 milhões de euros apenas nos kits, mas eles também significam futuras entradas de dinheiro em quotas. De certeza que no final o Benfica não ficará a perder.
#27 | Comentado por: Gonçalo Andrade | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Gonçalo, no estádio, o lance pareceu-me aparatoso e pensei que o árbitro fosse dar apenas do amarelo... mas visto na TV percebe-se que é uma falta muito dura, de um jogador que já vai de cabeça perdida. No lance imediatamente anterior, com o Liedson, numa bola banal, já o Ricardo Rocha entra a pés juntos (dando inclusive um pequeno salto). Depois leva um toque na cara do Liedson e quem lhe aparecesse à frente ia ser atropelado... e assim foi.
Pá, e não me parece que o Carlitos vá ao homem... sinceramente. Mas como disse, se o amarelo não escandaliza, é óbvio que o vermelho também não o faria.
Já agora, alguém me pode esclarecer uma dúvida em relação aos Kit's? Uma pessoa que compre o Kit fica um sócio 'normal', vulgo efectivo? Tem que continuar a pagar cotas? É, bem vistas as coisas, uma promoção que substitui a habitual jóia que é habitual pagar neste género de coisas?
#28 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Sobre o suposto "fracasso" dos kits novo sócio:
"13/09/2005 20:25 Comunicado de Imprensa
Kit Novo Sócio acima dos objectivos
Até ao final do mês de Agosto, o Sport Lisboa e Benfica atingiu o número de 63.427 Kits Novo Sócio vendidos. Tal significa que a campanha decorre acima dos objectivos resultantes do estudo encomendado pelo Benfica e anunciados pelo Clube na conferência de imprensa de apresentação do projecto do novo cartão, realizada no dia 2 de Junho passado, a saber: cem mil kits vendidos no primeiro ano, 75 mil no segundo e 75 mil no terceiro.
Face a esta realidade, o Sport Lisboa e Benfica fica perplexo com a notícia hoje divulgada na SIC Notícias no qual foram avançadas um conjunto de informações sem fundamento com o qual o Clube nem teve oportunidade de ser previamente confrontado. Essa peça avança que: o Sport Lisboa e Benfica falhou no objectivo de atingir os 300 mil novos sócios até final de Outubro; que investiu 4,5 milhões de euros na campanha de promoção do novo cartão e que obteve até à data uma receita de 3,5 milhões de euros. A mesma notícia apenas acerta nos objectivos apresentados pelo Clube, e mesmo aí falha no timing avançado, pois refere que os mesmos foram agora definidos pelo responsável comercial do Benfica, quando é sabido que o foram na conferência de imprensa de Junho.
Face ao exposto e de modo a evitar que se continuem a divulgar dados que não correspondem à realidade, o Sport Lisboa e Benfica gostaria de destacar os seguintes pontos:
1) Os objectivos que foram avançados em Junho tinham como base de partida o número de sócios que o Sport Lisboa e Benfica tinha nesse momento, totalizando os 94.700 associados;
2) Na referida conferência de imprensa, o Presidente do Sport Lisboa e Benfica considerou que a meta de 300 mil sócios (e não 300 mil kits) era uma ambição compatível com a grandeza do Clube. Foi uma convicção pessoal bem sustentada no esforço que Luís Filipe Vieira desenvolveu na promoção do novo kit pelo país e estrangeiro;
3) De acordo com o estudo encomendado pelo Benfica, o número de sócios seria alcançado em 2007;
4) Com os resultado obtidos até à data e tendo em consideração as iniciativas e parcerias a anunciar nas próximas semanas, o Clube considera que essa meta será alcançada durante o próximo ano;
5) Por outro lado, o Benfica investiu na campanha de promoção do Kit Novo Sócio 685 mil euros, aos quais há que acrescer um conjunto de permutas realizadas. Os valores que têm sido avançados na imprensa são estimados a preços de tabela, não tendo em consideração a capacidade negocial do Clube;
6) Cada sócio do Benfica representa, em média, uma quotização anual de 100€. Face aos números agora anunciados de venda de kits, tal representa uma quotização anual adicional que ultrapassa os seis milhões de euros. A três anos representa uma receita de 18 milhões de euros.
Assim, este projecto é um sucesso para o Sport Lisboa e Benfica. Associado ao facto de termos hoje mais de 150 mil sócios, realizámos um investimento que já foi amplamente amortizado."
Ou seja, a SIC limita-se a continuar a fazer o seu jogo sujo habitual de quando se trata do Benfica e daí retirar audiências, já que por aquelas bandas, o tempo das vacas gordas já passou há muito..
Foi mais ou menos pela mesma altura em que um certo arguido de um processo judicial, que envolvia a transferência de um guarda-redes russo e a compra de um Yate (este apoiado pela SIC) que foi julgado e condenado, disputava a presidência do SL Benfica contra um "outsider" chamado Manuel Vilarinho (apoiado pela TVI).
Pelos vistos, a actual direcção do SLB que contou com o patrocínio do vencedor apoiado pela TVI, e o sucesso desta, continua a ser um melão difícil de engolir lá para as bandas de Carnaxide, Nuno Luz e companhia.
#29 | Comentado por: Escamillo | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Gonçalo Andrade:
""o Benfica faz 3,5 milhões de euros apenas nos kits, mas eles também significam futuras entradas de dinheiro em quotas. De certeza que no final o Benfica não ficará a perder.""
E desses novos sócios quntos é que ficarão a pagar cotas para todo o sempre. Com os resultados que a equipa tem tenho a certeza que já houve muito boa gente que ragou os cartões.
A maior parte dos novos sócios não ficará muito tempo no clube. Se ficar metade já é muito bom.
Pedro Santo:
O Kit novo sócio inclui 6 meses de cotas pagas para sócios correspondentes - o que é o meu caso pois moro a mais de 50 km do estádio - inclui ainda dois bilhetes para jogos da Liga portuguesa, uma visita aos espaços do estádio com acompanhamento, e os já tão falados descontos em inúmeros artigos. Só numa apólic de seguros poupa-se mais de 250 euros/ano.
Sendo a cota de 100 euros/ano pode-se dizer que é um bom negócio.
Para os sócios não correspondentes - a única vantagem que tem é poder pertencer aos orgãos sociais do clube - penso que as cotas pagas correspondem só a 4 meses.
#30 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09
E, sempre que querias ir à bola na Luz, pagas bilhete de sócio?
#31 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Pedro Santo:
Ser sócio correspondente tem o único senão de não poderes pertencer aos orgãos sociais do clube. Todos os outros beneficos são iguais para todo o tipo de sócio.
Bastam 55 euros para se ser sócio, ah e esqueci-me de dizer que os bilhetes dos dois jogos oferecidos só tem efeito para jogos que não sejam contra os outros clubes grandes.
Fui à Luz ver o jgo do Chelsea com um bilhete de borla devido a uma promoção para os novos sócios.
#32 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09
...novos sócios não, novos detentores de kit novo sócio pelo menos no meu caso que já sou sócio há dois anos.
#33 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Pedro Santo: Infelizmente apenas tive a oportunidade de ver uma repetição do lance na TV. No estádio fiquei com a mesma impressão: que era um lance aparatoso e que o árbitro iria dar amarelo, por isso fiquei surpreendido quando saiu um vermelho directo. Fiquei com a ideia que o Ricardo tinha entrado de carrinho à bola e chegado atrasado. Mas também é verdade que o lance ocorreu do lado oposto aquele em que eu estava, por isso não tive uma visão clara dele.
Pedro Neto: A questão da fidelização dos novos sócios é importante. Mas de certeza que não estás à espera que o Benfica continue durante o resto da época a fazer os mesmos resultados deste péssimo início, poi não? ;)
Escamilo: Esse comunicado é de facto interessante. Provavelmente nós, benfiquistas, temos que ter um pouco mais de cuidado antes de acreditarmos imediatamente no que vem na comunicação social e cedermos imediatamente à tentação de começar logo a cascar na direcção.
#34 | Comentado por: Gonçalo Andrade | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Bem, o novo Kit é, de facto, um bom negócio. Por exemplo, os sócios correspondentes no SCP só têm direito a quatro jogos com o bilhete de sócio. Para os outros, são público normal. O que compensa no Sporting é mesmo a gamebox, cujo equivalente, pelo que sei, é bem mais caro na Luz.
#35 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Escamillo: Transcrição do comunicado em momento muito oportuno. Faço aqui o meu "meia-culpa" pelo que disse anteriormente sobre essa situação.
Já vi que não se deve confiar no que se vê na SIC - eu pensava que era só a TVI que mentia.
#36 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09
O equivalente à gamebox não existe, no entanto o pack para os 17 jogos da Liga e ficando num sitio bom, na central no terceiro anel - é onde costumo ficar e tem-se óptima visão custa sensivelmente 140 euros. Penso que mais 40 que a gamebox não é?
#37 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09
A minha acho que foram 95 euros (17 jogos + Udinese e apresentação com a Sampdória). Fico na Superior Sul, numa zona mais oblíqua com a chamada 'baliza grande'...
#38 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Pois ficar atrás das balizas nunca mais o faço, não gosto. Vi pela primeira vez atrás da baliza um Leiria 1-1 Benfica com um grande golo do ex-boavista Éder de meio campo e jurei para nunca mais.
Prefiro pagar mais e ficar na central. Não há gamebox para a central ou o sitio é único?
#39 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Epá, vamos lá falar a sério. Vocês benfiquistas acham mesmo que têm os pontos que têm por causa dos árbitros??? porque para mim isso é que é ser prejudicado. Ainda me lembro de arbitragens em que o sporting é roubado à força toda e mesmo assim ganha. fico lixado, mas não tanto quando esses erros me custam pontos! da mesma maneira que já vi jogos em que vejo o SCP a ser benefeciado quando tá a ganhar 3 ou 4-0, e me pergunto "para quê???"...
Ouve erros contra o benfica, da mesma maneira que ouve contra sporting e porto. talvez tenham tido mais decisões más contra vocês, mas se por acaso dizem que têm os pontos que têm por causa dos árbitros, isso parece-me deveras irreal.
Ao fim ao cabo, para que queriam voces mais grandes penalidades contra o gil se tiveram uma e não a aproveitaram? se querem uma substituição simples, anulem um dos penalties por marcar com o mal marcado. mesmo que fosse golo, perdiam à mesma 2-1...
e quanto à expulsão do joão pereira ser irónica, mais irónico (acho eu) é as palavras e bocas e insultos que ele deu depois terem sido anotados pelo arbitro, e no entanto o castigo ficou-se por 1 jogo. isso acho engraçado, tendo em conta que o Rui Jorge o ano passado apanhou 2 jogos por uma coisa que não fez.
É uma daquelas coincidências engraçadas que tanto gosta o Pedro Neto, como as expulsões dos futuros adversários do porto... ;)
e já agora, pelo que sei, há gameboxes para todas (ou quase todas) as zonas do estádio. mas claro que consoante o lugar, isso define o preço, logo mais para o centro é mais caro.
#40 | Comentado por: Alf | 24 de outubro de 2005 às 21:09
...e para juntar às expulsões dos futuros adversários fica a nomeação verdadeiramente patética do amiguinho António Costa para o grande jogo da jornada Braga-Porto.
E eu a pensar que ainda havia vergonha, e então senhores sportinguistas é o Benfica que é levado ao colo?
Sempre que há um problemazito é "chamar o António" que ele resolve-o. Veremos.
Já agora tenham atenção ao que acontece no Belenenses (próximo adversário do Porto)-Guimarães. Como será a arbitragem do Lucilio Baptista.
#41 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Pedro Neto:
O Derlei jogou sempre descaido para uma das alas! Onde se encontram Simao ou Geovanni, e esses marcam golos.
O Deco marcava golos sim senhor (maioria de bola parada) e sim era bastante mais criativo que qualquer dos jogadores que mencionei nesse lugar do terreno, mesmo assim acho que karagounis é mais goleador que Deco. Ah, e vamos lembrar que o Deco normalmente joga melhor como vertice de um 4-4-2-losangulo (que o Mourinho na altura tb implementou).
Acredito que o 4-4-2 possa dar resultado, mas na minha opinião vais sempre perder o meio campo quando a oposição preenche-lo. É o que eu penso!
#42 | Comentado por: Ricardo Wiggy Gomes | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Pedro Neto, eu prefiro o meu lugar. Já vi um jogo na central de Alvalade (naqueles lugares almofadados e quem têm o nome do sócio e tudo) e apesar de quase parecer que também lá estou dentro, sempre tive a impressão que futebol é para ver na curva. Habituei-me...
A arbitragem do Lucílio Baptista vai ser má, como aliás é sempre. Preocupado fiquei também quando ouvi que o Olegário Benquerença vai apitar o Sporting na Madeira. Repete a nomeação do ano passado (em que expulsou o Paíto de forma muito forçada) e vamos ver se vai querer melhor o seu recorde com o Sporting (no ano passado, dos três jogos que apitou, o SCP perdeu dois e no outro perdeu o Liedson para o jogo do título)...
#43 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Ricardo Wiggy Gomes:
O Derlei não é um extremo puro, é mais um avançado adaptado à ala tal como agora o é o Lisandro Lopéz.
O que eu referenciei é que os médios atacantes de Mourinho marcavam bastantes mais golos que os do Benfica fazem, o que fez o sucesso do esquema tal como faz o actual 4-3-3 do Chelsea. No entanto não comparemos a qualidade de jogadores do Porto de Mourinho com a equipa actual do Benfica pois não tem nada a ver.
Se reparares na carreira de Karagounis, poderás observar que a sua média de golos é de 4,5 por época se tanto - O Deco chegou a marcar mais de 10 golos numa época e sem penaltys. Continuo a achar que o grego é um trinco - até foi a posição que jogou(?!) em Alvalade - e que terá dificuldade em outras zonas do terreno.
Obviamente que um 4-4-2 caso os alas não defendam tem pouco nexo pois perder-se-á o meio campo. Essa é, efectivamente a questão. Perder no meio-campo e ganhar mais no ataque com o 4-4-2 ou um meio campo mais musculado e um ataque mais retraído no 4-3-3.
Eu gosto mais do 4-4-2 pois gosto de um futebol apoiado e de ataque e não os comuns contra-ataques do 4-3-3.
Cumprimentos.
PS: Se de facto o Benfica tem mais saída com o 4-3-3 porque é que na época passada teve de haver o recurso a soluções como PDL nos últimos minutos e chuverinhos? O Benfica na era Camacho marcava muitos golos e, também é verdade, sofria muitos mas nessa época a defesa era bastante mais fraca do que actualmente.
#44 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Esta é directamente para o Pedro Santo:
in 'Os nossos Queridos Jornalistas Desportivos'
""Estádio Alvalade XXI, início do jogo SCP-Benfica: SLB, SLB, SLB, SLB, filhos da ..., SLB, filhos da ..., SLB!
10 minutos de jogo: SLB, SLB, SLB, SLB, filhos da ..., SLB, filhos da ..., SLB!
20 minutos: Em cada lampião há um cabr..., Em cada lampião há um cabr...!
30 minutos: Força Sporting, olé, lá, lá, lá, lá, lá, sempre contigo allez, lá, lá, lá, lá, lá. Só eu sei, porque não fico em casa!
37 minutos (Golo do SCP): SLB, SLB, SLB, SLB, filhos da ..., SLB, filhos da ..., SLB! Toda a merd... é Benfica, toda a merd... é Benfica, toda a merd... é Benfica olé, ohhhh!
2ª parte, 50 minutos de jogo (expulsão de Ricardo Rocha): Em cada lampião há um cabr..., Em cada lampião há um cabr...! Ninguém vos ouve, ninguém vos escuta, lampiões filhos da ...! Ninguém vos ouve, ninguém vos escuta, lampiões filhos da ...!
63 minutos (golo do SLB): Em cada lampião há um cabr..., Em cada lampião há um cabr...!
74 minutos (golo do SCP): SLB, SLB, SLB, SLB, filhos da ..., SLB, filhos da ..., SLB! SLB, SLB, SLB, SLB, filhos da ..., SLB, filhos da ..., SLB! Ninguém vos ouve, ninguém vos escuta, lampiões filhos da ...! Ninguém vos ouve, ninguém vos escuta, lampiões filhos da ...! Em cada lampião há um cabr...! Em cada lampião há um cabr...!
80 minutos: Força Sporting, olé, lá, lá, lá lá lá, sempre contigo allez, lá, lá, lá lá lá. Só eu sei, porque não fico em casa!
Final da partida: Ninguém vos ouve, ninguém vos escuta, lampiões filhos da ...! Toda a merd... é Benfica, toda a merd...é Benfica, toda a merd... é Benfica olé, ohhhh! Em cada lampião há um cabr...! SLB, SLB, SLB, SLB, filhos da ..., SLB, filhos da ..., SLB! Força Sporting, olé, lá, lá, lá, lá, lá, sempre contigo allez, lá, lá, lá lá lá. Só eu sei, porque não fico em casa!
""
Aconselho a visita a este blog, nnão é para fazer publicidade mas gosto de lá ir.
http://queridosjornalistasdesportivos.blogspot.com/
#45 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Comente
Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)
(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)Trackback Pings
TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/103661