« Liga: Jornada 4 | Entrada | Juca: o primeiro 'chicoteado' »
terça-feira, 20 setembro 2005
A melhor defesa e o ataque
Categoria: Col: Caio Maia
O Terceiro Anel inicia uma parceria com o conceituado sítio brasileiro Trivela.com. Caio Maia, advogado e jornalista, editor do Trivela.com, estará a partir de hoje connosco, relatando e analisando as principais incidências do futebol brasileiro, assim como nos dará a sua visão sobre aquilo que se passa nos principais campeonatos europeus.

Uma curiosidade: enquanto os brasileiros tendem a colocar a culpa pelos maus resultados do Real Madrid na fraca defesa, na Espanha as análises vão muito mais na direção de por que o ataque não está produzindo melhor. Isso mesmo depois de levar três do Celta em casa e o mesmo tanto do Lyon.
No jogo deste domingo, a análise espanhola parece fazer mais sentido: não é anormal o Real Madrid levar um gol do Espanyol em Barcelona, anormal é não fazer um ou mais para responder a isso.
É verdade, a zaga merengue deixa a desejar. Mas e a do Barcelona, não deixa? Será que Salgado, Helguera, Ramos e Roberto Carlos é tão pior que Belletti, Puyol, Oleguer e Van Bronckhorst? Eu acho que não. Nem Puyol nem Oleguer são melhores que o Helguera, e o Madrid pelo menos tem o Roberto Carlos. Em termos de proteção, novo “empate”: Rafa Marquez ou Gravesen? Zero a zero, certo?
A equipe de Rijkaard, além disso, nas poucas vezes em que enfrentou uma oposição qualificada, suou, e não passou. Perdeu do Real Madrid em Madrid pela liga e entregou uma classificação ganha para o Chelsea na Liga dos Campeões. Para quem não se lembra, naquele jogo o Barça levou 3 a 0, que o deixaria fora, fez 3 a 2, que o classificariam, com um dos gols mais bonitos que Ronaldinho já fez, e depois conseguiu levar o gol mais elementar que se pode levar de um time inglês: de cabeça, do zagueiro John Terry.
Outra defesa, esta bem mais festejada, que tem falhado nos momentos chave é a do Milan. Embora tenha conquistado o título da liga na temporada retrasada, na competição mais importante, a LC, o time de Kaká entregou vitórias certas nas duas últimas edições. O título do ano passado, depois de levar três gols em menos de dez minutos de um ataque do Liverpool cujo único homem era tão bom (Milan Baros) que depois foi despachado para o Aston Villa. Em 2003/2004, conseguiu perder para o Deportivo em La Coruña de 4 a 0, depois de ter ganho de 4 a 1 em Milão.
Apesar disso, é raro ouvir-se críticas às zagas de Barcelona e de Milan, ao contrário da do Real Madrid. Afinal, os dois também perderam no fim de semana, e nos mesmos três jogos que o rival merengue têm só um ponto a mais. Por um lado, pode ser porque, bem ou mal, o Barça foi campeão espanhol em 2004/2005 e o Milan campeão italiano em 2003/2004. Mas não é pouco demais para esquadrões tão caros, que têm os melhores jogadores do mundo?
Me parece que, com o Real Madrid, a cobrança é diferente. Rola uma “inveja”, uma coisa de “esses caras não podem contratar tanto cara bom e se dar bem”. Com o Chelsea não rola? Não, claro: qual é o craque incontestável do elenco do Chelsea, candidato a melhor do mundo? Nenhum, o time não desperta tanta cobiça.
É o ataque
Para quem sustenta que são as defesas que ganham campeonatos: a Sampdória, na temporada passada, levou apenas um gol a mais que o Milan, e dois a mais que a campeã Juve. Mesmo assim, terminou em quinto, já que seu ataque fez poucos gols, ao contrário do campeão e do vice.
Em uma análise dos últimos três anos das liga espanhola, italiana e alemã, verificamos que a tese da defesa não funciona muito bem:
Itália 04/05: o exemplo da Samp, acima;
Alemanha 04/05: o Hertha Berlin, 4º colocado, levou dois gols a menos que o campeão Bayern. o Hannover 96, 10º colocado, levou aó 3 a mais.
Espanha 04/05: o Atlético de Madrid, 11º, levou só dois gols a mais que o Real Madird, vice, e quatro a mais que o campeão Barça.
Se olharmos a temporada anterior, funciona ainda menos: o Stuttgart, 4º colocado na Alemanha, levou catorze, isso mesmo, catorze gols a menos que o campeão. A Roma, vice na Itália, levou cinco a menos que o campeão Milan. Só na Espanha o campeão Valencia foi o menos vazado.
Também não vamos encontrar sempre o campeão como o maior goleador, e aí vou poupar os dados, que são semelhantes.
Futebol não tem segredo: no ataque é preciso marcar gols, na defesa, não tomá-los, e, nos dois setores, tirar a bola do adversário para poder usá-la para seus próprios propósitos. É cedo demais para analisar os três times dos quais falamos acima, mas sue sucesso ou fracasso, como os de qualquer outra equipe, não vai fugir destes fundamentos.
O Milan tem uma defesa velha, mas boa, embora desatenta nas últimas decisões, além de ter bons ladrões de bola no meio-campo, me parece a equipe que tem menos com que se preocupar. Barça e Madrid, no entanto, têm ataques bons e só. Pode ser suficiente? Para o campeonato espanhol, talvez. Para mais, não. Reitero: o problema do Barça é tão grande quanto o do rival.
[Overlapping]
- O futebol de Cafú é uma pálida sombra do que foi, desde o ano passado. Quadrado mágico com Cafú na lateral é um risco que eu evitaria.
- O Figueirense, de Edmundo e Cléber, e o Brasiliense, de Marcelinho e Vampeta, estão na zona de rebaixamento. Coincidência? Sei não.
- Ressalte-se: do grupo citado, Cléber claramente destoa em termos de profissionalismo. Seu problema é outro: não tem mais idade para render o que podia.
Caio Maia (caio@trivela.com) é advogado e jornalista. Trabalhou na Folha e na Folha Online. Se fosse jogador de futebol profissional, gostaria mais de ser o Falcão do que o Romário. No jornalismo, mantém a mesma filosofia. É o responsável pela coluna sobre futebol brasileiro (1ª div.) do Trivela.com.
Publicado por Caio Maia às 13:00
Comentários
Deixei de ler quando o jornalista escreveu que o Helguera não é pior que o Puyol.
E já agora deixo aqui a descoberta da polvora:
O Real Madrid não ganha porque tem um treinador que afunila o jogo completamente. O jogo contra o Espanhol foi o claro espelho de isso mesmo.
#1 | Comentado por: Filipe Sa | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Concordo inteiramente com Caio Maia! Helguera e Puyol chegaram, durante bastante tempo, a fazer dupla na selecção espanhola e acho mesmo que o seu valor é equivalente. Já agora, Samuel também é um defesa fraco?
Este ano, torço contra o Real (detesto o Luxemburgo).
#2 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Para mim, o Puyol é claramente melhor que o Helguera, mas em relação a jogadores tudo são opiniões. Há estilos preferidos por uns e por outros. Agora o que eu discordo aqui é que nao sao as defesas que ganham os campeonatos. O autor deu todos esses exemplos e esqueceu se claramente do melhor exemplo em que uma defesa ganha o campeonato. Ele que acompanhe um pouco melhor o Chelsea a ver se não chegamos à mesma conclusao.
cumprimentos
#3 | Comentado por: xicovale | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Boa análise.
Realmente comparando as defesas do Real Madrid e do Barça, jogador a jogador, as diferenças (a existirem) são minimas. Só que os problemas defensivos do Real Madrid começam um pouco à frente. Gosto do Gravesen, para mim é um excelente jogador, mas quem mais tem o Real Madrid no plantel, já nem digo no 11, que lute pela bola e faça o trabalho de sapa para evitar a progressão do adversário? Beckham? Zidane? E o Barça tem somente Xavi, Deco e o próprio Marquez, uma boa adaptação de um bom central a "trinco".
E já nem vou falar nos méritos dos treinadores porque um está à frente da equipa há 2 épocas, sendo que na 1ª foi um desastre chegando a ter alturas em que o Barça se aproximou perigosamente dos lugares de descida (alô Koeman) e só depois da equipa assimilar os seus métodos é que a coisa começou a carburar. Isto enquanto outro, isto é, o Luxemburgo, está na sua 1ª experiência fora do futebol brasileiro e não querendo aqui desprezar o chamado futebol GNT, há diferenças óbvias entre os campeonatos europeus de TOP para os praticados na América latina.
A grande questão é saber se o Real Madrid, e a sua estrutura ligada ao futebol, os tem no sitio para manter o treinador em caso de continuidade destes resultados menos positivos, para não dizer desastrosos.
Uma ultima linha para o AC Milan, para dizer que este ano não tem a minima hipótese contra a Juventus. Aposto contra quem quiser.
#4 | Comentado por: Nuno M. S. Almeida | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Utilizar os dados só para o que lhe convém é mesmo de jornalista.
O segredo é marcar mais que o adversário. É isso que faz os campeões, mais nada. Portanto, fica mais dificil quando se leva três duma equipa para recuperar a desvantagem, não!? Ora, assim, pode-se dizer que o problema do Real Madrid é da defesa. Não digo dos defensores mas sim do conjunto, aí até posso dizer que o problema REAL em Madrid é do meio-campo. Defensivamente é uma lastima. Contrataram o tanque Dinamarquês mas nem por isso souberam ainda jogar com ele. Beckham não sabe defender e Guti muito menos. Vi no ultimo fim de semana um Pablo "qualquer coisa" no meio campo e por amor de deus, faz o que pode mas isso é quase nada.
Se querem que o Real comece a dominar o adversário então alguém tem de ficar de lado, dois médios defensivos têm de jogar. Dantes havia Makelele e assim apenas precisavam de um (mesmo assim Helguera ou Cambiasso jogava a seu lado).
#5 | Comentado por: Ricardo Wiggy Gomes | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Amigos portugueses, é um prazer poder trocar idéias sobre futebol com pessoas que vêm o esporte de uma outra maneira.
Estou apreciando muito vossos comentários mas quero fazer uma observação: o Campeonato Brasileiro pode perder muitos jogadores para os campeonatos europeus, mas tem um nível muito bom. O problema para o Luxemburgo, de quem também não gosto, é que, por aqui, o que é mais importante é a parte motivacional, enquanto a tática costuma ficar em segundo plano.
Apesar de não admirá-lo, por razões pessoais, torço por seu sucesso, não por ser meu compatriota, mas por ser um entusiasta do futebol ofensivo, de que nós brasileiros tanto gostamos.
Abraços a todos os irmãos d'além mar (usa-se essa expressão em Portugal?)
#6 | Comentado por: Caio Maia | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Caro Caio Maia essa expressão ñ se usa ká em portugal (axo eu), mas pode se começar a usar =P
O grande problema do Luxemburgo a meu ver é o seu ar carrancudo e não primando pelo dialogo e amizade para com um futebolista, e isso a meu ver é uma patente desse Brasileiro!
Em relação á defesa do Real Madrid... Em termos individuais não fica atrás da do seu rival eterno o Barcelona, o problema é que a meu ver a defesa do Real Madrid é muito lenta a recuperar, e o jogo não é pensado de trás para a frente, mas só a partir do seu meio-campo, uma equipa moderna tem que possuir uma defesa organizada e com uma disciplina táctica acima da média, e isso ainda não se registou no Real Madrid!
Tambem temos que sublinhar o facto do Real Madrir ter perdidos estes ultimos jogos devido á arbitragem! desde o golo fantasma ao do ultimo jogo (lance discutivel), mas o Problema como o nosso irmão Brazuca refere é a fraca resposta do sector mais avançado do Real Madrid, pois ñ conseguem colmatar esses golos cujo são sentidos e deixa o Real Madrid a maior partes das vezes sem reacção para que o saldo de golos fique positivo nessa partida!
Mas na minha opinião, e ñ keruh despresar o Vanderlei Luxemburgo, axo que o Real Madrid nas mãos dum Mourinho ñ estaria assim!
Alem disso é de criticar a observação do mercado feita pelo Florentino Perez, pois não equilibra os sectores e prefere investir num sector para o qual até estava mais do que bem servido!
A promessa de estrelas não é tudo, e uma equipa não pode ser só composta por estrelas, o que acaba ser um pecado Mortal numa equipa como o Real Madrid, apesar destes terem contratado dois uruguaios "desconhecidos" (eu já os conhecia...) sendo o Carlos Diogo e o Pablo opções fracas para um time (pronuncia brazuca =P) como o do Real! Simplesmente ñ se percebe
Saudações Benfiquistas e sê bem vindo caro Caio Maia ao mundo do terceiro Anel =D
#7 | Comentado por: Rionx | 24 de outubro de 2005 às 21:09
O problema do Real são as vacas sagradas do plantel que minam completamente quer o esquema de jogo da equipa quer o próprio balneário.
Os dois melhores jogadores do Real da época passada mas de longe foram o Figo e o Owen - em poucos jogos fez golos que nunca mais acabam. Este ano já não fazem parte do plantel, e em vez disso jogam os avançados todos deste mundo e arredores, até Raúl já teve de ser adaptado a médio pra pode jogar a frente de ataque brasileira Robinho, Ronaldo e Batista.
O meio campo é um flop do tamanho de Madrid, o Beackham não existe e nunca existiu - livres e passes longos bons só Inglaterra - o Zidane já tem quase 35 anos e os uruguaios não tem estaleca para uma equipa deste nível - pelo menos até agora.
Caiu Madrid em peso em cima do Queiróz e do Camacho para agora estarem a cair na "Real".
Sempre fui barcelonista e como adepto do clube catalão não desejo melhoras ao Real e ainda mais depois do que fizeram com o Figo.
#8 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Caio, focas aí uma questão bem interessante e que muitas pessoas ainda não perceberam:
"O problema para o Luxemburgo, de quem também não gosto, é que, por aqui, o que é mais importante é a parte motivacional, enquanto a tática costuma ficar em segundo plano."
Discute-se muito por aqui os méritos, ou falta de, do Scolari, não percebendo que mais do que tácticas ou escolhas de jogadores para a posição 'x' 'y' ou 'z', trata-se de um treinador que priveligia o grupo em detrimento do individual.
Ora, posto isto, e fazendo a anexação do Luxemburgo a este caso, será que ele vai conseguir motivar jogadores que já ganharam tudo e que estão no ocaso da carreira?
E sorte tem ele de ter ido parar a Espanha e não a Itália ou à Inglaterra (pasme-se), porque aqui na terra de nuestros hermanos a táctica tambem não é dos factores mais importantes ou não estivessemos em presença da designada Liga das Estrelas onde o futebol espectáculo é rei. Talvez a chave seja mesmo o Wanderley conseguir subir os indices motivacionais (esta vem nos livros) do seu grupo...
saudações irmãs
#9 | Comentado por: Nuno M. S. Almeida | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Olá Caio. Desejo-lhe muita sorte nesta nova experiencia. Tambem eu, desde há uns meses a esta parte, escrevo artigos da minha especialidade (analise astrologica a jogadores e treinadores de futebol) num site Brasileiro http://www.futnet.com.br/ (e tambem num Portugues http://www.portalfutebol.net/)que me convidou para o efeito depois de terem conhecimento do trabalho que publicava no meu blog. Tenho sido muito bem recebido, sinal de que a inexistencia da barreira da lingua ajuda em muito a conhecermos as culturas uns dos outros, sem qualquer preconceito e com a possiblidade de aprendermos sobre campeonatos que nos sao estranhos.
Vou ficar atento ás suas cronicas de maneira a perceber quais os temas de maior interesse do campeonato Brasileiro sobre os quais possa, depois, escrever eu tambem.
Ricardo Fidalgo
#10 | Comentado por: galvao99 | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Boa analise Caio.
Conheço bem o futebol brasileiro, o qual acho que é “show”.
Reconheço no futebol brasileiro uma “magia” que caracteriza a alegria de jogar.
Quanto ao Post, tenho alguns reparos a fazer, ainda que saiba que não passam de opiniões.
O Luxemburgo tem o “cu” virado para a lua”...Tal como o Scolari.
Quando imagino uma equipe treinada pelo Luxemburgo, vem-me logo na idéia uma equipe em formação, que com a sua ajuda, poderá chegar longe nos campeonatos em que participa.
Mas no caso do Real penso ser diferente, ali só há estrelas, ou “vacas sagradas”, e é impossível formar estrelas que ofuscam até a diretoria do clube.
Não contesto contratações, nem dispensas, pois só o técnico sabe o que acontece dentro de portas.....Mas estou certo certeza que o Robinho foi a melhor contratação dos últimos 3 anos (mas só o tempo o dirá).
As diferenças no futebol jogado na Europa e no Brasil é imensa, pois no Brasil a palavra football é levada à letra (bola no pé), enquanto que na Europa a mesma palavra quer dizer (na maioria dos campeonatos) bola na frente...E quem tiver pulmões que vá a ela,rs,rs::)
Por isso é que do Brasil vêm os “brinca na areia”, do futebol Europeu vêm os “raçudos”.E quando um jogador Brasileiro (de eleição), consegue misturar os dois estilos, torna-se em um dos melhores do mundo (Káká, R.Gaucho,Deco, Adriano, R.Carlos,etc...)
O problema da defesa não está em causa (no caso do Real), pois a equipe toda está MAL...Veja o caso do Santos (era Robinho), poderia sofrer 3, pois fazia 4.
Ou seja, uma equipe que ataque bem com eficácia, geralmente não consegue defender tão bem (normal, não?). Só que no caso do Real, o ataque não resulta em golos, sendo que a defesa consente alguns.
Sei que esta equipe (Real) terá “ajustes “ e que daqui a 15 dias todos ovacionaram os galáticos...Mas hoje....O problema é generalizado.E como acertadamente escreveu, inveja, faz com que a imprensa dê um enfase maior as derrotas do Real do que ás vitória dos adversários.
Saudações Portistas para si e para todos
#11 | Comentado por: Leandro | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Seja bem vindo, Caio. Eu também já sigo o Trivela há uns tempos, via Balípodo.
#12 | Comentado por: João Pedro | 24 de outubro de 2005 às 21:09
Comente
Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)
(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)Trackback Pings
TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/104383