« Eleições no Sporting #4 | Entrada | Bruxo na TV! »

domingo, 12 fevereiro 2006

Belenenses 0-2 FC Porto

Categoria: 05/06 SuperLiga , Belenenses , FC Porto

adriano_segundo.jpg

O FC Porto conquistou uma importante vitória no Restelo; mais venceu e convenceu. O esquema táctico de Co Adriaanse começa a assentar e os jogadores a adaptarem-se a este, apesar de nas transições defesa-ataque as coisas ainda não estarem a funcionar plenamente. Já o Beleneneses foi uma oposição fraca sem capacidade de resposta ao pendor ofensivo, e sem conseguir aproveitar este balanceamento para criar perigo para a baliza de Hélton. Foi também o jogo que marcou a estreia de Adriano a marcar com a camisola do FC Porto, dois golos de oportunismo colocando-se no sítio exacto para empurrar os cruzamentos perfeitos de Quaresma.

Adriaanse apenas fez entrar Marek Cech para o lugar do castigado Pedro Emanuel, uma decisão acertada já que o eslovaco não só esteve bem a defender como criou desequilíbrios ofensivos. Paulo Assunção desempenha perfeitamente o papel de trinco/defesa-central, sendo ainda o primeiro jogador a tentar sair a jogar; com isto Raúl Meireles e Lucho podem arriscar mais nas subidas, e foi por aí que o domínio do FC Porto se evidenciou já que o meio-campo de 3 homens da turma do Restelo nunca foi capaz de se superiorizar. No ataque, o destaque vai para a forma como Adriano e McCarthy se vão entendendo na procura de criar espaços e sempre à espera dos cruzamentos de Quaresma e Ivanildo, se bem que ontem o jovem extremo não esteve em bom nível. Com isto aos 8 minutos já por 3 vezes Benni tinha criado perigo junto da baliza à guarda do estreante Pedro Alves.

O guarda-redes que relegou o veterano Marco Aurélio para o banco, agradeceria certamente maior empenho do resto da equipa tal as facilidades que os Dragões iam encontrando. A jogar em um-para-um no reduto defensivo, era necessário que o meio-campo apoiasse o quarteto defensivo, mas como já escrevi o trio de meio-campo não teve essa capacidade. O ataque belenense foi completamente ineficaz, e só Meyong criou perigo já que quer Silas quer Ahamada não conseguiram libertar-se da defesa portista; convém realçar que esta ineficácia se deveu em grande parte ao excelente jogo de Pepe, que uma vez mais esteve intransponível.

O jogo teve um arranque avassalador do FC Porto com o Belenenses a sentir muita dificuldade para parar o ataque portista, quanto mais sair a jogar. O único momento em que os comandados de José Couceiro equilibraram a partida deu-se a meio do primeiro tempo, mas sem que com isso retirassem qualquer proveito. Apesar das oportunidades criadas, só no final da primeira parte o FC Porto chegou à vantagem através de Adriano que correspondeu na perfeição a um cruzamento mortífero de Quaresma. O início da segunda parte chegou a prometer um jogo diferente para melhor, com Quaresma a fazer a bola ricochetear na barra antes de embater no poste da baliza de Pedro Alves, ao que Meyong respondeu com um cabeçada já na pequena-área portista para uma grande defesa de Hélton. Parecia que iríamos ter um jogo mais equilibrado, mas aos 7 minutos do segundo tempo Pepe travou um ataque belense junto ao meio-campo, ultrapassou dois adversários, soltou para Quaresma na esquerda e foi ao primeiro poste esperar pelo cruzamento... que Quaresma fez para o segundo poste onde Adriano apareceu a bisar. E o jogo acabou por aí, com o FC Porto a controlar a partida sem se esforçar o suficiente para marcar mais um, e com o Belenenses a não demonstrar capacidade para reduzir a desvantagem.

Uma vitória justíssima e tranquila dos azuis-e-brancos que os coloca provisoriamente com 8 pontos de avanço sobre o trio de perseguidores. O Belenenses somou a sua 6ª derrota caseira, uma contabilidade que pode vir a colocar os homens do Restelo em trabalhos forçados na parte final do campeonato.


Ficha do Jogo

Estádio: do Restelo, Lisboa

Árbitro: Elmano Santos (Funchal)

Belenenses (4x3x3) Pedro Alves - Sousa, Rolando, Pelé, Rui Jorge - Sandro Gaúcho, Ruben Amorim, Fábio Januário (54' Romeu) - Silas, Ahamada (79' Paulo Sérgio), Meyong (60' Dady). TR José Couceiro

FC Porto (3x3x4): Hélton - Bosingwa, Pepe, Marek Cech - Paulo Assunção, Raúl Meireles, Lucho González - Ivanildo (82' Diego), Quaresma (70' Lisandro), Adriano, Benni McCarthy (88' Hugo Almeida). TR Co Adriaanse

Golos: 43' Adriano (0-1); 52' Adriano (0-2)

Ás: Adriano

Publicado por bruno ribeiro às 11:39

Comentários

Não deixa de ser estranho o facto de Marco Aurélio não ter jogado, e sobretudo a ausência da convocatória de Amaral (titular indiscutivel) e Pinheiro.

#1 | Comentado por: VelhoEstilo82 | 24 de maio de 2009 às 20:07

Sinceramente, era um jogo em que não tinha grandes esperanças. O Belenenses raramente tira pontos ao Porto e quase sempre faz uma exibição medíocre.

Não vi o Porto x Braga (mas sei que o Porto jogou muito bem), mas, pelo que se viu ontem, 3-4-3 começa a funcionar. E isso, no futebol moderno e com alguns jogadores que o Porto para lá tem, só demonstra pouco trabalho dos treinadores adversários.

Vitória incontestável.

#2 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:07

VelhoEstiloAzia82, é óbvio que estava tudo combinado para o FC Porto ganhar, ó se estava. E aquelas duas defesas do Helton, uma delas evitando o 1-1, foram só para disfarçar.

Ah, e o Elmano? Aquelas faltas ao Quaresma, Lisandro e companhia que davam livres perigosos e que ele deixou passar? Também foi só para disfarçar...

#3 | Comentado por: guardabel | 24 de maio de 2009 às 20:07

Uma bela vitória contra um adversário difícil .
parabéns PORRRRRRRRRRRRRRRRRTTTTTTTTTOOOOOOO!!!!

#4 | Comentado por: bando_da_vermelhinha | 24 de maio de 2009 às 20:07

bando_da_vermelhinha... o nosso novo personagem.

"adversário difícil"... pois claro.

#5 | Comentado por: Irmão Público | 24 de maio de 2009 às 20:07

Quaresma é de outro patamar, vitória merecida mas acho estranho não terem jogado 3 titulares indiscutíveis - Marco Aurélio, Paulo Sérgio e Amaral.

E porque é que saiu o Meyong quando estava a ser o melhor em campo do Belém?

Foi impressão minha ou McCarthy regressou aos "tempos" das cotoveladas?

#6 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:07

...quando digo não terem jogado refiro-me à titularidade já que o Paulo Sérgio entrou a 10 minutos do fim.

E outra coisa, então o Lucho já é capitão do Porto com meia época no clube? Não há lá mais ninguém?

#7 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:07

Vcs são demais! Agora o belenenses tb nos faz o favor de jogar sem uma série de titulares indiscutíveis e de fazer as substituições erradas quando já está a perder por 2! Só faltava mais essa!! E depois têm a lata de dizer que nós é que fabricamos teorias absurdas da conspiração...
Até parece que é depois de jogos contra nós que os treinadores adversários vêm dizer que "lá em casa até o cão é portista", ou que o nosso director de futebol é accionista maioritário de algum adversário que decide jogar a 300 kms de casa, ou que compramos 2 ou 3 jogadores nas vésperas de jogar com as respectivas equipas...

Quanto ao "adversário pouco difícil", recordo que o belenenses já este ano empatou na Luz... É verdade que os últimos jogos com eles nos têm corrido bem, como diz o Pedro santo; mas há alguns anos ameaçaram tornar-se num "borrego", com vitórias consecutivas no restelo e nas antas. Aliás, creio que o célebre jogo dos célebres 3-0 com o golo que valeu um contrato ao César Peixoto foi a maior derrota sofrida pelo FCP nos tempos do Murinho.

Se o Lucho é capitão é porque o treinador entendeu que devia ser. Eu acho que a braçadeira não deve depender da antiguidade, mas de uma série de características pessoais. E, tanto quanto se sabe, nenhum menino mimado do plantel fez birrinha e beicinho por não ter sido escolhido, como aconteceu há poucos anos na Instituição.

#8 | Comentado por: joethelion1970 | 24 de maio de 2009 às 20:07

Sim, joethelion1970, é claro que o Belém já conseguiu bons resultados contra o FêCêPê (o 3-0 do Peixoto, um 1-0 com o Andrade a marcar o Jardel e a fazer 18 penalties, dois empates nas Antas - 0-0 e 2-2), mas, regra geral, joga bastante pouco.

Os melhores jogos do Porto este ano foram, de longe, contra o Belenenses.

Já agora, tenho quase a certeza que o Amaral e o Paulo Sérgio não têm sido titulares e, na última jornada, o Marco Aurélio voltou a não estar muito bem. Ridículo é insistir naquele Ruben Amorim, que é péssimo...

#9 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:07

Velho Estilo 82:

O Marco Aurélio não tem jogado precisamente por ter dado um frango contra o guimarães. Mas não, não foi o único frango do veterano guarda-redes. Não te lembras daquele golo do João Pinto que rematou á figura e o Marco socou a bola...para dentro ? o.O

E concordo perfeitamente com o joethelion1970 em relação á eleição do capitão. Para além de o Lucho ser ... um luxo de jogador, quem escolhe o capitão é o treinador, porque no FC Porto não há meninos que porque são o melhor jogador da equipa têm de obrigatoriamente ser o capitão. E não obstante que o argentino é o jogador mais completo do plantel, este~é sub-capitão e não capitão. Porque o Pedro Emanuel é que é o capitão de equipa.

#10 | Comentado por: FCP-HK | 24 de maio de 2009 às 20:07

Velho Estilo 82:

O Marco Aurélio não tem jogado precisamente por ter dado um frango contra o guimarães. Mas não, não foi o único frango do veterano guarda-redes. Não te lembras daquele golo do João Pinto que rematou á figura e o Marco socou a bola...para dentro ? o.O

E concordo perfeitamente com o joethelion1970 em relação á eleição do capitão. Para além de o Lucho ser ... um luxo de jogador, quem escolhe o jogador que anda de braçadeira no braço é o treinador, porque no FC Porto não há meninos que porque são o melhor jogador da equipa têm de obrigatoriamente ser o capitão. E não obstante que o argentino é o jogador mais completo do plantel, este~é sub-capitão e não capitão. Porque o Pedro Emanuel é que é o capitão de equipa.

#11 | Comentado por: FCP-HK | 24 de maio de 2009 às 20:07

Estatisticas segundo o MaisFutebol à 22 jornada:

Amaral: 14 jogos a titular/1 suplente utilizado

Paulo Sérgio: 15 como titular, 5 como suplente utilizado


O que eu achei mais estranho foi tirar o Meyong à hora de jogo quando era o único do Belém a jogar à bola - deve ter sido o único a rematar, não disse que foi premeditado pode ter sido muito bem a incompetência do Couceiro, o que não é de espantar.

Quanto à situação dos capitães é no minimo estranho que um jogador com meia época já seja capitão tal como o foi o Paulo Assunção na jornada anterior. Mas isso é a minha opinião que gosto de ver como capitães da minha equipa jogadores com vários anos de "casa".

#12 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:07

E sim, é verdade que o Belenenses empatou na Luz com uma fabulosa exibição do melhor em campo... exactamente, o Marco Aurélio.

#13 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:07

Nos 3 anos entre o penta e o mourinho, o FCP só ganhou 1 vez ao belém e perdeu 3, uma delas em casa, a chover a cântaros e com o Deco a falhar um penalty que daria o empate.
E lembro-me bem de um empate a 0-0, num sábado á tarde, em que o Marco Aurélio defendeu 2 vezes o mesmo penalty, marcado e remarcado pelo Alenitchev.

Não vi o jogo de ontem, nem sequer o resumo. Parece que jogamos bem. Mas não acho que o fcp-belenenses tenha sido o melhor jogo da época...

#14 | Comentado por: joethelion1970 | 24 de maio de 2009 às 20:07

Se o belenenses não é um adversário difícil quem será?!
já sei talvez se desvaloriza-sse os adversários e se disse-se k ia ganhar tudo sem espinhas fosse melhor!?!
depois levava 3 de cada vez e fazia figuras tristes!?!
este adversário fácil ainda a pouco tempo deu 4-1 ao maior clube de PORTUGAL!!!!

#15 | Comentado por: bando_da_vermelhinha | 24 de maio de 2009 às 20:07

Pedro Neto. I understand your clear lack of intellect. It's ok. We can't be all the same. God made everyone different. You are clearly in the bottom part anyway. Bottom, or South. Whatever.

Lucho was captain because that's how the Captain system in FCPorto works. It rotates. It has been like this since the start of the season, but i understand you failed to see it after a few games. It took you 22 games. See, the "bottom thing" again. Understandable.

McCarthy clearly watched Leiria - Benfica last week. He probably saw Petit trying to step on that leiria guy and he became inspired to do similar things.

Also. It seems you have a bit of what some here call "azia". It seems you are implying that Belenenses kinda forfeited the game. Well, they did. In fact, they tried to move the game to Dragon stadium as well, but that only works if you want to play in Algarve.

Rennie is good for your problem.

#16 | Comentado por: Michael Knight | 24 de maio de 2009 às 20:07

ohhhh my god ..........eh eh eh :)

#17 | Comentado por: bando_da_vermelhinha | 24 de maio de 2009 às 20:07

Michael Knight, you shouldn't mess with little Peter Grandson. He gets sexual pleasure in being a victim.

#18 | Comentado por: guardabel | 24 de maio de 2009 às 20:07

Sir Michael Knight:

After reading your post, I was wondering, if you enjoy ridding your KITT

I'am in doubt, just because you spend to much of your time on internet, writing a blog and posting in terceiro anel, for last you passed a medic certified for Pedro Neto just saying he suffer from "azia"

WHERE IS YOUR CAR??????? You betrayed him with a latex vagina? NO WAYYY =(

With Kindness: Rionx

#19 | Comentado por: Rionx | 24 de maio de 2009 às 20:07

Argumentos espectaculares, muito bem, de facto!

Azia, eu? 0-2 é a melhor resposta e sei bem quem é que ficou com uma azia que ainda hoje é visível.

#20 | Comentado por: Pedro Neto | 24 de maio de 2009 às 20:07

Rionx:
I don't ride Kitt. It's impossible to ride a car. Driving one is a totally different matter. I drive Kitt. Don't worry about it, he gets enough attention.

guardabel:
Yeah, it seems so. But i'm getting to him. His drivel is even more incoherent now. Good stuff.

#21 | Comentado por: Michael Knight | 24 de maio de 2009 às 20:07

Amigos, como Belenense e porque os comentários têm bastantes mentiras, aqui fica reposta a verdade:
- o Belenenses não jogou um charuto, mas não é de hoje
- o Pedro Alves foi titular de forma algo surpreendente... para todos os que não são do Belenenses. Todos os adeptos azuis já sabiam que, mais jogo menos jogo, o Imperador ia "encostar". Sinceramente, sou contra, mas percebo.
- o Amaral é titular indiscutível... da lista de não convocados... desde o jogo em Setúbal, no início de Dezembro, só "calçou" mais uma vez.
- o Paulo Sérgio tem feito uma época mediocre e encostou ao banco já há 4 ou 5 jogos. Aliás, viu-se a sua influencia quando entrou.
- o Pinheiro começou a titular, tem sido uma decepção completa e perdeu a titularidade, se não estou em erro, no jogo da Luz, há umas 10 jornadas...
- quanto ao Belenenses não tirar pontos ao Porto, tem-nos tirado. A quem não conseguimos ganhar a porra de um jogo é ao Sporting.
- em suma, o Belenenses não joga um caracol e tem um treinador medricas. Daí a "facilitar", por favor, o problema é que nos facilitamos com todos.

#22 | Comentado por: Luciano Rodrigues | 24 de maio de 2009 às 20:07

Coitado do Pedro Neto. Ele não tem culpa de ter nascido assim! Tadinho...

#23 | Comentado por: André S. | 24 de maio de 2009 às 20:07

Luciano, ainda no ano passado ganharam ao Sporting. Nas últimas cinco ou seis épocas, perdemos lá duas vezes (uma por 3-0) e empatámos mais uma ou outra.

Em Alvalade é que a história costuma ser outra...

E o Pinheiro (ou outro gajo qualquer) em vez do Ruben Amorim? E o Sandro também é fraquinho...

#24 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:07

Pedro, realmente o ano passado foi a 1ª vez na minha vida que vi o Belém ganhar ao SCP. Em 2000 tinhamos ganho 3-0, mas estava de férias. :( Quanto a empates nos últimos anos, sinceramente não me lembro. Mas o SCP é a nossa besta negra.

Quanto ao Pinheiro no lugar do Ruben, sinceramente prefiro assim. Pá, o Pinheiro corre muito mas é pouco inteligente. Este puto ainda não percebi se se faz ou nao, mas rende tanto como o outro, ganha menos e é da casa, para além de ter 20 anos. Aposte-se neste.

Quanto a Alvalade, fui lá o ano passado e duvido que me apanhem lá outra vez. Cheguei lá e tive a boa nova que os bilhetes no dia do jogo são mais caros, e como tinha convencido a namorada a ir, os 2 bilhetes acabaram por custar tanto como eu pensava que custariam 3! :P

Quanto ao Sandro, não tem características para fazer o que lhe pedem. Mas já é o 2º treinador seguido que cai no mesmo erro...

#25 | Comentado por: Luciano Rodrigues | 24 de maio de 2009 às 20:07

Sim, em Alvalade os bilhetes são mais caros no dia do jogo. É para obrigar as pessoas a comprar com antecedência. O problema é que, salvo raras excepções, os bilhetes são sempre caros e, no dia do jogo, são estupidamente caros.

É por isso que a minha gamebox, e de todos que têm uma, é o melhor negócio do mundo...

#26 | Comentado por: Pedro Santo | 24 de maio de 2009 às 20:07

Este Neto é, de facto, um assombro, um verdadeiro portento!

#27 | Comentado por: Vandelart | 24 de maio de 2009 às 20:07

Começanco por esclarecer os aziados lamps:
VG 2-2 Belem: BELENENSES – Marco Aurélio; Sousa, Rolando, Pelé e Rui Jorge; Ruben Amorim e Rui Ferreira; Fábio Januário (Paulo Sérgio, 77 m), Silas (Djurdjevic, 59 m) e Ahamada (Pinheiro, 82 m); Romeu.
Belem 5-0 Penafiel: Marco Aurélio; Sousa, Rolando, Pelé e Rui Jorge; Sandro Gaúcho; Fábio Januário e Rúben Amorim; Ahamada, Romeu e Silas
ONDE ESTÃO Amaral e Paulo Sérgio ????????
os vossos argumentos são do nivel do 3º golo marcado ao Penafiel.

Voltando ao jogo:
Excelente presença de adeptos do FCP (maior asssitencia do que no jogo VS-SCP)
O Porto jogou bem mas não foi nem de perto o melhor jogo da época. Adriano revela-se excelente contratação.
estamos lançados para o título !!!

#28 | Comentado por: Offshore | 24 de maio de 2009 às 20:07

Acho que quem levantou esses argumentos é do SCP...

#29 | Comentado por: G Soares | 24 de maio de 2009 às 20:07

"Adriano revela-se excelente contratação."

Hoje em dia há malucos para tudo.

#30 | Comentado por: Irmão Público | 24 de maio de 2009 às 20:07

se o adriano não é uma contratação boa (relaçao preço =qualidade)quem será?

#31 | Comentado por: bando_da_vermelhinha | 24 de maio de 2009 às 20:07

Caro bando_da_vermelhinha

Obviamente que se estão a referir ao Marcel que em termos de relação preço qualidade é bem melhor que o adriano se não vejamos:

Preço - emprestado
Preço - não faz um jogo pelo seu clube
Valor - Mediano

Logo mesmo que o Marcel seja un nabo (que não é) a relação preço - qualidade é claramente superior a do Adriano.

Podem também estar-se a referir ao Geovanni que até ao que dissem (que eu ainda não vi) já marcou golo(s) ?! ao serviço dos encarnados.

Enfim tantos outros que começo a pensar se o Adriano é ou não contratação para um plantel como o do Porto ??!!

#32 | Comentado por: Nuno Mendes I | 24 de maio de 2009 às 20:07

Caro Nuno Mendes:
Compreendo as tuas palavras mas não consigo compreender são as de algumas pessoas aqui,se fosse um jogador desconhecido ok até aceitava ,agora um jogador k já fez trés épocas em portugal em todas elas fez golos e bastantes... será k por vestir uma camisola k não gostam passam a deixar de ser bons jogadores!?!

#33 | Comentado por: bando_da_vermelhinha | 24 de maio de 2009 às 20:07

Em todas as épocas fez bastantes golos? Espero que faça tantos golos esta época como fez na última que cá esteve!

#34 | Comentado por: VelhoEstilo82 | 24 de maio de 2009 às 20:07

Caro VelhoEstilo82:
Tou a falar de cabeça mas na última acho k foram 8 golos...
Nada mau.....

#35 | Comentado por: bando_da_vermelhinha | 24 de maio de 2009 às 20:07

Mais que o Piccoli Miccoli! :)

#36 | Comentado por: Luciano Rodrigues | 24 de maio de 2009 às 20:07

Comente

Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)

(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)


Recordar-me?