« Eleições no Sporting #7 | Entrada | Finalmente no Dragão! »
terça-feira, 21 março 2006
Assistências #2
Categoria: 05/06 SuperLiga
Passados 4 meses desde a última vez que foram analisadas as assistências na Superliga deste ano, aqui neste texto, é tempo, e recorrendo ao site SoccerStats, de voltar a analisar o panorama de adeptos que continuam a visitar os nossos estádios. Na altura, com um terço do campeonato já decorrido, o Porto liderava a tabela em termos de assistências, bem destacado, até porque já tinha jogado um clássico, e era seguido a alguma distância pelo Sporting e Benfica.
Pois bem, neste momento, o ranking de média de assistência é liderado pelo Benfica, que registou um aumento de perto 10.000 adeptos, seguindo-se o Porto, que baixou dos 40.000 e do Sporting que se mantém acima dos 30.000, mesmo no seu limite. Interessante verificar, que as posições seguintes às dos 3 grandes, são ocupadas pelos dois grandes do Minho, Vitória e Braga, onde ambos aumentaram as suas assistências e depois pela Académica de Coimbra, embora esta seja o primeiro clube, dos que registam médias abaixo dos 10.000 adeptos.
Rankig-Clube-Média-%Lotação
1. Benfica - 42.338 - 64%
2. Porto - 37.255 - 73%
3. Sporting - 30.548 - 60%
4. Vitória SC - 15.143 - 50%
5. Braga - 11.344 - 37%
6. Académica - 7.801 - 26%
Por fim, e fazendo uma comparação em termos de média de assistência por campeonato, podemos verificar, que a Alemanha lidera a tabela classificativa deste ano, e que Portugal, nem aos 10.000 adeptos consegue chegar. Muito pouco, e os dirigentes dos clubes deviam olhar para estes números e perceber como podem alterá-los.
Campeonato - Média de Assistência
Alemanha - 39.706
Inglaterra - 33.801
Espanha - 29.201
Itália - 22.431
França - 21.004
Holanda - 16.612
Portugal - 9.919
(nota: esta tabela, não engloba toda as ligas, apenas as 5 principais da Europa, Portugal e a Holanda, que aparecem quase sempre nas comparações com o nosso campeonato).
Publicado por Pedro Varela às 11:16
Comentários
Se todos fossemos como o Vitoria Sport Clube esse clube espectacular k tem os melhores adeptos de portugal. Esse clube k se encontra debaixo da linha de agua e na msm assim os adeptos ñ desistem imaginem agora se nos estivessemos no lugar no nosso rival braga a media era de 26000 espectadores por jogo e fora de casa eramos sempre mais de 3000. SOMOS UNICOS
Eu ñ percebo e uma coisa como é k portugal consegue ter uma media de 9000 espectadores se grande parte dos jogos, menos 5, k sao guimaraes, braga (agora pq para a prox. epoca se estiverem fracos eles sao so cerca de 5000), academica e os 3 grandes, pq de resto os clubes levam cerca de 1000 a no max. 4000, o k e uma vergonha, um jogo de futbl sem adeptos nem sequer devia ser jogado.
VITORIA SEMPRE
#1 | Comentado por: luis | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Epá, Luis, não digas mal do Braga, que ainda aparece aí o David Ferreira a tentar explicar que o Braga é o maior clube da história, com maior número de adeptos, mais assistências e que já merecia ter ganho mais de 10 campeonatos :-) lol
#2 | Comentado por: Red_Devil | 9 de agosto de 2006 às 14:12
No que respeita ao SCBraga, temos de ter e atenção que as TVs hoje condicionam tudo 1 Onde já se viu jogos à 2ªf às 20,30 ? Ou às 19 h ? E que tal um joguinho às 21,30 num domingo ?
Em Braga há realmente horários vergonhosos, e dos 11 jogos já feitos em casa, houve 3 à tarde !!!
Depois, infelizmente não podemos deixar de condicionar 2 outros aspectos:
1 - o preço dos bilhetes (eu como sócio pago 16/mês + cadeira de 150,00/ano). O meu clube não tem feito grandes promoções para cativa mas sócios, como por ex faz (e bem) a direccção d guimaraes. Fez agora uma de preços reduzidos contra o Maritimo, mas em casa já lá vão 11 jogos...
2 - E a mais importante razão é de facto a falta de credibilidade do sistema, que não ajuda à aproximação das pessoas. Veja-se o caso do SCBraga qu assumiu lutar pelo 3ªlugar. Todos os braguistas como eu, depois de várias jornadas em que fomos vitimas de roubos escandalosos, quand vemos "outros" a queixarem-se dos arbitros, até nos dá vontade de ... chorar. Ao SCBraga, já vimos golos limpos a serem anulados, e a golos ilegais a serem validados aos adversários ! Ao contrário, há clubes que connosco lutam, que veem golos seus ilegais serem validados, e outros legais dos adversários, serem anulados. Penaltis ??? Bom. ainda agora contra o Maritimo o Rossato sofre um penalti claro e o sr arbitro deu-lhe amarelo. Fosse outro jogador e o comentador um tal de Rita, que era penalti nem que caísse sózinho.
Haja crediblidade e o futebol volta a ser dos portugueses
#3 | Comentado por: davidferreira | 9 de agosto de 2006 às 14:12
red devil, és tão lindo amor. juro que quando for grande, quero ser como tu.
fica bem pois 4ªf a oito, ainda vou estar melhor que tu e com grande felicidade... ou tens dúvidas ?
beijinhos morzinho
#4 | Comentado por: davidferreira | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Engraçado, disseste o mesmo antes do jogo com o Liverpool...como é que era? 3 cá e 4 lá? Pois.
Tem piada, esqueceste-te que este fds há Benfica - Braga. Isso é que é confiança na equipa!!
#5 | Comentado por: Fireal | 9 de agosto de 2006 às 14:12
O nosso País não apresenta condições geográficas e económicas para manter uma competição (a que se chama de superliga) com tantos clubes.
Uma das medidas, a meu ver correcta, passaria pela tão polémica redução: 14 clubes ofereciam maior competitividade, muitos clubes não viviam acima das suas possibilidades só para estarem na 1.ª divisão e os adeptos em geral agradeciam melhores jogos, com as melhores equipas.
Obrigado Pedro Varela, os números dão que pensar.
#6 | Comentado por: Ricardo Cunha | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Eu não disse...
Foram picar o Louco, só podia dar nisto. Pois é, de 4ª a oito, vamos jogar com o Barcelona. Provavelmente a melhor equipa da Europa. Temos hipóteses? poucas. Diria 20 para nós, 80 para eles. Mas para mim, e desde que a eliminatória seja equilibrada, se caír diante do Barcelona, pá, paciência.
Já escrevemos páginas muito bonitas na Champions este ano. E o Braga na Europa, como foi?
Ah, é verdade... Tivemos sorte, não nos calhou o todo- poderoso Estrela Vermelha, senão... laváva-mos 10...
Já agora, espero que quando o Barcelona vier cá jogar, os jogadores catalães não tenham de sair sob protecção policial, como os do Estrela Vermelha...
Ah, mas também devem ter sido roubados...
A Europa inteira conspira contra o Braga...
#7 | Comentado por: Red_Devil | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Meus amigos e verdade que o Vitoria tem muitos adeptos e comparando com Braga o racio e maior entre simpatizantes e habitantes. Isto por varias razoes:
-Guimaraes e um fim de mundo e ninguem quer la parar portanto gente de guimaraes, so mesmo os que nasceram la. Ate muitos estudantes da UM que estudam no polo de Guimaraes vivem em Braga.
-O Braga levou cerca de 4mil adeptos ao Dragao. 3 mil adeptos ao Boavista. No caso do Boavista foi a equipa que levou mais adeptos aquele estadio. Parece-me que o Guimaraes ja jogou la nao foi? Ah, pois foi, bem me lembro que ouvi os tiffosi vimaranenses a cantar um dos canticos da Bracara Legion
-Quanto a para a proxima epoca se estivermos para descer somos so 5000... Eh eh eh, a memoria tem destas coisas. Primeiro estivemos numa situacao complicada ha' tres anos atras e contrao Nacional so estivemos 23 mil pessoas (ganhamos 4-0). E depois, la porque estejam habituados a estarem uma epoca ca em cima outra para descer nao pensem que a clubes de categoria tambem lhes acontece isso.
-Espero que o Guimaraes fique na primeira. Como e que lhes poderemos ganhar se eles forem para a segunda?
#8 | Comentado por: koolricky | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Onde está "leváva-mos" deveria estar "levava-mos".
Desculpem. Mas li uns posts do Ruckavilla ontem e ainda me estou a recompor :-)
#9 | Comentado por: Red_Devil | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Outra coisa, espero que o Guimaraes nao acabe! Com estas coisas de quase estar a descer e sacos azuis, pretos e coisa assim ainda pode ser que aconteca! E que, se acabar, como e que vamos buscar jogadores de borla? (Riva, Edmilson, Abel, Joao Tomas...) eh eh eh Mais do que isso, onde vamos por o nosso esterco (Paulo Sergio, este gajo enganou tanta gente!!)
#10 | Comentado por: koolricky | 9 de agosto de 2006 às 14:12
E eu que pensava que este assunto já tinha sido completamente esquecido e desvalorizado em virtude do regresso normal das grandes assistências à Luz.
Afinal e depois do massacre diário das assistências na 1ª volta da Liga, neste momento é raro o orgão de Comunicação Social que faça uma pausa para analisar o lider da tabela.
Post bem oportuno, Varela.
#11 | Comentado por: Pedro Neto | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Pedro Neto,
eu não me esqueço dos assuntos que iniciei. Fi-lo quando estava decorrido um terço do campeonato, e faço-o novamente porque se justifica, e voltarei a fazer no final da época.
Sou adepto do Sporting com muito orgulho e não confundo questões clubísticas, com assuntos de importância, como este das assistências, que são vitais a todos os clubes.
#12 | Comentado por: Pedro Varela | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Caro Pedro Varela,
Um post com conta, peso e medida. Realmente, a questão das assistências devia ser fulcral para qualquer direcção. Quer pelas receitas, quer pelo apoio anímico aos jogadores, quer pela mística que acabam por dar ao clube, e até pela contribuição que dão ao próprio espetáculo.
Ainda à pouco tempo, em Liverpool, vimos algo de extraordinário sobre o que é apoiar a equipa da casa.
E questões como estas devem ser abordadas: Preço dos bilhetes; TV e marcação da hora do jogo consoante interesses extra futebol, incentivo do clube a levar adeptos ao estádio e outras mais.
É de facto, um excelente "post". Levanta questões.
#13 | Comentado por: Red_Devil | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Em Alvalade, de vez em quando, fico com uma sensação estranha. O estádio parece estar com um muito boa casa (acima de 40 mil) e depois ao intervalo dizem que estão 30/35 mil pessoas. É que 30 mil pessoas são dois terços do estádio e há jogos em que, sinceramente, não parecem (mesmo!) caber lá mais 20 mil pessoas! Eu sei que as cadeiras podem dar a ilusão de estar mais cheio do que parece, mas isso é a quem não lá está. Quem está no estádio, distingue bem cadeiras de pessoas.
Bem, a minha questão é se alguém, que lá costuma ir, também fica com a sensação de estarem bem mais pessoas que aquelas que realmente anunciam ao intervalo.
#14 | Comentado por: Pedro Santo | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Varela:
Sabes, certamente, que a minha provocação não é a ti dirigida, aliás até te faço um elogio no final do comentário.
E olha, Pedro Santo, isso também acontece na Luz mas ao contrário principalmente quando os jogos dão na RTP. Ainda no último para a Taça o reportér de campo dizia que estava muito pouca gente, que era uma desilusão, que as expectativas tinham sido defraudadas com só 10 mil pessoas, etc...
Depois do intervalo com a indicação de mais de 25 mil ficou um bocadinho engasgado. Lá veio com o "entrou muita gente depois do jogo" e tal...
#15 | Comentado por: Pedro Neto | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Caro Pedro Santo,
Pode dever-se ao que o Pedro Neto diz. Agora, nos novos estádios, com cativos e titulos fundador,há muita gente a entrar 5 minutos antes do jogo e, inclusive, muita gente a entrar com 10, 15 minutos decorridos. Provavelmente a contagem é feita alguns minutos antes do jogo e não apanha a malta menos despachada.
#16 | Comentado por: Red_Devil | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Pedro Santo,
isso que acontece em Alvalade, acontece-me o mesmo, e já comentei com os amigos com quem costumo ir. Muito estranho mesmo. Não percebo!
#17 | Comentado por: Pedro Varela | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Caros amigos,
Estou a sorrir (não a rir) com essas v. questões do Estádio de Alvalade. É evidente q é das cadeiras !
Não foi concebido assim de propósito?
Infelizmente (não levem a mal, mas eu sou assim) já quebrei uma jura minha - nunca entrar em Alvalade - mas os U2 (e só eles) obrigaram-me a ir. Fui cedo. Assisti ao encher do Estádio. E a ilusão esteve sempre presente. Não se percebe muito bem quantas pessoas lá estão até estar cheio.
PN
Na Luz desculpa lá mas não há ilusão nenhuma. A cor é uniforme. Agora a besta que normalmente é o repórter de pista da RTP ( como os gajos da SportTV) gostam muito de minimizar. E como a onda era dizer que a Luz não tinha ninguém aí vai disto. Mas há alguma dificuldade em calcular, por alto, quantos espectadores estão na Luz ou nas Antas? Ainda com a Naval comentei que estariam entre 46 a 48.000. Estavam 49.000 e poucos. Mas há alguma comparação entre dizer-se 10.000 e depois estarem 26.000 e tal? Mas as mesmas bestas, em Alvalade, raramente se enganam. Com excepção de um jogo relativamente recente, em que diziam 30.000 e estavam 16.000.
#18 | Comentado por: Johnny Rook | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Pedro Varela,
Acho interessante a tua recolha, mas ao nível internacional há qualquer coisa que me parece não bater lá muito certo. Falo das assistências inglesas. Acho pouco. Ainda há pouco tempo li (não sei dizer onde) que a percentagem das lotações dos estádios ingleses rondava os 98% das capacidades dos mesmos.
Ora, os estádios ingleses, em média, têm lotações de 30.000 lugares. Os teus dados apontam para uma taxa de ocupação de 33%. Acho muito pouco.
#19 | Comentado por: Johnny Rook | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Pedro Varela,
Desculpa, li mal. Retiro o q disse. Não falaste em percentagens mas em nº total. Sendo assim parece-me correcto o nº encontrado.
#20 | Comentado por: Johnny Rook | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Johnny,
aqui tens a tabela para Inglaterra. Sem estar formatada.
# Team Avg. Min. Max. Total Stad. %Full
1 Man United 67816 67500 67972 881616 67900 99 %
2 Newcastle 51960 50451 52327 779413 52193 100 %
3 Liverpool 44156 42293 44983 706501 45362 97 %
4 Manchester City 43242 40808 47192 691885 47200 91 %
5 Chelsea 41809 40652 42316 627139 42000 99 %
6 Arsenal 38152 37868 38348 572276 39001 99 %
7 Everton 36489 34333 40158 547337 40200 90 %
8 Tottenham 36040 35427 36247 540606 36240 99 %
9 Aston Villa 34686 30000 42551 485609 42600 81 %
10 West Ham United 33235 29582 34836 498526 35500 93 %
11 Sunderland 33166 30576 39085 497499 49000 67 %
12 Middlesbrough 28503 26206 31908 427552 35049 81 %
13 Birmingham City 27599 24010 29312 413991 30016 91 %
14 Charlton 26195 24830 27111 392927 26700 98 %
15 Bolton 25622 23104 29504 358717 27800 92 %
16 West Bromwich 25334 23144 27510 405353 25396 99 %
17 Wigan Athletic 21220 16641 25023 318305 25000 84 %
18 Fulham 20606 16550 22486 309095 19250 107 %
19 Blackburn 20405 16953 25484 306081 31367 65 %
20 Portsmouth 19794 19101 20220 277121 21000 94 %
#21 | Comentado por: Pedro Varela | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Rook, não é das cadeiras, caraças. Eu estou lá dentro. Parece estar mais gente do que realmente está. Já vi o estádio com 52 mil pessoas e com 34 mil. Garanto-te - e já percebi que não sou só eu que tenho esta impressão - que a diferença não parece ser de 18 mil pessoas.
O que quero dizer é que, quando está 34 mil pessoas em Alvalade, fico com a certeza que não lá cabem mais 18 mil! Só isso.
#22 | Comentado por: Pedro Santo | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Pedro Santo, tambem isso acontece no Estadio Municipal de Braga. A mim e a toda a gente que eu conheco da-me a sensacao de estarem 13 mil pessoas e nos jornais vem 10 mil. E que neste estadio sao mais faceis de fazer as contas. Sao duas bancadas iguais subdivididas em outras duas partes. POr isso e mais facil fazer as contas.
Queres uma explicacao? Muitas vezes os torniquetes do estadio ao funcionam e dao erro e os segurancas abrem a porta e deixam passar o pessoal. Isto tambem acontece quando ha enchentes. Por exemplo, com o Estrela Vermelha a lotacao foi de 12 mil pessoas quando as duas bancadas inferiores (perfazendo 15 mil pessoas) estavam mesmo cheias e ainda havia pessoas (p'rai umas 2-3 mil) nas bancadas superiores!
#23 | Comentado por: koolricky | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Caro DavidFerreira:
Compreendo e aprecio k tenhas dito isso, é k ñ duvides k tens razão no k dizes, é uma vergonha certas coisas k acontecem no ftbl, por exemplo o vsc vai jogar a barcelos o bilhete mais barato é de 20€, mas nesta quinta-feira vou a setubel apenas por 12€ com viagem e tudo, e isto tudo em estadios sem condições.
Caro KoolRicky:
Como disse o braga agora ta a jogar bem claro k levais algumas pessoas fora, j agora porto 4000 deixa-me rir, eu vi as imagens e vi os sites do braga, vos estavam cerca de 2500, mas ñ interessa, a verdade é k há 4/6 anos atras o braga tinha uma media de 4000 espectadores e nem venhas dizer k e mentira pq eu sei, moro a meia-duzia de km de braga, sou de guimaraes fanatico vitoriano mas dou-me bem e tenho mts amigos em braga, portanto eu sei das cenas.
Verdade seja dita, o braga nestes ultimos 3 anos tem jogado muito melhor k o vitoria (merito do jesualdo ferreira), mas na msm assim o vitoria jogando mal tem socios muito mas msm muito melhores e mais do k braga, ñ te esqueças, verdade seja dita, vê lá se correspondes, pq mentir e feio, nisto dos adeptos j sabeis k ñ tenhem a minima hipotese, somos os melhores adeptos portugueses, falas-te de grandes deslocações do braga, contra os grandes e quando podiam ir para segundo, pq ñ falas de deslocações como contra a naval e muitos outros aonde estavam cerca de 70 adeptos marroquinos.
#24 | Comentado por: luis | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Luis,
convém não esquecer que no campeonato os bilhetes são marcados pelos clubes, até um limite que está nos regulamentos, na Taça o preço dos bilhetes é marcado pela federação, logo daí serem mais baratos.
#25 | Comentado por: Pedro Varela | 9 de agosto de 2006 às 14:12
"Rook, não é das cadeiras, caraças. Eu estou lá dentro. Parece estar mais gente do que realmente está. Já vi o estádio com 52 mil pessoas"
Isso só mesmo no teu imaginário. Ainda há bem pouco tempo o Filipe soares frando deu uma entrevista ao jornal ojogo em que dizia que a lotação oficial-que era uma das questões mais colocadas pelos sportinguistas- é de 46000 e qualquer coisa.
#26 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Não tenho aqui a confirmação, mas parece-me que um estádio de futebol só pode receber finais da uefa se tiver mais de 50.000 lugares. Acho que na final contra o CSKA estavam as tais 52.000.
#27 | Comentado por: Pedro Varela | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Ele é que sabe, Varela. O meu imaginário é que me lixa sempre.
#28 | Comentado por: Pedro Santo | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Foi o vosso presidente que o disse.
Peçam-he explicações.
#29 | Comentado por: Benfiquista do Norte | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Meus amigos atentos,
A UEFA nunca permite a venda da totalidade dos lugares disponíveis por razões de segurança. Salvo erro a margem é de 3.500 a 5.000 lugares, donde...
#30 | Comentado por: Johnny Rook | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Quando eu vir o Soares Franco vou-lhe perguntar:
"Então, ó faz favor, que foi isso de andar a dizer que a lotação do SCP é 46 mil pessoas? O Benfiquista do Norte é que me disse..."
#31 | Comentado por: Pedro Santo | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Caros Pedros, também sou sportinguista e frequentador habitual de Alvalade e devo dizer que não partilho da vossa sensação em termos de espectadores. E se os números são anunciados apenas ao intervalo será já para contar com os retardatários.
Pedro Varela, quanto à lotação obrigatória para a final da Taça UEFA, estás enganado. Na Liga dos Campeões é que é necessário ter 50 mil lugares. Por isso a final da UEFA deste ano disputa-se em Eindhoven, num estádio que leva 35.200 espectadores.
Como é óbvio, os preços dos bilhetes em Portugal são caríssimos. Em Dezembro assisti ao vivo a um Borussia Dortmund-Hannover por 25,5 euros numa central e um Borussia Mönchengladbach-Eintracht Frankfurt por 23 euros numa lateral. Por isso é que no primeiro jogo estavam 72 mil e no segundo 47 mil. Cá, em certos jogos do Sporting, pedem-me 15 euros para trás da baliza, sendo eu sócio. Se comprar no próprio dia pago 20. Como é óbvio, é mais um espectador que a Sporttv ganha.
#32 | Comentado por: Jorge Kataklinsmann | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Sempre que fui a Alvalade esta época arrepiei-me com a casa muito bem composta, só mostra que o Sporting gera paixões!!!
FORÇA SPORTING, SEMPRE!!!
BLOG DO SPORTING: "Sumarissimos a Tonel, Nelson e Sá Pinto, que verdade desportiva é esta???"
Aqui:
#33 | Comentado por: El Pibe | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Apesar de ter uma certa simpatia pelo Braga, eles só têm mais adeptos que nós pois estiveram na 1ª nos ultimos anos e porque estão a lutar pela....liga dos campeões, se fosse assim e se os nossos preços fossem mais acessíveis, éramos muito mais no estádio
#34 | Comentado por: Miguel LuÃs Andrade | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Vcs. não lêem bem e depois lançam a confusão.
Não há qualquer processo sumaríssimo a jogadores do Sporting.
É um processo disciplinar normal,instaurado na sequência da queixa do v. amigo madeirense q tem q seguir os trâmites normais até ao fim. Os rapazes só vão ser ouvidos para já.
Sumaríssimos implicam sanção imediata. Mais cuidado!
#35 | Comentado por: Johnny Rook | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Caro Luis:
Quanto a deslocacao ao Porto, olha para as fotografias. Os bilhetes fornecidos pelo Porto ao Braga fora 2500 e esgotaram. Mas esqueceste que muitos socios do Braga, mesmo com os bilhetes esgotados foram na mesma ao estadio e compraram bilhetes ficando em sitios diferentes. O meu pai e o meu tio foram em grupos diferentes (10 pessoas cada grupo) e ficaram em sitios diferentes com adeptos do Porto. Como esses houve muitos mais.No Boavista, num sabado 'as 20.15 estivemos 3 mil. Na Figueira numa segunda 'as 21.30 estavamos 70. Demorando o jogo cerca de 2 horas (com descontos etc), demorando 3 horas para chegar a Braga como e que e possivel a pessoas que nao tenham que trabalhar no dia seguinte ir ver o jogo fora?
Quanto as assistencias, sim, temos mais pessoal a ver os jogos agora do que ha 5 anos (embora a media fosse superior do que agora). Agora, vais-me tentar convencer que o Vitoria punha 15 mil pessoas ha cinco anos? Mas outra coisa te digo. Na minha familia (com avos, muitos tios e primos) sao todos bracarenses. Mas muitos, especialmente os mais velhos nao vao aos jogos quando sao ha noite porque aquele local e muito frio. No caso de alguns compreendo porque a idade pesa! Mas o que quero destacar e que se tivessemos mais jogos a tarde com precos razoaveis teriamos na boa mais 2 mil pessoas. Nao te esquecas que as criancas em Braga pagam €5 para entrar! Quanto a mim, a direccao precisa de ser mais intransigente nas transmissoes televisivas e baixar os precos dos bilhetes, pelo menos para os putos!
#36 | Comentado por: koolricky | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Desculpem, no meu ultimo post onde disse que "(a media e superior do que agora)" quis dizer "a media fosse superior a 4000 pessoas"
#37 | Comentado por: koolricky | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Caro Kool Ricky:
è verdade k ha 5 anos atras o vitoria ñ ponha media de 15 mil (este nº e a media pq nos pomos mts x + do k isso), mas a media ha 5 anos era de 11000 exactamente a vossa media agora, duvidas k se o braga baixar nos proximos anos as vossas medias tb baixam, é k ñ duvides disso, e é por isso k guimaraes diz k tem os melhores adeptos pq nós baixamos de produção mas aumentamos de media de assistências, por isso eu digo k somos os melhores adeptos de portugal, a seguir a nos so tens o pessoal de leixões k numa 2º divisão mete nº iguais a mts clubes da 1º ou ate mais.
#38 | Comentado por: luis | 9 de agosto de 2006 às 14:12
Comente
Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)
(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)Trackback Pings
TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/125808