« Las cucarachas | Entrada | Boavista 2 - 1 Académica »

terça-feira, 27 setembro 2005

E agora Sir?

Categoria: 05/06 Competições Europeias , 05/06 Premier League , Col: Pedro Varela

Alex Ferguson

O Benfica desloca-se esta noite a casa do Manchester United para um encontro da Liga dos Campeões. Decisivo ou não, uma coisa é certa, a equipa portuguesa apresenta níveis de confiança bem mais elevados que os da formação inglesa. O Manchester United é o clube estrangeiro que eu melhor acompanho, desde que me lembro o que é futebol, e que dou a devida atenção a ligas estrangeiras. Ainda me recordo dos tempos da universidade, em que ouvia apenas o relato de um jogo importante, quando este passava na Sky Sports codificada, e apenas conseguíamos ouvir o comentador!

Aproveito a oportunidade do Benfica ir jogar ao “Teatro dos Sonhos”, para falar do momento da equipa inglesa. Já não bastavam as complicações em termos de organização estrutural, com a recente aquisição do clube por parte de Malcom Glazer, que para piorar a situação, o clube encontra-se à 7ª jornada numa situação muito complicada, e onde poder ver o título fugir bem cedo, caso a situação continue assim. Ninguém tem dúvidas, que Alex Ferguson será eternamente recordado pelos adeptos do United. Conquistou tudo o que havia para conquistar, recolocou o Manchester no topo da Europa, tornando-o num clube poderoso e temível em qualquer parte do mundo. No entanto, nos últimos anos, o treinador escocês além de ter perdido internamente o domínio do futebol inglês, sendo ultrapassado primeiro por Arsenal de Wénger e depois pelo Chelsea de Mourinho, tem mantido constantes “lutas” com os media ingleses, que se acentuaram e muito neste início de campeonato.

Eu pessoalmente, penso que a era do treinador do Manchester terminou em 2003. Tinha saído num final de ciclo vitorioso. Possivelmente era inserido na estrutura do clube, dava a oportunidade de se abrir uma nova era no clube inglês, e quem sabe no começo de novas oportunidades para conquistar mais títulos. No entanto, e se bem me lembro na altura, os adeptos ingleses do United, mantinham a ideia que Alex Ferguson, ainda podia “dar muito” ao clube inglês. Ora não só isso não aconteceu, como a relação entre as duas partes foi-se degradando, e se virmos o que passou este fim de semana no Old Trafford, onde grande parte do estádio vaiou o treinador escocês, reparamos que nunca as relações entre ambos estiveram tão fragéis. O clube inglês, apesar de registar as melhores assistências na Europa, o estádio está constantemente esgotado, e de conseguir milhões de euros em acordos publicitários e de ter sido adquirido por um multi milionário, não conseguiu este ano construir um equipa capaz de se exibir ao mais alto nível, e pior que toda esta situação, não conseguiu tapar as lacunas que vêem da época passada.

Um clube como o Manchester United, com 10 presenças na Liga dos Campeões, não pode apresentar uma defesa de tão fraca qualidade, não ter um número 10 que pense e crie jogo, para suportar aquilo de melhor tem esta equipa, que é o caudal ofensivo apoiado em 3 ou 4 grandes jogadores. Há muito que o clube inglês, apresenta um futebol desgarrado, inconsequente, capaz de estar meia dúzia de jogos imbatível, mas perder nos momentos de grande decisão. Mas o que mais me espanta, é a incapacidade directiva em solucionar o problema. Esta noite, a equipa inglesa joga sobre brasas. Só há um resultado possível e que interessa aos adeptos do Manchester United, a vitória. Se noutras alturas, a determinação era suficiente para levar de vencida os seus adversários no “Teatro dos Sonhos”, no digo todos, mas grande parte deles, onde incluiria o Benfica, neste momento, tenho algumas dúvidas do que será capaz esta equipa no jogo frente ao campeão português. Acima de tudo, acredito que para o Benfica, poderá ser a oportunidade história que lhe falta no seu palmarés de conseguir os 3 pontos frente ao rival inglês, e mais do que uma vitória para recordar, será a manutenção do primeiro lugar no grupo. Qualquer que seja o resultado que se venha a verificar, acredito, que dadas as circunstâncias, o jogo desta noite tem tudo para ser um bom espectáculo!

Publicado por Pedro Varela às 12:15

Comentários

Concordo plenamente com as afirmações do Pedro Varela, o Man United vai jogar uns furos abaixo do seu real potncial, no entanto serao 11 contra 11, e a bola é redonda, que ganhe o melhor e que o melhor seja o Slb

#1 | Comentado por: lavouras | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Pedro Varela, acho que a tua análise está muito boa. Realmente o Manchester tem jogadores ofensivos de nível mundial, mas que não têm a mesma correspondência em outros sectores.

Mas desta vez, acho mesmo que a questão das lesões está a ser marcante. O início de campeonato até estava a ser bom, ao nível do do Chelsea. A verdade é que a onda de lesões tem perturbado.

Só mais um pormenor. Acaba lá com a lenga lenga do " número 10 que pense e crie jogo". O Manchester ´quase nunca jogou com um numero 10, nem em Inglaterra os maiores clube jogam com o numero 10.
Essa lenga lenga talvez seja aplicada ao Rio Ave de Ricardo Nascimento, mas nas super-equipas, o que interessa é a estrutura e dinâmica da equipa.

Hoje em dia, se alguma coisa não funciona, é logo porque falta um numero 10 que pense e crie o jogo.

#2 | Comentado por: Jose Leal | 24 de outubro de 2005 às 21:09

não me parece que o benfica tenha qualquer hipoteses de ganhar este jogo, mesmo com a onda de lesões do Man UTD... seja como for, hj sou portugues portanto boa sorte pró Benfica!

#3 | Comentado por: Piedroporto | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Mas José Leal, o Manchester United sempre foi uma equipa que praticou futebol um pouco diferente do tradicionalismo inglês, e deu-se bem com isso. O meio campo da equipa está realmente em baixo. Mesmo para as super-equipas onde o que interessa é a estrutura e a dinâmica, e neste caso do United, faz falta além de um bom sector defensivo, um meio campo criativo, e disso ninguem me tira a ideia. Repara que no meio campo actual composto por: Eric Djemba Djemba, Darren Fletcher, Quinton Fortune, Ryan Giggs, David Jones, Roy Keane, Jose Kleberson, Liam Miller,Kieron Richardson, Cristiano Ronaldo, Paul Scholes, Michael Stewart, tirando o Ronaldo, não há falta de jogadores de classe mundial. Há bons jogadores que já deram muito ao clube, mas que estão no final do seu tempo, casos de Roy Keane e Giggs, e até o próprio Paul Sholes.

#4 | Comentado por: Pedro Varela | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Não tou à espera de uma vitória mas sim de uma grande noite europeia. Estar lá já é um espectáculo mas sei ver as limitações do Benfica actual.

Um empate seria um óptimo resultado mas penso que com a baixa estatura dos jogadores do Benfica isso será quase impossível.

Pedro Varela:

O brasileiro Kleberson é jogador do Besiktas da Turquia.

#5 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Mas Pedro varela, esqueces-te que o Kleberson está no Besiktas, o Djemba-Djemba está emprestado ao Aston Villa, e penso que o jovem Liam Miller foi também emprestado.

Ficamos então com Fletcher, Fortune, Giggs, David Jones, Roy Keane, Kieron Richardson, Ronaldo, Scholes e Michael Stewart.

Concordo contigo na questão de faltar criatividade (qualidade acresento eu) no meio campo. Mas porque é que tem de ser um numero 10? É isso que eu não compreeendo. A necessidade de falar sempre no numero 10.

O Man Utd, sempre conseguiu criar uma excelente dinâmica de jogo, devido a muita mobilidade dos seus alas, compensações bem feitas por laterais, etc.

Se falamos num numero 10 típico como Diego, Aimar, não resolveriam nenhum problema do Manchester. Se estivermos a falar de jogadores como Veron, Kaka, Ballack, estes sim são os jogadores necessário para fazer a máquina funcionar.

Claramente, Liam Miller foi contratado para ser o sucessor do Roy Keane, mas quem vai ser o sucessor do Paul Scholes? Darren Fletcher? Penso, por exemplo, que o Man UTD podia ter comprado o Jermaine Jenas, para aos poucos ocupar o lugar de Scholes.

É neste panorama que não compreendo as contratações de Louis Saha, e posteriormente Alan Smith (de quem tenho uma opinião extremamente positiva). Esta "obsessão" por contratar jogadores ofensivos por um lado, e a outra "obsessão" de promover constantemente jovens jogadores para o meio-campo e defesa, penso serem as razões do desiquilíbrio actual do plantel.

Parece que não, mas jogadores como Nicky Butt e Phil Neville fazem muita falta.

#6 | Comentado por: Jose Leal | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Jose Leal:

O Louis Saha foi contratado porque o Solkjaer está há duas épocas lesionado e na altura o Van Nistelroy lesionou-se por bastante tempo.

Posteriormente - e porque o Saha não marcava golos - foi contratado o Alan Smith e por um preço bastante baixo porque o Leeds United desceu de divisão.

#7 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09

José Leal,

talvez eu deva substituir a expressão "número 10" por "um meio campo". E assim, posso manter a ideia de criatividade, que tanto tem faltado ao Manchester United.

Quanto ao plantel, eu coloquei os nomes que fizeram parte da lista, ainda no arranque da preparação da época. Mesmo os emprestados, são de qualidade duvidosa.

#8 | Comentado por: Pedro Varela | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Pedro Varela, a ideia geral que apresentas-te, é semelhante à minha. Só me custa a mim ver escrever sempre "falta um numero 10 que crie e distribua jogo", sempre que uma equipa tem problemas.

Neste caso penso que falta criatividade, tal como disses-te.

A minha única discordância contigo era relativamente à utilização da expressão do numero 10, somente.

Pedro Neto, também lá esteve o Bellion. Só não percebo é, se tu já tens o Saha, Van Nistelroy, Solskjaer e David Bellion, ainda vais buscar Alan Smith e depois ainda vais rebentar uma pipa de massa no Rooney. E ainda se falou no interesse em Owen este ano. A isto é que eu chamo obsessão. O que quero dizer é que o Saha para esta época já não é necessário.

O Smith foi a um preço baixo, para Inglaterra. Custou mais do que o Miccoli vai custar ao Benfica.

#9 | Comentado por: Jose Leal | 24 de outubro de 2005 às 21:09

ACHO QUE O BENFICA TEM HOJE UMA EXELENTE OPORTUNIDADE DE FAZER UM BOM RESULTADO.
ESPERO SINCERAMNETE QUE TRAGAM DE LA OS 3 PONTOS.ESPERO QUE SEJA UM BOM JOGO FORÇA BENFICA.
SAUDAÇOES SPORTINGUISTAS.

#10 | Comentado por: zizu | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Jose Leal:

Saha: Não marcava golos;

Van Nistelroy: Lesionou-se por bastantes meses - 5 penso eu;

Solkjaer: Não joga ao mais alto nível há 3 anos;

David Bellion: Por favor, achas que isto é jogador para o United? Nem no Benfica tinha lugar.

Alan Smith: 8 milhões de euros (penso que foi isso) por um avançado jovem e internacional inglês parece-me um óptimo negócio;

Rooney: Só não o comprou ou quem não tinha dinheiro ou quem não percebe nada de futebol. É um jogador fenomenal e melhor que todos os avançados do Manchester - menos o Van Niltelroy.

Owen: Seria um bom negócio mas não por necessidade. Às vezes hà negócios que se fazem porque é uma grande oportunidade e não por necessidades de plantel.

Na minha opinão não vejo nada de anormal e aliás uma grande equipa deve ter 4 pontas-de-lança de grande nível e no minimo 3 senão terá dificuldades ao longo da época.

#11 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:09

Comente

Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)

(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)


Recordar-me?


Trackback Pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/105637