« Sporting 2 - 0 Varzim | Entrada | Aupa Getafe! »
quinta-feira, 27 outubro 2005
Leixões 1 – 2 Benfica
Categoria: 05/06 Taça de Portugal , Benfica

O Benfica iniciou aquela que poderá ser a terceira caminhada seguida rumo ao Jamor. Apesar do adversário ser da divisão secundária, a tarefa do finalista de Maio não era simples. O Leixões teve 10 dias de preparação para esta partida, contava com o apoio sempre entusiasta de milhares de adeptos, mesmo que o jogo tenha sido no Bessa.
Já se sabia que Koeman ia apresentar mudanças na equipa para este compromisso da Taça, mas cumpriu a palavra de encarar com toda a seriedade o desafio.
Na defesa Luisão e Nelson descansaram, Ricardo Rocha voltou ao centro, ao lado de Anderson, e Léo regressou do castigo para se encostar na esquerda.
No meio campo Petit esteve de fora castigado, entrou Beto para jogar com Manuel Fernandes, mais adiantado esteve Karagounis, e na extrema direita Carlitos voltou à equipa, o capitão Simão manteve a titularidade à esquerda e Mantorras foi titular na frente.
Com que a querer controlar o jogo, o Benfica entrou bem e carregou até aos 11’, altura em que fez o primeiro golo, um chapéu espectacular de Simão que deixaria Sá Pinto com inveja, se nos lembrarmos do jogo de Barcelos de domingo último.
O primeiro objectivo dos encarnados estava cumprido, passar a bola para o lado da equipa de Rogério Gonçalves, e fazer com que o Leixões ficasse com o desgaste e despesas de tomar conta do jogo.
Só que os matosinhenses não só reagiram muito bem, como cresceram imenso em qualidade atacante e acabaram mesmo por empatar a partida num livre, tipo canto curto, em que Nuno Amaro remata de ângulo apertado assinando um golo muito bonito. Era merecido o empate ao intervalo.
A equipa do Leixões é forte, tem muitos jogadores experientes, com andamento de 1ª divisão, é ambiciosa e organizada, o que proporcionou uma primeira parte muito interessante com os adeptos nas bancadas a corresponderem com grande entusiasmo.
Na segunda parte tudo foi diferente. O jogo tornou-se muito faltoso, os nortenhos começaram a dar sinais de muita fadiga, e com os seus jogadores a acumularem cartões e cansaço muscular. Sentia-se o Benfica a crescer e aproximar-se da baliza que foi de Marco até à lesão que levou o habitual titular Baptista a entrar.
Do lado do Benfica percebeu-se que na baliza está um miúdo que sai bem da baliza e que começa a ganhar confiança, na defesa Ricardo Rocha mostrou porque não tem lugar no meio, é devido à maneira como acumula faltas e facilmente é amarelado, ao contrário das torres brasileiras. Uma delas, Anderson, cometeu um erro pouco habitual, ao perder uma bola no seu meio campo que dei para assustar, pois o adversário isolou-se. Léo e João Pereira cumpriram. Tal como Beto no meio ao lado do , mais uma vez, cumpridor Manuel Fernandes. O lado negativo é ocupado por Carlitos, nem vale a pena insistir no rapaz, e por Karagounis. O grego tarda em impor-se, e mostrar uma condição física convincente. Na frente, Mantorras esteve sempre desinspirado e sem espaço.
Koeman lançou Nuno Gomes e Karyaka nos lugares de Carlitos e Karagounis, precisamente os homens que destaquei como negativos. Isto foi aos 59’ , a partir daqui o Benfica assumiu o jogo e passou a ser mais perigoso, Karyaka votou a aparecer algumas vezes em posição de finalizar com êxito, e Nuno Gomes veio dar largura ao ataque encarnado.
Quano o jogo corria para o seu final com um empate a 1-1 a desafiar o prolongamento, Simão Sabrosa volta a espalhar magia no relvado do Bessa, onde se tinha sagrado campeão há uns meses, e fez um daqueles remates em arco fora da área que deixam em desespero adversários e rivais, e levam a nação benfiquista ao estado de loucura. Parece que nesse lance Simão ganha a bola em falta ainda no meio campo do Leixões, mas o árbitro achou que não, e mesmo na televisão só ao fim de algumas repetições é que se pode tirar alguma conclusão.
Foi o desfecho que se estava a adivinhar, tal a intensidade de ataque encarnado, paralelo ao desgaste evidente da equipa do escalão secundário.
O Benfica segue em frente, o jogo foi bonito, a festa foi bonita, o Leixões sai pela porta grande da Taça.
Estádio do Bessa, no PortoÁrbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
LEIXÕES – Marco (Baptista, 72 m); Alexandre, Nuno Silva, Elvis e Nuno Amaro; Guerra, Jorge Duarte (Bruno China, 63 m), Malafaia (Henrique, 78 m) e Jorge Gonçalves; Marco Cadete e João Pedro.
BENFICA – Rui Nereu; João Pereira, Anderson, Ricardo Rocha e Léo; Beto, Manuel Fernandes e Karagounis (Karyaka, 59 m); Carlitos (Nuno Gomes, 59 m), Mantorras e Simão (Nélson, 90 m).
Ao intervalo: 1-1
Golos: 0-1, Simão (11 m); 1-1, Nuno Amaro (38 m); 1-2, Simão (85 m).
Publicado por João Gonçalves às 01:59
Comentários
Bom jogo, bem disputado, grande ambiente, geniais adeptos do Leixões, 3 grandes golos. Pena terem perdido por um golo precedido de falta clamorosa não assinalada !
#1 | Comentado por: CarlosGraca | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Bom jogo, bem disputado, grande ambiente, geniais adeptos do Leixões, 3 grandes golos. Pena terem perdido por um golo precedido de falta clamorosa não assinalada !
#2 | Comentado por: CarlosGraca | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Bom jogo, bem disputado, grande ambiente, geniais adeptos do Leixões, 3 grandes golos. Pena terem perdido por um golo precedido de falta clamorosa não assinalada !
#3 | Comentado por: CarlosGraca | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Vamos lá ver uma coisa. Aquele lance pode ser entendido como falta? Pode.
Mas segundo o critério que o árbitro adoptou durante o jogo, e em igualdade para as duas equipas, ele não assinalou falta.
Houve lances semelhantes sobre jogadores do Leixões e do Benfica durante todo o jogo, em que o árbitro mandou sempre seguir.
Portanto não é clamorosa nem vergonhosa, porque os jogadores já vinham a jogar com aqueles critérios à muito tempo.
O que aconteceu ali foi que o João Pedro, já muito cansado, não aguentou a carga e caiu. O mesmo critério foi usado no pretenso penalti sobre mantorras.
Por isso não venham cá falar em colos e outras coisas parecidas.
De resto foi um grande ambiente. O Leixões foi valente na sua abordagem ao jogo. E o Benfica teve de suar para vencer, e justificar a sua superioridade através dos seus melhores jogadores.
Foi um jogo de taça, onde os pergaminhos de cada equipa não contam, mas sim aquilo que se faz em campo.
E foi uma festa de futebol para adeptos do Leixões e do Benfica.
#4 | Comentado por: Jose Leal | 28 de outubro de 2005 às 20:13
É completamente ridículo, vir falar em benefício do árbitro ao Benfica, quando nos primeiros minutos do encontro ficou por assinalar um penalty claro e respectiva expulsão a favor do Benfica. Embora também pense que Simão faz falta, a posição do árbitro no lance do penalty (longe da jogada) e no lance do 2º golo do benfica (atrás dos jogadores) não lhe permite assinalar as faltas.
Foi um bom jogo com três golos fantásticos, e só alguém muito mesquinho e completamente paranóico é que pode vir dizer que esta ou aquela equipa foi benefeciada.
Deixem de ser facciosos e preconceituosos.
Grande Benfica, Grande SIMÃO (de cada vez que marcas até ficam VERDES e pelos vistos cegos)!!!
#5 | Comentado por: 19gnek04 | 28 de outubro de 2005 às 20:13
sim, concordo com o jose leal. falta clamorosa? nao escandalizava se o arbitro tivesse assinalado, tal como podia ter assinalado o penalty. ainda bem que o nao fez porque a estoria do jogo poderia ter sido outra e menos bonita. foi um bom jogo! e como é que alguem podia imaginar que a jogada ia dar naquilo??? :)
nota positiva para o facto do leixoes ter adiado o jogo. se eles estavam assim e nao jogaram no ultimo fds nao imagino o que teria sido se o tivessem feito...
nota negativa para os comentadores da rtp. o leixoes nao merecia tamanha comiseraçao. «grande dignidade do leixoes». tb disseram isso do fcp quando ganhámos no dragão e quando eles apresentaram menor resistência? parecia q eles eram uns coxos que se viram e desejaram para aguentar o jogo! o leixões apresentou sempre uma atitude para ganhar o jogo e o benfica teve de puxar pelos galões para impedir que eles ganhassem mesmo!
#6 | Comentado por: ana oliveira | 28 de outubro de 2005 às 20:13
A única falta que existe no segundo golo do Benfica é a falta de pernas do jogador do Leixões!!
Querem futebol sem tantas paragens, mas depois mandam vir por não assinalar faltas onde se vê que os jogadores encostam-se um ao outro e o que esta melhor fisicamente ganha.
Eu só espero que o Simão não se tenha lesionado gravemente.
#7 | Comentado por: Ricardo Wiggy Gomes | 28 de outubro de 2005 às 20:13
este ano a saga na taça continua...mais uma vitória, mais uma vez ajudados pelo arbitro...o ano passado chegaram á final unica e exclusivemente á conta das arbitragens e este ano vão pelo mesmo caminho...2 jogos seguidos 2 roubos de igreja a favor dos do costume...
#8 | Comentado por: pnpn | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Realmente foi uma exibição qb do Benfica, ontem. Não esquecer que descansamos meia equipa o que dá para aquilatar o valor do plantel esta época. Se tivessemos procedido desta forma no ano passado tinhamos ido à vida...
O Leixões bateu-se bem, fez deste jogo o jogo da épcoa, mas saiu-lhe o tiro pela culatra pois reapareceu o velho Simão, aquele que vinha estando arredio dos relvados nos ultimos tempos. Espero que a lesão sofrida não o venha a afastar dos relvados, pois se o fizer será um forte revés tanto para a equipa como para o próprio que como digo parece estar a voltar ao seu melhor.
Aquele 2º golo então é um must, e não merece que haja tantos comentários sobre a perda de bola que o precedeu.
Significativo foi igualmente reparar a quantidade absurda de cãimbras de que os jogadores do Leixões padeceram durante a partida. Parecia um clube composto por amadores que só treinam uma vez por semana e fazem desta profissão um hobby. Ou será que foi devido ao ritmo imposto pelo Benfica e aí se consiga explicar igualmente o adiamento do jogo da Naval para melhor preparar o jogo de sábado?
É que, não sei se repararam, mas os primeiros 15/20 minutos do Benfica foram jogados a um ritmo infernal e então quando o GR adversário tinha a bola parecia que estavamos a assistir a um jogo de futsal, com 3 jogadores do Benfica a pressionarem os defesas do Leixões.
Digo com franqueza o que já havia dito antes: o Koeman prepara-se para ser o Rijkaard do Benfica, com a diferença de não ter precisado de meia época para moldar a equipa ao seu estilo de jogo.
#9 | Comentado por: Nuno M. S. Almeida | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Admito que o arbitro possa marcar falta ou não...já a falta que dá o golo ao Leixões (pretensa mão do Beto)parece-me claramente inexistente
#10 | Comentado por: tarife | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Parece que os leixonenses também sabem os cânticos mais na voga.
Hilariante foi o comentário do Rui Cerqueira quando a claque do Leixões cantava "SLB, SLB, filhos da p*ta, SLB":
"Estes adeptos são fantásticos, merecem uma equipa na primeira Liga!"
Ou quando incentivou o anti-jogo e a falta de fair-play:
"Faltou experiência ao jogador do Leixões, poderia perfeitamente ter cavado a falta e a consequente expulsão!"
#11 | Comentado por: Pedro Neto | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Aconselho alguns adeptos do Benfica a adquirir o KIT vermelhão. É que dá descontos na compra de novas lentes.
#12 | Comentado por: macnix | 28 de outubro de 2005 às 20:13
É pena que o Leixões tenha saído assim da taça, um bom jogo com 3 grandes golos.
Mas para quem foi ao Bessa ficou a sensação que o Sr. Carlos Xistra estava em noite não! Os dois golos do Benfica são precedidos de duas faltas não assinaladas... Mas pelo menos saíu de cabeça levantada....
#13 | Comentado por: NunoGuima | 28 de outubro de 2005 às 20:13
agora já nem é no 2ºgolo. também o 1ºgolo nasce de uma falta por marcar (onde? sei lá mas o Benfica marcou teve de ser com qualquer ajuda). é so rir com as azias que se veem aqui. vão penar muito este ano. comprem já uma remessa grande de ENO para o caso de esgotar. já agora, não foi penalty no Mantorras logo no inicio? claro que não, mas o contacto no João Pedro é falta...
#14 | Comentado por: Cláudio Assunção | 28 de outubro de 2005 às 20:13
E ninguém pára a Azia, ninguém pára a Azia, ninguém pára a Azia Olé oohh
Priceless
#15 | Comentado por: joaolynch | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Como é que é possivel? LOL
isto so pode ser para meter nojo....
Se não marca aquele penalty também não marca a falta, o critério é o mesmo, ao menos isso.
#16 | Comentado por: Fireal | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Benfica ganhou bem a uma equipa da 2ªdivisão e só nao fez mais que a obrigação,mesmo sendo ganho com muito suor.
parabens
#17 | Comentado por: PEDRO SOUSA | 28 de outubro de 2005 às 20:13
imagino a profunda frustração que se abateu nos anti-benfica quando o Simão saca aquele golaço. ahahah até devem ter arrancado os cabelos.
#18 | Comentado por: Cláudio Assunção | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Quer-me parecer que as únicas "influências negativas" que houve do jogo manifestaram-se não na decisões do árbitro mas no sistema nervoso dos não benfiquistas. A principal causa dessa "síndrome" chama-se SIMÃO que deixou os ditos cujos à beira de um COLAPSO.
eheheheh é só rir, é é...tanta azia que para aí vai, ve-se mesmo que estavam com aquela esperançazinha que o Benfica fosse eliminado, mas olha AZAR, ide-vos habituando às nossas vitórias porque o tempo do gozo já lá vai!
Já agora, o primeiro golo do Simão também é precedido de falta? Jesus...como isto vai...!
Rennie ajuda!
#19 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 28 de outubro de 2005 às 20:13
O SImão toca na bola?
Não.
NO LAnce com o mantorras o defesa do leixões corta a bola?
Sim.
Torna-se um pouco confrangedor ler as justificações dos adeptos do slb. Por um lado não foi falta, mas por outro foi igual ao lance do mantorras.
O slb ganhou bem, mas a verdade é que o (grande) golo do simão foi precedido de falta!
Uma ultima observação.......imaginem tudo ao contrário, um golo do joão pedro depois de uma entrada sobre o simão e uns ridiculos 5 m de compensação. qual seria a vossa reacção?
#20 | Comentado por: Andre Nascimento | 28 de outubro de 2005 às 20:13
já foi dito quase tudo, falta apenas apontar que isto tudo só está a ser falado pq o jogo foi televisionado...e pq??pq Benfica vai ser sempre Benfica...o maior clube português...
#21 | Comentado por: zahovic | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Sim, foi só porque deu na TV... dificilmente o segundo golo do Benfica daria nos resumos que houve de todos, ou quase todos, os jogos da Taça...
#22 | Comentado por: Pedro Santo | 28 de outubro de 2005 às 20:13
É mais q óbvio q o glo do Simão é precedido de falta! Porque é que não admitem?
É triste como grande parte dos adeptos do Benfica nunca conseguem admitir um erro da arbitragem que tenha sido em seu favor - surgem logo uma catrafada de outros erros q os prejudicaram e ninguém pára o benfica, é o maior de Portugal blá blá blá... se tivesse sido o porto ou outro clube qualquer a ganhar ao leixões como ontem, era uma vergonha, a arbitragem é um vergonha, é Pinto da costa prara ali é PC para aqui... è uma autêntica cassete em rotação mas por favor façam pause de vez em quando!
#23 | Comentado por: Nuno Leal | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Nuno Leal:
O 2º golo de ontem não é falta em lado nenhum - só mesmo na cabeça dos portistas, nem n' O Jogo admitem a falta - e o Benfica foi beneficiado de um erro de arbitragem no jogo contra o Estrela pelo facto do Ricardo Rocha não ter sido expulso por uma entrada durissíma.
Pronto, já te virei as contas de pantanas!
#24 | Comentado por: Pedro Neto | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Pedro Neto:
eu referi "a grande parte dos benfiquistas", logo porventura tu fazes parte da minoria, tanto mais que já tinhas admitido a não expulsão do RRocha noutro comentário. Agora, quanto à falta ou não de Simão, para mim é falta (Simão toca-lhe por trás na perna antes de tocar na bola entretanto livre porque o jogador do Leixões a deixa fugir depois do toque) Se o Jogo acha ou não falta, não é da minha conta. O que eu vi, eu sei como analiso. E se estamos numa de bom senso, eu também acho que foi golo do Petit na época passada, a bola entrou mas não entrou dois metros como dizem, continuo a achar que foi um erro mas num lance díficil de analisar e detesto foi a onda de anti-portismo que se seguiu a esse jogo. Se calhar, pela boca dos mesmos que depois se queixam da cassete do anti-lampionismo. Se gozassem menos e não vissem só Benfica à frente, o futebol português só tinha a ganhar.
#25 | Comentado por: Nuno Leal | 28 de outubro de 2005 às 20:13
E o comentário hilariante do RCerqueira sobre a claque do leixões debaixo de um cântico pouco pacífico, já tinha acontecido há uns anos ao Gabriel Alves que falava da festa do futebol na Luz e do espectáculo das bancadas com toda agente a cantar. Ouvia-se "Pinto da Costa vai para o car...!"
#26 | Comentado por: Nuno Leal | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Ao almoço, discuti este lance do Simão com um amigo, tão benfiquista como eu. Na opinião dele era falta. Na minha opinião, o lance é passível de falta. Ora, são duas coisas bem diferentes. Porque uma coisa é ser falta indiscutível depois de ver e rever o lance em repetições succesivas. Outra coisa é ver o jogo todo. Analisar a arbitragem a que se assistiu e dizer se foi ou não foi o critério que ele usou durante o jogo todo, quer para um lado, quer para o outro. Quantas «faltas» não assinaladas iguais aquela houve no jogo todo que não deram golo? Dez? Quinze? Só não se fala porque não deram golo. Certo? O lance do Mantorras aos 7 minutos é o exemplo do critério que o árbitro utilizou, bem ou mal. Pareceu penalti mas o árbitro deixou seguir o jogo. Bem ou mal.
Transformar isto numa conspiração de colos e afins é que já tem um cheiro a esturro que se sente de muito longe. Há aqui muita gente que já começa a ter que justificar o que não consegue aceitar. Já em Maio foi assim com a falta de Luisão sobre o Ricardo. Os homens são assim. E depois têm a doente mania de espalhar o seu DNA por todo o lado...
#27 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Meus caros, eu estava quase por cima da baliza onde o Mantorras sofreu a carga e quase posso jurar que houve falta (e logo, penalty).
qaunto à suposta falta de simão, estava longe, mas na televisão fiquei com sérias dúvidas. Suponhamos então, que era mesmo falta e o árbitro não a assinalava: acham que ele estava ciente que o simão ia marcar aquele golo? não, como é óbvio. E ao mesmo tempo fez vista grossa ao anti-jogo do Leixões, que claramente jogou para o empate.
Quanto a haver uma falta no 1º golo só lhes digo: enxerguem-se. O ridículo mata.
#28 | Comentado por: João Pedro | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Nuno Leal:
Viste o jogador do Leixões a tocar na bola e não o conseguiste a ver albarroar o Mantorras pra la chegar?
Só vês o que queres...e de certeza que também so viste que foi falta do Simão depois de 3 ou 4 repetições, porque á primeira vista não parecia falta nenhuma.
Mas claro que o arbitro sabia que aquela falta no meio-campo iria dar um golo, dai o Benfica foi propositadamente benefeciado.
Olha, vai ver quantos comentario têm as noticias do teu clube e dos lagartos e preocupa-te mas é com isso...
#29 | Comentado por: Fireal | 28 de outubro de 2005 às 20:13
LLLLOOOOLLLLAAAAADDDDDAAAAAA.....
Acabem já o campeonato e entreguem já as faixas de campeão!!!
E mais, LLLLOOOOLLLLLAAAAADDDDDAAAA!!!!
#30 | Comentado por: SEMPRE PRESENTES | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Mas será que foi o sr. árbitro que marcou os golos do Benfica????Epah,Scolari,convoca já o gajo pah...
#31 | Comentado por: McBrocks | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Gosto de ver os lamps embandeirarem em arco e divertirem-se a falar de azia e a recomendar rennie e Kompensan ao pessoal... porque ganharam a esse super-colosso do futebol mundial chamado Leixões!
Só falei e insisti na falta (inequívoca) que precede o 2º golo porque nenhum árbitro com um mínimo de bom senso deixa passar uma jogada dessas junto a uma área a 3 min. do fim e com o jogo empatado. Como moro em Matosinhos, apesar de não ser sócio sou simpatizante do Leixões e chateia-me ver mais uma vez o Leixões a ser afastado desta maneira da Taça.
Mas daí às manifestações exuberantes de júbilo por afastar uma equipa da II liga, ainda por cima em campo neutro, e vir dizer "não sei se o porto ou o sporting ganhavam fora ao Leixões"... valha-vos o altíssimo, tenham a noção da triste e risível figura q estão a fazer, que é bem o espelho da falta prolongada de hábito em ganhar o que quer que seja!
#32 | Comentado por: joethelion1970 | 28 de outubro de 2005 às 20:13
joethelion1970:
Se te incomoda assim tanto vai comentar a noticia do jogo do teu clube com o marco que também ja tem muitos comentários...ou não!
Agora a falta ja foi junto á area...daqui a bocado o Simão roubou a bola, voltou-se em direcção do meio campo,andou uns metros a recrear-se com a bola, voltou outra vez para a área e chutou a 30 metros da baliza...foi isso!
#33 | Comentado por: Fireal | 28 de outubro de 2005 às 20:13
O artmedia e o marco tb são uns colossos do futebol europeu!
Oh Joethelion se te dá prazer ver os comentários dos benfiquistas porque é é que andas para aí todo cheio de comichões e todo nervoso?
Pá falares em júbilo dos outros? Fala mas é do vosso quando já se sentiam campeões à 3ª jornada depois de ganahrem a duas equipas que vieram da segunda liga, e da euforia quando o Benfica não ganhou até esses dias.
O pessoal tem muita mania de criticar os outros mas depois são iguais ou piores... duh...
#34 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 28 de outubro de 2005 às 20:13
Comente
Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)
(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)Trackback Pings
TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/110150