« 5ª vitória consecutiva | Entrada | Benfica contra o Estrela da Amadora »
domingo, 23 outubro 2005
Benfica 2 - 0 Estrela da Amadora
Categoria: 05/06 SuperLiga , Benfica , Estrela Amadora

Depois do pior arranque de sempre no campeonato, o Campeão começa a cimentar uma rota segura com vista para a revalidação do título, que já pareceu utópica mas ganha contornos de alcançável.
O Benfica impressiona pela disponibilidade física com que vai encarando o ritmo de jogos seguidos, e pela capacidade que revela em tomar conta das partidas. Depois da passagem vitoriosa pelo Dragão e do ponto trazido de Espanha, os encarnados fizeram um jogo concentrado e bem conseguido no regresso à Luz, e somaram mais três pontos de forma convincente.
Estive no Restelo há duas jornadas e vi o Estrela vencer o Belenenses. Fiquei com boa impressão da equipa de António Conceição, sobretudo no aspecto defensivo. Ao fim de uns minutos de jogo na Luz deu ideia que o Benfica estudou minimamente o adversário, e isso hoje em dia é meio caminho para o sucesso, isto porque a equipa encarnada não perdeu a cabeça ao perceber que não ia ser fácil ultrapassar a estrutura defensiva estrelista, muito organizada e com uma pressão muito forte, retirando espaço para os jogadores criativos do Benfica pegarem no jogo.
Numa primeira parte que o Estrela acertou nas marcações e o Benfica foi tentando chegar ao golo, tanto de bola corrida como de bolas paradas, só faltou que os homens da Amadora fossem mais atrevidos no ataque. Curiosamente, o caso do jogo surge num lance de ataque do Estrela, o árbitro considera que a bola ultrapassou a linha final e por isso não validou um golo marcado na sequência dessa decisão.
Foi a única oportunidade que o Estrela teve para marcar.
Os jogadores do Benfica teimavam em não acertar passes fáceis, e os homens que costumam desiquilibrar estavam desinspirados, Simão e Geovanni estiveram esforçados, mas não acertavam , e Karyaka não desempenhou o seu papel de organizador.
O risco da aposta no lesionado Quim correu mal, e o jovem Rui Nereu voltou a ser chamado, desta vez para se estrear no campeonato. É certo que o Benfica, mesmo com o seu terceiro guardião, voltou a não sofrer golos, mas fico com a ideia que com Luisão e Anderson a jogarem a este nível até eu passava uns largos minutos na baliza sem sofrer golos!
Depois de se perceber que na primeira parte não havia como desfazer o empate o Benfica apostou tudo numa reentrada à Campeão, e foi com naturalidade que chegou à vantagem de dois golos.
O homem que chegou discreto à Luz na ressaca da novela mais mediática do pós-título, a saída de Miguel, está a sair melhor que a encomenda. Nelson é um defesa direito excelente, do melhor que o Benfica tem desde há muitos anos! O homem defende bem, ataca melhor, cruza que é um primor e ainda enche de magia aquele corredor direito. Desta vez, mais dois cruzamentos brilhantes para golos de Karyaka, e do renascido Nuno Gomes, que marcou um golão. Foi o melhor período do Benfica, bola corrida, passes certos, movimentações rápidas e vistosas, atitude ambiciosa, e procura pela vitória, eis o Benfica do segundo tempo.
Com golos aos 49’ e 62’, o Estrela da Amadora acabou, e o resultado ficou feito, passando o Benfica a gerir os acontecimentos e a começar a pensar na próxima etapa, taça de Portugal no Bessa contra o Leixões.
O Benfica joga bem, soma a quinta vitória seguida no campeonato e vai cada vez mais moralizado.
Estádio da Luz, LisboaÁrbitro: João Vilas Boas, de Braga
BENFICA – Quim (Rui Nereu, 39m); Nélson, Luisão, Anderson e Ricardo Rocha; Petit e Manuel Fernandes; Geovanni (Beto, 81m), Karyaka (Kargounis, 61m) e Simão; Nuno Gomes.
Suplentes: João Pereira, Dos Santos, Carlitos e Mantorras.
E. AMADORA: Bruno Vale; Tony, Santamaria, Maurício (Valdir, 77m)e Amoreirinha; Emerson (Anselmo, 56m); Coutinho e Paulo Machado; Manu, Rui Borges (Rui Duarte, 70m) e Semedo.
Suplentes: Paulo Lopes; Zamorano, Maxi, Pedro Simões.
Disciplina: Tony (16m), Santamaria (24m), Coutinho (32m), M.Fernandes (32 m), Emerson (47m), Simão (55m), Ricardo Rocha (60m), Petit (65m) e Anselmo (70m).
Marcadores: Karyaka (49m) e Nuno Gomes (62m).
Publicado por João Gonçalves às 05:33
Comentários
Concordo em absoluto com tudo o que o João Gonçalves escreve na sua crónica ao jogo.
Quero só reafirmar o fantástico jogador que é o Nélson - obrigado Miguel e Dias Ferreira - e a magnifica forma em que está o Nuno Gomes, parece outro jogador.
Acrescento ainda que o tão falado lance do pretenso golo do Estrela não dá golo porque o jogo já estava parado - e para quem sabe as regras é facil de entender! Parece-me que a bola já tinha saído, no entanto se é dificl com bastantes repetições o que dirá o árbitro que tem de decidir no momento.
O que é perfeitamente claro é o penalty perdoado ao Estrela por mão na bola após remate de Nuno Gomes, pareceu-me claro que seria golo caso não tem havido falta.
Este árbitro é muito, mas muito, fraquinho!
Não dou os mesmos elogios ao Rui Nereu que lhe dei no jogo em Villareal. Pareceu-me bastante intranquilo e mal posicionado. Se Quim tem uma lesão grace está criado um grande problema.
E o que dizer da dupla de centrais? Alto nível mesmo!
#1 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:08
se a equipa se mantiver com estes niveis de eficácia e com esta atmosfera de vitória e com as pedras chave a jogar assim muito dificilmente o titulo escapa ao Benfica. o grande teste na minha opinião é o Braga-Benfica. pode ser aí o salto para a liderança.
#2 | Comentado por: Cláudio Assunção | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Já que se fala em ‘clarezas’, gostava que me explicassem as diferenças entre a entrada do Miguel Garcia em Paços de Ferreira, que, recordo, deu direito a um merecidíssimo vermelho, e a do Simão sobre o Tony, lance que lhe valeu um singelo amarelo. Também gostava de ver comentada a entrada voadora do Manuel Fernandes, que também lhe valeu apenas um amarelo…
Para que conste, acho que o lance do ‘golo’ anulado ao Estrela é de muito difícil juízo e compreensível qualquer decisão, e que ficou um penaltie por marcar a favor do Benfica, por mão do ridículo e sofrível Amoreirinha (que raio foi aquilo no 1º golo do SLB?).
#3 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Parece o meu Porto do tempo do Carlos Alberto Silva: uma arbitragem muito muito má a beneficiar claramente o Benfica mas com um penaltyzito roubado só para enganar - Pedro Santo faltou falares de uma entrada duríssima do Ricardo Rocha na 2ª parte q só levou amarelo porque contestou a falta à Jorge Costa.
O que eu acho piada é q nos resumos da TV não mostrem nada disto, mas mostram e até repetem a pretensa grande penalidade como caso do jogo.
De resto ganharam bem, o estrela joga pouco, o Nélson é um grande lateral, o Gomes faz jus ao apelido.
#4 | Comentado por: Nuno Leal | 24 de outubro de 2005 às 21:08
"a beneficiar claramente o Benfica mas com um penaltyzito roubado só para enganar"
eheheheh...haja sentido de humor! Mas sentido de humor a roçar a estupidez e o mirabolante.
Onde é que o árbitro beneficiou o Benfica?
O que eu vi foi uma carrada de foras de jogo mal assinalados ao NG e ao Simão, entradas por trás e "à karagounis", que segundo os não benfiquistas são para cartão vermelho, sobre o Simão. Disso já não falam? Afinal onde está o vosso critério?
Entrada dura do Simão sobre o Tony? É pá esse gajo devia ter ido para a rua na segunda parte. Quer dizer o Simão farta-se de levar cacetada e ele é que comete faltas merecedoras de vermelho?
Enfim, a azia é muita é é...imagino... de cada vez que o Simão toca na bola os não SLB devem entrar logo em pânico e a tremer todos. Vá lá continuem assim pois é um prazer ve-los cheios de azia e aos tremeliques pois é à custa disso que as nossas vitórias sabem cada vez melhor...
Já agora desde quando os portistas se queixam da arbitragem? Quer dizer andaram 20 anos à mama, este ano são beneficiados praticamente jogo sim, jogo não, e ainda têm o descaramento de contestar árbitros, tá bem tá...olhem façam como o miguel sousa tavares, de cada vez que não gostem dos resultados relativizem o futebol...
#5 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Até me admirava... fala-se em lances específicos, pedem-se opiniões, e qual é a resposta? "Isso é só azia!" Enfim...
Já agora, para que conste, o Tony come um amarelo aos quinze minutos porque o Simão, o tal que nunca na vida simulou nada, pelo menos de 2001 para cá, o empurrar e cair...
Eu quero é saber o que acham da entrada do Simão sobre o Tony (que já deu vermelho para uns) e da entrada do MF (que já deu vermelho para muitos), ambas ainda na primeira parte...
É que andei a ouvir falar na 'não expulsão do Polga contra a Académica no ano passado' durante meses...
#6 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Lá vêm os Santos mandar bocas...
Quando tinham 8 pontos de avanço só gozavam... não ouvi bocas ao árbitro do Benfica-Gil Vicente, que não marcou 3 grandes penalidades.
Agora como viram que as suas equipas são uma bela m...a começam já a preparar o discurso da tanga... "estão a ser levados ao colo".
Como dizia o meu avô... "os cães ladram, e a caravana passa"!
#7 | Comentado por: vsnunes | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Pedro Santo, na minha opinião os dois lances de que falas só deram amarelo porque aconteceram na tentativa de jogar a bola. Quer o Simão e o Manuel Fernandes não pretenderam atingir propositadamente o jogador do Estrela ao contrário do Miguel Garcia - se bem me lembro - que tocou o adversário já quando a bola não estava na posse do adversário.
Nuno Leal, concerteza não viste o jogo quando dizes que os beneficios foram exclusivos para o Benfica. A arbitragem foi péssima e para os dois lados! Falas num lance muito dificil de ajuizar - eu penso que a bola já tinha saído - e em que o golo é feito com o jogo já parado.
Em relação ao Ricardo Rocha concordo com o que dizes, faltou o vermelho. E ainda por cima tem a lata de protestar com o árbitro!
Houve jogadores do Estrela que deram pau o jogo todo, principalmente o Tony e o brasileiro Emerson que até saiu por causa do treinador ter medo que ele fosse para a rua visto já ter um amarelo.
Como é que foi possível contratarem o Amoreirinha? Aquele pseudo-jogador nem para o Estrela tem nível quanto mais para o Benfica!
#8 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:08
ò vsnunes, primeiro, não gozei aqui com ninguém quando tinha 8 pontos de avanço sobre o Benfica.
Depois, para falar dos vosso prejuízos estão cá vocês, mas acho fantástico que, do jogo com o Gil Vicente, já se fale em 3 penalties (quanto a mim houve um sobre o Simão e nada mais), mas se esqueça do que foi absurdamente marcado...
Por último, nunca usei a expressão do 'levados ao colo', nem as derivadas do 'colinho', etc. Portanto, agradecia que, se queres individualizar os discursos, o faça pelo menos decentemente.
E sim, os cães ladram e a caravana passa... só que as vezes os cães são outros e a caravana também...
Pedro Neto, em nenhum dos lances a bola lá está quando há a falta. Então no caso do Manuel Fernands, com uma entrada voadora daquelas, se bastasse estar lá a bola para ser amarelo, estaria alguma coisa mal... sabes que existem lances para vermelho em que a bola está jogável, não sabes?
#9 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:08
O VSNUNES tem toda a razão.
Já no ano passado quando iniciámos a caminhada para o título lá para meados de Março os choradinhos do costume só sabiam falar em colinhos e afins.
Este ano quando tinhamos 8 pontos de atraso, tudo era já conveniente natural. As arbitragens, a equipa do Benfica que não prestava, etc, etc.
De repente vêm o Benfica no topo e ficam outra vez à beira de um colapso.
Enfim, mais do mesmo.
#10 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Pedro Santo, o que quero dizer com "a bola estar lá" é que não me parece que haja tentativa de agredir ou ser maldoso. Parece-me que é apenas um lance duro de futebol.
Não achas que se fosse dado o vermelho seria um bocado puxado?
Lance para vermelho com a bola jogável é por exemplo o lance do William Souza do Boavista no jogo em Braga - uma entrada a pés juntos - ou o lance do Ricardo Rocha ontem com uma entrada por trás às pernas do jogador do Estrela!
#11 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Boa sequência de resultados e, principalmente, de exibições . Convém é não embandeirar em arco...
#12 | Comentado por: aalavic | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Pá, ò Benfiquista do Norte, se comentar lances do jogo, que acho que foram mal decididos e a favor do Benfica (também falei nos outros, mas não deves ter percebido), é ficar à beira de um colapso ou sintoma de azia aguda, tudo bem...
Façam o seguinte: peçam aos responsáveis pelo blog para só os benfiquistas comentarem os jogos do Benfica e divirtam-se entre vocês a dizer que ficaram 7 penalties por marcar contra o Gil, que o RR foi muito mal expulso em Alvalade e que o Luis Loureiro fez muito pior e não foi, que o Penafiel devia ter tido 4 expulsos, que o Lucílio Batista foi um ladrão no Dragão e mesmo assim ganharam...
Opiniões dessas é que são de quem não 'ladra', não tem azia, nem está à beira de um colapso, não é?
Eu não comento mais nada sobre os jogos do Benfica. Seja como for, deve estar para aparecer aquele histérico que costuma oferecer porrada a toda a gente…
Divirtam-se…
P.S: Pedro Neto, eu acho que os lances são para vermelho, ou, pelo menos, para muito perto disso e para serem falados… depois vou ler a apreciação ao árbitro n’A Bola e no Record e falam no penalty que ficou por marcar e em ‘dúvidas no ‘golo’ do Estrela’, respectivamente…
#13 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Pedro Santo, eu não acho que esses lances sejam para vermelho. Não digo o mesmo da entrada do Ricardo Rocha no segundo tempo em que "apenas" viu o amarelo!
E o que dizer da entrada que o Miguel Garcia fez hoje? Arriscou-se a mais uma expulsão depois de ter estado suspenso por uma entrada do mesmo nível. Pelos vistos não aprendeu a lição!
#14 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Oferecer porrada?? Quem?? A quem???
Aqui não há nada disso, pelo menos na net não há possibilidades para isso, mas em dias de jogo nunca se sabe, tss tss tss...
ò Santinho, não é preciso bater em vocês porque vocês batem-se uns aos outros...."vai tomar no cú, cara, porra..."...é-te familiar????
Força Benfica!!!
#15 | Comentado por: SEMPRE PRESENTES | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Parece-me é que queles que dizem coisas como "Parece-me que a bola já tinha saído, no entanto se é dificl com bastantes repetições o que dirá o árbitro que tem de decidir no momento", são os mesmos que crucificaram um árbitro por não ter considerado que a bola do Petit entrou na baliza.
Nesse caso já não havia lugar a dúvidas!!!!
:)))))
Que fazer, senão rir?
#16 | Comentado por: Jorge Coelho (jcoelho) | 24 de outubro de 2005 às 21:08
É, Jorge... Só rindo mesmo. Ainda os meus netos hão-de ouvir falar desse golo, de que curiosamente não há sequer uma única imagem... Nos tempos que correm, com as possibilidades abertas pelas novas tecnologias, é no mínimo estranho!
Mas há outra coisa engraçada: aqueles que dizem que não se pode dizer que o lance do Estrela dá golo, porque o jogo já estava parado, também são os que ainda hoje falam num célebre "golo" do Guimarães precedido de eventual falta do João Tomás sobre o Jorge Costa, em que o Baía nem se fez à bola porque também aí o jogo já estava parado.
#17 | Comentado por: joethelion1970 | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Eu acho que a bola não saiu e portanto o golo do Estrela é limpo, acho que o Simão devia ter ido para a rua, que o R. Rocha nem devia começar os jogos, era expulso mesmo antes de entrar em campo... e o Petit devia levar 10 jogos de suspensão! O Benfica jogava com os B! No problem... o guarda redes já é... e é bom, melhor que alguns titulares de selecções "A". E não é penalty a mão do Amoreirinha. E mesmo se fosse, era só porque o gajo é emprestado pelo Benfica, sim, os jogadores emprestados pelo Benfica, não inventam lesões para não jogarem... E o Benfica devia continuar com 8 pontos de atraso, e o Sporting devia comprar um treinador de jeito, e jogadores de futebol, e os presidentes deste clube de bairro deviam ser eleitos, e o Adriaanse devia pôr o Porto a jogar futebol espectáculo... devia acontecer tanta coisa...
#18 | Comentado por: Pl@ka | 24 de outubro de 2005 às 21:08
joethelion1970,
Para que conste, tenho o DVD que saiu com o jornal O JOGO sobre a SuperLiga da época passada e vê-se perfeitamente numa repetição que a bola do Petit entrou. É uma questão de parar a imagem no momento em que a bola bate na barra e andar em «super slow-motion» até ao momento da bola bater meio na linha, meio dentro e na subida constata-se que o Baía tem o braço todo dentro da baliza e a tira com a mão. A bola entra para aí meio metro dentro. Amigos portistas que tenho e que já viram, não negam. Alegam é que era impossível o Olegário e o assistente ter a certeza que ela entrou. O que até concordo. Mas, isso agora não interessa. O Benfica foi campeão. Esses pontos(o que o Benfica não fez e os dois a mais que o Porto fez), não fizeram falta.
No lance do Estrela fico com a sensação que a bola não chegou a sair completamente. Mas ainda não pude dissecar as imagens no meu leitor. Fico é com a ideia de que o Nereu acabou por não levar um perú monumental, daqueles que jamais se levantaria. Vamos lá ver se o Benfica consegue inscrever um guarda-redes para os jogos com o Villarreal e Lille, conforme está prevista nas leis da UEFA. Na liga portuguesa não sei o que dizem os livros. Alguém sabe?
#19 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Disse qe era dificil ver o lance porque o fiscal de linha tem 3 jogadores na sua frente enquanto que no lance do GOLO de Petit não está ninguém na sua linha de visão, nem sequer o Baía!
Acho que é óbvio!
O problema agora é com os guarda-redes, na UEFA penso que se pode inscrever um novo guarda-redes por lesões graves dos titulares, agora em Portugal penso que isso não pode acontecer!
#20 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de outubro de 2005 às 21:08
"Eu acho que a bola não saiu e portanto o golo do Estrela é limpo, acho que o Simão devia ter ido para a rua, que o R. Rocha nem devia começar os jogos, era expulso mesmo antes de entrar em campo... e o Petit devia levar 10 jogos de suspensão! O Benfica jogava com os B! No problem... o guarda redes já é... e é bom, melhor que alguns titulares de selecções "A". E não é penalty a mão do Amoreirinha. E mesmo se fosse, era só porque o gajo é emprestado pelo Benfica, sim, os jogadores emprestados pelo Benfica, não inventam lesões para não jogarem... E o Benfica devia continuar com 8 pontos de atraso, e o Sporting devia comprar um treinador de jeito, e jogadores de futebol, e os presidentes deste clube de bairro deviam ser eleitos, e o Adriaanse devia pôr o Porto a jogar futebol espectáculo... devia acontecer tanta coisa..."
By The One and Only Mister Polka...
AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH....
Aquelas lesões no Nacional vieram mesmo a calhar, ora porra para isto.... :-(
Ahhh, não tavam lesionados???? Então quer dizer que...
E é óbvio que o Petit devia tar de fora até ao jogo da 2ª volta antes de recebermos os andrades, porque depois arranja-se mais um sumarissimo relativamente ajogo em que o Petit tava, sei lá, a jogar futebol de praia??!!!??!!!! Os olheiros azuis estão por todo o lado...
#21 | Comentado por: SEMPRE PRESENTES | 24 de outubro de 2005 às 21:08
Comente
Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)
(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)Trackback Pings
TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/109682