« Inter Milão 2 - 1 FC Porto | Entrada | Bocejos »

quarta-feira, 2 novembro 2005

O esquema do Brasil

Categoria: Col: Caio Maia

Carlos Alberto Parreira

Não sou um dos muitos caras que ''discorda mas respeita'' Carlos Alberto Parreira. Minha discordância de fundo político é clara e rápida de explicar, por isso não precisamos perder tempo com ela: acho que está afinado demais com uma CBF da qual desconfio. A futebolística é mais explícita: prefiro o time de 82, que perdeu, que o de 94, que ganhou. E acredito que o de 2002 é a síntese dos dois.

Isto posto, é necessário admitir que Parreira vem se revelando um populista razoável e sortudo. Abriu mão de sua estratégia de três volantes para fazer uma média com a torcida, mas deu certo. Ele ainda tentou queimar, mas foi dando ainda mais certo. O que ele fez? Assumiu a paternidade.

Vou portanto falar já, que ainda falta quase um ano para a Copa: acho temerário jogar em 4-4-2 com um lateral como Cafú e zagueiros como Lúcio e Roque Júnior. E não venham me falar no Alex: quem é que está acompanhando o campeonato Holandês pra saber como ele está jogando? No jogo entre Milan e PSV pela Liga dos Campeões, na maior parte dos escanteios o ex-santista deu uma de Roque Júnior Baiano: segurou a camisa do atacante.

Temos zagueiros inseguros e laterais que são muito mais alas do que laterais. Por isso precisamos de três zagueiros. Defensivo? Com três zagueiros, Roberto Carlos e Cafú podem atacar despreocupados. Quem você prefere atacando, eles ou o Emerson?

Quadrado mágico? Dá pra jogar. Sacrificamos um volante em nome do maior poder ofensivo dos laterais. E ainda garantimos que vai ter sempre quatro caras atrás pra segurar um contra-ataque. Ou três, quando o Lúcio achar que nasceu com o dom de jogar bola.




Meninos mimados

Não assisti ao jogo do Valencia com o Racing Santander, mas li no Marca que o Racing jogou a maior parte do segundo tempo com dez jogadores porque o brasileiro Felipe Mello foi expulso.

Não acompanho a carreira de Felipe Mello, nem me lembro direito se joga bem ou se é mais um dos ''Tchecos'' e ''Pitbulls'' do futebol brasileiro, aqueles caras que todo mundo fala que joga bem porque ouviu alguém dizer. O fato é que sua expulsão me trouxe à memória um pedido de um leitor, que queria que comentássemos na Trivela as ''jovens estrelas'' como Diego Tardelli que, antes de fazer qualquer coisa no futebol, já acham que podem fazer o que bem entendem.

Na quarta-feira, depois do jogo entre Figueirense e Palmeiras, no qual marcou os dois gols que garantiram a sua equipe o empate, Edmundo fez juras de amor ao Verdão, ''cavando'' um lugar no time no ano que vem. O ''Animal'' disse uma dezena de vezes que se arrependia de ter deixado o clube da forma com deixou, e que se soubesse naquela época o que sabe hoje não o teria feito.

Que Edmundo se submeta a fazer esse papel ridículo e hipócrita não surpreende. Surpreende, embora não muito, é que tenha seu nome gritado pela torcida do Palmeiras, assim como pela do Vasco. No time carioca, ainda há a desculpa de que Edmundo deu um título brasileiro ao Vasco, mas e no Palmeiras? Da mesma forma, outro dia a torcida corinthiana aplaudiu Marcelinho Carioca que, quando deixou a equipe pela última vez, instaurou uma ''guerra civil'' duradoura no elenco.

Desse jeito, dá para reclamar dos Diegos Tardellis da vida? Provavelmente sim: Edmundo e Marcelinho fizeram história no Vasco, no Palmeiras e no Corinthians, ainda que tenham deixado as equipes de maneira pouco profissional. Assim como Romário, que hoje faz o que quer no Vasco, humilha todo e qualquer treinador do clube e sai imune. Para mim, é indefensável, mas há muita gente que pensa: ''Ah, mas é o Romário, esse cara deu um título mundial pra nós''.

O problema, portanto, dos Tardellis da vida, não é a falta de profissionalismo, mas o fato de que, em campo, não rende o que a torcida espera. Se jogasse bem, provavelmente seria perdoado, e ídolo. Um exemplo? Vágner, do Palmeiras, excluído do elenco juvenil depois de levar uma mulher para a concentração, virou ídolo quando começou a marcar gols, e hoje é disputado por todos os grandes paulistas. E ainda ''tira onda'', acrescentando ao nome o apelido ''Love''. Acha bonito, e o torcedor o ajuda a achar.



[Curtas]

- Ronaldinho Gaúcho é hoje tão bom que pode até mesmo compensar os defeitos de um time desequilibrado com seu talento.

- É sensacional porque, além de tudo, joga simples, não busca o drible à toa, como muitos jogadores brasileiros.

- É melhor que Maradona e muito melhor que Zico. O Pelé eu não vi jogar.

Publicado por Caio Maia às 10:30

Comentários

Ronaldinho melhor que Maradona? O típico comentário de um brasileiro com dor de cotovelo. O pé esquerdo de Maradona foi a melhor maravilha que apareceu na história do futebol- gostem vocês disso ou não. Doí-vos apenas o facto de nada terem ganho enquanto Diego Armando Maradona jogou, e por isso tentam sempre desvalorizarem-no. Desistam, porque não vão conseguir- porque daqui a 100 anos Maradona será para todo o sempre um mito indestrutível. Basta apenas dizer uma coisa: enquanto jogava à bola nunca ninguém( exepto os brasileiros, por mera cegueira fanática) se atreveu a pôr em causa quem era o melhor jogador do mundo e na época haviam grandes jogadores( Zico, Van Basten, Gullit, Mathäus, só para lembrar alguns...). A sua superioridade em relação aos restantes era tão evidente que fazia vontade de rir ver os brasileiros a falarem de Zico nesses tempos- a quererem-nos fazer crer que era melhor que Diego. Desde que pendurou as chuteiras o melhor jogador do mundo é um trono sem rei. Dito isto acho Ronaldinho um jogador prodígioso, mas daí a ser melhor que Maradona, mais devagar.
Um abraço

#1 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Sr.Maia (você tem o mesmo apelido que eu, tem familiares em Portugal? ) , acho brilhante este texto , pois em meia dúzia de paragrafos , consegue dizer quase todos os defeitos do futbol brasileiro.... (sem ofensa)

1º A tactica do Brasil e das suas equipas:no Brasil todos os jogadores têm forçosamente que ser craques , os laterais são os extremos aqui da Europa ,os centrais ou zagueiros querem fintar os avançados adversários , estilo Anderson Polga, Lucio ou Edmilson que são defesas terrivelmente maus , mas que davam bons médios defensivos.Na pratica ha poucos bons defesas brasileiros.
Concordo plenamente consigo,o Brasil se quiser ser campeão do Mundo tem que tirar o Ze Roberto e meter um defesa central (Luisão ou o Alex do PSV que é pretendido pelo Milan), alias a mesma tactica do Scolari em 2002 e este ainda jogava com o Gilberto Silva no lugar agora do Kaka.

2º A falta de profissionalismo de uma grande parte de jogadores. Aqui em Portugal , são conhecidos como "a turma da picanha".

3ºO tipico comentário brasileiro , anti-celeste que o pelé é melhor que Maradona. Aliás , mais grave , que o Ronaldinho é melhor que o Maradona.
Maradona foi o maior de sempre , e na minha modesta e europeia opinião , o Ronaldinho nem sequer é o melhor brasileiro da actualidade , é o Adriano.

#2 | Comentado por: Swabian Wolf | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Caio Maia, gosto da sua coluna. Gosto dos temas que aborda e da forma como os desenvolve.

Também partilho da opinião que o Brasil deve jogar com 3 centrais - zagueiros como dizem vocês aí - aliás, parece-me tão óbvio quando a equipa tem dois jogadores como Cafú e Roberto Carlos.

Agora dizer que Ronaldinho é melhor que Maradona é um perfeito disparate. O Ronaldinho é um grande jogador - não o melhor do Mundo porque há outros também enormes como Shevchenko, Henry ou Lampard - mas está muito longe do melhor jogador de todos os tempos.

Maradona era indiscritivel, um génio. Foi o melhor de sempre e continuará a ser por muito tempo, quem sabe para sempre.

#3 | Comentado por: Pedro Neto | 5 de novembro de 2005 às 10:32

amigos,
talves, por ser mais jovens do que eu, não tenham acompanhado a carreira de Pelé. não dá para comparar nenhum jogador a ele. quanto a Maradona, se era tão bom, porque só conquistou, em clubes, o Italiano e uma Copa da Uefa?
Ronaldinho Gaúcho, hoje, é melhor que ele. se jogar o que está jogando por mais alguns anos, terá sido definitivamente o segundo melhor da história.
abraços a todos.

#4 | Comentado por: Caio Maia | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Péle? Maradona foi melhor, foi muito melhor. Eu lembro-me das marcações assassinas que lhe faziam em Itália e do terror de Maradona inspirava( não me lembro de um único jogo da sua carreira em que não tivesse uma guarda de honra de 2 jogadores e ás vezes eram 3!). Péle foi sem dúvida um grande jogador e um extraordinário atleta( o único a sagrar-se tricampeão mundial- marca que Cafú e Ronaldo podem alcançar no ano que vem), não tenho qualquer dúvida disso. Mas Maradona foi um deus- capaz de levar equipas medíocres( quer o Nápoles quer a sua Argentina) a patamares inacreditáveis. Os dois títulos italianos do Nápoles, mais dois segundos lugares e um terceiro, duas Taças de Itália e uma Taça UEFA, num clube que em toda a história sempre lutou para não descer de divisão( onde está agora aliás), são marcas inacreditáveis. Seria o mesmo, salvo o devido respeito, que o Penafiel ou o Gil Vicente fossem campeões nacionais! A Selecção Argentina campeã do mundo era Maradona mais dez jogadores medíocres. Diz-se aliás que apenas dois jogadores ganharam um campeonato do mundo sózinhos: Maradona e Garrincha. Mas do grande Mané nunca falam os brasileiros- porque Péle é Deus nosso senhor e ninguém lhe pode fazer sombra. Bullshit! Pior: O Nápoles só ganhou o que ganhou por causa de Maradona- e estou convencido que o campeonato do mundo de 1994( tal como o escandaloso penalty e a escandalosa arbitragem de 1990...) foi roubado à Argentina, porque dopados andam todos os jogadores de futebol, deixemo-nos de tretas! A Argentina tinha uma equipa que finalmente estava à altura do seu nº10, e apareceu a jogar um futebol maravilhoso( o melhor futebol desse mundial de longe!), e como tal tinha que ser parada porque a FIFA ainda pode bastante. Não fosse a FIFA e Maradona seria tricampeão, como seria merecido- e assim os dois melhores de sempre teriam o mesmo estatuto. Mas Maradona foi um rebelde que mexeu com muitos interesses- e ainda hoje tem que sofrer com as críticas dos invejosos e dos medíocres. Vá lá que já se calaram com a história de Zico ser melhor que Maradona. O rídiculo também mata...
Um abraço

#5 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

"quanto a Maradona, se era tão bom, porque só conquistou, em clubes, o Italiano e uma Copa da Uefa?"

Podia contrapôr: quanto ao Ronaldinho, se é tão bom, porque não vai para o Nápoles e faz dele campeão nacional?


Há coisas que não se podem comparar. O Nápoles nunca foi nada antes do Maradona, nem depois dele.
Se ganhou, foi por obra quase exclusiva do Maradona. Se ganhar o campeonato italiano quase sem ajudas não dá uma noção do valor de um jogador, vou ali e venho já...

Conta-se (eu não sei se é verdade, mas acredito) que houve um jogo em Itália entre as selecções italiana e argentina, e houve uma claque napolitana que preferiu apoiar o Maradona em vez do seu país natal. Não é qualquer um que marca dessa forma os adeptos do clube por onde passou...


Posto isto, não ponho realmente em causa o valor do Pelé, porque não conheço em primeira mão. Mas parece-me que o Ronaldinho, mesmo sendo genial, ainda tem que fazer muita coisa para poder ultrapassar o Maradona. Muita mesmo!

#6 | Comentado por: Jorge Coelho (jcoelho) | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Estão querendo matar o futebol, não é possível.

Criticar o parreira qnd ele faz burrada... tudo bem, sem problemas. Agora, criticá-lo quendo ganha uma copa américa em cima dos Argentinos, e uma copa das confederações contra os mesmos?

E jogando o fino? e daí se não conseguirmos ser campeões de novo? TEMOS 5 MEU AMIGO !!! a itália ou a alemanha precisariam de 8 anos para nos alcançar. Eu quero mais é que entre o ²mágico mesmo, quero ver os bobões serem humilhados pelos dribles do Ronaldinho, do Robinho e cia. TÍTULOS SÃO UMA COISA SUPÉRFULA NA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO. NÓS AMAMOS O FUTEBOL E QUEREMOS AÇÃO !!! Foi assim que conquistamos o tri-campeonato em 1970, jogando por prazer e não resultado. E o Parreira reaviva esta tradição e ainda merece ser criticado e metido no mesmo balaio que o "Rico Terra"? Por favor...

Cara, tem gente que, a nivel de seleções, deveria ter nascido no Liechenstein...

Depois vem a turma do bacalhau, dizendo que "tá certo mesmo, os jogadores brasileiros são assim, assado... e em portugal são conhecidos como turma da picanha..." façam-me o favor: me recordem qual a última coisa grande que portugal ou um clube portugues alcançou que não tinha algum "picanhista" na fita? ai que tristeza, ai que tristeza... ai meu cotovelo como dói...

Mas a heresía mor, a grande covardia, a punhalada pelas costas é esta tentativa tosca de apagar o Pelé da história do futebol...

O Maradona recebia "marcação assassina"(rs) na Itália? Na época do Pelé, não tinha cartão vermelho. Preciso falar mais?

O Napoli não era nada antes do gordinho? O Santos também não era nada antes do Pelé, e hoje é a 4° força do futebol paulista, depois do trio de ferro.

Pergunta? vcs assitem o talk show do maradona? viram qundo ele convidou o Pelé? viram eles tocando a bola de cabeça sem derrubar no chão? quem deixou a bola cair no chão? O Pelé com 65 anos é que não foi...

3 Copas do Mundo, conquistou a 1° com 17 anos e 2 gols na final

bi-campeão mundial de clubes pelo santos dando uma surra no benfica do eusébio em portugal

umas 20 vezes campeão paulista

quem acha que pode fazer melhor, que faça e não fale. ate agora ninguem fez melhor.

agora se vcs não viram o pelé jogando... azar o de vcs, sinceramente hehehehehe é uma ignorancia dizer que x é melhor que y sendo que se conhece x e nao y. uma mentira que se repete muitas vezes até começarem a acreditar nela... isso é o "maradona melhor jogador do mundo"

abraços fraternais. em portugues nos ofendemos 8D

#7 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Jorge Coelho, a situação não era exactamente assim, Foi no mundial de 90, na Itália, durante o jogo Itália-Argentina nas meias finais (creio). O jogo foi em Nápoles e os adeptos, mesmo sabendo-se que assobiavam os hinos de todas as equipas que jogavam contra a Itália, decidiram não o fazer e, ao mesmo tempo, colocaram cartazes de apoio a Maradona. Torceram pela Itália, mas mostraram também o seu amor pelo jogodaro que foi Maradona.

Caio, se disse que nunca viu Pelé jogar, porquê o comentário sobre ser mais velho que muitos dos comentadores? Se não o viu jogar deixe-se desses comentários disparatados.

Não gostaria de comparar Pelé e Mradona porque os tempos emq ue jogaram eram outros, mas repito a visão de outros. Pelé ganhou 3 campeonatos do mundo, sendo que um deles foi em 70, com aquela que foi talvez a melhor selecção de sempre do futebol mundial e outro em 62 em que jogou creio que apenas o primeiro jogo e Garrincha carregou com o Brasil às costas até ao título. Contributo indispensável para um título do Brasil só em 58, sejamos sinceros. Não lhe diminui o inacreditável talento? Não, mas serve para colocar as coisas em perspectiva.

Ronaldinho será o melhor jogador do mundo? Talvez. Será provavelmente o maior talento em bruto do planeta, mas isso não faz um jogador. É dos jogadores que tem sempre de jogar, é um facto, mas ainda não o vi carregar com uma equipa às costas. O ano passado, na segunda mão da eliminatória com o Chelsea viu-se isso. Marcou um golo inacreditável que mais ninguém marcaria, mas não foi capaz de levar com a equipa às costas. Aliás, a equipa do Barcelona mais facilmente sentiria a falta de Deco ou Xavi que de Ronaldinho. Ele apenas dá a impressionante mais valia, não leva a equipa às costas.

O Maradona sim, levava. O Nápoles era uma equipa medíocre. E, no entanto, ele levou-a não só ao título italiano como à final da taça dos campeões. Levou ainda a equipa argentina de 86 (que não era assim tão má, tinha jogadores de qualidade como Burruchaga e Valdano, mas também não era fantástica) ao título mundial marcando o mais fantástico golo do mundial (contra a Inglaterra) e fazendo o passe para o golo decisivo na final (de Burruchaga) com um passe "com olhos" pelo meio de 3 (três!!!) jogadores alemães. Ver Maradona era saber que a equipa onde jogava tinha muito boas possibilidades de ganhar, fosse lá qual fosse essa equipa ou qual fosse o adversário.

Quanto ao resto concordo. Parreira é uma desgraça e tinha era que colocar 5 jogadores que fossem contidos na defesa e depois dar o ataque a Ronaldinho, Káká, Robinho, Adriano e Ronaldo. Não seria preciso mais nada. Os outros só serviriam para defender. A partir daí era ver um mundial ganho pelo Brasil com uma média de resultados talvez de 5-2. Por esse Brasil eu torceria.

#8 | Comentado por: João André | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Vou citar o camarada crítico de futebol:

"Depois vem a turma do bacalhau, dizendo que "tá certo mesmo, os jogadores brasileiros são assim, assado... e em portugal são conhecidos como turma da picanha..." façam-me o favor: me recordem qual a última coisa grande que portugal ou um clube portugues alcançou que não tinha algum "picanhista" na fita? ai que tristeza, ai que tristeza... ai meu cotovelo como dói..."

Fica demonstrada a minha tese sobre a sobrebanceria do Brasil em matéria de futebol. É por isso que ficam cegos quando se fala em Maradona. É que aí sim sentem eles na pele a dor de cotovelo! Depois quando vierem falar de povo irmão e outras tretas que tal não se esqueçam portugueses da alta consideração que eles têm por nós...
Um abraço

#9 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

" na segunda mão da eliminatória com o Chelsea viu-se isso. Marcou um golo inacreditável que mais ninguém marcaria, mas não foi capaz de levar com a equipa às costas. "

mas chelsea não vale. aquela equipe parece mais o exército do rei haroldo na época da invasão dos normandos do gilherme o bastardo, só faltam dar-lhes machados gigantes e escudos de couro !!!

morre futebol morre !!!

#10 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

"Fica demonstrada a minha tese sobre a sobrebanceria do Brasil em matéria de futebol. É por isso que ficam cegos quando se fala em Maradona. É que aí sim sentem eles na pele a dor de cotovelo! Depois quando vierem falar de povo irmão e outras tretas que tal não se esqueçam portugueses da alta consideração que eles têm por nós... "

nunca vi um portugues e um brasileiro que não gostem de uma boa discussão. isso quer dizer alguma coisa não? 8P

#11 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Caro crítico,

Discutir é uma coisa- chamar-nos turma do bacalhau é outra. Seria o mesmo que eu vos chamar bando de subdesenvolvidos com a mania que são os melhores do mundo! Gostavas?

Um abraço

#12 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

mas o brasil é realmente um pais subdesenvolvido, e se morassemos ao lado dos estados unidos isso nao nos faria imaginar que somos menos subdesenvolvidos, nao se se me fiz entender...

quanto ao bacalhau... e vcs? não chamam os ingleses de bifes? não chamam os jogadores brasileiros de turma da picanha?

pelo menos os portugueses que temos aqui, não serão "europeus cosmopolitas e educados" mas são gente mais amigavel, brincalhona e carismática. vc deveria orgulhar-se deles e tentar aprender algo com pessoas que na pior das hipoteses são a comunidade extrangeira mais amada no brasil.

vai aprendendo pedrinho...

#13 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

eu não disse que não vi Pelé jogar, mas de fato não vi, pelo menos não ao vivo.
acho que nós brasileiros temos mesmo essa soberba de acharmos que qualquer jogador nosso é espetacular, mas isso não me faz diminuir Maradona. foi o segundo maior de todos os tempos, um jogador mágico, espetacular. os brasileiros que genuinamente de futebol são muitíssimo fãs do "pibe". Ronaldinho, se continuar por alguns anos jogando o que joga hoje, pode alcançá-lo. agora, dizer que o Barcelona sentiria mais a falta do Xavi, não dá, né? quanto ao "turma do bacalhau", não creio que meu compatriota quis ofendê-los, certo Crítico? é que nós brazucas somos naturalmente brincalhões, e às vezes que todos vão entender a brincadeira.
abs.

#14 | Comentado por: Caio Maia | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Caro críticinho( uma vez que tiveste a amabilidade de usar um diminuitivo, retribuo o piropo),

Aprendo mas nunca com ignorantes. Gente pequena precisa de mesmo de crescer, e talvez uns tempos longe do sub desenvolvimento te fizesse bem para abrir horizontes mentais, e a realidade se tornasse uma coisa menos tortuosa para ti.

Bye,

#15 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

"eu não disse que não vi Pelé jogar, mas de fato não vi, pelo menos não ao vivo.
acho que nós brasileiros temos mesmo essa soberba de acharmos que qualquer jogador nosso é espetacular, mas isso não me faz diminuir Maradona. foi o segundo maior de todos os tempos, um jogador mágico, espetacular. os brasileiros que genuinamente de futebol são muitíssimo fãs do "pibe". Ronaldinho, se continuar por alguns anos jogando o que joga hoje, pode alcançá-lo. agora, dizer que o Barcelona sentiria mais a falta do Xavi, não dá, né? quanto ao "turma do bacalhau", não creio que meu compatriota quis ofendê-los, certo Crítico? é que nós brazucas somos naturalmente brincalhões, e às vezes que todos vão entender a brincadeira.
abs."

mas que é isso, mesmo que pelé não fosse melhor que maradona(o que de fato é impossível), preferia ter palitos de dente enfiados dentro da unha e ser cozido a óleo fervente, que admitir o que "eles"(e vc sabe muito bem que são "eles") esperam 70 anos pra ouvir:

que um jogador "deles" é melhor que um nosso.

"eles" podem fazer o churrasco melhor, e até o chimarrão, mas no futebol "eles" não apitam nada hehehehe

agora, sinceramente, nunca vi um portugues que não fosse brincalhao, mas por outro lado nunca fui a portugal... sei lá...

#16 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Bem pelo k eu penso, axo k portugal necessitava de umas favelaszitas para criar jogadores de futebol a sério, visto k a maior parte da selecção do brasil é proveniente daí =)


Eu axei piada relativo ao assunto do ronaldinho, nem vale a pena comentar, pk brinkar com certas coisas ñ!

critico_de_futebol, olha tou como os jogadores brasileiros no sporting relativo ó peseiro (sekalhar tb estavam a brincar, já k voçes brazucas são muito brincalhões), Vai tomar no "certo sitio em k sabes", e aproveita e leva o bacalhau ktg,

espero ñ ser assaltado kuando for ai ao Brasil =)

Abraços do teu Irmão tuga k tb está no gozo ktg =)

#17 | Comentado por: Rionx | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Dizer que Maradona era um gênio e tudo mais eu concordo, mas falar que Pelé não é o melhor...
Para se ter idéia, na época do Pelé não existia cartão vermelho(o que já foi citado aqui), os zagueiros entravam para quebrar mesmo, sem se importar com nada. Para se ter idéia em 54 o jogo Brasil e Hungria foi considerado o jogo mais violento da história das Copas, mas e ai? Quantos jogadores foram expulsos?

Maradona foi um gênio com a esquerda. Mas Pelé foi um gênio com a direita, com a esquerda, com a cabeça...Ele só não é gênio quando decide abrir a boca para falar algo.
Garrincha, esse cara foi O MAIOR DRIBLADOR DE TODOS OS TEMPOS, muitos consideram ele O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS, mas só que existe um problema ele bebia demais, acabou com a carreira e a vida. A Carreira dele foi curta. Imagina se ele não se entregasse a manguaça e em 1970 ainda jogasse tão bem quanto em 62 e jogasse naquela equipe, o time seria a coisa mais linda da face da Terra, melhor até que o que já é.
Pelé é considerado o maior de todos por ter sido o mais completo. Porque Pelé ficou de fora da Copa de 62? Porque caçaram ele e quebraram ele! Porque Pelé ficou de fora de 66? Porque caçaram ele e quebraram ele!
Agora, vamos pegar um gol do Pelé, o mais belo que eu já vi, aquele contra a Suécia na final da Copa de 58. Cruzamento para ele na área, ele domina, dá um chapéu no cara, toma um chute na coxa, passa pelo outro zagueiro e marca, enfim, passa por 3 em um pequeno espaço, toma um chute assassino na coxa e mesmo assim tem categoria para marcar um golaço.
E sinceramente, o gol do Maradona foi bonito, mas não é TÃÃÃO lindo, até o Maicon no Pré Olímpico fez um parecido. E não duvido que Ronaldo antes de ter problemas no joelho não marcaria um gol desses, se não me engano até marcou um ou dois parecidos.

#18 | Comentado por: Av | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Pera lá, não vamos entrar nessa parte de Assaltos, etc, pois estamos pobres em grande parte por culpa de Portugal, pois só aceitou a Independencia do Brasil quando passou todas as dívidas portuguesas com a Inglaterra para o Brasil. Ou seja tivemos dívidas com a Inglaterra, mas dívidas que não eram nossas. Ai houveram péssimas gestões, o povo foi ficando pobre e tals. Ai qual o único meio de sobreviver? Então já viu.

Ah, outra coisa, um amigo português meu me disse uma vez o seguinte: "Vocês brasileiros tiveram o azar de terem sidos colonizados pelos portugueses, o povo mais ignorantes que já surgiu na face da Terra."

Bem, mais algo? Eu não quero brigas, pois meu avô era português e eu não tenho nada contra Portugal apesar dos grandes problemas que Portugal trouxe ao meu país, mas pera lá.

#19 | Comentado por: Av | 5 de novembro de 2005 às 10:32

"Bem pelo k eu penso, axo k portugal necessitava de umas favelaszitas para criar jogadores de futebol a sério, visto k a maior parte da selecção do brasil é proveniente daí =)"

pode crer hehehe menos padarias e mais favelas, afinal jogar bola é melhor que queimar a rosca e mais saudavel tb

"critico_de_futebol, olha tou como os jogadores brasileiros no sporting relativo ó peseiro (sekalhar tb estavam a brincar, já k voçes brazucas são muito brincalhões), Vai tomar no "certo sitio em k sabes", e aproveita e leva o bacalhau ktg,"

mesmo que vc diga que é bom enfiar o bacalhau nesse sítio, prefiro só usá-lo pra evacuação mas obrigado pelo conselho assim mesmo.
alem do que o kilo do bacalhau é caro demais para dessperdiçar desta maneira. portugal enriqueceu mesmo depois da união européia hein? lol

"espero ñ ser assaltado kuando for ai ao Brasil =)"

pra ser assaltado vc precisa ter dinheiro e cara de otario, se tiver 1 dos 2 é melhor rezar...

"Abraços do teu Irmão tuga k tb está no gozo ktg =)"

um abraço pra vc e "pra quem fô de sua família"

8P

#20 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Amigos,

Ficou claro:

1- Que para os brasileiros a realidade resume-se a Brasil e Argentina- e que eles diminuem Maradona apenas por essa razão. Chama-se a isso mentalidade terceiro-mundista gostem disso ou não.

2- Que a culpa deles serem subdesenvolvidos ao que parece é nossa! Vai para 200 anos que são independentes- mas a culpa é nossa...

3- Que Maradona cometeu o crime de ser melhor que os brasileiros que têm a mania de se arvorarem em melhores jogadores do mundo, e que não têm nada a apreender com o futebol que se pratica no resto do mundo. Continuem a pensar assim: foi por pensarem assim que tiveram 24 anos sem vencerem um mundial- ou já se esqueçeram disso?

4- Que o humor deles é subjectivo: Quando se aplica aos outros são bem dispostos e humorados; quando lhe aplicamos a mesma receita não temos humor. É uma questão de interpretação subjectiva de humor. Outra pena diria que é mesmo uma questão de usarem de cinismo.

Perante isto chega a ser rídiculo ler o inicio deste post. Apenas ficou clara a real mentalidade do Brasileiro.

Caro Caio,

Devo salientar a tua honestidade intectual ao reconheceres alguns defeitos dessa mentalidade. Não é fácil e não é para todos. Pena é que nem todos tenham essa mesma cabeça limpa de preconceitos e falem de cor.

Um abraço

#21 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

isso foi ha 500 anos atras, nem era nascido naquela época, não sei nada sobre isso.

só sei que entre todas os antigos impérios colonialistas, pelo menos portugal pela propria fragilidade acaba por ser mais carismático

antes ter sido colonizado por alguem que se faz de azedo arrogante e racista do que por alguem que realmente o é.

e outra, se a gente não falar em portugues com eles, vamos falar com quem nesse mundo?

;)

#22 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

com certeza, brasil e argentina são dois paises de 3° mundo, parebens, vc conhece geopolítica

mas são os 2 melhores do futebol mundial, nós em 1° e eles lá longe no 2° lugar...

pra mim a culpa do brasil ser pobre é do brasil mesmo, mas a mentalidade politica "fisiológica, paternalista e corrupta", acho que é uma coisa que provavelmente os 2 paises compartilham

maradona melhor que pelé? e o que vc sabe sobre o pelé, espertalhao? nao sabe nada...

sei lá, o humor dos portugueses aqui do brasil é boa onda, as piadas do Rionx já são mais azedas e fúnebres por exemplo e o pior, não tem la muita graça. e outra, eu nao faço piadas ou brincadeiras com quem nao conheço, alias eu nao conheço ninguem aqui

Caro Caio,

Devo salientar a tua honestidade intectual ao reconheceres alguns defeitos dessa mentalidade. Não é fácil e não é para todos. Pena é que nem todos tenham essa mesma cabeça limpa de preconceitos e falem de cor.>

faça o favor...

#23 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Citar:

"mas são os 2 melhores do futebol mundial, nós em 1° e eles lá longe no 2° lugar..."

A Argentina em segundo?! como?!
Itália, já ouviste falar? Tricampeã mundial.

Mas há mais futebol que precisas de descobrir: Alemanha, França, Holanda, Inglaterra, República Checa, Portugal( que ganhámos ao Brasil na última vez que jogámos- ou já se esqueceram?), Espanha, Japão, Costa do Marfim e até( porque não?) Angola. No dia em que o Brasil perder essa mania que só eles sabem jogar à bola poderá tornar-se no imenso Portugal de que falava Chico Buarque( para ignorante ainda sei umas coisas sobre o teu país, coisas que tu ignoras sobre o meu...).

Vocês vivem abismados com a vossa grandeza. Por isso é que de vez quando a realidade vem a de cima( Itália em 1982, França em 1986, Argentina em 1990, França, de novo, em 1998), e vocês tentam explicar o inexplicável. O vosso problema é que o resto do mundo também joga futebol. E não somos os pernas de pau que imaginas.
Quanto a serem nº1 nenhuma dúvidaa esse respeito. Seria era bom que fossem um pouco mais modestos, pois afinal o maracanazo só sucedeu há 55 anos... Há que aprender um pouco com a história, meu caro.

Um abraço

#24 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Ah já me esquecia- e o México, que vos deu um banho de bola na Taça das Confederações...

Um abraço

#25 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Itália: nossos fregueses, ganhamos deles nas finais de 1970 e 1994

Alemanha - 2 a 1 final de 2002 brasil penta

França - eliminamos eles em 1958

Holanda - desde 1974, nunca mais ganharam do Brasil

Inglaterra - hahahahahaha esses aí são nossos fregueses tradicionais, sempre levam chocolate da verdeamarela

República Checa - ganhamos na final de 1962

Portugal( que ganhámos ao Brasil na última vez que jogámos- ou já se esqueceram?) - pode deixar, ano que vem a gente tira a limpo esta diferença

Espanha - la fúria? ou melhor la fofúria? outros que nunca ganharam do Brasil

Japão - vc só pode estar brincando...

Costa do Marfim - fala sério...

Angola - minha segunda seleção na copa de 2006. os angolanos sempre apoiam o brasil, o brasil vai apoiar angola (e portugal tambem, ate nos encontrarmos hehehehe daí a história muda)

"No dia em que o Brasil perder essa mania que só eles sabem jogar à bola poderá tornar-se no imenso Portugal de que falava Chico Buarque( para ignorante ainda sei umas coisas sobre o teu país, coisas que tu ignoras sobre o meu...)"

fala sério... ser um grande vice campeão europeu? dispenso hahahahaha.

"Vocês vivem abismados com a vossa grandeza. Por isso é que de vez quando a realidade vem a de cima( Itália em 1982, França em 1986, Argentina em 1990, França, de novo, em 1998), e vocês tentam explicar o inexplicável. O vosso problema é que o resto do mundo também joga futebol. E não somos os pernas de pau que imaginas."

se a gente ganhasse sempre nao tinha graça filhão, temos que dar uma colher de chá né?

"Quanto a serem nº1 nenhuma dúvidaa esse respeito. Seria era bom que fossem um pouco mais modestos, pois afinal o maracanazo só sucedeu há 55 anos... Há que aprender um pouco com a história, meu caro."

e se vc souber historia mesmo, sabera que a derrota para o uruguay foi a melhor coisa que aconteceu pro brasil:

- mudamos de uniforme, do azul e branco para o verde e amarelo que o mundo todo conhece ama e admira

- começamos a ganhar copas do mundo e ficamos muito mais fortes

;)

#26 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

ahhh ja ia me esquecendo do méxico tambem

já viu um mexico vs brasil no jalisco? metade dos mexicanos com camisas verdeamarelas?

nos temos uma grande ligação com este pais, assombramos o mundo em 1970, no méxico, fomos os 1°´s tri-campeões mundiais !

parabens ao mexico por nos vencerem !!!

#27 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Caro Crítico,

O Brasil não ganha à França há quase cinquenta anos,e foi eliminado pelos Franceses por duas vezes, boa?( Nós Portugueses também temos essa bête noire- pois perdemos sempre com a França... Uma questão genética a investigar.).
Ganharam à Itália, em penaltys. Mas levaram um banho táctico desses mesmos Italianos em 1982- ou já se esqueceram? Ah, e em 70 tiveram mais 2 dias de descanso, aliados ao facto da Itália ter jogado 120 minutos com a Alemanha, enquanto o Brasil passava tranquilimente com o Uruguai.

Enfim basta ver o teu post para perceber que desconheces o futebol mundial- e que o desprezas. Uma coisa te digo: sempre que o Brasil apareceu como favorito perdeu o mundial, porque essa mentalidade arrogante de donos da bola faz-vos mal, e depois não sabem conviver com a adversidade( ponham os olhos no exemplo de 1998). É por isso que depois têm grandes dores quando perdem...

Um abraço

#28 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Excelente cronica Caio. Lançou a confusão... isso é que é positivo, excepto alguns comentários estupidos/ofensivos que se têm lido.

Há que respeitar a opiniao dos outros, sem ofender. Futebol é subjectivo mesmo.

Ronaldinho tá no top, como outros, mas parece-me que não é tão decisivo como Maradona ou Pele. Tá no nivel do que foi Zidane, Ronaldo, Figo, Henry ou agora Lampard, etc.

Pele foi o maior no tempo dele. Maradona foi o maior no tempo dele. É dificil comparar epocas diferentes, embora pela analise dos curriculos dos 2, Pele tenha-me parecido mais jogador que Maradona. Embora os 2 eram pura pura magia!!!

#29 | Comentado por: M Peixoto | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Amigos brasileiros, antes de falar que o Portugues é o povo mais ignorante do mundo , que fez mal ao "vosso" pais e tal , não se esqueçam de uma coisa , esse vosso pais foi mais tempo nosso que vosso e se não fosse Portugal e os portugueses , não havia Brasil no mundo. Provavelmente , nem voces existiam , por isso , um bocadinho de respeito pelas vossas origens não vos faz mal nenhum.

Quem esquece o passado , não tem futuro.

P.S. O unico Portugal-Brasil que houve em campeonatos do Mundo , foi 3-1 para Portugal, será que o historiador brasileiro ai encontra outra selecção a quem o Brasil só perdeu em mundiais?

#30 | Comentado por: Swabian Wolf | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Com a Noroega parece que têm um score semelhante...

#31 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

amigos brasileiros e portugueses,
gosto muito de nossas discussões aqui no Terceiro Anel, mas não gosto quando a discussão parte para Brasil x Portugal (reconheço que, quase sempre, são os brasileiros que começam). Por motivos óbvios, até, já que sou Camargo e sou também Maia. Hoje, por exemplo, assim como três vezes nos últimos sete dias, almocei um bom prato de bacalhau. (e vinho português!). Posso entrar para a "turma do bacalhau", então.
a culpa de nosso subdesenvolvimento é evidentemente nossa e se os Portugueses nos legaram alguns de seus defeitos, também nos legaram algumas de suas muitas qualidades.
e é bem verdade: nunca ganhamos de Portugal em copas do mundo, e faço uma aposta: se jogarmos em 2006, dá Portugal. só que, na minha parcialíssima opinião, isso acontecerá por causa de um brasileiro, Scolari, muitíssimo superior a Parreira.
abs. a todos.

#32 | Comentado por: Caio Maia | 5 de novembro de 2005 às 10:32

So quero lembrar uma coisa q todo mundo ta esquecendo maradona é um drogado o Sr. Cocaína. Nós brasileiros falamos mal do maradona por sua arrogancia ele vive falando mal do brasil ( ñ pelo seu futebol e tb pq e nunca e ñ será melhor que pelé). E lógico quem bate leva. Não so o maradona como todos os argentinos são bosta nojentos arrogantes pequenos e comparasão a nós. Um defeito do brasil e por ter sido colonizado por portugueses seria melhor se fosse pelos espanhois alias até os proprios portugueses acham pois vivem a elogiar a argentina e a falar mal do brasil . Então VIVA A ESPANHA , OLÉ.

#33 | Comentado por: brasucaamazon | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Para Caio Maia :

Seu Babão , poxa e olha q eu pensava bem de vc

#34 | Comentado por: brasucaamazon | 5 de novembro de 2005 às 10:32

E é que não havia Brasil mesmo. Ou já se esqueceram que a grande característica do Brasil é a mistura de raças, algo impossível com qualquer outro povo colonizador?
E já agora, nunca ouvi ninguém falar da "turma da picanha".
A culpabilização de Portugal pelos problemas do Brasil é uma desculpa mais que esfarrapada, própria de quem não assume as suas responsabilidades.

#35 | Comentado por: João Pedro | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Caro Caio,

Mais uma vez parabéns pela tua lucidez.

Ainda não falei sobre o tema- o sistema do Brasil. Parece-me que Scolari voltou a um sistema quando esteve à frente do Brasil( o 3-5-2) que foi o motivo do seu sucesso. Havia que fazer uma variante do sistema( em função dos jogadores) para um 3-3-3-1, à holandesa. Não percebo porque Parreira mudou o que estava correcto, senão vejamos:

- Os laterais( Roberto Carlos e Cafú) são demasiado ofensivos para poderem defender em condições;

- Com este sistema, Káká poderia ser um regista clássico- e organizar o jogo a partir de trás, tirando o péssimo Zé Roberto- que não tem critério a entegar a bola, nem tão pouco sabe defender;

- Robinho e Ronaldinho poderiam ser os dois apoiantes móveis do avançado( Ronaldo ou Adriano- o que estiver melhor);

- Emerson seria o Joker deste baralho- exercendo a sua influência a partir de trás.

Não concordo com quem defende a táctica ofensiva para o Brasil( a tal dos cinco juntos- ou até dos seis, porque ainda há um senhor jogador chamado Juninho Pernanbucano...). Com o devido respeito acho que só as equipas equílibradas ganham os campeonatos do mundo. Seria uma equipa de sonho, a tal dos seis. Porém os campeonatos do mundo ganham-se com pragmatismo e com solidez- e não com lirismo.

Um abraço

#36 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

hahaha que frança o que

a gente podia ate ganhar deles em 2002 mas fizeram o favor de ser eliminados na 1° fase com 0 pontos ganhos e 0 gols...

ps: em futebol nao se discutem 3 coisas:

que a bola é esferica

que o juiz é filho da p...

e que o brasil é o melhor

abraços hehehehe

#37 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Pelé nunca saiu do Brasil. Quem sabe se venceria num campeonato Europeu ultra tático e competitivo?

Maradona venceu naquele que eu considero o campeonato europeu mais improvável para um jogador individualmente fazer a diferença. E venceu num clube que não era nada e que em nada se tornou depois da sua saída.

Pelé, relativamente a esta questão (que considero bastante pertinente), será sempre uma incerteza.

Maradona foi, é e será sempre uma certeza.

#38 | Comentado por: bU | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Ah ah ah ah ah ah ah ah ah, é bem, critico, é bem...
Duma coisa não há que duvidar: vocês têm um sentido de humor muito mais apurado do que o nosso, se assim não fosse imagino o que seria do vosso país!!! Se já é como é, e não digo nada demais, imagino como seria se 85% das pessoas não fossem tão brincalhonas e tão dadas para valorizar muito mais as coisas boas do que as más!
Parabéns por isso pá!!
Bem, no meio disto tudo só faltava tú seres do meu time preferido d´aí: O Coringão!!!!
Abraço!!

#39 | Comentado por: SEMPRE PRESENTES | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Se eu fosse o mr.Parreira , ganhava o mundial com este 11:
Dida
Lucio-Luisão-R.Junior ou Alex(PSV)
Cafu-Emerson-Juninho-R.Carlos
Kaka-Ronaldinho
Adriano

Ronaldo para o banco.

#40 | Comentado por: Swabian Wolf | 5 de novembro de 2005 às 10:32

O meu onze seria:

Dida

Lúcio, Luisão, Alex;

Cafú( ou Cicinho), Emerson, Roberto Carlos;

Káká( ou Juninho Pernanbucano);

Ronaldinho, Robinho;

Ronaldo( ou Adriano).

#41 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

"Ah ah ah ah ah ah ah ah ah, é bem, critico, é bem...
Duma coisa não há que duvidar: vocês têm um sentido de humor muito mais apurado do que o nosso, se assim não fosse imagino o que seria do vosso país!!! Se já é como é, e não digo nada demais, imagino como seria se 85% das pessoas não fossem tão brincalhonas e tão dadas para valorizar muito mais as coisas boas do que as más!
Parabéns por isso pá!!
Bem, no meio disto tudo só faltava tú seres do meu time preferido d´aí: O Coringão!!!!
Abraço!!"

shut the fuck up fat bitch !!!

#42 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

O que é isso pessoal? Precisa ficar se ofendendo tanto assim, brasileiros e portugueses... quanta ignorância!!
Apesar de não ser o lugar apropriado para discutir política e história devo dar minha opinião assim mesmo. Acham que o Brasil conseguiu sua independência em 1822? Claro que não, pois quando o rei Dom João VI voltou à Portugal, deixou aqui seu filho, Dom Pedro. Foram espertos, né??? A independenia brasileira data-se de 15/11/1889, quando proclamamos a República e deixamos de ser Império. Quanto à questão de culpa, acho que Portugal deixou sim uma herança amarga, mas é óbvio que nesses tantos anos de soberania bem podíamos ter revertido a situação. Vejam o caso da Argentina, há 150 anos fizeram uma revolução na educação e o Brasil o que fez nesse tempo todo??? A culpa de nossa pobreza é nossa mesmo!!!
Os portugueses dizem que nos achamos os melhores.... Mas quando vocês falam da nossa miséria e das nossas favelas, não acham que estão sendo soberbos e preconceituosos???
Somos um país muito rico, nosso PIB é 5 vezes maior que o de Portugal, mas em compensação a população daqui é 17 vezes maior que a daí. Sem falar que a distribuição de renda no Brasil é vergonhosa, a segunda pior do mundo!! Assim, a renda per capita é muito mais baixa que a dos europeus.
Saindo a economia para o futebol, que é o que interessa, eu particularmente não gosto de argentinos porque eles são racistas e preconceituosos com os brasileiros. Se acham melhores do que nós por não terem negros lá...
Quanto ao Pelé apesar de não vê-lo jogar ( pois tenho 24 anos e há apenas 10 sigo o futebol),sei que é o melhor do mundo de todos os tempos.... aliás não só foi eleito o melhor jogador como também O MELHOR ALTLETA DO SÉCULO XX. Precisa dizer mais alguma coisa???
Quanto ao Maradona não gosto dele e das suas atitudes. O Brasil gaba-se de ser campeão honestamente, já a Argentina.... Quem é que fez maracutaia para ser campeão em 86 quando golearam o Peru para desclassificar o Brasil?? o goleiro do peru era argentino, lembram-se????
Em 1990, recorreram à uma artimanha que só quem é desonesto é capaz. Se eles tinham o Maradona melhor do mundo, porque colocaram sonífero na água dos nossos jogadores? Por um simples motivo: morriam de medo do Brasil ganhar a copa. Quem é o melhor do mundo precisa recorrer à droga para estimular??? Imaginem se não existisse o Dieguito o que fariam os hermanos??? só Deus sabe...

Não adianta ninguém querer dizer que o maradona foi melhor que Pelé pois não é verdade... foi sim extarordinário, brilhante e maravilhoso! Mas mesmo assim não se compara à Pelé!

Bem vou ficando por aqui..
E por favor pessoal sem insultos, né??

#43 | Comentado por: Elizane | 5 de novembro de 2005 às 10:32

podem dizer que os brasileiros tem mania de grandeza, mas hão de convir que certos portugueses aqui se acham muito espertos. espertos até demais. mas eu nao os culpo pelos conceitos errados que devem ter sobre os outros, porque educação vem do berço e quem nao tem berço nao tem educação. olha, tá aí outra coisa em que os portugueses pobres imigrantes da provincia tem mais que os azedos e pseudo-arrogantes pseudo-cosmopolitas pseudo-civilizados e pseudo-novos europeus

#44 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Escolher o melhor entre dois atletas que jogaram em épocas diferentes - 20 anos de distância - é idiota!

Eu prefiro Maradona, outros preferem Pelé. É só isso! Não deixo de gostar mais ou menos do Brasil por essa escolha.

Eu acho é que o povo brasileiro acha uma ofensa pessoal alguém preferir o argentino ao Pélé. Isso só acontece porque os brasileiros odeiam os argentinos. O ódio vai muito para além do raciocinio lógico!

#45 | Comentado por: Pedro Neto | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Desculpem-me, errei!

Disse que em 1986 o Peru deixou a Argentina ganhar o jogo ( 6x0; goleiro Quiroga argentino )para impedir que o Brasil não fosse à final pelo saldo de gol. Mas não foi em 1978 e não em 86 como disse antes.

ah! só mais um lembrete:
Algum português disse que o Brasil ficou sem ganhar copa do mundo enquanto o Maradona jogou.
Mas quem o disse esqueceu também de dizer que a Argentina só conseguiu ganhar sua primeira copa do mundo depois que o Pelé deixou de jogar pela nossa seleção! Pois a última copa que o Pelé jogou foi a de 1970.

#46 | Comentado por: Elizane | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Desculpem-me, errei!

Disse que em 1986 o Peru deixou a Argentina ganhar o jogo ( 6x0; goleiro Quiroga argentino )para impedir que o Brasil não fosse à final pelo saldo de gol. Mas não foi em 1978 e não em 86 como disse antes.

ah! só mais um lembrete:
Algum português disse que o Brasil ficou sem ganhar copa do mundo enquanto o Maradona jogou.
Mas quem o disse esqueceu também de dizer que a Argentina só conseguiu ganhar sua primeira copa do mundo depois que o Pelé deixou de jogar pela nossa seleção! Pois a última copa que o Pelé jogou foi a de 1970. E eles ganharam sua primeira copa em 1978, quando usaram de métodos sujos e duvidosos.

#47 | Comentado por: Elizane | 5 de novembro de 2005 às 10:32

em 1978 a argentina vivia no auge da ditadura militar, era um marco nacionalista importante e util para alienar as massas, o mundial de 1978.

portanto tudo que se pode fazer pra favorecer a argentina por baixo do pano foi feito

houve este episódio do goleiro argentino naturalizado peruano e houve tambem uma das finais mais violentas dos mundiais, onde os dirigentes argentinos colocaram esterco no campo para incomodar os jogadores holandeses

no final a argentina acabou ganhando seu 1° mundial.

UMA GRANDE MENTIRA FOI DITA:

é mentira que o brasil não ganhou nada enquanto a argentina tinha o gordinho maradona jogando:

em 1981 e 1983, flamengo e gremio sagraram-se campeões mundiais

em 1989 o brasil foi campeão da copa america em cima da argentina de maradona e caniggia.

#48 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Há comparações meio complicadas de se fazer...

Maradona vs. Pelé? Mas se eu vi o Maradona e me ancantei com a magia dele, e do Pelé apenas vi algumas jogadas de arquivo em que os fotogramas nem permitem ter uma noção real da velocidade das jogadas, como vou poder comparar?

De todos que eu vi jogar, o Maradona foi incomparavelmente o melhor. De todos que não vi, sei que o Pelé está num pedestal à parte, onde nem Eusébios, nem Puskas, nem Beckenbauers ou Bobby Charltons chegam...


Parece-me a mim que o que originou esta conversa de comparações foi ter-se dito que o Ronaldinho é melhor do que o Maradona foi. Isto é que eu posso discutir, e aqui não concordo de maneira nenhuma...


Quanto à discussão lateral de Portugal vs. Brasil, quem tem culpa do quê... O que eu acho é que o Brasil tem um potencial incrível, em todas as áreas, que não tem sabido aproveitar. E que, a procurar um modelo por onde se guiar, esse não é Portugal com toda a certeza.

E enquanto o Brasil tiver samba, praia, sol, craques de futebol, picanha, caipirinhas e mulatas, terá sempre um lugar especial no meu coração.

Já agora, deixem-me acrescentar o seguinte: se não fosse a vontade do homem português em "misturar-se" com o povo nativo, as mulatas nunca teriam aparecido. E isso seria uma perda enormíssima para a Humanidade!!!
;)

#49 | Comentado por: Jorge Coelho (jcoelho) | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Pedro Neto, não é pq não gosto de argentinos é que acho Pelé melhor. É pelo simples fato de sê-lo! Se o Diego fosse melhor eu o reconheceria como tal, mesmo não gostando!!! Vocês podem e devem gostar mais dele; porém devem reconhecer a soberania de Pelé! Aqui no brasil também tem muita gente que gosta do argentino...
Eu só não gosto dos hermanos, porque sempre nos xingam de negritos e macaquitos. Respeito é bom, e eles não tem para conosco. Como posso gostar de um povo que vive a nos insultar por causa da cor da pele. Nós somos os vizinhos deles. Nós é que sabemos...

#50 | Comentado por: Elizane | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Quanto ao Ronaldinho apesar de ser um craque, não pode ser comparado com maradona, nem sequer dizer que ele será melhor, pois já seria forçar muito a barra!!!

Boa crítico, vc lembrou bem algumas das conquista das equipes e seleção brasileira.
Agradeço a sua simpatia....

#51 | Comentado por: Elizane | 5 de novembro de 2005 às 10:32

"se não fosse a vontade do homem português em "misturar-se" com o povo nativo, as mulatas nunca teriam aparecido. E isso seria uma perda enormíssima para a Humanidade!!!"

Ora aqui está a frase mais verdadeira de todo este tópico!

Como é que é possível dizer que Pélé é melhor por uns arquivos com mais de 40 anos? É quase impossível a comparação com outros jogadores para pessoas que não tenham visto o brasileiro jogar. Só quem viu pode afrmar tal coisa.

Por exemplo, eu nunca vi o Eusébio jogar mas sei - pelo que outros me dizem - que foi o melhor português de sempre e um dos 10 maiores do mundo de todos os tempos! Sendo assim, não acho correcto estar a ateimar com outras pessoas que o Eusébio é o melhor, eu nunca o vi jogar, apenas vi alguns jogos e videos antigos dele. Isso faz-me ter a certeza? Claro que não, mas por ser português para mim vai ser sempre o 3º melhor de todos os tempos. Perceberam?

Agora, eu vi Maradona jogar e para mim é o melhor jogador do mundo. E não estamos aqui a julgar os seus comportamentos fora do jogo como já vi alguém a fazê-lo aqui.

#52 | Comentado por: Pedro Neto | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Bom isto está para dar e durar...

Será tão complicado perceberem os nossos camaradas brasileiros que esses ódiozinhos Brasil- Argentina nada nos dizem?

Nós estamos num futebol a milhares de Kilómetros de distância e acontece que temos olhos na cara para vermos o que é bom( Ronaldinho), distinguindo do que é quase inumano( Maradona). Pelos vistos nem direito a pensarmos assim temos. Enfim a típica mentalidade do terceiro mundo. No dia em que o Brasil deixar de culpar tanto os outros e olhar para dentro de si, e ver o que está errado( Mensalão, O caso vergonhoso das armas, etc), será um país imenso. Enquanto continuarem a ver a Argentina não como uma solução( Que devia ser), mas como um problema( acordem: Golabalização! Século XXI! Gahhh), podem ter a certeza que não passam da cepa torta.

Um abraço

#53 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Ah e já me esquecia... O maior crack do futebol brasileiro actual( aquele que segundo os jornais tem o maior salário e é o MVP do ano) é argentino. Chama-se Carlitos Tevez e joga no Corinthians. Doí, não doí?

Um abraço

#54 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

A conversa está excelente. A minha opinião é a seguinte e resume-se assim:
Pelé, o Rei
Pelos títulos que ganhou. Pela carreira incomparável. Pela simples razão de que a esmagadora maioria dos brasileiros o considera o maior de sempre. E para quem nunca o viu jogar, o meu caso, ouvir este consenso da parte de um povo que já teve Garrincha, Zico, Sócrates, Falcão, Romário e agora, mais recentemente, Ronaldinho, Roberto Carlos e Ronaldo, só tem mesmo é que acreditar. Maradona já é claramente do meu tempo e está sem dúvida na galeria dos melhores dos últimos 25 anos. No entanto, há que não esquecer nomes como os do Cruyff, Platini, Van Basten e Zidane. Em minha opinião, todos estes ao nível de "El Pibe". Nunca se esqueçam que foi a mão de Deus que permitiu à Argentina chegar à final do México86. Relativamente à comparação Ronaldinho vs Maradona, considero que o Ronaldinho vai no bom caminho mas ainda lhe falta comer muita sopa. Ou será Picanha?

PS - Deixo aqui um desafio aos nossos colegas de bancada brasileiros, para avaliarmos a sua (im)parcialidade. Deixem aqui as vossas escolhas para o melhor onze do mundo de sempre numa táctica de 4.4.2 sem olhar a nacionalidades. Só aqueles que acham que foram os melhores de sempre em cada posição. Deixo aqui o meu:
Schumacher;
Cafu, Baresi, Koeman, R.Carlos
Rijkaard
Platini, Maradona, Zidane
Romário, Van Basten

Este é o meu melhor onze, daqueles que vi jogar. Táctica em 4.4.2 com o meio campo em losango com o Platini mais sobre a direita e Zidane mais sobre a esquerda. Rijkaard à frente da defesa e Maradona atrás dos avançados.

#55 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Não sendo Barsileiro, respondo ao repto:

Dasaev;

Cafú, Baresi, Gamarra e Maldini;

Vieira;

Lampard, Maradona e Mathäus;

Romário e Van Basten;

Não temos equipas muito diferentes, como vês.

#56 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Ah e já agora, o meu onze de sempre do Brasil:

Leão( ou Dida);

Cafú( ou Carlos Alberto Torres), Ricardo Gomes, Lúcio e Júnior( o melhor defesa sul americano de sempre! Só não o pus na minha equipa ideal, porque Maldini é Maldini...);

Paulo Roberto Falcão( o mais completo meio campista que já pisou algum relvado);

Gerson( um génio, demasiadas vezes equecido), Zico e Sócrates;

Péle e Romário.

#57 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Ih Pedro Pita, até quando vai ficar falando que somos do terceiro mundo??? Nós sabemos disso! E se pensa que nos ofende, querido, está muito enganado... Pelas suas palavras nota-se o ar de superioridade...
E ainda dizem que nós somos os arrogantes!
E mesmo se fôssemos temos motivo para isso, vc não acha???

#58 | Comentado por: Elizane | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Pedrinho, pode ser até que Tevez seja o melhor no futebol brasileiro em 2006, sabe porquê?
Porque os melhores jogadores do futebol brasileiro jogam aí na Europa? Percebe a diferença???

#59 | Comentado por: Elizane | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Vou citar:

"E ainda dizem que nós somos os arrogantes!
E mesmo se fôssemos temos motivo para isso, vc não acha???"

Eu acho que não, não têm razão nenhuma para se armarem em arrogantes e se arvorarem em donos do futebol mundial- como se não houvesse nada mais para ver que o vosso futebol e os vossos jogadores. Acho o vosso povo maravilhoso, mas acho igualmente que um dos vossos maiores defeitos é imaginarem que mais ninguém joga à bola no mundo. Estão enganados! Mais: Eu acho que vocês só perdem quando ficam com essa mentalidade arrogante de quem tem a mania. Quem é forte não necessita de estar sempre a afirmar que o é. Vocês deviam aprender isso.

Citar novamente:

"Pedrinho, pode ser até que Tevez seja o melhor no futebol brasileiro em 2006, sabe porquê?
Porque os melhores jogadores do futebol brasileiro jogam aí na Europa? Percebe a diferença???"

À parte da amabilidade do diminuitivo( um hábito repetido que, suponho, vocês usam em horas de aperto...), esse racocínio vira-se contra ti: Se assim é( como o é indiscutívelmente) o futebol europeu só pode ser superior ao brasileiro, e as equipas europeias melhores. Mais: O futebol brasileiro de hoje é europeu( não há um único jogador do onze que não alinhe na europa), e vale a pena questionar o que seria a selecção brasileira sem os jogadores que alinham na europa, onde evoluíram como atletas e competem ao mais alto nível todas as semanas. Isso de resto não sucede apenas convosco e, por exemplo, a selecção portuguesa benefecia do mesmo fenómeno. Está claro que para vós não existe mais nada ao cimo da terra senão o Brasil- e por isso são cegos. E se calhar por isso incomodam-se quando alguém vos diz meia dúzia de verdades. Bullshit!

Um abraço

#60 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Nápoles, sr. Caio, Nápoles. Maradona pegou numa equipa de 3ª e em alguns brasileiros de 2ª e fez do Nápoles campeão de Itália e vencedor da taça uefa além de dar aos napolitanos o orgulho de olhar os restantes italianos com outros olhos. Sou seu leitor fiel e com este comentário o sr. desiludiu-me. E convém não esquecer do presidente brasileiro da fifa que roubou a Maradona o título mundial em Itália.

#61 | Comentado por: spco | 5 de novembro de 2005 às 10:32

caro spco,
lembre-se, a tal efedrina nunca foi presidente da Fifa, nem é brasileira. ao que consta, não foi a única droga usada por Maradona em sua carreira. Ben Johnson, quando foi pego, perdeu todas as honras mas a Maradona tudo se perdoa. parece que muitos esquecem que, honestamente, talvez não tivesse ganho a copa de 86. e que muitos de seus desempenhos fantásticos podem ter sido sob influência de alguma substância ilegal.
nada tenho contra a Argentina, considero, como Portugal, minhas "pátrias de adoção". mas precisamos colocar as coisas em perspectiva. mais uma observação: entre os "brasileiros de segunda" citados está o Careca? certamente não posso concordar com isso, nem a torcida do Napoli.

#62 | Comentado por: Caio Maia | 5 de novembro de 2005 às 10:32

"se não fosse a vontade do homem português em "misturar-se" com o povo nativo, as mulatas nunca teriam aparecido. E isso seria uma perda enormíssima para a Humanidade!!!"

o que vcs querem? ganhar uma medalha por isso?

alias os africanos chutaram vcs da africa, como os rebeldes chutaram o maldito darth wader em guerra nas estrelas, ou os aliados chutaram hitler, ou os americanos chutaram a inglaterra.

acordem !!! vcs eram traficantes de escravos !!! estavam do lado errado, eram os maus da fita naquela época.

como vcs criticam os brasileiros por culparem vcs por o pais ser pobre se vcs pensam que sua historia foi um conto de fadas?

quanta fantasia...

#63 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

entao os alemães devem ter orgulho de ter exterminado 6 milhoes de judeus na II guerra?

entao os israelenses devem ter orgulho de terem massacrado os palestinos?

entao os brasileiros devem ter orgulho de terem exterminado 90% da população paraguaia no seculo XIX ?

mas parece que alguns lusos nao tem noção dos fatos historicos ou aprenderam errado. vcs acham que era bom ser espancado e trazido em um cubiculo dentro de um navio para ser escravo no brasil?

vcs acham que era bom ver sua aldeia queimada e terem suas mulheres estupradas por uns barbudos que chegaram em um "canoão" vindo do outro lado do oceano?

e não me venham com esta historia estupida de "ahhh se nao fossemos nós vcs seriam indios até hoje". afinal, o que vcs aprendem nas escolas para terem estas ideiazinhas distorcidas?

obvio que se o brasil é pobre hj a culpa nao é de portugal(graças a deus, 200 anos independentes), mas tambem nao me venham dizer que na época do ciclo da cana de açucar era tudo lindo maravilhoso.

nem digam "esqueçam isto", pq é a mesma coisa que os suiços dizem quando perguntados o que fizeram com o dinheiro que os nazistas roubaram dos judeus.

o que mais me intriga é que parece que portugal internamente tem problemas de xenofobia. dá pra acreditar? ao que parecem dizem que os brasileiros vao la para enganar os portugueses apenas. mas afinal, que droga poem na água daí? desculpem a grosseria.

##################################################

sobre futebol:

temos grandes craques, muitos titulos internacionais, tanto de seleções quanto clubes, apesar dos dirigentes serem corruptos, somos um dos campeonatos mais competitivos, nos orgulhamos de tudo isso e gostamos do futebol jogado á nossa maneira. esnobamos sim os rivais italianos, argentinos e alemães e fazemos isso porque podemos. porque conquistamos titulos e criamos uma filosofia e uma cultura propria dentro do futebol. nao gostam? nao tem problema, vcs são livres para gostarem do que quiserem.

mas esta é a nossa maneira de jogar, 100% ofensiva e tentando jogadas trabalhadas e bonitas. e não iremos mudá-lo, pq se mudarmos, perdemos a identidade. seria como jogar a verdeamarela no lixo

#64 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Credo, crítico.... Vai com calma...

Quando falei dos portugueses e das mulatas foi para deixar uma nota de humor, não foi para desencadear qualquer explosão de ira.

Infelizmente, a história está carregadinha de episódios de violência de um povo sobre outro. E até dentro do mesmo povo. Quer queiramos quer não, somos animais, e o instinto primal é totalmente incontrolável em algumas situações. Basta ver a violência mais ou menos generalizada que aconteceu em Nova Orleães depois da catástrofe.

Eu não defendo qualquer episódio de violência, mesmo que alguns sejam de algum modo "compreensíveis" dado o contexto histórico.

Também não me parece que Portugal tenha problemas particulares de xenofobia. Tem uma ou outra situação de discriminação, mas mais uma vez isso decorre da natureza humana. As pessoas têm medo do que é diferente, e tendem a fechar-se no seu grupo perante aquilo que percepcionam como uma ameaça externa.
Não há um único país (zona/região/etc...) no mundo onde não exista discriminação!

Aliás, em Portugal existe mesmo um carinho generalizado em relação ao povo brasileiro. No entanto, quando os brasileiros imigram para cá, deparam-se com os mesmos problemas que qualquer outra minoria, como o desenraizamento e o pouco acesso ao mercado de trabalho. Não por serem brasileiros, mas apesar de o serem.

Vamos com calma e deixar estas questões de lado, porque não é daqui que irá nascer a luz...

#65 | Comentado por: Jorge Coelho (jcoelho) | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Para Pedro Pita:
È claro que o futebol europeu é melhor, pois tem aí centenas de brasileiros...
E não se esqueça que fomos nós quem ensinamos ao velho mundo como se joga o futebol. Não o bretão, mas o brasileiro!
Quanto à questão de só enxergarmos o Brasil, o assunto em questão é sobre o esquema tático do Brasil (apesar desse tema sair do seu propósito), por isso falamos tanto... Se vc quiser que falemos sobre outras seleções, lance aí um comentário que nos daremos nossa modesta opinião.
Lembre-se que já éramos potência no futebol quando iniciou a grande imigração de nossos jogadores para a Europa. Eu reconheço que aí eles ficam mais disciplinados taticamente, mas é só, pois, talento eles já o tem. Se fosse o contrário, os cartolas daí nãoos contratariam. E e não venha com essa história de ser mais barato..
Eu acho que estamos mal acostumados a ganhar titulos, por talvez sejamos convencidos quando se fala de futebol. Eu sou excessivamente otimista e confiante.
e como não seria se quase todos do mundo da bola nos apontam como principal favoritos?

somos o único país a participar de todas as copas.

fomos em sete finas e 5 titulos.

somos campeões da copa américa e das confederações, ambas sobre a argentina e de goleada.

temos uma excelente safra de jogadores entre os melhores do mundo!

assim fica difícil não ser excessivamente otimista!!!

#66 | Comentado por: Elizane | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Só mais um pitaco:

Ô pá, por que não fala sobre a seleção portuguesa? Fica aí falar da Argentina e mal dos brasileiros...

Agora acho que é melhor encerrar essa discussão, pois eu não mudarei de idéia e vc também não!

Para finalizar devo dizer que alguns dos portugueses azedos que comentam aqui corresponde a uma minoria do povo português.

Tenho muitos contatos lusitanos no hotmail,não faço idéia com quantos conversei, mas sempre são muito simpáticos!

Até a próxima gajos!!!!

#67 | Comentado por: Elizane | 5 de novembro de 2005 às 10:32

pior se nos nunca tivéssemos ganho nada e nos achassemos os melhores do futebol. pelo menos se a gente é as vezes arrogante nesse tema é porque podemos e não só pq queremos

#68 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Cara Elizane,

Não vamos eternizar esta polémica- que já vai longa. Mas queria rebater vivamente esta:

" E não se esqueça que fomos nós quem ensinamos ao velho mundo como se joga o futebol."

Vocês não foram os únicos. Vocês têm de facto um futebol bonito e original, sem dúvida o mais bonito do mundo. Mas quem nos ensinou a jogar futebol bonito foram mestres como Herbet Chapman( Treinador do grande Arsenal dos anos 20- o tal que inventou o WM) ou Victorio Pozzo( Inventor da escola italiana), equipas como a Húngria dos anos 50 ou a Holanda dos 70( que vos deram àgua pela barba). Na história do futebol nem foram vocês aliás quem mais nos fez repensar os aspectos tácticos do jogo( vector onde somos sempre mais poderosos que o Brasil): Foram os Uruguaios e os Argentinos do principio do século. Foi a partir dos anos 20 que a Europa começou a ter que aprender como vos ganhar, usando naturalmente a inteligência- e revolucionando o conceito do jogo. Dito isto devo reconhecer que há duas Selecções Brasileiras fundamentais na história do futebol: a de 1958( que imitou o sistema húngaro de 4-2-4, e maravilhou a Suécia com um vendaval de futebol maravilhoso) e a de 1970( a tal que usou no onze inicial 5 números dez- Jaizinho, Gérson, Rivelino, Péle e Tostão. Foi se calhar a mais perfeita equipa de futebol que já pisou um relvado).
Mas onde eu queria chegar era ao seguinte( agora que vamos voltar a deixar as tumultuosas ondas cibernaúticas atlânticas novamente em paz...): Eu gosto do Brasil, gosto de vocês muito mais do imaginas! Gosto do Brasil de Jorge Amado, do Brasil da música, do Brasil do grande futebol, da alegria de viver que as pessoas à beira do precipicio sempre têm, da beleza eterna das vossas mulheres... O que não gosto é da vossa arrogância em determinados assuntos- porque isso torna-vos feios. Ah, e se fosse um Português ou um Argentino com o mesmo tipo de discurso reagiria na mesma! Se um dia se proporcionar falarei sobre o que acho da selecção portuguesa- que me parece afundada num mar de equívocos. Mas não era esse o assunto do post...

Beijos gaja )

#69 | Comentado por: pedro pita | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Caro Pedro:

Obrigada pelos elogios, querido! Eu também gosto dos portugueses e das coisas de Portugal!
Como poderia não admirar a genialidade de Camões, o maior escritor português? Como não admiraria o maior Naturalista vosso, o Sr. Eça de Queirós?
E como não gostaria da pátria de Fernando Pessoa, que é na minha singela opinião, o maior poeta que este mundo já presenciou??? E tem ainda o maravilhoso Saramago!!!

Bem, agora é sério fico por aqui...

Beijos gajo!!!
lololololol

#70 | Comentado por: Elizane | 5 de novembro de 2005 às 10:32

eu tb nao tenho nada contra os portugueses, até que não são chatos como os franceses, italianos, espanhois... portugal tb é um pais que tem politicos corruptos e o povo é pobre, entao acabamos por nos identificar com voces

#71 | Comentado por: critico_de_futebol | 5 de novembro de 2005 às 10:32

O povo é pobre como quem diz

Em relação á restante europa isso é óbvio
Mas caso ñ saibes quando diz respeito a salários mais elevados portugal situa-se muito bem da europa e acima de alguns países conceituados europeus

O problema é k os ditos pobres ñ saem da cepa torta, e muito dificelemente conseguem, agora um povo brasileira só se pode destinguir uma coisa com Portugal: a lingua...

E nós somos pobres e lembrate disto, comparados com a restante europa, ñ keiras faxer uma comparação com o brasil, pois havia muitos brasileiros k gostavam de ser pobres em portugal e ñ no brasil, pelo menos o mal era menor...

#72 | Comentado por: Rionx | 5 de novembro de 2005 às 10:32

Comente

Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)

(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)


Recordar-me?


Trackback Pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/110691