« Claques #1 | Entrada | Liga : Jornada 9 »

terça-feira, 1 novembro 2005

Sp. Braga 2 - 0 Belenenses

Categoria: 05/06 SuperLiga , Belenenses , Sp. Braga

Sp. Braga - Belenenses

Sp. Braga reforça a Liderança

A fechar a 9ª jornada, o Sp. Braga recebeu o Belenenses, ganhou por 2-0 e reforçou a liderança no campeonato, distanciando-se dos mais directos adversários. Mais do que a vitória frente ao Belenenses, o Sp. Braga, embora Jesualdo Ferreira diga o contrário, afirma-se como um candidato ao título na Liga portuguesa. Com este triunfo o Sp. Braga ganhou uma vantagem importante, pois deixou o Porto (e Nacional) a cinco pontos, o Benfica a seis pontos e, imagine-se, o Sporting a nove pontos. É certo que ainda falta muito campeonato, mas uma equipa que ainda não perdeu um jogo, com dois empates e só sofreu um golo, por sinal um auto-golo, é de certeza um sério candidato ao título.

Contudo, nem tudo são rosas: o Sp. Braga no jogo contra o Belenenses ficou longe de uma exibição bem conseguida, valeu mais o pragmatismo da equipa arsenalista que o futebol jogado, num jogo onde o Belenenses controlou grande parte do encontro.


Os primeiros minutos de jogo foram vividos intensamente com o Belenenses a entrar melhor na partida, criando logo uma boa oportunidade de golo negada por Paulo Santos. Contudo, o Sp. Braga respondeu na mesma moeda e acercou-se da baliza da equipa lisboeta. Nesta fase do encontro a bola era disputada com grande vivavicidade pelas duas equipas, mas sempre com o Belenenses um pouco por cima.

Só que ao minuto 17 tudo mudou: João Tomás abriu o marcador, no seu regresso à titularidade, depois da marcação de um pontapé de livre. Podia-se pensar que com o golo o jogo ficaria ainda mais vivo, mas foi exactamente o contrário. O Belenenses ficou um pouco abalado com o tento sofrido, ainda assim reagiu, mas sem nunca incomodar com perigo a equipa comandada por Jesulado Ferreira.

Na etapa complementar, e mais uma vez, o Belenenses entrou melhor em jogo tentando criar algumas oportunidades sempre negadas pela defesa do Sp. Braga que teve uma vez mais uma exibição digna de registo. O Sp. Braga com o pragmatismo tão ao gosto de Jesualdo Ferreira "oferecia" inteligentemente o controlo do jogo aos azuis do Restelo, tentando tirar partido do adiantamento dos jogadores do Belenenses para efectuar rápidos contra ataques. Mas neste jogo esse foi um dos factores que não correu bem à equipa arsenalista, assim assistiamos ao Belenenses a controlar a partida, mas sem nunca chegar com perigo à baliza defendida por Paulo Santos e o Sp. Braga a realizar rápidos contra ataques sempre inconsequentes chegando mesmo a irritar a certa altura Jesulado Ferreira.

Jesulado Ferreira ao ver que pouco ao nada mudava na sua equipa e depois de José Couceiro lançar em jogo Romeu e Ahamada com poucos resultados, decidiu reforçar o meio campo fazendo entrar Castanheira e toda a fisionomia do encontro se alterou. O Sp. Braga, que nunca perdeu as rédeas do jogo, passou a dispor da posse da bola e começou a criar perigo junto da baliza adversária, sem que os jogadores do Restelo tivessem andamento para acompanhar as investidas dos arsenalistas. Mas só ao minuto 90 é que o Sp. Braga matou o jogo, marcando o segundo tento, um auto golo de Sandro, por sinal um grande golo em qualquer parte do Mundo.

Com esta vitória o Sp. Braga continua invicto na Liga portuguesa, que lidera ao fim de nove jornadas. Em jogos futuros será com certeza um "alvo a abater" por parte das restantes equipas do campeonato português, mas Jesualdo Ferreira construiu uma equipa para grandes vôos e, com certeza que, os próximos jogos irão deixar uma ideia mais concreta do que o futuro poderá reservar. Mas este dias de glória já ninguém os tira ao treinador da equipa arsenalista. Já José Couceiro terá um grande trabalho pela frente para recuperar a equipa do Belenenses para o difícil campeonato que se avizinha para os lados do Restelo.

Estádio Municipal de Braga

Árbitro: Nuno Almeida (Algarve)

SP. BRAGA – Paulo Santos; Abel, Paulo Jorge, Nem e Jorge Luiz; Jaime (Castanheira, 65 m), Luís Filipe, Andrés Madrid e Vandinho; Davide (Cesinha, 57 m) e João Tomás (Maxi Bevacqua, 88 m).

BELENENSES – Marco Aurélio; Amaral, Pelé, Gaspar e Vasco Faísca; Pinheiro, Fábio Januário (Ruben Amorim, 79 m), Sandro Gaúcho e José Pedro (Romeu, 46 m); Paulo Sérgio (Ahamada, 72 m) e Meyong.

Golos: 1-0, João Tomás (17 m); 2-0, autogolo de Sandro (90 m).

Resultado final: 2-0

Cartão amarelo a Paulo Sérgio, Jorge Luiz, Andrés Madrid, Vasco Faísca, Luís Filipe e Paulo Santos.

Publicado por josé delfim às 10:50

Comentários

como dizia há umas jornadas atrás um adepto de um dos tais grandes, onde abunda a modéstia e falta arrogância, a respeito do SCBraga dizia apenas isto: quanto ao Braga, não me impressiona, tem tão pouco me preocupa. É tudo uma questão de tempo.

Oxalá ele vá continuando a ter razão..

#1 | Comentado por: Bracarus | 11 de junho de 2006 às 00:00

e acrescento algo, que passa a todos despercebido. Temos lesionados o Nunes (grande central), o Hugo Leal, Rossato e Delibasic...
Até aqui se ouviram os lamurios do benfica por lhe faltar...o simaozinho (o dos livres arrancados à entrada da area...)

#2 | Comentado por: Bracarus | 11 de junho de 2006 às 00:00

Bracarus:

Mas afinal é adepto do Braga ou Anti-Benfiquista?

Não percebo como é que as pessoas não conseguem apreciar as vitórias das suas equipas sem dessatarem a espetar farpas nos outros.

Como disse Jesualdo Ferreira "Algum dia irão perder!", por isso mais vale apreciar quando ganham.

Quanto ao jogo, o Braga mostrou ser uma senhora equipa. E com João Tomás é sem dúvida mais perigosa.

Eu sempre gostei bastante de João Tomás, tanto na Briosa como no Benfica. Foi alguém que teve o infortunio de passar pelo Benfica quando era menos aconselhavel. Mas a sua personalidade forte fez com que recuperasse e seja uma peça forte num dos candidatos ao titulo.

O Braga defende bem... Não joga espetacularmente, mas só Peseiros e Adriaasens é que pensam que isso é o fundamental no futebol.

Além disso é uma equipa bem gerida, com estabilidade e só por isso merece estar a lutar pelo título. Braga e o Minho merecem um GRANDE!

Sou adepto de um grande (Benfica) mas não me incomoda que Boavista, Braga, Belenenses ou outro clube se torne campeão. O futebol português só ganha com isso.

#3 | Comentado por: vsnunes | 11 de junho de 2006 às 00:00

O Braga mais tarde ou mais cedo irá vacilar.

O gás acabar-se-á ainda antes da 15ª jornada, em Dezembro irá vender novamente mais 2 ou 3 jogadores e ficará novamente abaixo do 3º lugar como no ano passado.

#4 | Comentado por: Pedro Neto | 11 de junho de 2006 às 00:00

"...valeu mais o pragmatismo da equipa arsenalista que o futebol jogado..."
Pois... mas isso é uma das caracteristicas dos campeões. É a estrelinha.

No ano passado quando receberam o Sporting foi o contrário... entraram a dominar, mas levaram 3 porque não conseguiram ser "pragmaticos".

#5 | Comentado por: vsnunes | 11 de junho de 2006 às 00:00

Pedro Neto...

Discordo consigo. Acho que a prova disso foi a forma como reagiram à saida de Wender e João Alves. Mesmo com lesionados, não vacilou e continuou a vencer.

Acho que o Braga tem algo que por exemplo falta ao Sporting e ao Porto (se bem que este tenha melhorado nos últimos jogos): uma defesa forte e concentrada.

Se vender tem possibilidade de ir buscar outros jogadores... Por exemplo a Setubal, onde falta o dinheiro que em Braga existe.

Sinceramente espero que este Braga se aguente e jogue para o título. Só traz mais espetacularidade ao nosso campeonato.

#6 | Comentado por: vsnunes | 11 de junho de 2006 às 00:00

vsnunes:

O que fará o Braga na Luz, em Alvalade, no Dragão e quando receber o Benfica e o Sporting?

Aí veremos o real valor da equipa. Não é a jogar com Belenenses, Rio Ave e Leiria que se vê o campeão!

Claro que têm mérito, e muito, em estar em primeiro mas 'embandeirar em arco' tão cedo é prejudicial para a equipa. Foi precisamente isso que aconteceu o ano passado e foi um desastre!

#7 | Comentado por: Pedro Neto | 11 de junho de 2006 às 00:00

Tenho estado nos jogos em casa do Braga e, devo-vos dizer, estou dividido. Por um lado apreensivo porque o meu coração é do Benfica. Por outro, sinto um certo orgulho de ser cidadão desta cidade. Apesar de ser sócio do Benfica, apoio o Braga não só marcando presença no estádio mas também ao nível financeiro porque sou um dos patrocinadores de uma das modalidades do clube. Voltando ao início, não concordo contigo, Pedro Neto. O Braga, a defender, faz-me lembrar o Chelsea. Não é só não marcarem golos ao Braga. É que as equipas que aqui vêm, dificilmente conseguem criar uma oportunidade de golo. O Braga está muito forte ao nível colectivo. E como estou por dentro de certos meandros, sei que o objectivo não é só a UEFA ou os primeiros 5 lugares. Eles querem mesmo ganhar o campeonato e digo-vos, o ambiente no balneário é fantástico. Não há vedetas, ao contrário do que acontecia no tempo do Quim e do Wender que se julgavam melhores que os outros. Contem com o Braga para um grande campeonato, regular e muito estável. Duvido que este Presidente venda mais jogadores. Só por uma proposta "irrecusável" é que acredito que haja alguém a sair em Janeiro. E, afinal, se o Benfica já tem 31 títulos, que mal virá ao mundo se o Braga envergar as quinas por uma época?
Quanto ao comentário inicial do Bracarus, recomendo-lhe alguma prudência nas palavras pois está a cair na mesma prepotência e arrogância de que acusa os outros. O Braga está a ganhar, é certo. Mas, também não se pode comparar aos três grandes. Ontem, se fosse com o Benfica, Porto ou Sporting, a equipa teria ouvido assobios e impropérios dos sócios ao recuar e defender o resultado daquela forma e feitio. O Sporting-Setúbal é um exemplo disso. Por isso, Bracarus, faça como os jogadores e treinadores do Braga e não fale antes do tempo porque pode destabilizar o ambiente que é bom e recomenda-se...

#8 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 11 de junho de 2006 às 00:00

miguel lopes, deves ser mais um triste que por ái anda.
quanto ao resto, nem sequer és digno que te responda. Alías, podias opinar no site do teu clube.
dou só uma nota que venho dizendo há anos: em Braga há adeptos do SCBraga e claro, inflizmente também de outras equipas (como em qq lugar deste país). Há os adeptos fanáticos, como eu alías me classifico, sem qq vergonha (e fanático é diferente de violencia, agressividade fisica, etc). E são cada vez mais, os anti grandes (não só em Braga, como em Setubel, Guimaraes, Boavista, etc). Mas dos 3 "pseudo" grandes, e é isto que eu venho dizendo, se há ódios emergentes, esses são contra o benfica. É que esta paranoia de que em braga somos pelo benfica, só podia dar nisto. claro que há adeptos do benfica em Braga. Como os há do porto ou sporting. Mas essa de nos virem insultar com rotulos que nunca aceitamos, só pode dar nisso. é cada vez mais evidente para quem quiser ver, que a seguir a alvalade e ao dragão, é em braga que começa a haver mais anti benfiquistas.
Eu sou um deles com todo o gosto

#9 | Comentado por: Bracarus | 11 de junho de 2006 às 00:00

Sr. Bracarus:
Se é como diz, que em Braga há cada vez mais anti-benfiquistas, é uma vergonha!
Com a vossa equipa em primeiro lugar devia haver mais adeptos do seu clube.
Esse discurso é verdadeiramente surreal... algo que só mentes diminutas podem imaginar. Não se diga adepto do Sp. Braga, que o seu clube merece adeptos bem melhores!

#10 | Comentado por: vsnunes | 11 de junho de 2006 às 00:00

Pedro Neto...

Obviamente que os resultados contra os 3 grandes são importantes. Mas há 2 pontos a ter em atenção.

1) Quantas pontos perdeu o Braga na época passada nesses jogos? Perder só perdeu um jogo que eu me lembre, empatou 4 e ganhou um (nas Antas). Mas as épocas são diferentes é claro... e depende sempre dos momentos em que decorrem os jogos. Portanto não foi aí que ficou em 4ºLugar.

2) O Benfica na época passada venceu o campeonato, mas contra Porto, BRaga e Sporting só fez 6 pontos... perdendo 12. Nos confrontos directos foi a equipa que menos pontos fez... O Sporting foi quem fez mais mas de pouco lhe serviu!

O grande problema para o Braga (e para os outros 3 grandes) é os resultados contra os mais pequenos.

Por exemplo, o Benfica já desperdiçou 7 pontos contra equipas com Académica, GilVicente e Naval...

#11 | Comentado por: vsnunes | 11 de junho de 2006 às 00:00

Acho que o clube que mais pontos nos confrontos directos entre os três grandes foi o Porto... ganhou aquele troféu BES e tudo (aliás, ganhou sempre desde que existe).

O destino do Braga pode começar a ficar definido com os resultados dos próximos três jogos. Saídas à Madeira e recepção ao Benfica podem dizer muito sobre o que vale realmente este Braga. Em termos de candidatura ao título, claro, porque já se viu que vale bastante em tudo o resto.

Além disso, a segunda volta do Braga é extraordinariamente mais complicada que a primeira.

#12 | Comentado por: Pedro Santo | 11 de junho de 2006 às 00:00

É verdade que entre os 3 grandes, ganhou o Porto... mas eu referia os confrontos entre os 4 primeiros (Benfica, Porto, Sporting e Braga). E ai foi o Sporting que teve mais pontos.

São jogos complicados que o Braga tem... e aí provará se é candidato ou não. Mas a procissão ainda vai no adro, por isso a ver vamos. Mas o certo é que um não grande ter 5 pontos de vantagem à 9ª jornada é obra. E se virmos como estão a jogar Porto e Sporting (o Benfica apesar de um mau começo está a anos-luz destes dois), a equipa do Braga pode estar bem mais descansada!

#13 | Comentado por: vsnunes | 11 de junho de 2006 às 00:00

este Bracarus é uma piada. quer dizer metem rotulos de benfiquistas aos bracarenses (porque será...) e você revolta-se é contra o Benfica? revolte-se contra quem lhe mete o rótulo... estão na liderança e já estão cegos e com tiques de anti-benfiquismo. quanto ao Braga q a chance de ser campeão, esperemos pelas deslocações do Braga dificeis e esperemos pelo Inverno. os grandes candidatos e de longe as melhores são Benfica e Porto e vão ser estes que mais tarde ou mais cedo vão deslanchar na classificação.

#14 | Comentado por: Cláudio Assunção | 11 de junho de 2006 às 00:00

Deixa lá esse badameco do Bracarus (de certeza que és da Bracara Legion, não és, ò andrade disfarçado, porque a maioria desses badamecos são dos SD dessas zonas, por isso é que se fartaram de mamar na tromba da outra claque do clube, não foi??) poisar que depois logo se vê!!
E digo-te já que tamos muito esperançados de te ouvir com as merdas do "SLB SLB filhos da...." para veres se em Braga à mais braguistas ou Anti-Benfiquistas!!! Até és capaz de mamar de alguém do teu próprio clube, mas isso depois vê-se!!!
Aliás, é uma coisa que mais tarde ou mais cedo vai ter que se começar a lutar é contra os pacóvios que, como é moda cantar-se contra o Benfica, e apesar de ainda não terem estatuto para isso, começaram a cantar essa merda também!!
Desculpem lá, mas não se excitem se mais tarde ou mais cedo começar a haver uma revoltazinha contra isso!!
Cantem pelo vosso clube e sejam grandes por isso, tais como nós somos, que só cantamos pelo Benfica, e não como a outra escória faz, que em vez de cantar pelo apoio aos próprios jogadores, cantam por nós!!! Não venham portistas e sportinguistas agora todos ofendidos, estou a falar de clauqes e não de adeptos, já sei que muitos adeptos desses clubes de insurgem contra esse cântico, mas que agora é moda cantar isso, seja do Porto, Sporting ou outro clubezeco qualquer, lá isso é! E tem que acabar!
Eu vou a Braga e realmente vou tirar a prova dos nove: se Braga está realmente a ficar diferente para melhor, ou se o grupeco desse badameco do Bracarus consegue estragar o ambiente!! Depois vê-se!!
Abraços, e o Jesualdo que me desculpe mas ele que ganhe mas é os jogos que quiser, agora contra nós nem pensar!! ;-)

#15 | Comentado por: SEMPRE PRESENTES | 11 de junho de 2006 às 00:00

Sempre Presentes vens ver o Braga-Benfica ???? então tambem vais entrar para o vasto mundo dos benfiquistas de Braga, sim, é claro que todos os benfiquistas que vão ver o Braga-Benfica são de Braga....Ai de quem disser o contrário.

Braga é mesmo uma grande cidade, eu vejo nas bancadas panos de Famalicão , Porto , Viana ,Matosinhos,Barcelos and so on , mas isso, apenas são suburbios de Braga.

P.S. Já que Braga , é uma cidade de benfiquistas (a principal),porque será que o Benfica-Lazio de há algumas épocas atrás foi no Bessa (CIDADE DO PORTO) e não foi em Braga ??!!!!!ÉPA PORQUE SERÁ???!!!

#16 | Comentado por: Swabian Wolf | 11 de junho de 2006 às 00:00

Para esse mal educado que para aí postou, digo-te uma coisa. Não sou de nenhuma claque !
Sou um quadro superior de uma repuradíssima empresa portuguesa. Licenciado e pai de filhos !
Vê bem a que distância estamos um do outro !
E repito o que te disse : há sentimentos crescentes anti benfica em Braga. Vem cá ver. Quanto ao resto, faz lá um esforço com o português. É para além de mal educado, podias aprender a escrever.
Quanto ao campeonato propriamente dito, não é a equipa do benfica que mete medo. o que mete nojo, é ver a forma como ganham.

E podes responder o que quiseres que para mim esgotaste o tempo de antena. Não perco tempo com criaturas menores

#17 | Comentado por: Bracarus | 11 de junho de 2006 às 00:00

É engraçado a arrogância que já tem os adeptos do Braga - ou pelo menos alguns.

Até já se dão ao luxo de criticar as outras equipas de 'cima para baixo'.

Não baixem a bolinha não, que apanham nova desilusão tal como o ano passado. A vitória do Braga é a vitória da humildade, quando isso acabar - nem que se chega pela parte dos adeptos - acontece o mesmo que aconteceu ao Boavista!

Quando não se tem uma grande estrutura - como os grandes - e se parte para a arrogância e a sobranceria só se tem a perder!

#18 | Comentado por: Pedro Neto | 11 de junho de 2006 às 00:00

Gostava aqui de deixar algumas questões ao senhor que se identifica como "quadro superior de uma repuradíssima empresa portuguesa..."
1º Porque é que não se identifica com o seu nome?
2º Vem aqui dar lições de português aos outros. Diga-me, o que é que quer dizer uma empresa "repuradíssima"? Já fui a vários dicionários e não encontro o significado. Ajude-me na minha ignorância. Se calhar, quis dizer reputadíssima. Depois, o que é que se passa com a pontuação dos seus escritos? Será que sabe que existem vírgulas, pontos e maiúsculas na língua portuguesa?
3º Rotulou aqui de mal criado, um camarada de bancada. O que é que você chama a tratar-me como um triste? É essa a sua «boa» educação? Ou será que não posso escrever o que sinto em relação a Benfica e Braga? Não posso dizer a minha verdade? Seria mais fácil, concerteza, escudar-me como adepto exclusivo do Braga.
4º Será essa a sua situação? Será que é mesmo adepto do Braga? Será que ajuda mesmo o Braga? Será que é sócio? Será que vai aos jogos?

Tenho provas dadas no clube, caro amigo. Se o meu coração é do Benfica, é uma situação herdada e que bebi desde o berço, com orgulho. Depois, sou cidadão desta cidade e tenho muita honra de a ela pertencer. Tenho realmente pena, até vergonha, que você esteja aqui a dar uma imagem tão pouco civilizada das nossas gentes. Pelo facto, penitencio-me perante os outros colegas do terceiro anel, pedindo a sua melhor compreensão perante esta nódoa que pode cair no melhor tecido.
Agora, vou para a estrada que já é tarde. Temos um submarino para afundar...

#19 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 11 de junho de 2006 às 00:00

Ainda tenho tempo para responder ao Swabian Wolf. O Benfica-Lazio foi no Bessa porque o Municipal de Braga ainda não estava pronto para receber jogos. O próprio Bessa ainda estava em obras. E claro que estive presente nesse e no jogo com o La Louviére. Ambiente fantástico nos dois jogos com as bancadas esgotadas, tanto para a Champions como para a UEFA.
Não será preciso relembrar as inúmeras vezes que o Benfica já jogou em Braga, a pedido dos seus adversários. A que mais me ficou, pois também estive presente, foi no 1º de Maio, com o Gil Vicente em Maio de 1994. Campeões Nacionais, pela 30ª vez.

#20 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 11 de junho de 2006 às 00:00

Miguel J.Lopes , tens razão quando dizes que o Municipal de Braga estava em obras e então o 1º de Maio , porque não jogaram lá? Sabes porquê , porque ha benfiquistas em todo o pais , não é só em Braga, era ai que eu queria chegar , ha milhares de benfiquistas em Braga , ninguem o nega , e no Porto ? tambem não há? e o ano passado em faro , não encheram o estadio do Algarve , nao encheram o estádio do Bonfim, de Leiria.Enchem o estadio em todo o lado , porque é que Braga é que é a cidade dos benfiquistas e estas todas não são?

Se pensares um bocadinho e conheceres a geografia de Portugal , é facil de ver porque é que o Gil Vicente jogou em Braga com o Benfica , como ja jogou em Braga com o Porto e com o Sporting.

O Benfica já fez um particular em Guimarães com o feyenoord. Porque é que Guimaraes também não é uma cidade de benfiquistas?

Essa cena irrita os verdadeiros bracarenses, porque Braga não é uma cidade mais benfiquista que outras , inclusivamente o Porto e o Grande Porto, mas só porque somos a terceira cidade do Pais , estamos numa região com forte densidade populacional e tinhamos a seguir às Antas o maior estádio do Norte, o Benfica por vezes veio cá jogar , porque dava mais receita, pronto ficamos com essa fama.OK.

É como a lenga-lenga dos 6 milhões , ficou , não há nada a fazer.

#21 | Comentado por: Swabian Wolf | 11 de junho de 2006 às 00:00

Ah , o Moreirense-Benfica o ano passado foi em Guimarães e não em Braga. Há quantos anos o Benfica não joga em Braga??

#22 | Comentado por: Swabian Wolf | 11 de junho de 2006 às 00:00

Comente

Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)

(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)


Recordar-me?


Trackback Pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/110625