« Pontapé na Lógica #5 | Entrada | País do Penta #8 »
sexta-feira, 11 novembro 2005
Assistências #1
Categoria: 05/06 SuperLiga

Com quase um terço do campeonato decorrido, já é possível fazer uma breve análise das assistências da principal liga de futebol português. Os dados que aqui vão ser apresentados, são da responsabilidade do SoccerStats, com base na recolha de dados dos seus colaboradores para cada país.
Começando pelos dois indicadores mais importantes, e aqui prevalece a minha opinião, a média de espectadores e a percentagem sobre o total possível de lotação do estádio, verificamos que o F.C. Porto é o líder das assistências. Nada que não se estivesse à espera. Os resultados desportivos normalmente andam de mãos dadas com os adeptos de futebol. O Porto tem uma média de espectadores no seu estádio de 41.000 adeptos e em termos percentuais de possivel casa cheia, consegue chegar aos 82%. Alias, neste ultimo indíce, o segundo melhor, já aparece a alguma distância, falamos do Nacional com 74%.
Ranking-Clube - Média - % Total
1. FC Porto 41.434 - 82 %
2. Sporting 33.273 - 65 %
3. Benfica 31.645 - 48 %
4. V. Guimarães 14.189 - 47 %
5. Sp. Braga 10.708 - 35 %
Continuando a analisar a média de espectadores de cada estádio, verificamos que 8 clubes não consegue chegar aos 3.000 adeptos, e que apenas 7 equipas conseguem mais de 5.000 adeptos. Se considerarmos os lugares de acesso às competições europeias, como um limite, por exemplo o 6º lugar. Só daí para cima, é que as assistências começam a entrar nos dois dígitos, dos milhares. O Braga, actual líder, digamos que fica no limiar com os seus 10.708 adeptos e a Académica (6º neste ranking) muito próximo dos 10.000. Embora não queira discutir o grave problema dos salários em atraso, é facilmente perceptível que estas assistências não ajudam em nada os clubes, que continuam a pagar salários bem acima do que deveriam.
Analisando agora o indicador da percentagem de espectadores que em média vão ao estádio e tendo em conta a capacidade do mesmo, verificamos que o Porto se mantém no primeiro lugar. Já o tinha referenciado em cima. O Nacional, que por acaso até está a fazer um excelente campeonato está na segunda posição. O clube da Madeira, que aparece neste ranking na segunda posição, embora tenha um estádio bem dimensionado para o número de adeptos que normalmente vai ao seu estádio, atinge um número de espectadores muitissimo baixo para a primeira divisão nacional. E se continuarmos no ranking, no 4º lugar aparece o outro clube da Madeira. Portanto, a Madeira está bem representada quando falamos deste indicador. O Sporting aparece no segundo lugar, Benfica em quarto e os clubes do Minho nas posições seguintes, 5º e 6º (Guimarães e Braga). Uma palavra para a Académica que aparece neste ranking em 8º lugar, no primeiro ranking aparece na 6ª posição.
Ranking - Clube - %Lotação
1. FC Porto 82 % (41.434)
2. Nacional 74 % (2.220)
3. Sporting - 65 % (33.273)
4. Marítimo - 53 % (4.900)
5. Benfica - 48 % (31.645)
Não convém terminar a análise deste ranking segundo este indicador, sem referenciar que apenas 4 clubes conseguem colocar mais de 50% dos adeptos em média no seu estádio, nestas primeiras 10 jornadas. Muito pouco! E pelo menos 11 equipas não conseguem levar ao seu estádio pelo menos um terço da capacidade máxima.
Perante isto, a análises destes dados mostra que os estádios portugueses estão quase sempre despidos, não dou nenhuma novidade, e nem mesmo as deslocações dos grandes a casa dos seus adversários, tem ajudado a melhorar o panorama nacional, como noutras alturas. Talvez fosse interessante que os nossos dirigentes olhassem para os dados e reflectissem sobre a necessidade de alterações profundas. O preço dos bilhetes talvez ajudasse. Um estádio de futebol sem adeptos, é talvez uma das imagens mais tristes que podemos ver num espectáculo como o futebol. Urge alterar esta situação!
Publicado por Pedro Varela às 20:36
Comentários
Pois...como dizia aquele cartaz do SLB? "Fizemos um estádio para estar cheio" ???...nunca compreendi que um clube que diz ter 6 ou 7 milhões de adeptos não consiga pôr pelo menos 1% desses adeptos no estádio...
#1 | Comentado por: CarlosGraca | 24 de maio de 2009 às 20:08
Curioso que quando o Benfica de há uns 3 ou 4 anos levava sempre 80 mil nas primeiras jornadas, nunca se faziam este tipo de estatísticas...
Bem, à parte disso, há coisas do universo benfiquista que não percebo. Nos tempos do Vale e Azevedo era raro que um jogo do Benfica não tivesse mais que 50 mil adeptos. Quando foi a "equipa maravilha" enchemos quase sempre o estádio(infelizmente só até ao Natal...:) ) com 70/80 mil pessoas.
Este ano somos campeões e só temos uma média de 31 mil?? Isto ultrapassa o meu entendimento, juro. Ou não. Se não fôssemos campeões e tivessem vindo o Robinho, o Tomasson, o estádio estaria sempre cheio, aposto!
O porto tb é a mesma coisa. Com a euforia das contratações de alguns craques e do pseudo melhor futebol encheram realmente o estádio... até determinado tempo... porque desde há umas semanas que tem vindo a diminuir
#2 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de maio de 2009 às 20:08
Não tem nada a ver com isso caro Benfiquista do Norte.
O problema do povo benfiquista é, na realidade, a crise financeira do país.
Essa situação reflecte-se em tudo, até no futebol!
E tendo em conta o preço dos bilhetes não é de admirar a diminuição das assistências na Luz.
#3 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:08
Caro Benfiquista do Norte,
vamos deixar a mania da perseguição de parte. Eu até tive o cuidado de colocar #1 para indicar que seria o primeiro, nem sei que assistências terá o Benfica no resto do campeonato, mas cá estarei para analisar o resto.
O post surgiu por três razões:
1. nos últimos dias muito se tem falado dos ordenados dos jogadores, da falta de dinheiro e há uma relação clara com as assistências, por muito que seja mínima.
2. porque tenho ido as vários estádios neste início de campeonato e tenho notado as fraca afluência de público.
3. porque estive e a visitar e analisar de forma mais profunda o site SoccerStats.
Saudações desportivas,
Pedro Varela
#4 | Comentado por: Pedro Varela | 24 de maio de 2009 às 20:08
"e aqui prevalece a minha opinião, a média de espectadores e a percentagem sobre o total possível de lotação do estádio"
É um critério, mas discutivel. A Académica tem quase 10 mil por jogo, não pode estar em nenhum ranking abaixo do Nacional que tem 3000... Acho que o ranking para o n.º de espectadores não deve ser trabalhado, é nu e cru! Quantas pessoas estão em média no estádio A? e no B? Quem tem mais? Simples. Só valeria a pena fazer essa análise da taxa de ocupação se os estádios tivessem cheios e podeia especular-se que uma equipa não estava no top de assistências porque o estádio leva menos gente do que o de outra equipa. Perante estádios que não enchem não consigo entender porque se valoriza tanto as cadeiras ocupadas como as que ficam vazias. A não ser que se seja adepto do Nacional e se queira estar em 1º lugar no ranking de assistências...
Como alternativa vejam as assistências em Portugal, segundo o http://www.european-football-statistics.co.uk/attn/current/avepor.htm , em que o critério é o do numero de pessoas que estão no estádio em média e a casa mais cheia:
SuperLiga 2005-2006
1
FC do Porto
41.434
2
Sporting CP
33.379
3
SL Benfica
30.691
4
Vitória SC Guimarães
14.189
5
A Académica de Coimbra
10.618
6
SC de Braga
10.274
7
CS Marítimo
5.625
8
Boavista FC
5.200
9
Vitória FC Setúbal
4.625
10
FC Paços de Ferreira
3.250
11
A Naval 1º Maio
2.936
12
FC de Penafiel
2.700
13
Gil Vicente FC
2.594
14
Rio Ave FC
2.100
15
CF Os Belenenses
2.000
16
CD Nacional Madeira
1.850
17
CF Estrela da Amadora
1.320
18
UD de Leira
1.249
Total
9.698
Last update : 11-11-05
#5 | Comentado por: Rui | 24 de maio de 2009 às 20:08
ainda me lembro de ir ver um Benfica-Braga com 80 mil nas bancadas e a Fafá de Belém a cantar o vermelhão ao intervalo! nesse ano tivemos realmente excelentes assistencias. 70 mil num Benfica-Salgueiros, 60 mil num Benfica-Guimarães (o tal do golo do JVP que nunca ninguém viu a não ser esses 60 mil)... isso foi um dos 2 grandes méritos do Vale e Azevedo (e únicos), o outro foi ter sido o presidente que apostou no Mourinho para treinador principal.
#6 | Comentado por: Cláudio Assunção | 24 de maio de 2009 às 20:08
ainda me lembro de ir ver um Benfica-Braga com 80 mil espectadores. nesse ano tivemos realmente grandes assistencias com um Benfica-Salgueiros com 70 mil. 60 mil num Benfica-Guimarães (o tal do golo do JVP que nunca ninguém viu a não ser esses 60 mil). esse foi um dos 2 grandes méritos de Vale e Azevedo (e únicos), o outro foi ter sido ele a apostar em Mourinho para treinador.
#7 | Comentado por: Cláudio Assunção | 24 de maio de 2009 às 20:08
Olá a todos, cá está o Vitoriano do costume.
Antes de mais estas estatisticas são feitas de facto com as pessoas que entraram no estádio, mas é preciso ver o seguinte;
1º- Alguns clubes já receberam em casa os ditos estarolas (sem ofensa), Porto, Benfica e Sporting; o que melhora significativamente a média de assistencias.
2º. Temos de ver a capacidade do clube, não vale a pena fazer-mos a % de capacidade, temos de comparar a lotação dos estádios, com o numero de sócios, e cadeiras vendidas (no caso dos estádios novos), reparem se o Boavista, Braga, Academica e até o Vitória de Guimarães, oferecesse bilhetes, teriam o estádio mais composto, apesar do o Vitoria ter mais 50% do que o braga e academica, que têm assistencias a seguir ao meu clube.
3º No caso prático do Vitória, vendeu mais de 15000 cadeiras e as assistencias, não chegam às 15000.
5º Agora pergunto eu qual o 4º grande?
PS. Não há duvida que o Porto é o maior clube portugues, o Sporting vem logo a seguir, quanto ao Benfica 30 mil são socios do clube e os restantes para os 6 milhoes são socios da SportTV.
Vitória até Morrer
#8 | Comentado por: albertoleite | 24 de maio de 2009 às 20:08
"Não tem nada a ver com isso caro Benfiquista do Norte.
O problema do povo benfiquista é, na realidade, a crise financeira do país.
Essa situação reflecte-se em tudo, até no futebol!
E tendo em conta o preço dos bilhetes não é de admirar a diminuição das assistências na Luz."
Coitadinhos dos pobrezinhos. Com o devido respeito para vários outros comentadores benfiquistas, vocês dois nesse vosso diálogo umbiguista e faccioso mais uma vez, só me fazem rir, até mesmo a trabalhar num sábado de manhã.
É óbvio que concordo que o preço dos bilhetes faz diminuir as assistências nos jogos de futebol de todos os estádios da 1º liga portuguesa e não só do SLB, concordo que isso se passa já há muito anos incluindo as tais épocas de enchentes na Luz que também devem ter coincidido com assistências de 2000 pessoas num estádio de 120000 mas pronto, devia sera crise económica da altura. O que eu vejo pelas médias de assistências é que o Porto subiu um pouco a sua média p/jogo desde as grandes épocas de Mourinho, que o Sporting continua a manter um elevado nível de espectadores por época, quer ganhe quer perca jogos, que o Vitória de Guimrães desde a fabulosa época de 87-88 leva mais gente ao estádio do qualquer outro clube fora dos 3 grandes e que o Benfica vive de modas, de bom e de mau futebol, isso sim o vosso problema mais grave.
Fazem uma grande exibição, enchem quase o estádio no jogo a seguir, se jogarem mal ou perderem, quase ninguém tem a paciência de apoiar a equipa. Enfim, é um grande clube com adeptos muito fraquinhos e que gostam mais de Fafás, águias a voar e aniversários de velhas glórias do que futebol.
PS: Não tou a falar de talvez meio milhão de benfiquistas, esses que me perdoem, falo dos milhões que faltam. Os mesmos que apareceram vestidos de encarnado no ano passado a 5, 6 jornadas do fim, e que depois se juntaram aos verdadeiros adeptos do Benfica na festa do título do ano passado. Talvez apareçam outra vez este ano, talvez não.
#9 | Comentado por: Nuno Leal | 24 de maio de 2009 às 20:08
Também é um pouco disso...
O Sporting e o Porto melhoraram substancialmente as assistencias nos seus jogos,depois de serem construído os novos estádios, só o Benfica é que não...
Não seu se tem alguma coisa a ver com o facto de ainda não termos tido uma sequencia de grandes exibições e resultados no novo estádio em termos nacionais-internacionais muito menos-ao contrário do porto e do sporting
Também há que referir nuno leal que os titulos que o porto ganhou recentemente dão outra moral e confiança aos adeptos, porque ainda há bem pouco tempo, antes da chegada de Mourinho tinham assistencias do tipo 10 mil/ 15 mil. Na Liga dos campeões já conseguiram a proeza de levar 3000 adeptos num jogo contra o panatinaikos, por isso não venhas cá com histórias de modas, médias ou medianas.
O que um Benfica precisa é de ganhar mais um campeonato, se possível já este ano claro, mas com menos sofrimento e com um tipo de futebol que entusiasme e faça vibrar os adeptos, e não de futebol do estilo "quanto mais jogas, mais hás-de sofrer". É óbvio que os benfiquistas, nem qualquer outro adepto, querem disto,e o ideal seria recuperar a "velha" tradição, de pelo menos 60 mil num jogo seja contra o cascalheira ou o arrifanense como disse uma vez o Magnusson.
O Vale e Azevedo com o seu discurso quente,inflamado e anti-portista conseguia mobilizar muito bem a massa de adeptos benfiquista, tinhamos grandes assistencias do tipo 60 mil, 70 mil, mas foi um grande sacana, porque o gajo conseguiu enganar e bem...
#10 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de maio de 2009 às 20:08
Caro Alberto Leite , essa treta do costume de que um clube que tenha mais assistência média do que o outro , só por causa disso já é maior do que o outro , é muito conveniente....é mesmo a única coisa a que vocês se podem agarrar , não é?
Pela tua ordem de ideias , O Porto ou o Sporting são maiores clubes que o Benfica , é de rir.
Mas se o Benica , por exemplo , na segunda volta ou na época seguinte tiverem mais assistencias , passa logo para maior clube portugês, FANTÁSTICO.
Essa comparação com o Braga, tinha que vir , mas para tua informação , o Braga em épocas anteriores já teve a 4º posição em assistências , vais dizer que é mentira , mas informa-te.
Antes mais nada , isso das assistências , explicam-se por muitos lados , primeiro , os preços , sabias que o bilhete anual do Vitória é quase metade do preço do Braga , sabias que é quase impossivel estacionar o carro perto do estadio Muncipal de braga , que não há transportes publicos para o estádio e que este fica fora do centro da cidade?? Informa-te.
eu sou no minimo tão bracarense , como tu vitoriano , e não vou ver um jogo do campeonato , desde que o Braga mudou de estádio , como eu há muitos, vá lá , diz que sou benfiquista ( que detesto quase tanto como o Vitória),ou que sou bi-clube como é costume.BULLSHIT.
Pela tua ordem de ideias , o Braga é um clube muito maior que o Monaco e o Schalke é o maior do Mundo , já que é o clube com mais assistências do Mundo. QUERO TE VER A RESPONDER A ISTO.
Os vitorianos , só falam de assistencias , como se fosse a coisa mais importante do fiutebol , falem-me da classificação.
P.S. Se a memória não me falha, há uns anos , a Liga , impõs como condição para participar na 1º divisão , um clube ter uma assistência média minima de 5 mil pessoas , se cumprissem as regras, o campeonato tinha...8 equipas!!!!
#11 | Comentado por: Swabian Wolf | 24 de maio de 2009 às 20:08
Acho piada a certos comentarios que se proferem aqui! Por exemplo li aqui que a responsabilidade das fracas assistências do benfica é a crise enconomica do pais.. mas é claro que os outros adeptos não sofrem essa crise.. ah e ja que dizem ser 6 milhoes logicamente que as assistencias nao deveriam ser afectadas porque devem ter um numero maior de adeptos com possibilidades economicas.. porque é que nao falam da principal causa .. a fidelidade dos adeptos.. o que é mais importante num clube? os adeptos que ficam no sofa em casa ou aqueles que fazem um esforço financeiro e vao a todos os jogos e eu que pertenço a uma claque ha muitos que vao a todo o lado mesmo! isso sim sao os verdadeiros adeptos!
Outra coisa.. o Porto logicamente que é maior que o Benfica e que o Sporting pelos resultados desportivos mas principalmente pela fidelidade dos adeptos que sao o mais importante no futebol quer queiram admitir quer nao..
#12 | Comentado por: berna | 24 de maio de 2009 às 20:08
É engraçado que só agora os adeptos do Porto dão valor ao número de adeptos no Estádio.
Quando a lotação da Luz tinha de 80 mil para cima durante vários jogos de forma consecutiva não davam valor nenhum, enfim nada que já não se esperasse.
Em 100 anos o Porto tem uma média de espectadores melhor que o Benfica e já é o melhor, brilhante conclusão! Só espero que mantenham essa analogia quando as médias da Luz ultrapassarem as do Dragão.
PS: Ah, e a explicação para as melhores médias do Porto restringe-se, obviamente, no facto dos bilhetes de época serem mais baratos e mais cómodos de adquirir e por isso falei em questões económicas!
#13 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:08
Não é só razões económicas. Muitos adeptos de Lisboa e da Margem Sul, sentem-se desmotivados e passivistas quando houvem falar em ir ao estádio. No resto do país é diferente, descupla que te diga, quando o Benfica vai a Leiria, Coimbra,Faro, Barcelos, Braga, Aveiro, Setúbal, os estádios enchem por completo de encarnado. Sabes explicar isto? A nossa casa é que devia estar sempre cheia!
Há 20 anos ir à catedral era obrigatório. Tal como os católicos iam à missa dominical, os benfiquistas sentiam o dever de ir ver o Benfica.
#14 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de maio de 2009 às 20:08
o Benfica enche estádios por onde passa. aliás é o unico em Portugal a faze-lo.
#15 | Comentado por: Cláudio Assunção | 24 de maio de 2009 às 20:08
Outra coisa. os adeptos do Benfica estão espalhados pelo país. há uma descentralização muito maior no apoio ao Benfica do que a qualquer outro clube. Os adeptos do Porto, por exemplo, comcentram-se na sua grande maioria no Grande Porto, pelo que é muito mais fácil conseguir melhores assistências. Evidentemente, a questão das modas também conta. de qualquer forma, o número de adeptos que vão à Luz já subiu desde o início da época.
#16 | Comentado por: João Pedro | 24 de maio de 2009 às 20:08
"Não é só razões económicas. Muitos adeptos de Lisboa e da Margem Sul sentem-se desmotivados e passivistas quando houvem falar em ir ao estádio." disse o benfiquista do norte.
Deixem-me rir.. isso é q é amor ao clube ... enfim antes poucos e bons q 6 milhoes e nem o proprio estadio enchem ...
#17 | Comentado por: berna | 24 de maio de 2009 às 20:08
Já actualizado depois da última jornada: (fonte Megafone)
ASSISTÊNCIAS POR CLUBE:
1. FC Porto: 41.434 de média (207.172 espectadores totais, 5 jogos)
2 (3). Benfica: 32.598 (162.994, 5 jogos)
3 (2). Sporting: 31.673 (158.366, 5 jogos)
4. V. Guimarães: 14.189 (70.947, 5 jogos)
5. Sp. Braga: 10.708 (53.543, 5 jogos)
6. Académica: 9.570 (47.850, 5 jogos)
7 (8). Boavista: 5.120 (25.600, 5 jogos)
8 (7). Marítimo: 4.800 (24.000, 5 jogos)
9 . V. Setúbal: 3.800 (19.000, 5 jogos)
10. P. Ferreira: 3.300 (16.500, 5 jogos)
11. Naval: 2.856 (14.280, 5 jogos)
12. Penafiel: 2.800 (14.000, 5 jogos)
13 (14). Rio Ave: 2.500 (12.500, 5 jogos)
14 (13). Gil Vicente: 2.459 (12.299, 5 jogos)
15. Belenenses: 2.100 (10.500, 5 jogos)
16. Nacional: 2.100 (10.500, 5 jogos)
17. U. Leiria: 1.569 (7.845, 5 jogos)
18. E. Amadora: 1.300 (6.500, 5 jogos)
A mim parece-me óbvio que o benfica so não tem mais gente no estádio por causa de estupida política de preços.
Paga-se tanto para ver o Benfica - Gil Vicente, como para ver um derby.
Não pode ser e as pessoas não são estupidas...
#18 | Comentado por: Fireal | 24 de maio de 2009 às 20:08
Pois digo-vos que so' quem nao vai ao Estadio Municipal de Braga e' que acredita nesses numeros. Passo a exemplificar: no ultimo jogo em casa para o campeonato (contra o Belenenses) a direccao do Braga fez uma promocao que consistia nos socios poderem trazer um nao socio pela quantia de €5, o preco de bilhete de socio. Seguindo 'a linha o papel de espectador portugues quase toda a gente apareceu no estadio nso ultimos 20 minutos= formando longas filas. Para evitar atrasos, os segurancas abriram as portas adjacentes aos torniquetes e viam manualmente os bilhetes deixando passar as pessoas que os possuiam. Qual nao e' o meu espanto quando no jornal vejo que estava 10.902 pessoas. Pareceram-me perto de 14 mil, como paraeceu a toda a gente que la' esteve. Na realidade, estavam 14 mil pois era impossivel estarem os dois tabuleiros inferiores completamente cheios (havia gente sentada nos geraus) 'a excepcao dos 2mil lugares reservados para o Belenenses e mais uns milhares nos tabuleiros superiores. Facam as contas. 6500 (tabuleiro a 90%) + 5000 (tabuleiro a 90% + lugares para adeptos do Beleneses que... nem ve-los) + 3000 nos tabuleiros superiores da um numero 'a volta dos 14500. E, deixem-me recordar isto acontece todos os jogos. A culpa nao sei de quem e' mas apoio nao falta ao Braga. Oucam um jogo na radio e vao ver do que vos falo.
#19 | Comentado por: koolricky | 24 de maio de 2009 às 20:08
Deixa lá que esta jornada a vossa média ja vai aumentar...
#20 | Comentado por: Fireal | 24 de maio de 2009 às 20:08
"Deixem-me rir.. isso é q é amor ao clube ... enfim antes poucos e bons q 6 milhoes e nem o proprio estadio enchem ..."
Não venhas cá com essa conversa fiada de fidelidade, paixão pelo clube, etc, pois só te arriscas a cair no ridiculo
Olha rapaz quando descobrires quais foram os clubes que já levaram por diversas vezes mais de 120.000 pessoas ao estádio vem falar comigo. É como tu dizes são poucos os que já fizeram isso mas bons.
#21 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de maio de 2009 às 20:08
Estava a falar de regularidade nas assistencias nao de recordes!
O importante no futebol portugues era voltar a tradiçao do futebol ao domingo a tarde ou pelo menos a horas decentes com bilhetes a preços acessiveis.
Pergunto eu.. seria assim tao dificil a sportv transmitir os jogos da liga a meio da tarde para quem gosta de ficar no sofa e passar os programas da tarde para a noite.
Na premier league os jogos sao de tarde ou ate de manha, a horas que todos os adeptos de todas as faixas etarias podem assistir. La ha uma preocupaçao em manter a tradiçao e a paixao pelo futebol muito maior. E por esse motivo os estadios estao a abarrotar!
O futebol portugues ate tem imenso potencial na minha opiniao e isso esta confirmado com o sucesso nas competiçoes europeias, agora tenho pena de ver clubes que praticam bom futebol com os estadios as moscas..
#22 | Comentado por: berna | 24 de maio de 2009 às 20:08
"Olha rapaz quando descobrires quais foram os clubes que já levaram por diversas vezes mais de 120.000 pessoas ao estádio vem falar comigo. É como tu dizes são poucos os que já fizeram isso mas bons. "
Lá estão vocês com o vosso "ó tempo, volta para trás!"... Mais a mais quando a maior enchente de sempre da Luz (e, tenho quase a certeza, a única vez que o estádio esgotou completamente) foi na final do Mundial de juniores de 1990.
Quanto ao facto de, segundo afirmais tão convictamente, terem tido em tempos assistências regulares de 80.000 para cima (já nem digo esses lunáticos 120.000!!), faço a mesma pergunta que fizeram quanto às receitas de merchandising: fontes???
Mas vamos lá fazer contas: 6 milhões de simpatizantes para 31.000 apoiantes efectivos, quer dizer que em média vai à bola 0,5% da nação benfiquista. Isso é que é amor à causa, carago! Faz lembrar a operação coração, a operação Kit e qualquer outra operação em que se peça ao lamp algo mais do que baboseiras da boca para fora...
Mas claro que a crise só se faz sentir nos bolsos dos lisboetas. Aliás é consabido que os salários em Lx são muito mais baixos do que no resto do país!
Por favor, não caiam no ridículo...
#23 | Comentado por: joethelion1970 | 24 de maio de 2009 às 20:08
Logico! alias nos os tripeiros somos todos podres de ricos! alias eu sou o tio patinhas! Em lisboa coitadinhos, so eles e' que sao afectados pela crise! joethelion1970 disseste tudo..
#24 | Comentado por: berna | 24 de maio de 2009 às 20:08
A meu ver, a principal razão desta quebra enorme nas assistências é a política de preços para a juventude. É inadmissível que num país como o nosso, os míudos, mesmo de 3 e 4 anos, paguem como adultos. A primeira medida para voltar a atrair público aos estádios era fazer preços especiais para jovens, pelo menos nos jogos que estão habitualmente com menos de 75% da lotação, que são quase todos. Como é que uma família da zona de Lisboa, com 4 ou 5 elementos, vai pagar 100 Euros para ir ver um jogo que dá em directo na televisão? Nos tempos de 80 mil na Luz, as crianças não pagavam e num jogo com o Rio Ave, por exemplo, o bilhete de adulto era à volta dos 1000 escudos, para sócios, 2000 escudos para não sócios. Uma família de 4 ou 5 elementos pagava, no máximo, 10 a 15 Euros. Hoje, passados 10 anos, paga 100.
Outra razão é o preço da SporTV. Enquanto antes, havia um jogo por jornada na TV, hoje dão quase todos e as pessoas pagam um valor na ordem dos 20 Euros por mês, para os ver. Não é que o valor seja alto, que não é, mas o simples facto das pessoas pagarem para ter o canal, leva-as a pensar que não vão pagar para ter os jogos em directo em casa e depois pagar para os ir ver ao vivo. Quando houver o sistema de pay per view, as pessoas só vão pagar para ver os jogos que querem e, nessa altura, o público de Lisboa irá escolher entre pagar para ver em casa ou pagar para ir ao estádio. Claro que este raciocínio vale para todo o país. Só estou a falar de Lisboa porque parece-me que a quebra das assistências na Luz é enorme.
Quanto à comparação com as assistências no Dragão, creio que na época passada a diferença foi de 2000 espectadores por jogo. O Porto terá tido 36 mil e o Benfica à volta de 34 mil. Este ano, dos 5 jogos que o Porto fez em casa, é preciso lembrar que um foi contra o Benfica. Assim, como no Alvalade XXI, onde o Benfica já jogou. Se o Benfica, nesta altura, tivesse tido um jogo em casa contra Porto ou Sporting, creio que a média na Luz estaria muito mais próximo dos 38 ou 39 mil espectadores o que não deixaria de ser pouco para a dimensão do clube. Seria interessante que se fizessem estatísticas comparativas dos outros 15 clubes da Liga, com as assistências em casa contra Benfica, Porto e Sporting. Sobretudo no Bessa, sediado no Porto ou em Aveiro, a 50 kms do Porto. Seria igualmente interessante verificar a coerência das pessoas que aqui manifestam que o Porto é o maior clube por ter mais assistências em casa, nestes últimos 2/3 anos.
#25 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 24 de maio de 2009 às 20:08
"Logico! alias nos os tripeiros somos todos podres de ricos! alias eu sou o tio patinhas!(...) "
Não pah...tu és é o Pato Donald, so dizes m***a!
#26 | Comentado por: Fireal | 24 de maio de 2009 às 20:08
Será que é assim tão dificil de entender? Ou não querem entender.
Eu falei na crise e nos preços dos bilhetes. Especialmente para os comentadores portistas fica a jsutificação:
Preço Anual Bilhetes do Dragão: de 70€ a 175€
Preço Anual Bilhetes da Luz: de 92€ a 260€
A diferença dos 8/9 mil espectadores está nos lugares cativos.
A fonte são os sites dos dois clubes!
Há 2 anos atrás no tempo de Camacho era regular uma assistência de 70 mil espectadores em quase todos os jogos, acho graça que só falem nisto agora!
PS: Lembro-me de pelo menos mais uma assistência de 120 mil no Benfica-Steaua, Benfica-Marselha, no ultimo jogo do título de 94 e no Benfica-Milan de 95!
#27 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:08
joethelion1970 estás anganado,a mior assistencia foi em 87 num Benfica-Porto.
"Quanto ao facto de, segundo afirmais tão convictamente, terem tido em tempos assistências regulares de 80.000 para cima (já nem digo esses lunáticos 120.000!!), faço a mesma pergunta que fizeram quanto às receitas de merchandising: fontes???"
Mas quais fontes carag?? Não lias os jornais nem vias televisão? Onde é que eu agora vou sacar informações dessas? Só posso recorrer à minha memória não é? :)
#28 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 24 de maio de 2009 às 20:08
O Benfica tem 6 milhões de adeptos em Portugal?
Fazendo umas contas por alto, Portugal tem 55% de mulheres , mais de 10 % de crianças , ou seja 65 % de portugueses que não são verdadeiros adeptos da bola ( há mulheres e crianças que são , mas também há homens que não são, mais ou menos ela por ela), o que faz 35% , ou 40 % para dar um desconto.
40 % de adeptos da bola são 4 milhões de adeptos do futebol em Portugal, sem contar com os adeptos do Porto , Sporting e dos outros clubes.
Aonde estão os 6 milhões de adeptos benfiquistas ??
Ainda dizem que a propaganda acabou no 25 de abril.
#29 | Comentado por: Swabian Wolf | 24 de maio de 2009 às 20:08
Swabian Wolf, a estória dos 6 milhões nasceu quando apareceu uma sondagem, creio que no Record, que dava 59% dos adeptos serem adeptos do Benfica. Daí à extrapolação para os 6 milhões, foi um instantinho. A realidade é bem diferente pois tenho muitos amigos a quem tentei fazer sócio, agora com a campanha dos kits, e quase ninguém se fez sócio. Mais, tenho um amigo de longa data que é mesmo doente pois liga-me a toda a hora para saber o que eu penso sobre os mais diversos problemas do Benfica e para desabafar o que ele pensa e o homem ainda não foi ver um único jogo no novo estádio da Luz. Por isso, ter 6 milhões ou 2 milhões, vale o que vale. O que interessa é ter sócios com as quotas em dia, lugares anuais e assistências médias altas. Isso é que dá de comer aos clubes. Não são os milhões de adeptos no sofá.
#30 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 24 de maio de 2009 às 20:08
axo k o k ha a realçar na media d assistencias,é sem duvida o guimaraes e a aac...2 clubs k inda n sairam da zona d despromoçao e k consegem ser respectivamente o 4o e 6o com maior media d adeptos!!!
Negativamente sem duvidao belenenses pla sua historia e o uniao de leiria,k com 1 estadio para ks 30000 pessoas,tem a brilhante media d 1569 adeptos!!!e deixem xegar o inverno kinda vai ser pior...
realce ainda para o porto,k seja porque motivo for,consegiu por em media ks mais 10000 pessoas do k outros ditos grandes!
#31 | Comentado por: guedes | 24 de maio de 2009 às 20:08
"Será que é assim tão dificil de entender? Ou não querem entender.
Preço Anual Bilhetes do Dragão: de 70€ a 175€
Preço Anual Bilhetes da Luz: de 92€ a 260€
A diferença dos 8/9 mil espectadores está nos lugares cativos."
E a diferença de nº de simpatizantes não conta? Ou afinal é um mito?
E a diferença de habitantes entre grande Porto e grande Lx? Um universo de 1 ou 3 milhões é a mesma coisa?
A diferença de rendimento médio entre Porto e Lx naõ torna tudo mais caro em Lx? Pq é q as pessoas não saem menos à noite ou não vão menos a concertos, apesar de ser mais caro?
Isto tb me parece fácil de entender, para quem prefira olhar as coisas de frente em vez de arranjar desculpas absurdas para manter vivos alguns mitos.
"Há 2 anos atrás no tempo de Camacho era regular uma assistência de 70 mil espectadores em quase todos os jogos, acho graça que só falem nisto agora!
PS: Lembro-me de pelo menos mais uma assistência de 120 mil no Benfica-Steaua, Benfica-Marselha, no ultimo jogo do título de 94 e no Benfica-Milan de 95!"
Fontes?
70.000 em quase todos os jogos, há 2 anos.. Reconheço q agora tiveste bastante graça!
#32 | Comentado por: joethelion1970 | 24 de maio de 2009 às 20:08
Ok, o Benfica agora é um mito!!
Mas agora já querem ter mais adeptos que o Benfica pá! Abram os olhos, havia mais gente no Porto no título do Benfica do que quando o Porto foi campeão Europeu!
O Porto tem menos adeptos, inclusivamente, que o Sporting de Lisboa.
E as fontes para os números de assistências de que falei são os jornais da época! Essa pergunta é malicosa porque sabes pefeitamente que não tenho outras fontes!
O Estádio no 1º ano do Camacho - há pouco mais de 2 anos, no estádio velho - estava quase sempre cheio, no 2º não porque já jogavamos no Estádio Nacional e aí não há comparação possível!
#33 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:08
***maliciosa
#34 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:08
Primeiro, o Sporting não é o 'Sporting de Lisboa', mas sim o 'Sporting Clube de Portugal'.
Depois, o Benfica, em 2002-03, teve uma assistência média de 22541 e uma assistência máxima de 54500. No ano seguinte, os mesmos indicadores cifraram-se em 28.395 e 65.000, respectivamente.
Parece-me que estes foram os anos do Camacho no Benfica (a 1ª época não completa). Não quero desmentir ninguém, mas perante estes números parece-me complicado ter tido assistências regulares de 70000 pessoas, Pedro Neto.
O que me parece é que o Benfica, sendo o clube que tem mais adeptos em Portugal, também é o que tem mais adeptos 'da boca para fora'. Aqueles que nunca meteram os pés no estádio, que nem sabem quando e contra quem o clube joga, alguns até que nem ligam minimamente a futebol. Porque se o Benfica tivesse realmente, como adeptos, todos aqueles que o dizem ser, bem, então precisavam de mais que um estádio da Luz para os jogos. E não é isso, de todo, que acontece.
#35 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:08
Quando falei em 70 mil - e não tendo os valores correctos - queria dizer que o Estádio costumava estar bem composto.
Isso dos adeptos da 'boca pra fora' parece-me que todos os clubes têm, há vários motivos para as baixas assitências e que inclusivamente já foram falados neste posts.
Agora minimizar a massa adepta do Benfica pelo facto de este ano, REPITO este ano, ir pouco ao Estádio parece-me pouco lógico e revelador de um complexo de inferioridade dos adeptos de outros clubes que finalmente podem ter algo a dizer!
Porque é que este ano falam tanto disto e nunca em anos anteriores isso aconteceu?! Parece-me ridiculo!
PS: Essa do Sporting de Lisboa era apenas uma provocaçãozinha aos portistas e não ao Sporting!
#36 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:08
O mal destas coisas é que ha sempre pessoal a dar corda a estes gajos e depois dá nisto.
Até já lagartos vêm para aqui mandar bocas, ao que isto chegou...
Levem la a bicicleta, voçês são todos os maiores, o Benfica foi campeão o ano passado por causa do Salazar e dos árbitros, bla bla bla bla bla.....
#37 | Comentado por: Fireal | 24 de maio de 2009 às 20:08
Bem, vou ignorar o Fireal porque dali já sei o que pode vir...
Pedro Neto, de 99/00 para cá, o Benfica só teve a melhor assistência média em 00/01 (estranhamente, porque até ficaram em 6º lugar - talvez o campeão ter sido o Boavista ajude, em parte, a explicar isto) e em 01/02 (em que o campeão foi o Sporting).
Portanto, não é só deste ano. Dada a quantidade de adeptos que o Benfica tem, não seria de esperar que a sua assistência média fosse sempre a melhor?
Já foram referidas algumas razões, que me parecem pertinentes, mas, na minha opinião, as do Miguel J. Lopes são as mais correctas...
#38 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:08
Logo vi que te ia servir....
#39 | Comentado por: Fireal | 24 de maio de 2009 às 20:08
"PS: Essa do Sporting de Lisboa era apenas uma provocaçãozinha aos portistas e não ao Sporting!"
???????????????????????????????????????????
Entramos na fase do absurdo total?? Monty Python Vs. Gato Fedorento???
Quanto aos números, parece-me que os dados trazidos pelo Pedro Santo mostram bem e à saciedade os disparates que aqui se estavam a tentar fazer passar. Só pedi para citar fontes dada a enormidade grotesca desse mesmo disparate, bem típica de quem gosta de ser rigoroso com os outros e mandar em causa própria os bitaites que melhor convierem ao caso.
"Agora minimizar a massa adepta do Benfica pelo facto de este ano, REPITO este ano, ir pouco ao Estádio parece-me pouco lógico e revelador de um complexo de inferioridade dos adeptos de outros clubes que finalmente podem ter algo a dizer!"
Complexo vê-se bem quem tem, e sempre pronto a saltar cá para fora das formas mais divertidas e inesperadas.
Em vez dessas patetices saloias de quem acha que vive nos anos 60, podias antes responder às 3 questões que coloquei, e que deixam no ar esta dúvida existencial: sendo o benfica a equipa portuguesa com mais simpatizantes, sendo os seus jogos na região mais povoada do país, e os respectivos habitantes quem tem os rendimentos médios mais altos em todo o país (3 FACTOS!), como se explica que não seja sistematicamente - e não apenas este ano, como se queria fazer parecer - quem tem mais assistência? As razões do Miguel Lopes são válidas para todos os clubes, não explicam esta disparidade...
Muito menos o explica a diferença de 20€ no lugar anual mais económico. Adepto que gosta de ir ao estádio arranja sempre forma de pagar mais 20€ por ano, e obviamente prefere ir para o lugar mais barato a ver o jogo em casa.
#40 | Comentado por: joethelion1970 | 24 de maio de 2009 às 20:08
Rapaz...aqui ninguém tem de te explicar nada!
Ja te disseram as razões de tal facto, se não queres acreditar é problema teu!
Fala sobre o teu clube e deixa de vir para aqui mandar essas postas de pescada que vais ver que do nosso lado também ninguém te incomoda...simplesmente porque não queremos saber dos outros!
Felizmente somos benfiquistas, por isso se há alguém que tem de vir explicar porque motivo o seu clube não tem a mesma dimensão do rival não somos nós de certeza!
#41 | Comentado por: Fireal | 24 de maio de 2009 às 20:08
Fireal ainda não atingiste o objectivo desta discussão. Aqui estamos a discutir as assistências. Se tiveres algo util ou interessante a dizer sobre isso diz porque isto para todos se exprimirem senão deixa-te de comentarios ridiculos.
É logico que as assistencias variam com o futebol que a equipa esta a praticar e com as horas e a data dos jogos.
Mas um adepto que ame o seu clube vai a todos os jogos quer o clube esteja na 1ª quer na 2ª ou ate 3ª divisão, quer esteja a jogar bem ou mal, e mesmo que o jogo seja num dia complicado a uma hora dificil ele tenta sempre arranjar maneira de ir "à bola". E nem que seja preciso juntar uns troquitos para comprar o lugar anual!
Desta maneira se justifica os estadios estarem cheios em espanha, inglaterra ate em italia.. 1ª ou 2ª divisao..
#42 | Comentado por: berna | 24 de maio de 2009 às 20:08
Eu complexado?! Só pode ser brincadeira. Vocês é que passam a vida a falar do Salazar, do colinho, da APAF, da cabala jornalistica contra o FC Porto, até já ouvi falar em cabala politico-judicial para afastar o PC através do Apito Dourado.
Não tenho complexo nenhum, aliás tenho muito orgulho em ser sócio do melhor, maior, mais respeitado clube que tem mais adeptos, mais sócios e mais titulos de Portugal!
As razões da diminuição da assistência da Luz são inumeras passando pela conjectura económica, pelo preço dos bilhetes, pelas transmissões televisivas, resultados desportivos principalmente, etc... Não é por isso que o Benfica terá mais ou menos qualidade futebolistica.
O Benfica sempre se pautou por ter grandes assistências, grande apoio do povo e isso como nunca foi elogiado pelos rivais, o que também não é preciso porque é demasiado óbvio.
O que é verdade é que o Benfica é o único clube português que enche os estádios ao longo do pais - quer se queira quer não é um FACTO - e não é por um revés momentâneo que se poderão minimizar os adeptos benfiquistas.
E que patetices saloias são essas? Os portistas é que passam a vida a meter-se em bicos de pés a ver se fazem mossa aos benfiquistas. Eu quero lá saber do Porto, desde que a minha equipa ganhe não me interessa mais nada. Que tenham as melhores assistências, who cares?!
Nãos somos nós que a cada golo dos rivais cantamos o seu nome de forma ofensiva. A nós basta-nos ganhar, mais nada!
Agora responde-me tua a uma pergunta! Porque é que te preocupas mais com as assistências do Benfica do que em saber porque é um jogador que custou 2 milhões de contos ao Porto está a vegetar na equipa B e porque é que uma das maiores figuras do Porto de todos os tempos vai ser escurraçado em Dezembro só restando um Campeão Europeu de uma equipa de 2004 (Só para falar deste ano, não falando da politica desportiva do ano transacto)!
Tendo em conta que o Benfica não tem preços especiais nem para os reformados, nem para as senhoras, nem para os jovens - devia ter, é pena - os bilhetes da Luz são muito mais caros que os do Dragão. Existe o bilhete familiar no entanto a diferença é pouca!
O sucesso das grandes assistências do Dragão reside nos lugares anuais que segundo li no site do FC Porto (Argh!!) rondam os 30 mil. Portanto apenas 10 mil espectadores esporádicos.
Esse número é bem menor no Benfica - reflexo do preço e não só - não havendo no entanto confirmação oficial por parte do clube!
#43 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:08
Pedro Neto, só não percebo em que é o facto de ser ter trinta mil lugares anuais vendidos é mau! Era melhor ter trinta mil espectadores esporádicos? Daqueles que vão ao estádio quando o clube ganha ou quando há um grande jogo?
A mim, parece-me que ter trinta mil lugares anuais vendidos é sinal que a ida ao estádio não depende quase única e exclusivamente dos resultados desportivos.
#44 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:08
Pedro Santo, onde é que eu disse que ter 30 mil lugares anuais vendidos era mau?! Muito pelo contário, é óptimo!
Não percebeste o que eu disse!
"O sucesso das grandes assistências do Dragão..."
#45 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:08
Pareceu-me que estavas a desvalorizar um bocadinho o sucesso dos bilhetes anuais em detrimento dos bilhetes ‘mais esporádicos’. Percebi mal então.
Já agora, sabiam que o Celtic tem os mais de 70 mil lugares do estádio vendidos todos os anos? E que ainda existe uma lista de espera de quase quinze mil pedidos?
#46 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:08
Pedro Neto nao precisas de elogiar tanto o teu clube e dizer tão mal de nós no teu post para justificar as mas assistencias do benfica.
Os adeptos do benfica sao adeptos da "festa" .. quando ha um grande jogo ou quando ha uma nova contratação enchem o estadio.. senão nem se dignam a ir apoiar o seu clube.
Disseste que nao querias saber que nos tinhamos as melhores assistencias. Por ti o teu clube jogar num estadio cheio ou as moscas é a mesma coisa. Para ti ir ao estadio apoiar o clube ou ficar em casa sentadinho no sofa é a mesma coisa entao.
Se calhar para ti o mais importante é nos termos um jogador que foi caro encostado.. mas tambem nao te preocupes porque temos uma equipa jovem com grandes jogadores! Para mim que vou sempre ao estadio é optimo ir la e tar sempre cheio com um ambiente espetacular! Isso faz logo do futebol um espetaculo mesmo!
Mas incrivel foi esta que disseste: "Nãos somos nós que a cada golo dos rivais cantamos o seu nome de forma ofensiva. A nós basta-nos ganhar, mais nada!" sim porque os benfiquistas nunca cantam nada contra o Porto nem tem cachecois a dizer anti-tripeiros nem nada do genero.
Por acaso nao sabia do Celtic mas sabia que o Leeds United tem tambem uma lista de espera para comprar lugares anuais enorme e que um lugar anual la pode chegar a preços muito grandes mesmo e o mais impressionante e que em dia de jogo ha mais adeptos fora do estadio a ver o jogo em ecras gigantes e cantam e tudo!
Sei tambem que o Celtic vende milhares e milhares de camisolas no inicio do ano, o que deve ser uma especie de tradição la! Por acaso em Sevilha todos andavam com a camisola! nos por ca compramos a nossa na feira dos tecidos!!
#47 | Comentado por: berna | 24 de maio de 2009 às 20:08
PN,
É uma pena esses tiques que te dão com alguma frequência, porque às vezes até mostras ser uma pessoa com senso e que até pensa nas coisas. Foste tu, e não eu, quem veio com essa conversa saloia do complexo de inferioridade que vcs atiram a quem não diga amen à vossa suposta superioridade; tu, e não eu, deixaste perguntas por responder sobre o que se estava aqui a discutir, tentando tu, não eu, desconversar com assuntos completamente diferentes. Obviamente que o teu silêncio quanto à questão de fundo (limitando-te a explicações válidas para todos os clubes) só quer significar que não tens explicação nenhuma a não ser a óbvia: os muitos simpatizantes do benfica têm uma ligação superficial ao clube e não se dispõem a sacrifícios para o ajudar.
Encher estádios ao longo do país mostra o apoio de quem vê o clube uma vez por ano, não de quem está disposto a ir lá de 2 em 2 semanas, com sol ou chuva, a ganhar ou a parder. E é disso que se estava aqui a falar: de quem apoia semnpre o seu clube. Eu este ano ainda só falhei 1 jogo em casa, porque estava de férias a 600 kms de distância. E tu?
"só restando um Campeão Europeu de uma equipa de 2004"
Para tua informação, além do Bicho e do Baía (presumo que te referias a ele) também foram campeões europeus o Ricardo Costa, o Pedro Emanuel, o César Peixoto, o Benni e o Bosingwa. Não queres que te repita quanto rendeu a venda do Paulo Ferreira, do Ricardo Carvalho, do Deco, do Maniche, do Costinha ou do Derlei (para não falar de todos), pois não? Renderam valores que nenhum clube português recusaria.
#48 | Comentado por: joethelion1970 | 24 de maio de 2009 às 20:08
joethelion1970:
Tu é que me chamaste complexado e saloio e só por isso falei nos podres do teu clube. Só por isso!
Já tentei explicar o que acho da menor assistência do Benfica deste ano, se não queres perceber é azar!
Eu como estudante universitário - pouco tempo e dinheiro - e residente a 200 km de distância não vou ao futebol tantas vezes quanto queria mas compenso como sócio correspondente. Como eu há muita gente em situação idêntica!
E do Porto de 2004 só falas das vendas e não dos 'afastamentos inexplicáveis' como no caso do Nuno Valente, do Jorge Costa, do Alenitchev e do Carlos Alberto! Mente selectiva, hein!
É óbvio que eu não falava nos jogadores transferidos mas sim nos escurraçados!
berna:
No Benfica não há nenhum cântico a insultar os portistas.No Porto dos que sei e me lembro há a versão alternativa do 'SLB, SLB' e o 'Em cada lampião...'
#49 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:08
Desafio qualquer um de voçês a descobrir um único cantico ofensivo aos rivas nos jogos do Benfica...UM ÚNICO!!!
(obviamente retirando os derbys e os clássicos)
#50 | Comentado por: Fireal | 24 de maio de 2009 às 20:08
"Tu é que me chamaste complexado e saloio e só por isso falei nos podres do teu clube."
É mentira. Tu é que começaste com esse paleio, quando disseste
"revelador de um complexo de inferioridade dos adeptos de outros clubes que finalmente podem ter algo a dizer!"
"'afastamentos inexplicáveis' como no caso do Nuno Valente, do Jorge Costa, do Alenitchev e do Carlos Alberto! Mente selectiva, hein!"
Para começar, esse foi um tema completamente marginal ao que se estava a discutir aqui, e com que tentas desviar a conversa.
Em segundo lugar, são bem explicáveis:
- Nuno Valente: no ano passado lesionou-se ao serviço da selecção e praticamente não jogou durante a época inteira; quer continuar a ser jogador de selecção? está no eu direito, mas pago por outros; aliás vê-se como tem corrido a vida dele no Everton. Desejo-lhe as maiores felicidades e acredita q tenho pena q ele tenha saído assim, mas concordo inteiramente com a venda.
- Alenitchev: ele é q pediu para sair, pq queria ir para o Spartak onde lhe ofereceram um contrato muito melhor do q o q tinha no Porto. O PC disse na altura q o deixou sair como prémio pela carreira dele no clube, uma vez q também só tinha mais 1 ano de contrato com o FCP e ia ficar cá contrariado.
- Carlos Alberto: imenso talento e nenhum juízo, como se tem provado no Brasil onde já foi expulso N vezes. Parece q saiu por problemas disciplinares gravíssimos, q o envolveram a ele e ao Derlei. Como a história q me contaram é de facto grave e não sei se é ou não verdadeira, não vou entrar em pormenores. Mas ainda assim foi vendido com lucro, depois de ter ajudado a ganhar a LC.
Quanto ao Bicho, creio que ainda é jogador do FCP. Mas se tiveres "insider information", tu que só ligas ao teu clube e não queres saber do Porto, agradeço que informes o pessoal!
E vê lá tu que nem sequer vou levar esta conversa, como até merecias, para a vossa dispensa do Maniche e do Jankauskas, ou para a forma como desistiram do Deco ou do Jardel. Quem é amigo?
"No Benfica não há nenhum cântico a insultar os portistas.No Porto dos que sei e me lembro há a versão alternativa do 'SLB, SLB' e o 'Em cada lampião...'"
E o "PC, vai pró c******!", e o "em cada tripeiro há 1 paneleiro"? Esses já ouvi mts vezes, e não apenas em jogos com o FCP.
Mas numa coisa dou-te razão: fico lixado quando a claque se põe com esses cânticos, é dar-vos uma importância que vcs de maneira nehuma justificam.
#51 | Comentado por: joethelion1970 | 24 de maio de 2009 às 20:08
Ainda bem que concordas com a politica desportiva do teu clube com Léo Limas, Leandros, Pitbulls, etc... Fico feliz e que continuem assim por muitos anos!
Corram com os grandes jogadores e com as referências e deixem lá ficar a brasileirada CEPA toda!
Esses cânticos que falas não se ouvem à anos e muito menos quando os dois clubes não se estão a defrontar. O que não acontece no FC Porto, isso é óbvio!
E eu não desviei conversa nenhuma, tentei explicar o meu ponto de vista sobre os bilhetes com que tu, obviamente, não concordaste e fizeste logo juízos de valor. E só fiz a referência ao teu clube por isso mesmo!
E o Jorge Costa já disse à comunicação social que ia sair em Dezembro, não é nenhuma "inside information", é um facto! Tal como também já disse o 'ten million euros man' Hélder Postiga!
#52 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:08
Ainda bem que concordas com a politica desportiva do teu clube com Leó Limas, Leandros, Pitbulls, etc... Fico feliz e que continuem assim por muitos anos!
Corram com os grandes jogadores e com as referências e deixem lá ficar a brasileirada CEPA toda!
Esses cânticos que falas não se ouvem à anos e muito menos quando os dois clubes não se estão a defrontar. O que não acontece no FC Porto, isso é óbvio!
E eu não desviei conversa nenhuma, tentei explicar o meu ponto de vista sobre os bilhetes com que tu, obviamente, não concordaste e fizeste logo juízos de valor. E só fiz a referência ao teu clube por isso mesmo!
E o Jorge Costa já disse à comunicação social que ia sair em Dezembro, não é nenhuma "inside information", é um facto! Tal como também já disse o 'ten million euros man' Hélder Postiga!
#53 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:08
"E o "PC, vai pró c******!", e o "em cada tripeiro há 1 paneleiro"? Esses já ouvi mts vezes, e não apenas em jogos com o FCP. "
joethelion1970:
És um aldrabão...só te digo isso!
Vou a 70% dos jogos do benfica por ano, e os outros vejo na tv.
Só ouves isso nos jogos contra o teu clube.
Voçês até em toquio cantam por nós...
#54 | Comentado por: Fireal | 24 de maio de 2009 às 20:08
Comente
Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)
(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)