« Domingo Subjectivo: Fehér - Dois Anos de Saudade | Entrada | Últimas contratações »
quarta-feira, 25 janeiro 2006
MEC - Odeio futebol. Mas amo o Benfica.
Categoria: Benfica , Col: João Gonçalves

Há muito tempo que tinha vontade de publicar aqui uma prosa que o genial Miguel Esteves Cardoso fez sobre o meu clube. Acabei por nunca o fazer, sempre achei que o texto já tinha o peso de muitos anos passados, e está desactualizado. Mas ao voltar a ler senti que devia compartilhar isto com os leitores que ainda não tiveram oportunidade de ler.
É uma visão especial sobre o Benfica, escrito por um homem que não gosta de futebol.
Como estamos em semana de derby resolvi repescar este pedaço de texto à boa maneira do MEC, que agora pode ser lido semanalmente nas páginas do jornal Expresso.
Com a devida vénia, e lembro que o texto já foi escrito há alguns anos, cá vai:
É por não gostar de futebol que sou do Benfica. Tal como compreendo como é que há portugueses que conseguem ser de outros clubes.
O Sporting, o Porto podem jogar bem e o Belenenses e a Académica podem calhar bem em sociedade, mas só o Benfica, como o próprio nome indica, é o próprio
Bem. Que fica.
Só o Benfica pode jogar mal sem que daí lhe advenha algum mal. Basta olhar para os jogadores para ver que sabem que são os maiores, que não precisam de esforçar-se muito, porque são intrínseca e moralmente a maior equipa do mundo inteiro. Ninguém sabe. Mas sente-se. Quando perdem, não se indignam,não desesperam.
Eusébio só chorou quando jogou por Portugal. Quem joga no Benfica tem o privilégio e o condão de estar sempre a sorrir.
Não conseguem resistir. O Benfica, a bom ver,nem sequer é uma equipa de futebol. É um nome. É como dizem osbrasileiros, uma "griffe".
Têm uma cor. Antes de entrar em campo, já têm um mito em jogo, já estão a ganhar por 3-0, graças só à reputação. Quando o Benfica perde, parece sempre que quis perder.
Essa é a força inigualável do Sport Lisboa e Benfica - faz sempre o que lhe apetece. O problema é que lhe apetece frequentemente, perder.
Qual é o segredo do Benfica? São os benfiquistas. São do Benfica como são filhos de quem são. Ninguém "escolhe" o Benfica, como ninguém escolhe a Mãe ou o Pai. Em geral, aliás, os benfiquistas odeiam o Benfica e lamentam-no no estádio e em casa, mas pertencem-lhe.
Quanto mais pertencemos a uma entidade superior, seja a Família, a Pátria, Deus - ou o Benfica, mais direito, temos de criticá-la e blasfesmá-la. Não há alternativa.
Em contrapartida, os sportinguistas e portistas parecem genuinamente convencidos que apoiam as equipas deles porque são as mais dignas ou as melhores.
Desgraçados!
Se fossem coerentes, seriam todos adeptos do REAL MADRID, AC MILAN, etc, etc.
No Benfica, não se exige qualquer lealdade. Só se pede, em relação aos adeptos de outros clubes, caridade e comiseração. O Sporting, por exemplo, tem a mania e a pretensão de ser "rival" do Benfica, um pouco como o PSN se julga crítico parlamentar do PSD. Mas, se se tirasse o Benfica ao Sporting, o Sporting deixaria de existir.
O Benfica é um grande clube porque tem história e talento suficientes para não dar importância aos resultados. Tem uma tradição de "nonchalance" e de pura indiferença que não tem igual nos grandes clubes europeus.
O Benfica não joga - digna-se jogar.
Não joga para vencer - vence por jogar.
Odeio futebol. Mas amo o Benfica.
As opiniões de quem gosta de futebol são suspeitas.
Claro que os sábios são do Benfica. Mas a força deste grande clube está nos milhões que são benfiquistas apesar do Benfica, apesar do futebol, e apesar deles próprios. Em contrapartida, aposto que a totalidade de pessoas que são do Sporting ou do Porto, por infortúnio pessoal ou deficiência psicológica, são sócios.
A força do Benfica, meus amigos, está em quem não paga as quotas, que não vai a jogos, quem não sabe o nome dos avançados - isto é, no resto do mundo.
O Benfica, é o Benfica.
E o que tem de ser - e é - tem muita força.
Miguel Esteves Cardoso
Publicado por João Gonçalves às 08:02
Comentários
Bom post, João Gonçalves- apesar deste texto ter barbas...
Relembrá-lo agora só tem uma razão: O triunfalismo antecipado dos adeptos benfiquistas. É bom ver o povo benfiquista com tanta moral, e tão convencidos que o derby são favas contadas. Adoro ver o Sporting como o underdog do jogo- e adoro que ninguém dê uma palha por esta equipa. O principio das grandes derrotas começa com as espectativas excessivas, pois só se desilude quem se ilude. Ainda bem que onze anos não foram suficientes para que o Benfica aprendesse esta dura lição da lei da vida. Tanta presunção da parte dos adeptos é o principio de uma derrota( espero eu, claro), pois os jogadores vão entrar em campo a pensar que é só mais um joguito, e que são favas contadas- e um derby nunca é só mais um jogo. Se fosse ao Paulo Bento tomava uma atitude á Mourinho, e mandava colar nas portas da Academia de Alcochete todos os relatos jornalisticos deste triunfalismo antecipado dos senhores do Benfica. Pode ser que se lixem...
Um abraço
#1 | Comentado por: pedro pita | 9 de agosto de 2006 às 14:14
perdoem o senhor Pedro Pita por não saber o que diz...o Benfica, finalmente, agora, entra em campo, seja qual for o adeversário, sem pensar que é mais um joguito(como o senhor exclamou), entra em campo a pensar que cada jogo, é uma final...é a partir deste pressuposto que venceremos o seu Sporting...um abraço..
#2 | Comentado por: Tiago Silva | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Primeiro, também não concordo com o MEC no seu todo. Daí a pensar que todos os benfiquistas pensam da mesma forma é presunção. Certamente que a grande maioria está convencida que a vitória está mais ao alcance do que a derrota, pela classificação, pelo futebol jogado, pelos reforços, enfim, uma série de coisas. Do outro lado está a célebre constatação que nos derbies geralmente triunfa quem está pior (Benfica vence no Dragão e Sporting empata no mesmo recinto).
Quanto à (ou "á") táctica do Mourinho, constatamos uma coisa, e nisso gosto do Koeman, não o viram dizer que o jogo eram favas contadas. Ambos os treinadores disseram que querem vencer, e ainda bem.
#3 | Comentado por: Rui | 9 de agosto de 2006 às 14:14
o mec é um dos meus escritores portugueses preferidos, mas ainda assim não me revejo nada naquilo que disse. exceptuando a parte em que ele refere que somos os maiores. que somos!
mas nao somos agora porque estamos em melhor momento de forma que o scp. somos os maiores quando somos eliminados pelo gondomar, somos os maiores quando levamos 7-0 do celta de vigo, somos os maiores principalmente quando os adeptos dos nossos adversarios (e nao inimigos!)cantam em voz alta a ecoar nos seus estádios - slb, slb, slb.
eu nao posso falar por todos os benfiquistas. acredito que ande por aí muito boa gente a dizer, e a achar!, que o jogo de sabado sao favas contadas. mas nao podes dizer que somos todos, pedro.
o que eu acho piada é vires dizer que o benfica devia ter aprendido com o passado a nao embandeirar em arco antes dos jogos. os adeptos do scp fizeram isso nos ultimos 2 anos em q foram campeoes e o ano passado voltaram a fazer.
até o hugo viana disse, no outro dia, que nunca passou pela cabeça de nenhum jogador do scp, perder o jogo da luz, e que foi por isso que o douala nao sabia que se perdesse aquele jogo acabava o campeonato.
#4 | Comentado por: ana oliveira | 9 de agosto de 2006 às 14:14
este é para os 100 comentários? :))
Acho engraçado esta repescagem do texto do MEC que não sei se será genial, mas que escreve muito bem, escreve. è um gajo com muita piada, ferozmente irónico e que nesta prosa goza perfeitamente com o futebol e o mundo do futebol, aliás, um mundo que nunca lhe interessou nada. Um homem que fez textos a dizer que o que mais gostava nas mulheres era os chumaços nos ombros, nos portuguess era do cuspir no chão. Ironia. Realmente conseguir fazer um texto destes e conquistar a vossa simpatia é genial, porque se fosse acerca de outro clube qualquer passaria despercebido ou então deixava certemente de ser um prosador genial, passando de bestial a besta.
É do género António Lobo Antunes, esse sim um escritor benfiquista genial, que quando na brincadeira gozou com o estado de coisas do futebol em Portugal e no Ultramar na altura da guerra (os tiros param quando há jogos do Benfica...), estava a gozar com o estado de coisas actualmente, ou não fosse este elevado número de adeptos num só clube de um só País um cancro do salazarismo e da ignorância dos portugueses que os levava ao seguidismo e carneirismo de querer ser da maioria. Um cancro dentro do próprio benfica que até vos atrapalhou desportivamente por pura e simplesmente trazer à baila pessoas que não gostam de futebol, ansiosas apenas por ver outros que não vocês ganhar. Isso foi o que vos pôs em crise durante tantos anos. E é esa ansiedade que vos faz fechar os olhos com esta mafia objectiva que vos reina actualmente.
Eu, graças a Deus, sou do Contra. Eu, gosto muito de futebol e sou de um clube onde se gosta muito de futebol. Gostamos de ganhar, de resultados, não de feira de vaidades e constantes manifestos inorantes de "Somos os maiores". Sei que o Pinto da Costa também é um artista dos bastidores mas que no entanto vi no Porto do seu reinado, equipas capazes de conquistar a Europa do Futebol moderno com suor e lágrimas. Ganhem lá agora mais uma Liga dos Campeões e depois conversamos.
#5 | Comentado por: Nuno Leal | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Se os adeptos estão confiantes ou não, isso faz parte da paixão pelo clube e das emoções do momento.
Agora estarem já a querer dizer que o Benfica já ganhou o jogo é um bocado abusado. Que eu saiba ainda não vi nenhum jogador do Benfica a abrir o bico e a falar em "vitórias antecipadas". Do outro lado já.
Faz-me lembrar a história do ano passado: "CHEIOS DE RAÇA"; "GANHAR TUDO" titulava o record nas vésperas do jogo com o Benfica destacando a "raça" do sá pinto, do beto, e o tal "triunfalismo antecipado". No fim acabaram por não ganhar nada e o record lá teve que rebaixar a sua bitola. Adorei.
Espero que seja um bom jogo, de preferencia sem casos e sem erros a favorecer um ou outro.
#6 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Gostam de ser UNDERDOGS ? Eh pá! Os cães não têm culpa. São é UNDERLIZARDS, ou seja, menos que lagarto.
#7 | Comentado por: Johnny Rook | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Underdog é uma expressão inglesa que significa aquele que ganha contra todas as probabilidades de ganhar, ou seja, e interpretando literalmente, o cão que vem de baixo. Esta expressão( que Oscar Wilde achava bastante saborosa, e que por isso a usava muitas vezes) deriva das antigas lutas de cães na Inglaterra do século XVIII. Se alguns fazem graçolas alardeando a sua ignorância é lá com eles...
Quanto a tomarem todos como óbvio que ganham no domingo, veremos. Eu nunca gostei de prógnosticos antes do jogo, e cuspir para o ar geralmente dá mau resultado. We will see!...
Um abraço
http://bancadadirecta.blogspot.com/
#8 | Comentado por: pedro pita | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Eu proprio tenho estado a fazer colecção de umas frases por aqui vistas que espelham o tipico "festejar antes do dia de anos" ou o comum "foguetes antes da festa" . Se o Sporting ganhar e rezo para que isso aconteca, terei o maior prazer em fazer copy paste dos então MELÕES.
Pedro Pita é com prazer e alegria que recebo a dedução de que és adepto do Sporting. E orgulho-me de teres sido o unico a falar como deve ser.
Pessoalmente fico contente por considerarem o Sporting um "Outsider", menos Media a chatear, menos casos, e nenhumas vergonhas estilo "Veiga-Costa" que surpreendentemente fazem os adeptos das respectivas equipas orgulharem-se de terem dirigentes sem "papas na língua".
Viva, mesmo, o Sporting!
#9 | Comentado por: El Pibe | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Vais SEE vais. A malta não sabia essa estória do bobby q vem debaixo, Já agora explica lá: Vem debaixo donde? Sim, porque isso é importante. É q se vier debaixo das pedras é porque é lagarto.
#10 | Comentado por: Johnny Rook | 9 de agosto de 2006 às 14:14
O cão vir de baixo significa que ganha não tendo probabilidades de ganhar. Baixo significa evidentemente baixas espectativas- e não que vem de baixo de alguma coisa. É uma força de expressão, não podendo por isso ser interpretada literalmente. É uma expressão comum nos ingleses, que a usam no seu dicionário desportivo por tudo e por nada- e pensei que fosse conhecida de todos. Julgava que estava claro isso no post, mas fica o esclarecimento, para quem veja utilidade nisso.
Um abraço
http://bancadadirecta.blogspot.com/
#11 | Comentado por: pedro pita | 9 de agosto de 2006 às 14:14
"A malta não sabia essa estória do bobby q vem debaixo, Já agora explica lá: Vem debaixo donde? Sim, porque isso é importante. É q se vier debaixo das pedras é porque é lagarto."
LOL!!
#12 | Comentado por: Pedro Neto | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Boas tardes
bem ao ler estes comentários de cao e lagarto pensei k me tinha enganado e entrado num blog sobre animais ...
deixem lá de ser assim ...
comentem os jogadores ,tácticas,pontos fortes ,pontos fracos ,,,,
os preços dos bilhetes?
o k li na fhm nao parece ser de todo realidade.
#13 | Comentado por: bernardo76 | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Pedro Pita,
Deixa, não vale a pena...
Pura e simplesmente, não vale a pena...
#14 | Comentado por: Rui Melo | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Como Benfiquista, cá vão umas considerações sobre o Derby:
- Acho que por muito que uma equipa esteja a jogar mais que outra, as probabilidades neste tipo de Derby são sempre 50-50, uma vez que cada jogador vai para dentro de campo com os níveis de concentração e motivação no máximo.
- Existem razões para os Lampiões estarem confiantes: Vêm de 9 vitórias seguidas
- Existem razões para os Lagartos estarem confiantes: a história dos Dérbys mostra que quase sempre existem surpresas.
-Usei as palavras "lampião" e "lagarto" de proposito. Não vejo mal nenhum em ser chamado de lampião, nem quero insultar ninguém quamdo chamo Lagarto a um sportinguista. Acho que há pessoal que leva isto muito a sério.
- O David Ferreira vai dizer que foi uma vergonha e que o resultado do Derby (seja ele qual for) foi arranjado para prejudicar o Braga.
- Tenho medo do Koeman e esperança no Paulo Bento.
Depois destas considerações, Let's Play Football..
De realçar que vou ver o jogo com dois amogos Lampiões e dois Lagartos. E vai ser uma festa dos Diabos (espero que dos vermelhos)... E apesar de saber que é 50-50, que ganhe o Benfica 3-0. Com 2 golos de Simão. E um do Nuno Gomes.
#15 | Comentado por: Red_Devil | 9 de agosto de 2006 às 14:14
O pitinha escreveu Underdogs já á espera que alguém caisse na esparrela para depois vir ele, o Herói jurista, explicar aos infieis a doutrina da expressão que usou.
És de facto o maior...cromo!
#16 | Comentado por: Fireal | 9 de agosto de 2006 às 14:14
"Ainda bem que onze anos não foram suficientes para que o Benfica aprendesse esta dura lição da lei da vida."
Lembro-me de um célebre Sporting-Benfica onde o facto de o Sporting não ganhar o campeonato à 19 anos não impediu os seus adeptos de acharem que o jogo "estava no papo". É uma situação que acontece sempre.
Eu pessoalmente nunca entro em grandes euforias nem em grandes desânimos, cada jogo é uma final e é assim que deve ser encarado. Mas aceito perfeitamente o favoritismo que atribuem ao Benfica.
#17 | Comentado por: Paulo Ricardo | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Subscrevo os comentários de Paulo Ricardo e de Red-Devil( a propósito: tenho esperança no Koeman...). Eles são benfiquistas que perceberam o que quis dizer ao falar das euforias antecipadas. Quanto à pura saloiçe paroquial, em que alguns se divertem a tentar ofender-me, estou como o Rui Melo diz: Não vale mesmo a pena. É gastar cera com maus defuntos. Suponho que esta expressão a conhecem, ou se calhar também imaginam que a pus aqui, para vos explicar de seguida o seu significado. Já tinha visto muita pobreza de espiríto, mas tanta junta numa só pessoa é complicado.
Um abraço
http://bancadadirecta.blogspot.com/
#18 | Comentado por: pedro pita | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Pita, Pita,Pita. A vida é bela (principalmente se se é do SLB) não te chateies. A malta gosta de ti. E mais vale andarmos aqui"à pancada" do q na rua. Não achas? Levas isto demasiado a sério! Até parece q és jurista! Deixa lá, se o Ceportém ganhar, gozas tu. Se for o Glorioso, goza a malta!
#19 | Comentado por: Johnny Rook | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Era só para esclarecer que eu não parece que sou jurista. Eu SOU jurista e advogado de profissão, e se isso se nota nada posso fazer. São os chamados efeitos colaterais da profissão. Há uma criaturinha( e não foi você, caro Johnny Rook, que apenas se limitou a tentar fazer humor sobre o assunto...), pelos vistos invejosa, que agora( desde que sabe isso) me atira isso à cara como se fosse uma grande ofensa- mas fique a dita criaturinha a saber que gosto muito do que faço na vida, e que tenho nisso grande orgulho. Se isso sucede ou não com a dita criaturinha, ou que a criaturinha acha ou não sobre a minha alma mortal, não é da minha conta. O que não sou é professor para a ensinar a ler( pois notam-se na dita criaturinha defeitos estruturais de construção intelectual- próprios de quem, provavelmente, nunca leu um único livro),e muito menos psiquiatra para aturar as coisas que leio. Ai, ai, santa paciência que é preciso ter para tolerar tanto disparate junto...
Um abraço
http://bancadadirecta.blogspot.com/
Ps: A criaturinha que responda aí, e diga que eu sou medonho, que elabore mais umas tantas sinistras teorias a meu respeito. Por mim é-me perfeitamente indiferente. Um atrasado mental merece o respeito intelectual que merece.
#20 | Comentado por: pedro pita | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Nuno Leal, espantou-me essa contradição no comentário: as pessoas são do Benfica por quererem ser "da maioria". Tu és do Porto, logo "do contra", antes de falares dos títulos que o Porto arrecadou nos últimos anos. Assim é mais fácil ser "do contra", não é?
Mas ponho outra questão: então se se morar no Porto deve-se ser do Benfica, como é o meu caso, para se ser do "contra"? É que ser desta cidade com as cores benfiquistas não é nada maioritário, meu amigo, ainda para mais em períodos de crise.
#21 | Comentado por: João Pedro | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Nuno leal, essa de ser "do contra" também vale para Benfiquistas no Porto em tempo de seca de títulos? Se sim, digo-te já que há bastantes pessoas nesta cidade que são "do contra", uma imensa minoria constantemente vilipendiada pela maioria azul e branca.
#22 | Comentado por: João Pedro | 9 de agosto de 2006 às 14:14
"Ps: A criaturinha que responda aí, e diga que eu sou medonho, que elabore mais umas tantas sinistras teorias a meu respeito. Por mim é-me perfeitamente indiferente. Um atrasado mental merece o respeito intelectual que merece."
Isto é resposta de quem é indiferente? Não me parece...
match point pah, match point!
#23 | Comentado por: Fireal | 9 de agosto de 2006 às 14:14
João Pedro, não é contradição, sabes bem, ser do Benfica nunca será ser do contra porque se no Porto não estás em maioria, sabes bem que no País inteiro estás. No entanto se és do benfica aí no Porto um pouco por este sentimento de ser do contra, compreendo-te, porque eu não sou da cidade do Porto e de onde sou, portistas, contavam-se pelas mãos. Mas mais uma vez volto a dizer, o eu tenho grande respeito pelo clube Benfica, não gosto é de benfiquistas que não gostam de futebol e sobretudo odeiam o FCPorto.
#24 | Comentado por: Nuno Leal | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Fireal, o Pita não passa de uma lagartixa com tiques de superioridade. Gosta de falar acerca de coisas que entende que só ele percebe, e fazer de conta que não quer saber das opiniões dos outros. É por isso que escreve aqui... Tirando isso temos de admitir que tem uma certa piada, digna dos “Malucos do riso”.
#25 | Comentado por: Bill | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Enfim... Kids.
Um abraço
http://bancadadirecta.blogspot.com/
#26 | Comentado por: pedro pita | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Ponham aqui também aquele hino que saiu agora, o do Luis Piçarra...
#27 | Comentado por: Pedro Santo | 9 de agosto de 2006 às 14:14
Comente
Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)
(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)Trackback Pings
TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/119829