« Esclarecimento II | Entrada | AC Milan 0-1 Barcelona »
terça-feira, 18 abril 2006
O turbilhão vem aí
Categoria: Col: Luís Gomes , Mundial 2006 , Selecções Nacionais
Antes de mais o agradecimento ao Pedro Varela pelo convite para deambular por cá. Os temas serão variados e não formatados. Espero que gostem, ou não, mas discutam bastante, dentro dos limites aceites pelo espaço.
Como qualquer assunto serviria para a estreia, escolhi a Selecção Nacional, que será melhor do que qualquer outro seguramente.

Já consigo ouvir o sussurro da chinfrineira que se aproxima. A vida da nossa (pelo menos muito minha) Selecção será sofrida. Um clima de Euro 2004 é claramente irrepetível, por muito que acredite que o apoio vai existir e que o actual líder técnico da Selecção entende a importância do mesmo e o incentive.
Mas a conjuntura não está a ajudar mesmo nada e só se podem antever desdobradas campanhas opinativas sobre as escolhas de Scolari, a convocatória de jogadores fora de forma ou o eterno caso do novo Romário, Baía.
O Baía já não é titular no F.C. Porto mas nem por isso o seu fantasma vai parar de ensombrar qualquer deslize do Ricardo, exacerbado pela falta de carisma/pujança/estofo psicológico deste.
Agora até o segundo guarda-redes deixou de jogar e, acreditando na nossa sempre bem (?) informada comunicação social, até de falar com o seu actual treinador. A saída de Quim do Benfica adivinha-se (se não sair Koeman primeiro). Será que alguém vai dizer que ele estará com todas as ‘ganas’ de mostrar que tinha lugar no Benfica e com tudo para cativar clubes interessados? Acho que não. Irá falar-se de teimosia novamente.
No núcleo duro da nossa equipa já temos outra ausência confirmada. A melhor dupla de defesas centrais da Europa vê-se desfeita pelo infortúnio de um jogador cujo talento e capacidade técnica são proporcionais à sua simpatia e falta de pretensiosismo… Sendo notório que não nasceu para o jornalismo, não será por acaso que seguirá com a Selecção para a Alemanha. A sua presença no balneário parece indispensável.
Depois temos Nuno Valente lesionado. Que chegará sem ritmo nem forma, ou por outro ponto de vista, não chegará esgotado ou cansado.
Costinha passou uma época a treinar, sem jogar. Precisa um jogador como Costinha de ritmo de competição para se apresentar em boas condições? Óbvio.
Maniche não jogou muito mais, nem deve ter tempo para ganhar forma até ao final da época em Inglaterra. Tem a vantagem de estar a treinar no Chelsea e não ‘encostado’ no Dínamo de Moscovo.
Este contexto não deixa adivinhar decisões fáceis para Scolari. Para lá das (demasiado levianas por vezes) acusações de teimosia, teve um mérito que me parece claro: optou por um modelo de gestão das convocatórias da Selecção e mantém-se fiel a ele.
Mais do que a gestão do momento optou pela criação de um grupo, que nesta fase pretende fazer variar o menos possível. Depois de várias convocatórias de testes fixou esse conjunto de jogadores em grande parte, bem antes do Euro 2004 (com a óbvia excepção do Maniche). Esta escolha vista de fora, dá ideia ter tanto a ver com capacidades técnicas puras, como com outras valências – a disciplina, a forma mais ou menos profissional como são encaradas as presenças na Selecção (nomeadamente em jogos particulares) e a força psicológica dos jogadores.
A discussão deste critério fica obviamente em aberto, mas tentar ignorar que ele exista remetendo tudo para o campo da teimosia terá mais de má fé do que de ingenuidade.
Fernando Meira e Caneira ficam ‘com tudo’ para chegar à titularidade. Como Scolari já expressou sobre o segundo, numa clara alusão ao modelo de escolhas que preconiza: “Com Caneira a jogar durmo descansado”. Entenda-se: independentemente da boa ou má forma, de ser suplente no Valência ou de ser titular no Sporting, sabe da capacidade do jogador, quer técnica, quer psicológica, quer em termos de atitude e entrega.
No caso do Caneira, até é muito fácil concordar com Scolari.
Mas e Costinha e Maniche? Será prudente alterar 2/3 do meio campo ‘titular’? Será acertado dar a titularidade a um jogador que passa uma época inteira sem jogar, mesmo com os atributos de profissionalismo de Costinha? A mais valia em termos de liderança (mental e posicional) de Costinha em campo pode compensar a menor prestação física?
Residirá aí a grande dúvida do 11 de Scolari para o Mundial. Ricardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Deco, Cristiano Ronaldo, Figo e Pauleta aparentam ser “de caras” os restantes eleitos, salvo alguma lesão.
O turbilhão está aí ao virar da esquina com a escolha dos 23 eleitos até dia 15 de Maio.
Publicado por Luis Gomes às 12:20
Comentários
Bem Vindo Luís. Bom post para abrir a tua participação no Terceiro Anel.
Cumprimentos,
Pedro Varela
#1 | Comentado por: Pedro Varela | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Bem vindo Luis! Muitos (na medida do possível) e bons posts é o que pedimos
A filosofia que o Scolari defende nas suas convocatórias é de que uma “selecção” necessita de uma espinha dorsal. Ou seja, um grupo de jogadores indiscutíveis que se conhecem bem e que formam a base da selecção. Até aqui tudo bem!
Agora, penso que essa base poderia ter 15 elementos deixando 8 lugares para jogadores que por estarem a atravessar um bom momento de forma ou por terem vindo a dar nas vistas merecerem a convocatória. Discordo em absoluto de se convocar o Maniche (que tem vindo a realizar exibições muito fracas, sendo mesmo expulso ao fim de alguns minutos de jogo numa das oportunidades oferecidas pelo Mourinho) e muito menos o Costinha que não joga. Mesmo o Quim, que é GK e por isso necessita de menos ritmo competitivo, quanto muito só para 3º GK.
No entanto, percebo a reticência do seleccionador em convocar jogadores com pouca (ou nenhuma) experiência internacional “ao mais alto nível”: Moutinho, Manuel Fernandes, ou Raul Meireles (para colmatar Costinha), Miguelito, Carlos Martins. Afinal, trata-se do Mundial.
No entanto, penso que pelo menos o Manuel, o Moutinho e o Miguelito (no lugar do Nuno Valente) deviam ser chamados.
Abraço
#2 | Comentado por: Bill | 9 de agosto de 2006 às 14:10
o que me espanta mais nem é isso. é ele ter jogadores com essa experiencia internacional, como o petit e o tiago, e deixá-los no banco para manter o costinha e o manique a titulares. e isto sistematicamente. isto sim acho estupidez, mas tudo bem.
#3 | Comentado por: ana oliveira | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Benvindo Luis! Muitos e bons posts.
Isto da selecção é engraçado. Pessoas do mesmo clube q passam o ano a concordarem umas com as outras e chega a selecção e tudo se divide e passam a concordar outros q ao longo do ano só discordam. Ainda bem q é assim! Dá para arejar.
Sempre defendi aquilo q o Scolari tem vindo a pôr em prática. A selecção como um clube, com um plantel mais ou menos certo. Todas as grandes selecções sempre assim trabalharam.
Nos anos 70 e 80, PTG tinha mais e melhores jogadores do que tem hoje. O problema é que não jogava a mesma equipa duas vezes seguidas. A selecção era um joguete nas mãos dos clubes que faziam o q queriam. Depois veio a moda dos jogadores do SLB e do Porto até q se chegou ao trio maravilha de treinadores no EURO84.
As coisas começaram a estabilizar a partir de 92, até porque não havia muitos jogadores seleccionaveis (leia-se 24 a 30 jogadores de nível semelhante).
Concordo perfeitamente com os mais do que possíveis 23 para a Alemanha. Temos um problema grande para resolver que é a ausência do JAndrade. Não há central à altura para o substituir. Optaria pela integração de outro jogador q não central.
Aqui Bill, discordo dos nomes q apontas com excepção de 1 - o João Moutinho. Para mim era esse que levaria no lugar do JA. Não tirava Costinha, nem Maniche. O Tiago passa a titular. Não levava Quaresma. Boa Morte é actualmente um jogador imprescindível.
#4 | Comentado por: Johnny Rook | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Antes de mais é de saúdar a entrada de um novo editor, é bom para o TA.
Depois acho este post extremamente oportuno até porque se aproxima a passos largos a maior competição de futebol do mundo.
Quanto à Selecção, confesso que se as estrelas não funcionarem, na minha opinião, Portugal não terá grandes hipóteses em virtude dos "problemas" de alguns titulares.
Na baliza está tudo definido e agrada-me que o Ricardo esteja, finalmente, em grande forma. Todas as outras conjecturas são secundárias se o titular estiver bem e discordo por completo do trauma Baía até porque há muito que o Vítor não está naquele meio e só alguma imprensa facciosa continua a fazer polémica. Já passou o seu tempo e chega de falar de Baía, porra!
Nas laterais Miguel e Nuno Valente estão seguros. São os dois laterais muito ofensivos, tecnicamente muito bons e que actualmente centram muito bem. Caneira e Paulo Ferreira serão as opções mais defensivas mas mesmo assim muito importantes.
O problema reside, de facto, no centro da defesa. A melhor dupla de centrais da europa - a par de Nesta/Cannavaro e acima de Terry/Campbell - foi desfeita. A ausência do Jorge Andrade é gigantesca!
Jogarão Meira e Ricardo Carvalho mas quem será o 4º central convocado? Ricardo Rocha/Costa, Nunes ou Tonel.
No meio campo acho que a presença de Costinha e Maniche vai ser prejudicial, muito pela falta de ritmo. Jogariam, na minha opinião Petit e Tiago com o apoio do genial Deco.
Na frente os indiscutíveis Cristiano Ronaldo - uma das estrelas da prova, o grande Figo e "El Matador" Pauleta.
Neste momento 3 grandes dúvidas em Scolari - fazendo crer que o Paulo Santos e o Hugo Viana deverão estar no avião: Quaresma ou Boa Morte, Manuel Fernandes ou João Moutinho e o 4º central.
#5 | Comentado por: Pedro Neto | 9 de agosto de 2006 às 14:10
parabens pelo assunto tão oportuno. é de facto o assunto de momento, a merecer honras de abertura nas TVs, rádios e 1ªs páginas dos desportivos.
eu é que su distraído passou-me ao lado.
ontem vimos um jogo muito bem apitado, aliás na linha do que tem sido as arbitragens anti aproximação aos metralhas... e pór metralhas
parabéns ao (in)terceiro anel, pois mantem a sua reles e pobre tendencia de comunicaçã, que se revela na cada vez maior afluência de leitores e desportistas
vá lá, dêem pelo menos os parabéns ao Lemurrrrrrr que é o único que ainda faz mexer esta decadente podridão
#6 | Comentado por: davidferreira | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Pois é davidferreira...
Eu vi o jogo, e digo-te com todas as letras, o paços mereceu ganhar...
Vi um erro escandaloso por parte da arbitragem em que aquela bola não foi considerada fora, mas de qq maneira o paulo santos foi muito passarinho, e o penalty que é sancionado sobre o paços não existe a meu ver...
Lemur, por acaso alguem te obriga a cá vir? E em que medida tu tens auturidade para chamar podridão a outros, no sentido em que do principio ao fim do teu post, ela fica inteiramente entranhada em cada palavra que escreves?? és um puto mimado, e vergonhoso, em que em vez de andar a ajudar o seu clube, anda a cuspir para o ar e este cair na sua própria cabeça?
What a shame, libertem o lémur!!! Free all caged animals!
#7 | Comentado por: Rionx | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Só para avisar o Davidferreira que o mês de Março de 2006, foi o maior de sempre do TA em termos de visitantes.
Quanto ao facto da selecção não ser tema de abertura dos jornais, paciência, não é isso que nos move, e já agora se fosse, nunca falaríamos do Braga, a não ser quando jogasse contra os 3 grandes.
Cumprimentos,
Pedro Varela
#8 | Comentado por: Pedro Varela | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Sinceramente não sei o que será preciso, Varela, para um determinado user ser banido da caixa de comentários.
É que insulta o blog, os editores e até os comentadores e o mais engraçado é que ainda tem direito de Antena.
#9 | Comentado por: Pedro Neto | 9 de agosto de 2006 às 14:10
caros (ou baratos) comentadores
one by one:
-rionxo
se o paços mereceu ou não ganhar, isso é outra história a que não compete aos arbitros decidir ! o penalti sobre o joao tomas não te parece, porque és um cromo dos 3 estarolas ! aliás há outro lançe bem mais problemático sobre o Kim e ninguém fala...
Mas o SCB ser gamado já nos está no sangue, tal e qual os beneficios aos 3 estarolas habituais...
mas no teu profundo racciocionio o benfica a ter ganho no estrela, ao rio ave, ao nacional, foram bem ganhos e merecidos e o arbitros se ajudou, ajudou bem..... já sendo o SCBraga, o erro aceita-se porque mereceu perder !!!!!
e o sporting, a ter ganho ao leiria p.ex, mereceu ganhar ? não
o porto, ao ter ganho igualmente ontem ao leiria, mereceu ? não
então, porque os arbitros não repuseram a justiça ???
eheheheheheh
que eu saiba, na minha cabeça de puto mimado, os apitos apitam e os jogadores jogam. talvez na Rionxeira, os arbitros decidam quem devem ganhar (em portugal - conheçes ? também é assim)
("auturidade" é bem autoridade)
- varela, preocupa-te com a falida empresa de software onde andas (creio eu), e deixa de ter a pretensão de um discurso de cima para baixo. em nada me sinto inferiorizado relativamente a ti. Em nada mesmo, podes crer
- netinho, anda cá andas ? não tens um pouco de vergonha no que escreves umas vezes e fazes em outras ?
não digas como o outro que quer banir o meu IP.
eu não insultei ninguém do "velogue".
apenas rotulei de decadente podridão, este (in)terceiro anel, por manter acesa a porcaria do nosso futebol, onde os 3 metralhas se sentem prejudicados pelos arbitros..
E isto sim, seria discutir o futebol !
Agora, entrar em campanhas de poluição escrita, dando palpites acerca das convocatárias (cujo denominador comum é sempre a gravitação em torno de determinados clubes) mete nojo. Admira-me não terem falado no "Tunel" (como alguns lêem) por ex...fica a deixa
#10 | Comentado por: davidferreira | 9 de agosto de 2006 às 14:10
afinal a dita "rapaqueca" não saíu no jogo SCBraga - paços !
http://img71.imageshack.us/my.php?image=spbragapferreiracaso28jb.jpg
#11 | Comentado por: davidferreira | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Ouve lá david,
és parvo? ou gostas de brincar com as pessoas?!?!
"- varela, preocupa-te com a falida empresa de software onde andas (creio eu), e deixa de ter a pretensão de um discurso de cima para baixo. em nada me sinto inferiorizado relativamente a ti. Em nada mesmo, podes crer"
este parágrafo é ridiculo!!!
#12 | Comentado por: Pedro Varela | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Só faltava mesmo o Pedro Neto a armar-se em fascizóide, defendendo a exclusão de um "user"... Se não gostas, não lês! Eu também abomino os teus comentários pouco inteligentes e tenho que passar por eles quando estou a ler os restantes.
#13 | Comentado por: Paulo Alexandre | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Bem, este último comentário do davidferreira chega a ser decadente. Não sabe escrever, insulta, não tem um raciocínio minimamente organizado nem coerente, faz insinuações sobre a vida pessoal de terceiros,... resumindo: é incrivelmente nojento! Volta Pedro Neto, estás perdoado. De facto, perto daquele verme és um autêntico Santo.
#14 | Comentado por: Paulo Alexandre | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Lemur,
Entrou solidário com o SC Braga. O que se passou foi uma vergonha para o futebol e a 1ª liga. Tens motivos para estar indignado. Vi o lance não sei quantas vezes... é incrível como um arbitro/fiscal de linha deixa passar aquilo.
Agora, por causa disso criticar o post do Luís e o TA (um espaço que te deixa falar) é que não percebo...
Rook,
“A selecção como um clube, com um plantel mais ou menos certo”
Percebo a tua ideia. A serio, estou farto de discutir isso com a malta e a maioria de pessoal que conheço concordo contigo e discorda ate de levar o Moutinho (lagartos!).
A minha tese é a seguinte: a selecção nacional tem uma vantagem sobre os clubes, pode escolher o jogador português que entende sem custos. Por isso deve ter margem de manobra para escolher os que estão em melhor forma. Também defendo um grupo base.
Já agora, também a quem diga que a selecção não para putos. Eu não concordo. Qual é a tua opinião?
Abraço
#15 | Comentado por: Bill | 9 de agosto de 2006 às 14:10
"Estou solidario"... e não "entrou solidario".
escrevi isto um pouco a pressa
#16 | Comentado por: Bill | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Bill,
A questão dos jovens poderem ou não integrarem plantéis de clubes ou de selecções tendo em atenção a idade, foi coisa q nunca concordei ou entendi. A idade é irrelevante quando a capacidade física, técnica e intelectual existe. É evidente q as grandes competições e os grandes palcos assustam. Mas...quem sabe, sabe !
Ninguém ensina seja quem for a jogar futebol. Algum treinador do mundo ensina ou ensinou Ronaldinho a jogar futebol? Agora, o papél do treinador é de mentalização, de chamar a atenção para pormenores que nada têm a ver com técnica, mas com táctica (e esta já se ensina). Existem jogadores jovens com uma maturidade incrível e aptos a jogar em qualquer equipa tenham 17, 18 ou 19 anos. Três exemplos: Messi, João Moutinho e MFernandes. O grande problema dos jovens (pelo menos em PTG) é que ninguém está para se maçar em observá-los. E não é preciso perder muito tempo. Basta ver uns treinos e dois ou três jogos, para se chegar à conclusão se se tem ou não matéria prima para trabalhar.
São os sinais dos tempos modernos, tudo é descartável. Ninguém está para perder tempo a ensinar, a estudar ou a reparar. É o tempo do fast food! Os mecânicos já não sabem de mecânica, sabem substituir peças; os técnicos de redes não reparam redes, mandam comprar novos equipamentos e instalam redes novas, os treinadores compram Roberts e mandam embora HRoques, etc, etc, etc.
#17 | Comentado por: Johnny Rook | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Antes de mais, os votos de boas vindas ao Luís. Espero que a produção de posts acompanhe a qualidade deste, que é o que o 3A está a precisar. Um abraço para ti.
Quanto à selecção, aceito que deva haver um núcleo duro estável, mas já não compreendo que se tente passar para lá o espírito de grupo de um clube construindo um grupo fechado e autista às variações de forma dos jogadores. Tal como dentro de um clube não são sempre os mesmos 18 a serem chamados, não compreendo porque é que aqui hão de ser os mesmos 23.
Quanto á defesa, estamos piores do que há 2 anos. O 2º central será provavelmente o Meira, que estando longe de ser um Jorge Andrade é muito bom jogador. Ou muito me engano ou o Bigodes deve estar a bater nas orelhas por o Pedro Emanuel ir jogar por Angola. O que não temos é um defesa esquerdo em condições, á excepção do caneira que não é lateral de raíz (acho absurdo convocar o Nuno Valente). Para a direita, o paulo e o Miguel estão bem.
No meio campo, tenho quase a certeza que o Bigodes vai chamar o raul meireles, o Moutinho e o Tiago. É capaz de deixar o maniche em casa. Não creio que chame o manuel fernandes. A ser asim jogaria provavelmente com um meio campo de base Costinha-Tiago-Deco. Na frente acho que será criminoso não levar o Quaresma, de longe o jogador mais criativo e desequilibrador da época em portugal, muito mais do que o simão.
O nosso problema é o de sempre: só termos um ponta de lança capaz. Mas havendo necessidade, o Cristiano ou o Boa Morte podem sempre jogar no meio.
#18 | Comentado por: joethelion | 9 de agosto de 2006 às 14:10
JL,
Para DE o Miguelito!
O Costinha? Então o homem não joga... Convocas o Raul Meireles para o substituir e o Manuel Fernandes no lugar do Maniche. Depois Deco, Moutinho e Tiago e o meio campo esta feito.
Para Frente: Boa morte, Figo, Simão, Quaresma, Cristiano Ronaldo e Pauleta. Concordo contigo e acho que quer o Boa Morte que o Ronaldo podem jogar a PL. Alias, isto pode ser muito útil visto que o Pauleta, na selecção, por vezes não marcar golos nenhuns!
Já agora GK: Baia (já se sabe que não é convocado, mas enfim...), Quim e Ricardo. O resto da defesa: Caneira, Meira, Carvalho, Miguel, Ferreira. Por fim escolham: Rocha, Nunes, Tonel, Zé Castro...
#19 | Comentado por: Bill | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Bill, eu acho o Miguelito muito bom jogador mas não acredito que o Bigodes o chame. Creio que nunca chamou (alguém me corrija se estiver enganado), e não deve ser desta que o faz. Eh pá, até admito que um jogador sem qualquer experiência de grandes jogos se acagace ao aparecer de repenrte num mundial - mas para isso é que podiam ter servido estes meses, para testar alternativas.
Com o Costinha é a mesma treta. Mesmo não jogando, não acredito que ele tire dois habituais do meio campo de uma vez. E entre ele e o maniche, acho que sacrifica o maniche (e bem).
Dos defesas que pões à consideração (parece-me que não há muito mais por onde escolher) eu provavelmente escolheria o Rocha. Ou o Nunes. Sinceramente acho o Zé Castro sobrevalorizado. Estão a fazer com ele o que fizeram com o Beto, que nunca foi nada de especial mas todos os anos estava com um pe no real.
Quanto aos GK acho que não há dúvidas: Ricardo, quim e Paulo santos.
Vamos sugerir à FPF que mande o Bigodes de vez para inglaterra e entregue o comando técnico da selecção a um grupo de peritos nomeado pelo 3A. Ao menos poupavam-se umas coroas.
#20 | Comentado por: joethelion | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Segundo o Scolari não vai ser chamado ninguém que nunca tenha estado numa qualquer convocatória feita por si, por isso... Nunes, Tonel, Pedro Emanuel, José Castro e Raul Meireles entre outros, a acreditar na palavra do seleccionador, não terão hipóteses de ir ao Mundial.
Cheira-me que como 4º central vai o Ricardo Rocha - ou o Ricardo Costa, que também já foi à selecção A - e como guarda-redes a opção vai cair, de certeza, no Paulo Santos.
#21 | Comentado por: Pedro Neto | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Bill e Joethelion,
Eu também concordo que o Miguelito é um bom jogador, no entanto ele no Nacional não é defesa esquerdo e como defesa esquerdo no Rio Ave julgo que ele jogou quase sempre num esquema de 3 centrais, algo que a nossa selecção não utiliza e que implica uma forma de jogar diferente. Por isso, apesar de não termos alternativas para a posição (Só temos centrais adaptados a laterais esquerdos), não acredito que seja convocado para o Mundial e espero que o Nuno Valente recupere bem da sua lesão, senão podemos ter que fazer o Mundial com o PFerreira como defesa esquerdo na eventualidade de o Caneira ser o central titular. O que não era novidade na era Scolari.
Quanto ao 4º defesa central, na minha opinião devia ser o Tonel ou o Nunes, qualquer um deles fez uma época muito boa e muito acima da restante concorrência para este lugar (Ricardo Rocha/Costa).
No meio campo vamos ter os do costume, apesar de não jogarem nos seus clubes, já todos sabemos como é o Scolari e não acredito que nesta altura vá abdicar das suas ideias.
Acredito que o João Moutinho e o Quaresma vão o Mundial, quanto ao Manuel Fernandes provavelmente fica-se pelos sub21 e não se pode queixar muito quando na maior parte da época foi suplente do Beto e quando temos um Tiago que fez uma grande época no Lyon.
No entanto estas últimas lesões só vem provar que podemos ter um 11 capaz de jogar com as melhores selecções do mundo, mas não temos soluções em quantidade para fazer face as lesões dos nossos melhores jogadores e espero que não se lesione nenhum dos nossos pontas de lança, senão vai ser um problema.
#22 | Comentado por: paulo | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Bill e Joethelion,
Eu também concordo que o Miguelito é um bom jogador, no entanto ele no Nacional não é defesa esquerdo e como defesa esquerdo no Rio Ave julgo que ele jogou quase sempre num esquema de 3 centrais, algo que a nossa selecção não utiliza e que implica uma forma de jogar diferente. Por isso, apesar de não termos alternativas para a posição (Só temos centrais adaptados a laterais esquerdos), não acredito que seja convocado para o Mundial e espero que o Nuno Valente recupere bem da sua lesão, senão podemos ter que fazer o Mundial com o PFerreira como defesa esquerdo na eventualidade de o Caneira ser o central titular. O que não era novidade na era Scolari.
Quanto ao 4º defesa central, na minha opinião devia ser o Tonel ou o Nunes, qualquer um deles fez uma época muito boa e muito acima da restante concorrência para este lugar (Ricardo Rocha/Costa).
No meio campo vamos ter os do costume, apesar de não jogarem nos seus clubes, já todos sabemos como é o Scolari e não acredito que nesta altura vá abdicar das suas ideias.
Acredito que o João Moutinho e o Quaresma vão o Mundial, quanto ao Manuel Fernandes provavelmente fica-se pelos sub21 e não se pode queixar muito quando na maior parte da época foi suplente do Beto e quando temos um Tiago que fez uma grande época no Lyon.
No entanto estas últimas lesões só vem provar que podemos ter um 11 capaz de jogar com as melhores selecções do mundo, mas não temos soluções em quantidade para fazer face as lesões dos nossos melhores jogadores e espero que não se lesione nenhum dos nossos pontas de lança, senão vai ser um problema.
#23 | Comentado por: paulo | 9 de agosto de 2006 às 14:10
Comente
Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)
(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)Trackback Pings
TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/128633