« Liga: Jornada 6 | Entrada | Desconto de Tempo #7 »
sexta-feira, 7 outubro 2005
Mais vale tarde que nunca
Categoria: Col: Pedro Varela , Sporting

O campeonato está parado. A vida dos clubes prossegue. A direcção do Sporting, está a aproveitar estes dias para reorganizar a casa. Mais vale tarde que nunca, pois esta situação, há muito que já deveria ter acontecido. Certo que algumas coisas que por aí se ouvem, são rumores, e na falta de total informação, neste momento há duas ou três coisas que gostaria de dizer.
A confirmar-se a vinda de Pedro Barbosa para o clube, como elo de ligação entre SAD e Futebol, estamos perante uma boa notícia. Será seguramente uma decisão acertada, e do agrado de todos. Sim, é que os adeptos também contam, e muito, para a vida do clube. Por outro lado, não deixa ser desagradável toda a situação que se passou com a saída do jogador, mesmo isso, acredito que passe rapidamente a ser passado.
Faltavam 10 minutos para acabar o jogo humilhante em Paços Ferreira, o Sporting era claramente derrotado, e a direcção leonina, antevendo problemas, decide sair mais cedo. Atitude reprovável. Os adeptos do Sporting não são hoolingans. Apenas querem que os jogadores na falta de vitórias da equipa, honrem e muito, aquela camisola. Que ainda por cima, este ano, está carregada de tanto simbolismo. (Ano de Centenário). No entanto, e principalmente as 3 claques do Sporting, não se deixaram intimidar por tal acção, e ontem marcaram presença na Academia de Alcochete, onde foram recebidas, e muito bem, pelos capitães do Sporting, para uma conversa amigável. Ontem Paulo Andrade, teve um encontro com dirigentes da mais antiga claque do Sporting, a Juve Leo. As relações entre os homens de fato e gravata e os que vestem o Sporting 24 horas por dia/365 dias por ano, parecem voltar à normalidade. É impossível que o clube possa garantir estabilidade, se os adeptos estiverem de costas voltadas para os dirigentes do seu clube. O Sporting é de todos nós!
Quanto ao novo treinador, e tantos nomes já "rolam" pela comunicação social, a sua entrada, se acontecer, peca por tardia. A seguir à vergonhosa derrota em Paços Ferreira, José Peseiro deveria ter colocado o seu lugar à disposição. Não tem condições para continuar. Não há empatia com ente ele e principalmente os adeptos. Os resultados são mais que conhecidos. É díficil esquecer o que se tem passado nos últimos meses. E mesmo que uma vitória aconteça no próximo jogo, ao mínimo deslize, será sempre o "crucificado" por tudo que de negativo aconteça à equipa. No entanto, se a SAD já estiver em negociações com algum treinador para substituir o actual, que o faça de forma digna, porque acima de tudo, José Peseiro é um ser humano que merece respeito!
Publicado por Pedro Varela às 11:17
Comentários
Hoje na revista sábado (passe a publicidade) vem um artigo muito interessante sobre os 7 pecados de Peseiro.
Penso que a situação do treinador é insustentável e já afirmei, por diversas vezes, que José Peseiro não tem perfil para um clube com a dimensão do Sporting.
O outro problema grave, no meu entender, tem a ver com a disputa interna (ou externa) pelo poder e a própria direcção vai tendo, cada vez menos, espaço de manobra. As últimas demissões e críticas de notáveis leoninos só servem para atestar a existência de uma paz podre que urge debelar.
Boa crónica Pedro!
#1 | Comentado por: Ricardo Cunha | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Obrigado Ricardo pelo comentário. E outra coisa que tem sido prejudicial para o Peseiro, é que toda esta novela, também não é vantojosa para ele, se no futuro, e de certeza que é isso que ele pretende, queira vir a treinar um novo clube.
#2 | Comentado por: Pedro Varela | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Sei que este tema é delicado e o Sporting sendo o eterno rival do meu clube, posso ser mal interpretado. Continuo a pensar que tudo isto é demasiado precipitado. Esta dos dirigentes de claques reunirem com treinador, capitães e até administradores da SAD, é uma situação caricata senão mesmo ridícula. O Sporting está a 2 pontos da frente, está à frente do Benfica com a vantagem de já ter jogado contra ele e a situação da eliminação prematura da UEFA é a única derrota que se pode acusar como grande falhanço. E mesmo aí, foi este treinador que vos levou à final europeia. É por isso que não entendo esta contestação toda. Uma crise que no ano passado, à 6ª jornada, era bem pior com a agravante de que o Peseiro não tinha ainda credibilidade nenhuma junto dos adeptos e comunicação social. Porque é que nessa altura não houve crise se tinham perdido bastantes mais pontos? Por não terem sido eliminados da UEFA? Será assim tão importante a competição europeia? Se no final, ganharem o campeonato, pode muito bem ser graças a esta eliminação prematura.
#3 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Não vejo a vinda do Barbosa para a SAD como uma boa noticia.
1º Capacidade do Barbosa para ocupar o cargo? Desconheço! Mas até podia dar o beneficio da dúvida.
2º e mais importante que a razão anterior. Todos sabemos ques as relações entre Peseiro e Barbosa são más. Como é possivel ser o elo de ligação qd o próprio Barbosa já assumiu divergências com o actual treinador???
Parece-me mais uma medida popular que outra coisa.
#4 | Comentado por: joaop | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Caro joap,
eu também não conheço as capacidades de Rui Meireles, Paulo Andrade e outros da SAD para ocuparem os cargos, assim como vocês também não deve conhecer. No entanto, reconheços-lhe créditos em termos de medidas financeiras que foram desenvolvendo ao logo dos tempos.
Do Pedro Barbosa, conheço a grande dedicação ao clube, o facto de ter sido capitão do Sporting, daí poder ser um ele de ligação. Se a medida é popular ou não, não me interessa. Agora se servir para unir cada vez mais os sportinguistas em torno do clube, óptimo! A relação entre Barbosa e Peseiro, isso sabemos o que vem nos jornais e pouco mais!
#5 | Comentado por: Pedro Varela | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Pedro Varela,
Leio a tua coluna a algum tempo e gostava de te perguntar:
Se achas que José Peseiro deve ceder o seu lugar, não achas que esta também seria uma boa altura para eleições no SCP?
PS: Se já fizeste referencia a isto em algum dos teus posts diz-me qual pois passou-me ao lado
#6 | Comentado por: X-RIBEIRO | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Mas a vinda do Barbosa é real ou não passa de um boato, um ‘diz que disse’? À partida, concordo com essa possível vinda. Prefiro ver lá alguém que conheça o clube e seja sportinguista que um qualquer Norton de Matos, Carlos Janela ou, como no caso do SLB, José Veiga.
Quantos aos encontros entre adeptos, jogadores e direcção, também concordo. Não vejo nenhum mal nisso. É certo que o SCP ainda não hipotecou nada a nível nacional, mas os três últimos jogos produziram exibições tão más que era preciso fazer alguma coisa. Reflectir pelo menos. O Sporting até pode jogar mal com a Académica, mas desde que a equipa mostre atitude (coisa que não fez nos últimos jogos), já valeu a pena.
Como é óbvio, não chego ao ponto de desejar derrotas ao meu clube para que a direcção ou o Peseiro caiam de vez. Eu também prefiro o Bettencourt e o Ribeiro Telles à frente do futebol. Eu também prefiro um treinador que seja capaz de pôr a equipa a jogar bem (e o Peseiro já mostrou que é capaz) e que tenha mão no balneário, unindo-o seja de que forma for. Mas, acima de tudo, prefiro que o Sporting ganhe.
#7 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Caro X-RIBEIO,
antes de mais, obrigado por "perderes" tempo a ler a minha coluna. Em relação ao Dias da Cunha, já escrevi algumas coisas, a mais recente no dia 5 Set 2005 no post "Basta" até fui acusado de ser benfiquista. Depois já falei do futuro do Sporting em 30 Jun 2005 e em 6 Jul 2005.
Mas se não quiseres ir ler o que está escrito nesses posts, eu posso dizer-te a minha posição neste momento. O Sporting até poderia manter Dias da Cunha como presidente do clube e arranjar alguém como Miguel Ribeiro Teles ou Luis Duque para dirigir o futebol, sem que houvesse a intervenção do presidente. Ou seja, Dias da Cunha ficaria na área estratégica não relacionada com o futebol e deixaria essa pasta para quem percebe mais. Mas, nesta altura, é mais fácil despedir o treinador do que num curto espaço de tempo, convocar eleições antecipadas, quando estamos a menos de 1 para que elas se realizem. Não é fácil escolher. Mas tenho a certeza que o tempo de Dias da Cunha já passou!
#8 | Comentado por: Pedro Varela | 24 de outubro de 2005 às 21:08
3 Notas:
- Parece-me que a direcção está a ganhar tempo para deixar tudo na mesma, ou seja, reconhecer muito mais à frente que a época está perdida e que a abordagem a esta época terá falhado rotundamente. A Direcção sabe muito bem que os adeptos discutem os resultados e uma normal vitória frente à Académica, acalmará as criticas. Infelizmente o problema do actual futebol do Sporting, não passa por uma vitória ou derrota, passa sim por um total fracasso que foi a preparação desta época. E esse fracasso tem responsáveis e o principal chama-se José Peseiro (o proprio assumiu-se como responsável pelas opções para esta época, por isso a responsabilização é inequivoca)
- Nunca gostei muito de clubes geridos de fora para dentro. Pode parecer incoerente com aquilo que escrevi no ponto anterior, mas acho que a gestão do Clube deve ser assumida pela Direcção em função de critérios objectivos e não em função de grupos de adeptos organizados, que obviamente, não são obrigados a perceber de futebol. Claro que defendo alterações radicais no comando técnico da equipa de futebol, mas acho inaceitável qualquer tipo de cedência ou justificações particulares de técnicos ou gestores a uma claque. A claque é apenas uma parte de uma massa adepta. A não ser que técnicos, jogadores ou gestores sintam que os maiores fazedores de opinião são mesmo as claques e isso é preocupante, ou seja:
De bem com a claque / à vontade no clube...
Não me reconheço nesta lógica.
- Por último, Pedro Barbosa, seja em que funções fôr, parece-me que se enquadraria sempre. Não acho que jogadores emblemáticos tenham sempre lugar em qualquer estrutura, seja ela directiva ou técnica, mas Pedro tem a vantagem de ter saído há muito pouco tempo, de saber muito bem aquilo que falhou desde o fim da ultima época, sabe o que foram os ultimos 10 anos de Sporting e, por outro lado, foi um grande jogador e um grande capitão. Espero que Pedro apareça, seria sinal que Peseiro e Rui Meireles já não morariam em Alvalade por muito mais tempo, isto partindo do príncipio que há coerencia nestas coisas.
Que fique claro que tal como Pedro Varela, respeito a pessoa de José Peseiro, considero-o uma pessoa cheia de virtudes, mas estou a falar do treinador do Sporting
Cumprimentos.
#9 | Comentado por: Pedro_1970 | 24 de outubro de 2005 às 21:08
3 Notas:
- Parece-me que a direcção está a ganhar tempo para deixar tudo na mesma, ou seja, reconhecer muito mais à frente que a época está perdida e que a abordagem a esta época terá falhado rotundamente. A Direcção sabe muito bem que os adeptos discutem os resultados e uma normal vitória frente à Académica, acalmará as criticas. Infelizmente o problema do actual futebol do Sporting, não passa por uma vitória ou derrota, passa sim por um total fracasso que foi a preparação desta época. E esse fracasso tem responsáveis e o principal chama-se José Peseiro (o proprio assumiu-se como responsável pelas opções para esta época, por isso a responsabilização é inequivoca)
- Nunca gostei muito de clubes geridos de fora para dentro. Pode parecer incoerente com aquilo que escrevi no ponto anterior, mas acho que a gestão do Clube deve ser assumida pela Direcção em função de critérios objectivos e não em função de grupos de adeptos organizados, que obviamente, não são obrigados a perceber de futebol. Claro que defendo alterações radicais no comando técnico da equipa de futebol, mas acho inaceitável qualquer tipo de cedência ou justificações particulares de técnicos ou gestores a uma claque. A claque é apenas uma parte de uma massa adepta. A não ser que técnicos, jogadores ou gestores sintam que os maiores fazedores de opinião são mesmo as claques e isso é preocupante, ou seja:
De bem com a claque / à vontade no clube...
Não me reconheço nesta lógica.
- Por último, Pedro Barbosa, seja em que funções fôr, parece-me que se enquadraria sempre. Não acho que jogadores emblemáticos tenham sempre lugar em qualquer estrutura, seja ela directiva ou técnica, mas Pedro tem a vantagem de ter saído há muito pouco tempo, de saber muito bem aquilo que falhou desde o fim da ultima época, sabe o que foram os ultimos 10 anos de Sporting e, por outro lado, foi um grande jogador e um grande capitão. Espero que Pedro apareça, seria sinal que Peseiro e Rui Meireles já não morariam em Alvalade por muito mais tempo, isto partindo do príncipio que há coerencia nestas coisas.
Que fique claro que tal como Pedro Varela, respeito a pessoa de José Peseiro, considero-o uma pessoa cheia de virtudes, mas estou a falar do treinador do Sporting
Cumprimentos.
#10 | Comentado por: Pedro_1970 | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Acima de tudo que haja dignidade , e parece que se estão a passar coisas que não compreendo,senão vejamos:
Pedro Barbosa saiu em litigio com algumas pessoas e ,essas pessoas estavam a dirigir o futebol do sporting e contonuam ate ver,Peseiro,paulo Andrade e Meireles e não sei se mais alguem e ainda disse que não se revia nesta maneira de estar do clube actualmente.Por isso acho demagogo alguem da Sad querer o antigo profissional e capitão numa fase destas ,penso mesmo que só uma transformação da sad Sporitng e consequente renuncia de Peseiro continuar,levaria o Barbosa para o clube e vice-versa.
O que não acredito sinceramente ,só por ser racional a ver as coisas e não achava aconselhavel a sua vinda numa altura destas,pois prefiro vê-lo num projecto novo...
2º Peseiro deixou de ter empatia com os adeptos do sporting a partir do momento que deixou de ser um lider forte no balneario e fora dele,com os seus discursos de demagogia e riscados, e acima de tudo a gestão que fez do plantel no final da epoca passada,como algumas opçoes tecnicas que tomou,agravar-se ainda mais com os ditos poderes reforçados e com as péssimas exibições esta epoca a juntar as eliminaçoes da LC e EUFA.Mas podem dizer que o ano passado tambem se passou o mesmo arranque no inicio epoca e que recuperou,mas nessa altura não tinha 1 ano e tal do clube,não tinha perdido nada(como tambem nada tinha ganho,não tinha poderes reforçados,e ainda estava na taça EUFA e as exibiçoes não eram boas ,mas não estavam ao nivel desta epoca,muito más,pois estar a 2 pontos do lider a juntar a tudo o que se tem acumulando,ditou este desfecho quase irreversivel,de não ter condiçoes para continuar a ser lider do grupo e nunca mais terá(ou dificilmente )a empatia generalizada dos adeptos,pois estará sempre ao minimo deslize sobre duvidas e desconfiança perante estes,o que convenhamos não é nada benéfico,nem para o clube ,nem para jogadores e treinador e muito menos para a direcção onde estará sempre ate sair sobre brasas,se é que jamais estará ate final de mandato..
Dito isto,das duas uma,ou o treinador tenta relançar a equipa animicamente no proximo jogo e tem uma serie de resultados que lhe tragam o tal credito que já esta negativo e ai a direcção não mexe ate final de epoca,correndo todos os riscos inerentes a essa situação,ou muda de treinador,restrutura todo o modelo de gestão do futebol e tenta salvar o que resta da epoca,que convenhamos um campeonato e taça de portugal,não é de deitar fora tanto financeiramente,como essencialmente desportivamente.
Mas quero dizer que o Peseiro se for embora ,que não seja tratado,como foram Fernando santos,Pedro Barbosa e Rui Jorge e se calhar outros ocultos,pois o Sporting e os seus profissionais merecem respeito e dignidade na hora de sair,até pelo profissionalismo que sempre demonstraram e não como descartaveis..
Que se decidam e não demorem muito para não criar mais novelas....
bem hajam
#11 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Acima de tudo que haja dignidade , e parece que se estão a passar coisas que não compreendo,senão vejamos:
Pedro Barbosa saiu em litigio com algumas pessoas e ,essas pessoas estavam a dirigir o futebol do sporting e contonuam ate ver,Peseiro,paulo Andrade e Meireles e não sei se mais alguem e ainda disse que não se revia nesta maneira de estar do clube actualmente.Por isso acho demagogo alguem da Sad querer o antigo profissional e capitão numa fase destas ,penso mesmo que só uma transformação da sad Sporitng e consequente renuncia de Peseiro continuar,levaria o Barbosa para o clube e vice-versa.
O que não acredito sinceramente ,só por ser racional a ver as coisas e não achava aconselhavel a sua vinda numa altura destas,pois prefiro vê-lo num projecto novo...
2º Peseiro deixou de ter empatia com os adeptos do sporting a partir do momento que deixou de ser um lider forte no balneario e fora dele,com os seus discursos de demagogia e riscados, e acima de tudo a gestão que fez do plantel no final da epoca passada,como algumas opçoes tecnicas que tomou,agravar-se ainda mais com os ditos poderes reforçados e com as péssimas exibições esta epoca a juntar as eliminaçoes da LC e EUFA.Mas podem dizer que o ano passado tambem se passou o mesmo arranque no inicio epoca e que recuperou,mas nessa altura não tinha 1 ano e tal do clube,não tinha perdido nada(como tambem nada tinha ganho,não tinha poderes reforçados,e ainda estava na taça EUFA e as exibiçoes não eram boas ,mas não estavam ao nivel desta epoca,muito más,pois estar a 2 pontos do lider a juntar a tudo o que se tem acumulando,ditou este desfecho quase irreversivel,de não ter condiçoes para continuar a ser lider do grupo e nunca mais terá(ou dificilmente )a empatia generalizada dos adeptos,pois estará sempre ao minimo deslize sobre duvidas e desconfiança perante estes,o que convenhamos não é nada benéfico,nem para o clube ,nem para jogadores e treinador e muito menos para a direcção onde estará sempre ate sair sobre brasas,se é que jamais estará ate final de mandato..
Dito isto,das duas uma,ou o treinador tenta relançar a equipa animicamente no proximo jogo e tem uma serie de resultados que lhe tragam o tal credito que já esta negativo e ai a direcção não mexe ate final de epoca,correndo todos os riscos inerentes a essa situação,ou muda de treinador,restrutura todo o modelo de gestão do futebol e tenta salvar o que resta da epoca,que convenhamos um campeonato e taça de portugal,não é de deitar fora tanto financeiramente,como essencialmente desportivamente.
Mas quero dizer que o Peseiro se for embora ,que não seja tratado,como foram Fernando santos,Pedro Barbosa e Rui Jorge e se calhar outros ocultos,pois o Sporting e os seus profissionais merecem respeito e dignidade na hora de sair,até pelo profissionalismo que sempre demonstraram e não como descartaveis..
Que se decidam e não demorem muito para não criar mais novelas....
bem hajam
#12 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 24 de outubro de 2005 às 21:08
para lá da vergonha o cumulo chegou,2 dos jogadores mais carismaticos da actualidade do sporting,continuam apoiar peseiro,com mais uma arruaça em pleno treino em alcochete, e segundo as cronicas parece que chegaram a vias de facto....conclusão ,reuniao da sad.....imcompreensivel e compreensivel para o adepto comum para clarificar o porquê da situação do clube,todos andam a pancada e birras uns com outros e Peseiro não consegue ter mão..
#13 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Péssima crónica, Pedro!
O Barbosa como elo de ligação? Estamos a esquecer-nos como o Barbosa saíu? Qual a sua atitude na hora de saída com o Peseiro e vice-versa?
As claques foram recebidas e muito bem? Porquê? Por imposição? É assim que funciona o Sporting?
Uma reunião marcada previamente entre dirigentes de claques, treinador e capitães de equipa não teria mais sucesso? Tudo em cima do joelho e com base na pressão, resulta?
Concordo inteiramente com o seu último parágrafo. É um homem digno, trabalhador, mas não tem pedalada para o Sporting.
Na minha modesta opinião, fazia voltar à casa os seus valores. Manuel Fernandes era o primeiro a entrar para nunca mais de lá sair. Entraria para treinador, quem sabe com o Pedro Gomes como adjunto, e no final da época, passada a tormenta, logo se via. Palpita-me que era um centenário à campeão.
E esta é a minha modesta opinião, porque se me mandasse para a frente, com a minha opinião mais arrogante e sensata, o Peseiro continuava e lá para Janeiro ou Fevereiro andávamos todos à cabeçada e talvez a direcção caísse antes da preparação da nova época.
#14 | Comentado por: Otomangas | 24 de outubro de 2005 às 21:08
E mais. Luis Duque de volta? Ó pedro, ou a memória é curta ou ainda estamos enebriados pela vitória no campeonato. Ganhar sim, mas não me hipotequem o clube por vários anos. Para isso já chegou o homem das águas. Ainda bem que por lá passou o homem dos vinhos. Esse é que, se ainda fôsse possível convencê-lo, voltava a assumir liderança.
#15 | Comentado por: Otomangas | 24 de outubro de 2005 às 21:08
"À partida, concordo com essa possível vinda. Prefiro ver lá alguém que conheça o clube e seja sportinguista que um qualquer Norton de Matos, Carlos Janela ou, como no caso do SLB, José Veiga."
Ou como no caso do SLB José Veiga. Não é por nada mas também já lá tiveste um "veiga". Carlos Freitas, responsável pelos titulos do Sporting e que eu saiba sem qualquer conhecimento ou integração da cultura sportinguista. Aliás o homem até era portista, segundo uns rumores que já ouvi há uns tempos.
#16 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de outubro de 2005 às 21:08
O Carlos Freitas será a excepção que confirma regra. Por defeito, prefiro muito mais um homem da casa. E outra coisa: quando disse que preferia não ter um ‘José Veiga’, também me referia ao facto de preferir alguém cuja sede de protagonismo não guie a sua vida. Não me lembro do Carlos Freitas dar uma entrevista sequer. Nem de prometer mundos e fundos quase todos os dias. Prefiro não ter alguém que, por exemplo, ameace com a demissão se determinado jogador for mesmo contratado. Alguém que amue frequentemente.
Parece-me que as semelhanças entre o Freitas e o Veiga começam e acabam na aparente preferência clubística.
#17 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Comente
Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)
(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)Trackback Pings
TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/107125