« Jardel ainda não chegou! | Entrada | Tudo muito verde... »
quarta-feira, 19 julho 2006
Manuel foi-se embora
Categoria: Col: Luis Gonçalves
Manuel Fernandes foi transferido hoje para o Portsmouth, de Inglaterra. O ex-jogador do Benfica, formado no clube, é assim a "pérola" que o clube encarnado decidiu vender este ano. Muitos lamentam esta venda, mas a verdade é que no ano passado este jovem não mostrou atributos que parecia ter quando chegou à equipa principal encarnada(onde o comparavam a Makélélé...) . De qualquer forma, mais um jovem formado no clube que se vai embora... Pensam que é uma decisão correcta? Eu acho que sim...
Publicado por luis gonçalves às 16:08
Comentários
Se esta venda significar a continuidade de Simão, tudo bem. Acaba por ser bem melhor de que o contrário. O Manuel tem grande potencial mas é uma posição que está bem colmatada na equipa com a entrada do Katsouranis e a esperada afirmação de Karagounis. Ainda temos o Nuno Assis e o Diego que assim poderá continuar e adaptar-se ao clube assim como o João Coimbra que terá mais hipóteses de ficar no plantel. É muito importante que Simão fique. Rui Costa como pêndulo a servir Simão, Miccoli e Nuno Gomes com Petit e Katsouranis a segurar o meio-campo defensivo poderá constituir uma grande equipa sustentada numa defesa que continua sólida e intacta.
Se Simão sair é que não estou a ver alternativas credíveis para preencher a baixa. Espero bem que a saída de Manuel signifique a continuidade de Simão, nem que se tenha que aumentar o salário ao rapaz para não andar tão obcecado com as Libras inglesas...
#1 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Não sei se a venda é correcta ou incorrecta. Diria antes que é uma inevitabilidade. Inevitabilidade financeira e futebolistica. É que na minha opinião Manuel Fernandes, é o português, a jogar em Portugal, com mais potencial futebolistico para se afirmar. Em termos financeiros o valor, para os dias que correm é muito significativo, isto apesar de parte da verba (50%) estar já canalizada para os "salva-vidas" dos buracos de tesouraria, há quem lhes dê o pomposo nome de Fundos de Investimento em activos futebolisticos.
Espero que o Manuel Fernandes possa se afirmar definitivamente e mostrar todo o seu potencial. Acredito nele, acho que fica muito acima de muitos "pseudo-artistas" cá do burgo, mas que para a opinião pública serão esses sim os verdadeiros artistas. Infelizmente, para muitos, quem compra lá fora, sabe o que quer e não vai na "cantiga" de muitos promotores, disfarçados de jornalistas, treinadores ou dirigentes. E quando lá fora se enganam, é vê-los de volta, mesmo que eles depois digam que voltaram porque quiseram.
O Manuel Fernandes têm agora o seu exame final, ou é ou não é! Agora já não vai haver o peso da camisola a cegar adeptos, nem a precionar opinion-makers.
E eu acho que o Manuel Fernandes vai mostrar muito futebol, espero que um dia volte, mas daqui a 10 anos, era bom para ele e significaria que Portugal tinha, efectivamente mais um grande jogador. E grandes jogadores não há muitos, há é muito foguetório e artistas com pés de barro.
Boa sorte!
#2 | Comentado por: Pedro_1970 | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Desejo sorte ao MF..
Bom jogador, espero que mostre por vai..
Saudações
#3 | Comentado por: Billy Joe Fagundes | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Desejo sorte ao MF..
Bom jogador, espero que mostre por vai..
Saudações
#4 | Comentado por: Billy Joe Fagundes | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Não sabia que metade do passe já estava vendido a um Fundo de Investimento. Alguém sabe por quanto foi feito esse negócio?
Quanto ao Manuelélé, acho que se vai safar bem, desde que resolva de uma vez por todas os problemas físicos.
#5 | Comentado por: Pedro Santo | 13 de agosto de 2006 às 17:30
lá vem este...
pois é
os 3 supostos grandes de portugal, sempre que aparece um jogador novo, tem logo uma imprensa a promove-lo de uma forma que para os adeptos dos outros clubes tem um nome : nojo.
no sporting, qualquer miúdo que aparece é logo craque: moutinhos, nanis, varelas, sei lá que
mais.
no porto, temos quaresma, o emerson, o ivanildo e outros que tais.
no benfica, era o manuel fernandes, já foi o joão pereira (lol) e agora será outro qualquer. O manu, cheira-me....
é assim a sina do nosso futebol.
jogadores bons, mas bem longe dos fabulosos que a imprensa quer fazer.
já valem milhões antes de terem feito alguma coisa de jeito; deviam já ter lugar cativo na selecção A; são os maiores do mundo e cobiçados por não sei quantos clubes lá fora...
é assim o nosso enfadonho e triste futebol.
mas este manel lá foi, sem que provasse mais nada que ser um jogador normal à semelhança dos outros que mencionei em cima. teve de facto um bom golo contra o vilarreal, mas ao contrário desses fabulosos e regulares golos do Maniche, tudo aparenta que foi um daqueles lances fortuitos (exactamente como aquele golao do hogo almeida e Milão...). Bem vendido então por 8 milhoes (50%), mas bem longe de valores que os efectivamente grandes jogadores e os grandes clubes envolvem.
dá que pensar que o dito glorioso (ou outro qualquer clube) não consegue transferir um jogador para um clube "acima" do ponto de vista desportivo.. ou será que ninguém ainda pensou nisso ?
já agora, em termos de importancia para o nosso futebol, seria interessante abordar a vergonha do caso de doping que o governo pelos vistos não quer deixar caír em saco roto. apesar do laurentino dias ser um minhoto - é de fafe, e mesmo sendo um deprimente adepto do guimaraes, nem tudo pelos vistos é mau nele. o caso mateus, claro que também não é inocente.
#6 | Comentado por: davidfereira | 13 de agosto de 2006 às 17:30
lá vem este...
pois é
os 3 supostos grandes de portugal, sempre que aparece um jogador novo, tem logo uma imprensa a promove-lo de uma forma que para os adeptos dos outros clubes tem um nome : nojo.
no sporting, qualquer miúdo que aparece é logo craque: moutinhos, nanis, varelas, sei lá que
mais.
no porto, temos quaresma, o emerson, o ivanildo e outros que tais.
no benfica, era o manuel fernandes, já foi o joão pereira (lol) e agora será outro qualquer. O manu, cheira-me....
é assim a sina do nosso futebol.
jogadores bons, mas bem longe dos fabulosos que a imprensa quer fazer.
já valem milhões antes de terem feito alguma coisa de jeito; deviam já ter lugar cativo na selecção A; são os maiores do mundo e cobiçados por não sei quantos clubes lá fora...
é assim o nosso enfadonho e triste futebol.
mas este manel lá foi, sem que provasse mais nada que ser um jogador normal à semelhança dos outros que mencionei em cima. teve de facto um bom golo contra o vilarreal, mas ao contrário desses fabulosos e regulares golos do Maniche, tudo aparenta que foi um daqueles lances fortuitos (exactamente como aquele golao do hogo almeida e Milão...). Bem vendido então por 8 milhoes (50%), mas bem longe de valores que os efectivamente grandes jogadores e os grandes clubes envolvem.
dá que pensar que o dito glorioso (ou outro qualquer clube) não consegue transferir um jogador para um clube "acima" do ponto de vista desportivo.. ou será que ninguém ainda pensou nisso ?
já agora, em termos de importancia para o nosso futebol, seria interessante abordar a vergonha do caso de doping que o governo pelos vistos não quer deixar caír em saco roto. apesar do laurentino dias ser um minhoto - é de fafe, e mesmo sendo um deprimente adepto do guimaraes, nem tudo pelos vistos é mau nele. o caso mateus, claro que também não é inocente.
#7 | Comentado por: davidfereira | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Acho uma perfeita estupidez da parte do Manuel Fernandes, e do próprio Benfica, vender um puto com apenas 20 anos. Isto não se faz em nenhum clube com ambições como as do Benfica.
Apesar de ser das maiores transferências do defeso na Europa estou profundamente triste com a noticia, que vem carregar ainda mais a minha desconfiança com a próxima época - principalmente devido ao "novo" treinador.
Quanto ao Manel em si, desejo-lhe muitas felicidades na sua carreira - se a noticia se confirmar, ainda tenho esperança - e que regresse a um clube de topo, ou inglês ou de outro país.
PS: As duas últimas grandes transferências do Benfica foram Miguel - Valência e Tiago - Chelsea. Clubes fraquinhos concerteza!
Clubes fr
#8 | Comentado por: Pedro Neto | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Eu não sei...
mas é de informar o lémur, que, digamos, a escola do sporting é só a 2º melhor escola de formação de futebolistas na europa, só superada mesmo pelo Ajax!
Bem, o Manuel Fernandes tambem é fraquinho... um jogador que jogava, digamos, ainda regularmente num dos maiores cubes Portugueses com uma idade de veterano!
Falemos agora de jovens do clube minhoto que eu simpatizo: o SCBraga! entre numerosos e talentosos jogadores portugueses que se tivesem sido convocados para o mundial, partiamos a loiça toda e mais alguma: o Davide! esse grande jovem jogador está em duvida se irá integrar o plantel na época vindora (eu suspeito se não será receio que o potencial dele não caiba num clube tão modesto)
Já agora no caso do Nuno Assis, ninguem poderá abrir a boca e opinar qualquer coisa que seja!
Porque não sabemos o que realmente se passou (acho que o rapazólas de braga nos possa ilucidar, ele é pior que deus! sabe tudo, vê tudo, e tem a razão universal)
:D
#9 | Comentado por: Rionx | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Os 50% do passe do Manuel Fernandes foram vendidos por 5milhões.
Os restantes 50% foram vendidos ao Portsmouth por 10 Milhões de euros.
David Ferreira, remete-te ao teu clubezeco!
#10 | Comentado por: VelhoEstilo82 | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Acho que foi um excelente negócio, até porque o Manuel Fernandes, sendo muito bom jogador, não vale aquele dinheiro. Por isso, foi um excelente encaixe financeiro.
#11 | Comentado por: João Campos | 13 de agosto de 2006 às 17:30
O Davide fez a sua formação mais recente no Estrela da Amadora, caro Rionx.
Em relação aos valores da transferência do Manuel Fernandes, Pedro Santo, parece-me que são os que o VelhoEstilo82 invoca.
#12 | Comentado por: Pedro Neto | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Pedro Neto... Eu sei!
Eu só tava aqui a dizer ao nosso amigo quão bom é esse jovem jogador!
Agora não fiando nos nossos jornais, é melhor ver o que os media ingleses vão escrever sobre os valores da transferencia...
#13 | Comentado por: Rionx | 13 de agosto de 2006 às 17:30
segundo a imprensa inglesa a transferencia é de 10 M Libras, um valor record para o Portsmouth.
é a segunda, das ultimas três, trasnferencias de jogadores em litigio com a direcção. embora não tão declarado como no caso Miguel (que LFV teve oportunidade de cumprimentar no hotel da selecção e no casamento de NGomes) MFernandes e a direcção já andavam zangados há algum tempo. pelos vistos o simão é o que melhor tem aguentado o incumprimento das promessa de transferencia.
#14 | Comentado por: Offshore | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Offshore, o MF não estava em litigio com a direcção. Havia algum mal estar sim, mas era com o corpo médico do Benfica.
#15 | Comentado por: VelhoEstilo82 | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Offshore,
De facto as coisas não andavam famosas era entre o jogador e o departamento clinico ( e parece que o jogador tinha razão).
É de facto uma boa transferência para todas as partes: MF tem oportunidade de evoluir num campeonato mais competitivo, com menos "rebuçados" e com menos equipas que estacionam o autocarro...
Acho que o Portsmouth pode ser uma excelente rampa de lançamento, uma vez que vai criar uma boa equipa, com o dinheiro fresco. Para o Benfica é bom, pois vende um produto das suas escolas, equilibra o orçamento e permite que um jogador que se portou sempre bem vá ganhar 5 (cinco) vezes mais do que ganhava cá.
Ah, e Offshore, a promessa de vender o Simão ñão está por cumprir. Simplesmente ainda ninguém se chegou à frente com os 20 milhões do passe. E quando o Benfica aumentou o ordenado ao Simão, ele sabia qual era a cláusula que se estava a estipular. Portanto...
Já o Benny McCarthy que sair desde que Mourinho saíu, e parece que mesmo propostas do valor do passe são recusadas. O homem até andou esta época cá em turismo a ver se o deixam ir embora. Pode ser que seja desta. Só por falar em incumprimentos
#16 | Comentado por: Red_Devil | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Disse o Lémur David Ferreira:
"dá que pensar que o dito glorioso não consegue transferir um jogador para um clube "acima" do ponto de vista desportivo"
Pois é, Lémur, esqueceste-te que do ponto de vista desportivo, o Glorioso está nas oito melhores equipas da Europa. Só há 4 à nossa frente, não é fácil transferir para uma dessas quatro...
Ah, e caro David Ferreira, também não vi o teu F.C Porto esta época trasferir um jogador por, digamos 4 milhões... Por isso, quem tem telhados de vidro...
#17 | Comentado por: Red_Devil | 13 de agosto de 2006 às 17:30
este pessoal é incrivel !
um vedadeiro postal na arte de mal escrever, sem sabe responder, ignorante a pensar, tendencioso a opinar e sei lá que mais !
transcrevem PARTES de frases minhas.
Eu agradeço o reconhecimento 1
mas continuo a dizer, que é preferível comentar as noticias que os comentários.
até porque a qualidade destes comentários aos comentários tem um destino: puxa-se o autoclismo.
não tiro uma virgula ao que disse, mas não percebo como é que se ele foi vendido por 15 mihões, 50% dá 8... E já se falam em valors bem menores na imprensa inglesa.
quanto a Tiago, se acham que o benfica fez um grande negócio, pois por muito qe custe e que estrebuchem, o SCBraga receu por ele muito mais que o benfica
Eu no meio disto tudo, só tenho receieo que o Andrés Madrid saia de Braga para a luz. Eu sei que o Andrés Madrid não presta, embora se vestisse outra camisola já era o maior...
falam também na formação do sporting igual à do ajax.
Ó pá, comes a palha toda que te dão !
Ainda não percebeste que, como disse, basta um jogador novo dos 3 grandes, com um peido meter golo, para ser o maior ?
O sporting não tem formação melhor que qualquer clube português ! Não tem, não tem e não tem ! O que tem, isso sim, são bons olheiros pelo país inteiro, que captam promessas para a "academia". Isso sim e nesse aspecto, temos de lhe dar o mérito. E apenas esse.
#18 | Comentado por: davidfereira | 13 de agosto de 2006 às 17:30
ainda ao glorioso rionxo, posso concluír que por esse critério das melhores equipas, em Portugal o ano passado a 1º foi o porto e a 2ª o setubal ?
é que foram esses que chegaram à final da taça...
ou por este prima, isso já não é bem assim ?
#19 | Comentado por: davidfereira | 13 de agosto de 2006 às 17:30
e se o porto e sporting foram melhores que o benfica na LIga, então em portugal temos o porto e sporting com lugar cativo nas 8 melhores europeias, ou também não podemos ver por esse prismas ?
#20 | Comentado por: davidfereira | 13 de agosto de 2006 às 17:30
senhor red devil , se ainda nao viu o fc porto transferir por 4 M , entao é por que é cego , surdo e mudo.
vejamos : diego ( 6,5 M , se nao me engano ) , hugo almeida , emprestimo + 1M
ou seja , so do bremem vieram 7,5M ( e ainda nos fizem o favor de , com sorte , ensinarem o hugo almeida a marcar golos )
isto só mesmo para quem só vê o que quer
alem disso , pelos vistos , ... faz sentido sim : 10 M por 50 % do passe do Manuel Fernandes....
mas voces acreditam ? acreditam que o benfica arrecadou 15M ?? mais ... 10 M só e apenas só 50 % ?
enfim , cada um é burro de pensar o que quer
#21 | Comentado por: Yagami | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Do Bremen é inequivoco o valor a receber mas para o Benfica já há dúvidas e ninguém acredita. Haja paciência!
A trsnferência do Manel consitiu em duas fases: 50% por 6 milhões de euros de um empresário + 9 milhões do Portsmouth.
PS: O SC Braga só tinha 25% do passe do Tiago portante pela matemática é impossível ter recebido mais dinheiro que o Benfica - nos tais 12 milhões de euros do Chelsea.
#22 | Comentado por: Pedro Neto | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Caro Yagamy,
Certo, o Diego foi, de facto vendido por 6,5 milhões. As minhas desculpas, quer ao Yegami, quer ao David Ferreira.
É tão certo o Benfica ter recebido 15 Milhões pelo Manuel Fernandes como o Porto ter recebido 6,5 por um jogador dispensado pelo técnico.
Não sei porque é que uma transferência é um dado adquirido e outra levanta duvidas.
Pedro Neto, o Lémur David Ferreira lá sabe o que é que o Chelsea pagou ou não pelo Tiago... Sabe que no Braga joga o Andrés Madrid e mais um ou dois nomes de jornal. Ele até diz que o Kim Xing Yeng, o Coreano, o Davide e Hugo Leal jogam muito. Quem diz isto não vê os jogos do Braga...
Talvez se começar a comentar os jogadores do F.C. Porto acerte mais vezes...
#23 | Comentado por: Red_Devil | 13 de agosto de 2006 às 17:30
"
Portsmouth line up Fernandes deal
Manuel Fernandes
Fernandes has been hailed as the new Claude Makelele
Portsmouth are on the verge of signing Portuguese midfielder Manuel Fernandes for a club record £10m, reports BBC Radio Solent.
The 20-year-old Benfica player is expected to have a medical on Thursday before discussing personal terms.
If Fernandes signs the deal would smash Portsmouth's previous record of the £4m paid for Benjani Mwaruwari in January.
Fernandes was set to fly into the UK on Wednesday after Portsmouth reached an agreement in principle with Benfica.
Fernandes is a product of Benfica's youth system who made his first-team debut during the 2003/04 season, under then coach Jose Antonio Camacho.
He was part of the Portugal youth team that reached the quarter-finals of the Fifa U17 World Championship.
In February 2005 he made his international debut for the senior team against the Republic of Ireland but he missed out on selection for Portugal's world Cup squad in Germany."
Link: http://news.bbc.co.uk/sport1/hi/football/teams/p/portsmouth/5196466.stm
E segundo o Financial Times, &10M sao exactamente
14,639,992.64 Euro
Portanto nao muito longe dos E15 noticiados
#24 | Comentado por: Quinhentinhosole! | 13 de agosto de 2006 às 17:30
O Tiago custou rigorosamente 300 mil contos (1.5 milhões de Euros) num pacote que envolveu ainda o R.Rocha e o Armando Sá que custaram outros 300 mil contos. O Braga ficou com 15% numa eventual revenda do Tiago. 18 meses depois, o Benfica vendeu o Tiago ao Chelsea por 12 milhões de Euros. Logo, o Braga recebeu, no total 3.3 milhões de Euros pelo Tiago. Se descontarmos os 1.5 milhões que o Tiago custou, o Benfica ganhou 7.2 milhões de Euros com o jogador e o Braga 3.3 milhões. Um bocadinho diferente, não?
#25 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Quinhentinhosole,
Tiraste-me as palavras da boca. Ia exactamente dizer aos filhos da corrupção quanto são £ 10M em €.
Mas acho que mesmo assim não vão perceber!
#26 | Comentado por: Johnny Rook | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Tens a certeza dos 15%, Miguel Lopes? Tinha a ideia que eram 25%.
Boa adenda, Quinhentinhosole!
#27 | Comentado por: Pedro Neto | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Ha pessoas que falam sem pesquisar, e depois dizem asneiras
E ha aqueles que so dizem mesmo asneiras ;)
#28 | Comentado por: Quinhentinhosole! | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Miguel Lopes, vá lá, sempre se vai encontrando alguém com um pouco mais de cerebro, capacidade de escrita, tipo de argumentos, e sobretudo nível...
Tens toda a razão nos valores que apresentas.
Ao SCBraga coube ainda à posteriori, mas duas tranches que não melembro de quanto, pagas pelo Chelsea e pelo Lyon, como direitos de formação.
Mas o mais importante, é que finalmente, temos agora um homem à frente que sabe o que faz
#29 | Comentado por: davidfereira | 13 de agosto de 2006 às 17:30
O negócio do Tiago foi exactamente como disse em cima. Sou de Braga. Believe me, I know these things...Quanto à formação e eventuais pagamentos extra, é a primeira vez que "ouço" falar.
#30 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Miguel Lopes, até pode ter razão nesses pontos todos, mas há aí algo de errado. 7,2 milhões para o Benfica e 3,3 milhões para o Braga. Dá um total de 10,5 milhões. Faltam aí 1,5 milhões. Os cálculos dariam antes, considerando as duas vendas e 15% do passe ainda em Braga, os valores totais de 8,7 milhões para o Benfica (85% de 12 milhões menos 1,5 milhões pagos antes) e de 3,3 milhões para o Braga (1,8 milhões por 15% de 12 milhões mais 1,5 milhões recebidos antes). Já agora, era boa ideia fazer a distinção entre acordos de percentagens sobre vendas futuras e retenção de percentagens de passes. Se no caso do Tiago estamos a falar de percentagem de venda futura, o Braga recebeu o dinheiro calculado acima. Se foi uma percentagem do passe, só recebeu esse dinheiro caso o Chelsea tenha pretendido comprar os restantes 15% do passe pelo valor de 1,8 milhões. É um caso semelhante ao do Luisão no Benfica.
Caro davidferreira, se ignorância fosse dinheiro estou certo que você seria o Abramovich de Braga. Todos os clubes têm jogadores que, após um ou outro jogo bom, são imediatamente cobiçados internacionalmente, isso não sucede apenas com os clubes portugueses. Veja-se o caso do Pavón no R. Madird que foi bandeira mas por quem ninguém por lá dá um chavo. Muitas vezes, a diferença entre um jogador de selecção e um de clube de meio da tabela está apenas e só nas oportunidades. Isso explica, por exemplo, como é que jogadores como Nuno Valente, Costinha ou Pauleta surgiram em grande já depois dos 25 anos de idade. O Luca Toni e o Fabio Grosso, da selecção italiana que ganhou o mundial, são outros casos marcantes. Por vezes, baste ter o empresário ou o treinador correcto para fazer toda a diferença. Se o Mourinho não tivesse passado pelo Porto, se calhar ainda hoje o Deco por lá estava. Não por ser pior, mas porque tinha recebido menor visibilidade.
Manuel Fernandes é um bom jogador? Quanto a mim sim. Dos melhroes portugueses no meio campo. Adoraria vê-lo a partilhar um meio campo com o João Moutinho e o Raúl Meireles/Custódio na selecção nacional A com um treinador de jeito. Mas isto é subjectivo. Outros poderão ter ideias diferentes. O que não se pode colocar em causa é o valor da transferência perante o valor de mercado do jogador. Ele é internacional A, tem 20 anos e vai pra um clube inglês. Tudo isto inflaciona qualquer valor dele. Se fosse apenas internacional sub-21 e já andasse nos 23 anos e se trasferisse para uma equipa, por exemplo, francesa, o valor não passaria dos 5 milhões. Mesmo com a mesma qualidade. Há regras de mercado a funcionar, e essas são incontestáveis.
Quanto à formação do Sporting, é realmente a melhor portuguesa. Encontrar jogadores noutros clubes e levá-los para Alvalade quando ainda têm uns 16 anos faz parte da formação. Sem querer desrespeitar o Pastilhas, mas alguém acha que o Figo teria sido alguma coisa se por lá tivesse ficado? Ou o Rui Costa no Fafe? Ou o Ronaldo na Madeira? Alguém acha que os jogadores do Ajax lá chegam com a chupeta na boca? Olheiros fazem parte da formação. É preciso identificar o talento, convencê-lo a ir apra o clube e depois formá-lo, dar-lhe os rudimentos de táctica, de capacidade física, melhorar a técnica, etc. A formação do Sporting tem sabido fazer isto muito bem, sendo apenas ultrapassada pela do Porto no que a centrais diz respeito (ultimamente não tanto) e, em menor medida, pela do Boavista, pelo menos olhando os orçamentos (e ultimamente também não muito). O Braga, confesso, tem sabido criar algumas pérolas, apenas faltando que as mantenham uns anos mais no clube.
#31 | Comentado por: João André | 13 de agosto de 2006 às 17:30
João, o milhão e meio que falta é o que o Benfica pagou ao Braga e que descontei pois estava a falar de lucro. O Benfica lucrou 7,2 milhões tendo recebido 8,7 milhões do Chelsea. O Braga lucrou os 3,3 milhões porque não pagou nada pelo Tiago. Veio da formação. Ora, 8,7 + 3,3 = 12.
#32 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Caro red devil ...
primeiro , antes de mais , é Yagami :)
não quero substimar a instituição SL Benfica ou valorizar a instituição FC Porto
apenas cria duvidas pois os relatos são variados !
há jornais em que o benfica encaixa 15 M , outros encaixa 10 M , outros 8M , no estrangeiro são 10M LIBRAS ( atenção , libras ) !!!
apenas isso , varios valores vieram ao alto
#33 | Comentado por: Yagami | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Migue Lopes, se és adepto do SCBraga e se circulares um pouco pelos foruns do clube, já terias ouvido no eu tempo, a questão dos direitos de formação. O Lypon chegou a estar em risco de inscrever jogadores, pela participação à FIFA por parte do SCBraga. Claro que isto tudo é novidade, pois a nossa imprensa delicia a fakar da marca de papel higienico que o drogado usa, ou a cor das cuecas do moutinho ou a fotografar o carro do baia. Isso é que são as noticias que o povo futolístico sabe.
Ao sujeito de nome J Andrade que aí opina a meu respeito, posso só concluír que se a presunção, burrice e estupidez a contestar as respostas fossem ouro, estaria rico a esta hora
#34 | Comentado por: davidfereira | 13 de agosto de 2006 às 17:30
OK Miguel, esclarecido, pensei que fosse apenas verbas recebidas. Imaginei que fosse um esquecimento seu ou algo que eu não tivesse compreendido. Foi a segunda. Assim estamos de acordo.
#35 | Comentado por: João André | 13 de agosto de 2006 às 17:30
"Os 50% do passe do Manuel Fernandes foram vendidos por 5milhões.
Os restantes 50% foram vendidos ao Portsmouth por 10 Milhões de euros.
David Ferreira, remete-te ao teu clubezeco!"
Ai essa matemática (não admira com tanto chumbo...), e qual a metade do MF que vale mais direita esquerda?
#36 | Comentado por: EL | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Sr Velhoestilo82:
"Os 50% do passe do Manuel Fernandes foram vendidos por 5milhões.
Os restantes 50% foram vendidos ao Portsmouth por 10 Milhões de euros."
Ai essa matemática (não admira com tanto chumbo...), e qual a metade do MF que vale mais direita esquerda?
#37 | Comentado por: EL | 13 de agosto de 2006 às 17:30
David Ferreira, se a sua inteligência não lhe permite sequer ler nomes não me dou ao trabalho de lhe responder, para mais porque não sabe sequer o que diz, limita-se a tentar atirar de volta aquilo que lhe dizem.
#38 | Comentado por: João André | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Pois, parece que há gente que mais vale estar calada já que a matemática está correctissima.
O Benfica vendeu 50% do passe do Manuel Fernandes há 2 anos, a um Fundo de Investimento, que avaliou o seu passe em +-10 milhões de euros - logo, 50% dá +-5 milhões.
Dois anos depois a valia do passe do rapaz subiu e portante a metade vendida - e avaliada de novo - é diferente. Não me parece assim tão dificil de entender.
#39 | Comentado por: Pedro Neto | 13 de agosto de 2006 às 17:30
David, sou sócio e adepto do Benfica e já mando aqui os meus "recados" há algum tempo. Gosto do Braga e sou patrocinador de uma modalidade do clube. A minha filha de 7 anos já é sócia do Braga por opção dela porque a mãe é doente do Porto e eu não sou menos doente do Benfica pelo que ela fez a opção politicamente correcta que eu apoiei e a mãe também. Consigo perceber um pouco a tua revolta contra o que chamas de "três metralhas" porque é essa a razão dos outros clubes não conseguirem crescer. No entanto, cais muito no Benfica e o Benfica é o clube da grande maioria e isso leva a que todos aqui te caiam em cima. Seria bom para o futuro do futebol português que os outros clubes conseguissem conquistar mais adeptos aos três grandes e só com investimento é que se consegue lá chegar. Clubes como o Braga, Boavista, Vitória Guimarães, Académica já têm um número razoável de adeptos. Para crescerem, têm de se unir e exigir mais dinheiro da Liga relativo a publicidade e direitos televisivos. Depois, precisam de arranjar investidores/patrocinadores que tragam bons jogadores com nome feito. Os adeptos virão naturalmente e a imprensa será o reflexo do que se conseguir crescer. No entanto, não me parece que haja gente com capacidade e vontade e visão para fazer isto. O Braga, por exemplo, tem conseguido bons resultados nos últimos anos. Este ano, vamos ver mas acho que a direcção cometeu um erro em dispensar o Jesualdo. Espero estar enganado mas parece-me que o Braga vai cair uns quantos lugares na tabela, no final da época. Pode ser que faça uma boa campanha na UEFA. O Carvalhal tem curriculum em provas a eliminar...
#40 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Sr. El, pelos vistos não sou eu que tenho de rever a matemática... Caso não saiba o Benfica também comprou o Luisão por "parcelas", e nem todas tiveram o mesmo preço.
#41 | Comentado por: VelhoEstilo82 | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Tens de fazer um desenho...
#42 | Comentado por: Fireal | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Miguel Lopes, ou és adepto do benfica ou do SCBraga !
Pelo menos a tua filha já te passou a perna.
Quanto a questão dos ataques ao benfica, não é tant assim.
Faço parte daquele lote de pessoas que de facto odeia os 3 grandes no seu todo. E tenho prazer nisso, pois eles são a podridão do noso futebol.
O discurso geral dos adeptos dos 3 grandes (que por magia, se sentem os donos dos sucessos desses clubes, e por aí, armam-se em superiores) é sempre o mesmo. Criticam, tentam rebaixar e ridicularizar os "opositores", agridem-nos, etc, etc.
Já viste a forma cmo alguns desses imbecis se dirigem a mim, ou ao meu clube p.ex ?
E é por isso, que me sinto com complexos mas de superioridade...
Tirand um ou outro elemento deste blogue, de facto aqui se revê a pobreza dos portugueses, parcialidade dos mesmos e a pouca capacidade intelectual da maioria.
#43 | Comentado por: davidfereira | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Bem, a ver pelos últimos desenvolvimentos, este post ainda vai ter muito mais comentários. A não ser que surja um post novo, com o título "Manuel já voltou".
#44 | Comentado por: João Campos | 13 de agosto de 2006 às 17:30
O que se passsa em Portugal em relação aos três grandes é verdade. Há sempre dois pesos e duas medidas sendo uma para os três do costume e a outra para os restantes.
Caso flagrante? O meu clube. Impedido de participar nos campeonatos por causa de dívidas (acho bem que se pague a quem deve), outros competem ainda tendo pago ou dado como garantia papéis sem valor. Apenas mais um entre vários casos em que o peso dita a lei.
Espero que o SC Braga faça um grande campeonato, bem como o Boavista e todos os outros excepto os 3 do costume. Campeonatos como aquele em que o Boavista ganhou são necessários ao nosso futebol. Com um pouco mais de justiça, outros clubes ganhariam também campeonatos, mas é o (corrupto) país que temos.
E ridículos são aqueles adeptos que acham que só tem significado ser adepto de um dos três grandes, ou que só num desses clubes há paixão intensa. Adepto que só aguenta vitórias e taças ganhas, não é adepto, é um pobre de espírito que não faz falta ao futebol.
#45 | Comentado por: SoSalgueiros | 13 de agosto de 2006 às 17:30
O que se passsa em Portugal em relação aos três grandes é verdade. Há sempre dois pesos e duas medidas sendo uma para os três do costume e a outra para os restantes.
Caso flagrante? O meu clube. Impedido de participar nos campeonatos por causa de dívidas (acho bem que se pague a quem deve), outros competem ainda tendo pago ou dado como garantia papéis sem valor. Apenas mais um entre vários casos em que o peso dita a lei.
Espero que o SC Braga faça um grande campeonato, bem como o Boavista e todos os outros excepto os 3 do costume. Campeonatos como aquele em que o Boavista ganhou são necessários ao nosso futebol. Com um pouco mais de justiça, outros clubes ganhariam também campeonatos, mas é o (corrupto) país que temos.
E ridículos são aqueles adeptos que acham que só tem significado ser adepto de um dos três grandes, ou que só num desses clubes há paixão intensa. Adepto que só aguenta vitórias e taças ganhas, não é adepto, é um pobre de espírito que não faz falta ao futebol.
#46 | Comentado por: SoSalgueiros | 13 de agosto de 2006 às 17:30
"A não ser que surja um post novo, com o título "Manuel já voltou"."
Eh Eh, muito bom!
Voltou mas não veio para ficar, logo que resolva os problemas fisícos o negócio conclui-se, mas já se sabe que vão aparecer aí uns "iluminados" a enxovalhar o Benfica por causa disto, já é normal!
#47 | Comentado por: Pedro Neto | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Pois é SO,
Só é pena que a ignorância não pague imposto!
#48 | Comentado por: Johnny Rook | 13 de agosto de 2006 às 17:30
ó que caraças !
já viram a última noticia ?
Vamos ter outro post sobre o assunto ? Qualquer opinião que der, lá vai ser para malharem outra vez no David Ferreira...
Uma coisa é certa, será um caso Miguel Parte II ?
E como se irão equilibrar as finanças, (não em termos estruturais, que os défices dos 3 grandes são avassaladores), mas em termos conjunturais ?
Uma coisa parece mais que certa: por 15 milhões, ninguém em lado nenhum o vai comprar....
Sosalgueiro, depreendo que sejas adepto do Salgueiros, e pelo teu pensamento, percebe-se que amas o teu clube, e como e sempre digo, não é preciso que ele gahe sempre, para dele gostar, correcto ?
São adeptos como tu, que fazem falta ao futebol !
Onde é que já se viu um sujeito de leiria ser pelo sporting, um de braga pelo benfica, ou um do algarve pelo Porto ? Claro que se tratam de pessoas que gostam dos que vão na frente... (Maria, vai com as outras)
#49 | Comentado por: davidfereira | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Já chegamos aos 50 comentários e ainda não percebeste que o Portsmouth não pagou 15 milhões ao Benfica? O Benfica recebeu 8 ou 9 dos ingleses e o resto do tal fundo (a uns meses atrás). Quantas vezes é preciso repetir?
Agora já percebo porque te chamam burro e lemur...e não por seres do Braga!
#50 | Comentado por: Fireal | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Já chegamos aos 50 comentários e ainda não percebeste que o Portsmouth não pagou 15 milhões ao Benfica? O Benfica recebeu 8 ou 9 dos ingleses e o resto do tal fundo (a uns meses atrás). Quantas vezes é preciso repetir?
Agora já percebo porque te chamam burro e lemur...e não é por seres do Braga!
#51 | Comentado por: Fireal | 13 de agosto de 2006 às 17:30
burro és tu, porque eu em lado algum disse que o benica ia receber 15 milhoes...
disse é que ninguém o compra agora por esse valor, o qe para os burros pode ser a mesma coisa, mas mesmo para os atrasados é diferente
mas nem me apetece perder mais tempo
#52 | Comentado por: davidfereira | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Sim, sou salgueirista, e sócio desde que nasci, há 30 anos. Nenhum outro clube me podia dar tantas alegrias e tristezas como este, mesmo até porque me irrita o ostracismo a que os clubes são sujeitos por não serem um dos três do costume, bem como o desfavorecimento. Por isso cada vitória do meu clube sabia duplamente melhor que qualquer uma dos grandes aos seus adeptos.
O meu clube continua sem estádio novo, quando já havia um projecto muitos anos antes de alguém do FCP ter tido ideia de construir o do Dragão, depois foram as negociatas escandalosas com a Câmara... claro que para o SCS tem tudo de seguir os trâmites legais e mais alguns, mas para o FCP passou-se por cima de tudo. É triste ver que há mesmo um duplo-padrão de tratamento entre os clubes.
Dos muitos jogos que fui ver a Braga (muitos Braga- Salgueiros no antigo 1º de Maio), de facto notei que uma parte de Braga ainda gosta do slb, mas isso tem vindo a mudar, e isso é muito bom. Estive a ver o jogo dos 3-2 em que o Bevacqua marca o terceiro nos descontos e tenho que dizer que nunca imaginei que visse tanta a gente a festejar tão efusivamente um golo contra o Benfica. Acho que é um bom sinal. E muita gente de idade jovem, o que é ainda melhor. especialmente da parte dos adeptos mais jovens, senti um desejo muito grande de descolar dessa imagem, por vezes injusta de clube de simpatizantes do Benfica. Acho que também por isso houve uma certa agressividade extra por parte desses adeptos em relação ao slb. Claro que o jogo não ajudou com os lances muito polémicos a favorecer o slb... mas ainda bem que se fez justiça no fim.
Uma cidade como Braga tem condições para ter um clube capaz de competir ao mais alto nível no futebol, como já tem no andebol. O que seria fantástico para o nosso campeonato. Espero que tenham sorte este ano. Seria na verdade uma festa extraordinária aí no Minho.
Ouvi uma vez da boca de um amigo vimaranense e vitoriano uma frase acerca desse fenómeno de ser de Leiria e apoiar o Sporting que me ficou na memória... Disse ele que algumas pessoas eram burras ao ponto de andar de 4L para que os vizinhos andassem de BMW, isto futebolisticamente falando. Achei que se aplica bem ao caso...
#53 | Comentado por: SoSalgueiros | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Eu acho piada do favorecimento ao slb nesse jogo!
Realmente houve, mas tb houve ao lance do Bevacqua portanto aqui ninguem foi beneficiado!
Tristes tristes, são aqueles que não reconhecem e veem dos dois lados...
#54 | Comentado por: Rionx | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Oh Lemur, obviamente que por esse preço ninguém o compra ao Benfica! Nós só temos metade do passe.
És esperto és...
#55 | Comentado por: Fireal | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Oh Lemur, obviamente que por esse preço ninguém o compra ao Benfica! Nós só temos metade do passe.
És esperto és...
#56 | Comentado por: Fireal | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Osga-se, SoSalgueiro, tinhas de vir falar nessa pouca vegonha do jogo em Braga....
Tu aina não entendeste que os adeptos/dirigentes/treinadores dos 3 metralhas, só conheçem 2 arbitragens ? "as isentas" (que os favorecem) e as que os roubam (sempre que não ganham)
Esse jogo deu pano para mangas, mas há pessoas que não compreendem que um lançe em que o Maxi passa momentaneamente em fora de jogo (e antes sequer de cabeçear), numa situação perfeitamente impossível de ver ao arbitro (alias, o fora de jogo viu-se porque as TVs muito interessadas na "verdade desportiva" o repetiram, pois não há um único jogador ou espectador que o tenha visto !), e vem comparar com a pouca vergonha de penalti inventado pelo benfiquista joao ferreira. mas se dúvidas houvessem, num caso o arbitro marcou o que não se viu nem existiu (e como é que isto é possível, se não ROUBALHEIRA ?). No outro, um lançe impossível de ver e mesmo que dúvidas houvessem, estaia sempre protegido por uma regra que ddiz que em cso de dúvida, se beneficia o ataque...
Mas, claro que são casos iguais... Eu até diria como o Beiga: acho que o benfica foi roubado nesse jogo e nos outros 33 do campeonato !
Quanto o penalti do petit jogador de espirito sobre o Delibsic na luz, foi a aguia vitória que fez um moinho de vento...
Memória selectiva...
Ah, a dentada do Wender..., pois pois,
petit jogador de espirito = materazzi...
Mas nem vale a pena falar disto, pois temos de compreender que se eu tivesse no meu clube, dirigentes como o Bimbo da Costa, Orelhas & Begueiros ou os tótós do sporting, que quando perdem é sempre pelo arbitro, provavelmente veria as coisas de forma deturpada.
Essa da 4L e do BMW tá fixe...
Mas este post, era sobre o Manel, que foi e já veio, não é ?
A maezinha bem lhe tinha dito "não venhas tarde"
#57 | Comentado por: davidfereira | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Osga-se, SoSalgueiro, tinhas de vir falar nessa pouca vegonha do jogo em Braga....
Tu aina não entendeste que os adeptos/dirigentes/treinadores dos 3 metralhas, só conheçem 2 arbitragens ? "as isentas" (que os favorecem) e as que os roubam (sempre que não ganham)
Esse jogo deu pano para mangas, mas há pessoas que não compreendem que um lançe em que o Maxi passa momentaneamente em fora de jogo (e antes sequer de cabeçear), numa situação perfeitamente impossível de ver ao arbitro (alias, o fora de jogo viu-se porque as TVs muito interessadas na "verdade desportiva" o repetiram, pois não há um único jogador ou espectador que o tenha visto !), e vem comparar com a pouca vergonha de penalti inventado pelo benfiquista joao ferreira. mas se dúvidas houvessem, num caso o arbitro marcou o que não se viu nem existiu (e como é que isto é possível, se não ROUBALHEIRA ?). No outro, um lançe impossível de ver e mesmo que dúvidas houvessem, estaia sempre protegido por uma regra que ddiz que em cso de dúvida, se beneficia o ataque...
Mas, claro que são casos iguais... Eu até diria como o Beiga: acho que o benfica foi roubado nesse jogo e nos outros 33 do campeonato !
Quanto o penalti do petit jogador de espirito sobre o Delibsic na luz, foi a aguia vitória que fez um moinho de vento...
Memória selectiva...
Ah, a dentada do Wender..., pois pois,
petit jogador de espirito = materazzi...
Mas nem vale a pena falar disto, pois temos de compreender que se eu tivesse no meu clube, dirigentes como o Bimbo da Costa, Orelhas & Begueiros ou os tótós do sporting, que quando perdem é sempre pelo arbitro, provavelmente veria as coisas de forma deturpada.
Essa da 4L e do BMW tá fixe...
Mas este post, era sobre o Manel, que foi e já veio, não é ?
A maezinha bem lhe tinha dito "não venhas tarde"
#58 | Comentado por: davidfereira | 13 de agosto de 2006 às 17:30
blablablabla
#59 | Comentado por: Fireal | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Quanta treta!!!
O gajo foi bichado, voltou pelas mesmas pernas....
Penso que o SLB terá dificuldades em conseguir igual valor pelo jogador...Até mesmo porque pelo que dizem, não será fácil recuperar o MF...
Tenho pena, pois pessoalmente gosto do jogador, que considero bom...Nenhum craque (ainda), mas bom jogador.
Agora teremos a novela "Simão, sim ou não"...Que promete maiores emoções...
Saudações
#60 | Comentado por: Billy Joe Fagundes | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Quanta treta!!!
O gajo foi bichado, voltou pelas mesmas pernas....
Penso que o SLB terá dificuldades em conseguir igual valor pelo jogador...Até mesmo porque pelo que dizem, não será fácil recuperar o MF...
Tenho pena, pois pessoalmente gosto do jogador, que considero bom...Nenhum craque (ainda), mas bom jogador.
Agora teremos a novela "Simão, sim ou não"...Que promete maiores emoções...
Saudações
#61 | Comentado por: Billy Joe Fagundes | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Que eu saiba o Simão não é nenhuma novela...
Uma coisa já se sabe, não vai ficar no plantel, para qual clube isso já não sei!
Novela, novela é o Hesselink da ida pó FCP sempre a mesma repetição, assim como o do tristan para o sporting!
Billy o manuel fernandes vai assinar pelo Portsmouth caso não saibas, mas primeiro ele tem que recuperar da lesão, e eu ainda tou para descobrir como sabes que a lesão dele é de dificil de recuperação e na mesma página dizem que o portsmouth não desistio da contratação...
Memórias selectivas =)
#62 | Comentado por: Rionx | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Rionix, não te ofendas!!!
Começamos cedo este ano, não???
Concordo que "Hesselink é de virús" é a novela do verão "dragónico"...Nada a opor..
Onde está o teu humor?!?!
Quer dizer, só tens humor para cortar nos outros?? Não sabes ler sem contestar?!?!lol..
Quanto o MF, li no maisfutebol (que não considero nenhuma fonte infalivél, mas enfim..)"O médio está cansado com o arrastar da lesão e consciente que um mês não chegará para debelar de vez da pubalgia."
Onde tb afirmam, " Maisfutebol sabe que o internacional luso está determinado a recuperar dentro de um mês da pubalgia que o impediu de passar nos testes médicos realizados no Portsmouth, mas o trabalho não será feito pelo departamento médico encarnado. Esta é uma posição delicada, visto o Benfica não estar disposto a aceitar que Manuel Fernandes recupere no exterior. "
Presumo que facil não será..Mas não disse que era uma lesão grave..
Mas voltando à novela "Simão, sim ou não", o Valência já formalizou o interesse no jogador....Cristiano Ronaldo.
Não vou estar com demagogias... Não gosto do Simão, mas reconheço-lhe talento...
Não me importa se ele fica ou vai..Aliás, desde que ele está na luz, foram mais ( muitas mais) vitórias do meu clube, que derrotas...Foram mais titulos ganhos que não ganhos...Por isso, mais Simão, menos Simão, vai tudo dar ao mesmo...
Digamos que é um "Boavista Campeão" sem o memoravel Martelinho....
Saudações do Campeão...(chegou a minha vez, outra vez,lol)
#63 | Comentado por: Billy Joe Fagundes | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Rionix, não te ofendas!!!
Começamos cedo este ano, não???
Concordo que "Hesselink é de virús" é a novela do verão "dragónico"...Nada a opor..
Onde está o teu humor?!?!
Quer dizer, só tens humor para cortar nos outros?? Não sabes ler sem contestar?!?!lol..
Quanto o MF, li no maisfutebol (que não considero nenhuma fonte infalivél, mas enfim..)"O médio está cansado com o arrastar da lesão e consciente que um mês não chegará para debelar de vez da pubalgia."
Onde tb afirmam, " Maisfutebol sabe que o internacional luso está determinado a recuperar dentro de um mês da pubalgia que o impediu de passar nos testes médicos realizados no Portsmouth, mas o trabalho não será feito pelo departamento médico encarnado. Esta é uma posição delicada, visto o Benfica não estar disposto a aceitar que Manuel Fernandes recupere no exterior. "
Presumo que facil não será..Mas não disse que era uma lesão grave..
Mas voltando à novela "Simão, sim ou não", o Valência já formalizou o interesse no jogador....Cristiano Ronaldo.
Não vou estar com demagogias... Não gosto do Simão, mas reconheço-lhe talento...
Não me importa se ele fica ou vai..Aliás, desde que ele está na luz, foram mais ( muitas mais) vitórias do meu clube, que derrotas...Foram mais titulos ganhos que não ganhos...Por isso, mais Simão, menos Simão, vai tudo dar ao mesmo...
Digamos que é um "Boavista Campeão" sem o memoravel Martelinho....
Saudações do Campeão...(chegou a minha vez, outra vez,lol)
#64 | Comentado por: Billy Joe Fagundes | 13 de agosto de 2006 às 17:30
Comente
Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)
(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)Trackback Pings
TrackBack URL para esta entrada:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/privado/tra.cgi/138080