« No Suprises | Entrada | Quem Está Mal Muda-se... »
terça-feira, 10 janeiro 2006
Sugestão de Cinema
Categoria: Col: João Gonçalves

Para todos aqueles que adoram futebol. Para todos aqueles que amam o seu clube. Para todos aqueles que já se viram envolvidos em confrontos por causa do seu emblema. Para todos aqueles que sabem o que é odiar um adversário. Para todos aqueles que levam ao extremo a palavra rivalidade. Para todos aqueles que admitem o seu fanatismo clubístico, mas que levam a sua vida da maneira mais normal possível. Para todos aqueles que amam a sua família. Para todos aqueles que têm o seu emprego. Para todos aqueles que percebem a violência como uma forma de soltar a adrenalina acumulada por injustiças da vida. Para os fãs de Fight Club. Para os que pensam que são Ultras. Para os que se assumem como Ultras. Para o pessoal das claques. Para o pessoal que gostava de ser das claques.
Não percam este filme!
Em português: Rebeldes de Bairro
Título original: Green Street Hooligans
De: Lexi Alexander
Com: Elijah Wood, Charlie Hunnam, Claire Forlani
Classificacao: M/12
EUA/GB, 2005, Cores, 109 min.
Publicado por João Gonçalves às 02:12
Comentários
Já vi e apesar de não ser um filme do "outro mundo", recomendo vivamente. Uma lição.
#1 | Comentado por: jnbrites | 24 de maio de 2009 às 20:08
...para todos aqueles que moram em Lx e arredores, porque no resto do país não há distribuição!
Depois queixam-se do eMule...
#2 | Comentado por: joethelion1970 | 24 de maio de 2009 às 20:08
fantastico !!! este `e o "flashdance" dos hooligans. que comovente...
e o roteiro poderia ser perfeitamente real (hahahaha !!!), um americano( froddo bolseiro, lmao ) que levou bomba em harvard, por algum motivo vai para a inglaterra e conhce um primo queque ensina ele a ir a jogos de futebol(!!!) e brigar com os vagabundos bebados dos outros clubes...
americano rico ir a jogo de futebol
e ainda por cima se misturar com hooligans(rale
inglesa)...
fantastico !!! quantos "punks de boutique" nao vao aparecer depois desse filme? mal posso esperar pra assistir este filme, deve ser muito engracado ! que argumentacao incrivel !!!
o verao na alemanha este ano vai ser quente... e patetico...
#3 | Comentado por: critico_de_futebol | 24 de maio de 2009 às 20:08
e o jogo SCBraga - sporting ???
fale-se de futebol, meus amigos.
futebol jogado na relvinha
só costumam destacar os 3 metralhas, e vá-se lá saber, volta e meia falam também de equipas que lutam para não descer.
eu se fosse adepto do sporting sentia-me revoltado por não colocarem uma noticia sobre o meu clube.
Rennie ou Vingel.
Há quem use Proton e Losec para dores mais intensas
Ser grande é saber ganhar, mas sobretudo saber perder quando o adversário é melhor que nós. Tão mal dizem do meu clube aqui, que de facto não podia deixar passar esta inquestionável azia despercebida.
Se fossem minimamente inteligentes, não mostravam o flanco. Assim, e enquanto o sistema continuar a invalidar golos contra o sporting (leiria) e validar outros contra nós caricatois (Gil), validar ao sporting golos em fora de jogo (Barcelos) e nos invalidarem golos limpos (Paços), nos penalizar com penaltis fantasma (benfica) e der prendas ao sporting (estrela), mais dia menos dia, passam-nos outra vez na Tabela.
E como sou um sócio revoltado com o deplorável sistema que nos lesa jogo após jogo (a que a imprensa diz serem "erros humanos") e que jogo após jogo beneficia quase sempre os 3 grandes (pois caso contrário, essa mesma imprensa já chama aos erros de crimes), está em curso uma Petição à UEFA contra as arbitragens da Liga Portuguesa de Futebol.
www.superbraga.com
ou
http://www.thepetitionsite.com/takeaction/786443089
#4 | Comentado por: david ferreira | 24 de maio de 2009 às 20:08
Coitado... o Braga é perseguido... Não falas do vosso golo em fora de jogo contra o Benfica, porquê? Só viste o penalty mal assinalado? Se me disserem UM jogo desta época em que se possa dizer que o Benfica foi beneficiado, agradeço que me digam um.. SÓ PEÇO UM !
#5 | Comentado por: VelhoEstilo82 | 24 de maio de 2009 às 20:08
O filme é porreirinho mas um pouco "americanizado". É, no entanto, aconselhável a todos aqueles que gostam de futebol e de cinema.
Quanto a filmes de futebol prefiro o Mean Machine, esse sim um grandissímo filme!!
#6 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:08
VE82, pedes um e tens 4. Não quero que te falte nada:
- Benfica-Guimarães, expulsão perdoada ao Petit com resultado em 1-1
- FCP-Benfica, expulsão perdoada ao Karagounis, na 1ª parte e com resultado em 0-0
- Benfica-Estrela, golo aparentemente mal invalidado ao Estrela, pelo menos o Ricardo Rocha tinha que ter sido expulso (mas em rigor era mais um ou dois, nomeadamente o Simulão)
- Benfica-Nacional, golo do Luisão com falta visível a muitos Kms.
Para a Superliga chega? É que ainda há a Supertaça.
#7 | Comentado por: joethelion1970 | 24 de maio de 2009 às 20:08
E já agora, david ferreira, essa tanga de os pequenos serem sempre as vítimas dos erros que favorecem sempre os grandes já cheira mal! Lembra-te dos dois jogos entre o FCP e o Braga no ano passado: um livre que passou a penalty, um penalty claro como água do luso não assinalado, um golo em fora de jogo, outro resultante de um canto inexistente... Pior só nos jogos com o boavista.
#8 | Comentado por: joethelion1970 | 24 de maio de 2009 às 20:08
Sinceramente é-me difícil imaginar o "hobbit" Elijah Wood como hooligan. Mas é destas metamorfoses que se faz um actor.
#9 | Comentado por: João Pedro | 24 de maio de 2009 às 20:08
Se me permites joethelion1970, aqui estão mais alguns exemplos (sei que a lista peca por defeito mas quis alongar demasiado o comentário):
Benfica 1 - V.Setúbal 0 ( Olegário Benquerença - Leiria)
Penafiel 1 - Benfica 3 ( Olegário Benquerença - Leiria ) (25 Setembro 2005)
Benfica 2 - V.Guimarães 1 ( Nuno Almeida - Algarve ) (03 Outubro 2005)
FCPORTO 0 - Benfica 0 ( Lucílio Baptista - Setúbal ) (16 Outubro 2005)
Benfica 2 - Estrela da Amadora 0 ( João Vilas Boas - Braga ) (23 Outubro 2005)
Benfica 2 - Rio Ave 2 ( Paulo Pereira – V. Castelo) (6 Novembro 2005)
Benfica 0 - Belenenses 0 ( Pedro Proênça - Lisboa )
#10 | Comentado por: Offshore | 24 de maio de 2009 às 20:08
- Benfica-Guimarães, expulsão perdoada ao Petit com resultado em 1-1
Expulsão perdoada ao Medeiros
- FCP-Benfica, expulsão perdoada ao Karagounis, na 1ª parte e com resultado em 0-0
Expulsão perdoada antes ao Bruno Alves (já havia tido um lance com Petit e outro com Nuno Gomes)
- Benfica-Estrela, golo aparentemente mal invalidado ao Estrela, pelo menos o Ricardo Rocha tinha que ter sido expulso (mas em rigor era mais um ou dois, nomeadamente o Simulão)
Penalty por assinalar por mão de Amoreirinha
- Benfica-Nacional, golo do Luisão com falta visível a muitos Kms.
DOIS penaltys por marcar. Um sobre Luisão, na primeira parte cometido por Ávalos, outro no lance que origina o golo. É que o Petit só recupera a bola para novo centro, porque um jogador da barreira levanta o braço e corta a bola.
Mais exemplos sff, agradecia!
#11 | Comentado por: VelhoEstilo82 | 24 de maio de 2009 às 20:08
Já agora, devo dizer que não concordo que o lance do Karagounis fosse para vermelho. Quando ao que o Offshore se refere.
O Penafiel Benfica é aquele jogo em que o Barrionuevo devia ter ido 3 (TRES) vezes para a rua e saiu antes do intervalo só com um amarelo?
O Benfica-Rio Ave é o do golo em fora de jogo não é?
O Benfica-Belenenses é o do penalty sobre o Nuno Assis não é?
Só para saber...
#12 | Comentado por: VelhoEstilo82 | 24 de maio de 2009 às 20:08
"Expulsão perdoada ao Medeiros"
...por falta sobre o Petit, que nessa altura já devia estar a tomar banho, e já com 2-1.
Sobre o Bruno Alves, só podes estar a sonhar... Aliás ninguém se lembrou disso na altura, foi para a rua quando devia ter ido. E o karagounis não ser falta para vermelho, é para rir!! Era preciso o quê, tirar olhos?
Quanto aos outros jogos, podemos sempre ver tantos penalties quantos quisermos, e sabemos que vocês vêem sempre 5 ou 6 por jogo a vosso favor e/ou contra nós, portanto diz lá o que quiseres. Até houve aqui no 3A quem, sobre o FCP-boavista, so visse o que foi feito pelo Pepe e fizesse de conta que não houve dois a favor do FCP. Ou seja, o FCP teria sido beneficiado...
#13 | Comentado por: joethelion1970 | 24 de maio de 2009 às 20:08
é isso aí, meu povo. toca a falar de futebol (atenção que eu quando me referi aos arbitros estava a faze-lo em relação a esta época. senão, tenho de ir buscar os livros dos anos em que ouvi falar de um tal escalabote, ou de um clube do estado novo, ou raio que o valha)
#14 | Comentado por: david ferreira | 24 de maio de 2009 às 20:08
Uns são patéticos porque, para além do jogo no campo, gostam do jogo fora do campo, como eu, mas outros ainda conseguem ser mais patéticos porque num topico sobre um filme, desatam a falar em erros de arbitragem!! LINDO E PATÉTICO!
Quanto ao filme, um bilhete de avião pela easyjet e vão a East London ver um jogo, depois falem-me nas mais variadas coincidências entre o filme e a realidade!
Para o João Pedro, por não veres um figura como ele como hooligam, é que depois quando se dão conta já está o caldo entornado.....por um gajo com 1,65m e 60 kg!! Lol!!
Mas vão-se entretendo com as arbitragens que há quem se preocupe realmente a defender o seu clube, dentro e FORA do estádio!!!
E de pensar que dia 28 está a chegar.... ;-)
#15 | Comentado por: SEMPRE PRESENTES | 24 de maio de 2009 às 20:08
Joe Leão: Queres que eu te diga os lances? Eu penso por mim, não preciso que os digam:
LANCE Nº1 Bruno Alves - Petit ainda na primeira parte
LANCE Nº2 (alguns minutos antes do lance que ditou a expulsão) - Bruno Alves pisou o braço de Nuno Gomes, por isso é que eles já estavam picados.
LANCE Nº3 - Bruno Alves tem entrada para vermelho, quando vai a cair estica a perna para tentar acertar em Nuno Gomes, e quando se levanta cabeceia o jogador em causa. Período de suspensão: 2 jogos. Conclusão - BENFICA LEVADO AO COLO!
#16 | Comentado por: VelhoEstilo82 | 24 de maio de 2009 às 20:08
há quem questione que num post de cinema se fala de futebol.. :-)
e não é que acaba por falar no mesmo ? :-(
mas o que há no dia 28 ? é a estreia do filme ?
#17 | Comentado por: david ferreira | 24 de maio de 2009 às 20:08
Fantástico como nos imensos comentários de benfiquistas ao FCP-Benfica ninguém tenha mencionado qualquer desses lances, de que te recordas de forma tão fotográfica 3 meses depois, enquano alguns já na altura concordavam que a entrada do grego era para vermelho!! Qual te parece que é a conclusão a tirar?
E sobre o castigo ao Bruno, disse na altura a repito agora que foi de apenas dois jogos precisamente para que depois isso fosse visto como um favorzinho ao Porto, sabendo-se que ele não voltaria a jogar tão cedo - como não voltou. Já o castigo cirúrgico ao Petit em cima do jogo da taça... bom, mudemos de assunto, antes que venha aí o Alto Quadro do Estado, num avião da easyjet, e parta isto tudo à marretada.
#18 | Comentado por: joethelion1970 | 24 de maio de 2009 às 20:08
Bom filme,recomendo.
Mas,para amantes do genero,Football Factory é a maior referência.
#19 | Comentado por: Rapaz_sem_NNome | 24 de maio de 2009 às 20:08
Gostava de fazer uma pergunta a quem viu: Mas afinal de contas o filme presta para alguma coisa ou não? Sendo um cinéfilo inverterado, e confesso que desconhecia a obra, não fazendo nem ideia se tem qualidade. A breve pesquisa que fiz na net também não foi muito esclarecedora. Mesmo não tendo como horizonte pessoal pertencer a uma claque( pelos vistos o target do filme), fiquei sem saber se vale a pena ver ou não.
Um abraço
http://bancadadirecta.blogspot.com/
#20 | Comentado por: pedro pita | 24 de maio de 2009 às 20:08
"Fantástico como nos imensos comentários de benfiquistas ao FCP-Benfica ninguém tenha mencionado qualquer desses lances, de que te recordas de forma tão fotográfica 3 meses depois, enquano alguns já na altura concordavam que a entrada do grego era para vermelho!! Qual te parece que é a conclusão a tirar?"
O único lance que nao foi falado foi a pisadela do Bruno Alves ao Nuno Gomes, mas se quiseres isso trata-se e eu meto o lance online !
#21 | Comentado por: VelhoEstilo82 | 24 de maio de 2009 às 20:08
Caro Pedro Pita,se é um cinéfilo inverterado,este filme não o irá surpreender.
Não é um best do cinema.
Mas para quem se identifica,gosta ou apenas sente curiosidade por este tipo de temas,relacionados com o Hooliganismo e a cultura Casual,é sem duvida um grande filme.
Existe outro muito bom,mas esse para os verdaeiros apreciadores do genero,que é o, Football Factory.
Este filme,Green Street Hooligans, é uma produção muito mais cara,também com melhor elenco é certo...mas a diferença não é grande.
A diferença é que como é um filme mais hollywodesco não pode ser tão hardcore quanto o outro.
Aconselho-o a ver o filme,creio que não se irá arrepender.
#22 | Comentado por: Rapaz_sem_NNome | 24 de maio de 2009 às 20:08
Achas??????????
O Sr. Pedro Pita, no dia seguinte, viria dizer as maiores barbaridades do filme, como, por exemplo, ser inimaginável um grupo pequeno ficar a defender o seu território e os seus amigos dum grupo um bocadinho maior...tss tss tss...
Sr. Pita, na brincadeira hein...
#23 | Comentado por: SEMPRE PRESENTES | 24 de maio de 2009 às 20:08
Obrigado pela indicação, caro Rapaz_sem_NNome- e vou vê-lo logo que solucione um ligeiro problema que me impede actualmente de aceder ao E-mule. É estranho que, sendo o futebol( e o desporto em geral), e particularmente a paixão dos adeptos, um fenómeno social tão interessante, hajam tão poucos filmes de qualidade sobre o assunto.
Há um bom filme do meu amigo Edgar Pêra sobre o assunto( "És a nossa fé"), lançado em 2004( se bem que produzido e realizado em 2002), que aborda esta temática de um modo bastante interessante, muito embora seja meio surrealista( como qualquer obra do autor). Claro está que por ser um filme independete passou um pouco ao lado do circuito comercial, mas ainda assim quem tiver a curiosidade de ver um filme sobre adeptos de futebol, realizado por alguém que em nada partilha a paixão pelo jogo, tem que ver.
Um abraço
http://bancadadirecta.blogspot.com/
Ps: Caro SEMPRE PRESENTES: O facto de criticar um fenómeno e de observá-lo, não faz com que aprecie menos o modo como o mesmo seja tratado de forma relevante na sétima arte. Se assim não fosse não gostava de cinema- como é evidente. E, por exemplo, já que estamos a falar de cinema sobre desporto, acho que o melhor filme( de longe!) que já foi feito sobre o assunto foi esse portentoso "Olympia"( 1937), de Leni Riefenstahl. Isso não fará certamente de mim, um homem de esquerda toda a vida, um Nazi! É evidente que quem vê as coisas a preto e branco não percebe esta lógica. Mas esses também não percebem mesmo nada de nada, não era agora que iriam perceber o que é arte...
#24 | Comentado por: pedro pita | 24 de maio de 2009 às 20:08
julgo que o filme Olympia é de 1938 (mas posso estar errado)
#25 | Comentado por: david ferreira | 24 de maio de 2009 às 20:08
O Football Factory parece-me melhor. Além do mais, aquela coisa de todos ansiarem por um West Ham x Milwall no sorteio da Taça foi descaradamente copiada do Football Factory (lá, um Milwall x Chelsea).
Além disso, o FF não tem o Frodo, e a sua voz de rapariga de 14 anos, a lutar contra hooligans ingleses.
O "És a nossa fé" achei mau, Pedro Pita.
#26 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:08
Tens toda a razão, david ferreira. Eu fixei a data de 37, porque sabia que os jogos olimpícos tinham sido em 1936 e pensei que o filme tivesse saído no ano subsequente- como acontece na indústria cinematográfica de hoje em dia. Os tempos eram contudo outros e afinal o filme foi montado em 37, mas saíu em 1938- a data que deste. Fica a retificação.
Quanto ao "És a nossa fé", caro Pedro Santo, são gostos. O cinema do Edgar Pêra não é própriamente muito mainstream, e por vezes a sua linguagem é um pouco embrulhada. Sinceramente não é própriamente dos melhores filmes que lhe vi fazer- mas como era o único que conhecia sobre o assunto citei-o. Mas gostos são gostos: Cada um tem o seu.
Um abraço
http://bancadadirecta.blogspot.com/
#27 | Comentado por: pedro pita | 24 de maio de 2009 às 20:08
Comente
Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)
(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)